Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Primeiras Impressões - FM 2020


Henrique M.

Posts Recomendados

2 horas atrás, Rudsonnunes disse:
  Mostrar conteúdo oculto

Sem+t%25C3%25ADtulo.png

  Tenho Desde do FM10 ate o FM20,  gostei muito do FM17, realmente os estádios já foram melhores e os desenvolvedores nunca melhoram a qualidade dos gráficos dos estádios e no FM20 ficou pior e o valor do jogo ficou mais caro.  O FM17 a ME tentava emular a filosofia dos treinadores diferente em cada time, lembro dos jogos contra a Roma onde o treinador não jogava com centravante, tinha uma diferença em jogar contra o Real, Barça, Milan que tem táticas diferente.  No FM20  não tenho visto esse identidade em cada time, a ME joga do mesmo jeito, to com salve com o SP, fui jogar contra The Strongest, depois Inter  pela liberta e depois Ponte pelo paulista, todos eles jogaram do mesmo jeito! 

O FM 2017 foi o que mais me divertiu. Tanto em termos de saves mais emocionantes como pelos gráficos e estádios. Minha raiva é quando penso no que os desenvolvedores fizeram com os estádios desde os FM 2018 pra cá. Ainda bem que eu não sou o único aqui a criticar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 599
  • Criado
  • Última resposta
13 horas atrás, Álvaro Rodrigues disse:

Desde 2018 pra cá eu não tenho gostado dos estádios no FM. Mas essa versão está se superando negativamente e ninguém sequer critica isso na Sigames.

Eles acham isso uma coisa "cosmética" que não faz diferença no jogo. E criar um editor de estadio nem pensar, pq ai podem pensar q eles tao dando brechas pra galera fazer estádios que nao são de clubes licenciados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês estão tendo problemas com bolas longas nas costas de zagueiros? Se sim, conseguiram alguma solução?

Estou com o Corinthians e, por exemplo, jogando contra o Flamengo, após estar ganhando por 2x1 a máquina parece ter ligado um "exploit" aos 50 minutos do segundo tempo. Resultado: tomei 4 gols, sendo 3 de bola nas costas após lançamentos longos (normalmente de um zagueiro ou lateral). Não ando jogando com linha defensiva alta (apesar de achar ridículo não poder usar, mas ok). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Pessoal, vocês estão tendo problemas com bolas longas nas costas de zagueiros? Se sim, conseguiram alguma solução?

Estou com o Corinthians e, por exemplo, jogando contra o Flamengo, após estar ganhando por 2x1 a máquina parece ter ligado um "exploit" aos 50 minutos do segundo tempo. Resultado: tomei 4 gols, sendo 3 de bola nas costas após lançamentos longos (normalmente de um zagueiro ou lateral). Não ando jogando com linha defensiva alta (apesar de achar ridículo não poder usar, mas ok). 

  Você esta falando de lançamento longo nas costa do zagueiro, ou aqueles da lateral que passar pela zaga e sempre tem alguém no segunda trava para fazer o gol.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Dan_Cunha disse:

Pessoal, vocês estão tendo problemas com bolas longas nas costas de zagueiros? Se sim, conseguiram alguma solução?

Estou com o Corinthians e, por exemplo, jogando contra o Flamengo, após estar ganhando por 2x1 a máquina parece ter ligado um "exploit" aos 50 minutos do segundo tempo. Resultado: tomei 4 gols, sendo 3 de bola nas costas após lançamentos longos (normalmente de um zagueiro ou lateral). Não ando jogando com linha defensiva alta (apesar de achar ridículo não poder usar, mas ok). 

Cara, isso aí está DEMAIS.

Eu vim aqui postar justamente isso. Tá bem díficil..

Outra coisa que reparei: quanto mais elementos você insere à sua tática, menos o seu time rende. O que tá rolando é deixar a tática o mais simples possível. Inclusive, estou tendo que usar a linha da zaga mais baixa e mesmo assim continuo tomando bola nas costas dos zagueiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos, jogo FM desde o 2007, só pulei as versões 12 e 13 e nunca passei tanta raiva igual nesse 2020. Nunca fui de interagir em fóruns mas desta vez me cadastrei aqui só pra desabafar.

Várias situações que acontecem com frequência no jogo estão me fazendo quase desistir do jogo:

1- O time da máquina sempre marca meus jogadores como se fosse o ultimo prato de comida, enquanto os meus deixam um cara com drible 09 correr meio campo e chutar pro gol, mesmo colocando desarme agressivo pressão no máximo e marcação apertada.

2- Meus laterais sempre saem da posição e deixam o lateral do adversário receber a bola sozinho nas costas, independente das instruções do time/individuais (salvei o game antes e joguei diversas vezes contra o mesmo time com praticamente todas as instruções possíveis para testar e nada adiantou).

3- Cruzamento na segunda trave é um Deus nos acuda.

4- O atacante finaliza 20 e compostura 20 e erra o gol cara a cara umas 3 vezes por jogo.

5- Vc pode colocar a formação 10-0-0 e instrução defender com linha defensiva ultra baixa e ainda sim vai tomar bola nas costas.

6- O ponta pode ter visão de jogo 20, decisões 20, trabalho de equipe 20 mas ele vai chutar na rede sem ângulo com o atacante sozinho na área.

