Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brazylijska magia


Danut

Posts Recomendados

4 horas atrás, Danut disse:

É tu que tá curtindo os posts lá do meio do save então? 😛 Eu tava curioso de saber quem é que tava encarando a tarefa de ler uma história que já tá na página 32. Que bom que tá curtindo a leitura, fico feliz de saber. Por curiosidade, tá em que parte agora?

HAHAHA acredito que seja eu sim, jurava que dava pra ver. Estou na página 18, Carlos Antônio acabou de ser eleito melhor do mundo. Foi a maior surpresa pra mim até agora, mas o garoto só falta fazer chover.

 

4 horas atrás, Danut disse:

Obrigado pelo elogio. Sobre o desafio com o Hajduk Split, a única coisa que eu te diria pra pesar bem antes de embarcar numa dessas é o quanto tu aguenta jogar campeonato estadual o ano inteiro. Porque isso foi algo que eu senti bastante nesse save, não demorou pra liga polonesa se tornar totalmente irrelevante. E aí a temporada se tornam os jogos da UCL só.

Eu tinha mais ou menos essa ideia. Assisti uma série no youtube no FM16, na qual o cara assume um time de Gibraltar e tenta ganhar a UCL. Era bizarro a facilidade com que ele jogava a liga loca, que por sinal é bem mais fácil que a polonesa ou croata. Porém, é legal que você tenha dito isso, mas eu queria algo mais "tranquilo" mesmo, já estou sofrendo demais no YC kkkkk. Vamos ver o que vai acontecer mais pra frente.

Valeu, Danut!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutes ago, ElPerroMG said:

HAHAHA acredito que seja eu sim, jurava que dava pra ver.

Só quem é VIP consegue. Pra quem não é VIP só aparece a notificação de que alguém curtiu um post. E clicando na notificação dá pra ver qual é o post. Mas fica nisso (dá nem pra ver quantas curtidas o post tem no total, que no sistema que o fórum usava mais antigamente dava - agora é só a informação da notificação mesmo). Aí eu vi que alguém tava lendo a história pelas notificações seguidas, mas não sabia quem era. Primeiro pensei que logo a pessoa ia se manifestar aqui, mas como a manifestação não vinha quase fui no Boteco perguntar, rs.

 

2 minutes ago, ElPerroMG said:

Estou na página 18, Carlos Antônio acabou de ser eleito melhor do mundo. Foi a maior surpresa pra mim até agora, mas o garoto só falta fazer chover.

Cara, esse prêmio de melhor do mundo pro Carlos Antônio me surpreendeu demais também. É o que eu escrevi ali no post: eu tinha um sonho distante de ter um brasileiro melhor do mundo jogando pelo Pogon. Mas não esperava atingir isso com uma contratação que veio tão cedo no save. Achava mais provável em algum momento mais pra frente contratar um brasileiro já badalado e tal.

Enfim, foi um momento bem legal do save.

 

2 minutes ago, ElPerroMG said:

Eu tinha mais ou menos essa ideia. Assisti uma série no youtube no FM16, na qual o cara assume um time de Gibraltar e tenta ganhar a UCL. Era bizarro a facilidade com que ele jogava a liga loca, que por sinal é bem mais fácil que a polonesa ou croata. Porém, é legal que você tenha dito isso, mas eu queria algo mais "tranquilo" mesmo, já estou sofrendo demais no YC kkkkk. Vamos ver o que vai acontecer mais pra frente.

Valeu, Danut!!

É, Gibraltar não tem nem comparação o nível. Mas a liga polonesa também é bem fraca. Cheguei a ganhar (vários) jogos no save usando os reservas do sub-19 por alguma questão de calendário. É bizarro mesmo.

Em todo caso, se sair o save com certeza estarei acompanhando 😄

No mais, sinta-se à vontade pra postar aqui com mais frequência se quiser. Não precisa né - já me admira que tu esteja tendo saco de ler tudo, não precisa ter saco pra comentar. Mas se quiser, não se acanhe por estar lá atrás no save. Só as tuas curtidas já me fizeram reler e reviver vários momentos do save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De doer o coração se desfazer do menino belga. Mas é o desafio. Espero que não cruze com os vendidos e sofra com a (infalível) lei do ex. Grupo é bem mequetrefe, mas tem o Bayern pra te dar trabalho. Acredito que passe em primeiro, com o devido aperto. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Danut disse:

Achava mais provável em algum momento mais pra frente contratar um brasileiro já badalado e tal.

Também tinha essa ligeira impressão, mas no FM18 eu cheguei ter um jogador eleito como melhor do mundo estando no Cruzeiro hahah. No seu caso eu pensei que viria logo após um título de UCL, mas ele foi top goleador da Europa e foi merecido, realmente.

21 horas atrás, Danut disse:

Mas se quiser, não se acanhe por estar lá atrás no save. Só as tuas curtidas já me fizeram reler e reviver vários momentos do save.

Pode deixar que irei comentar quando algo chamar atenção. Eu consegui reviver o meu save, quando fiz a retrospectiva 20 anos. Imagino você com mais de 1 anos jogando, deve ser legal demais hahah.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito triste ter que mandar embora os jogadores que não se encaixam nas diretrizes do save, mas regras são regras. As reposições claramente não são a altura e talvez tenha mais dificuldade nessa temporada. Mas só talvez tb, pq eu pensei isso antes e vc chegou nas finais da UCL hahahah

Seu grupo na Champions inclusive é bem mamatinha. Pode ter dificuldades contra o Bayern, mas pelo menos segundo lugar é obrigação ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 11/5/2020 at 4:16 PM, jeanslay said:

De doer o coração se desfazer do menino belga. Mas é o desafio. Espero que não cruze com os vendidos e sofra com a (infalível) lei do ex. Grupo é bem mequetrefe, mas tem o Bayern pra te dar trabalho. Acredito que passe em primeiro, com o devido aperto. Boa sorte!

Então, o rapaz belga ali tem um potencial absurdo. Acho que pode ser um dos melhores atletas do save. Mas eu que escolhi seguir esse caminho, né. Não vou reclamar.

Sobre cruzar com os vendidos, o Robin Charlet foi pro Swansea e dificilmente voltaremos a encontrá-lo (enquanto tiver nesse clube). Mas os outros dois foram pra equipes que costumam jogar a UCL. Especialmente o Hamit Faber no United, é muito provável que a gente encontre de novo uma hora dessas.

A disputa do grupo é mesmo com o Bayern. Espero que esteja certo, ficar em primeiro seria importante.

 

On 11/7/2020 at 1:01 PM, marciof89 said:

Muito triste ter que mandar embora os jogadores que não se encaixam nas diretrizes do save, mas regras são regras. As reposições claramente não são a altura e talvez tenha mais dificuldade nessa temporada. Mas só talvez tb, pq eu pensei isso antes e vc chegou nas finais da UCL hahahah

Seu grupo na Champions inclusive é bem mamatinha. Pode ter dificuldades contra o Bayern, mas pelo menos segundo lugar é obrigação ali.

Na hora de confirmar a saída do cara dá um aperto mesmo. Mas né, foram as regras que eu mesmo escolhi. E, no fundo, é o melhor pro save: a ideia toda é justamente ser forçado a procurar outras soluções, que não o caminho mais fácil.

Quem chegou ao clube agora veio pensando no futuro mesmo. É difícil conseguir reposições no curto prazo, já que tem toda a limitação de estrangeiros. Os poloneses são ruins, os brasileiros com nacionalidade europeia já jogam em algum gigante europeu, e os poucos ainda em equipes brasileiras além do salário alto trariam problemas ao elenco porque só viriam com status de jogador chave, mas sem ter condições de jogar na liga na maior parte dos casos. Fora a inscrição pra UCL que também é complicada. Por exemplo, um dos garotos contratados agora já veio falar comigo porque ficou de fora da lista - consegui acalmá-lo, mas só porque ele é novo ainda e não tem muita reputação. Jogador consolidado não aceitaria isso nunca. Por tudo isso, o trabalho acaba sendo mais de médio prazo mesmo, contratando hoje o titular de amanhã. O titular de hoje vai ter que ser quem já estava no clube - e aí é claro que tem uma queda de qualidade em relação a quem saiu.

