Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

10 coisas que só quem joga FM irá entender


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

aWielwB.jpg

O Football Manager é um jogo que nos traz momentos de alegria e fúria. Em breve, a edição 2019 chegará e a mudança de marcha já começa a acontecer na comunidade. Por isso, reunimos 10 coisas que só quem joga FM irá entender. Assim, celebramos os momentos que passamos jogando esse grande jogo e nos preparamos para receber a nova versão.

1) Você desenvolve um grande conhecimento sobre os jogadores das mais desconhecidas ligas e nações do planeta

A rede de observação do jogo é fantástica e capaz de descobrir grandes talentos antes que a maioria das pessoas ouçam falar deles. Dessa forma, quem joga FM tem um conhecimento verdadeiro de algumas das ligas e jogadores mais desconhecidos que existem.

Há alguns anos atrás, Robert Lewandowski era um desconhecido, que jogava na 3ª divisão polonesa. Mas ele era uma excelente contratação para times da 2ª ou 3ª divisão inglesa. Vejam até onde ele já chegou.

Além disso, quem joga FM conhece grandes joias como Anthony Martial e Youri Tielemans primeiro. Enquanto a maioria das pessoas desconhece e questiona valores envolvidos, os mais ávidos já o reconheciam antes mesmo de chegarem aos grandes palcos.

E isso ocorre, porque a pesquisa do FM acerta muito mais do que erra.

2) Você reconhece as capacidades do FM de desafiar as leis do tempo e da física

O tempo médio de um jogador em qualquer versão do jogo gira entre 250 e 300 horas de jogo. O que significa que a cada ano, o FM simula quase 30 mil anos de futebol. É muito tempo.

3) Você começa a simpatizar e criar carinho por clubes que nunca imaginaria

Existem diversos casos de torcedores de diversas partes do mundo que se apaixonam por clubes que nunca ouviram falar antes. Ás vezes você começou um desafio e caiu num clube diferente e chegou até lá. Talvez uma carreira tomou uma curva diferente da planejada.

Eu, por exemplo, passei a acompanhar o Werder Bremen, o Queen´s Park e o Alessandria por causa do FM. Não sou um torcedor fanático, mas sempre estou checando informações sobre esses clubes.

E existem diversas histórias como essas espalhadas por aí. E tenho certeza que você também tem a sua. E sinta-se à vontade para comentar sobre isso aqui. Com certeza haverá diversas pessoas com uma história parecida.

Como podemos passar anos de jogo em um clube, isso gera um afinidade que só quem joga entende.

4) Você sempre sentirá orgulho das pechinchas que rendem milhões para o clube em algum tempo

Toda e qualquer versão do FM tem aqueles jogadores que todo mundo contrata barato e vende caro. Alguns são mais famosos que outros, e sempre tem quem contrate esses jogadores em todo save que faça.

Comprar um jogador por uma pechincha e depois vendê-lo por um caminhão de dinheiro faz parte da vida de todo treinador no FM. E é impossível não sentir uma pontinha de orgulho quando isso ocorre. Mesmo que seja aquela contratação manjada.

5) Você sempre acredita que é capaz de fazer um trabalho melhor do que o treinador do seu clube

Segundo, Miles Jacobson, uma vez mais de 50% dos candidatos para uma vaga de treinador no Wolves da Inglaterra, eram de jogadores de FM. E anedotas como essa existem até mesmo internamente dentro do jogo.

Inclusive, alguns clubes usam isso para se aproximar de seus torcedores. O dono do Middlesbrough respondeu a um desses currículos de torcedores/treinadores de FM. Ele disse na sua resposta que o clube e a diretoria estavam lisonjeados com a candidatura dele, mas não podiam contratá-lo.

A justificativa foi que os grandes clubes do mundo ficariam enfurecidos com a contratação, e que o patamar de um treinador que já ganhou diversos títulos europeus era em um lugar maior que o Boro.

E é esse tipo de história e comportamento que reforçar que somos realmente capaz de acreditar que somos melhores treinadores que a maioria daqueles da vida real. Principalmente o que está comandando nosso time do coração.

6) Você nunca sabe quando parar

O jogo anda custando entre 100 e 120 reais, após a decisão de não venderem mais o jogo aqui. Se levarmos em conta o preço de outras coisas e o tempo que normalmente é gasto com o jogo, acaba sendo um bom investimento.

O jogo pode acaba te envolvendo e entretendo, que você pode acabar querendo não parar nem para comer, nem para tomar banho e até abandonar sua vida social naqueles momentos de vício.

Isso ocorre, pois sempre queremos jogar mais um jogo, ou não queremos parar um sequência vitoriosa no meio. Por isso, muitas vezes, não sabemos qual a melhorar hora para ir fazer outras coisas e deixar o FM de lado um pouquinho.