Resumindo, o jogo simplesmente não corresponde as instruções de equipe/individuais, sendo isso o objetivo do game e desmotivando demais a jogar.

OBS: Sempre joguei pirata esse é o primeiro que eu compro, talvez seja castigo. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SD Carneiro disse:

Boa tarde a todos, jogo FM desde o 2007, só pulei as versões 12 e 13 e nunca passei tanta raiva igual nesse 2020. Nunca fui de interagir em fóruns mas desta vez me cadastrei aqui só pra desabafar.

Várias situações que acontecem com frequência no jogo estão me fazendo quase desistir do jogo:

1- O time da máquina sempre marca meus jogadores como se fosse o ultimo prato de comida, enquanto os meus deixam um cara com drible 09 correr meio campo e chutar pro gol, mesmo colocando desarme agressivo pressão no máximo e marcação apertada.

2- Meus laterais sempre saem da posição e deixam o lateral do adversário receber a bola sozinho nas costas, independente das instruções do time/individuais (salvei o game antes e joguei diversas vezes contra o mesmo time com praticamente todas as instruções possíveis para testar e nada adiantou).

3- Cruzamento na segunda trave é um Deus nos acuda.

4- O atacante finaliza 20 e compostura 20 e erra o gol cara a cara umas 3 vezes por jogo.

5- Vc pode colocar a formação 10-0-0 e instrução defender com linha defensiva ultra baixa e ainda sim vai tomar bola nas costas.

6- O ponta pode ter visão de jogo 20, decisões 20, trabalho de equipe 20 mas ele vai chutar na rede sem ângulo com o atacante sozinho na área.

Resumindo, o jogo simplesmente não corresponde as instruções de equipe/individuais, sendo isso o objetivo do game e desmotivando demais a jogar.

OBS: Sempre joguei pirata esse é o primeiro que eu compro, talvez seja castigo. rs

Sim, identifiquei as mesmas coisas.

O que mais me irrita são os erros de finalização cara a cara com o goleiro. Eu tenho umas 10 por jogo(isso que a tática está para jogar mais curto e mesmo assim fazem lançamentos -.-), faço uma ou nenhuma. O adversário tem 3 e faz 1 ou 2.

Outra coisa que percebi é que eu fui pra 5 disputas de penaltis nas copas e só ganhei uma, sendo que em todas, botei os melhores batedores primeiro e eles erraram. Não sei se aconteceu com mais alguém ou se é azar meu mesmo. 😞

O que acho estranho é eu ter contratado um jogador, assinando contrato de 4 anos e na próxima temporada o cara já quer um novo contrato, sendo que o cara tem mais 3 anos ainda e nem é titular(apesar de jogar bem).

O que faço é sempre tentar fazer mais gols que o adversário, mesmo quando estou ganhando o jogo, continuo a atacar porque sei que o jogo vai me sabotar em algum momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, SD Carneiro disse:

Boa tarde a todos, jogo FM desde o 2007, só pulei as versões 12 e 13 e nunca passei tanta raiva igual nesse 2020. Nunca fui de interagir em fóruns mas desta vez me cadastrei aqui só pra desabafar.

Várias situações que acontecem com frequência no jogo estão me fazendo quase desistir do jogo:

1- O time da máquina sempre marca meus jogadores como se fosse o ultimo prato de comida, enquanto os meus deixam um cara com drible 09 correr meio campo e chutar pro gol, mesmo colocando desarme agressivo pressão no máximo e marcação apertada.

2- Meus laterais sempre saem da posição e deixam o lateral do adversário receber a bola sozinho nas costas, independente das instruções do time/individuais (salvei o game antes e joguei diversas vezes contra o mesmo time com praticamente todas as instruções possíveis para testar e nada adiantou).

3- Cruzamento na segunda trave é um Deus nos acuda.

4- O atacante finaliza 20 e compostura 20 e erra o gol cara a cara umas 3 vezes por jogo.

5- Vc pode colocar a formação 10-0-0 e instrução defender com linha defensiva ultra baixa e ainda sim vai tomar bola nas costas.

6- O ponta pode ter visão de jogo 20, decisões 20, trabalho de equipe 20 mas ele vai chutar na rede sem ângulo com o atacante sozinho na área.

Resumindo, o jogo simplesmente não corresponde as instruções de equipe/individuais, sendo isso o objetivo do game e desmotivando demais a jogar.

OBS: Sempre joguei pirata esse é o primeiro que eu compro, talvez seja castigo. rs

Concordo!!!Acho que esse FM é o mais scriptado que fizeram, é tipo o famoso handcap do fifa, parece que o jogo já é programado o resultado de quem vai ganhar e qualquer instrução que vc dá não funciona, acho que isso foi por falta de uma concorrente forte pra competir com a SI Games, então eles viram que não tem concorrência e desleixaram no jogo!!!Parei de jogar FM por causa disso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com 1 semana de jogo acho que já estou apto a dar minha opinião sobre o FM 20.

Que jogo ruim! Eu não sei por que ainda insisto nesse jogo, cada ano os caras conseguem piorar.

Pra ser justo vou começar citando algumas (pouquíssimas) coisas que melhoraram. São basicamente dois aspectos.

- O carregamento no geral está mais rápido, os dias parecem passar de forma mais fluida, sem os travamentos de antes.

