Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como você conheceu o universo de jogos Manager?


Visitante

Posts Recomendados

  • Respostas 64
  • Criado
  • Última resposta
3 minutos atrás, Head Coche Z disse:

E como você conheceu o 'mundo manager'?

Como eu falei ali, através do Brasfoot e do CM01/02 (só não me recordo qual veio primeiro ao meu conhecimento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Bigode. disse:

Como eu falei ali, através do Brasfoot e do CM01/02 (só não me recordo qual veio primeiro ao meu conhecimento).

Não. Você não disse. Aonde eu te encaixo abaixo?

IX (II)   Indicação de amigos/primos/conhecidos (Lowko e -Lucas)
I    Dica do Fifa (embora não tenha dito como conheceu o Elifoot 98, né eFiJota )
I   Jogo alugado para Playstation 1
III    Conheceu aleatoriamente pela internet (considerando pesquisas e fuçando Baixaki ou coisa do tipo)
I    Escola de informática oferecia algum jogo do tipo

I (II)    Não recorda como chegou ao primeiro jogo do estilo manager (Lowko e -Lucas)

III   Ainda não especificaram como conheceram o primeiro jogo de estilo manager

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Head Coche Z disse:

Pois é Felipe, mas o FIFA além de essencialmente você manipular os jogadores em campo em primeira pessoa, tem muita mídia e publicidade. É esperado que um jovem conheça o FIFA e esses jogos que tem muita propaganda, ainda mais 20 anos atrás.

Hoje temos publicidade do FM na Premier League, o que muda muito as coisas.

Só que 20 anos atrás, é curioso saber o que nos levou a ter contato com esse tipo de jogo que você não controla em primeira pessoa os jogadores, muita gente não via graça nenhuma nisso e vi gente condenando/execrando a porcaria que parecia ser. Mas para muitos, como já disseram, essa proposta de 'SER O TÉCNICO DO TIME' explodiu nossas mentes.

o primeiro manager do FIFA fui só conhecer anos depois. Então na minha infância só joguei o de console mesmo.

Na época acessava bem pouco a internet. Então o FIFA do SNes, por exemplo, fui conhecer nas lojas do bairro que morava, entre as prateleiras. E isso que curtia ficar mexendo para ver os jogos novos que iam lançando.

Não me recordo de propaganda que faziam na tv ou pela net  Precisaria fazer um estudo para ver qual era o marketing da EA na época. Se havia alguma direcionada ao público brasileiro então me passou bem despercebido.

O máximo que me lembro eram as tv's das lojas de eletrodomésticos e dos shoppings passando esses jogos. Mas aí não seria bem um marketing direcionado da empresa, somente um chamariz da própria loja ao passar os jogos com maior fluxo de venda e que não causassem problemas pelo conteúdo de violência, já que MK era bem vendido e todos os jovens que conhecia e curtiam video-game gostavam, mas violento, tanto que queriam proibi-lo de vender aqui anos atrás.

Os de gerenciamento eram muito pouco falados. Tanto que dificilmente verá algum antigo contendo a liga brasileira. Eram mais as europeias. Na versão para DOS ou no rom do AMIGA dá para conferir.

Até acho o FIFA (e depois a versão manager) inovador nesse aspecto porque aproveitou a influência esportiva para ter várias ligas, sendo que outros não tinham condições financeiras (ou sequer achavam que compensasse) de pagar os direitos autorais para os clubes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Relação do universo de Jogos Manager (o jogador gerencia o time, suas finanças e jogadores, seleciona quem coloca em campo e não manipula os jogadores em campo):

Elifoot

Brasfoot

Bygfoot

Premier Manager

Championship Manager

Football Manager

Fifa Manager

Se eu esquecer de algum, é só dizer que vou editando. É claro que tem outros.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
13 hours ago, Bigode. said:

[...] Já jogava, antes de entrar no mundo manager, Winning Eleven e o ótimo FIFA 98 Road to World Cup. [...]

Eu e uns brothers fritávamos o PS1 jogando WE, um vício até maior que o Elifoot hahahahaha, que fase gostosa puta que pariu!

Já esse FIFA'98 da Copa realmente, era uma delícia. Eu tinha a versão pra PC, joguei muito. Mas o primeiro FIFA que tive contato e que joguei bastante também foi o antecessor desse (e acho que funcionou inclusive de laboratório pra EA Sports também): FIFA'94. Outra preciosidade!

A partir dos anos 2000 a franquia realmente decaiu demais, ficando extremamente automático e mecânico. Foi aí o "pulo do gato" dos japoneses da Konami, 🤣

 

13 hours ago, Lowko é Powko said:

Bem lembrado, tinha esquecido do modo carreira do WE. Mas conta? Eu coloca numa prateleira um pouco a parte.

