Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
_Di3gao_

Tática do Mano Menezes no Cruzeiro

Recommended Posts

_Di3gao_

Bom dia! estou tentando montar a tatica do mano menezes do cruzeiro , poderiam me ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pedrozahba

4-2-3-1, contra-ataque.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
juliommc

Com o elenco atual do Cruzeiro, na base de jogadores do FM17 que eu tenho, eu faria da seguinte forma...

 

oK60Ki3.png

 

Lucas Romero - lateral (apoiar)

Léo e Dedé - zagueiro (defender - um dos dois poderiam ser usados como defensor limitado)

Egídio - ala completo (atacar)

Henrique - trinco ou pivô defensivo (defender)

Lucas Silva - construtor recuado ou regista (apoiar)

Arrascaeta - avançado interior (atacar)

Thiago Neves - meia atacante (atacar)

Robinho - ponta (apoiar)

Raniel - ponta de lança (atacar)

 

Problemas:

1. o Lucas Romero, na base de dados que possuo do FM17, não é bem adaptado à lateral direita... teria que retreinar o jogador.

MSBZWQl.png

Perfil do Romero

 

 

2. o Henrique é lento para fazer a cobertura... daria para considerar o Lucas Romero na sua posição de origem; e aí usaria o Edílson na lateral (com função de apoio ou mais defensivo). Infelizmente, o Edílson no FM, não é bom lateral... Mas dá pra usar. Como o Egídio ficaria de ala completo, se você não possuir um bom volante para a cobertura (com aceleração, agilidade, velocidade, antecipação, decisões, posicionamento, determinação, agressividade, bravura, desarme, força e resistência), vai correr riscos nos contra-ataques adversários nas costas do Egídio.

YZyHo0Q.png

Perfil do Henrique

 

 

3. o Arrascaeta precisa ser orientado a voltar para recompor a defesa, talvez usando marcação individual (no lateral, meio campista lateral ou ponta adversário); o Robinho (com funçao de apoio) já participaria mais da defesa... aí você defenderia em um 4-4-2, deixando o Raniel mais a frente, bem como o Thiago Neves.

6S29FDR.png

g2WZhuB.jpg

Nessa imagem, o Lucas Silva fica mais à esquerda e o Henrique à direita - mas isso é bem flexível no futebol; no FM, eu deixaria o volante da cobertura (no caso, o Henrique ou Romero) à esquerda, pois assim já estariam mais próximo do setor onde a necessidade de cobertura é mais frequente.

 

Aí viriam as instruções à equipe :

niElydo.png

Aqui pode haver alguma flexibilidade também...

Eu consideraria acrescentar as instruções ser mais expressivo, driblar menos e movimentar-se das posições, além de retirar a instrução das sobreposições (isso tudo na tentativa de deixar a transição ofensiva mais "vertical" e veloz)... Tem que ir experimentando para ver como fica melhor (e pode variar de jogo a jogo também).

A questão da pressão acho que tem que ser acertada a cada jogo... Se você joga contra adversários que possuem meias ofensivos e atacantes com movimentação, inteligência e habilidade (aceleração, antecipação, agilidade, drible, primeiro toque, sem bola, passe, técnica, visão, trabalho de equipe), você não pode deixar seus defensores pressionarem muito, porque, de uma forma geral, podem ficar "fora de posição" com frequência ou ser driblados, proporcionando mais chances de gol ao adversário.

Eu, quase sempre que oriento mais pressão à equipe, reduzo, individualmente, na defesa (principalmente nos zagueiros).

Outra coisa que eu acho que pode ser mexida jogo a jogo é a questão dos passes. Dá pra, eventualmente, encurtar os passes na defesa e esticar no ataque (assim, a tendência é tornar o passe mais preciso, às custas da perda de um pouco de velocidade nas transições ofensivas).

Enfim, pra jogar no contra-ataque, com esse elenco atual do Cruzeiro (que é como o Mano monta o time na maioria das situações), o básico seria isso : linha pouco alta, pressão normal ou ligeiramente maior e ritmo rápido, em um sistema fluido... o resto pode ir ajustando jogo a jogo, conforme necessidade.

Outra dica : naquelas situações onde o jogo já está definido a seu favor, você muda as instruções e passa para um sistema estruturado em mentalidade contra-ataque; acrescenta a instrução reter posse e levar a bola até a área, além de reduzir o comprimento dos passes...(tocar a bola e segurar o resultado).

