Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Henrique M.

Analista de Dados: Como usá-lo no FM?

Recommended Posts

Henrique M.

MLka0Ld.jpg

O analista de dados é um membro da comissão técnica que foi inserido no Football Manager 2017. A função dele no jogo é analisar os adversários e seus eventuais alvos para contratação. Contudo, a ferramenta pode lhe oferecer muito mais do que apenas uma análise superficial do adversário e observar seus jogadores.

O analista de dados é uma excelente forma de você obter uma vantagem contra a Inteligência Artificial (IA) do jogo. Por isso, esse guia tratará de como usá-lo para obter informações que lhe ajudaram a vencer jogos e conquistar títulos.

As informações que o Analista de Dados fornece

Desde que ele foi introduzido na versão passado do jogo, muita gente pode ter ignorado, ou não ter entendido o que ele faz. Como foi uma função adicionadas às pressas para o FM 2017, a implementação não foi perfeita e uma certa aura de inutilidade pairou sobre o pobre coitado.

Entretanto, se utilizada da maneira adequada, o Analista de Dados pode te fornecer uma quantidade infindável de informações sobre seu oponente. Mas como achar essas informações? É fácil, antes de cada jogo, assim como você recebe o relatório do olheiro, seu Analista de Dados Chefe irá te enviar um relatório similar, a respeito do jogo anterior do seu próximo adversário. Além do relatório pré-jogo, ele te enviará um relatório pós-jogo, analisando a partida.

Tim-Borowski_-Inbox77e013b78d079325.png

As coisas mais fáceis de identificar são a tática do adversário e como eles se comportam dentro de campo. Na partida anterior, o Augsburg entrou com um 4-4-2, mas as funções e instruções dos jogadores fizeram com que o time se comportasse como um 4-1-4-1. E pelo mapa térmico, podemos observar que mesmo com o desenho conservador, eles ocuparam mais o terço ofensivo que o defensivo nesse jogo.

Outra informação relevante é como os gols do adversário surgem: 38% deles vem de cruzamento. O Augsburg marcou 50 gols até o momento, 19 deles são oriundos de bolas alçadas na área. Além disso, eles tem dificuldades com bolas em profundidade, 15 dos 51 gols sofridos surgiram assim. Como aparentam ser uma equipe que ocupa bastante o terço ofensivo, isso é natural.

Outra informação importante são os dois jogadores que mais trocam bola na equipe. No caso, os dois meias-centrais da equipe. Com isso, já fica claro um alvo que pode ser neutralizado com a utilização de uma marcação individual ou mais cerrada. Por fim, o lado esquerdo deles é muito forte, portanto, uma maior cautela pelo lado direito é conselhável.

Usando essas informações

O grande truque é saber o que fazer com a informação que lhe foi dada. Já deixamos claro acima que eles são uma equipe que gosta de atacar, tem dificuldades com passes em profundidades e tem nos meias-centrais sua principal fonte de troca de bolas. Além disso, apresentam muita força no lado esquerdo do campo.

Dessa forma, eu posso preparar minha equipe para reagir a essas informações. Eu atuo com um volante e um meia-central, eu poderia corrigir essa linha (passando para dois meias-centrais) e fazer uma marcação cerrada e pessoal para cortar a troca de bola entre os meias-centrais.

Isso provavelmente faria com que eles forçassem o jogo pela esquerda do seu ataque. Posso recuar meu ponta-direita para a meia-direita e mudar a função Apoiar do meu lateral para defender. Dessa forma, eu resguardaria o lado mais forte, enquanto tento evitar que os meias-centrais toquem a bola entre si, buscando outras jogadas.

Além disso, posso mudar minha estratégia de mudança de posse de bola para passes mais diretos e que busquem o espaço, para aproveitar a fragilidade do adversário nesse tipo de situação.

Conclusão

Nesse caso, eu era o favorito contra o Augsburg e jogo em casa e tenho um estilo bastante ofensivo e intenso. Eu não mudaria minha estratégia por um adversário de meio de tabela. Mas podemos tirar algumas conclusões à respeito da análise feito.

Pelo relatório pós-jogo, é possível observar algumas coisas. Os laterais foram bem, assim como meus zagueiros, o que significa que defensivamente, a linha de dois não deu trabalhos. E os laterais foram eficientes na sua atuação defensiva pelos lados, como no apoio ofensivo. Ou seja, a principal fonte de gols do adversário não teve como se criar nessa partida.

Tim-Borowski_-Inbox-2684035f42a54f5c8.pn

Pelo mapa de calor, podemos observar que eles jogaram acuados no campo de defesa e que nosso jogo fluiu no centro do campo. Isso, somado a atuação contundente da linha defensiva, evitou que o adversário pudesse contra-atacar. Abaixo, verão o mapa de calor do adversário e o lado esquerdo foi a opção ofensiva mais procurada por eles para atacar.