Master League? Vishhh... joguei mt também hahaha e marcou uma geração. Mas embora você fosse responsável por contratar os jogadores, acho que foge da dinâmica de jogo manager, por isso nem comentei sobre ela. Mas era demais jogar aquilo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Master League? Vishhh... joguei mt também hahaha e marcou uma geração. Mas embora você fosse responsável por contratar os jogadores, acho que foge da dinâmica de jogo manager, por isso nem comentei sobre ela. Mas era demais jogar aquilo!

Opa, bom dia Léo

não conheci esse Master League, na verdade joguei poucos desses games e tive pouquíssimas experiências com o próprio Elifoot sequer Brasfoot, mas fiquei curioso sobre esse jogo que você falou aí, é o Winning Eleven né? Pesquisei aqui e tem muita informação sobre, alguém saberia me dizer a partir de que ano começou a ter transferência de jogadores?

Por ser player em primeira pessoa aí sim, realmente se afasta do conceito de um jogo manager.

Mas podemos definir por níveis. Vou rascunhar esses níveis:

nível 0: o player apenas joga com os times e seleções sem mobilidade alguma e sem transferência. Pode escolher apenas formação e selecionar os titulares.

nível 1: o player pode escolher formação e selecionar os titulares, e pode efetuar também transferência de jogadores, mas não há muito contexto para gerenciamento de caixa, superávit e déficit, nem relação do jogador com a direção do clube e nem com os comandados.

nível 2: não me recordo muita coisa das poucas vezes que joguei Elifoot, mas chega a ser despedido se a campanha é ruim? Tem relação com a direção do clube? nesse nível 2, o player pode escolher formação e selecionar os titulares, pode efetuar transferência de jogadores, e há algum gerenciamento de caixa e a qualidade (os números) dos comandados se modificam para melhor e para pior (eu me recordo de haver um caixa negativo e dificuldade para ter finanças fora do vermelho no Elifoot/Brasfoot, mas se eu estiver enganado me corrijam)

nível 3: o player tem total responsabilidade sobre o clube de futebol. Tem tudo que foi falado anteriormente, mais detalhes na relação interpessoal com os comandados, mais relação com a diretoria do clube, pode ser despedido, e tem uma planilha detalhada das finanças do clube.

Spoiler

Foi mal pelas letras 'n' minúsculas, é que eu passei esse HD com Ubuntu e FM2012 instalado para esse notebook, e coloquei o HD com Windows 8 no ThinkPad para rodar uns FMs mais recentes nos próximos dias, e eu não vou ficar caçando letra n maiúscula para ficar colando onde tem início de parágrafo.

Ficou bom a definição dos níveis da dinâmica de jogo manager?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elifoot II, ainda no disquete. Meu primo que me apresentou. Lembro que viciei haha.

Depois saiu o 98 e o vício foi ainda maior. Lembro que jogava direto com meu pai. Tinha o "crack" pra registrar o jogo e colocar na velocidade supersônica hahaha. Cada um começava com um time da 4ª divisão e o esquema era sempre o mesmo. Vender vários jogadores, juntar uma grana boa e contratar algum atacante forte e com estrela. Esse atacante sempre era o artilheiro (que garantia 3M no caixa) e ajudava demais o time a subir. Pqp, era massa demais.

Até um tempo atrás eu jogava. Tenho um save que guardei no e-mail, com o Bayern de Munique. Time super campeão...lembro que já estava no ano 2100, algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 hours ago, Head Coche Z said:

[...] Pesquisei aqui e tem muita informação sobre, alguém saberia me dizer a partir de que ano começou a ter transferência de jogadores? [...]

Desde quando foi lançado ué.

E ficou bom os níveis sim, só não tô entendendo onde você tá querendo chegar com tudo isso, aoiuheuioaheoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curiosidade, principalmente.

Com o tópico pudemos identificar quais foram as principais tendências que converteram usuários de games em apaixonados pela função de ser treinador de futebol;

Recuperamos um pouco de memória;

Levantamos o nome de alguns jogos com características importantes de jogos manager que nos fez querer algo mais elaborado sobre aquilo;

Definir o conceito e definição de jogo manager, uma vez que o pessoal acha que Elifoot/Brasfoot não é algo do tipo só que com alguns níveis a menos de detalhe, às vezes só por não ter o nome de Manager composto;

