Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Histórias de um treinador na estrada


Lanko

Posts Recomendados

RETROSPECTO

s9KhyGF.png

<<<Anterior                                                         <<<Índice>>>                                                            Próxima>>>

 

Antes de partir pra próxima fase, decidi fazer um retrospecto da passagem pela Mondinense antes de conhecer um pouco mais do novo clube, o Benfica.

Primeiramente, eu não conhecia absolutamente NADA sobre o futebol português. Conhecia de nome os três grandes apenas. Não sabia o nome dos estádios. Não fazia sequer ideia que Porto e Benfica já até ganharam a Champions. Quem eram os times medianos e pequenos. 

Carreguei a liga portuguesa simplesmente pela ideia do save: alguém incomodado com as mazelas brasileiras e que simplesmente por falar o mesmo idioma poderia tentar treinar alguém por lá - que foi exatamente onde iniciei a carreira.

Depois de seis temporadas, passei a ter uma ideia bem melhor do cenário, dos torneios e etc. Passei até a relatar com mais desenvoltura os eventos do save. 

Com a Mondinense, desenvolvi o óbvio afeto pelo clube, que chegou até a tirar seu site do ar ao cair pra quarta divisão esse ano. De fato, tanto que antes de aceitar a proposta do Benfica, deixei um save separado, como uma linha de tempo alternativa na qual eu continuaria no clube.

O histórico da minha passagem:

 

gSpAQO6.png

 

1fo82Uk.png

 

Foram 6 anos no clube. 267 partidas, 149 vitórias, 47 empates e 71 derrotas, um aproveitamento de 55%. 6 títulos. Ganhei o título de melhor treinador do ano em 2024 ( e em 2021 na segundona). Não lembro se ganhei na terceira divisão.

Os stats que ganhei ao longo do período:

HoIWNrf.png

 

c0GGN54.png

Os seis troféus da Mondinense. Todos conquistados por mim.

 

rPfpaJX.png

Virei um ícone do clube (triste por não ser uma lenda apesar de tudo que fiz). Mathaus também atingiu esse status. O mais impressionante no quadro de favoritos é a presença do Vlad, que foi artilheiro na terceira divisão e depois praticamente sumiu do time, mas nunca da memória do torcedor.

Quando assumi o clube, o Mondinense tinha 26 mil euros em caixa. Uma folha salarial com limite de 7,6k por mês. Seis anos depois:

emrFmCi.png  TrFIzPd.png

16 milhões em caixa, uma folha salarial de quase 600k por mês, 6,5 milhões pra transferências. Até o scouting virou internacional (só permitia jogadores em Portugal). 

Não lembro qual era o valor do clube, mas devia ser uma mixaria. Hoje tem um valor estimado de 41 milhões. 

E ainda construímos um estádio novo. O estádio municipal, com capacidade pra 1.000 pessoas, deu lugar ao Mondinense Stadium, com 15.500 de capacidade (ampliável pra 35.000). 

  • 6 anos de clube
  • 6 títulos, incluindo duas promoções, tríplice coroa na primeira divisão no ano de centenário e disputa de torneio continental. Muito mais do que vários clubes mais tradicionais.
  • Construção de um novo estádio com 5x mais capacidade do que a vila do time tem de população
  • Finanças: de 26k de orçamento pra quase 20 milhões. 7,6k de folha salarial pra 600k
  • Valor do clube pulou pra 41 milhões (era uma mixaria antes).

Resumindo: acredito que minha missão está cumprida, e foi muito bem cumprida. Com um último olhar a sede do clube que iniciou minha carreira, deixamos a vila de Mondim de Basto para seguir à capital Lisboa...

 

Resultado de imagem para benfica sede do clube

A minha apresentação foi cheia de pompa. Treinador revelação (modéstia a parte), que se conseguiu tudo isso com a Mondinense, imagina com o Benfica. Por outro lado, é claro, a dúvida: O Benfica é outra história. Sem a falta de pressão por resultados de um clube pequeno, será que dá mesmo pra repetir pelo menos uma dose da ótima temporada anterior? Ainda mais com o Benfica engasgado de nos últimos seis anos, só ter ganho a NOS uma vez, enquanto o Porto deitou e rolou? Conquistou uma ou outra Taça de Portugal ou da Liga.

A pergunta é válida, mas por enquanto só há ótimas expectativas. Enquanto fui apresentado à história do clube, o que mais me chamou a atenção foi, claro, o estádio: O Estádio da Luz é simplesmente fabuloso! Com mais de 65.000 lugares e um design super moderno, é com certeza uma das maravilhas do futebol!

estadioluz_dentro_16outubro_new.jpg?h=74

1920px-LuzLissabon.jpg

aguilas-benfica.jpg

16492101_R1RhJ.jpeg

 

estadio-da-luz-lisboa.jpg?fit=600,450&ss

 

Mal posso esperar pra jogar nesse estádio! E algum dia, visitá-lo pessoalmente.

O clube chegou a ter em 2015 a incrível marca de quase 250.000 sócios no clube, chegando a ser o clube com maior número de sócios do mundo, número só superado mais tarde pelo Bayern de Munique que conseguiu chegar a 270.000. 

É o 26o clube mais rico do mundo, e 38o em termos de valor de marca. 

O mascote do Benfica é uma águia (águia de cabeça branca), que sobrevooa o Estádio da Luz antes do jogo e pousa sobre o escudo do clube, completando-o como nas ilustrações.

Resultado de imagem para benfica águia

Resultado de imagem para benfica águia

Como grande craque, tem ninguém menos do que Eusébio, o Pantera Negra, que levou Portugal até o terceiro lugar na Copa de 66, melhor posição dos lusos até hoje.

Imagem relacionada

 

O número de torcedores, especialmente em todas as regiões de Portugal (quase 47% do país torce ou é simpatizante do clube) chega a afetar até a economia de Portugal:

Quote

Várias personalidades portuguesas já comentaram sobre a relação entre a conquista do campeonato nacional pelo SL Benfica e a subida do PIB. Algumas das personalidades são inclusive pessoas com bons conhecimentos de economia. António Mexia, CEO da EDP, em 2013, chegou a comentar que achava bem o SL Benfica ser campeão, pois ele era da opinião que isso teria um efeito positivo no PIB. Estas declarações foram proferidas em entrevista à Antena 1 e Diário Económico.

Analisando os últimos 20 anos, sempre que o SL Benfica foi campeão o PIB cresceu. Aliás, em três dos quatro títulos nacionais conquistados nesse período (1994, 2010 e 2014), o crescimento da economia foi sempre superior ao registado no ano anterior. Neste período a única excepção é 2005, pois em 2004 disputou-se o Euro 2004 em Portugal. Apesar do clube ter quebrado um jejum de 11 anos sem campeonatos, a economia cresceu apenas 0,8%, quando em 2004 havia expandido 1,6%.

Em relação à última década, o ano em que a economia mais cresceu foi em 2010, expandindo 1,9%, precisamente um ano em que o SL Benfica foi campeão. Em 2014 o campeonato conquistado tem também um significado simbólico, já que depois de três anos de troika, em que o FC Porto foi tricampeão e em que a economia esteve sempre em recessão (-1,3% em 2011, -3,2% em 2012 e -1,4% em 2013), 2014 marca o regresso do crescimento em 1.2%.

 

Outros fatos importantes são os clássicos, o Dérbi de Lisboa (Benfica x Sporting) e o O Clássico (Benfica x Porto). Esse último também mal posso esperar, devido a rivalidade com Sérgio Conceição, técnico do Porto.

O clube ganhou 2 UEFA Champions League, na década de 60, sendo um dos pouquíssimos clubes a ter tal façanha (apenas 22 clubes). É o maior campeão português (36), da Taça de Portugal (26) e da Taça da Liga (7). Chegou a duas finais de Liga Europa, mas não conseguiu o título.

E logo logo vamos jogar com eles, com a esperança de aumentar esses números ainda mais.

 

<<<Anterior                                                         <<<Índice>>>                                                            Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma troca interessante ao assumir um dos clubes mais tradicionais de Portugal, com ótima estrutura, endinheirado e com capacidade para seduzir grandes jogadores para a liga. Nesse patamar, UCL é obrigação máxima, e menos que terceiro lugar na liga é zebra máxima. Acostume-se com as cornetas caso as coisas não saiam como o esperado.

O voo da águia é um espetáculo a parte, acho sensacional.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elenco do Benficão tá aceitável/bom pro padrão do clube? Uma fase aparentemente ruim, pelo que conta de estar atrás do Porto. Ainda que seja bem mais fácil de os superar que no clube anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente deixou um rastro vitorioso pra trás ao deixar o Mondinense, além de um ótimo legado. O Benfica representa um desafio diferente, maiores expectativas porém maior possibilidade de voos maiores. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Movimento um tanto natural, tendo em vista o que conquistou pela Mondinense. Foram seis anos espetaculares à frente do clube, dentro e fora de campo, fechados com chave de ouro nessa temporada.

A vitória na Liga NOS foi um dos pontos altos da sua passagem (e o mais dramático!). A Liga Europa foi outra campanha espetacular, quase que leva o time às quartas. São coisas que agora ficam para trás, mas devem ser lembradas com carinho.

Agora a realidade é outra: mais dinheiro, melhores estruturas e muita cobrança. Quero ver como se sairá nesse cenário.

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2024/2025

bkiAZE7.png

<<<Anterior                                           <<<Índice>>>                                                    Próxima>>>

 

Clube novo, banner novo! Não manjo patavinas de artes (trauma - minha pior matéria disparada nos tempos escolares) e fiquei dois dias pra terminar ele, e só deu certo por causa do extensivo tutorial dos moderadores haha (e mesmo assim penei bastante haha). Eu pensei em utilizar o mesmo modelo do Mondinense com as listras, mas resolvi enfrentar o desafio de criar um apesar das minhas imensas limitações artísticas. Espero que esteja aceitável! A frase do clube a direita vai ser explicada durante o post (uma bela duma coincidência de eventos).

Outra mudança é que em vez de postar um semestre inteiro, agora vou dividir os posts num "4-3-3" (Agosto-Novembro, Dezembro-Fevereiro e Março-Maio) pois achei que os últimos posts, mesmo com tanta coisa acontecendo, me pareceram longos demais.

 

On 9/20/2018 at 10:32 PM, marciof89 said:

Fez uma troca interessante ao assumir um dos clubes mais tradicionais de Portugal, com ótima estrutura, endinheirado e com capacidade para seduzir grandes jogadores para a liga. Nesse patamar, UCL é obrigação máxima, e menos que terceiro lugar na liga é zebra máxima. Acostume-se com as cornetas caso as coisas não saiam como o esperado.

O voo da águia é um espetáculo a parte, acho sensacional.

Boa sorte!

Até terceiro lugar não vai ser muito bem recebido e até me surpreendi com as expectativas da diretoria. E esse voo da águia é mesmo sensacional.

On 9/21/2018 at 6:53 PM, osorio_fla10 said:

Elenco do Benficão tá aceitável/bom pro padrão do clube? Uma fase aparentemente ruim, pelo que conta de estar atrás do Porto. Ainda que seja bem mais fácil de os superar que no clube anterior.

Sim e não. Adiantando do relato, o meio-campo só tem craque, mas o time só tem UM zagueiro e UM atacante de ofício. Mas pelo menos tenho grana pra ir buscar gente.

