Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

A pré-temporada como ferramenta de desenvolvimento de jovens


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

AtOTDMR.jpg

Eu sempre tive a intenção de testar utilidades diferentes para a pré-temporada dentro do Football Manager e ir além da questão de dar condição física e trabalhar as táticas. O primeiro teste era ver e avaliar como podemos utilizar a pré-temporada como ferramenta de desenvolvimento de jovens. Será que se eu escolhesse um grupo de jovens jogadores e colocasse eles para treinar com os profissionais e fazer o nível de amistosos que geralmente o elenco principal faz, isso traria algum tipo de benefício para o desenvolvimento desses jogadores?

O primeiro passo foi simples, marcar o máximo possível de amistosos para que todo mundo fosse contemplado. Normalmente marco em todas as datas disponíveis (final de semana e meio de semana), a partir do segundo final de semana de pré-temporada. Com a necessidade de trabalhar essa questão, marquei um amistoso a cada dois dias. O calendário ficou apertado, obviamente, mas a equipe de jovens escolhida teria bastante jogos para treinar. Seriam cinco datas e oito semanas de treinamento.

SV-Werder-Bremen_-Calendario-Seniorb360c

Os jogos correram em nível normal e eles fizeram resultados que poderiam ocorrer com qualquer equipe, mas venceram quem tinha que vencer na reta final. Contudo, o foco não eram os placares e sim ver como os atletas se desenvolveriam nesse meio tempo.

Antes e depois dos jogadores avaliados

Os mais generalistas vão perceber que não houve tanta diferença entre o jogador no começo da pré-temporada e ao final dela. Foram pequenas mudanças de atributos que não se pode ser creditada direta ou indiretamente ao experimento realizado. Como existe a progressão natural desses jogadores por causa da idade, essa questão fica meio que no plano do que você deseja acreditar. Você que decide se foi a pré-temporada que ajudou nessa evolução.

Contudo, apesar de não ter o efeito imaginado quando eu iniciei esse experimento, esse período de jogos e treinamento com a equipe foi muito importante para mim e para o meu staff conhecerem melhor esses jovens jogadores. Hasan Karaca teve sua avaliação de potencial revisada para cima, Marco Schlösser ganhou mais meia estrela de capacidade e Jannis Korb teve uma revisão para baixo no seu potencial.

Untitled1.gif
(Essa imagem é um gif e mudará de dois em dois segundos)

Além disso, se você retornar e avaliar de pertinho todas as mudanças no antes e depois dos jogadores, notará que na maioria deles, houve um aumento nos destaques positivos e/ou negativos. Isso demonstra que o período foi importante para que todo o meu staff pudesse ver aqueles jogadores de perto e retirar as dúvidas quanto as características, qualidades e defeitos dos jovens atletas.

No final das contas, pode não ter tido o efeito esperado, mas mesmo assim, a pré-temporada se mostrou uma excelente forma de conhecer melhor seus jovens atletas e inclusive, ter mais confiança em utilizá-los ao longo da temporada. Por exemplo, nessa temporada, ocorreram duas ocasiões que precisei puxar um lateral-esquerdo para o time principal e como Arne Pläschke participou desse experimento, me senti confortável em utilizá-lo e ele não me decepcionou em campo. Ele pode não ser uma peça importante para o futuro do Werder Bremen, mas meus receios em escalá-lo foram diminuídos pela experiência positiva que tivemos nessa época do ano.

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
1 hora atrás, Banton disse:

E se colocar a molecada na pré-temporada de luxo (vulgo estadual)? 

Todo tempo de jogo conta, mas quanto melhores os adversários e a competição, melhor o resultado também. Então isso já ajuda bastante mas é ainda melhor se continuar colocando ao longo do ano os que tiverem condição.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
Em 26/04/2018 at 20:51, Banton disse:

E se colocar a molecada na pré-temporada de luxo (vulgo estadual)? 

Tem que lembrar que tempo de jogo faz diferença no FM, imagina começar o Brasileirão sem ter entrosado e preparado fisicamente seus jogadores? Além do mais, essa tipo de coisa é mais para você conhecer e explorar outros jogadores além dos que você já considera que vai usar no time principal.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
5 minutos atrás, Leho. disse:

Você chegou a acompanhar todos os jogos da pré-temporada, @Henrique M., ou deixou a cargo do seu Adjunto?ve 

Acompanhei para botar a galera da reserva para jogar adequadamente.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
8 minutos atrás, Henrique M. disse:

Acompanhei para botar a galera da reserva para jogar adequadamente.

Hum, pode crer.

Gostei da ideia, acho que quanto mais informações tivermos desses garotos, melhor pra tomarmos decisões durante a temporada. Acho que organizando grupos reduzidos de jovens, papo de 4 a 5 jogadores no máximo, dá pra incorporar na pré-temporada sem atrapalhar tanto os jogadores mais velhos.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...