Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

MLka0Ld.jpg

O analista de dados é um membro da comissão técnica que foi inserido no Football Manager 2017. A função dele no jogo é analisar os adversários e seus eventuais alvos para contratação. Contudo, a ferramenta pode lhe oferecer muito mais do que apenas uma análise superficial do adversário e observar seus jogadores.

O analista de dados é uma excelente forma de você obter uma vantagem contra a Inteligência Artificial (IA) do jogo. Por isso, esse guia tratará de como usá-lo para obter informações que lhe ajudaram a vencer jogos e conquistar títulos.

As informações que o Analista de Dados fornece

Desde que ele foi introduzido na versão passado do jogo, muita gente pode ter ignorado, ou não ter entendido o que ele faz. Como foi uma função adicionadas às pressas para o FM 2017, a implementação não foi perfeita e uma certa aura de inutilidade pairou sobre o pobre coitado.

Entretanto, se utilizada da maneira adequada, o Analista de Dados pode te fornecer uma quantidade infindável de informações sobre seu oponente. Mas como achar essas informações? É fácil, antes de cada jogo, assim como você recebe o relatório do olheiro, seu Analista de Dados Chefe irá te enviar um relatório similar, a respeito do jogo anterior do seu próximo adversário. Além do relatório pré-jogo, ele te enviará um relatório pós-jogo, analisando a partida.

Tim-Borowski_-Inbox77e013b78d079325.png

As coisas mais fáceis de identificar são a tática do adversário e como eles se comportam dentro de campo. Na partida anterior, o Augsburg entrou com um 4-4-2, mas as funções e instruções dos jogadores fizeram com que o time se comportasse como um 4-1-4-1. E pelo mapa térmico, podemos observar que mesmo com o desenho conservador, eles ocuparam mais o terço ofensivo que o defensivo nesse jogo.

Outra informação relevante é como os gols do adversário surgem: 38% deles vem de cruzamento. O Augsburg marcou 50 gols até o momento, 19 deles são oriundos de bolas alçadas na área. Além disso, eles tem dificuldades com bolas em profundidade, 15 dos 51 gols sofridos surgiram assim. Como aparentam ser uma equipe que ocupa bastante o terço ofensivo, isso é natural.

Outra informação importante são os dois jogadores que mais trocam bola na equipe. No caso, os dois meias-centrais da equipe. Com isso, já fica claro um alvo que pode ser neutralizado com a utilização de uma marcação individual ou mais cerrada. Por fim, o lado esquerdo deles é muito forte, portanto, uma maior cautela pelo lado direito é conselhável.

Usando essas informações

O grande truque é saber o que fazer com a informação que lhe foi dada. Já deixamos claro acima que eles são uma equipe que gosta de atacar, tem dificuldades com passes em profundidades e tem nos meias-centrais sua principal fonte de troca de bolas. Além disso, apresentam muita força no lado esquerdo do campo.

Dessa forma, eu posso preparar minha equipe para reagir a essas informações. Eu atuo com um volante e um meia-central, eu poderia corrigir essa linha (passando para dois meias-centrais) e fazer uma marcação cerrada e pessoal para cortar a troca de bola entre os meias-centrais.

Isso provavelmente faria com que eles forçassem o jogo pela esquerda do seu ataque. Posso recuar meu ponta-direita para a meia-direita e mudar a função Apoiar do meu lateral para defender. Dessa forma, eu resguardaria o lado mais forte, enquanto tento evitar que os meias-centrais toquem a bola entre si, buscando outras jogadas.

Além disso, posso mudar minha estratégia de mudança de posse de bola para passes mais diretos e que busquem o espaço, para aproveitar a fragilidade do adversário nesse tipo de situação.

Conclusão

Nesse caso, eu era o favorito contra o Augsburg e jogo em casa e tenho um estilo bastante ofensivo e intenso. Eu não mudaria minha estratégia por um adversário de meio de tabela. Mas podemos tirar algumas conclusões à respeito da análise feito.

Pelo relatório pós-jogo, é possível observar algumas coisas. Os laterais foram bem, assim como meus zagueiros, o que significa que defensivamente, a linha de dois não deu trabalhos. E os laterais foram eficientes na sua atuação defensiva pelos lados, como no apoio ofensivo. Ou seja, a principal fonte de gols do adversário não teve como se criar nessa partida.

Tim-Borowski_-Inbox-2684035f42a54f5c8.pn

Pelo mapa de calor, podemos observar que eles jogaram acuados no campo de defesa e que nosso jogo fluiu no centro do campo. Isso, somado a atuação contundente da linha defensiva, evitou que o adversário pudesse contra-atacar. Abaixo, verão o mapa de calor do adversário e o lado esquerdo foi a opção ofensiva mais procurada por eles para atacar.

Tim-Borowski_-Inbox-3.png

Analisando o mapa posicional, nossa equipe manteve a forma tática, assim como o adversário. Mas a sobrecarga ofensiva, graças a estratégia defensiva do adversário e nossa qualidade, colocou o Augsburg contra a parede. Enquanto estivemos por quase todo o campo, eles foram sufocados e quase não tiveram presença ofensiva.

Tim-Borowski_-Inbox-4.png

No meu caso, a diferença técnica e favoritismo não pedia uma estratégia diferenciada da minha parte. Mas tirando a mudança tática, o analista de dados acertou basicamente todos os comportamentos do Augsburg no jogo.

Se eu estivesse em uma situação inversa, poderia utilizar essas informações para surpreender meu adversário. Para aqueles que lutam por sobrevivência ou diminuir a distância em confrontos onde o adversário é muito maior, o Analista de Dados pode ser uma excelente ajuda.

Portanto, para quem deseja entender melhor como o adversário atua, ele é uma excelente ferramenta. Agora é hora de usá-lo sabiamente e fazer com que ele te ajude a trazer as vitórias que você precisar.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Inspirado por: https://www.thehighertempopress.com/2017/06/data-analyst-potential-difference-maker/
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...