Tim-Borowski_-Inbox-3.png

Analisando o mapa posicional, nossa equipe manteve a forma tática, assim como o adversário. Mas a sobrecarga ofensiva, graças a estratégia defensiva do adversário e nossa qualidade, colocou o Augsburg contra a parede. Enquanto estivemos por quase todo o campo, eles foram sufocados e quase não tiveram presença ofensiva.

Tim-Borowski_-Inbox-4.png

No meu caso, a diferença técnica e favoritismo não pedia uma estratégia diferenciada da minha parte. Mas tirando a mudança tática, o analista de dados acertou basicamente todos os comportamentos do Augsburg no jogo.

Se eu estivesse em uma situação inversa, poderia utilizar essas informações para surpreender meu adversário. Para aqueles que lutam por sobrevivência ou diminuir a distância em confrontos onde o adversário é muito maior, o Analista de Dados pode ser uma excelente ajuda.

Portanto, para quem deseja entender melhor como o adversário atua, ele é uma excelente ferramenta. Agora é hora de usá-lo sabiamente e fazer com que ele te ajude a trazer as vitórias que você precisar.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Inspirado por: https://www.thehighertempopress.com/2017/06/data-analyst-potential-difference-maker/
Banner: @_Matheus_

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
  • Conteúdo Similar

    • Lohan
      Por Lohan
      BRASIL MUNDI UP  (23\10\2018)  
      ✔️ Séries A, B, C e D (formato original) 
      ✔️ Série Regional, equivalente a uma 5a divisão fictícia, que faz com que os Estaduais fiquem mais realistas e disputados (grupos verdadeiramente regionalizados)
      ✔️ Segundonas, Terceiras e Quartas Estaduais
       ✔️ Copa SP de Futebol Júnior, Copa BH, Copa do Brasil e Brasileirão sub-20, Brasileirão sub-17
       ✔️ Copas Estaduais (detalhe: quando os times sobem pra Séries A e B, deixam de participar pra não inflar o calendário)
      ✔️ Novidade! Todos os Campeonatos Estaduais Sub-20
       
      Colocar o arquivo .FMF na pasta (editor data) que fica em: "documentos / Sports Interactive / Football Manager 2018 / editor data",
      e depois selecioná-lo antes de criar o Save.
      Testado 3 vezes até 2030 sem bugs! (protegido contra cópia)
      DOWNLOAD:  
                        Brasil Mundi Up (23-10) Unificado ao Pr0 Update gringo
                      4Shared: 
      MEDIAFIRE: http://www.mediafire.com/file/zywgpcpttsbxktr/Brasil+Mundi+UP+(23-10)+FM18.rar
       
       
      Ligas fundamentais que não vem no FM18 e fazem muita diferença, principalmente pra quem joga no Brasil (só funciona se deixar setado como "Jogáveis", não adianta nada ativar essas ligas ao criar o save e deixar setado em "Ver apenas").
      Libertadores mais difícil e realista
      Deixando as primeiras divisões de todas as ligas Sulamericanas ativadas, a Libertadores e a Copa Sulamericana ficam mais difícil
      Mercado de transferências bastante ativo
      Ativando Japão, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Qatar, Portugal, China e Itália você vai ver bastante transferências realistas, e vai conseguir vender ou emprestar facilmente até jogadores encostados sugando a folha salarial
       
      DOWNLOAD:  https://www.fmscout.com/a-fm18-leagues-megapack-by-claassen.html
       
      Após fazer o download extraia o arquivo na pasta editor data, vá na pasta dos continentes e retire somente os países recomendados, delete o restante que não for usar para não bugar o save, depois coloque os países escolhidos na mesma pasta em que fica o update do Brasil Mundi UP
       
