Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como você conheceu o universo de jogos Manager?


Visitante

Posts Recomendados

10 hours ago, Athaíde said:

Meu primo me mostrou o CM 03/04 e fiquei fascinado com o 2D.

Joguei um pouco e migrei para o FM 2005 enquanto jogava também Brasfoot e Elifoot. No FM 2006 que a paixão veio e o vicio bateu pesado mesmo.

A minha história é parecida, mas fui do FM2005 para o FM2007. 

Lembro que sempre que meu pai ia pra BH eu pedia pra ele passar no Shopping Oi e tentar trazer uma cópia do FM08 pra mim, porque sempre arranhava meus CDs, hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta

O que brilhou meus olhos no Elifoot foi simplesmente o fato de ele ser um manager - mano, VOCÊ É TÉCNICO DE UM TIME. Eu virei dois dias fortemente quando descobri o jogo, e depois como o Brasfoot, como eu disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

O que brilhou meus olhos no Elifoot foi simplesmente o fato de ele ser um manager - mano, VOCÊ É TÉCNICO DE UM TIME. Eu virei dois dias fortemente quando descobri o jogo, e depois como o Brasfoot, como eu disse.

Exatamente.

E pra mim, era mais ou menos a pegada de Sim City, Roller Coaster, você gerenciando a coisa toda... E como gosto de futebol, é o ápice né... haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

O que brilhou meus olhos no Elifoot foi simplesmente o fato de ele ser um manager - mano, VOCÊ É TÉCNICO DE UM TIME. Eu virei dois dias fortemente quando descobri o jogo, e depois como o Brasfoot, como eu disse.

Isso também aconteceu comigo, sendo que eu já tinha jogado Sim City na casa de um outro primo (que não o que me mostrou CM) e tinha achado bem legal.

Mas me diz uma coisa Lowko, não ficou claro como você conheceu o Elifoot, se você chegou a ele por alguma via, e qual via, ou ele se apresentou a você de alguma forma, esbarrando pelas navegações na internet, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que um amigo meu do colégio me indicou, mas não tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Também comecei com o Elifoot 98. Curtia demais, mas mesmo na época achava tudo meio simples. Procurando por algo mais elaborado encontrei o CM 99/00 (ou 00/01, não me recordo ao certo qual versão) e aí já achei complexo demais, hahaha 😅. Resolvi dar um nova chance com o 01/02 e aí foi amor a primeira vista. Até hoje me lembro de um save memorável com o Nantes, com um ataque fenomenal de Maxim Tsigalko e Roma (ex Flamengo). Lembro também de quando comprei o maior fenômeno de todos os tempos do CM: Tó Madeira. 😅 E de lá para cá sempre jogo, vez ou outra pulo alguma versão, mas nunca consegui largar por muito tempo. 

em '00 o que me lembro de mais de sofisticado era o Pokémon mesmo. Foi um frisson na época o lançamento do Stadium pro N64.

Como não mexia em emuladores nessa época, não cheguei a jogar o Premier Manager do N64. E em SP, apesar do tanto de jogo que se vendia não me lembro de tê-lo visto. Mas quando pude mexer nele acho que teria gostado de jogar nessa época. Era bem simples a temática dele.

Pena que demorei pra jogar CM. Meu primeiro pc só fui ter em 2009. Mas o da versão de PSP é bem legal também. Além de uma animação com câmeras em vários ângulos, dando uma imersividade boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente não me lembro como cheguei ao Elifoot 98. Mas lembro que, jogando o W.E., sempre tive vontade de contratar e vender jogadores (vício que mantenho até hoje 😅) ou mudar as seleções (não lembro se no WE da época já tinha a Master League).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei vocês, mas eu fritava os olhos de tanto jogar brasfoot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, ZaMBiA disse:

Não sei vocês, mas eu fritava os olhos de tanto jogar brasfoot.

Eu fiz um save com um amigo meu que a gente usava o saudoso Omatic. Jogamos umas 100 temporadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Eu fiz um save com um amigo meu que a gente usava o saudoso Omatic. Jogamos umas 100 temporadas.

Omatic (Brasfoot), Klapaucius ou Rosebud (The Sims) e PROFESSIONALTOOLS (GTA Vice City).