Chegar na final de novo não seria nada mau. Mas eu também acho que terei mais dificuldade esse ano. Não de passar no grupo, que realmente é fácil (fora o Bayern), mas a partir das oitavas já complica - ainda mais se ficar atrás do Bayern.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3faonYwA8401hkMw2XtNJDuIWRx00X6X9eO

S20 E02 - Preocupando o torcedor

Olá pessoal. Na última atualização falamos sobre as mudanças do elenco do Pogon, que agora é composto inteiramente por atletas brasileiros, poloneses ou da base do clube. Hoje vamos falar sobre os jogos do primeiro semestre da 20ª temporada do save.

 

Ekstraklasa

ACtC-3fFbqEUBdHaLXTS4FfAU6IQLaygnZJmBAVW

Em um semestre em que quase não pudemos contar com Luiz Alberto em nosso ataque (voltou de lesão grave no joelho no final de outubro), apresentamos mais dificuldades em marcar gols do que o normal. Em cinco partidas do semestre não marcamos mais do que um gol - o que não acontecia desde 2026. Por outro lado a defesa esteve muito bem postada - com exceção do jogo inicial da temporada - e com isso estamos ainda invictos.

 

Champions League

Iniciamos a disputa continental já com uma partida decisiva: contra o Bayern, em casa. Fizemos um bom jogo e chegamos até a metade da segunda etapa controlando a partida e vencendo por um gol. Só que aí meu jogo crashou. Na segunda vez, o Bayern saiu na frente no começo da segunda etapa. Buscamos o empate um pouco depois. Quando ia tentar a virada, perdi um zagueiro por lesão. Sem mais substituições, tive que improvisar meio time (lateral direito virou zagueiro, ponta virou lateral, meia ofensivo central virou ponta). E, claro, jogar com um a menos. Apesar de tudo isso ainda criamos mais chances do que o time alemão, mas foram eles que marcaram o segundo, aos 89 minutos. No desespero ainda levamos o terceiro.

ACtC-3e0YAsaQj9bxDyuTWcIwGcX4ziyKwuEEypS

Nessa hora o jogo não crasha.

Na segunda rodada do grupo fizemos uma partida fraca contra o Celta de Vigo. Acabamos vencendo graças a meu goleiro - que pegou até pênalti - e a um chute do meio da rua de Karol Zezula, mas a atuação deixou muito a desejar.

ACtC-3eWwN1TcIUJbBaLM061Gj6o9X5fXhvUeMj0

Mesmo insatisfeito com o que apresentamos até aqui, optei por enviar um mistão para fechar o turno contra o Rangers. Até tivemos alguma dificuldade no início, mas depois que a porteira abriu vencemos com tranquilidade - 5 a 1, com destaque para o hattrick do jovem ponta Édson. Édson também balançou as redes no confronto seguinte, na Escócia, mas a história da partida foi bem diferente: um jogo fraco do começo ao fim, em que não conseguimos sair do empate.

ACtC-3c0t8mIO8SbsyWDI6XMly41qRtGDBXUOP8P

A surpresa é que Celta e Bayern também empataram, então a situação do grupo continuou exatamente igual.

Na penúltima partida do grupo, a decisão de primeiro lugar contra o Bayern. Precisava vencer a equipe da casa por dois gols de vantagem para não depender de um milagre do Rangers na última rodada. Saímos na frente com Mário César, mas os alemães retomaram o controle da partida e viraram. Rocha Ferreira empatou faltando quinze minutos pra acabar. Aí partimos pro tudo ou nada - e ficamos com nada.

ACtC-3eXIJRIqcY0R8wnuTScKTkiThP4-QxVd4mo

Fechamos o grupo com outro jogo abaixo do esperado diante do Celta de Vigo. Apesar da vitória por 4 a 2, deixamos a equipe espanhola ficar por duas vezes na frente no placar, além de deixar o time espanhol criar um número muito alto de oportunidades para uma equipe que chegou tão pouco ao ataque.

ACtC-3eUO6CLIPjZgwtLnhMGynHTchkJSAyz5KUb

Fechamos o grupo na segunda colocação, bem distantes do Bayern. É bem verdade que tivemos azar no jogo que abriu o grupo - uma vitória ali talvez mudasse bastante a história. Mas nas demais partidas ficamos bem abaixo do nível esperado, e o torcedor certamente estará preocupado com o que vem pela frente. Sofrer com Rangers e Celta de Vigo é inaceitável para uma equipe do nosso tamanho, mesmo quando jogando com reservas.

ACtC-3c-PKORAi-p3j_pYVUDbVd_NsCy-44Kgqjl

Um aspecto curioso de se notar é que nosso maior problema foi a defesa. Enquanto na Ekstraklasa foi o ataque que não correspondeu ao esperado - e nossa defesa esteve sólida -, aqui levamos onze gols em apenas seis partidas. Quase dois por jogo, e mais do que o Celta de Vigo. Já o ataque foi o melhor do grupo, contrastando bastante com o que se viu na liga.

Na próxima fase enfrentaremos o Leverkusen. Atual campeão da Bundesliga, o time alemão é um adversário de respeito no save. Mas é um dos melhores adversários que poderiam ser sorteados nessa fase, considerando que terminamos o grupo em segundo. A classificação certamente é possível. Só será preciso jogar mais do que fizemos até aqui.

 

Notícias gerais

  • Maciej Durda foi eleito jogador do ano da Ekstraklasa. O ponta também foi o único atleta do Pogon a entrar para a equipe mundial do ano. Thiago Mineiro (Pogon II) foi eleito jogador estrangeiro do ano.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Preocupando o torcedor (atualizado em 12/11)

No campeonato polonês, ao julgar pelos resultados(mesmo com o ataque não estando tão bem na competição), o time parece que não teve muitas dificuldades na competição. Na Champions, o time não foi tão bem mas conseguiu o principal que é a classificação, talvez o lado "bom" da defesa ter mostrado esses problemas na fase de grupo é que da para "corrigir" o problema para a fase eliminatória, e também, torce que o ataque continue correspondendo na competição e que a equipe consiga evoluir agora na fase de mata-mata.
A vantagem de pegar um time forte logo nas oitavas, é que vencendo, o time deve eliminar um dos favoritos para o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É. Acabou a paz. Se remou mal contra o Bayern, vai enfrentar o atual campeão da liga deles. Perigoso, mas é aquela né: Pra ser campeão tem que bater em cachorro grande. Acho que vai dar. Boa Sorte. Vai precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Inconcebível a não demissão do Temporão após aquela final, Até para preservar o rapaz.😡

Vc tem toda razão naquela lista nacional, e por não poder escolher/marcar o seu time base. Mas a parada da preconvocação deu mole, afinal e assim mesmo na vida real.

O Mársio tá te agourando aí. Confio no vice!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor treinador da História do Pogon, sem dúvidas nenhumas. Tantos são os troféus mas a cereja no topo do bolo é a Champions em 2034. Na seleção, mais dificuldades, o que era de esperar e o Euro 2036 foi para esquecer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase parei de ler quando vendeu o Carlos Antônio, como pode fazer isso com um mito? HAHAHA

Sacanagem. Sabemos que saídas marcam a vida de ídolos e ninguém é eterno, mas que fase viveu o Carlos Antônio, maior ídolo do Pogon.

Não vou fazer um comentário extenso, se não vou ficar aqui até amanhã dizendo sobre 20 temporadas. No entanto, fiquei muito feliz em ver que seguiu a risca o objetivo do save e hoje o time tem muito mais jogadores brasileiros do que tudo e até na seleção polonesa tem os que se naturalizaram no caminho.

Não sei se passei batido nisso durante a leitura, mas:

1) Quanto em tempo em média o jogador Br leva pra pegar a cidadania Polonesa quando ele não tem?
2) Tu foca a pesquisa nos de dupla cidadania?
3) Que posição a liga polonesa está no ranking continental? 

Por fim, pretende levar o save até onde, depois de ter conquistado tudo?

Como já disse outrora, espetacular a história e certamente entra para o meu top de histórias lidas. Parabéns, Danut!!