On 9/21/2018 at 8:19 PM, Leonardo Moreno said:

Realmente deixou um rastro vitorioso pra trás ao deixar o Mondinense, além de um ótimo legado. O Benfica representa um desafio diferente, maiores expectativas porém maior possibilidade de voos maiores. Boa sorte!

A parte do legado é o que deve dar o maior orgulho pra qualquer manager. Vamos ver como o Mondinense anda com as próprias pernas agora. E se vai ser possível fazer algo semelhante com o Benfica.

On 9/21/2018 at 8:19 PM, vinny_dp said:

Movimento um tanto natural, tendo em vista o que conquistou pela Mondinense. Foram seis anos espetaculares à frente do clube, dentro e fora de campo, fechados com chave de ouro nessa temporada.

A vitória na Liga NOS foi um dos pontos altos da sua passagem (e o mais dramático!). A Liga Europa foi outra campanha espetacular, quase que leva o time às quartas. São coisas que agora ficam para trás, mas devem ser lembradas com carinho.

Agora a realidade é outra: mais dinheiro, melhores estruturas e muita cobrança. Quero ver como se sairá nesse cenário.

Boa sorte.

 

É, antes não havia cobrança e os resultados que viessem seriam espetaculares. A maioria deles agora vai ser "o mínimo que se esperava".  Por outro lado, também terei muito mais recursos pra cumprir as expectativas. Valeu.

ircXJer.png

As expectativas do clube.

  • Liga NOS: a expectativa mínima da diretoria é ganhar a Liga NOS. É isso mesmo. Não é disputar o título, é ganhá-lo, e somente isso.
  • Taça de Portugal: querem no mínimo chegar a final.
  • Taça da Liga: eles não dão a mínima. Posso cair na fase de grupos sem problema algum. Isso foi meio surpreendente, e até um pouco desmoralizante, considerando que ganhei duas dessas Taças com o Mondinense passando pelos grandes (fazendo o Porto cair 2x na fase de grupos) e no fim eles nem davam a mínima pro torneio...
  • Champions League: aqui os objetivos são mais modestos: só chegar na fase de grupos já está excelente. Vamos ter que passar por duas fases classificatórias. Isso com certeza é a prioridade máxima.

A primeira coisa que saltou aos olhos ao ver o elenco era: tenho uma dúzia de meio-campistas de altíssimo nível. A segunda: só tem UM atacante e UM zagueiro de ofício. Felizmente algumas transferências já estavam acertadas antes de eu chegar, e três dessas meias saíram e deram uma incrementada razoável na grana pra transferências. Então agora tenho 9 craques no meio-campo.

Ao pesquisar o elenco na vida real, descobri que 6 jogadores ainda permaneceram no clube em 2024 no jogo: são eles o goleiro Svilar, o meia João Félix, João Filipe , Pedro Rodrigues e Tiago Dantas, e o atacante Duk. Só Svilar e João Félix estão no time principal. João Filipe e Tiago Dantas estão no time B. Duk era do sub-19 (tem 18 anos) e passou recentemente ao time B. Todos são muito jovens e mesmo 6 anos depois permanecem jovens. Duk também é conhecido como Luís Lopes e Pedro Rodrigues como Pepê e está emprestado ao Vitória de Guimarães na vida real.

Aqui as fotos e stats no jogo (espero que não se incomodem com a minha introdução do time... tinha cobra demais e pelo menos isso não vai acontecer de novo mais tarde).

Spoiler

DuqQYom.png

8DVQ9QI.png

 

kIBC8s5.png

R5Dz4vL.png

 

ftbCLj4.png

W1Rf2WD.png

 

emYPfG9.png

e9QMeCz.png

RO69Ch7.png

60agAWI.png

 

yL6QlN4.png

0iUaYg5.png

Ao ver como jogavam com o treinador anterior (que saiu pro Liverpool), ele colocava no ataque o Cristiano Ronaldo junto com um ponta holandês. O único atacante (Morelos) jogava na ponta direita (???). O problema aqui é que esse Cristiano carioca é baixinho (1,67) e eu prefiro atacantes mais altos. Além disso, ele nem tem finalização boa, o que ele tem mesmo é ótimo drible, excelente velocidade, visão de jogo, ótimo cruzamento, muita criatividade. Então coloquei ele onde essas habilidades renderiam mais: no meio-campo, aberto pela direita.

Cristiano Ronaldo brasileiro: 

Spoiler

jh5jwHp.png

Ele também é o craque do time e o jogador mais caro, valendo 35 milhões. Também recebe o maior salário do clube.

Por fim, escolhi os meus titulares no meio-campo. Tentei dar prioridade pros que ainda estão no clube na vida real, mas acabou só dando pro Félix mesmo. Eu ia continuar usando o 4-4-2 que vinha funcionando na Mondinense (e agora com jogadores muito melhores), um 4-1-4-1 que eu também usava e agora deu um pouco de confiança pra tentar encaixar um 4-2-3-1. Como o 4-4-2 será a princípio a tática principal, escolhi os outros três meio-campistas. 

João Félix, 18, que está começando no clube na vida real, virou um monstro aos 24 anos e ganhou uma das vagas como titular.

Outro que ganhou a vaga foi André Horta (além de ótimo, ele também é o capitão do time). Esse jogador até o começo de 2018 também estava no Benfica, mas no meio da janela se transferiu pra MLS por um salário de 810k euros mensais. Tem apenas 21 anos (na vida real). Eu coloquei ele pela esquerda por ter atributos que me agradam a quem joga naquela posição, mesmo que não seja natural dele, simplesmente comecei a retreiná-lo imediatamente pra posição.

E por fim a última vaga ficou com um newgen, Nicão. Félix não tem muitos atributos defensivos, enquanto Nicão, embora jogue visando o ataque, também tem ótimos atributos pra ajudar na defesa. Aqui os stats dos dois escolhidos:

Spoiler

D9z5fs7.png

FjqYmBW.png

E ainda tem mais dois caras (fora os outros quatro titulares e os outros quatro que mostrei que existem na vida real) com atributos do mesmo nível. 

Spoiler

iACCtv6.png

 

hwoKfdu.png

 

E ainda tem mais 2-3 que jogam no meio, fora ótimos prospectos no time B e na base...

E aqui os meus atacantes: Morelos é de ofício. Duk era um que eu enfrentei diversas vezes com o Mondinense e ele sabia fazia gols em mim. Era constantemente emprestado, e já tavam querendo de novo, mas como eu só tinha um atacante, o subi pro time principal. O outro atacante é o holandês Malen, mas que não joga realmente ali, mas veio fazendo gols na temporada passada e decidi mantê-lo pra ver, além de já ter o entrosamento com o Morelos.

Resumindo: O Morelos é craque, Malen é bom e Duk tem ótimo potencial.

Spoiler

IqC5Pps.png

 

Jiv8MQs.png

 

l8SmX25.png

E por fim, eu só tenho um zagueiro, o holandês Rick Van Drongelen, que é o vice-capitão. Eu até pensei em improvisar Pedro Rodrigues ou Valverde na zaga, mas decidi que era melhor não, salvo emergência.

Spoiler

faaLf7c.png

Eu até tenho dois caras que jogam na zaga naturalmente, porém são muito baixos - 1,75 e 1,78 respectivamente. Zagueiro com 1,70 não dá né. Como eles também tem ótimo passe, ficam melhores como volante, mas como já vimos acima... meio-campista é o que não falta. 

Eu subi um garoto do time B pra emergências, já que ele tem 1,90m e atributos até que bons, mas os atributos mentais (vindos com a experiência), principalmente a frieza e bravura dele (Composure e Bravery) deixam a desejar um pouco. Mas ele tem ótima concentração pra 21 anos.

Spoiler

jdv8N3c.png

E só pra fechar o resto do time, aqui está o lateral-direito russo Karavaev e o goleiro Fábio Ribeiro:

Spoiler

70cZR18.png

YBbyOyi.png

E o time titular inicial:

t6aFmgg.png

Como o time é bem melhor que o Mondinense, resolvi liberar os laterais (ficavam defendendo antes) e o Morelos de centroavante suporte passou pra atacante avançado em ataque. Em vez de alas eu gosto de Wide Midfielder (que é como o Inside Forward (aquela posição do Douglas Costa, Robben, Messi, etc) na posição mais à frente), só que mais recuado no meio pra ajudar mais a defesa.

Além disso, a distância entre os meias-abertos pros atacantes faz com que a defesa não anule esses meias com os laterais tão facilmente, já que os laterais precisam subir mais (na teoria) pra marcá-los. Em vez de Winger (Ala) eu optei por Wide Midfielder porque o Ala é travado em "Ficar Aberto", enquanto o Wide Midfielder não tem nenhuma opção travada e todas abertas pra personalizar. Com "Narrow" eles cortam pra dentro quando vão atacar ou os atacantes descem (que é minha instrução individual usada). Também invadem a área com frequência em diagonal, ao contrário do Ala/Winger que prefere ir reto pra linha de fundo e cruzar. Já desse modo eles viram praticamente atacantes e vão lá pra dentro da pequena área mesmo se deixar.

Quer dizer, pelo menos essa é a teoria. Isso acontecia razoavelmente bem com o Mondinense, e a menos que aconteça desastres no percurso, deve funcionar também no Benfica.

Bom, agora que depois de tudo isso conhecemos o elenco (espero que não se incomodem com todas essas fotos de elenco - eu mesmo fiquei perdido e postei até mesmo pra me orientar melhor haha) tínhamos outras pendengas pra resolver.

Como eu era novo no clube e vários jogadores jogavam juntos há anos, a atmosfera no vestiário já estava no máximo, mas o suporte ao manager no neutro absoluto. Se aproveitando disso, vários jogadores pediram contratos melhores (João Félix, Pedro Rodrigues, Tiago Dantas, Malen, etc), outros queriam a promessa de jogarem mais (Svilar) e outros dois queriam sair pra clubes específicos: o lateral esquerdo Jorge e o direito Karavaev queriam ir pra China fazer fortuna.

Como eu não conhecia ninguém e não queria arriscar problemas a la Olger Venecia no Mondinense, aceitei tudo de todo mundo ?

E agora que conhecia as forças e fraquezas do time, fui ao mercado.

k3kzCbi.png

Saíram uns 8 jogadores quando eu cheguei, mas vou só comentar as que tiveram minha participação.

Jorge acabou saindo mesmo, ele foi para o Jhiangsu da China por $40 milhões ($12 a vista - mas só uma parte foi direcionada pra transferências) receber $1,4 milhões por mês. Por outro lado o Guanghzou não concretizou proposta pelo Karavaev, o que foi um alívio já que ele me forçou a prometer vendê-lo caso surgisse uma proposta aceitável e eu não queria procurar dois laterais.

O outro lado bom da saída do Jorge é que ele ganhava 530k e essa aliviada no caixa deu pra cubrir as três contratações abaixo e ainda sobrar grana.

Com o dinheiro do Jorge e do caixa, fui buscar reforços, e trouxe primeiramente pra lateral esquerda o chileno Axl Toro, do São Paulo, por $19 milhões. Ele chega pra ser titular.

ra7Jnlh.png

E pra resolver a falta de zagueiros, eu trouxe Victor Yan, do Santos, por $11,5 milhões. Ele realmente é meia de natureza, mas tava bem competente na zaga - sem precisar ser retreinado - além dos absurdos atributos, especialmente os mentais, por um preço de banana. Titular também ao lado do Van Drongelen .