A Santíssima Trindade dos sem paciência nascidos na década de 90.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2020 em 17:18, felipevalle disse:

milagre não dar crash no save de vocês.

já deu muitas vezes, na época de CM então, tinha mais.

continuou a ter nos FM? não me recordo quando foi a última vez que o crash dumps me acometeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira experiência que tive foi na casa de um amigo do meu pai. Lembro até hoje... Deve ser sido por volta de 2007,2008 quando conheci o CM01/02. Lembro que sempre queria voltar lá e não conseguia dormir à noite maquinando sobre o jogo. Bons tempos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha prima comentou comigo que o então namorado (hoje marido) dela jogava um joguinho onde tu era o técnico do clube e não jogava com os jogadores. Isso automaticamente EXPLODIU a minha cabeça porque eu não conseguia conceber a ideia de tu ter um jogo de futebol e não poder jogar com os jogadores.  Aí fui atrás e conheci o Football Manager 2007 ou 2008 e foi quando o vício começou. Acho que isso foi em 2006 ou 2007.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Responder essa pergunta mentalmente já me gerou uma nostalgia.

Eu também sou da geração Brasfoot, comecei bem novo e era extremamente viciado nesse tipo de jogo. Tanto que eu lembro que joguei algumas outras versões aleatórias de jogos manager, tipo Masfoot e Elifoot. A migração pro Football Manager eu sempre quis fazer mas era péssimo em instalar o jogo, só fui conseguir no lançamento do 2010 ainda em 2009. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Head Coche Z disse:

já deu muitas vezes, na época de CM então, tinha mais.

continuou a ter nos FM? não me recordo quando foi a última vez que o crash dumps me acometeu.

fiz referência ao fato deles usarem cheat e mesmo assim terem saves longos. São verdadeiros prodígios. Brasfoot é uma tristeza no que se refere a crash dump pra mim.

Infelizmente, sempre me ocorreu de perder um save. Seja no Premier Manager do GBA (creio mais por conta do app do que falha do jogo em si), então ficava salvando em.vários slots (no GameBoid têm 9 slots pra se garantir), já na versão móvel do FM se não me engano e por sorte ainda tenho save do FMH12, entre outras versões posteriores. A versão do PSP até agora não me deu problema. No FM do pc faço backup, e até agora tudo tranquilo, mas cedo ou tarde pode ocorrer. A do Brasfoot já me ocorreu, mesmo usando patchs originais e não mexendo nas configurações dos clubes. Daí sempre tinha que ficar fazendo backup duas vezes por temporada (no início e no meio dela). A Bf móvel por sorte sempre rodou tranquilo, mas hoje acho muito chato jogar um jogo sem atrativo algum. No Soccer Manager (versão móvel e da Steam) tem sido tudo tranquilo, mas por via das dúvidas tenho backup anual das temporadas também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Peepe disse:

Responder essa pergunta mentalmente já me gerou uma nostalgia.

Eu também sou da geração Brasfoot, comecei bem novo e era extremamente viciado nesse tipo de jogo. Tanto que eu lembro que joguei algumas outras versões aleatórias de jogos manager, tipo Masfoot e Elifoot. A migração pro Football Manager eu sempre quis fazer mas era péssimo em instalar o jogo, só fui conseguir no lançamento do 2010 ainda em 2009. 

É bom esse exercício de nostalgia Peepe, mas o tópico intenciona também saber por qual via você chegou a esse tipo de jogo ou como ele chegou até você.

A maioria do pessoal disse que um conhecido lhe apresentou a um deles, seja Elifoot, CM ou FM. Outra parte esbarrou por ele fuçando a internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado que, por não pensar sobre isso, a história tá bem embaralhada na minha cabeça. Se não me engano à época já jogava Brasfoot (o Elifoot vim a jogar só depois, curiosidade pelos comentários saudosistas da galera) e comecei no CM 06 após ter conhecido o jogo através de meus primos mais velhos, e fiquei jogando o DEMO por mais de ano hahaha (nem lembro o porquê, talvez a carroça que chamava de PC não suportasse o jogo completo)

Já conhecendo esse universo de jogos manager mais elaborados, meu primeiro FM foi o 08 e também provavelmente o que mais me marcou, por anos tive ele num computador secundário e de vez em quando baixo de novo por uns dias. Pulei o 09 e tive a época de maior vício a partir do FM 10 (que foi quando conheci o fórum, não lembro exatamente como, apenas que a primeira área com que tive contato foi a Profissão: Manager) até o 13. 