Ps: Que história de amor com os times de Manchester, em?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • AllMight changed the title to Brazylijska magia - Preocupando o torcedor (atualizado em 12/11) - Mover para o Recanto em 12/01
On 11/12/2020 at 6:10 PM, IgorRod1991 said:

No campeonato polonês, ao julgar pelos resultados(mesmo com o ataque não estando tão bem na competição), o time parece que não teve muitas dificuldades na competição. Na Champions, o time não foi tão bem mas conseguiu o principal que é a classificação, talvez o lado "bom" da defesa ter mostrado esses problemas na fase de grupo é que da para "corrigir" o problema para a fase eliminatória, e também, torce que o ataque continue correspondendo na competição e que a equipe consiga evoluir agora na fase de mata-mata.
A vantagem de pegar um time forte logo nas oitavas, é que vencendo, o time deve eliminar um dos favoritos para o título.

Campeonato Polonês é só pra distração, não vamos perder nunca, rs.

Então, sobre os problemas da defesa na UCL, o problema é que eu não sei muito bem o que fazer pra corrigir. Levei umas sete temporadas pra melhorar a defesa anteriormente. Se agora não tá dando certo de novo, nem ideia do que fazer pra arrumar. Acho que meu plano vai ser rezar pro ataque fazer mais gols mesmo.

Sobre enfrentar favoritos, eu prefiro que os outros favoritos se eliminem entre si mesmo, rs. Mas paciência, o sorteio já foi.

 

On 11/13/2020 at 10:37 AM, jeanslay said:

É. Acabou a paz. Se remou mal contra o Bayern, vai enfrentar o atual campeão da liga deles. Perigoso, mas é aquela né: Pra ser campeão tem que bater em cachorro grande. Acho que vai dar. Boa Sorte. Vai precisar.

Confesso que ainda tenho mais medo do Bayern do que do Leverkusen, mesmo com o histórico do save. Isso que me dá um pouco de esperanças pro próximo confronto. Mas pelo que mostramos até aqui não vejo o Pogon batendo em cachorro grande não. Preferia bater num chihuahua 😛

 

On 12/6/2020 at 3:48 PM, marciof89 said:

Rapaz, to com a pequena impressão que o Pogon vai sair ainda nas oitavas.

Pelo que mostramos até aqui, é o mais provável mesmo. Mas espero que não. Seria bem decepcionante.

 

On 12/18/2020 at 6:35 PM, Andreh68 said:

Inconcebível a não demissão do Temporão após aquela final, Até para preservar o rapaz.😡

Vc tem toda razão naquela lista nacional, e por não poder escolher/marcar o seu time base. Mas a parada da preconvocação deu mole, afinal e assim mesmo na vida real.

O Mársio tá te agourando aí. Confio no vice!

O Gabriel Temporão é um dos atletas de confiança do treinador. Falhou feio demais na final da UCL, mas demissão já é demais. Talvez uns dias treinando até mais tarde como punição.

Eu acho o sistema da lista nacional horrível. Seria bem mais simples se o jogo deixasse a gente marcar ali quem é que faz parte do time quando tá todo mundo disponível. Até dá pra fazer isso com o sistema de anotações no perfil dos jogadores, mas é uma puta mão daí. Se desse pra fazer melhor ajudaria muito.

Quanto às pré-convocações, a última vez que eu dei bola pra futebol de seleções foi no auge dos meus 13 aninhos, na Copa de 2006 (até hoje tenho pesadelos com aquele gol da Itália em cima da Alemanha no fim da prorrogação da semifinal). Não tinha a menor ideia de como funcionava isso na vida real também.

Mársio foi foda. O cara já fica puto com o acento no nome, imagina com o S, haha. Mas olha, se for pra ser vice eu prefiro cair nas oitavas. Menos dolorido. (mentira, melhor ser vice, porém ser vice é uma merda também)

 

On 12/20/2020 at 6:17 AM, Cadete213 said:

Melhor treinador da História do Pogon, sem dúvidas nenhumas. Tantos são os troféus mas a cereja no topo do bolo é a Champions em 2034. Na seleção, mais dificuldades, o que era de esperar e o Euro 2036 foi para esquecer. 

Oi Cadete, seja bem-vindo 🙂

As duas Champions são nosso orgulho. Mas quero chegar lá com uma equipe sem atletas de fora do Brasil/Polônia/base do clube. Isso ainda está faltando.

Sobre a seleção já não sei do que tu tá falando. Não lembro de jogar com seleção não... 😛

 

On 12/24/2020 at 7:13 PM, ElPerroMG said:

Quase parei de ler quando vendeu o Carlos Antônio, como pode fazer isso com um mito? HAHAHA

Sacanagem. Sabemos que saídas marcam a vida de ídolos e ninguém é eterno, mas que fase viveu o Carlos Antônio, maior ídolo do Pogon.

Não vou fazer um comentário extenso, se não vou ficar aqui até amanhã dizendo sobre 20 temporadas. No entanto, fiquei muito feliz em ver que seguiu a risca o objetivo do save e hoje o time tem muito mais jogadores brasileiros do que tudo e até na seleção polonesa tem os que se naturalizaram no caminho.

Não sei se passei batido nisso durante a leitura, mas:

1) Quanto em tempo em média o jogador Br leva pra pegar a cidadania Polonesa quando ele não tem?
2) Tu foca a pesquisa nos de dupla cidadania?
3) Que posição a liga polonesa está no ranking continental? 

Por fim, pretende levar o save até onde, depois de ter conquistado tudo?

Como já disse outrora, espetacular a história e certamente entra para o meu top de histórias lidas. Parabéns, Danut!!

Ps: Que história de amor com os times de Manchester, em?

Rapaz, eu fiquei muito dividido nessa do Carlos Antônio. Queria muito ver ele se aposentar no clube. Mas na realidade isso é muito difícil de acontecer em clube grande, né. Só se o cara se aposenta perto do auge ainda. Porque senão acaba ficando lá jogado no banco de reservas, entrando mais pelo status de lenda viva do que pelo que faz como jogador. Aí complica. Pensando por esse lado acho que a saída pro futebol chinês fez todo o sentido. É bom pro jogador, é bom pro clube, e por ser um futebol periférico não tem aquele gosto amargo de ver o ídolo com uma outra camisa relevante (tipo se ele fosse jogar num Manchester ou Bayern da vida, seria estranho).

De todo modo, Carlos Antônio é o maior ídolo do Pogon e provavelmente o maior ídolo de qualquer save que já joguei. É fantástico o que esse jogador fez por aqui.

Acho que consegui seguir bem a proposta do save sim. E foi legal ver a seleção polonesa se fortalecendo com os brasileiros naturalizados.

Eu falei sobre esses pontos durante o save, mas com 20 páginas é natural que tu não tenha pegado tudo 😛 Então vamos lá:

1 - São 3 anos no país para obter a cidadania. Isso é um dos fatores fundamentais a permitir que o save exista. Quando comecei a pensar nesse save ainda tava num FM antigo, e a Polônia não tinha qualquer limite pra estrangeiros. Só que isso mudou recentemente, passando a aceitar só dois estrangeiros na escalação. Aí eu quase desisti da ideia. O que salvou é que a nacionalização é em três anos.

O que complica um pouco é que precisam ser três anos seguidos. Isso significa que não posso emprestar jogadores brasileiros para equipes de fora da Polônia. E as equipes polonesas não pegam tanto jogadores meus, mesmo tentando oferecer com tudo pago pelo Pogon. Com isso, acabo me vendo obrigado a trazer só jogadores muito jovens, que aceitariam ficar uns 2 a 3 anos jogando no time B ou só na reserva, entrando quando abre uma vaguinha de estrangeiro no time principal. Se o cara já é mais estabelecido no meio fica bem difícil de trazer, porque dar a um jogador assim o tempo de jogo de titular significa bloquear metade do espaço pra estrangeiros na escalação já. Boa parte dos atletas inclusive eu contrato quando ainda tem 16 ou 17 anos, mesmo que ele só possa vir depois de completar 18. Porque se esperar até os 18 eles já começam a aparecer no time principal no Brasileirão e aí fica difícil convencer o cara a se mudar pra Polônia pra ser reserva.