7) Você pode acabar tendo o desejo de vestir-se apropriadamente para uma decisão (ou até mesmo já ter feito isso)

Quem nunca pensou em se vestir (ou se vestiu) de acordo para aquela grande final da Libertadores ou da Champions League? Existem diversas histórias como essa na comunidade britânica e já vi em algumas comunidades do Facebook por aí.

Se você já fez isso ou pensa em fazer, não se reprima. Não é muito diferente de fazer cosplay ou sair fantasiado por aí no Carnaval. O importante é se divertir.

8 - Amigos que não gostam de futebol ou de FM nunca vão te entender

Como você pode gostar de algo que você não controla o jogador? Qual a graça de ficar sentado jogando isso? Essas e tantas outras perguntas já podem ter sido feitas a vocês por amigos que não gostam de futebol ou de FM.

É um fato que sempre irão existir aqueles que não entendem as razões pela qual o FM te viciaram. E também existirão aqueles que serão contagiados pelo seu vício e um dia podem estar apreciando as mesmas coisas que você no jogo.

9) Voce já conhecia Lionel Messi antes que todo mundo

Isso acaba sendo um reforço do vimos no primeiro tópico, mas é um caso muito grandioso para esquecer. Conhecemos o jogador do FM desde uns dois ou três anos dele estourar e depois vir a tornar quem é.

Inclusive, existe uma história engraçada a respeito dessa relação entre jogadores de FM e esse tipo de conhecimento. O filho de um treinador do Rangers, da Escócia, era um grande fã de FM. Ele sugeriu ao seu pai que contrata-se o pequeno argentino de 16 anos, até então um desconhecido. O treinador, Alex McLeish, riu e deu um tapinha nos ombros do seu filho. Nem precisamos dizer quem riu por último.

10) Você sempre celebrará e xingará o dia que descobriu o jogo

O FM é um jogo único, em que dependendo do save, podemos viver diversos momentos de amor e ódio em um pequeno espaço de tempo. Inclusive, existe um documentário que diz como o FM arruinou a vida de algumas pessoas.

E essa é uma relação que você sempre entenderá, pois pode não ter passado por situações similares, mas alguns cenários absurdos já podem ter ocorrido na sua vida por causa do vício.

Conteúdo original criado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Inspirado e baseado em: https://www.telegraph.co.uk/men/the-filter/ten-incontrovertible-truths-anyone-who-has-played-football-manag/
Banner: @_Matheus_

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Você sempre celebrará e xingará o dia que descobriu o jogo

?

Mas falando sério, nem sei se lembro como descobri o jogo de fato. Lembro que conheci o Elifoot 98 por amigos na escola, me passaram os disquetes e tal, mas não tenho certeza de como descobri o CM01/02. Talvez tenha sido buscando updates pro Elifoot, isso eu lembro que foi uma das primeiras utilidades que encontrei pra internet discada...

/nostalgia

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito tempo nos Brasfoots/Elifoots da vida, encontrei o famoso CM 03/04. Era a época em que o Arsenal era grande dominava a Inglaterra, comecei por ele antes de partir para as equipes menores. A partir daquele dia eu nunca mais fui o mesmo hahaha. 

Com relação ao investimento é a mais pura verdade: eu compro o FM a cada 2 anos e pelo tempo que gasto no jogo, os 100~120 reais acabam valendo muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora aqueles que compram camisa do clube que está controlando, eu mesmo tenho camisa do Blackburn, Nacional-URU, Heerenveen só por causa de saves com estes clubes!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Você desenvolve um grande conhecimento sobre os jogadores das mais desconhecidas ligas e nações do planeta
Tomáš Mičola, ídolo eterno do Banik Ostrava.

3) Você começa a simpatizar e criar carinho por clubes que nunca imaginaria
Ainda compro a camisa oficial do Banik Ostrava, bicampeão europeu na minha mão - depois de ser quadrivice consecutivo.

4) Você sempre sentirá orgulho das pechinchas que rendem milhões para o clube em algum tempo
Por mais insólito que pareça, David Luiz veio de graça e foi tricampeão tcheco e bicampeão da Champions como capitão do Banik Ostrava.

5) Você sempre acredita que é capaz de fazer um trabalho melhor do que o treinador do seu clube
Com todo o respeito a Enderson Moreira, consigo mesmo ?

6) Você nunca sabe quando parar
Babar no teclado é um ótimo despertador.

7) Você pode acabar tendo o desejo de vestir-se apropriadamente para uma decisão (ou até mesmo já ter feito isso)
Já fiz isso, treinando o Fluminense de Feira de Santana, numa decisão de Mundial contra o Barcelona.

