Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ex-presidente Michel Temer é preso


Dinheiro Tardelli

Posts Recomendados

Citar

Michel Temer e Moreira Franco são presos pela Lava Jato do RJ

Mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio de Janeiro. Temer é suspeito de liderar uma organização criminosa para desvios de dinheiro público. Defesa dele disse que ainda está estudando o caso.

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/03/21/forca-tarefa-da-lava-jato-faz-operacao-para-prender-michel-temer-e-moreira-franco.ghtml 

Ainda que hajam indícios de autoria e da existência do crime, a lei é clara: a prisão preventiva (que foi declara no caso, uma das poucas previstas antes de condenação) só existe se satisfazer um ou mais dos seguintes requisitos: garantia da ordem publica; garantia da ordem econômica; conveniência da investigação criminal; assegurar a aplicação da lei.

A lei preceitua também que toda decisão judicial deve ser fundamentada. No caso, o juiz entendeu que o requisito seria a garantia da ordem pública, mas hora nenhuma traz argumentos sólidos que sustentam isso.

Os juízes se tornaram verdadeiros justiceiros. Isso vai custar caro para o país ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temer não é mais o Temer. Temer agora é uma ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
2 horas atrás, Dinheiro Tardelli disse:

Os juízes se tornaram verdadeiros justiceiros. Isso vai custar caro para o país ainda...

Tem tempo que eles estão assim já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse crescimento gradual do Judiciário se deve em grande parte pela inércia do Executivo e do Legislativo (especialmente deste último) , principalmente nas sua atividades fiscalizatória e punitiva. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Dinheiro Tardelli disse:

Ainda que hajam indícios de autoria e da existência do crime, a lei é clara: a prisão preventiva (que foi declara no caso, uma das poucas previstas antes de condenação) só existe se satisfazer um ou mais dos seguintes requisitos: garantia da ordem publica; garantia da ordem econômica; conveniência da investigação criminal; assegurar a aplicação da lei.

A lei preceitua também que toda decisão judicial deve ser fundamentada. No caso, o juiz entendeu que o requisito seria a garantia da ordem pública, mas hora nenhuma traz argumentos sólidos que sustentam isso.

Os juízes se tornaram verdadeiros justiceiros. Isso vai custar caro para o país ainda...

E qual foi o embasamento do legislativo ao bloquear em 2017 e 2018 as investigações ao Temer? Faz tempos que o judiciário está tomando esse tipo de atitude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dan_Cunha disse:

Mas esse crescimento gradual do Judiciário se deve em grande parte pela inércia do Executivo e do Legislativo (especialmente deste último) , principalmente nas sua atividades fiscalizatória e punitiva. 

Ainda que nosso legislativo seja horrível, não pode em hipótese nenhuma o judiciário legislar. Nem quando é "para o bem" (casamento homoafetivo, por exemplo - sou totalmente contra essa decisão).

Se o legislativo é ruim, temos que dar um jeito de melhorar a qualidade de nossa representação. O que não dá é querer corrigir uma distorção criando uma outra ainda maior e pior.

48 minutos atrás, Mantrax disse:

E qual foi o embasamento do legislativo ao bloquear em 2017 e 2018 as investigações ao Temer? Faz tempos que o judiciário está tomando esse tipo de atitude.

Em nenhum momento as investigações foram barradas, a decisão era de se a denúncia deveria ser processada naquele momento (o que teria como efeito colateral o afastamento do Temer da presidência) ou ser adiada para quando ele deixasse o cargo. Em nenhum momento o mérito da denúncia foi analisado, e sim o momento que a mesma se daria; os deputados não disseram "o Temer não deve ser investigado" ou "o Temer é inocente", e sim "isso deverá ser resolvido em 1o de janeiro de 2019". Foi uma decisão puramente política e nos termos da Constituição (ainda que, ao meu ver, uma escolha de qualidade muito ruim - e os deputados deveriam ter sido cobrados por isso, o que infelizmente nao ocorreu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Dinheiro Tardelli disse:

Ainda que nosso legislativo seja horrível, não pode em hipótese nenhuma o judiciário legislar. Nem quando é "para o bem" (casamento homoafetivo, por exemplo - sou totalmente contra essa decisão).

