Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Funil do calendário: dos 267 clubes de 1ª divisão estadual, 71% jogam só até junho


nosredna

Posts Recomendados

Citar

Funil do calendário: dos 267 clubes de 1ª divisão estadual, 71% jogam só até junho

Temporada de 190 times vai até metade do ano, e apenas 46 atuam até o último trimestre. Em consequência, dos 8.863 contratos de atletas profissionais analisados pelo GE, 43,5% são temporários

 

Funil do calendário: dos 267 clubes de 1ª divisão estadual, 71% jogam só até junho

Por Roberto Maleson e Valmir Storti, Rio de Janeiro
06/04/2018 12h02  - Atualizado há 1 hora

Você é contra ou a favor do fim dos estaduais? Apenas a primeira divisão do Distrito Federal e dos 26 estaduais reúne 267 clubes, que em 1º de março deste ano contavam com 8.863 atletas contratados. Dessas equipes, 190 só têm calendário profissional até junho.

Ou seja, para 71% dos times da elite dos estados, o ano de competições dura no máximo seis meses. A consequência é que para muitos atletas, o futebol é apenas um bico, um trabalho entre outros, o que compromete o preparo físico, o desenvolvimento técnico e a qualidade dos jogos.

A cada mês, menos clubes têm compromissos oficiais na agenda, e mais jogadores ficam sem emprego. Em parceria com o site Rede do Futebol, o GloboEsporte.com analisou o tempo de validade dos 8.863 contratos registrados na CBF em 1º de março e identificou que 3.863 (43,5%) eram temporários, com prazo de no máximo seis meses (até 180 dias).

Sem os estaduais, a situação seria ainda pior. As Séries A, B, C e D do Brasileiro ganham visibilidade a cada ano, movimentando as maiores torcidas do país. Porém, dos 267 clubes que disputam as primeiras divisões estaduais, apenas 123 (46%, menos da metade) participam desses campeonatos.

Dos contratos profissionais registrados em 1º de março, 35% têm duração de até quatro meses (Foto: Infoesporte)
Dos contratos profissionais registrados em 1º de março, 35% têm duração de até quatro meses (Foto: Infoesporte)
 
A Série D poderia ser uma alternativa para preencher o ano dos clubes, mas das 68 equipes que iniciam a competição em abril, só 32 seguem na disputa em junho e apenas oito (12%) ainda têm compromissos a cumprir em julho. Na Série C, os moldes são semelhantes, com 12 clubes caindo na primeira fase do torneio, encerrada no início de agosto, restando oito na disputa pelo título. De modo geral, as competições disputadas no sistema de mata-mata, que na reta final tendem a ser mais emocionantes, não ajudam a melhorar a situação.

Presidente da Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), Felipe Augusto Leite criticou a situação do calendário brasileiro.

- Nós estamos preocupados. Quando chega em agosto, apenas 5% da categoria está em atividade. Dos 68 clubes da Série D, 36 caem no primeiro mês de disputa. O ideal seria estender a competição. A Série D aumentou o número de clubes, mas diminuiu o tempo de trabalho. Então, não resolveu o problema. Muito pelo contrário.

Outra alternativa para os clubes é a Copa do Brasil. Porém, 60 dos 80 clubes que fazem parte das fases iniciais são eliminados ainda em fevereiro, nas duas primeiras fases do torneio. Em meados de abril, apenas dez deles (13%) ainda estão no campeonato. Veja abaixo a projeção do calendário dos times da elite estadual:

Dos clubes de primeira divisão estadual no Brasil, apenas 46 seguem em atividade até o fim do ano (Foto: Infoesporte)
Dos clubes de primeira divisão estadual no Brasil, apenas 46 seguem em atividade até o fim do ano (Foto: Infoesporte)

Série C pode adotar pontos corridos em 2019

Embora a Fenapaf defenda que o ideal seria estender o calendário de competições para que os clubes tenham atividade profissional por um período maior na temporada, a diretoria de competições da CBF informou que haveria problemas de planejamento caso as primeiras fases fossem alongadas. A federação dos atletas informou ter enviado um ofício à CBF para que a Série C fosse feita nos moldes das Séries A e B, até o final de novembro. Questionada, a diretoria de competições da CBF disse que analisa o ofício e que pode ser implementado na próxima temporada.

- Para 2018, toda a programação já está definida. A ideia fica para análise e eventual aproveitamento no desenvolvimento do calendário da temporada 2019.

Esta é a segunda reportagem de uma série sobre "bicos" no futebol: jogadores que jogam bola profissionalmente em um período do ano e, depois, desempenham outra atividade remunerada.