YQbsfRS.png

E por fim, eu precisava de mais um atacante pra ter um quarteto, e aí me lembrei do Pedro Ângelo, da Mondinense, que foi meu artilheiro por 2 anos seguidos, e tava valendo uma nota devido à valorização nos últimos dois anos, mas tinha uma multa rescisória de apenas $1 milhão. Eu, que fiquei tão preocupado com essa multa, agora tirei proveito dela haha. Eu até pensei em oferecer mais pra Mondinense, mas minha grana tava acabando, já tinha ido $30 milhões - fora as comissões de agentes - dos ~$35 milhões que eu tinha. 

Então veio Pedro Ângelo, pela bagatela de $1 milhão! Ele chega como opção de banco.

C7AHoUx.png

Eu até pensei em trazer o Félix Mathaus pra zaga também, mas o dinheiro tava acabando (porque os clubes não queriam soltar esses jogadores e eu tive que pagar multas rescisórias à vista) e ele estava valorizado até demais e não sabia se podia precisar mais tarde, então deixei. 

Aliás, eu consegui trazer o Zineddine Messas por $2 milhões...só que como ele tinha 19 anos, era o Head of Youth que tava como responsável por acertar o contrato. E o cara fudeu toda a negociação e o Zineddine se recusou a fechar em definitivo. Fiquei com muita raiva, até porque depois da proposta ele se valorizou e ele aceitou renovar com o Mondinense e o valor dele passou dos $6 milhões. Como eu já tinha gente demais no meio-campo e ele tava cara, tive que desistir. Quase demiti o cara do staff, mas por fim acabei só configurando as responsabilidade de staff melhor...

Ufa, e agora vamos ao que finalmente interessa depois de ajeitar tudo que tinha pra ser ajeitado: pra bola rolando!

4rgWDuo.png

A minha estreia pelo Benfica ia ser uma pedreira absurda: Galatasaray, na Turquia, pela fase eliminatória da Champions. 

Spoiler

ak6F2ap.png

Jogo duríssimo, mas conseguimos uma vitória importantíssima com um gol de Cristiano Ronaldo, invadindo a área em diagonal pela lateral exatamente como planejado.

Meu segundo jogo com o Benfica foi exatamente o jogo de volta, 1 semana depois:

Spoiler

W8YNmP9.png

Passamos sem dificuldades pelos turcos.

O próximo adversário, que vai valer a vaga na fase de grupos da Champions é o Glasgow Rangers, da Escócia.

 

E após esse jogo tivemos a estreia na Liga NOS, que vale a pena ser relatado:

Spoiler

bGHkg9v.png

Prazer, times da Liga NOS. Lanko e Benfica. Nosso cartão de visitas e intenções.

Detalhe: era o time reserva, já que o jogo era bem próximo do jogo contra o Glasgow Rangers e foi só três dias depois do jogo de volta contra o Galatasaray.

O melhor de tudo é que esses jogos seguidos foram todos no Estádio da Luz, poupando o time de ficar viajando pra lá e pra cá. Todo mundo dizia que a gente ia passear pra cima dos escoceses, mas eu não botava toda essa fé não e tratei de baixar os ânimos exagerados.

Spoiler

MrD2DZb.png

Ou talvez eles estivessem totalmente certos. Passeamos mesmo, com dois gols de Pedro Ângelo e um do Victor Yan, minhas contratações fazendo o primeiro deles pelo Benfica. 

O placar foi tão largo que eu nem vou tentar criar expectativa pro jogo de volta:

rNhyqkO.png

Mesmo com 5x0 fomos todos os titulares já que era Champions League em jogo né. Com esse resultado entramos pra fase de grupos da Champions e cumprimos o mínimo esperado pela diretoria. E a grana vai ser muito boa também.

Logo após isso, tivemos um reencontro com o Mondinense, no Mondinense Stadium. Apesar de tudo que eu fiz, a torcida guardou mágoas pela minha saída (esperado, mas eu esperava que entendessem...fiquei um pouco triste).

Spoiler

sNzH4Lc.png

Apesar do resultado, o jogo foi até bem parelho se o Morelos não tivesse feito um hat-trick em 10 minutos de jogo. Depois disso eles se acertaram e perderam várias oportunidades pra pelo menos diminuir.

Ah, e querem saber quem o Mondinense contratou no meu lugar? Meu sucesso foi tanto que eles foram atrás de outro brasileiro: Rogério Micale. 

300px-Na_v%C3%A9spera_da_estreia,_delega

Na vida real isso seria uma pulga enorme atrás da orelha pelos péssimos trabalhos dele. Vamos ver se em Portugal ele consegue engrenar. Ele começou bem: ganhou a Supertaça no começo do ano contra o Porto do Sérgim. Dessa vez o jogo não foi no Estádio do Dragão, né.

Depois desse reencontro, o sorteio da Champions nos colocou num grupo com Borussia Dortmund, CSKA Moscow e Celtic. O Borussia é franco favorito, mas creio que não teremos dificuldades pra passar de fase. 

E sinceramente, olhando meu elenco eu acho que só chegar a fase de grupos é um objetivo muito pobre pro Benfica. Eu dei uma bisbilhotada em alguns dos outros times e pelo menos o meu meio-campo não deixa nada a dever pra maioria dos times. A minha defesa também é muito boa, embora não world class. O meu ataque é Morelos e mais um, é verdade, mas mesmo assim o ataque também é bom. Não excelente, mas eu crio muitas chances pelo menos.

Eu acho que chegar a umas quartas de final, entre os oito melhores do mundo, dependendo de quem eu pegar nas oitavas, é totalmente possível. E lembrando que o meu time vai jogar de maneira copeira, e os torneios eliminatórios foram os melhores da Mondinense, onde eu até quase bati a Inter de Milão.

Nossa estreia é contra o CSKA Moscow, no Estádio da Luz:

Spoiler

6ZjjWT1.png

É... nos classificamos com certeza. Depois desse jogo a questão é: em primeiro ou em segundo? Todo mundo que eu botei pra fazer gol fez os gols. Morelos e Malen no ataque e André Horta e Cristiano Ronaldo pelas pontas invadindo e virando atacantes também. Excelente sabe que funcionou dos dois lados do campo. Se os atacantes não são nível mundial, os dois meias são, e eles vão pra área também.

Na Liga NOS tive mais três vitórias seguidas (até agora só venci, começo excepcional), sendo que duas foram com o time reserva pra ter o meu time principal descansado e sem desfalques pro jogo que importava: Borussia Dortmund na Alemanha:

Spoiler

fQNaUND.png

Excelente resultado. E ainda saímos na frente, não sofremos uma pressão absurda e até continuamos a criar. O jogo na Luz vai decidir o primeiro do grupo, o que na teoria, me faz escapar de algum gigante nas oitavas.

Ah, eu prometi explicar aquela frase do clube no banner do save. É um canto da torcida, e foi também por causa da torcida nesse jogo - e curiosamente, contra o Borussia, na Alemanha também. E isso porque nesse jogo o Benfica perdeu de 4x0!

 

O último adversário do grupo era o Celtic, e fomos pra Escócia depois de mais uma vitória na NOS (com time reserva). O lado bom de ter aqueles meias reservas excelentes é que da pra ter um ótimo time pra esse tipo de situação. E melhor ainda: evitar descontentamento do grupo. Tô colocando até o goleiro reserva Fábio Ribeiro pra jogar. Só que na zaga eu ainda tenho que improvisar, mas não tem o que fazer no momento.

Spoiler

XydwJ4b.png

Hat-trick de André Horta invadindo pela esquerda e assistências de Cristiano Ronaldo pela direita. É isso aê! Se bobear nem vou precisar ganhar do Borussia, um empate deve me garantir no saldo de gols.

Mais duas vitórias na NOS, só que dessa vez com o time titular completo, já que julguei o Braga um adversário difícil, mesmo em casa, e o Marítimo era fora, e até agora eu tinha 100% de aproveitamento na NOS e queria manter assim. Ainda mais porque o jogo da Champions era contra o Celtic em casa, e eles não assustavam nem um pouco pra eu poupar alguém.

Spoiler

D7c1dlj.png

Ou eu pensava que não iam meter medo... apesar do placar final, o jogo foi extremamente tenso. Tava 2x1 até os 42 do segundo tempo, até levei alguns sustos no final e aí nos acréscimos eles abriram a porteira. É jogo de Champions, né, não pode ter salto alto não... lição aprendida.

Antes do jogo contra o CSKA, teríamos nosso primeiro dérbi com o Benfica: o Sporting, do Philip Cocu, que aos poucos tava virando um novo rival. Sentimentos confusos. Eu queria descontar no Sporting por não terem me contratado, mas ao mesmo tempo grato pelo fato de que isso me permitiu ir ao Benfica haha.

Spoiler

WZT3xOI.png

3x0 no primeiro dérbi, 100% na NOS. Ótimo pra moral e pelo fato de que isso ajuda a deixar todos entusiasmados com o meu trabalho. Chupa, Cocu!

Aos poucos vou ganhando o elenco também, que estão adorando o estilo do time jogar (assim como os torcedores e jornalistas). 

E no último jogo com detalhes dessa atualização, enfrentamos o CSKA pela penúltima rodada da Champions:

Spoiler

Iyk3ROR.png

Mais um passeio sem susto algum, com hat-trick de Morelos e ainda mais dois de Duk.

IoJLvDx.png

bgL62ys.png

Na Champions League estamos muitíssimos bem. O Dortmund tropeçou contra o Celtic, e agora até mesmo uma derrota pra eles, na Luz, e ficamos em primeiro do grupo. Com quatro goleadas com 5 gols, o nosso saldo é simplesmente absurdo. Não tenho dúvida alguma que vou ser o primeiro do grupo. O Borussia tem que ganhar por 6 gols de diferença pra roubar a posição.

O Porto caiu num grupo com Bayern, Manchester City e Besiktas, e é o saco de pancadas do grupo. A Mondinense caiu num grupo com Manchester United, Roma e Feyenoord, e é o saco de pancadas do grupo também... exceto que na penúltima rodada eles venceram a Roma por 4x2 na Itália. Mas ainda assm estão em último do grupo com quatro derrotas.

jBFNgj7.png

E na Liga NOS estamos ainda melhores. 12 jogos, 12 vitórias. 39 gols (mais de 3 de média por partida), 10 pontos de vantagem pro Porto já. Talvez seja muito cedo e eu me arrependa depois, mas vou dizer: uma mão ja tá no título. Tem que acontecer uma catástrofe pra perder ele. 

Bem, a catástrofe pode acontecer, só que ela vem de outra maneira: transferências. Os excelentes resultados na Liga NOS e principalmente na Champions despertaram o interesse de diversos gigantes nos jogadores do Benfica. Tinha uma meia dúzia de jogadores sendo observados. Ao final do ano já eram 12. Mais do que um time titular. A minha prioridade absoluta é evitar um desmanche crítico do time.