- O 2D (que é como eu jogo) também parece estar fluido, algumas movimentações foram melhoradas e outras acrescentadas. Muito pouco, mas foi.

Aí vem toda a parte que, na minha opinião, pioraram o jogo. 

- Esse centro de desenvolvimento é pura perfumaria, não acrescenta em absolutamente nada no jogo.

- Não notei nada demais nas transferências, apenas as mesmas coisas de sempre. Muitos jogadores continuam praticamente inacessíveis quando você tem dinheiro para comprá-lo. Ex: Harry Kane por mais de 1Bi de reais quando você tá com dinheiro, ai você faz algumas contratações, gasta um dinheiro e vai lá outro time e consegue contratar ele bem mais barato do que você conseguiria. Isso não é novo no FM, há várias versões isso acontece.

- Capacidade e potencial de muitos jogadores estão desajustadas. Alguns jogadores como o Maguire, Wan-Bissaka, Cebolinha, Arthur, entre outros, estão desajustados. Teve muita gente que fez boa temporada 2018/2019 que veio fraca nessa versão e dificilmente eles vão corrigir.

- Evoluir jogador? Está bem mais difícil. Na minha primeira temporada com o United adotei um esquema com 3 zagueiros no qual o Tuanzebe (22 anos, bom PA, 20 de determinação) era titular. Fez mais de 30 jogos só na Premier League, fez 4 gols e 4 assistências, classificação média boa, tudo isso e evoluiu praticamente nada. Sem contar que a parte dos atributos do jogador agora mostra os números "cheios" (ex: 15 de aceleração, 18 de velocidade...), não tem mais como você ver o progresso do jogador como antes (12.0, 12.2, 12.4...etc).

- Mas tudo isso não supera o que pra mim foi mais irritante nesta versão: a match engine. Pois bem, eu nunca vi um FM tão REPETITIVO como este. Sem exagero, 80% de toda partida é a mesma coisa: ambos os times dando chutão por trás da defesa adversária. Não importa se você baixa sua defesa, ou se você aumenta suas linhas no máximo possível pra encurralar o outro time, vai ser sempre a mesma coisa.

- Quando eu digo que o jogo está extremamente repetitivo não é exagero. Quando não ocorrem esses chutões por trás da defesa, os pontas vão correndo pela linha de fundo em direção ao gol e sempre acertam a rede pelo lado de fora. Quase 30 horas de jogo e eu não vi nenhum gol feito por um ponta dessa forma.

- Os pontas aliás estão ridículos. Simplesmente não fazem gols, não dão assistências, não tiram notas boas, são praticamente inúteis. Nesta versão inventaram de colocar a função de "extremo invertido" na posição de ponta o que tornou as coisas ainda mais patéticas. Se nos outros FM's sobravam jogadores naturais como "extremos", neste praticamente não se vê mais, todo jogador, de uma versão para a outra virou extremo invertido ou avançado interior.

- Todo FM gera controvérsias em relação ao número de gols/chute, mas esse talvez seja o que mais me irritou nessa questão. Não tenho como provar, mas é bastante perceptível a presença de scripts no jogo. Como já disseram no tópico, se o jogo quiser que você perca uma partida você vai perder, não importa o que faça taticamente.

- A parte tática não teve nenhuma melhoria significativa. Tem algumas opções que você seleciona que praticamente são ignoradas pelo jogo. Por exemplo: clicar em jogar a partir da defesa e o time continuar dando chutão a todo instante.

- Essa questão das funções se estendem às outras posições. Meias centrais 60% são armadores avançados ou recuados, 30% são mezzalas/b2b e 10% são mrb. Continua não existindo diversidade de jogadores. Eles colocam as funções no jogo mas tornam elas inviáveis por falta de jogadores que se encaixem.

- Os estádios continuam a mesma coisa de sempre com aqueles espaços nas "quinas".

 

Isso foi só o que eu lembrei no momento, com certeza tem mais pontos negativos a serem ditos.

Quando eu comprei sabia que a chance de me decepcionar era alta e isso realmente aconteceu. Sinceramente, esse FM não vale nem 40 reais, quanto mais 150.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, victorpetroll disse:

- Os pontas aliás estão ridículos. Simplesmente não fazem gols, não dão assistências, não tiram notas boas, são praticamente inúteis. Nesta versão inventaram de colocar a função de "extremo invertido" na posição de ponta o que tornou as coisas ainda mais patéticas. Se nos outros FM's sobravam jogadores naturais como "extremos", neste praticamente não se vê mais, todo jogador, de uma versão para a outra virou extremo invertido ou avançado interior.

 

- A parte tática não teve nenhuma melhoria significativa. Tem algumas opções que você seleciona que praticamente são ignoradas pelo jogo. Por exemplo: clicar em jogar a partir da defesa e o time continuar dando chutão a todo instante.

- Essa questão das funções se estendem às outras posições. Meias centrais 60% são armadores avançados ou recuados, 30% são mezzalas/b2b e 10% são mrb. Continua não existindo diversidade de jogadores. Eles colocam as funções no jogo mas tornam elas inviáveis por falta de jogadores que se encaixem.

