Jump to content
  • 0

Mecanismo do Football Manager

flalutaina

Question

Tenho FM desde 2014, mas nunca me dediquei por completo por achar que nunca "saí do lugar" como treinador! Vivia recriando saves. Por isso gostaria de saber onde posso "estudar" o funcionamento do Football manager? O que devo fazer para crescer como treinador, por exemplo. Em que áreas eu devo atuar mais para fazer o meu time crescer, em que devo focar? 

Obrigado

9 answers to this question

Recommended Posts

16 horas atrás, flalutaina disse:

É mais ou menos por aí.
Tem uns detalhes que ainda nao entendo, tipo, se eu deixar de dar entrevistas, se eu sair vendendo ou devolvendo jogadores emprestados, se eu não mexer na parte de treinos, isso afeta o jogo e a minha carreira de treinador?

Você quer saber quais áreas você deve ou não mexer? Se sim, já te adianto que você deve ter uma boa noção de cada área de mexer nela. Um exemplo é nos treinos. Se você quiser mexer, deverá ter uma noção da área (e há alguns materiais sobre treino aqui no fórum). Se não quiser aprender sobre a área, é melhor deixar pra um auxiliar com capacidade para tal.

Mas algo que eu acho necessário os treinadores de FM mexerem é nas táticas, pois é algo que o treinador precisa colocar a sua cara ali, sem depender de táticas baixadas ou do auxiliar mexendo por você. Se você não sabe muito, peça ajuda e leia alguns guias no link que eu coloquei acima.

Vc assumir um clube e antes de qq coisa comprar ou devolver jogadores emprestados, pode afetar no desempenho do time já no inicio de uma temporada?

1 hora atrás, flalutaina disse:

Vc assumir um clube e antes de qq coisa comprar ou devolver jogadores emprestados, pode afetar no desempenho do time já no inicio de uma temporada?

Pode afetar o desempenho no início pela falta de coesão de equipe. Só treinar coesão de equipe nesse início e ficar verificando a reação da palestra (dentro de Táticas>Análise) até a coesão estiver suficiente, podendo colocar outro treino quando atingir esse nível.

21 horas atrás, Bruna' disse:

Entrevistas: geralmente afeta só o seu relacionamento com a imprensa, mas eventualmente alguns comentários podem influenciar os seus jogadores, outros jogadores ou técnicos. Por exemplo, contratei um jogador e apresentei ele, na coletiva falei que "não tinha relação nenhuma com ele, que ele era apenas um dos meus jogadores", logo vi que no lado do nome dele apareceu um "RJ", ou seja: o jogador reagiu mal ao que eu falei. Falar mal do time que você vai enfrentar pode também motivar o time adversário ou desmoralizá-los. Declarar inimizade a um técnico publicamente vai dificultar sua possibilidade de contratar jogadores do time dele, além dos "jogos psicológicos", que pode aumentar os nervos do técnico adversário. Obviamente, o contrário (falar bem de um técnico) pode facilitar a relação com o time que este técnico treina.

Sobre a parte dos treinos: ACHO que você pode deixar isso pro auxiliar, mas se você se responsabilizar e não mexer nada, o seu time vai render menos, provavelmente.

Vlw mesmo Bruna! Outras dúvidas, vou te "gritar"!!! rsrsr

Obrigado!

6 horas atrás, Yan Perisse disse:

Você quer saber quais áreas você deve ou não mexer? Se sim, já te adianto que você deve ter uma boa noção de cada área de mexer nela. Um exemplo é nos treinos. Se você quiser mexer, deverá ter uma noção da área (e há alguns materiais sobre treino aqui no fórum). Se não quiser aprender sobre a área, é melhor deixar pra um auxiliar com capacidade para tal.

Mas algo que eu acho necessário os treinadores de FM mexerem é nas táticas, pois é algo que o treinador precisa colocar a sua cara ali, sem depender de táticas baixadas ou do auxiliar mexendo por você. Se você não sabe muito, peça ajuda e leia alguns guias no link que eu coloquei acima.

Obrigado Yan!

Como estou no inicio, vou deixar os treinos para o auxiliar.

Vlw amigp!

Depende de que tipo de save você quer fazer. Eu, por exemplo, gosto de sempre estar traçando objetivos de curto e longo prazo, por exemplo: fazer o São Paulo conquistar uma Copa do Brasil ou fazer o Inter ganhar um Campeonato Brasileiro.

E nisso você tem que definir as suas responsabilidades, no meu caso eu sempre chamo ela pra mim mesma. Contrato funcionários - auxiliar técnico, preparador, olheiro, etc -, defino os métodos de treino, empresto jogadores, movimento as transferências do meu time, faço as táticas, defino os batedores de bola parada, capitão, etc.

Num dos meus saves mais longínquos - com o Grêmio no FM 2014, por coincidência, foram três temporadas - demorou dois anos - no jogo claro - pra eu começar a receber sondagens de times europeus, como Juventus e Atlético de Madri, daí ia nas entrevistas e lembro de não ter me dado muito bem nessas entrevistas.

É mais ou menos por aí.
Tem uns detalhes que ainda nao entendo, tipo, se eu deixar de dar entrevistas, se eu sair vendendo ou devolvendo jogadores emprestados, se eu não mexer na parte de treinos, isso afeta o jogo e a minha carreira de treinador?

1 hora atrás, flalutaina disse:

É mais ou menos por aí.