No fim das contas isso criou uma dinâmica bem interessante pro save, com investimento pesado em jovens e no desenvolvimento de longo prazo para a equipe titular. Essa questão do longo prazo é algo que talvez não fique tão claro na narrativa aqui, mas é um dos pontos chave do save. Eu geralmente contrato o cara quando ele tem 16-17 anos, pensando que ele vai chegar no clube aos 18, passar uns dois anos no time B, começar a entrar no time A de vez em quando, para poder assumir a posição de verdade com 21-22 anos. Ou três a quatro anos depois de chegar no clube - e, muitas vezes, cinco ou seis anos depois de ter sido contratado. É um planejamento bem diferente de quando se decide mudar tudo de um ano pro outro e mandar meio time embora e trazer caras novas. Para ilustrar, veja a minha equipe titular dessa temporada:

  • Goleiro - Ezequias: formado na base do clube e depois recontratado aos 23 anos. Tá só a 3 anos na equipe porque tinha sido vendido e voltou, mas isso foi uma situação meio especial. Se contar de quando surgiu, seriam 10 temporadas.
  • LD - Cléber Rech: contratado aos 18 anos. Está na 9ª temporada por aqui.
  • DC - Badé: contratado aos 19 anos. Está na 14ª temporada por aqui.
  • DC - Eduardo Luís: contratado aos 18 anos (obs: não anotei quem eu já fechei o negócio antes, então alguns dos que chegam com 18 foram contratados antes já, só chegaram aos 18) e recontratado aos 25. Mesma situação do goleiro, acabou saindo e voltando quando mudei o foco do save. Se contar da primeira vez, são 10 temporadas desde que chegou ao clube.
  • LE - Gabriel Temporão: contratado aos 18 anos. 8 temporadas no clube.
  • MC - Marek Piatek: formado na base. 15 temporadas no clube. 
  • MC - Karol Zezula: formado na base. 13 temporadas no clube.
  • MOC - Carlos César: contratado aos 18 anos. 7 temporadas no clube.
  • MOD - Cadão: contratado aos 18 anos. 9 temporadas no clube.
  • MOE - Maciej Durda: contratado aos 25 anos (único polonês que contratamos, por isso também é o mais velho contratado). 3 temporadas no clube.
  • PL - Luiz Alberto: contratado aos 18 anos. 10 temporadas no clube.

Acho que isso dá bem a dimensão do que é o trabalho de longo prazo por aqui. Mesmo com uma ou outra mudança mais abrupta quando decidi mudar o foco do save e chutar de vez os estrangeiros do elenco - motivo pelo qual tive que recontratar dois atletas -, a maior parte tava por aqui já há muito tempo.

 

2 - Sempre dou uma olhada nos atletas com dupla nacionalidade. Inclusive foi assim que o GLORIOSO Bressan (ex-Grêmio) passou por aqui nos primórdios do save 😛 Mas entre os jogadores mais prontos já é bem difícil encontrar alguma opção. Atleta no auge da carreira com capacidade pra jogar no Pogon e dupla cidadania é coisa rara. Quem tem isso tá jogando em Bayern, Manchester United, PSG, e ganhando cinco vezes o que o Pogon poderia pagar. Na minha equipe hoje tem quatro atletas com dupla cidadania (excluindo os naturalizados poloneses, por óbvio). Desses, três chegaram ao clube como jovens e provavelmente teriam sido contratados de qualquer maneira - a cidadania é um bônus que permite usar o cara no time principal mais rapidamente, mas não foi fator determinante. Só um veio pro clube já formado, e foi contratado justamente por ter essa dupla cidadania: Fábio Luiz, reserva do meio de campo que chegou na temporada passada.

No passado já teve alguns outros, claro. Mas eles são exceção mesmo.

 

3 - A Ekstraklasa é a 6ª liga de maior reputação na Europa. Ser o melhor do resto é o máximo que conseguimos - nossa posição flutua entre 6º e 8º lugar na maior parte dos anos.

 

Meu objetivo de momento para o save é levar ele até a conquista continental com essa equipe sem atletas estrangeiros. Chegando lá eu penso se quero continuar, mas acho pouco provável. Não gosto muito de jogar depois de ter conquistado tudo. Nesse caso aqui ainda estou jogando justamente porque conquistar tudo com uma equipe sem estrangeiros é diferente de conquistar tudo com alguns atletas estrangeiros, então ainda não tem aquela sensação de "no máximo dá pra repetir o que já fiz". O desafio agora é bem maior - vide os resultados do time na atual UCL.

Obrigado pelo elogio 😄

E sim, os dois de Manchester são os clubes mais chatos do save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3faonYwA8401hkMw2XtNJDuIWRx00X6X9eO

S20 E03 - Melhor de três

Olá pessoal. Como já faz algum tempo desde a última atualização, vou fazer uma breve recapitulação dos últimos anos em Szczecin. Três temporadas atrás, o Pogon venceu seu primeiro título de UCL, em uma campanha avassaladora que se encerrou com uma goleada por 5 a 1 sobre o Manchester City. Depois do título, anunciei que o objetivo do save passaria a ser conquistar a Europa com uma equipe formada inteiramente por atletas brasileiros/poloneses/da base do clube - eles já eram parte importante do nosso grupo, mas até ali as deficiências eram corrigidas com atletas de outros países.

A reformulação do elenco se iniciou na temporada seguinte. Sentimos bastante a saída de alguns titulares e por muito pouco não ficamos na fase de grupos da Champions. Mas aí a equipe cresceu no mata-mata, incluindo uma virada incrível na semifinal (1x3 contra o Real em Madrid, 3x0 em Szczecin), e chegou a sua segunda final continental, dessa vez contra o Manchester United. Mesmo com um homem a menos desde a primeira etapa, conquistamos o bicampeonato com um suado 1 a 0.

Na temporada passada quase repetimos o script. Fase de grupos fraca, crescimento durante o mata-mata, semifinal épica (3x5 contra o Chelsea em Londres, 4x2 em Szczecin), e final contra o Manchester United. Só que dessa vez quem levou o título foram os ingleses - 4 a 2, sendo que nós abrimos 2 a 0 no placar.

Com isso, chegamos à atual temporada. A proposta de transformação do elenco acabou de ser completada, e já não temos mais qualquer atleta estrangeiro no elenco. Novamente, sentimos bastante a perda de alguns titulares, e com isso fizemos uma fase de grupos fraca - perdemos duas vezes do Bayern e chegamos até mesmo a empatar com o fraquíssimo Rangers. Nas oitavas, vamos enfrentar o Bayer Leverkusen, atual campeão alemão.

 

Elenco

ACtC-3c-FTYJZAwowp1iXAcfOlrFMv2S8AojEP76

Continuando nosso planejamento de longo prazo, fomos bater na porta do Grêmio para buscar dois jovens de futuro. Edgar Coppetti é um centroavante explosivo e de ótima finalização. Rodrigo é um zagueiro que se destaca pela capacidade de posicionamento e marcação. Os valores envolvidos nos negócios são altos para atletas tão jovens, mas tenho grandes expectativas sobre ambos. Por enquanto, porém, ainda devem ficar no time B. 

Do outro lado, Thiago Mineiro já aproveitou a caravana que foi a Porto Alegre negociar as contratações e acertou empréstimo ao Internacional. Os dois outros emprestados são atletas sem futuro no clube.

 

Ekstraklasa

ACtC-3cRaFyaKytzuHYLtMx4t75xgXbrR2JTPmLn

Nosso ataque funcionou um pouco melhor no segundo semestre - foram três jogos com apenas um gol marcado, contra cinco no primeiro semestre. Do outro lado, a defesa continuou bem - só levamos dois ou mais gols em dois jogos -, e com isso garantimos nosso terceiro título invicto. E já dando um leve spoiler da sequência, adianto que essa também foi a terceira vez que fechamos a temporada invictos em todas as competições locais - não perdemos qualquer jogo na liga, na copa ou na supercopa.

ACtC-3cuh12lEz-dvvLcbYHMWXPadDWDtpJydPzG

Com os quatro empates, ficamos abaixo de nossas melhores campanhas. Mas isso é detalhe.