Inclusive minha primeira conta aqui é de uns meses antes dessa, nick galodoido98 e mentindo a idade porque era mais novo que a galera hahaha... vergonha alheia mas faz parte. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, -Lucas disse:

Engraçado que, por não pensar sobre isso, a história tá bem embaralhada na minha cabeça. Se não me engano à época já jogava Brasfoot (o Elifoot vim a jogar só depois, curiosidade pelos comentários saudosistas da galera) e comecei no CM 06 após ter conhecido o jogo através de meus primos mais velhos, e fiquei jogando o DEMO por mais de ano hahaha (nem lembro o porquê, talvez a carroça que chamava de PC não suportasse o jogo completo)

Já conhecendo esse universo de jogos manager mais elaborados, meu primeiro FM foi o 08 e também provavelmente o que mais me marcou, por anos tive ele num computador secundário e de vez em quando baixo de novo por uns dias. Pulei o 09 e tive a época de maior vício a partir do FM 10 (que foi quando conheci o fórum, não lembro exatamente como, apenas que a primeira área com que tive contato foi a Profissão: Manager) até o 13. 

Inclusive minha primeira conta aqui é de uns meses antes dessa, nick galodoido98 e mentindo a idade porque era mais novo que a galera hahaha... vergonha alheia mas faz parte. 

 

 

Normal e compreensível. É igual mentir a idade quando era adolescente e clicava no "+18".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2020 em 21:18, felipevalle disse:

milagre não dar crash no save de vocês.

Crash no Brasfoot? Nunca nem tinha ouvido falar.

---

Já jogava, antes de entrar no mundo manager, Winning Eleven e o ótimo FIFA 98 Road to World Cup. Como o colega ali em cima, curiosamente eu conheci o Elifoot DEPOIS do Brasfoot, até onde me lembro. O Brasfoot tenho lembrança de ter jogado já de cara a primeira versão, lá em 2003. A franquia CM/FM eu iniciei no saudosíssimo CM01/02. Aquele jogo era um espetáculo, dos meus preferidos até hoje. Lembro de participar da comunidade brasileira no falecido Orkut. Depois da introdução ao CM, não larguei mais mão. Dele fui para o CM03/04, acho, mas esse joguei bem menos, e depois veio o FM, que jogo desde a primeira versão, se minha memória não me engana. Mas fui engrenar de vez mesmo ali a partir do FM08, que assim como o CM01/02 está entre minhas versões favoritas. Me marcou DEMAIS!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado, tinha esquecido do modo carreira do WE. Mas conta? Eu coloca numa prateleira um pouco a parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não joguei Winning Eleven e Fifa 98 Road to World Cup, então não conheço e não sei o que os torna 'jogo manager'.

Se formos considerá-los como "o player joga com os jogadores em primeira pessoa", então não conta.

Em jogo manager, em sua raíz, não se controla os seus jogadores em primeira pessoa, você é o comandante e eles os comandados. Você escolhe quem jogar e eles jogam para você.

Definição de jogo manager: Você gerencia os jogadores, o time e as finanças.

Mas tem outras situações como no Fifa 2000 que joguei, e lembro muito vagamente, que podia simular os jogos? Não me recordo muito bem mas, é como sair de férias, você não está na beira do campo, comandando o seu time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Bigode. disse:

Crash no Brasfoot? Nunca nem tinha ouvido falar.

---

Já jogava, antes de entrar no mundo manager, Winning Eleven e o ótimo FIFA 98 Road to World Cup. Como o colega ali em cima, curiosamente eu conheci o Elifoot DEPOIS do Brasfoot, até onde me lembro. O Brasfoot tenho lembrança de ter jogado já de cara a primeira versão, lá em 2003. A franquia CM/FM eu iniciei no saudosíssimo CM01/02. Aquele jogo era um espetáculo, dos meus preferidos até hoje. Lembro de participar da comunidade brasileiro no falecido Orkut. Depois da introdução ao CM, não larguei mais mão. Dele fui para o CM03/04, acho, mas esse joguei bem menos, e depois veio o FM, que jogo desde a primeira versão, se minha memória não me engana. Mas fui engrenar de vez mesmo ali a partir do FM08, que assim como o CM01/02 está entre minhas versões favoritas. Me marcou DEMAIS!

 

esse FIFA '98 que diz é o do PSOne?

Por que tem a versão pra SNes e para N64 também. 

A do SNes é uma droga. Só consigo fazer gol de bica do meio-campo. Horrível para driblar, para passar... 

Até hoje não entendo a lógica por detrás desses jogos iniciais da EA. Não sei se era para diferir da mecânica do ISS.