 

Outras possibilidades que pode ir experimentando :

1. Usar 4-2-3-1 sem pontas (com 2 volantes).

2. Adiantar os dois volantes (principalmente se você usar o Romero, já que o Henrique, como o meia central (defender) deixaria o time mais vulnerável ainda na cobertura do Egídio).

3. Considerar Sassá, Fred, Barcos e outros jogadores, inclusive da base... Dando uma "corrida de olho" no elenco, dá pra constatar que é realmente muito forte. 

 

Enfim, dá pra variar bastante nas peças e instruções, mas a formação básica é essa.

Espero ter ajudado... Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Perissé
Em 24/09/2018 at 21:55, juliommc disse:

Enfim, pra jogar no contra-ataque, com esse elenco atual do Cruzeiro (que é como o Mano monta o time na maioria das situações), o básico seria isso : linha pouco alta, pressão normal ou ligeiramente maior e ritmo rápido, em um sistema fluido... o resto pode ir ajustando jogo a jogo, conforme necessidade.

Não entendi direito o uso da linha defensiva mais alta. Não acompanho muito o Cruzeiro, mas, nas vezes que vi, ele costuma dar mais campo pro adversário, mas pressionar bastante desde a entrada da bola no campo defensivo.

De resto, explicou muito bem. Só acrescentaria o "marcação apertada" nas instruções, já que eles marcam por encaixes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
juliommc
On 10/15/2018 at 10:08 PM, Perissé said:

Não entendi direito o uso da linha defensiva mais alta. Não acompanho muito o Cruzeiro, mas, nas vezes que vi, ele costuma dar mais campo pro adversário, mas pressionar bastante desde a entrada da bola no campo defensivo.

De resto, explicou muito bem. Só acrescentaria o "marcação apertada" nas instruções, já que eles marcam por encaixes.

Ligeiramente alta... Não acho a linha do Cruzeiro baixa. Dá pra fazer no "Normal" e no "ligeiramente mais baixa". Pra contra-ataque, eu normalmente uso uma das três. Mas, ao usar ligeiramente alta, com pressão na bola, a idéia é evitar que os ataques adversários terminem em finalizações para o gol, o que impossibilitaria o contra-ataque.

Editado por juliommc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Conteúdo Similar

    • DiegoCosta7
      Por DiegoCosta7
      Introdução e propostas 
       
       
      Então galera, depois de um longo inverno longe daqui, decidi voltar a escrever aqui na área, com uma aventura nos rochedos do estreito de Gibraltar onde estou montando simultâneamente dois trabalhos, desenvolvendo o Morrocan United, que no jogo milita na quarta divisão local, paralelamente estarei desenvolvendo a seleção local com o objetivo de coloca-la entre as principais seleções mundiais, como podem perceber, será um save de longo prazo, e espero estar me divertindo, e claro, proporcionar a galera uma experiência maravilhosa aqui na área, então vamos aos objetivos do Save:
      Clube: Subir para a primeira divisão Se consolidar entre os melhores times do país se tornar campeão da primeira divisão e da copa nacional desenvolver as infraestruturas do time ao nível máximo Disputar a Champions League Conquistar a Champions League Ser o clube gibraltino mais bem reputado  Ter uma categoria de base sólida que abasteça o time principal com jovens talentos (outros objetivos serão adicionados posteriormente, conforme a evolução do time)
       
      Seleção: Classificar a seleção para a Eurocopa Classificar a seleção para uma Copa do Mundo Chegar ao Top5 do ranking da FIFA Ganhar a Eurocopa Ganhar a Copa do Mundo Ter mais vitórias que Espanha, Inglaterra, Portugal e Marrocos nos confrontos diretos (Também como nos objetivos do Clube, serão adicionados novos objetivos posteriormente, conforme a evolução da Seleção)
       
      Próxima Atualização: Perfil do treinador, Elenco, Staff, Táticas e Pré temporada.
       
       
       