Mapa dos jogadores temporários no Brasil

De acordo com o levantamento feito em parceria com o site Rede do Futebol, as regiões Norte e Centro-Oeste têm as maiores concentrações de profissionais temporários (com contratos até seis meses) entre as cinco regiões no Brasil. Apesar de a região Norte registrar a menor quantidade de profissionais registrados (1.006), é a que tem a maior proporção de atletas com vínculo de até seis meses: 76%. Três de cada quatro atletas dos clubes da primeira divisão dos estaduais do Norte firmaram contratos temporários. No Centro-Oeste, a proporção também é alta: cerca de 65%. Já no Sul e Sudeste, essa margem é menor: 24,5 e 28,6%, respectivamente.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, estados que dominam as competições nacionais, têm baixos números de contratos temporários na comparação aos demais. Não por acaso, têm também os campeonatos estaduais mais competitivos. Estado com menor proporção de temporários, São Paulo tem apenas 15% de contratos com prazo de até seis meses. Já Roraima é o estado com maior concentração: 91% dos atletas são temporários.

Confira a situação de cada estado e região no Brasil:

(Foto: Infoesporte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, serie C de pontos corridos ia ser genial por um lado, mas os mata-mata de acesso são uma loucura que curto muito. Mas dá pra ter os 2 facilmente, inclusive na B. Foda que além de mau-caráter, a cartolagem é meio burra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, pedrobello disse:

Cara, serie C de pontos corridos ia ser genial por um lado, mas os mata-mata de acesso são uma loucura que curto muito. Mas dá pra ter os 2 facilmente, inclusive na B. Foda que além de mau-caráter, a cartolagem é meio burra.

Seria legal fazer um misto que nem em alguns países da Europa, ter mata-mata dependendo da diferença de pontos. Aí quem está na ponta se mantém motivado pra disparar e se garantir, e os outros continuam brigando por vaga no playoff.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
6 minutos atrás, Douglas. disse:

Seria legal fazer um misto que nem em alguns países da Europa, ter mata-mata dependendo da diferença de pontos. Aí quem está na ponta se mantém motivado pra disparar e se garantir, e os outros continuam brigando por vaga no playoff.

Onde tem isso? Nunca vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
12 minutos atrás, Leho. disse:

Onde tem isso? Nunca vi.

Serie B Italiana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha ideia pra solução (competições nacionais):

1a divisão nacional

2a divisão nacional

3a divisão nacional

4a divisão nacional 

Regionais 

Estaduais (1a, 2a...) 

Todos acontecendo paralelamente no período que acontece o brasileirao atualmente, com 20 times e classificatórios (para o de cima na lista). 

Se ficasse muito pesado por falta de investimentos, tiraria a 3a divisão e a 4a divisão, pularia para regional e dps pra estadual com mais divisões. 

Copa do Brasil (jogos de ida e volta) 

Super Copa Brasileira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui entraram com essa ideia de pontos corridos pra copiar o que é bom de fora, mas até pra copiar tem que ter bom senso. Sabe aquele ditado "Vai se meter com alguém do seu tamanho!" Pois é, deveriam ter levado isso em consideração, antes de colocar os pontos corridos de pequenos (alguns minúsculos) países europeus em um Brasil territorialmente gigante.

Se for pra gente se meter com alguém do nosso tamanho, tinhamos que olhar pros EUA, e os playoffs dos seus esportes. Acho que seria a solução ideal pra não excluir nenhuma região, o que torna o esporte mais viável, pois com todos os estados tendo times grandes e influentes é mais fácil ter casa cheia sempre.

Eu faria assim:

Brasileirão

Número de times: 60 times divididos em 4 grupos regionais (Sul, Sudeste, Nordeste e Norte [CO/N])
Primeira Fase: primeira fase os times de cada GR se enfrentam em apenas um turno, classificando os 8 primeiros, pro mata-mata regional.
Mata-mata: mata-matas regionais com quartas, semis e final com ida e volta, e gol fora. Campeões regionais classificam pra Libertadores e pras semifinais nacionais que sempre serão Sudeste x Sul de um lado e Nordeste x Norte do outro, também com gol fora. Os vencedores classificam pra FINALÍSSIMA, realizada um mês depois, com forte divulgação. Em vez do gol fora, jogo desempate em campo neutro escolhido por ambos os times.
Quadrangulares de rebaixamento: Os 4 últimos colocados de cada grupo regional disputam um quadrangular pra lutar pela permanência. O último cai pra série B.