8) Amigos que não gostam de futebol ou de FM nunca vão te entender
Quem liga?

9) Você já conhecia Lionel Messi antes que todo mundo
Honestamente, não. Mas, claro, apenas porque nunca fui de jogar liga espanhola.

10) Você sempre celebrará e xingará o dia que descobriu o jogo
Xingar? Eu sou da geração CM 99/00, contratei o Adrian Mihalcea e o Tsigalko pra jogar no Bahia. Só tenho motivos pra celebrar - e muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) As vezes eu conheço mais da base do meu time por causa do jogo que acompanhando IRL. E é legal reconhecer alguns jogadores que nao tinham reputação grande na realidade e que voce viu eles ja no jogo.

3) É por isso que eu queria q tivesse como virar presidente no jogo, mas como nao tem tenho q apelar pro editor in-game quando quero ir levantando um time.

5) Ainda mais quando houve casos que o curriculo no FM foi levado a sério para cargos

6) Acho que é o melhor custo-beneficio que fiz na vida

? Quem não gosta de gerenciamento de pessoas ou tática  nunca irá entender e ja passei por isso. Muitos não gostam de serem o co-piloto.

10) Meu primeiro jogo com participaçao da SIGAMES seria o CM 03/04, mas ja jogava outros managers como Bras/Elifoot, FIFA Manager e Ultimate Soccer Manager. Desde então, joguei todos os FMs além de ter acompanhado a sobrevida do CM nos PCs até o CM 10 (jogo com coisas que o FM deveria copiar também ja que se inspirou no FIFAM pro 2018, como o treino em 3D e as jogadas ensaiadas passo a passo, além de alguns aspectos do  3D como sistema de colisão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3) Meu amado, idolatrado e já falido Castel Rigone ? Amor eterno, chega versões nova, mas o Castel Rigone sempre aparece!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/09/2018 at 17:35, Henrique M. disse:

5) Você sempre acredita que é capaz de fazer um trabalho melhor do que o treinador do seu clube

Até deixei de torcer para o clube de coração. Tamanha a desorganização e amadorismo do clube, mesmo sendo de primeira divisão. Por isso, hoje eu tenho certeza que sou melhor que o treinador do clube, in casu, um ex-zagueiro gaúcho conhecido por considerar Paulão um baita jogador. E que bonito é 1x0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
    • flalutaina
      Por flalutaina
      Há um tempo atrás criei um banco de dados no editor do fm2018, carreguei e funciona normalmente. Só que agora eu quis inserir mais jogadores, fiz a inserção,  só que nao aparece  no jogo, inclusive em um novo save. O que pode estar faltando? Obrigado aí!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Como sabem, iremos oferecer um FM 2021 para o líder do nosso ranking de atividades, com a primeira atividade já encerrada há algum tempo, chegou a hora de começarmos a criar o ranking.
      Ranking atual
      @LucasGuitar - 20 pontos; @Lucas Matías - 18 pontos; @Lanko - 16 pontos; @Henrique M. - 13 pontos; @joga - 12 pontos; @gm360, @Neynaocai, @Gundogan, @Ricardo Bernardo, @Roman, e @Valismaalane - 10 pontos @Andreh68 - 9 pontos; @fabiotricolor, @ggpofm, @dralzito, @bstrelow, @EduFernandes e @PedroLuis - 8 pontos @DiegoCosta7 - 7 pontos @marciof89, @div e @André Honorato - 6 pontos @passarin33, @CristianTh9, @AllMight, @Vini-Ministro da Educação, @SilveiraGOD., @Mings, @Bruno Trink, @TicianoB, @JGDuarte, @Stay Heavy, @Messias Götze e @Ariel' - 5 pontos @Goias270187, @Vannces,  @Tsuru, @CCSantos, @Darknite, @Lowko é Powko, @Buzzuh e @ZMB - 4 pontos @Serginho10, @Danut, @Queiroz14, @Bigode., @Ighor S., @-Lucas e @felipevalle - 3 pontos @maninhoc12, @pedrodelmar1, @skp e @David Reis - 2 pontos @munozgnm, @LuisSilveira, @Mandalorian, @joseroberto389, @Leho., @Bruno NoWaK e @luancampos89 - 1 ponto Atividades participantes (em andamento)
      Jogos Vorazes; Bolão NBA; Atividades participantes (concluídas)
      Copa FManager; Copa Quarentena; Fantasy da Premier League; O Jogo dos Tronos; O melhor onde for; Ranking de participação - Profissão Manager 2020; Bolão FManager; Fantasy da Champions League;
×
×
  • Criar Novo...