Olhando para as demais equipes, chama a atenção que ninguém parecia querer a última vaga na Champions. Gornik Zabrze, Lechia Gdansk e Lech Poznan conseguiram conquistar apenas 4 pontos dos últimos 15 disputados, e com isso ficaram atrás de Stal Mielec e Wisla Krakow apesar de terem chegado na fase final em larga vantagem. E mesmo Mielec e Krakow ainda disputaram no detalhe quem ficaria de fora, com direito a um 0 a 0 entre as duas equipes na última rodada e vaga decidida nos critérios de desempate. A única explicação é que as equipes polonesas sabem que vão levar ferro na Champions, então no fundo todos querem disputar a Liga Europa.

 

Puchar Polski

ACtC-3faKLJis7Al8ib7p1h7kxi50zAyWi-ITgDy

Fizemos uma campanha tranquila até a final. A curiosidade fica por conta das quartas de final, quando voltamos a enfrentar o nosso próprio time B. E a história tem um detalhe ainda mais curioso: o jogo de volta do embate entre Pogon e Pogonzinho foi em data FIFA. Normalmente, isso significa que vamos a campo com uma equipe recheada de atletas do time B. O problema, é claro, é que os atletas do time B já estavam ocupados naquele dia - afinal, seriam nossos adversários. Restou enviar a campo um mistão formado por atletas do time principal que não foram convocados para suas seleções e atletas do time B que ficaram de fora até mesmo do banco de reservas daquela equipe. As opções eram tão escassas que me vi obrigado a escalar o quarto reserva do gol do time B como meio campista titular. E o rapaz fez o seu trabalho, terminando o jogo com nota 8,2.

Mesmo com tudo isso a eliminatória foi muito tranquila. Já havíamos vencido por 6 a 2 no primeiro jogo, e os rapazes do time titular que estavam disponíveis mostraram qualidade mais que suficiente pra enfiar outros seis gols no Pogonzinho. Mas fica a curiosidade da história. 

Na final, encontramos o Legia. Com a cabeça em outras competições, não fizemos um bom jogo e acabamos tendo que disputar prorrogação e pênaltis. Com nosso histórico terrível nas cobranças da marca da cal eu tinha certeza que iria perder o título - certeza que só aumentou depois que Jean Carlo perdeu a primeira cobrança. Ainda desperdiçamos outra com Karol Zezula, mas o Legia conseguiu ser pior e errar três das cinco cobranças.

ACtC-3ffyeEE7uka0ZM9_vBu0rU1ZU_Ny4a-9uyl

O Legia fez o mais difícil, igualando o desempenho com a bola rolando. Aí depois me consegue ser pior que o Pogon nos pênaltis. Não merece mais do que o vice-campeonato mesmo.

 

Champions League

Recebemos o Leverkusen com dois importantes desfalques: os dois meias centrais titulares estavam no departamento médico. Por outro lado, o jogo marcou o retorno de Luiz Alberto ao time titular - o atacante havia passado todo o primeiro semestre em lenta recuperação de uma grave lesão nos ligamentos do joelho. E Luiz Alberto voltou com tudo. Aos cinco minutos, em cruzamento da direita, o centroavante apareceu entre os zagueiros e abriu o placar. Aos 16, foi ele quem fez a jogada pelo mesmo lado direito e cruzou rasteiro para Carlos César ampliar. Aos 30, novamente Luiz Alberto deixa Carlos César só com o trabalho de empurrar. 3 a 0.

Depois das fracas atuações na fase de grupos, ninguém imaginava um Pogon tão avassalador. O Leverkusen estava perdido em campo. No começo da segunda etapa o time alemão ainda teve um expulso. Aproveitamos para marcar mais dois gols em rápida sequência. Com cinco gols de vantagem no placar diminuímos o ritmo. Aos 76, desperdiçamos a chance do sexto em cobrança de pênalti. No final acabamos dormindo um pouco e deixamos os alemães descontarem duas vezes - a segunda já no minuto final dos acréscimos. Achei que acabaria assim, mas a noite era mesmo do Pogon: foi dar a saída de bola que marcamos mais um.

ACtC-3ecnOvtDZ1O-Cfx1zgs9yv-9ky76L8vW5Bh

Nem quando fazemos seis gols o pênalti entra.

Com larga vantagem, enviei um mistão para o jogo de volta. Quando Carlos César abriu o placar aos 10 minutos, ainda aproveitei para testar algumas mudanças táticas - as oitavas da Champions viraram jogo-treino. O Leverkusen só conseguiu chegar ao gol na segunda etapa, empatando aos 64 e virando aos 73. Os alemães ainda marcaram o terceiro, aos 77. Mas foi só voltar a levar o jogo a sério que balançamos as redes novamente, acabando com qualquer esperança de um milagre alemão. No final, um movimentado empate em 3 a 3.

Nosso adversário nas quartas de final foi o Manchester City. Antigo algoz do Pogon, o City decaiu depois da goleada sofrida na final da Champions de 2034. Com duas eliminações precoces para os gigantes espanhóis nos últimos anos (nas quartas de final em 2035 e nas oitavas em 2036), os ingleses agora querem voltar a figurar entre os maiores do continente.

O primeiro jogo foi em Szczecin. Novamente não pudemos contar com Luiz Alberto, que se lesionou a serviço da seleção brasileira. Sem o artilheiro, foi preciso contar com forças inesperadas para abrir o placar - Carlos Eduardo, defensor do City, marcou contra com apenas dois minutos de jogo. Os ingleses não se abalaram e empataram já no lance seguinte, com Mamute. 1 a 1. Aos 11 minutos, Juan Congiu aproveitou novo erro da zaga inglesa, roubou a bola na linha de fundo e cruzou para Carlos César nos colocar em vantagem. No lance seguinte, quase ampliamos – Edson foi impedido pela trave. Aos 14, o gol veio: Carlos César lançou Felype Hebrt nas costas da zaga. 3 a 1.

O jogo continuou em alto ritmo. Nos dois ataques seguintes o City chegou muito perto de descontar – Ezequias fez milagre na primeira e o lateral Luis Gustavo salvou em cima da linha na segunda. Do outro lado, o Pogon foi mais eficiente: enfiada de Hebrt para Juan Congiu e chute cruzado. 4 a 1.

De repente, a partida parecia ter acalmado, e por dez minutos ninguém criou chances. Mas foi só uma calmaria momentânea. O 4 a 2 veio em gol contra de Luis Gustavo. No lance imediatamente seguinte voltamos a abrir três de vantagem. 5 a 2. Continuamos pressionando em busca do sexto gol, mas até o intervalo o placar não mudou mais.

Na segunda etapa o jogo tomou a forma esperada diante do placar: o City passou a controlar as ações, enquanto o Pogon explorava os contra-ataques. O problema é que os ingleses conseguiram marcar duas vezes, enquanto nossos contra-ataques pararam no goleiro ou na trave – foram quatro bolas na trave só na segunda etapa. 5 a 4.

Aí, quando o jogo já se encaminhava para o final, nossos contra-ataques finalmente encaixaram - primeiro com Édson, depois com Carlos César. 7 a 4. Mas não era o final ainda: Reynolds, o velocista inglês, recolheu um passe longo nas costas da nossa zaga e deu números finais à partida. 7 a 5.

ACtC-3dizvNvMwU8-f5u7KdRN0Nc-DbSRiTSjpPh

15 oportunidades flagrantes, 15 meias oportunidades, 7 bolas na trave. 12 gols. Esse jogo foi ridículo.

Para o jogo de volta eu estava um pouco preocupado com a situação de nosso ataque – Luiz Alberto continuava fora, e Felype Hebrt, reserva imediato, também se lesionou. Mas foi só começar a partida que o City resolveu facilitar as coisas: Mamute deu uma tesoura na intermediária aos 7 minutos e foi corretamente expulso. Com um a mais e a vantagem no placar, o Pogon não fez muito esforço na primeira etapa. Foi uma exibição bem pobre, mas que também não correu grandes riscos. Na volta do intervalo apertamos um pouco mais e conseguimos chegar ao primeiro gol. O City ainda empatou, mas ficou por isso.

Na semifinal, voltamos a encontrar o Bayern, que já havia nos derrotado duas vezes na competição. Em Szczecin, o jogo começou bastante nervoso, com leve predomínio dos bávaros.