 

 

As funções que o jogador se encaixa não são determinantes, o que realmente pesa é se o jogador sabe jogar naquela posição do campo e se tem os atributos pra função. Eu uso jogadores com Desarme mediano como Mezzala, por exemplo, sem problema. Só que eles vão cometer mais faltas...

A estratégia de jogo depende também dos seus jogadores. Chutões são mais frequentes com jogadores com atributos mentais de medianos pra baixo, principalmente Compostura e Decisões. Além disso, claro, a mentalidade geral também vai ter algum peso. Uma postura mais defensiva, por exemplo, orienta o time inteiro a se arriscar menos.

 

Acho que desde o FM18 tenho usado alguma variação dessa tática (atualmente mudei HB pra DM, um IF pra W e AF pra Poacher), sempre com resultados bons e repare que poucos se adequam perfeitamente à função tática. Vê se bate com o que está fazendo:

AE4NkT4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, victorpetroll disse:

Com 1 semana de jogo acho que já estou apto a dar minha opinião sobre o FM 20.

Que jogo ruim! Eu não sei por que ainda insisto nesse jogo, cada ano os caras conseguem piorar.

Pra ser justo vou começar citando algumas (pouquíssimas) coisas que melhoraram. São basicamente dois aspectos.

- O carregamento no geral está mais rápido, os dias parecem passar de forma mais fluida, sem os travamentos de antes.

- O 2D (que é como eu jogo) também parece estar fluido, algumas movimentações foram melhoradas e outras acrescentadas. Muito pouco, mas foi.

Aí vem toda a parte que, na minha opinião, pioraram o jogo. 

- Esse centro de desenvolvimento é pura perfumaria, não acrescenta em absolutamente nada no jogo.

- Não notei nada demais nas transferências, apenas as mesmas coisas de sempre. Muitos jogadores continuam praticamente inacessíveis quando você tem dinheiro para comprá-lo. Ex: Harry Kane por mais de 1Bi de reais quando você tá com dinheiro, ai você faz algumas contratações, gasta um dinheiro e vai lá outro time e consegue contratar ele bem mais barato do que você conseguiria. Isso não é novo no FM, há várias versões isso acontece.

- Capacidade e potencial de muitos jogadores estão desajustadas. Alguns jogadores como o Maguire, Wan-Bissaka, Cebolinha, Arthur, entre outros, estão desajustados. Teve muita gente que fez boa temporada 2018/2019 que veio fraca nessa versão e dificilmente eles vão corrigir.

- Evoluir jogador? Está bem mais difícil. Na minha primeira temporada com o United adotei um esquema com 3 zagueiros no qual o Tuanzebe (22 anos, bom PA, 20 de determinação) era titular. Fez mais de 30 jogos só na Premier League, fez 4 gols e 4 assistências, classificação média boa, tudo isso e evoluiu praticamente nada. Sem contar que a parte dos atributos do jogador agora mostra os números "cheios" (ex: 15 de aceleração, 18 de velocidade...), não tem mais como você ver o progresso do jogador como antes (12.0, 12.2, 12.4...etc).

- Mas tudo isso não supera o que pra mim foi mais irritante nesta versão: a match engine. Pois bem, eu nunca vi um FM tão REPETITIVO como este. Sem exagero, 80% de toda partida é a mesma coisa: ambos os times dando chutão por trás da defesa adversária. Não importa se você baixa sua defesa, ou se você aumenta suas linhas no máximo possível pra encurralar o outro time, vai ser sempre a mesma coisa.

- Quando eu digo que o jogo está extremamente repetitivo não é exagero. Quando não ocorrem esses chutões por trás da defesa, os pontas vão correndo pela linha de fundo em direção ao gol e sempre acertam a rede pelo lado de fora. Quase 30 horas de jogo e eu não vi nenhum gol feito por um ponta dessa forma.

- Os pontas aliás estão ridículos. Simplesmente não fazem gols, não dão assistências, não tiram notas boas, são praticamente inúteis. Nesta versão inventaram de colocar a função de "extremo invertido" na posição de ponta o que tornou as coisas ainda mais patéticas. Se nos outros FM's sobravam jogadores naturais como "extremos", neste praticamente não se vê mais, todo jogador, de uma versão para a outra virou extremo invertido ou avançado interior.

- Todo FM gera controvérsias em relação ao número de gols/chute, mas esse talvez seja o que mais me irritou nessa questão. Não tenho como provar, mas é bastante perceptível a presença de scripts no jogo. Como já disseram no tópico, se o jogo quiser que você perca uma partida você vai perder, não importa o que faça taticamente.

- A parte tática não teve nenhuma melhoria significativa. Tem algumas opções que você seleciona que praticamente são ignoradas pelo jogo. Por exemplo: clicar em jogar a partir da defesa e o time continuar dando chutão a todo instante.

- Essa questão das funções se estendem às outras posições. Meias centrais 60% são armadores avançados ou recuados, 30% são mezzalas/b2b e 10% são mrb. Continua não existindo diversidade de jogadores. Eles colocam as funções no jogo mas tornam elas inviáveis por falta de jogadores que se encaixem.

- Os estádios continuam a mesma coisa de sempre com aqueles espaços nas "quinas".

 

Isso foi só o que eu lembrei no momento, com certeza tem mais pontos negativos a serem ditos.

Quando eu comprei sabia que a chance de me decepcionar era alta e isso realmente aconteceu. Sinceramente, esse FM não vale nem 40 reais, quanto mais 150.