Depende da sua interpretação. Tanto nisso quanto no aborto, se olhar pela ótica de um direito constitucional sendo violado, faz todo o sentido o Judiciário intervir.

 

 

O que me deixou na dúvida no caso do Temer foi isso:

Citar

Delação que levou Temer à prisão foi rejeitada pela Lava Jato em Curitiba

As informações de que o ex-presidente Michel Temer recebeu R$ 1,1 milhão de propina da Engevix, e foram usadas para prendê-lo nesta quinta (21), faziam parte de uma tentativa de acordo de delação dos executivos da empreiteira feita em 2016. Quem não aceitou as informações foi a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. José Antunes Sobrinho, um dos sócios da Engevix, contou nessa proposta que teve de pagar o suborno de R$ 1,1 milhão para ficar com o contrato que a Argeplan havia ganho para fazer parte das obras da usina nuclear Angra 3. A Argeplan pertence a um antigo amigo de Temer, o coronel reformado João Baptista Lima Filho.

Com a recusa de Curitiba, o acordo de delação foi fechado em 2018 com a Polícia Federal e homologado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.

O sócio da Engevix diz que fez o repasse da propina à Argeplan por meio de uma subsidiária da Engevix, uma empresa chamada Alúmi, que tinha um contrato de prestação de serviços de mídia com o aeroporto de Brasília. A Alúmi diz ter feito um contrato de R$ 1 milhão com outra empresa do amigo de Temer, a PDA Projeto, por serviços que nunca foram executados. A defesa do coronel Lima diz que ele prestou os serviços pelos quais a Alúmi pagou R$ 1 milhão.

A força-tarefa da Lava Jato nunca explicou por que rejeitou a proposta de delação da Engevix. (Mario Cesar Carvalho)

https://aovivo.folha.uol.com.br/poder/2019/03/21/5673-aovivo.shtml#post388545

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi a prisão preventiva mais frágil de todas. Por mais crápula que o Michel Temer seja, é evidente que, nesse caso, está em jogo a legitimidade do combate à corrupção (não só a Lava Jato) e o Bretas foi, no mínimo, irresponsável em decidir por essa prisão.

O importante agora é saber qual o motivo real de ser expedida essa decisão, já que o arcabouçou judicial é falho. Hipóteses, @Dinheiro Tardelli?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temer tinha que estar preso há muito tempo, acho que todos concordam com isso. Porém, a prisão dele agora, da forma como foi, me parece só cortina de fumaça, uma resposta para a mídia/povo de que a lava jato não está morta. Mas posso estar enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Ariel' disse:

Foi a prisão preventiva mais frágil de todas. Por mais crápula que o Michel Temer seja, é evidente que, nesse caso, está em jogo a legitimidade do combate à corrupção (não só a Lava Jato) e o Bretas foi, no mínimo, irresponsável em decidir por essa prisão.

O importante agora é saber qual o motivo real de ser expedida essa decisão, já que o arcabouçou judicial é falho. Hipóteses, @Dinheiro Tardelli?

Vi gente falando em ação coordenada do Bretas com o "bolsonarismo" pra desgastar o supremo quando (ou "se"?) um habeas corpus for dado, mas pra mim é simplesmente o juiz querendo aparecer. O Bretas quer ser o novo Moro, quer ser popstar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vampirão rejeitou banho de sol e está escrevendo um livro.

The Vampire Diaries versão Brasil.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Dinheiro Tardelli disse:

Vi gente falando em ação coordenada do Bretas com o "bolsonarismo" pra desgastar o supremo quando (ou "se"?) um habeas corpus for dado, mas pra mim é simplesmente o juiz querendo aparecer. O Bretas quer ser o novo Moro, quer ser popstar.

O que ouvi agora no Podcast NBW foi justamente isso: demonstração de poder ao STF e desgastar o Supremo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...