Foi o time alemão quem balançou a rede primeiro, em escanteio, mas o gol foi anulado. Aos 30 minutos, um lance que nos complicou: Piatek, já amarelado, matou o contra-ataque alemão com um puxão na camiseta do adversário e foi corretamente expulso.Com um a mais, o Bayern tomou de vez o controle da partida, até achar o gol no começo da segunda etapa. Aí os alemães relaxaram e começamos a gostar do jogo. O empate veio em jogada de escanteio. Infelizmente, o gol acordou de novo o Bayern, que voltou a ficar à frente no placar pouco depois.

ACtC-3ewHbQ_QV-zmYQ-56FSyQ6MIkcNZYYotDaP

Os mais otimistas diriam que o 2 a 1 não foi tão ruim assim - afinal, jogamos 60 minutos com um homem a menos. Mas a derrota nos obrigava a vencer no estádio Franz Beckenbauer. Pior: precisaria marcar ao menos dois gols. E o retrospecto não é nada encorajador: em cinco confrontos na história (três deles esse ano), são cinco vitórias do Bayern. Mais do que isso: só uma vez sequer conseguimos marcar dois gols nos alemães, mesmo perdendo (4x1, 3x1, 3x1, 3x2 e 2x1). 

Na primeira etapa em solo alemão, pouca coisa aconteceu. Tivemos uma ou outra chance, assim como o Bayern, mas ninguém balançou as redes. A primeira grande chance veio aos 51 minutos, quando Luiz Alberto sofreu um pênalti. Karol Zezula bateu muito bem (uma raridade) e nos colocou no caminho do objetivo.

Oito minutos depois, um lance bizarro: o goleiro alemão recebeu a bola no canto da área e se atrapalhou todo. Luiz Alberto roubou e rolou para Carlos César marcar o segundo do Pogon.

f40eac5a0ccc93468486a835b2cbccf8.gif

Foi o lance que definiu o finalista da Champions League. Os alemães ainda tentaram, mas lhes faltou pontaria.

ACtC-3eJrcw1igBDIt1iVY1FFneEGZWBYDE40YMx

Perdemos cinco vezes seguidas para eles: quatro vezes em fase de grupos e uma na ida da semifinal. Só vencemos uma: a que importava de verdade.

Nosso adversário na final? É claro que não poderia ser outro que não o Manchester United. A equipe inglesa e o Pogon disputam palmo a palmo o posto de maior equipe do mundo no momento. Desde a temporada 2031/32, quando o Real Madrid bateu o Barcelona na final, o título continental ou é do United, ou é do Pogon. Em 32/33 foi o Manchester United que levou a taça, batendo o rival City. Em 33/34 foi a vez do Pogon derrotar o City. Em 34/35, Pogon e United se encontraram pela primeira vez - vantagem para os poloneses. Em 35/36, novo embate entre os dois, com título inglês. E agora teremos o grande tira-teima dessa disputa que atravessa os anos. A terceira final consecutiva. O jogo decisivo da melhor de três.

O resultado? Saberemos na próxima atualização...

 

Notícias gerais

  • Lorran quebrou o recorde de assistências da Puchar Polski (9, contra 7 de Sinan Kurt em 2025). Ney Fabiano quebrou o recorde de jogos sem sofrer gols (6, contra 5 de Sebastian Dahl em 2033).
  • Seis jogadores do Pogon participaram do Sul-Americano sub-20, no qual o Brasil foi campeão vencendo todos os jogos. São eles: Diogo Henrique, Edgar Coppetti, Walter Ribeiro, Alcides, Deco e Anderson Luiz. Anderson Luiz foi eleito o melhor atleta da competição. Alcides ficou em terceiro lugar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Melhor de três (atualizado em 28/12)

Como ja disse ainda bem que não sou bom como vcs! Titulos invictos back to back, 4º goleiro do time B arrebentando no meio campo...

E na semi da Champions o Bayern contrata o Muralha!

Agora é gelar a champagne e fechar o save com os objetivos atingidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Andreh68 said:

Como ja disse ainda bem que não sou bom como vcs! Titulos invictos back to back, 4º goleiro do time B arrebentando no meio campo...

E na semi da Champions o Bayern contrata o Muralha!

Agora é gelar a champagne e fechar o save com os objetivos atingidos.

Rapaz, levei 17 anos pra conquistar o título da Champions. Se isso é ser bom o que sobra pra quem não é? 😛

Quanto ao goleiro do time B no meio campo, isso foi curioso mesmo. Mas é que acabamos indo a campo com mais gente do time principal do que eu iria normalmente em um jogo de copa (porque não tinha ninguém mais, aí tive que escalar os caras importantes que estavam disponíveis). Daí a diferença de nível era tão grande que qualquer perna de pau lá no meio acabava indo bem também só no embalo. Se fosse eu ou tu ali no meio ia parecer que jogamos bem também 😄

Cara, esse gol que o Bayern levou no segundo jogo foi bem inexplicável. Acho que era o destino mexendo os pauzinhos pra garantir mais uma final Pogon x United, que é muito mais legal que uma final Bayern x United.

Calma que falta derrotar o United ainda. Nos superamos pra chegar até aqui, mas vencer os ingleses é outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em grande a nível interno e os 103 pontos foram excelentes. Na Taça, ainda deu para suar mas os nervos levaram a melhor nos jogadores do Légia...não aguentam saber que há um novo dominador na Polónia, o Pogon.

Na champions, campanha espetacular até ao momento. Recuperaste bem a eliminatória contra o Bayern e agora vem o Man Utd na final. Finais são para ganhar. Já agora, aquele jogo contra o City foi de loucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Cadete213 said:

Em grande a nível interno e os 103 pontos foram excelentes. Na Taça, ainda deu para suar mas os nervos levaram a melhor nos jogadores do Légia...não aguentam saber que há um novo dominador na Polónia, o Pogon.

Na champions, campanha espetacular até ao momento. Recuperaste bem a eliminatória contra o Bayern e agora vem o Man Utd na final. Finais são para ganhar. Já agora, aquele jogo contra o City foi de loucos.

Não sei o quanto tu acompanhou do que se passou já no tópico, mas o domínio interno é antigo já. 103 pontos nem é uma marca tão expressiva, está bem dentro da média dos últimos anos. Na copa também a tendência é vencer sempre (embora tenha falhado feio no ano passado). O Legia vez ou outra resiste um pouco, mas estamos bem acima deles.

Já na Champions a coisa aperta bem mais. Fiquei surpreso com a nossa campanha, ainda mais depois da fase de grupos. O jogo contra o City foi incrível. E nem é um ponto tão fora da curva no save, teve um monte de jogos com muitos gols. Nossa tática muito ofensiva resulta em jogos interessantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/12/2020 em 17:18, Danut disse:

Acho que isso dá bem a dimensão do que é o trabalho de longo prazo por aqui. Mesmo com uma ou outra mudança mais abrupta quando decidi mudar o foco do save e chutar de vez os estrangeiros do elenco - motivo pelo qual tive que recontratar dois atletas -, a maior parte tava por aqui já há muito tempo.

 

Essa situação do trabalho a longo prazo é sempre bem interessante, principalmente com a "facilidade" que se tem no FM pra contratar. O dedo sempre coça pra ir modificando o time, e ver que o trabalho assim a longo prazo rende frutos é bem legal. Muito parecido com o que o @Bruno Trink fez no 1FCK, só contratando jogadores abaixo de 18 e deixando 2 anos de "quarentena". Acabou que teve que fazer um projeto longo tb.

Outra coisa também que chama atenção são os jogadores da base. Eu ñ tinha me atentado a isso, realmente excelente.

Em 28/12/2020 em 17:18, Danut disse:

A Ekstraklasa é a 6ª liga de maior reputação na Europa.

Eu acho que nunca vi um país "intermediário" conseguir chegar até o topo do Ranking. Acredito que teria que ter 2,3 ou 4 times de ponta pra chegar bem nas competições europeias e aumentar o ranking.

 

22 horas atrás, Danut disse:

S20 E03 - Melhor de três

Como você já me disse uma vez, acaba que nacionalmente vira um campeonato estadual, se comparado ao Brasil. Passou o carro definitivamente, chegando a golear por 9x0 na Copa. O título foi merecido, até porque não tem outro time que bata de frente com Pogon heheh. 