 

Tudo o que vc citou sobre a Match Engine está sendo comentado no fórum gringo da SI, praticamente todos os jogadores reclamam das mesmas coisas. Tenha certeza que os programadores sabem dos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Douglas. disse:

 

1- As funções que o jogador se encaixa não são determinantes, o que realmente pesa é se o jogador sabe jogar naquela posição do campo e se tem os atributos pra função. Eu uso jogadores com Desarme mediano como Mezzala, por exemplo, sem problema. Só que eles vão cometer mais faltas...

2- A estratégia de jogo depende também dos seus jogadores. Chutões são mais frequentes com jogadores com atributos mentais de medianos pra baixo, principalmente Compostura e Decisões. Além disso, claro, a mentalidade geral também vai ter algum peso. Uma postura mais defensiva, por exemplo, orienta o time inteiro a se arriscar menos.

1- Isso é óbvio, todo mundo sabe disso, mas não deixa de estar errado.

2- Meu primeiro save foi com o United. Escolhi o tiki-taki pré-montado, o time tinha, no geral +60% de posse de bola, beirando os 70 em alguns jogos. E ainda assim as principais jogadas da equipe eram basicamente os jogadores dando chutão por trás da defesa do adversário. Não importava se era o Pogba ou o Tuanzebe (que no final da Premier League teve 4 assistências), as jogadas eram sempre iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, victorpetroll disse:

1- Isso é óbvio, todo mundo sabe disso, mas não deixa de estar errado.

 

Mas não está errado. Funções que exigem menos atributos ou atributos mais comuns vão ser predominantes mesmo. Qualquer zagueiro pode ser um No-Nonsense CB mas poucos terão todos os atributos pra desempenharem funções mais completas, o que não quer dizer que você não possa usá-los nessas funções... É parecido com o dilema de quem quer um time inteiro cotado em 5 estrelas.

 

11 horas atrás, victorpetroll disse:

2- Meu primeiro save foi com o United. Escolhi o tiki-taki pré-montado, o time tinha, no geral +60% de posse de bola, beirando os 70 em alguns jogos. E ainda assim as principais jogadas da equipe eram basicamente os jogadores dando chutão por trás da defesa do adversário. Não importava se era o Pogba ou o Tuanzebe (que no final da Premier League teve 4 assistências), as jogadas eram sempre iguais.

Eu comentei sobre o time não sair jogando da defesa mas esses lançamentos não significam que o time não está usando, só que os gols não têm saído assim. Ao menos não entendo que o Tiki-taka impeça que um jogador com visão de jogo faça um passe longo ao invés de tentar entrar com a bola dentro do gol.

Eu acho, sim, que os gols originados de erros de posicionamento defensivo estão muito frequentes mas não chegam a ser tãaao frequentes nos meus jogos, só que eu não jogo na Inglaterra e cada liga tem algumas peculiaridades táticas que podem influenciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2019 em 10:37, Álvaro Rodrigues disse:

Sem+t%25C3%25ADtulo.png

Essa imagem é do estádio na atual versão do FM. Não tem nada a ver com o estádio real. Não sei por qual motivo destruiram o estádio desse jeito. O que isso tem em comum com o San Mamés hoje? Nada. Eu iria tirar print do estádio no FM 17, mas vou ter que baixar o jogo novamente. 

Realmente esse vão é horroroso.

Em 11/12/2019 em 14:43, Dan_Cunha disse:

Pessoal, vocês estão tendo problemas com bolas longas nas costas de zagueiros? Se sim, conseguiram alguma solução?

Estou com o Corinthians e, por exemplo, jogando contra o Flamengo, após estar ganhando por 2x1 a máquina parece ter ligado um "exploit" aos 50 minutos do segundo tempo. Resultado: tomei 4 gols, sendo 3 de bola nas costas após lançamentos longos (normalmente de um zagueiro ou lateral). Não ando jogando com linha defensiva alta (apesar de achar ridículo não poder usar, mas ok). 

Isso é explorado tanto a favor quanto contra e é um dos "furos" dessa ME. Eu jogo com defesa alta com a seleção brasileira na mentalidade Controlar. No PSG como tive alguns problemas maiores de bolas nas costas, jogo com a defesa normal, mentalidade Ataque. Mas seus zagueiros tem velocidade e outros atributos pra jogar com linha alta, alem dos treinos?

Em 12/12/2019 em 16:05, SD Carneiro disse:

Boa tarde a todos, jogo FM desde o 2007, só pulei as versões 12 e 13 e nunca passei tanta raiva igual nesse 2020. Nunca fui de interagir em fóruns mas desta vez me cadastrei aqui só pra desabafar.

Várias situações que acontecem com frequência no jogo estão me fazendo quase desistir do jogo:

1- O time da máquina sempre marca meus jogadores como se fosse o ultimo prato de comida, enquanto os meus deixam um cara com drible 09 correr meio campo e chutar pro gol, mesmo colocando desarme agressivo pressão no máximo e marcação apertada.

2- Meus laterais sempre saem da posição e deixam o lateral do adversário receber a bola sozinho nas costas, independente das instruções do time/individuais (salvei o game antes e joguei diversas vezes contra o mesmo time com praticamente todas as instruções possíveis para testar e nada adiantou).