Série Intermediária

Número de times: 60 times divididos em 4 grupos regionais (como configurado acima)
Primeira Fase: primeira fase com um turno, classificando os 8 primeiros.
Mata-mata: mata-matas regionais com quartas, semis e final com ida e volta, e gol fora. Campeões regionais podem comemorar o acesso. Semifinais seguem o mesmo modelo do brasileirão. A GRANDE FINAL da Série intermediária, apesar de um evento menor, também seria com um mês de divulgação não tão menos intensa assim. O regulamento esportivo seria o mesmo.
Quadrangulares de rebaixamento: Os 4 últimos colocados de cada grupo disputam a permanência, e os dois últimos desses quadrangulares são distribuídos pros regionais do ano seguinte.

Aí logo abaixo, os regionais e estaduais, cada um com suas regras próprias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Ichthus disse:

Aqui entraram com essa ideia de pontos corridos pra copiar o que é bom de fora, mas até pra copiar tem que ter bom senso. Sabe aquele ditado "Vai se meter com alguém do seu tamanho!" Pois é, deveriam ter levado isso em consideração, antes de colocar os pontos corridos de pequenos (alguns minúsculos) países europeus em um Brasil territorialmente gigante.

Se for pra gente se meter com alguém do nosso tamanho, tinhamos que olhar pros EUA, e os playoffs dos seus esportes. Acho que seria a solução ideal pra não excluir nenhuma região, o que torna o esporte mais viável, pois com todos os estados tendo times grandes e influentes é mais fácil ter casa cheia sempre.

Eu faria assim:

Brasileirão

Número de times: 60 times divididos em 4 grupos regionais (Sul, Sudeste, Nordeste e Norte [CO/N])
Primeira Fase: primeira fase os times de cada GR se enfrentam em apenas um turno, classificando os 8 primeiros, pro mata-mata regional.
Mata-mata: mata-matas regionais com quartas, semis e final com ida e volta, e gol fora. Campeões regionais classificam pra Libertadores e pras semifinais nacionais que sempre serão Sudeste x Sul de um lado e Nordeste x Norte do outro, também com gol fora. Os vencedores classificam pra FINALÍSSIMA, realizada um mês depois, com forte divulgação. Em vez do gol fora, jogo desempate em campo neutro escolhido por ambos os times.
Quadrangulares de rebaixamento: Os 4 últimos colocados de cada grupo regional disputam um quadrangular pra lutar pela permanência. O último cai pra série B.

Série Intermediária

Número de times: 60 times divididos em 4 grupos regionais (como configurado acima)
Primeira Fase: primeira fase com um turno, classificando os 8 primeiros.
Mata-mata: mata-matas regionais com quartas, semis e final com ida e volta, e gol fora. Campeões regionais podem comemorar o acesso. Semifinais seguem o mesmo modelo do brasileirão. A GRANDE FINAL da Série intermediária, apesar de um evento menor, também seria com um mês de divulgação não tão menos intensa assim. O regulamento esportivo seria o mesmo.
Quadrangulares de rebaixamento: Os 4 últimos colocados de cada grupo disputam a permanência, e os dois últimos desses quadrangulares são distribuídos pros regionais do ano seguinte.

Aí logo abaixo, os regionais e estaduais, cada um com suas regras próprias.

Eu curti esse modelo, porém acho que 4 de 60 pra subida/descida bem pouco, e tipo esses 120 clubes, devem ser os mesmos que já tem um calendário completo (série A-D + estadual + copa estadual + copa do BR), o problema é o calendário do restante que fica sem jogos durante muitos meses no ano. Acho que o foco de uma nova calendarização é fazer com que times pequenos tenham 1 ano de calendário completo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Série C em pontos corridos não ajudaria, só iríamos ver cada vez mais casos como o do Mogi Mirim ano passado.

Dois times a mais em cada grupo adicionariam um mês de calendário pro torneio, e tem muito time na D (como Campinense e América de Natal) que tem estrutura para jogar a Série C facilmente.

Estadual eu nem comento porque uma parte da imprensa vive nesse mundo de faz de conta que todos os times tem estrutura pra jogar 10 meses no ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha que ser que nem no meu Brasfoot.

qzS8K95.png

Já pintou até River do Piauí na Série A, shkjahska.

Aliás, minto, porque nesse print coloquei a Série A por pontos corridos, mas no meu save fiz 20 clubes e 2 grupos de 10, porque sei lá, queria testar algo diferente. Mas gostei bastante.

E óbvio que to brincando, não parei pra pensar até que ponto seria viável mesmo essa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, VitorSouza disse:

Série C em pontos corridos não ajudaria, só iríamos ver cada vez mais casos como o do Mogi Mirim ano passado.