O Mondinense do Micale começou bem, mas não demorou pra começar a desapontar. Não deve cair, mas a mídia esse ano colocava o time como 8th nas previsões. E eu ainda deixei três excelentes reforços pra ele, de nível de jogar no Benfica, se eu já não tivesse tantos meias, e o que o cara me faz? Um deles já quer deixar o clube por brigar com ele, o outro tá na reserva (o atacante egípcio "próximo Salah" já que eu previa perder o Pedro Ângelo) e só um tá realmente jogando. Ele deixou o João Mendes, o melhor meia depois do tal reforço, de fora da Champions. E o Micale ainda resolveu inventar mais: emprestou o Gonçalo Paciência, o parceiro do Pedro no ataque e que eu trouxe da Belenenses a peso de ouro dois anos atrás. WTF. Não entendi nada do que ele tá fazendo. Duvido que vai durar no cargo.

E por fim, o calendário de jogos. Olha que maravilha isso, tudo no verde, só um empate, contra o Borussia na Alemanha. Foram o quê? Se contei certo, 21 jogos, e então 20 vitórias e 1 empate. Que começo absurdo. 

Cristiano Ronaldo, André Horta, Morelos e Malen fazendo os gols. Félix e Nicão comendo o meio-campo e a defesa sendo muito mais firme do que tava esperando. O Victor Yan se entrosou muito bem com o holandês Van Drongelen e o chileno Toro, com só 19 ou 20 anos já é um dos destaques do time também.

h1XrSn9.pngPw3a7hk.png

 

A intenção era dar uma diminuída nos posts, mas devido à introdução ao clube, acho que não foi possível haha - mas pelo menos isso só deve acontecer dessa vez pelo resto das atualizações (ou até eu trocar de clube novamente ? ).

Por fim, uma curiosidade do Benfica que achei pertinente postar. No começo da temporada, quando eu tava distribuindo a numeração das camisas, o número 29 tava aposentado pra Miklós Flehér. Não entendi nada. Fui pesquisar, e Miklós Flehér morreu por uma parada cardíaca em um jogo do Benfica, em 2004.  

Então é isso, até a próxima!

 

<<<Anterior                                           <<<Índice>>>                                                    Próxima>>>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelas campanhas no Mondinense, foram vários títulos que irão ficar para a história do clube.

Essa transferência pro Benfica foi bacana e bem realista, já que vc foi o grande destaque do país nas últimas temporadas, era esperado um grande clube tentar sua contratação.

Agora sobre a equipe, deu uma boa reformulada na janela, fez boas contratações, e já conseguiu chegar no clube e fazer uma grande temporada até o momento.

Vamos ver se o clube mantém esse desempenho e conquiste todos os títulos nacionais.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha perfeita. O Benfica é mais fácil de corrigir as finanças, planejar bem a equipe. Poucos ajustes e o elenco já parece na ponta dos cascos. Dá pra traçar um projeto de ganhar UCL ou UEL em até 3 temporadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATROPELANDO TUDO E TODOS.

Tem time pra chegar até as semifinais da UCL. Goleou times tradicionais europeus e isso dá moral para a campanha ser conforme eu imagino que será.

No nacional, 100% de aproveitamento após tantas rodadas é um feito e tanto.

Não duvido nada que um gigante europeu te procure. hehehe

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, ta quase sem graça. Quase, quando perder pro Sergim vai ficar engraçado kkkk.

Po, e ainda foi depenar o Modin , que feio. Mas feio mesmo é o Micale né, que horror.

Até esperávamos um bom desempenho do benfica, mas tá arrepiando né, que beleza!

Bonito ver o Estoril indo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se com a Mondinense já estava voando, agora com o Benfica não tá dando nem graça. Na Liga faz a obrigação e na UCL o chaveamento também ajudou no bom momento, o que me faz pensar se o time consegue manter o ritmo até o final da temporada. 

Cristiano Ronaldo e Morelos estão mandando muito bem. Fica sempre de olho nos contratos desses dois haha

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me surpreendeu bonito nessa releitura do seu save. Boa sorte com a Albánia primeiramente.

Agora com o Benfica a exigência é muito maior, é até natural não darem a minima para a Taça da Liga (vida real é o mesmo, nem o adepto gosta da competição). Vai ter que trabalhar bem pelo clube, porque os do Porto andam dominando o campeonato.

Qual o objetivo no Benfica? Champions?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/22/2018 at 10:04 AM, baltazar said:

Parabéns pelas campanhas no Mondinense, foram vários títulos que irão ficar para a história do clube.

Essa transferência pro Benfica foi bacana e bem realista, já que vc foi o grande destaque do país nas últimas temporadas, era esperado um grande clube tentar sua contratação.

Agora sobre a equipe, deu uma boa reformulada na janela, fez boas contratações, e já conseguiu chegar no clube e fazer uma grande temporada até o momento.

Vamos ver se o clube mantém esse desempenho e conquiste todos os títulos nacionais.

Boa sorte.

Valeu. Eu até esperava trocar de clube depois da temporada da Mondinense, mas não imaginava que seria pra um dos três gigantes. Lembro que quase fui pro Marítimo uns 2-3 anos atrás e até nesse ano, antes de fechar com o Benfica, o Setúbal também tava interessado. 

 

On 9/22/2018 at 3:00 PM, osorio_fla10 said:

Campanha perfeita. O Benfica é mais fácil de corrigir as finanças, planejar bem a equipe. Poucos ajustes e o elenco já parece na ponta dos cascos. Dá pra traçar um projeto de ganhar UCL ou UEL em até 3 temporadas

Verdade. Mas confesso que a grana de transferências evaporou bem rápido. Depois de ficar meia década trabalhando com valores abaixo de $1 milhão, eu vi que os $30 milhões no Benfica também não duraram muito. Aí vê as diferenças pros outros gigantes do continente e é muita diferença. Eu também não esperava começar tão bem, vamos ver como as coisas vão terminar.

 

On 9/22/2018 at 4:19 PM, marciof89 said:

ATROPELANDO TUDO E TODOS.

Tem time pra chegar até as semifinais da UCL. Goleou times tradicionais europeus e isso dá moral para a campanha ser conforme eu imagino que será.

No nacional, 100% de aproveitamento após tantas rodadas é um feito e tanto.

Não duvido nada que um gigante europeu te procure. hehehe

Boa sorte na sequência!

Huahuhua tô passando o trator pra cima mesmo. Pras semifinais não sei, mas entre os 8 melhores do mundo, dependendo de quem eu pegar nas oitavas, é totalmente viável na minha opinião. 

Vantagem muito importante já, 10 pontos pro segundo, e ainda vamos enfrentá-los.

 

On 9/22/2018 at 10:34 PM, Andreh68 said:

Nossa, ta quase sem graça. Quase, quando perder pro Sergim vai ficar engraçado kkkk.

Po, e ainda foi depenar o Modin , que feio. Mas feio mesmo é o Micale né, que horror.

Até esperávamos um bom desempenho do benfica, mas tá arrepiando né, que beleza!

Bonito ver o Estoril indo bem.

KKKKK mal posso esperar o reencontro, agora comigo com um gigante também.

Hahuhua quase desmanchei a espinha da Mondinense, mas no fim nem fez tanta diferença porque o Micale já tá fazendo isso.

O Estoril tem quatro jogadores meus emprestados do time B e da base, bom ver que estão indo bem também.

 

5 hours ago, vinny_dp said:

Se com a Mondinense já estava voando, agora com o Benfica não tá dando nem graça. Na Liga faz a obrigação e na UCL o chaveamento também ajudou no bom momento, o que me faz pensar se o time consegue manter o ritmo até o final da temporada. 

Cristiano Ronaldo e Morelos estão mandando muito bem. Fica sempre de olho nos contratos desses dois haha

Boa sorte.

Vamos ver se não é só o começo de temporada. Quando o ano vira parece além do desempenho desabar todo mundo começa a saber como jogar contra também. Eu esperava ir bem no grupo da Champions, mas não com 4 goleadas em 5 partidas.

Esses dois tão mesmo carregando o time.

 

40 minutes ago, JFrias10 said:

Me surpreendeu bonito nessa releitura do seu save. Boa sorte com a Albánia primeiramente.

Agora com o Benfica a exigência é muito maior, é até natural não darem a minima para a Taça da Liga (vida real é o mesmo, nem o adepto gosta da competição). Vai ter que trabalhar bem pelo clube, porque os do Porto andam dominando o campeonato.

Qual o objetivo no Benfica? Champions?

Haha bem vindo de volta. 

O Porto tá dominando o cenário português nos últimos seis anos, o que por um lado deve ter colocado mais pressão ainda neles também. Tentar se aproveitar disso.

O objetivo primário é mesmo me manter empregado no clube haha, então a prioridade é a Liga NOS, no qual a diretoria exige o título. Na Champions já cumprimos o objetivo mínimo, mas quero ir mais longe porque acredito no time. 

O objetivo de longo prazo é recuperar a hegemonia total em Portugal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

É natural que um trabalho em um pequeno clube que renda frutos chame a atenção dos grandes do país. E pelo visto, a aposta benfiquista vem fazendo valer nesse começo de temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2024/2025

bkiAZE7.png

<<<Anterior                                          <<<Índice>>>                                                    Próxima>>>

 

Recapitulando o que aconteceu na última postagem:

  • Minha chegada ao Benfica foi sensacional. 20 vitórias e 1 empate em 21 jogos.
  • O time tinha uma dúzia de meias e apenas um zagueiro e atacante de ofício. Pra zaga subimos um garoto e contratamos um (Victor Yan), pro ataque subimos um garoto (Duk) e roubamos contratamos Pedro Ângelo da Mondinense.
  • Na Champions League estamos em 1o do grupo com 4 goleadas em 5 partidas com cinco gols cada. A última partida é contra o Borussia, na Luz.
  • Na Liga NOS estamos em 1o, com 10 pontos de vantagem pro Porto, com 12 vitórias em 12 jogos.
  • Na Taça de Portugal estamos nas oitavas-de-final, vamos enfrentar o Real do @thyagocda
  • Taça da Liga vai começar.
  • 12 dos meus 26 jogadores estão na mira dos gigantes europeus. A prioridade é evitar o desmanche do excelente time.

 

On 9/25/2018 at 1:32 PM, Henrique M. said:

É natural que um trabalho em um pequeno clube que renda frutos chame a atenção dos grandes do país. E pelo visto, a aposta benfiquista vem fazendo valer nesse começo de temporada.

E tomara que continue assim =p

k3kzCbi.png

Bom, irei começar com as notícias ruins: o time continuou jogando de maneira sensacional em Dezembro. No começo de Janeiro, eu tinha 16 dos 26 jogadores sendo desejados por times de ligas superiores, inclusive os DOIS goleiros. 

Resisti o máximo que pude, mas tivemos perdas significativas: A dupla de ataque que vem destruindo tudo pelo caminho foi vendida. O colombiano Morelos e o holandês Malen darão adeus ao clube. O mesmo vale pro lateral-direito Karavaev, o goleiro titular Svilar, dois meias (reservas), mas um deles era Pedro Rodrigues. Ele eu podia improvisar de zagueiro e tal, mas como preferia zagueiro de ofício mesmo, o salário dele era alto e a oferta boa, aceitei.