3- Cruzamento na segunda trave é um Deus nos acuda.

4- O atacante finaliza 20 e compostura 20 e erra o gol cara a cara umas 3 vezes por jogo.

5- Vc pode colocar a formação 10-0-0 e instrução defender com linha defensiva ultra baixa e ainda sim vai tomar bola nas costas.

6- O ponta pode ter visão de jogo 20, decisões 20, trabalho de equipe 20 mas ele vai chutar na rede sem ângulo com o atacante sozinho na área.

Resumindo, o jogo simplesmente não corresponde as instruções de equipe/individuais, sendo isso o objetivo do game e desmotivando demais a jogar.

OBS: Sempre joguei pirata esse é o primeiro que eu compro, talvez seja castigo. rs

1- Mas o time está bem desenvolvido na defesa pra jogar nessa intensidade na defesa? Tem jogadores pra isso. Até com o PSG eu tive problemas no inicio pra implementar essa marcação e foi resolvido com treino e reposição de algumas peças. 

2- Laterais, sempre a favor ou contra, são os buracos da defesa. Você pode coloca-los como Defesa Lateral. Talvez "pressionar menos" ajude também.

Em 12/12/2019 em 17:33, Panz0x disse:

Sim, identifiquei as mesmas coisas.

O que mais me irrita são os erros de finalização cara a cara com o goleiro. Eu tenho umas 10 por jogo(isso que a tática está para jogar mais curto e mesmo assim fazem lançamentos -.-), faço uma ou nenhuma. O adversário tem 3 e faz 1 ou 2.

Outra coisa que percebi é que eu fui pra 5 disputas de penaltis nas copas e só ganhei uma, sendo que em todas, botei os melhores batedores primeiro e eles erraram. Não sei se aconteceu com mais alguém ou se é azar meu mesmo. 😞

O que acho estranho é eu ter contratado um jogador, assinando contrato de 4 anos e na próxima temporada o cara já quer um novo contrato, sendo que o cara tem mais 3 anos ainda e nem é titular(apesar de jogar bem).

O que faço é sempre tentar fazer mais gols que o adversário, mesmo quando estou ganhando o jogo, continuo a atacar porque sei que o jogo vai me sabotar em algum momento.

Deve ser azar ou a ver com a versao do seu savegame, que mesmos com os updates da SI, alguns bugs podem de alguma forma persistirem, ai só com novo savegame que poderá resolver. 

É o jogador ou o empresário? Só ignorar se nao for necessário.

Em 13/12/2019 em 20:41, victorpetroll disse:

Com 1 semana de jogo acho que já estou apto a dar minha opinião sobre o FM 20.

Que jogo ruim! Eu não sei por que ainda insisto nesse jogo, cada ano os caras conseguem piorar.

Pra ser justo vou começar citando algumas (pouquíssimas) coisas que melhoraram. São basicamente dois aspectos.

- O carregamento no geral está mais rápido, os dias parecem passar de forma mais fluida, sem os travamentos de antes.

- O 2D (que é como eu jogo) também parece estar fluido, algumas movimentações foram melhoradas e outras acrescentadas. Muito pouco, mas foi.

Aí vem toda a parte que, na minha opinião, pioraram o jogo. 

- Esse centro de desenvolvimento é pura perfumaria, não acrescenta em absolutamente nada no jogo.

- Não notei nada demais nas transferências, apenas as mesmas coisas de sempre. Muitos jogadores continuam praticamente inacessíveis quando você tem dinheiro para comprá-lo. Ex: Harry Kane por mais de 1Bi de reais quando você tá com dinheiro, ai você faz algumas contratações, gasta um dinheiro e vai lá outro time e consegue contratar ele bem mais barato do que você conseguiria. Isso não é novo no FM, há várias versões isso acontece.

- Capacidade e potencial de muitos jogadores estão desajustadas. Alguns jogadores como o Maguire, Wan-Bissaka, Cebolinha, Arthur, entre outros, estão desajustados. Teve muita gente que fez boa temporada 2018/2019 que veio fraca nessa versão e dificilmente eles vão corrigir.

- Evoluir jogador? Está bem mais difícil. Na minha primeira temporada com o United adotei um esquema com 3 zagueiros no qual o Tuanzebe (22 anos, bom PA, 20 de determinação) era titular. Fez mais de 30 jogos só na Premier League, fez 4 gols e 4 assistências, classificação média boa, tudo isso e evoluiu praticamente nada. Sem contar que a parte dos atributos do jogador agora mostra os números "cheios" (ex: 15 de aceleração, 18 de velocidade...), não tem mais como você ver o progresso do jogador como antes (12.0, 12.2, 12.4...etc).

- Mas tudo isso não supera o que pra mim foi mais irritante nesta versão: a match engine. Pois bem, eu nunca vi um FM tão REPETITIVO como este. Sem exagero, 80% de toda partida é a mesma coisa: ambos os times dando chutão por trás da defesa adversária. Não importa se você baixa sua defesa, ou se você aumenta suas linhas no máximo possível pra encurralar o outro time, vai ser sempre a mesma coisa.