Dois times a mais em cada grupo adicionariam um mês de calendário pro torneio, e tem muito time na D (como Campinense e América de Natal) que tem estrutura para jogar a Série C facilmente.

Estadual eu nem comento porque uma parte da imprensa vive nesse mundo de faz de conta que todos os times tem estrutura pra jogar 10 meses no ano.

O problema de não ter estaduais é forçar clubes que não tem muitos investimentos a ter muitos gastos com viagens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Anjo disse:

Eu curti esse modelo, porém acho que 4 de 60 pra subida/descida bem pouco, e tipo esses 120 clubes, devem ser os mesmos que já tem um calendário completo (série A-D + estadual + copa estadual + copa do BR), o problema é o calendário do restante que fica sem jogos durante muitos meses no ano. Acho que o foco de uma nova calendarização é fazer com que times pequenos tenham 1 ano de calendário completo 

Como eu fiz com pressa, sempre tem um errinho ou outro, e os número pequeno de rebaixados é um desses.

E a questão é que eu quis fazer um calendário de duas séries completas que não exclua região pra que os estaduais fossem ser reformulados sem essa coisa de "Ain, a gente não pode ficar sem os grandes." E os regionais e estaduais poderiam sim continuar existindo de forma paralela e proporcional onde cada clube ficaria no lugar que o tamanho permitisse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Douglas. disse:

Seria legal fazer um misto que nem em alguns países da Europa, ter mata-mata dependendo da diferença de pontos. Aí quem está na ponta se mantém motivado pra disparar e se garantir, e os outros continuam brigando por vaga no playoff.

Concordo muito. Acho que na série B pode subir os 2 primeiros direto, e os outros 2 vindos de uma disputa de playoff. Dessa forma, os que começarem a parecer garantidos no mata-mata, não se acomodariam nessa situação e iriam buscar a vaga direta e ainda aumentaria a disputa pelo acesso até o fim. Seria um campeonato extremamente competitivo e os jogos de mata-mata sempre movimentam bastante os times envolvidos: mais públicos nos estádios e maior audiência na TV.

Nas divisões mais inferiores, eu acho que poderiam estimular campeonatos regionais e os melhores dessa fase iriam para a segunda fase nacional para definir os times que conseguiriam o acesso. Os clubes dessas divisões são mais modestos, então quanto mais diminuírem os custos físicos e financeiros com as viagens, melhor. Além disso, um torneio de Copa para esses clubes seria uma boa para trazer uma premiação para os clubes e estimular o comparecimento dos torcedores nos estádios. No formato atual da Copa do Brasil é impossível isso acontecer, mais de 80 clubes concorrem a 5 vagas nas oitavas. Então por que não criar uma Copa no segundo semestre para os times de divisões inferiores?

Já li muitas propostas interessantes, o que falta é interesse da CBF em mudar isso. Colocar nos campeonatos estaduais a responsabilidade de manter os times pequenos com calendário o ano todo é uma ilusão, só atrasa os grandes e dá um falsa impressão de que os pequenos estão sendo satisfeitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, davidreisc disse:

Concordo muito. Acho que na série B pode subir os 2 primeiros direto, e os outros 2 vindos de uma disputa de playoff.

Pra pontos corridos é o melhor mesmo. Se for pra fazer assim, eu misturaria os acessos da Inglaterra, Alemanha e o quadrangular final que fazíamos aqui.

Sobe os dois primeiros direto e playoffs pro 3o ao 6o,  onde o campeão do playoff sobe e o segundo enfrenta o 17o do brasileirão pela última vaga. Imagina que loucura iam ser as brigas de cima na série B e de baixo na A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Podia ter o equivalente a um FA Trophy com times sem vaga na Serie D para o estadual dando vaga para os finalsitas durante o segundo semestre. Seria uma boa segunda chance para esses times. Provavelmente as fases iniciais iam ser entre equipes do mesmo estado e depois ir afunilando pra disputas regionais e depois nacionais. Ia ser bacana.

2- Eu defendo a ideia de criar uma Serie E pq tem muito time bom na Serie D que merece estabilidade que podia dar mais garantia de emprego aos seus jogadores ou pelo menos deviam ter mais vagas na Série C.

3- Playoffs seria uma ideia incrivel mas não sei se faz o estilo do brasileiro , mas daria uns baita jogos. Ceara x Avai e Parana x Cortiba seriam ótimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, RTORRES27 disse:

3- Playoffs seria uma ideia incrivel mas não sei se faz o estilo do brasileiro , mas daria uns baita jogos. Ceara x Avai e Parana x Cortiba seriam ótimos.