@Head Coche Z no FIFA até tem a opção de gerenciar o time. Mas é algo bem raso. Você escolhe a tática e usa a opção de pular a partida e ele dá um resultado aleatório. Se o time é bom geralmente se ganha. Nas versões do GBA e do DS te dão essa chance. O WE do PSOne não me recordo se dá pra não precisar jogar a partida, mas gerenciar o time obtendo os resultados, mas no PES sei que dá também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, felipevalle disse:

 

@Head Coche Z no FIFA até tem a opção de gerenciar o time. Mas é algo bem raso. Você escolhe a tática e usa a opção de pular a partida e ele dá um resultado aleatório. Se o time é bom geralmente se ganha. Nas versões do GBA e do DS te dão essa chance. O WE do PSOne não me recordo se dá pra não precisar jogar a partida, mas gerenciar o time obtendo os resultados, mas no PES sei que dá também.

Pois é Felipe, mas o FIFA além de essencialmente você manipular os jogadores em campo em primeira pessoa, tem muita mídia e publicidade. É esperado que um jovem conheça o FIFA e esses jogos que tem muita propaganda, ainda mais 20 anos atrás.

Hoje temos publicidade do FM na Premier League, o que muda muito as coisas.

Só que 20 anos atrás, é curioso saber o que nos levou a ter contato com esse tipo de jogo que você não controla em primeira pessoa os jogadores, muita gente não via graça nenhuma nisso e vi gente condenando/execrando a porcaria que parecia ser. Mas para muitos, como já disseram, essa proposta de 'SER O TÉCNICO DO TIME' explodiu nossas mentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Head Coche Z disse:

Eu não joguei Winning Eleven e Fifa 98 Road to World Cup, então não conheço e não sei o que os torna 'jogo manager'.

Mas acho que ninguém aqui no tópico disse que os dois são jogos manager...

16 minutos atrás, felipevalle disse:

esse FIFA '98 que diz é o do PSOne?

Não, era de Nintendo 64. Pro Playstation, o primeiro FIFA do qual me recordo é o FIFA 2000, que era legalzinho, mas não se comparava a essa versão da Copa de 98, que pra mim é o único FIFA que realmente presta/prestou na história. O resto foi tudo bosta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Raimundos
      Por Raimundos
      Animal.
    • gabnanci
      Por gabnanci
      Projeto para o desenvolvimento de um jogo desktop em que se baseia no gerenciamento de um clube de futebol (real ou criado pelo usuário) em que o papel principal é a de gestão da empresa/clube baseado no gerenciamento de recursos, na função de presidente/ceo/diretor de futebol, sendo alguma das funções a de contratar o técnico certo, acertar com patrocinadores, gerir as finanças, dá o ok para a assinatura de jogadores/staff, promover ações para aumentar torcida, planos de socio torcedor, basicamente, o usuario poderá mexer em qualquer coisa do clube com a responsabilidade de que se fizer algo errado, poderá acarretar em prejuizo e queda de rendimento do clube. Posteriormente em outras situações, o presidente/ceo/diretor poderá comprar algum clube desde que tenha o dinheiro, que seria acumulado por ganho de taças, salario e investimentos do proprio usuario, ou poderá tambem ser contratado por outros clubes para assumir a mesma função caso seja um ceo/diretor, ou se eleger para presidencia novamente.

      A intenção é fazer uma interface parecida com jogos já consagrados como football manager, championship manager ou elifoot. Criar uma interface intuitiva, leve. A progressão do jogo irá se basear em dias, o usuario fará ações em um dia, e clicará em "avançar" e irá para o dia seguinte para poder ver as consequencias daquela ação. 

      Não tenho intençao em transmitir o jogo de futebol para o usuario, apenas um feedback do secretário do presidente (um secretário contratado de acordo com suas habilidades, atributos , experiencia, valor de mercado entre outros) para poder colocar a par o presidente/ceo/diretor de como o clube está indo em certos setores. 

      Pretendo desenvolver um jogo em que tenha as caracterisiticas de interface e de facilidade para o usuario compativel com o football manager e a rapidez e consequencias das ações tomadas pelo jogador, por minima que seja, parecido com o democracy 4.

      Preciso de ajuda para iniciar o projeto de desenvolver o jogo e caso o desenvolvedor tenha interesse em continuar nesse projeto, podemos avaliar comissões de venda futura.
       
      Algum Interessado? 
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo de gerenciamento é parecido com o nosso querido FM então bora lá bater um papo sobre esse jogo...
      Se alguém tiver interesse ele é leve e gratuito na palma de sua mão...
      Para android até já foi lançado, para PC só dia 24 de Novembro na Steam...
      Football Club Management | Facebook
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo serve para bater um papo sobre este jogo de gerenciamento de futebol parecido com o nosso querido FM...
      Se este jogo de seu interesse aproveite pois ele é muito leve e gratuito...
      Gerente de Futebol 2023 (soccermanager.com)
×
×
  • Criar Novo...