- Quando eu digo que o jogo está extremamente repetitivo não é exagero. Quando não ocorrem esses chutões por trás da defesa, os pontas vão correndo pela linha de fundo em direção ao gol e sempre acertam a rede pelo lado de fora. Quase 30 horas de jogo e eu não vi nenhum gol feito por um ponta dessa forma.

- Os pontas aliás estão ridículos. Simplesmente não fazem gols, não dão assistências, não tiram notas boas, são praticamente inúteis. Nesta versão inventaram de colocar a função de "extremo invertido" na posição de ponta o que tornou as coisas ainda mais patéticas. Se nos outros FM's sobravam jogadores naturais como "extremos", neste praticamente não se vê mais, todo jogador, de uma versão para a outra virou extremo invertido ou avançado interior.

- Todo FM gera controvérsias em relação ao número de gols/chute, mas esse talvez seja o que mais me irritou nessa questão. Não tenho como provar, mas é bastante perceptível a presença de scripts no jogo. Como já disseram no tópico, se o jogo quiser que você perca uma partida você vai perder, não importa o que faça taticamente.

- A parte tática não teve nenhuma melhoria significativa. Tem algumas opções que você seleciona que praticamente são ignoradas pelo jogo. Por exemplo: clicar em jogar a partir da defesa e o time continuar dando chutão a todo instante.

- Essa questão das funções se estendem às outras posições. Meias centrais 60% são armadores avançados ou recuados, 30% são mezzalas/b2b e 10% são mrb. Continua não existindo diversidade de jogadores. Eles colocam as funções no jogo mas tornam elas inviáveis por falta de jogadores que se encaixem.

- Os estádios continuam a mesma coisa de sempre com aqueles espaços nas "quinas".

 

Isso foi só o que eu lembrei no momento, com certeza tem mais pontos negativos a serem ditos.

Quando eu comprei sabia que a chance de me decepcionar era alta e isso realmente aconteceu. Sinceramente, esse FM não vale nem 40 reais, quanto mais 150.

 

- O centro nao ta lá atoa. Te permite ver com mais precisão os jogadores que precisam de tempo de jogo, quem ta realmente desenvolvendo e quem ta regredindo. E a parte de observar os jogadores emprestados te da maiores detalhes de como ta indo o jogador no emprestimo e se ta se desenvolvendo.

- Essa parte é um antigo problema, eu prefiro esperar um time fazer uma oferta  ai eu igualo, melhor que eu fazer primeiro e acabar pagando mais caro. Mas senti o mercado bem mais aquecido que em 19, até de centros que eu ja esperava ver mais atividades só que nao tinha tanto no jogo como do Oriente Médio e China.

- Tambem notei CA/PA meio zoadas de alguns jogadores.

- Aqui os pontas tao indo bem e são junto com o atacante os jogadores mais perigosos do meu time.

Em 14/12/2019 em 14:35, elfacchi disse:

Pessoal, estou com dificuldade para contratar um treinador adjunto. Alguma dica?

coloque na busca pra procurar como função treinador adjunto e que tenha conhecimento "parcial" da função, q vai te dar mais opções. 

Se ta perguntando sobre atributos, eu sempre faço um mix da area de treino q eu quero reforçar + bom nivel de avaliação de potencial/capacidade do jogador e conhecimento tático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me registrei nesse forum somente para desabafar sobre esse jogo lixo que foi produzido, e os 150 reais que gastei nele. problemas que não via desde o FM05 sugiram neste game. 

como já foi falado o numero de bolas nas costas e os "gols bobos" sofridos pelo time tem me desanimado para jogar. 

mas o pior, é que se eu sair de ferias e deixar meu adjunto ir ao jogo, meu time é uma máquina. ganha absolutamente tudo, muito embora eu sempre perca para praticamente qualquer time, jogando com os mesmos jogadores e a mesma tatica que ele.

resumo do jogo: tenho sido mais diretor de futebol, contratando jogadores e equipe tecnica, criando treinos e desenvolvendo jovens, do que direcionando meu time.

acho que é hora de voltar para o FM19

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já como não dá pra ler tudo, alguém pode fazer um resumo bem breve sobre como está o jogo, se vale ou não a pena, o que melhorou, o que piorou, etc? Agradece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Já como não dá pra ler tudo, alguém pode fazer um resumo bem breve sobre como está o jogo, se vale ou não a pena, o que melhorou, o que piorou, etc? Agradece.

Queria tb. Tô vendo a galera reclamando muito e tô com um pé atrás de comprar agora. Talvez quando sair uma grande att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Já como não dá pra ler tudo, alguém pode fazer um resumo bem breve sobre como está o jogo, se vale ou não a pena, o que melhorou, o que piorou, etc? Agradece.

 

4 horas atrás, Galford Strife disse:

Queria tb. Tô vendo a galera reclamando muito e tô com um pé atrás de comprar agora. Talvez quando sair uma grande att.

 

Depende muito do que achou das versões anteriores. FM18-19-20 são bem parecidos se desconsiderar os incrementos sutis. Só que se os dois anteriores tinham um certo vício pra repetirem muitos chutes de fora da área, agora o vício é pra jogadas com a defesa batendo cabeça contra bolas enfiadas em profundidade. Estatísticamente não chega a ser um exploit como eram os chutes de fora da área mas pode se tornar repetitivo dependendo da liga.