Playoff é o mata-mata com o qual o Brasileiro conviveu de 1959 a 2002. Faz muito mais o nosso estilo do que os pontos corridos que deixam o campeonato sem graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo sentido nem na Série C e D serem separadas, quanto mais termos novas divisões. Se fosse como eu queria, com séries A e B com 18 clubes, aí talvez sim.

No modelo atual, o mais simples seria a Série D ser regionalizada e garantir calendário de pelo menos uns 20 jogos, sem fase final mesmo, com cada promovido sendo o campeão de sua região e pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só ver o que acontece no México pra perceber que mata-mata é a pior coisa que poderia acontecer num campeonato nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
5 minutos atrás, Gourcuff disse:

Só ver o que acontece no México pra perceber que mata-mata é a pior coisa que poderia acontecer num campeonato nacional.

Aprofunde-se, fiquei curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Gourcuff disse:

Só ver o que acontece no México pra perceber que mata-mata é a pior coisa que poderia acontecer num campeonato nacional.

Vi que eles mudaram a fórmula agora, ficou tipo E.U.A. né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Henrique M. disse:

Aprofunde-se, fiquei curioso.

Primeiro tem os times que não se classificam pro mata-mata, que ficam meses sem jogar. Aí, na cultura do imediatismo, a cada seis meses, que é quando começa um campeonato novo, acabam fazendo uma verdadeira zona no mercado de transferências envolvendo jogador estrangeiro e nacional. Isso acaba sendo um desperdício de tempo e dinheiro, considerando o nível dos jogadores que eles conseguem atrair pra jogar lá e o poder financeiro de alguns times (Tigres, por exemplo). É muito difícil ver um time de lá fazer um trabalho decente a longo prazo.

E mudar a fórmula do principal campeonato de pontos corridos pra mata-mata é apelar pra emoção barata. Já temos a Copa do Brasil.

18 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Vi que eles mudaram a fórmula agora, ficou tipo E.U.A. né?

Eu vi que fizeram uma mudança do tipo, mas não lembro direito como ficou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Henrique M. disse:

Aprofunde-se, fiquei curioso.

Resumindo, é por isso que o Monterrey sempre tá no Mundial e nunca ganha o Mexicano. HAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dúvida besta: o Brasil é o único país que tem competições anuais regionalizadas? Por que em outros países com divisões regionais, como a Inglaterra, a competição é nacional, ou seja, ela é uma divisão do campeonato nacional. Só no Brasil que o Estadual não é vinculado ao Nacional?

Se sim, isso explica muito...

Em 07/04/2018 at 15:19, Bruna' disse:

Tinha que ser que nem no meu Brasfoot.

qzS8K95.png

Já pintou até River do Piauí na Série A, shkjahska.

Aliás, minto, porque nesse print coloquei a Série A por pontos corridos, mas no meu save fiz 20 clubes e 2 grupos de 10, porque sei lá, queria testar algo diferente. Mas gostei bastante.

E óbvio que to brincando, não parei pra pensar até que ponto seria viável mesmo essa ideia.

Isso aí é o oposto do que a gente tá defendendo aqui! hahaha... Essas divisões inferiores com mata-mata é justamente o que deixa tantos clubes sem jogar metade do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Butilheiro disse:

Um dúvida besta: o Brasil é o único país que tem competições anuais regionalizadas? Por que em outros países com divisões regionais, como a Inglaterra, a competição é nacional, ou seja, ela é uma divisão do campeonato nacional. Só no Brasil que o Estadual não é vinculado ao Nacional?

Se sim, isso explica muito...

Isso aí é o oposto do que a gente tá defendendo aqui! hahaha... Essas divisões inferiores com mata-mata é justamente o que deixa tantos clubes sem jogar metade do ano.

No caso dessa brincadeira que eu fiz até os times da primeira divisão ficaram só até metade do ano jogando, tirando os que foram mais longe na Libertadores e Copa do Brasil, mas gostei, já fiz três saves nesse molde e vou pra mais um, porque ando entediada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Bruna' disse:

No caso dessa brincadeira que eu fiz até os times da primeira divisão ficaram só até metade do ano jogando, tirando os que foram mais longe na Libertadores e Copa do Brasil, mas gostei, já fiz três saves nesse molde e vou pra mais um, porque ando entediada mesmo.

Ah sim, pra um jogo rápido, fica mais interessante mesmo. O modelo padrão do Brasfoot ou do Elifoot com 20 times é muito longo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...