    • thyagocda
      Por thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

      Clique aqui para a próxima postagem
    • Visheuler
      Por Visheuler
      Galera, eu tava jogando fm 2018 em um save com o São Bento. Bom o estadual de sp iria começar e como sempre inscrevi os jogadores normalmente na competição, avancei as datas e quando eu ia fazer a primeira partida da competição todos os jogadores estavam como não inscritos, eu tentei até inscrever de novo mas a data limite tinha passado. Tem como resolver usando algum editor seja pra inscrever jogadores ou voltando dias sei lá?
    • MatheusBerr
      Por MatheusBerr
      Quando eu seleciono os países que irei usar em minha carreira no FM 2018 ele trava na hora de carregar os arquivos, ja reiniciei o jogo, limpei o cache e nao sei mais o que fazer
    • marciof89
      Por marciof89
      Eis que, enfim, criei coragem para postar uma história aqui no Profissão Manager. Frequento o fórum a muitos anos mas sou um completo bicho do mato, portanto interajo muito pouco, motivo pelo qual demorei a adentrar aqui. Agradeço desde já quem tiver interesse em seguir, e ouvirei todas as dicas que quiserem sugerir, sejam sobre organização, táticas, etc. Li as regras e as recomendações antes de começar, mas deslizes podem acontecer. Os gráficos foi eu mesmo quem fiz, não reparem! hahaha
      Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
      Eu tenho um carinho muito grande pelo Tupi, apesar de não ser mineiro. A torcida do Tupi, apesar de pequena como de praxe entre os times pequenos, é muito apaixonada. Não são muitos os times brasileiros sem muita relevância no cenário nacional que mantenham uma torcida apaixonada assim. E como sou da época do Elifoot 2 e 98, então sempre achei graça em pegar um time lá das divisões de baixo e levar até a glória.
       

      O Tupi Futebol Clube é um clube da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e foi fundado no dia 26 de maio de 1912 por moradores ilustres da cidade. Durante os primeiros anos, era chamado de Tupy, já que muitos de seus fundadores eram dissidentes do Tupynambás (atualmente seu maior rival). É o maior clube da cidade, e tem como maior glória a conquista da Série D em 2011. A equipe manda seus jogos no estádio Radialista Mário Heleno (estádio da cidade), com capacidade para mais de 30 mil pessoas.
      Seu maior rival, como dito anteriormente, é o Tupynambás, time também de Juiz de Fora, com quem faz o clássico Tu-Tu. Durante um curto período de tempo na década de 90, ele se fundiu com o Tupynambás e o Sport (outro time da cidade) e formaram a Cooperativa Manchester de Futebol, inspirados no sucesso da fusão do Paraná Clube. Porém, resultados pífios e crises de ego fizeram com que a fusão não aguentasse, tendo disputado apenas 3 estaduais com o novo nome.
      O time carece de ídolos, e não revelou grandes jogadores para o futebol mundial. Apesar disso, dois nomes notáveis passaram pela equipe. Muller, campeão mundial pelo São Paulo, e Romário, que apesar de ter sido proibido pela FIFA de atuar pelo time por ter jogado por 2 equipes num período de um ano, chegou a treinar com o elenco e atraiu a atenção da mídia para o time.
      O mascote do time é o Galo-Carijó, em homenagem ao principal fundador da equipe, que tinha o apelido de carijó, e que inspira o nome da história.

      Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
       

      Vou jogar esse save com o Brasil Mundi Up, pois apesar de muita gente falar que ele pode dar uns crashs, eu sempre usei ele (com uma quantidade bacana de ligas ativadas) sem ter problema algum, inclusive passando de 2030. Gosto da organização dele, além do acréscimo de outros níveis do brasileirão e disputas de taças que costumam ajudar até mesmo no teste de táticas e jogadores.
      • Início: 18/12/17
      • Ligas adicionais ativadas: Todas as sulamericanas, China, Alemanha, EUA, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Ucrânia. (todas elas apenas as primeiras divisões, apenas para deixar a Libertadores mais realística e as transferências também).
       

      O save vai se basear no meu nome pessoal, mas com uma idade mais elevada que a minha, até para condizer com uma experiência razoável futebolística pré-vida de treinador.
       

      Escolhi sugestões baseadas no nível do Tupi, pra não ficar roubado nem absurdamente difícil também pois não sou o Mourinho do FM haha.
      Gosto de fazer técnicos que são mais voltados para o conhecimento do elenco em si, deixando o grosso do desenvolvimento e contratação de jovens jogadores a cargo do auxiliar e diretor desportivo. Claro que estou sempre acompanhando e impedindo algumas burradas que eles costumam cometer, mas meu foco, ao menos inicial, é me dedicar ao elenco principal.
      E aqui um panorama inicial do time:

       

      • Subir a Série B
      • Subir a Série A
      • Ganhar a Copa do Brasil
      • Ganhar o Campeonato Brasileiro
      • Ganhar a Copa Libertadores da América
      • Ser o time do interior de Minas Gerais com o maior número de títulos do Campeonato Mineiro (Villa Nova detém 5 títulos)
      • Desenvolver a infraestrutura de treinos do time para, ao menos, 4 estrelas
      • Ser um dos times mais bem reputados do Brasil (Top 5)
      • Melhorar as finanças do clube
      Objetivos complementares:
      • Ganhar o Mundial de Clubes
       
       

       
       
       
×