O que dá pra aconselhar é procurarem vídeos de gameplay de outros jogadores mesmo, sem ser os introdutórios apresentando as novidades pra ver como é a fluidez, o motor de jogo e tudo o mais.

 

O mais recente que achei:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão de gostar ou não do jogo vai muito de como a pessoa joga, ligas e tudo mais. Por exemplo, no FM 19 reclamei bastante do mercado por aqui, e percebi que era retrucado por jogadores que, em outros posts, demonstravam ter um estilo de jogo baseado mais na continuidade/desenvolvimento de jovens. A percepção muda de player pra player.

Tentando fazer uma comparação com o FM19, consigo sim ver vários pontos positivos:

1) Mercado mais aquecido (mas sim, ainda poderia ser melhorado e ainda há um certo desequilíbrio entre propostas jogador - máquina e máquina-máquina)

2) O jogo agora dá uma melhor atenção aos desenvolvimentos dos jovens. Possibilidade maiores de empréstimos e jogadores mais dispostos a isso. Essa ‘mudança de comportamento ‘ do jogo é, na minha opinião, muito mais válida é importante que o novo Centro de Desenvolvimento, que sim, é apenas uma otimização de outras abas separadas do FM 2019

3) A aba filosofias do clube (apesar de mal elaborada em alguns casos) dá um desafio bacana para alguns clubes

4) Movimentos 3D mais fluídos.

5) Arrumaram/Normalizaram as reclamações de jogadores insatisfeitos com reserva e/ou buscando mais espaços.

6) Atualizações de BD e jogadores. É legal ver novos nomes como Kobe, Ansu Fati, Karamoko e tudo mais, bem como uma melhoria em outros, como Van de Beek, De Jong (que era ridículo no 19), etc, etc.

O restante me parece similar ao 19 ou não tão relevante para se destacar.

 

Agora, existem problemas sim. E sim, alguns bem irritantes.

1) Atualmente há esse problema de “bola nas costas” de zagueiros. Vamos ser sinceros, não é pq um sofre menos que não exista. Ah, mas acontece para o player também. Sim, ocorre, o que torna mais ridículo ainda. E não, não há como eliminá-lo. Até pode diminuir, mas sempre sairão gols desta forma, independente do que faça. Mas acho que isso provavelmente deve ser corrigido/diminuído em outros patches.

 

2) Mais uma vez, como acontecia no Fm 19, colocaram/mantiveram uma demasiada importância para os “gritos”. As vezes me passa a impressão que ganhar ou perder depende da instrução a beira de campo, e não da tática que uso ou da qualidade do meu elenco. Não que o grito não seja importante, mas com certeza não deveria ter essa relevância. Desbalanceado.

3) Para quem joga no Brasil, essa questão de filosofia do clube, principalmente quando este clube tem como filosofia ‘contratar jogadores de renome ‘ ativada é um absurdo, numa boa. Eu treinar o Corinthians e a direção esperar que eu traga jogadores de renome como Neymar, Dybala e companhia é ridículo. Sinceramente, pesquisadores brasileiros, se não balancearam esta função, a retirem. Estraga a experiência de qualquer jogador.

4) Realmente parece haver uma “predisposição para resultados” em alguns jogos. Na real sempre achei que acontecia isso no FM (quem nunca perdeu com o seu time, sem nenhuma explicação, mesmo estando embalado/dominando um campeonato? 😅). E, de certa forma, a depender do save, o torna menos “monótono “. Mas no FM20 isso me parece mais frequente e meio desbalanceado. Ex: Em um save com o Mônaco, vindo de 8 jogos sem derrota (6V 2E) tomei um sacode, em casa, do Strausbourg, que estava na parte inferior da tabela. O que estranhei foi que, apesar do 3x1, meus jogadores estavam com notas razoáveis (de 6.3 a 6.8). Beleza, gravei o jogo em um novo file e resolvi voltar a partida algumas vezes, usando o modo férias + adjunto, para testar a situação ( principalmente depois que vi posts do pessoal reclamando aqui no fórum). Resultado: de 10 partidas simuladas, minha equipe perdeu 7, empatou uma e ganhou uma ( a décima, que foi quando parei). Alguns resultados foram até mais elásticos que a primeira partida (saiu até um 4x0 😅). E percebi que isso não ocorre só com o player. Com o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, cheguei a observar um Avaí 5x0 no Flamengo e Goiás 6x1 no Cruzeiro, ambos embalados e bem colocados na tabela.

É como falei, a experiência e avaliação vai muito de como cada um joga. Por exemplo, essa reclamação 3 é bem específica, então outros provavelmente não vivenciaram ou nem ligam, pq não passam por este problema. Mas se fosse para tentar listar, até agora, seria isso.

 

Resumindo: Acho sim que vale a compra, mas se fosse hoje, esperaria o tal “último patch “. Migrei pq o FM 19 foi um dos poucos que não gostei do tal último patch, mas se fosse hoje teria continuado, até pq, apesar dos pesares, meu último save no 19 estava divertido.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. unpinned this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
    • Lealmarkson
      Por Lealmarkson
      Ola, tive problemas com meu pc, e no momento so posso jogar o fm 20, falei com a galera do mundi up e eles me passaram q agora so vendem apartir do 21, alguem sabe de algum update parecido, que deixe o brasileirao mais completo, com mais competições?
×
×
  • Criar Novo...