Questionar o motivo de sermos tão afetados por esse tipo de jogo, que como já falei, eu vi pessoas julgarem como "ridículo", "feio", "sem graça", ainda mais em épocas tão remotas, que tudo na computação era um grande avanço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

elifoot 2 - aqueles leiloes doidos

elifoot98 - melhorou muito agora tinha os caneleiros e sarrafeiros kkk

cm0102 - agora vc realmente gerenciava o time de futebol, muitas horas de vida desperdicada

cm 04 - era bom mas dava crash com ou sem patch apartir do segundo ano

fm12 - jogo ainda ate hj de tempos em tempos, salva o tedio de nao fz nada em casa, quarentena, briga com namorada etc

fm13 - joguei um pouco 

fm15 - joguei um pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, daniel paula disse:

elifoot 2 - aqueles leiloes doidos

elifoot98 - melhorou muito agora tinha os caneleiros e sarrafeiros kkk

cm0102 - agora vc realmente gerenciava o time de futebol, muitas horas de vida desperdicada

cm 04 - era bom mas dava crash com ou sem patch apartir do segundo ano

fm12 - jogo ainda ate hj de tempos em tempos, salva o tedio de nao fz nada em casa, quarentena, briga com namorada etc

fm13 - joguei um pouco 

fm15 - joguei um pouco

Tinha esquecido desses leilões hahahaha

Bons tempos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Tinha esquecido desses leilões hahahaha

Bons tempos.

bons tempos sim, ja jogou elifoot 2 ou outro manager com amigos é ainda mais legal, elifoot 2 jogando com amigos tinha q tampar a tela pra fz lance no leilao quando os 2 queriam o jogador kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá.

Nos idos de 1999 fui na casa de um primo e entre uma sessão de KOF 97 e Samurai Shodown, ficávamos jogando o Elifoot 98. Anos depois passamos a jogar o CM 03-04 e atualmente apenas eu me mantenho jogando o FM, cuja versão apenas pulei a de 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Johann Duwe disse:

Vamos lá.

Nos idos de 1999 fui na casa de um primo e entre uma sessão de KOF 97 e Samurai Shodown, ficávamos jogando o Elifoot 98. Anos depois passamos a jogar o CM 03-04 e atualmente apenas eu me mantenho jogando o FM, cuja versão apenas pulei a de 2018.

Boa Johann!

Vou colocar você como "alguém indicou", mas bate uma curiosidade tremenda saber como ele chegou até seu primo hehehe brincadeira. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Raimundos
      Por Raimundos
      Animal.
    • gabnanci
      Por gabnanci
      Projeto para o desenvolvimento de um jogo desktop em que se baseia no gerenciamento de um clube de futebol (real ou criado pelo usuário) em que o papel principal é a de gestão da empresa/clube baseado no gerenciamento de recursos, na função de presidente/ceo/diretor de futebol, sendo alguma das funções a de contratar o técnico certo, acertar com patrocinadores, gerir as finanças, dá o ok para a assinatura de jogadores/staff, promover ações para aumentar torcida, planos de socio torcedor, basicamente, o usuario poderá mexer em qualquer coisa do clube com a responsabilidade de que se fizer algo errado, poderá acarretar em prejuizo e queda de rendimento do clube. Posteriormente em outras situações, o presidente/ceo/diretor poderá comprar algum clube desde que tenha o dinheiro, que seria acumulado por ganho de taças, salario e investimentos do proprio usuario, ou poderá tambem ser contratado por outros clubes para assumir a mesma função caso seja um ceo/diretor, ou se eleger para presidencia novamente.

      A intenção é fazer uma interface parecida com jogos já consagrados como football manager, championship manager ou elifoot. Criar uma interface intuitiva, leve. A progressão do jogo irá se basear em dias, o usuario fará ações em um dia, e clicará em "avançar" e irá para o dia seguinte para poder ver as consequencias daquela ação. 

      Não tenho intençao em transmitir o jogo de futebol para o usuario, apenas um feedback do secretário do presidente (um secretário contratado de acordo com suas habilidades, atributos , experiencia, valor de mercado entre outros) para poder colocar a par o presidente/ceo/diretor de como o clube está indo em certos setores. 

      Pretendo desenvolver um jogo em que tenha as caracterisiticas de interface e de facilidade para o usuario compativel com o football manager e a rapidez e consequencias das ações tomadas pelo jogador, por minima que seja, parecido com o democracy 4.

      Preciso de ajuda para iniciar o projeto de desenvolver o jogo e caso o desenvolvedor tenha interesse em continuar nesse projeto, podemos avaliar comissões de venda futura.
       
      Algum Interessado? 
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo de gerenciamento é parecido com o nosso querido FM então bora lá bater um papo sobre esse jogo...
      Se alguém tiver interesse ele é leve e gratuito na palma de sua mão...
      Para android até já foi lançado, para PC só dia 24 de Novembro na Steam...
      Football Club Management | Facebook
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Este jogo serve para bater um papo sobre este jogo de gerenciamento de futebol parecido com o nosso querido FM...
      Se este jogo de seu interesse aproveite pois ele é muito leve e gratuito...
      Gerente de Futebol 2023 (soccermanager.com)
×
×
  • Criar Novo...