Essa UCL foi de tirar o fôlego. Esse jogo contra o Bayern foi tão emocionante quanto o do Chelsea. E a goleada contra o City nem se fala, tu deve nem ter respirado hahah. 

Tira teima na final e partida mais importante, até pela sua nova regra de vencer a UCL só com jogadores "locais". Tomara que dê Man Utd, pra gente ver o Pogon aqui no fórum por mais uma temporada pelo menos. Sacanagem HAHAHA.

Boa sorte na final, Danut!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, ElPerroMG said:

Essa situação do trabalho a longo prazo é sempre bem interessante, principalmente com a "facilidade" que se tem no FM pra contratar. O dedo sempre coça pra ir modificando o time, e ver que o trabalho assim a longo prazo rende frutos é bem legal. Muito parecido com o que o @Bruno Trink fez no 1FCK, só contratando jogadores abaixo de 18 e deixando 2 anos de "quarentena". Acabou que teve que fazer um projeto longo tb.

Eu não acompanhei muito o save do Bruno, mas lembro que olhei um pouco no começo e ele tinha dito que ia focar na contratação de jovens só. As duas propostas tem suas semelhanças mesmo, ainda que eu não tenha estabelecido essa diretriz - na prática acabou sendo como se estabelecesse. E se por um lado aqui tem a dificuldade extra de contratar só de um país, de outro tem a vantagem que o polonesão é fácil demais e me permite dar tempo de jogo pra garotada (dentro do limite de dois estrangeiros em campo ao mesmo tempo).

É legal isso de ter um projeto longo. Por outro lado, mudanças táticas maiores são difíceis. Aqui tive sorte que encaixei logo uma tática e pouco mudei depois. Em outras situações pode ser mais complicado.

 

1 hour ago, ElPerroMG said:

Outra coisa também que chama atenção são os jogadores da base. Eu ñ tinha me atentado a isso, realmente excelente.

A base do Pogon é destaque já desde o começo do save. Alguns ótimos jogadores surgiram nela. Com o tempo ainda fiz o tradicional investimento para levar ela até o melhor nível possível, mas já de cara ela revela bons nomes. Diria que a diferença é que no começo ela está num nível capaz de revelar nomes de topo pro nível do futebol polonês, e hoje ela consegue revelar jogadores de topo pro nível do futebol europeu como um todo.

 

1 hour ago, ElPerroMG said:

Eu acho que nunca vi um país "intermediário" conseguir chegar até o topo do Ranking. Acredito que teria que ter 2,3 ou 4 times de ponta pra chegar bem nas competições europeias e aumentar o ranking.

Também nunca vi. Já vi várias tentativas de levar países menores a posições mais altas no ranking. Uns assumem vários clubes do país de forma sequencial, tentando fazer com que todos consigam ir melhor devido ao legado do técnico humano. Outros tentam vender jogadores barato para outros clubes do país, pra auxiliar eles a se desenvolverem. Mas nos dois casos as tentativas que vi acabam chegando em um platô e não sobem mais.

No meu caso nem me preocupei muito com isso. É legal ver a liga subir, geralmente acompanho por curiosidade os resultados das outras equipes polonesas na Europa, mas nunca me preocupei em tentar dar qualquer apoio a elas. Não era o objetivo do save. Aí o sexto lugar acho que é o máximo que conseguimos mesmo. Até achei que seria mais fácil, considerando que Portugal e Rússia (que vem logo atrás) são ligas não-jogáveis. Mas o sistema de coeficientes e distribuição de vagas da UEFA é pensado pra fazer parecer que é possível mudar tudo, mas na real não mudar nada.  E também os poloneses costumam fazer fiasco nos palcos internacionais. Embora o Legia tenha chegado até a semifinal da Europa League pela primeira vez esse ano, então quem sabe com mais umas duas ou três temporadas a gente veja outro time polonês campeão de algo...

 

1 hour ago, ElPerroMG said:

Como você já me disse uma vez, acaba que nacionalmente vira um campeonato estadual, se comparado ao Brasil. Passou o carro definitivamente, chegando a golear por 9x0 na Copa. O título foi merecido, até porque não tem outro time que bata de frente com Pogon heheh. 

Essa comparação dos campeonatos nacionais europeus com os estaduais brasileiros quem eu vi mencionar primeiro foi o @ggpofm. E de certo modo acaba sendo mesmo.

 

1 hour ago, ElPerroMG said:

Essa UCL foi de tirar o fôlego. Esse jogo contra o Bayern foi tão emocionante quanto o do Chelsea. E a goleada contra o City nem se fala, tu deve nem ter respirado hahah. 

Eu não achei que fosse passar do Bayern. Mesmo. Era talvez o jogo mais perdido do save. Perdemos três vezes pros caras nessa temporada. Ia ganhar na segunda partida da semifinal, no estádio deles? E aí o time foi lá e ganhou. Com ajuda do goleirão, mas ganhou. Foi sensacional. Só espero que não termine que nem a história com o Chelsea, onde fizemos uma semifinal espetacular pra acabar perdendo a final igual.

O jogo com o City foi fantástico. Pior que depois de dois anos jogando esse save, do pouco que já joguei de FM fora dele eu posso dizer que preciso me reacostumar com placares mais normais. Vejo um jogo terminar 2 a 1 e penso "caralho, não aconteceu nada na partida, tem algo errado...", haha.

 

1 hour ago, ElPerroMG said:

Tira teima na final e partida mais importante, até pela sua nova regra de vencer a UCL só com jogadores "locais". Tomara que dê Man Utd, pra gente ver o Pogon aqui no fórum por mais uma temporada pelo menos. Sacanagem HAHAHA.

Boa sorte na final, Danut!!

Essa partida tem um ar de "ou vai ou racha". Se depois dessa campanha foda eu perder de novo pro United vai ser muito desanimador. Mas né, se acontecer o jeito é juntar os cacos e tentar de novo. Esse save já veio longe demais pra desistir agora.

No mais, enquanto eu tava lendo teu comentário já tava indo com o mouse pro botão de "curtir", mas aí cheguei nessa frase aí da torcida pra final. Com todo o respeito, vá à merda 😛

Valeu 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você falou que queria abrasileirar ainda mais o time não imaginava que chegaria ao nível de escalar goleiro na linha por falta de opções hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, Nei não cai (38D) said:

Quando você falou que queria abrasileirar ainda mais o time não imaginava que chegaria ao nível de escalar goleiro na linha por falta de opções hahaha

Mas o goleiro na linha não tem muito a ver com abrasileirar o time. No máximo tem a ver com o calendário polonês ser uma bagunça igual ao brasileiro, rs. Com jogo em data FIFA é complicado. E aí geralmente a solução é o time B, mas dessa vez eles eram o nosso adversário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3faonYwA8401hkMw2XtNJDuIWRx00X6X9eO

S20 E04 - Final

Olá pessoal. Na última atualização falamos sobre a campanha do Pogon na Champions League 2036/37. Com uma campanha de superação, a equipe conquistou novamente a vaga na final - nossa quarta final de Champions em sequência -, onde enfrentaremos o Manchester United. Hoje é dia de ver como foi o jogo mais importante do ano.

 

Champions League

O grande jogo foi disputado no Millenium Stadium, no País de Gales. De nosso lado, equipe quase completa, mas com dois desfalques muito importantes: Carlos César, meia ofensivo autor de 6 gols e 5 assistências na competição, e Juan Congiu, ponta direito autor de 4 gols e 3 assistências. Ambos lesionados. Para seus lugares, entraram Rocha Ferreira (2 gols na UCL) e Cadão (2 assistências). Uma perda significativa de qualidade.

A primeira etapa correu ao estilo tradicional dos jogos com o Manchester United: absolutamente ninguém criou coisa alguma. A única chance da primeira etapa foi um escanteio que sobrou nos pés de Zezula, mas o goleiro inglês defendeu.

Na segunda etapa, o Pogon começou a dominar um pouco mais o campo de ataque. Aos 59 minutos, Cadão experimentou do meio da rua. O chute nem foi tão bom assim, mas Pardo-Roques só espalmou para o lado. Justamente para onde estava Gabriel Temporão, que recolheu e cruzou para o próprio Cadão, entrando em corrida desabalada nas costas da defesa. 1 a 0.