Morelos bateu o pé que queria ir pra China encher o bolso de dinheiro (pro Jhiangsu) e negociei uma proposta de $60 milhões ($32kk a vista). Karavaev foi pro Chelsea por $30 milhões (tudo a vista), Svilar vinha batendo o pé que se surgissem propostas de um clube de uma liga superior pra eu vendê-lo, então ele foi pro Valencia por $15 milhões ($8kk a vista) e Pedro Rodrigues pra Roma por $25 milhões ($16kk a vista). O outro meia reserva, que não era importante saiu por $7,5 milhões pro Espanyol ($4kk a vista).

A única parte "boa": consegui segurar eles, menos o reserva do Espanyol, até o fim da temporada pra Champions. Coloquei como inegociável que eles só se transferissem ao fim da temporada, e todos os clubes aceitaram. Eu também só vou receber a grana na próxima temporada, no entanto.

Menos pro Malen. O Real Madrid me ofereceu absurdos $70 milhões pelo Donyell Malen, mas tinha que sair agora. Como ele também queria sair, e acredito que o valor era alto demais pros atributos dele, aceitei. $35 milhões foram a vista.

Se fosse só isso até que as perdas não seriam significativas, mas isso não foi o único efeito da janela de transferências:

  • João Félix teve propostas do Barcelona e do Arsenal, mas não gostei nem um pouco do valor (no máximo chegou a $32 milhões, o que achei uma mixaria pro Félix) e rejeitei todas as propostas que eles enviaram. Claro, ele ficou furioso.
  • Nicão teve propostas do Bayern de Munique, mas rejeitei mesmo o valor sendo bom ($45 milhões) - numa conversa particular o convenci a esquecer as transferências graças aos jovens jogadores que trouxemos (ele vai esperar até o fim da temporada pra ver o desenvolvimento deles e se posicionar).
  • Cristiano Ronaldo tinha propostas de Inter, Manchester United, PSG, Chelsea, etc... não aceitei nenhuma proposta por ele também porque também não achei os valores aceitáveis pelo potencial dele. Ele pediu um contrato melhor, só que tinha um problema: ele já ultrapassava o teto do clube. De fato, ele é que era o teto do clube. Ele recebia 601k na virada do ano e queria mais de 800k pra renovar. Não tinha nem como negociar, já que a diretoria colocava o limite máximo como 601k que ele já recebia. Encher o contrato de bônus não adiantou. Resultado: mais um jogador puto no elenco.
  • André Horta e o zagueiro Van Drongelen também receberam propostas, mas ficaram contentes em ficar quando disse que eles eram as lideranças do time.
  • Axl Toro mal chegou e o PSG já queria levar, mas ele não se importou com justamente por ter chegado a pouco tempo, o que foi um alívio.
  • De resto, as propostas não me agradaram, e mantive o resto dos jogadores sem problemas, com um ou outro aumento de salário.

Não foram apenas saídas, tivemos chegadas também, especialmente pro ataque. Bom primeiramente digo que contratei meia dúzia de albaneses pra tentar ajudar a seleção da Albânia a longo prazo. Contratei apenas jovens promessas que podem se beneficiar imensamente das ótimas estruturas do Benfica (um goleiro, um lateral, um zagueiro, dois meias e um atacante) mas acho que só o zagueiro vai possivelmente dar em algo.

Ninguém na mídia ou do clube questionou essa enxurrada de albaneses pras divisões de base.

the-godfather-the-board-game1-700x299.jp

8WlrtkI.png

 

Pra suprir a falta do Malen, ou no mínimo ter mais uma opção caso Duk ou Pedro Ângelo se contundam ou não atendam às expectativas, fui ao Brasil e trouxe o extremamente promissor Miguel Ângelo, do Flamengo, pagando a multa de $22,5 milhões dele.

imlYPv4.png

Como Morelos vai sair em julho, decidi já contratar o quarto atacante, outro jovem pra já ir se entrosando e se desenvolvendo nas ótimas instalações do Benfica. O uruguaio Raúl Peña chega por apenas $6 milhões:

8DGo6ZU.png

Esses dois e os garotos albaneses também cumprem a filosofia de contratar jovens e desenvolvê-los usando a base. O problema é que isso é contraditório com outra filosofia do presidente: contratar jogadores de profile alto. O problema é que esses jogadores, que aparecem através dos scouts, custam $50-60 milhões pra cima (dinheiro que o clube não tem) e jogam em clubes muito maiores, com salários muito maiores e não querem vir. Essa filosofia simplesmente ignorei, mas a diretoria já tá pegando no meu pé por causa dessa porcaria.

E é isso, a janela de Janeiro teve repercussões extremas. Dupla de ataque titular negociada, meio-campo titular mantido, mas todos infelizes e a tendência que saia mais gente em julho, mas pelo menos vamos ter o time ideal pra Champions, onde talvez valorizemos alguns deles pra ganhar mais grana.

 

4rgWDuo.png

 

Em Dezembro o sorteio da Taça da Liga nos colocou num grupo com Guimarães, Famalicão e Belenenses. Não teremos problemas em passar. Lembrando que a Taça da Liga termina já em Janeiro, o que significa que podemos ter título daqui a pouco. Mas o que importava mesmo era o jogo contra o Borussia. Ia ser quase impossível perder a 1a posição do grupo pra eles, mas um bom resultado daria confiança ao time e mostraria o quão longe poderíamos aspirar nessa Champions.

Spoiler

mrQKQ38.png

Caraca. Por essa eu não esperava. Eu sabia que dava pra ganhar do Borussia na Luz, mas eu não estava esperando uma dominação completa com direito a goleada. 

Com cinco goleadas em seis jogos, o nosso grupo da Champions ficou assim:

lnNFsQ6.png

25 gols e 4 sofridos em 6 partidas. 

De quebra, ainda teve isso:

XLjd0ct.png

Recorde de gols numa edição da Champions, e foi apenas a primeira fase. Erroneamente, o jogo também contou os gols na fase pré-grupos. Mas eu não vou reclamar ?

Pra minha surpresa, a próxima fase da Champions só vai começar no final de Fevereiro. 

E logo após esse importante jogo, o nosso próximo era...adivinha. Nosso reecontro com Sérgio Conceição, no Estádio do Dragão. Mal podia esperar por esse reencontro. Muita provocação na mídia, ainda mais que agora não apenas nós como os clubes eram rivais.

Spoiler

74c87Jo.png

Hahaha! Chupa, Sérgim! O jogo foi extremamente fácil, com domínio absoluto do Benfica. 2x0 foi pouco. Sérgim saiu desnorteado de campo. A vantagem contra o Porto, que já era de 10 pontos, aumentou pra 13, na casa deles. Título na mão. Não tô falando isso pra enfeitar a história não. Só olhar os stats do jogo. 26 finalizações nossas, contra 2 do Porto (só 1 a gol).

oA7JDGl.png

E a coisa vai ficar ainda mais interessante em Janeiro, já que pelas oitavas-de-final da Taça de Portugal batemos o Real por 4x1 e olha o sorteio das quartas da Taça:

LyUamCA.png

E o Mondinense chegando de novo em fase decisiva de torneio eliminatório. Mesmo com o Micale continuando a fazer um trabalho ruim na Liga NOS. Parece que deixei DNA copeiro pro time.

Durante o período continuamos a passear na Liga NOS e na fase de grupos da Taça da Liga (com 2 goleadas do time reserva) até termos novo reencontro com Sérgim pela Taça de Portugal.

dZneHoT.png

Ótimo resultado, hat-trick de Duk, dois de Pedro Ângelo e um de João Filipe, que é o reserva imediato do Cristiano Ronaldo. Nesse período, outro resultado chamativo aconteceu:

3C7WeRI.png

Lembram quando eu meti 6x1 no Porto no Estádio do Dragão com o Mondinense? Agora o Porto devolveu. Hora de retribuir pelo meu ex-clube. E pra variar, o sorteio de onde serão os jogos sempre favorecem o Porto, desde quando eu tava na Mondinense e a decisão da Supertaça em campo neutro foi no Estádio do Dragão. O jogo decisivo é na casa deles, pra variar.

Spoiler

luRO8SY.png

Hahaha! Sérgim tomou mais chocolate ainda do que no jogo anterior. Não tinha dado nem 20 minutos e já tava 3x0. Só pra provocar e mostrar minha superioridade, no segundo tempo poupei Cristiano Ronaldo, Morelos e João Félix de uma vez só pra deixar claro o quanto considerava o jogo ganho. Mesmo assim Sérgim não conseguiu fazer nada.

 Foi depois desse jogo que a maioria das transações foram feitas e Malen deixou o clube. Uma excelente despedida do holandês, não? Pedro Ângelo, por ser meu homem de confiança desde os tempos de Mondinense, ganhou a vaga no time.

E também saiu o sorteio da Champions. Eu esperava que em primeiro do grupo escaparia de um gigante nas oitavas, mas claro, sorteios me adoram e me mandam logo o Bayern de Munique.

Spoiler

5RRJfT4.png

A semi-final da Taça da Liga me colocou contra o Sporting do Philip Cocu, e do outro lado Porto x Braga. Lembrando que na Taça da Liga a semi e a final são em campo neutro (mas só me falta colocarem no Alvalade né). Nesse tempo, conquistamos duas vitórias com o time reserva, com uma certa folga até (4x1 em casa e 2x0 fora) pra ter o time completo contra o Sporting (o jogo não foi no Alvalade =p)

Spoiler

D0q94Nm.png

Ganhamos. Mas jogamos muito mal, muito mal mesmo. Nosso time que vinha detonando tudo e todos agora criou muito menos que o Sporting. Morelos perdeu chances claras várias vezes. A performance assustou, mesmo sendo um clássico. Tanto que ao fim da partida os jornais consideraram o resultado injusto, e eu concordei.

Mas passamos por mais um dérbi e estamos na final! 

 

Eu até esperava novo reencontro com Sérgim, mas o Braga surpreendeu e bateu o Porto. Coitado do Sérgim, nada dando certo na virada do ano. Eu claro, estou rindo à toa. O jogo era logo daqui a 4 dias e meu único problema era a suspensão do zagueiro Van Drongelen. 

Então, rumo ao nosso primeiro título pelo Benfica pra começar o ano bem e dar moral pro jogo contra o Bayern.

Spoiler

f1eBzGb.png

Danutamos.

Inacreditável.

Duas coisas fundamentais ocorreram nessa partida pra esse terrível resultado: a falta do Van Drongelen me fez escalar o volante Pedro Rodrigues na zaga. Ele que cometeu um pênalti absurdo nos acréscimos do primeiro tempo numa jogada morta e deixou o time tenso.

Com um pênalti a nosso favor, Pedro Ângelo empatou e cinco minutos depois o goleiro Svilar leva um frango. 

E aí que veio a segunda coisa fundamental. Eu tava super confiante pra esse jogo. E possivelmente deixei o time também. Não falo isso pra enfeitar a história não, foi isso mesmo que aconteceu. Eu mal me importei em usar os gritos da linha, em mudar posicionamento e etc durante o jogo. Só quando o jogo começou a passar dos 60 minutos que eu comecei a mudar algumas coisas. Empatamos de pênalti, tomamos outro e aí fui mudando as coisas no desespero e várias vezes ao mesmo tempo, e não deu certo, e ainda quase levamos mais.

Devido a fase do time (mesmo com jogadores infelizes) e ao Braga ser um adversário muito mais fraco que o Porto, a verdade foi que eu entrei como se já tivesse ganho mesmo.