Entrevistas: geralmente afeta só o seu relacionamento com a imprensa, mas eventualmente alguns comentários podem influenciar os seus jogadores, outros jogadores ou técnicos. Por exemplo, contratei um jogador e apresentei ele, na coletiva falei que "não tinha relação nenhuma com ele, que ele era apenas um dos meus jogadores", logo vi que no lado do nome dele apareceu um "RJ", ou seja: o jogador reagiu mal ao que eu falei. Falar mal do time que você vai enfrentar pode também motivar o time adversário ou desmoralizá-los. Declarar inimizade a um técnico publicamente vai dificultar sua possibilidade de contratar jogadores do time dele, além dos "jogos psicológicos", que pode aumentar os nervos do técnico adversário. Obviamente, o contrário (falar bem de um técnico) pode facilitar a relação com o time que este técnico treina.

Sobre a parte dos treinos: ACHO que você pode deixar isso pro auxiliar, mas se você se responsabilizar e não mexer nada, o seu time vai render menos, provavelmente.

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

• Similar Content

• Banton
      By Banton
      Levar gol de um adversário com 15 de Aceleração, Velocidade e Agilidade mas 9 de Compostura e Finalização Um meia engole seu meio campo com 15 de Passe, Técnica e Primeiro Toque mas com 7 de Decisões, Compostura e Balanço Um zagueiro faz seus atacantes parecerem crianças com 15 de Força, Equilibrio e Impulsão. Pois é, já passei por muitas situações assim. Eu sempre gostei de jogadores inteligentes, então meu grupo preferido foi o Mental. Priorizei sempre o mental dado que é o cérebro quem comanda o corpo. Mas, parece que o FM não entende muito assim. O jogador pode ter 20 de decisões e ainda fazer coisas erradas. Não por ser burro, mas por ser limitado técnico ou fisicamente. 
      E aí, o que vocês consideram mais importante? Priorizam alguns grupos dependendo da função? Por exemplo... Um extremo com um bom físico parece render muito bem mesmo com péssimos atributos técnicos e mentais. É o que eu venho notando nos últimos saves que tenho feito.
    • adriano roberto
      By adriano roberto
      É com muita satisfação que lanço mais uma vez meu projeto pessoal para o FM22 em parceria com o FManager!   Foram criadas diversas competições que não vem na dB oficial, como Estaduais, Copas Estaduais e divisões nacionais (Séries A, B, C, D e Seletiva Série D); Criadas fontes de imprensa e jornalistas; Criadas premiações para as competições; Jogadores e Staff's que não vem na dB oficial; Arquivo de movimento de mercado de transferências mais realista; Criado as ligas que altamente recomendo para utilizar com o arquivo, como as da América do Sul e a Liga do Japão. Além, é claro, das transferências mais recentes, incluindo de clubes menores, todos retirados do BID da CBF.   Você pode fazer o Download clicando aqui:    Versão sem estaduais:      Extrair em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2022\editor data   Duas notas:   1) Siga rigorosamente as instruções de instalação para não ter nenhum erro. Não use Real Name Fix! Antes de utilizar qualquer arquivo de terceiro com o update, pergunte aqui se pode causar conflitos. Muitos dos problemas que acontecem são pelo uso indevido de arquivos de terceiros com o update.   2) Todos os arquivos contidos nesse update são de minha criação, exceto a DB do Japão de Quinn Robles. Todos criados e idealizados por mim. Caso você pretenda postar em seu canal ou fórum, não esqueça de dar os devidos créditos.   Caso queira apoiar meus projetos, segue abaixo os links:                                    
    • Banton
      By Banton
      É uma pena que eu não tenha recursos para ilustrar com imagens o que estou querendo dizer. Mas, espero que entendam.
      Vamos supor as seguintes situações:
      O time adversário tenta uma enfiada de bola e o Piqué e com toda sua classe, consegue interceptar com um lindo domínio e assim, consegue administrar o ritmo de jogo da sua equipe. Se fosse um jogador menos técnico, teria rifado a bola. O jogador adversário tenta driblar Kanté, mas como é de outro planeta, consegue completar o desarme com posse e prosseguir com a jogada. Se fosse um jogador menos técnico, faria o desarme mas não conseguiria continuar com a bola nos pés - provavelmente ela ficaria solta em campo para ambos os times dominá-la. Hoje é muito comum goleiros que saibam jogar com os pés. Imaginem mais uma vez uma enfiada de bola e Neuer, o melhor goleiro da história do futebol, consegue dominar e já sair DRIBLANDO o atacante adversário. Se fosse o Hugo Neneca, teria rifado a bola, entregado a paçoca ou feito um gol contra. Para você, nesses casos, o que faz mais sentido? Técnica ou Primeiro Toque? Eu vejo Técnica mais como um atributo ofensivo e Primeiro Toque um atributo geral.

Geralmente, nos relatórios sobre um jogador, quando o zagueiro tem uma técnica ruim aparece um aviso dizendo "Técnica pobre".
      Porém, quando o zagueiro tem um primeiro toque ruim, aparece um relatório dizendo: "Um mau primeiro toque pode por vezes colocar este jogador em apuros".
      E aí, o que vocês acham?
    • djonh19
      By djonh19
      Olá, o meu nome é João Mourato e desenvolvi um planejador para o Football Manager, onde poderás colocar as estatísticas gerais dos jogadores, o esquema tático utilizado, as bolas paradas, as transferências, etc.
      https://etsy.me/3J6qHhk
    • samuelzeeraa
      By samuelzeeraa
      Gentileza, meu computador infelizmente não roda Football Manager superior a 2019. Alguém tem download de Update para FM 2019 o recente ou o último? Obrigado. Espero ajuda de vocês. 
  • Create New...