Jump to content

Tática do Mano Menezes no Cruzeiro


_Di3gao_

Recommended Posts

  • Leho. changed the title to Tática do Mano Menezes no Cruzeiro
  • 1 month later...

Com o elenco atual do Cruzeiro, na base de jogadores do FM17 que eu tenho, eu faria da seguinte forma...

 

oK60Ki3.png

 

Lucas Romero - lateral (apoiar)

Léo e Dedé - zagueiro (defender - um dos dois poderiam ser usados como defensor limitado)

Egídio - ala completo (atacar)

Henrique - trinco ou pivô defensivo (defender)

Lucas Silva - construtor recuado ou regista (apoiar)

Arrascaeta - avançado interior (atacar)

Thiago Neves - meia atacante (atacar)

Robinho - ponta (apoiar)

Raniel - ponta de lança (atacar)

 

Problemas:

1. o Lucas Romero, na base de dados que possuo do FM17, não é bem adaptado à lateral direita... teria que retreinar o jogador.

MSBZWQl.png

Perfil do Romero

 

 

2. o Henrique é lento para fazer a cobertura... daria para considerar o Lucas Romero na sua posição de origem; e aí usaria o Edílson na lateral (com função de apoio ou mais defensivo). Infelizmente, o Edílson no FM, não é bom lateral... Mas dá pra usar. Como o Egídio ficaria de ala completo, se você não possuir um bom volante para a cobertura (com aceleração, agilidade, velocidade, antecipação, decisões, posicionamento, determinação, agressividade, bravura, desarme, força e resistência), vai correr riscos nos contra-ataques adversários nas costas do Egídio.

YZyHo0Q.png

Perfil do Henrique

 

 

3. o Arrascaeta precisa ser orientado a voltar para recompor a defesa, talvez usando marcação individual (no lateral, meio campista lateral ou ponta adversário); o Robinho (com funçao de apoio) já participaria mais da defesa... aí você defenderia em um 4-4-2, deixando o Raniel mais a frente, bem como o Thiago Neves.

6S29FDR.png

g2WZhuB.jpg

Nessa imagem, o Lucas Silva fica mais à esquerda e o Henrique à direita - mas isso é bem flexível no futebol; no FM, eu deixaria o volante da cobertura (no caso, o Henrique ou Romero) à esquerda, pois assim já estariam mais próximo do setor onde a necessidade de cobertura é mais frequente.

 

Aí viriam as instruções à equipe :

niElydo.png

Aqui pode haver alguma flexibilidade também...

Eu consideraria acrescentar as instruções ser mais expressivo, driblar menos e movimentar-se das posições, além de retirar a instrução das sobreposições (isso tudo na tentativa de deixar a transição ofensiva mais "vertical" e veloz)... Tem que ir experimentando para ver como fica melhor (e pode variar de jogo a jogo também).

A questão da pressão acho que tem que ser acertada a cada jogo... Se você joga contra adversários que possuem meias ofensivos e atacantes com movimentação, inteligência e habilidade (aceleração, antecipação, agilidade, drible, primeiro toque, sem bola, passe, técnica, visão, trabalho de equipe), você não pode deixar seus defensores pressionarem muito, porque, de uma forma geral, podem ficar "fora de posição" com frequência ou ser driblados, proporcionando mais chances de gol ao adversário.

Eu, quase sempre que oriento mais pressão à equipe, reduzo, individualmente, na defesa (principalmente nos zagueiros).

Outra coisa que eu acho que pode ser mexida jogo a jogo é a questão dos passes. Dá pra, eventualmente, encurtar os passes na defesa e esticar no ataque (assim, a tendência é tornar o passe mais preciso, às custas da perda de um pouco de velocidade nas transições ofensivas).

Enfim, pra jogar no contra-ataque, com esse elenco atual do Cruzeiro (que é como o Mano monta o time na maioria das situações), o básico seria isso : linha pouco alta, pressão normal ou ligeiramente maior e ritmo rápido, em um sistema fluido... o resto pode ir ajustando jogo a jogo, conforme necessidade.

Outra dica : naquelas situações onde o jogo já está definido a seu favor, você muda as instruções e passa para um sistema estruturado em mentalidade contra-ataque; acrescenta a instrução reter posse e levar a bola até a área, além de reduzir o comprimento dos passes...(tocar a bola e segurar o resultado).

 

Outras possibilidades que pode ir experimentando :

1. Usar 4-2-3-1 sem pontas (com 2 volantes).

2. Adiantar os dois volantes (principalmente se você usar o Romero, já que o Henrique, como o meia central (defender) deixaria o time mais vulnerável ainda na cobertura do Egídio).

3. Considerar Sassá, Fred, Barcos e outros jogadores, inclusive da base... Dando uma "corrida de olho" no elenco, dá pra constatar que é realmente muito forte. 

 

Enfim, dá pra variar bastante nas peças e instruções, mas a formação básica é essa.

Espero ter ajudado... Abraço.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Em 24/09/2018 at 21:55, juliommc disse:

Enfim, pra jogar no contra-ataque, com esse elenco atual do Cruzeiro (que é como o Mano monta o time na maioria das situações), o básico seria isso : linha pouco alta, pressão normal ou ligeiramente maior e ritmo rápido, em um sistema fluido... o resto pode ir ajustando jogo a jogo, conforme necessidade.

Não entendi direito o uso da linha defensiva mais alta. Não acompanho muito o Cruzeiro, mas, nas vezes que vi, ele costuma dar mais campo pro adversário, mas pressionar bastante desde a entrada da bola no campo defensivo.

De resto, explicou muito bem. Só acrescentaria o "marcação apertada" nas instruções, já que eles marcam por encaixes.

Link to comment
Share on other sites

On 10/15/2018 at 10:08 PM, Perissé said:

Não entendi direito o uso da linha defensiva mais alta. Não acompanho muito o Cruzeiro, mas, nas vezes que vi, ele costuma dar mais campo pro adversário, mas pressionar bastante desde a entrada da bola no campo defensivo.

De resto, explicou muito bem. Só acrescentaria o "marcação apertada" nas instruções, já que eles marcam por encaixes.

Ligeiramente alta... Não acho a linha do Cruzeiro baixa. Dá pra fazer no "Normal" e no "ligeiramente mais baixa". Pra contra-ataque, eu normalmente uso uma das três. Mas, ao usar ligeiramente alta, com pressão na bola, a idéia é evitar que os ataques adversários terminem em finalizações para o gol, o que impossibilitaria o contra-ataque.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

  • Similar Content

    • l30mb
      By l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      By Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismotoquinha
      By Nismotoquinha
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      By Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      By Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Create New...