 

A Taça da Liga não era importante pra diretoria e não teve nenhum efeito na visão da diretoria sobre mim.

O que talvez tenha sido bom. Mas título é título, e a torcida não vai ver desse jeito. Começam as dúvidas sobre o time e meu comando em fases decisivas. O moral do time, que já vinha com jogadores infelizes, caiu mais. E de novo quando dei uma comida de rabo longa e agressiva nos jogadores depois do jogo.

Pra piorar, os dois jogos seguintes pela Liga NOS foram horrorosos também. 2x1 contra o Rio Ave fora, mas graças a um gol contra do adversário. 0x0 contra o Setúbal, onde quase perdemos. Morelos continuando a perder gols, Félix e Karavaev andando em campo, nenhum dos garotos que contratei pro ataque indo bem também. 

Uma reunião do time e outra comida de rabo teve efeitos misturados no elenco. E então decisões tiveram que ser tomadas, porque toda essa zona tava acontecendo às vésperas do jogo contra o Bayern.

Primero, Svilar deixou de ser titular no gol. Fábio Ribeiro assumiu a baliza. Já que Svilar ia sair do clube, falhou contra o Braga e não reagiu bem às cobranças ao time, melhor já começar a dar experiência pro promissor reserva (que na verdade era titular antes de eu chegar).

João Félix foi outro que deixou o time. Até deixar de birra e voltar ao normal, não será sequer relacionado pro banco. Não sei quem por de fato no lugar dele, então irei alternar alguns meias. Morelos foi a decisão mais difícil, mas não deve mais jogar na Liga NOS e apenas começar na Champions porque tem nome pra assustar os outros clubes. E se ir mal, sairá logo no intervalo. Faz 8 partidas que não faz gol e ainda passou a perder várias chances claras.O problema é que os garotos também não corresponderam, então é Pedro Ângelo e Duk na Liga NOS. Por fim, o lateral direito Karavaev também deixou de ser titular, e o jovem argentino Dragún ganhou a vaga. Mas ele tecnicamente é ruim (nem 10 de cruzamento), embora tenha stats físicos absurdos. 

A única boa notícia é que Cristiano Ronaldo, apesar de muito insatisfeito, é extremamente profissional e foi o melhor jogador do time nessas duas partidas e por isso vai continuar titular.

Também conversei individualmente cobrando jogadores fazendo corpo mole. Curiosamente, quase todos eles já estavam vendidos, e não sei é coincidência ou se tem alguma mecânica que faz o jogador assim ter chance de fazer corpo mole. Enfim, todos prometeram melhorar o desempenho, menos o Félix, que de tão infeliz nem dava pra conversar.

Os resultados foram promissores. Goleamos o Mondinense e o Paços Ferreira por 4x0 e recuperamos bastante moral pro jogo contra o Bayern, na Alemanha. Karavaev voltou pra lateral direita porque queria mesmo experiência pra esse jogo. Morelos iria começar a partida e se não fosse bem saíria. Svilar e Félix continuariam na reserva. Vou apostar no jovem goleiro Fábio Ribeiro. 

E então fomos pro último jogo de fevereiro tentando um empate ou perder pelo menos fazendo gol fora pro jogo de volta, o que já estaria muito bom.

Spoiler

TpCJCpb.png

Quêêê???

Huahuahua, parece que as cobranças e conversas individuais, além de deixar alguns jogadores fora do time por um tempo deu resultado. Voamos pra cima do Bayern. Primeiro tempo já tava 3x0, descontando apenas nos acréscimos. Até o Morelos voltou a fazer gol. Karavaev foi o melhor da partida com 3 assistências. O goleirão Fábio Ribeiro deu conta quando precisou e conseguimos um resultado inacreditável pro jogo de volta. Podemos até perder de 3x0.

Essa partida me deu um alívio imenso, porque eu achava que a temporada ia pro buraco depois do jogo contra o Braga e as partidas seguintes.

 

IoJLvDx.png

 

Na Champions estamos muito perto das quartas (meu objetivo), mas ainda assim é o Bayern, né. Todo cuidado é pouco. Na Liga NOS continuamos absurdos. Estamos invictos, com 21 vitórias e 1 empate (o 0x0 horroroso contra o Setúbal depois do jogo contra o Braga).

XCAAJsD.png

 

Já estamos a 18 pontos do Porto, com 3 gols de média por partida e 13 sofridos. A diferença pra pelo menos uma vaga na Champions é de 27 pontos pro Sporting. Na moral, se eu perder esse título eu me demito do Benfica.

No resto da tabela, o Mondinense é a decepção. Não deve cair porque tem o dobro de pontos do penúltimo e quase o triplo do último, mas é uma campanha horrorosa. Aliás, o Micale foi embora do Mondinense. Não, não foi demitido. Surgiu uma proposta do Bologna e ele vazou na hora, deixando o time a esmo. Dos ótimos reforços que deixei antes de sair, só um ficou. Os outros dois já vazaram. Depois o clube contratou Abel Ferreira, vamos ver o que ele faz no resto da temporada.

Mas parece que o Micale do FM é tão ruim quanto o Micale de verdade.

O Estoril continua fazendo boa campanha (com 4 jogadores meus).

Abaixo o calendário de jogos. A derrota pro Braga na final foi a minha primeira derrota, 8 meses depois de assumir o clube. E a única até agora também. Vários passeios durante a NOS e a Taça da Liga, alguns com time reserva, o que me deixa bem a salvo de contusões e suspensões.

rpifYW0.png

 

ircXJer.png

 

A única coisa que me preocupa são as finanças do clube. Terminamos Fevereiro no limite do vermelho:

BS4iLZU.png

 

Acredito que o caixa terminará o ano no vermelho, mas já em julho vai entrar bastante dinheiro com as vendas de meia dúzia de jogadores que já foram acertadas (e provavelmente mais que irão sair) o que também deve enxugar um pouco a folha salarial. Mais de $70 milhões por ano em salário (só do time principal, fora Time B, sub-19, staff...) é uma paulada, mesmo pro Benfica.

Tomara que com esse alívio eu consiga aumentar a grana pra salários individuais, já que o Cristiano Ronaldo estoura o teto e é impossível renovar com ele pelos limites da diretoria, e ele só tem mais 2 anos de contrato. Outros, com a muito provável conquista da Liga NOS e uma boa Champions, também ficarão valorizados e vão pedir aumento também. E mesmo nessa situação, a diretoria me enche o saco pra contratar jogador de profile alto (que vai na contramão de desenvolver jovens jogadores). Vamos ver o que vou fazer em relação a isso.

 

<<<Anterior                                          <<<Índice>>>                                                    Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2024/2025

ZFgwvUh.png

<<<Anterior                                          <<<Índice>>>                                                    Próxima>>>

 

Recapitulando o último post da Albânia e o que vai acontecer:

  • A seleção precisa de uma renovação urgente. Mais da metade do time tem 33 anos ou mais.
  • A única estrela mundial do time, Olsi Mehmeti, titular da Juventus, se naturalizou italiano. Assim como outros jogadores que poderiam ser titulares (foram pra Alemanha, Suíça e Áustria).
  • Fizemos apenas amistosos fracos.
  • A Liga das Nações vai começar.
  • Os grupos das Eliminatórias pra Copa do Mundo de 2026 serão sorteados.
  • Contratei meia dúzia de garotos albaneses pro Benfica visando uma renovação a longo prazo.
  • Não postei sobre a Albânia no post anterior do Benfica, então esse vai ir de Junho de 2024 até Fevereiro de 2025, pra ficar sintonizado com o Benfica. E também porque mesmo sendo um período longo, não aconteceu muita coisa, mas queria dar uma atualizada na Albânia. O último jogo da seleção foi em Novembro de 2024, e ela só voltará a jogar em Março de 2025.

 

TppXhtd.png

 

Se antes fizemos amistosos fracos, o panorama não mudou nem um pouco no começo do semestre: Iraque e China. Com um fato ainda mais preocupante: perdemos pra China.

F7XOIZf.png msYWMiu.png

 

Primeiro consegui descobrir alguns bons jogadores (mas não excelentes) durante a Liga das Nações e a virada de ano, que eram ainda jovens e outros nem tanto, mas ainda assim muito úteis. O principal é o meia Alessandro Ahmetaj, da Sampdoria, de 25 anos, muito técnico e excelentes atributos mentais:

483262g.png

 

O zagueiro Kumbulla, de 25 anos também é outro destaque, muito bom jogador, e joga apenas na segunda divisão italiana.

I9H1fG5.png

 

Até trouxe mais alguns, mas esses dois eram mesmo os bons e ficariam no time, e o resto eram incógnitas. Como o meu goleiro e laterais são monstros (jogam no Monaco e no Arsenal), ter mais um ótimo defensor vai ajudar a ter solidez defensiva. O ataque é a pior parte do time. Se pelo menos o tal do Mehmeti tivesse ficado na Albânia...

O sorteio da Liga das Nações, da Divisão D, nos colocou num grupo com Armênia, Cazaquistão e Ilhas Faroe. A expectativa da federação albanesa era ganhar o grupo, e com isso ser promovido pra Divisão C ano que vem.

gubmiAA.png  7MWianJ.png   

Em Setembro não tivemos problemas em passar por Armênia e Cazaquistão (mas também né...) Os reforços caíram bem e eu ainda estava procurando mais, já que o scouting na Albânia, mesmo comandando a seleção e com scouts locais, não chegava nem a metade de conhecimento do país.

Mais tarde coloquei até um dos olheiros do Benfica (com stats monstros) pra ficar especificamente na Albânia e mesmo assim a barrinha de scouting do país mal crescia e ninguém era recomendado. Não poder carregar a liga albanesa é complicado.

O8SvO4v.png  wPhGYhU.png

 

Y03OWKb.png  XBkmAF1.png

 

Em outubro e novembro completamos a Liga das Nações sem problema algum, apesar de Novembro termos um desempenho não muito bom, o último jogo, talvez já relaxados com a conquista do grupo, o time fez um jogo horroroso contra as Ilhas Faroe, mesmo com eles com 10 em campo. 

gi5SW0O.png

Com 100% de aproveitamento, vencemos o dificílimo grupo 2 da Divisão D da Liga das Nações, e fomos promovidos pra Divisão C. Na "primeira divisão" há semi final e final e acho que a Espanha acabou campeã.

Mas o que importa agora é Copa do Mundo. Saiu o sorteio dos grupos das eliminatórias, e ele não foi nada gentil com a Albânia:

zN7ULSg.png

Caímos no grupo 8, com a número 1 do rank mundial, a Espanha. E de quebra ainda tem Ucrânia e Bulgária, países bem mais tradicionais. 

A nossa estreia é em março, contra a Bulgária.

No fim das contas, "ganhar" a "quarta divisão" da Liga das Nações fez o nosso rank saltar de 72 pra 47 ao final de fevereiro.

Agora é ver se achamos mais alguém razoavelmente bom, tentar convencer alguns dos naturalizados que ainda não estrearam a voltar pra Albânia e mais pra frente torcer pra molecada no Benfica dar em algo.