       
    • daniloxw36
      Por daniloxw36
      eae galera e que estou jogando fm 2016 jogo original notei que em algumas equipes de divisão inferiores na hora de escalar o time não mostra se o jogar esta apto para fazer aquela função não aparece o grafico indicando se o jogador se adaptar a fazer aquela função ou não,Sera que tenho que contratar alguém para que possa mostra isso ?
    • Danut
      Por Danut
      Olá pessoal,
      bem, como aqueles que acompanharam a história já sabem, meu save com o Union Berlin não teve um final feliz. Mas é claro que eu não conseguiria ficar afastado aqui da área. Então apresento a vocês minha nova história. E dessa vez, com uma grande novidade: não jogarei na Alemanha!
      O clube escolhido para essa nova aventura é o FC United of Manchester. Não pretendo ficar descrevendo a história do clube por aqui, pois acho que a maioria já deve ter ouvido falar dele. Para os que não sabem nada, um brevíssimo resumo: o United of Manchester foi criado em 2005 por torcedores do Manchester United que não concordaram com a venda do clube para um investidor estadosunidense. Assim, surgiu o clube, gerido pelos próprios torcedores. Os primeiros anos do clube foram de muito sucesso, incluindo três promoções seguidas. No sétimo nível do futebol inglês, contudo, a equipe encontrou mais dificuldades, e foram precisos sete temporadas para conseguir a promoção. Desde a temporada 2015/16, o United of Manchester se encontra no sexto nível do futebol inglês.

      "Conheça os donos" - os torcedores tem orgulho em mostrar quem é que manda no clube
       
      No manifesto de constituição do clube existem sete princípios básicos que devem guiar o FC United:
      A diretoria será eleita democraticamente por seus sócios; As decisões tomadas pelos sócios serão decididas seguindo a sistemática "uma cabeça, um voto"; O clube irá desenvolver ligações com a comunidade local, e procurará se manter acessível a todos, sem discriminar ninguém; O clube irá se empenhar em manter os preços de ingressos tão acessíveis quanto possíveis; O clube irá encorajar a participação da juventude local – seja jogando ou torcendo – sempre que possível; A diretoria irá se empenhar, sempre que possível, em evitar a comercialização excessiva; O clube irá se manter uma organização sem fins lucrativos.  
      Bem, quem já acompanhou minhas opiniões sobre certos clubes aqui pelo Fórum pode bem imaginar que a ideia do United of Manchester me encanta bastante. Por isso a escolha de clube. Mas além de achar legal os princípios colocados, ler eles me deu a ideia de como tornar o save um pouco mais interessante do que um mero save com uma equipe de divisão inferior na Inglaterra. Sendo um clube que valoriza a participação da juventude, o FC United me parece o clube perfeito para minha primeira tentativa de jogar só com a base. Ou seja: durante o save todo, não pretendo realizar a contratação de nenhum jogador, apenas desenvolver os talentos que surjam através de nossas categorias de base.
       
      Em termos de objetivos, esse save será um pouco diferente do normal. Não tenho a pretensão de conquistar nenhum título específico – embora, claro, ficarei feliz se isso vier a ocorrer. A pretensão do clube é outra, talvez muito mais ambiciosa: queremos ser, por uma temporada, a melhor equipe de Manchester.
      Para tanto, defini alguns critérios que precisarão ser cumpridos durante a temporada para considerar o objetivo completado:
      Terminar à frente de Manchester United e Manchester City em todas as competições disputadas; Não perder nenhuma partida contra os rivais locais diante dos próprios torcedores; Obter um resultado favorável na soma dos confrontos contra cada um dos rivais (vencer mais do que perder); Não ser humilhado em nenhuma partida contra os rivais (não perder de goleada em nenhuma partida).  
      Obviamente, esse objetivo é algo de longo prazo. Não sei nem mesmo se será possível chegar ao nível necessário para completá-lo. Mas será isso o que eu buscarei durante o save. Caso fique óbvio que o clube não tem mais condições de evolução, posso acabar decidindo por encerrar o save antes disso.
       
      Em relação ao save, carreguei a liga inglesa apenas, com todas suas divisões, e uma base de dados grande. Foram escolhidas as opções "Não adicionar comissão técnica" e "Impedir uso do editor do jogo". A data de início é a pré-temporada da temporada 2015/16.
       
      PS: Acho que está claro já, mas só pra ninguém ter dúvidas: não será um save voltado para histórias, e sim ao FM mesmo.
      PS²: Obrigado ao @vinny_dp e ao @ggpofm pelas conversas construtivas e que me encorajaram a tentar o save.
    • DiegoCosta7
      Por DiegoCosta7
      Como modificar a Champions e as regras dela e de outros campeonatos ?
    • DiegoCosta7
      Por DiegoCosta7
      Prezados, Boa Noite.
      Alguém aí sabe como modificar as competições de copa, em Particular a Champions e a UEL, e criar uma estrutura da liga sérvia, com mais times na primeira divisão, no caso das competições européias de clubes, quero colocar mais clubes nas mesmas e abolir regras como o limite de jogadores inscritos nelas, se possível, como posso estar modificando, pois pretendo fazer alguns testes.
×