1aa6c3ab17e1677f480c7fc2da143f2d.gif

Falha clara do lateral esquerdo Six, que acompanha só a bola e corre pra marca do pênalti em vez de marcar Cadão.

O empate inglês não demorou. Nem dois minutos depois de abrirmos o placar, Federico de Zan recebeu um lançamento da sua própria defesa nas costas da minha zaga, partiu pra cima de Ezequias e tocou com toda a categoria do mundo por cobertura.

8d216f1aa05b670b590d41ee388315a1.gif

O problema de se jogar com a defesa quase na linha de meio campo ilustrado em um gif.

O United ainda teve uma chance de ouro de virar o placar, mas Ezequias fez milagre. E aí, aos 87 minutos, um escanteio afastado pela defesa inglesa é bem recolhido por Piatek, que encontra Zezula, que rola pra Cadão. O ponta domina a bola limpando a marcação e chuta cruzado, sem chances para o goleiro. 2 a 1.

34d060037feda9519f8a347e0a2b3ffe.gif

Detalhe: temos dois jogadores em posição de impedimento no lance. Badé, no poste mais distante da câmera, faz bem o movimento pra sair da jogada. Mas Eduardo Luís está literalmente na frente do goleiro na hora do chute. Impedimento claro que o juizão deixou passar.

Precisando desesperadamente do empate o United ainda tentou, mas pressionar pelo gol não é o forte do destrutivo time inglês. Sem maiores sustos, o jogo se encaminhou até o final. O Pogon é campeão da Champions League pela terceira vez na sua história. Na melhor de três contra o United, a vitória é polonesa.

ACtC-3f_c_gYbQ-ikuw0BZ2EUV2EblJlcGw-Tqbq

Das coisas que ficam pra história: Cadão só entrou em campo porque Juan Congiu estava lesionado. E fez os dois gols que deram o título ao Pogon.

Nas premiações da competição, destaque para Diego Wendel e Gabriel Temporão, que foram escolhidos para integrar a seleção do campeonato. Aliás, as escolhas para a seleção do campeonato são bastante curiosas: enquanto o Pogon aparece com dois atletas, o Manchester United tem cinco. Até parece que eles foram campeões... O mais curioso é que Édson foi eleito o melhor meio campista da competição, mas aparentemente isso não é suficiente para figurar no melhor onze.

 

Próximos passos

Quando iniciei o save, meu objetivo era conquistar a Champions League com uma equipe que tivesse bastante influência brasileira - tanto através de jogadores do país quanto no próprio estilo de jogo. O primeiro título veio na 17ª temporada do save, depois de muitos anos de sofrimento no mata-mata. A partir daí, estabeleci um novo objetivo: voltar a ganhar a Champions, mas dessa vez com uma equipe formada exclusivamente por atletas brasileiros, poloneses e/ou surgidos na nossa própria base. Com o título desse ano, completei também esse objetivo. Vale destacar que acabamos atingindo ele já no primeiro ano em que seria possível, já que nas duas temporadas anteriores ainda tinha atletas no grupo fora dessas condições.

Em relação ao objetivo de estabelecer uma filosofia de jogo ofensiva, considero que também fomos muito bem sucedidos. Quem acompanhou o save até aqui sabe que ele foi recheado de jogos épicos com muitos gols de ambos os lados. Nas quatro edições de Champions League em que chegamos até a final marcamos 111 gols, uma média de 2,8 por jogo (excluí os jogos da fase de grupos contra equipes de ligas não-jogáveis para não inflar a estatística). E o mais interessante é que o alto número de gols marcados não se dá porque o Pogon é uma super equipe muito melhor que os adversários e atropela todo mundo, e sim por uma escolha de estilo de jogo - para o bem e para o mal. No mesmo período, levamos 79 gols - quase 2 por jogo.

Só nesses quatro anos, tivemos jogos com mais de cinco gols contra Monaco (3 a 5), Hertha (6 a 3 e 7 a 1), City (5 a 1 e 7 a 5), Juventus (3 a 4), Madrid (5 a 5), Chelsea (3 a 5 e 4 a 2), United (2 a 4), Celta Vigo (4 a 2) e Leverkusen (6 a 2 e 3 a 3). O Pogon é a referência mundial de futebol jogado para a frente - chega até a ser curioso que a outra grande equipe do save seja o Manchester United de Mourinho e Simeone, uma equipe de estilo diametralmente oposto ao nosso.

Por tudo isso, considero que os objetivos do save foram todos cumpridos. Na parte tática, mantive o mesmo esquema desde o primeiro título continental. Nessas circunstâncias, não vejo muito sentido em continuar. Jogar outro ano seria apenas repetir o que fiz até aqui. Na sequência, quero ainda fazer um ou dois posts de encerramento, falando sobre os atletas do elenco atual e sobre as estatísticas do save. Mas em termos de jogo, Cristiano Brasília se despede por aqui. Com exatos 1.100 jogos no comando do Pogon, nosso treinador vai agora curtir a aposentadoria.

ACtC-3eIT38ZmZ6CR7MHcixG1cA_yciCNLw--Y44

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Brazylijska magia - Final (atualizado em 31/12)

Fantástico. Que bela sensação de vencer a Champions com um golo aos 87mn. Cumpriste o objetivo e faz sentido a reforma. Sais do clube como a maior lenda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Brazylijska magia
  • div locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Lohan
      Por Lohan
      São quase 51 estadios de clubes das Series A,B, C e D do brasileirão, assim como as faixas das torcidas     
      A posição do sol é de acordo com a vida real nas partidas que ocorrem durante a tarde, para causar um maior impacto e imersão nas partidas 3D
      OBS: por limitaçoes dos estadios 3D (sabemos que não existe um editor) tive que fazer na mão grande da melhor maneira que pude, nao tem como fazer detalhes, alguns ficaram bem parecidos, outros mais ou menos, porem ainda assim, creio que bem melhores do que comparados aos estadios genericos que vem no jogo, mas tem um detalhe, os estadios de maior capacidade para que ficassem o mais parecido possivel,   ❌ tive que diminuir a capacidade deles, senão pelas limitaçoes do 3D, eles nao iriam ficar parecidos.
      ✔️ Porem com o uso do FMRTE vc pode deixar os estadios com a capacidade real sem modificar o 3D, e com o uso do FMRTE vc pode tb deixar os estadios mais parecidos ainda, como por exemplo colocando 0 na parte da arquibanca da fonte nova, vai fazer ter aquela abertuda igual na vida real, assim como Sao Januario que nao tem a parte esquerda, e varios outros estadios, por esse motivo vai um template grafico incluso na instalaçao pra quem quiser fazer essas melhorias, fica a seu criterio, e é bastante facil de fazer                                                                                                                                                                                                                                                                          
      DOWNLOAD:  V.4    https://www.4shared.com/file/IUioZD6Fei/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Versão sem instalador: https://www.4shared.com/rar/NAKktw5Nca/Estadios_Brasileiros_3D_v4__FM.html?
      Instalação: Após baixar o arquivo ¨Estadios 3D e Faixas de torcidas FManager Brasil¨ dê um duplo clique que vai ser instalado automaticamente no diretorio do FM18. se pedir para subscrever arquivos aceite..... Depois vá em preferencias do FM, e na aba interface, clique para ¨recarregar skin quando confirmar¨ e ¨desmarcar skin em cache¨
       
      ARENA FONTE NOVA

      BRINCO DE OURO

      MORUMBI

      BARRADÃO

       

       
       
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
    • Bruno Miguel Colombo Silva
      Por Bruno Miguel Colombo Silva
      Boa noite
      Não sei se já existe algum tópico que fale exatamente sobre isso, mas analisando e estudando vendo alguns vídeos ainda do fm 18 no canal do YouTube, em um vídeo vi ele falando que tal função de meia não combina com outra função de meia atuando juntos ou até mesmo estando ele como meia atacante.
      Gostaria de saber quais funções “casam” melhor e quais não dão certo.
      Muito obrigado desde já.
×
×
  • Criar Novo...