 

<<<Anterior                                          <<<Índice>>>                                                    Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O Benfica vai voando em casa e já colocou a taça debaixo do braço. Já na seleção, excelente campanha na Liga das Nações, mas pegou um grupo complicado nas eliminatórias da Copa. Se focar em vencer a Ucrânia, dá para levar a segunda colocação tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Benfica voando cada vez mais, a diferença para o segundo colocado no campeonato é surreal. É impossível você perder o título. Na UCL também está indo bem e goleou a tradicional equipe bávara. Continuo achando que pelo menos nas semifinais você chega.

Com a Albânia... é. Vai ter trabalho. Ir para a copa do mundo com um elenco limitado é sempre difícil, mas vai que você surpreende, né?

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente passagem pelo Mondinense, colocou o clube no mapa e o firmou como uma potência. Merecia a lenda.
Albânia uma escolha bacana, já fui com eles no FIFA, tinham um time bem razoável. Ganha do Iraque e Perde pra China, sinceramente.

Benfica, um clube excelente para managers. Campeonato tranquilo, torcida, estádio, base, dinheiro.
Agora, posso te fazer um pedido? Procura o Keirrison por aí e contrata ele pra alguma coisa... Qualquer coisa, ele merece. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TEMPORADA 2024/2025

bkiAZE7.png

<<<Anterior                                          <<<Índice>>>                                                    Próxima>>>

Recapitulando:

  • Na Champions League batemos o Bayern por 4x1, na Alemanha, pelas oitavas de final e temos muita chance de passar pras quartas (meu objetivo pessoal).
  • Na Liga NOS estamos a 18 pontos do Porto, segundo colocado. Estamos invictos com uma campanha quase perfeita. 21 vitórias e 1 empate.
  • Na Taça de Portugal estamos na semi-final.
  • Na Taça da Liga danutamos contra o Braga.
  • De bônus, atropelamos o Porto do Sérgio Conceição várias vezes.
  • Na janela de transferências perdemos a dupla de ataque que vinha destruindo tudo. Também o goleiro titular (que era reserva antes de eu chegar) e o lateral direito. Mais uns dois nomes. Seguramos o meio-campo inteiro, mas também deixamos todos infelizes (queriam sair pra Barcelona, Inter, Chelsea, PSG, etc...). Porém, conseguimos segurar todos (menos um dos atacantes) até o fim da temporada pra Champions.
  • Porém, esses que já estavam comprometidos começaram a fazer corpo mole, além dos infelizes no resto do elenco. Isso afetou drasticamente os resultados do time, especialmente em Janeiro. Mas no final de fevereiro, tivemos uma recuperação fantástica contra o Bayern.
  • Trouxe meia dúzia de jovens albaneses pro Benfica e trouxe mais dois promissores jovens atacantes visando o futuro.

 

On 9/26/2018 at 7:33 AM, Henrique M. said:

O Benfica vai voando em casa e já colocou a taça debaixo do braço. Já na seleção, excelente campanha na Liga das Nações, mas pegou um grupo complicado nas eliminatórias da Copa. Se focar em vencer a Ucrânia, dá para levar a segunda colocação tranquilamente.

Parece impossível perder esse título. Com a Albânia as chances parecem remotas, mas vamos ver o que acontece.

 

On 9/26/2018 at 1:53 PM, marciof89 said:

Benfica voando cada vez mais, a diferença para o segundo colocado no campeonato é surreal. É impossível você perder o título. Na UCL também está indo bem e goleou a tradicional equipe bávara. Continuo achando que pelo menos nas semifinais você chega.

Com a Albânia... é. Vai ter trabalho. Ir para a copa do mundo com um elenco limitado é sempre difícil, mas vai que você surpreende, né?

Boa sorte!

Também acho impossível perder o título da NOS. Acho que chego nas quartas, mas vamos ver. Bom saber que você bota tanta fé no time!

Ja a Albânia vou ter que ralar muito mesmo. Valeu!

 

On 9/26/2018 at 2:48 PM, Neynaocai said:

Excelente passagem pelo Mondinense, colocou o clube no mapa e o firmou como uma potência. Merecia a lenda.
Albânia uma escolha bacana, já fui com eles no FIFA, tinham um time bem razoável. Ganha do Iraque e Perde pra China, sinceramente.

Benfica, um clube excelente para managers. Campeonato tranquilo, torcida, estádio, base, dinheiro.
Agora, posso te fazer um pedido? Procura o Keirrison por aí e contrata ele pra alguma coisa... Qualquer coisa, ele merece. hahaha

Merecia a lenda mesmo! 

Hahah, também fiquei desnorteado com a derrota pra China.

Benfica muita estrutura mesmo, muito profissional, pra qualquer clube invejar.

Keirrison? Por quê? Não entendi haha.

 

4rgWDuo.png

 

Primeiramente tenho uma notícia muito triste pra dar. Muito provavelmente vai afetar profundamente uma parte da diversão da jornada, pelo menos enquanto permanecermos com o Benfica.

Spoiler

YrnMVk1.png

Sérgim foi embora ?

Agora os jogos contra o Porto não vão ser mais a mesma coisa. Ganhar títulos pra acabar com a hegemonia do Porto não vai ter o mesmo sentido. Acabou a guerra na mídia, a motivação extra dos jogadores pra jogarem pelo técnico... algumas pessoas só descobrem que se amam quando um vai embora, não é mesmo? 

Pro lugar dele contrataram Antônio Folha, do Braga.

Antonio+Folha+Anderlecht+v+FC+Porto+F5gR

Eita...é impressão minha ou ele parece com o Sérgim?

Logo depois desse baque enfrentamos o Cova da Piedade pela semi-final da Taça de Portugal e os derrotamos sem problemas em casa. Pra não deixar os titulares sem ritmo pro jogo de volta contra o Bayern, os coloquei contra o Aves, e ainda teria mais de uma semana de descanso, e ganhamos de 6x2. Mas mais tragédias aconteceram.

Spoiler

MY75Ysz.png

ARFO7AQ.png

 

João Félix, que voltou ao time depois de voltar ao normal depois da janela de transferências, vai ficar 1 mês fora. Mas o pior mesmo é o zagueiro Victor Yan, que quebrou o tornozelo. Acabou a temporada pra ele.

Eu só tenho dois zagueiros mesmo pro time (o time só tinha um quando eu cheguei). O time reserva tem um garoto e um volante adaptado. Agora não tenho mais escolha, o garoto Mauri vai ter que entrar direto no time. Em outras circunstâncias eu teria improvisado o volante Pedro Rodrigues, mas ele era um dos que já estavam vendidos e fazendo corpo mole, além de falhar criticalmente na final da Taça da Liga. Então vai o garoto mesmo.

E então veio o jogo de volta contra o Bayern:

Spoiler

nViIdjd.png

Sem chance alguma pros bávaros. Dominamos a partida completamente, e com 8-1 de agregado passamos pras quartas de final com muita tranquilidade. Não caímos na armadilha de ficar na retranca jogando no contra-ataque. Compramos a briga logo de cara e os encurralamos, não deixando eles virem pra cima pra fazer gol cedo. Morelos abrindo o placar tão cedo ajudou muito a desmotivá-los.

 

O sorteio da Champions nos colocou contra o Manchester United, com o primeiro jogo no Estádio da Luz. Em outro confronto, o Borussia Dortmund passou pelo Real Madrid com duas goleadas. E eu golei o Borussia na fase de grupos. Hm... isso deu uma bela motivação.

Uma boa notícia foi que o Félix, que era pra ficar fora 1 mês e perder as duas partidas das quartas, se recuperou em incríveis duas semanas graças ao nosso excelente departamento médico. Pro Victor Yan não tinha jeito mesmo, entretanto. A recuperação do Félix foi tão boa que ele já voltou ao time duas partidas antes do primeiro jogo contra o Manchester.

E a última partida antes contra o Manchester era infelizmente contra o Sporting, e no dérbi não dava pra eu poupar o time, ainda mais porque era o jogo do título da Liga NOS também.

Spoiler

O21uMaQ.png

João Félix recuperou minha confiança e na volta ao time além de ótimas partidas que fez antes, agora faz um hat-trick contra o Sporting e dá o título da Liga NOS ao Benfica na casa dos Leões, com incríveis 7 rodadas de antecedência e 24 pontos do Porto.

i6MJqFi.png

Esse ótimo resultado deu moral excelente (mas também um certo desgaste) para o jogo contra o Manchester. Dei descanso por três dias pra todo mundo.

Spoiler

h0kA5Iw.png

Ganhamos do Manchester! Mas esse jogo me deu deixou extremamente surpreso e sinceramente, com medo. 

Porque eles vieram com um respeito inacreditável pra nos enfrentar. Ficaram entocados no 4-1-4-1, e nem quando tomaram o gol tentaram sair pra empatar e tentar um gol fora. Tudo bem, é um time do Mourinho né, mas o recado era muito, muito claro: Vamos empatar ou perder de pouco aqui e atropelar vocês em Manchester.

Mesmo assim, agora jogamos pelo empate na Inglaterra, e o mais importante, não tomamos gol fora de casa e agora vamos ter essa possibilidade.

Destaque pro gol da vitória: foi do garoto Miguel Ângelo, de 19 anos, que entrou no lugar do Morelos durante a partida.

O jogo de volta não demorou pra vir, apenas uma semana depois:

Spoiler

ZLMLuwu.png

Caraca, conseguimos passar pelo Manchester em pleno Old Trafford. Estamos na semi-final da Champions League, como alguns previram que chegaríamos.

Eu vim bem cauteloso e fiquei sendo massacrado por 30 minutos, quando por puro brilhantismo individual, Cristiano Ronaldo abriu o placar. Tínhamos o gol fora e agora eles teriam que fazer 3. Eles empataram antes mesmo de eu conseguir mudar a tática pra retrancar ainda mais, e tomamos outro nos acréscimos do primeiro tempo, o que me deixou puto.

Em 10 minutos o Rashford foi lá e fez o terceiro do Manchester driblando meio time e correndo que nem um louco. Na moral, eu sei que os caras da SI torcem pro Manchester, mas isso é ridículo. Se o Rashford jogar e correr na vida real 10% do que ele joga e corre no FM ele vai ser Bola de Ouro pelo resto da carreira e ganhar três Copas do Mundo. Ridículo.

Eu acho que também errei em desistir do jogo contra um ataque tão forte e com um garoto mal desenvolvido ainda no time (embora ele não tenha tido culpa em nenhum dos gols). Algo que eu já tinha percebido desde os tempos de Mondinense: não dá pra jogar defensivamente nesse FM. Os cruzamentos tão fortes e as defesas, de qualquer time, cometem erros absurdos. Os ataques são muito bons, então o negócio pra se defender é na verdade manter a bola lá na frente.

E aí que entra o Mourinho. Resultando garantido, o que que ele fez? Botou o time na retranca e desistiu do jogo. Pelo menos nisso a SI foi bem fiel. E aí foi a minha vez de ir pra cima como vínhamos fazendo a temporada inteira.

E 10 minutos depois, fizemos o segundo gol. E dessa vez decidi não fechar o time. Diminuí o ritmo e a mentalidade, mas deixei o time ainda brigando pela bola na frente e buscando o gol (com menos gente indo pra frente, lógico). Funcionou, e quase fizemos mais um. O Mourinho liberou todo mundo, mas eu também fiquei muito tempo com a bola e por isso fui atacado menos. Seguramos as pontas e conseguimos um resultado histórico.

 

E o Benfica não tinha descanso: já tinha o jogo de volta da semi final da Taça de Portugal:

Spoiler

tzE3Plc.png   ySvuwIu.png

O Cova não teve chance contra a gente. A primeira partida foi contra o time reserva e a segunda contra um time misto. A final é contra o Sporting do Philip Cocu.

 

E a seguir:

Spoiler

YQtW8hV.png

PSG do Neymar!

 

Muito pra meu desespero, tinha um dérbi contra o Porto três dias antes da primeira partida contra o PSG. Eu até pensei em botar o time reserva, mas não tinha como. Além disso, eu ainda estava invicto no campeonato e queria ganhar ele dessa maneira também. 

Até tentei provocar o Antônio Folha, mas ele não deu muita bola.

Spoiler

IuU9PEf.png

E não demos chance pro Porto. 3x0... ops 3x1 aos 49 do segundo tempo. Se em termos físicos o jogo não era uma boa, com certeza foi em termos de moral.

 

O ataque do PSG era simplesmente Neymar, Mbappé e Harry Kane. Eu pensei em ir no 4-1-4-1 logo no começo, mas decidi esperar uns 15 minutos pra ver o que acontecia já que o jogo era na Luz.

Spoiler

va1VXwC.png

HAHAHA! Parecia Brasil x Alemanha!

O PSG veio no desrespeito puro, num 3-4-3 ultra ofensivo e de mais peito aberto que o Brasil contra a Alemanha. Eu só queria ver no que ia dar nos primeiros 15 minutos e em menos de 10 já tava 3x0. O próprio primeiro tempo acabou 5x1. Harry Cone ficava plantando sem fazer nada e Neymar e Mbappé super isolados não voltavam e por isso atropelamos o PSG no meio e nas laterais.

No segundo tempo eles mudaram pra um 4-5-1 e eu tirei o pé do acelerador e joguei mais cauteloso pra não deixar eles fazerem gols fora e diminuírem. Acho que até exagerei vendo agora, mas na hora eu já tava feliz demais com 4 gols de vantagem numa semifinal.

E o jogo de volta, no Parque dos Príncipes:

Spoiler

KxvqnYy.png

Jogo surpreendentemente muito tranquilo. Tudo bem, fazer o gol fora aos 3 minutos fez o PSG desaber psicologicamente, mas mesmo assim eles não fizeram nada, apesar do placar.

Até aos 33 do segundo tempo tava 1x1. Eles acharam dois gols perto do final e só. Não teve pressão deles. O Manchester foi infinitamente mais difícil. Foi até injusto eu ter perdido porque eu também criei chances claras. 

E do outro lado o Barcelona atropelou o Chelsea e vai ser o nosso adversário numa surpreendente final de Champions League. 

 

A Liga NOS ainda tinha alguns jogos, mas era tudo meramente formalidade. Ainda entrei um jogo com o time titular já que era em casa e havia muito tempo pra final da Taça de Portugal.

Aliás, o calendário me deixou bem puto. A final da Taça de Portugal era em 28 de maio, e a final da Champions em 1o de junho. Três dias de diferença. O pior é que dava pra por a data mais cedo, mas eles enrolaram o calendário do torneio nacional (e mesmo que tivesse uma opção pra adiantar a partida, nunca que o Sporting ia permitir isso né).

Então, dia 28 de maio, lá vamos nós para mais um dérbi, agora valendo taça e comigo entalado com final desde aquela danutada no início do ano pro Braga.

Spoiler

6tuWm8G.png

Sem danutada dessa vez!

Não deu pro Cocu de novo! Com dois gols de Morelos conquisto meu segundo título com o Benfica. 

benfica-vencedor-taca-portugal.jpg

image.aspx?brand=JN&type=generate&name=b

 

 

E então chega o dia. 1o de junho. A última vez que o Benfica esteve aqui foi há 35 anos, onde perdeu contra o Milan na final de 1990. Da última vez que ganhou, foi nos tempos de Eusébio, na década de 60. Será que 63 anos depois, o clube volta a ganhar uma Champions e surpreende o mundo contra o Barcelona de Messi?

E aí, será que deu?

Spoiler

KJNM25e.png

Deu! Deu! Benfica... Benfica! Campeão da Champions de 2025!

JS44390012.jpg

Um Barcelona surpreendentemente tímido considerando o favoritismo. Saímos na frente com o garoto Mauri, que não decepcionou ao entrar no time durante a competição mais importante. O Barça empatou pouco antes do intervalo (de novo tomando gol antes do intervalo...).

O jogo foi bem feio no segundo tempo. Nem eles nem eu queriam arriscar muito e os ataques eram bem tímidos. O Messi tava velhão e ainda tava jogando, mas não tinha mais velocidade.

Mas aí aos 44 do segundo tempo o Barcelona resolveu entregar o jogo cometendo um pênalti absurdo. Morelos deixa como presente de despedida o gol do título de uma Champions League (além de já ter feito dois na final da Taça de Portugal). Ele também termina como artilheiro da Champions com 17 gols. Se bobear eu vendia ele por mais depois dessa, mas fazer o quê. Karavaev foi o melhor da partida. O que valeu foi o título e os que estavam vendidos dando a alma pra sair fazendo história!

32Ai4Z4.png

E de quebra:

n3b1yPL.png

Fábio Ribeiro terceiro melhor goleiro. Meus dois laterais e meu zagueiro os melhores da competição. André Horta melhor meia (como que o Cristiano não entrou na lista) e Morelos o segundo melhor atacante. Injusto. Dolberg era do Borussia, que caiu nas quartas.

 

 

E com isso, senhoras e senhores, fecha-se as cortinas da temporada!

 

IoJLvDx.png

ry3ouHX.png

 

Foram 63 partidas no ano, com apenas 3 derrotas (Braga, Manchester United e PSG). Quase 200 gols marcados no ano. E lógico, meu time copeiro não podia deixar de bater recordes em cartões amarelos (três digitos!) e uma boa dose de vermelhos.

PDrkSEe.png

Uma Champions depois de 63 anos e uma Liga NOS invicto só nos fizeram subir 4 posições no rank da UEFA... Eu, hein.

Abaixo a campanha invicta na Liga NOS e o restante do calendário de jogos:

Spoiler

H9dvJCw.png

 

Que tal terminar 29 pontos na frente do Porto e com um ataque que quebrou a marca de 100 gols na Liga? 

De quebra, o Guimarães roubou a vaga do Sporting na Champions nas duas últimas rodadas. 

O Estoril, que vinha fazendo ótima campanha, pipocou nos últimos jogos e caiu pra 11o. O Mondinense teve uma recuperação tímida depois da passagem desastrosa do Micale. Vamos ver o que acontece com o clube na temporada seguinte. 

A Cova da Piedade, que foi quinto ano passado e jogou Liga Europa, quase foi rebaixada esse ano. O Leiria, que eu acho que subiu, ficou em sexto.

 

2on80a1.pngedkQNq4.png

Aqui os stats dos jogadores:

Spoiler

IcuOJNJ.png

Morelos fez 28 gols e deu 15 assistências em 39 partidas. Parece que pelos posts ele foi o destaque do time, mas o resto do time não deixou nada a dever.

Duk fez 21 gol e deu 13 assistências em 37 partidas. Pedro Ângelo fez 20 gols e 9 assistências em 37 partidas também.

E o que dizer do meu fabuloso meio campo? Cristiano Ronaldo jogou 47 partidas e fez 16 gols e deu inacreditáveis 27 assistências (bateu o recorde do Benfica no quesito). André Horta pela esquerda fez 20 gols e 12 assistências. João Félix marcou 10 e deu 8 assistências. Nicão marcou 10 gols e deu 14 assistências.

E olha os reservas: João Filipe, reserva do Cristiano Ronaldo, fez 14 gols e 14 assistências. 

Os garotos que chegaram, Miguel Ângelo despontou no final, com 5 gols e 4 assistências. Ele deve ser titular na próxima temporada. O uruguaio Peña foi mais tímido: apenas 2 gols em 13 partidas.

E outro detalhe muito importante: fiz questão que TODOS os jogadores jogassem no mínimo 10 partidas na temporada. Não saindo do banco, mas começando as partidas. Foi um objetivo pessoal que consegui alcançar até com Miguel Ângelo e Peña, que chegaram efetivamente em Fevereiro. Alguns também entravam com frequência durante outros jogos. Por exemplo, João FIlipe, somando jogos iniciados e quando entrou, tem 43 jogos, só 3 a menos que o titular Cristiano Ronaldo.

Valverde jogou 30 partidas dessa maneira, Tiago Dantas 29, Pedro Ângelo 37, etc. Por isso não tive um único problema de vestiário e ganhei o respeito rápido dos jogadores, além de dar uma coesão absurda pra não somente titulares mas também pros reservas. De uns 25-26 jogadores, não tem nenhum com nota abaixo de 7.00.

E querem mais? Além de uma Champions e um nacional invicto, olha só como o ano foi de fato vermelho. Na segunda divisão, não só o Benfica B foi campeão (com ótimas promessas) como tanto o time B do Porto E do Sporting caíram pra terceirona!

Spoiler

vNRkfIo.png

E o nosso sub-19 fazendo bonito também. Campeão português e chegou as semi finais da Uefa Youth League:

Spoiler

sqDFBE3.png

f8XhhzA.png

 

ircXJer.png

As finanças, que chegaram a ficar dois ou três meses no vermelho, foram totalmente consertadas com a conquista da Champions, e ainda vai entrar muito dinheiro com a venda dos jogadores já vendidos e provavelmente de mais uns que devem receber ofertas depois do título europeu.

Spoiler

B1MZJqw.png

E ainda de quebra, entrei pro Hall da Fama português:

QNYacGJ.png

É verdade, tinha pontos suficientes graças aos 6 títulos com a Mondinense, somados a mais três com o Benfica esse ano.

Bom, o meu futuro e do Benfica parecem que vão decolar agora. Fizemos história (quando ninguém esperava) e eu também ganho muita reputação e moral.

Quer dizer, o meu futuro com certeza vai decolar, o do Benfica não sei, porque ao final da temporada surgiu isso:

jG249R4.png

soHasga.png

 

Arsenal e Juventus? Eita. Vamos ver o que acontece na próxima atualização!

 

<<<Anterior                                          <<<Índice>>>                                                    Próxima>>>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu falei que chegaria nas semifinais e foi além, vencendo praticamente a p*** toda. Campanha irretocável, o Benfica deveria construir uma estátua sua para comemorar essa brilhante temporada. Agora recebeu o contato de 2 gigantes europeus que são endinheirados e vai poder escolher com folga o seu próximo passo. Com a Juventus, um campeonato tranquilo, com o Arsenal, uma liga competitiva. Além deles, ainda tem o Benfica. Qual será a sua escolha?

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que campanha foi essa com Benfica, parabéns, foi uma excelente temporada.

Agora é manter o elenco, contratar pontualmente e ver se consegui repetir esse feito na próxima temporada, bom, isso se não aceitar as propostas desses gigantes, o que acho difícil, mas quem sabe...

No aguardo da continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Histórias de um treinador na estrada
  • #Vini featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • AllMight locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • Banton
      Por Banton
      Não sei como funciona o procedimento de compra e venda, mas tenho interesse (se for baratinho, até porquê é uma versão antiga). No site original está bem caro.
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
×
×
  • Criar Novo...