Ir para conteúdo
Henrique M.

Como se defender de escanteios?

Recommended Posts

Henrique M.

y8hC5SB.jpg

Além de uma rotina de escanteios eficiente no ataque, todos os jogadores de FM também precisam de uma rotina defensiva sólida. Existem diversas maneiras de se defender de cobranças de escanteios, mas é sempre bom tentar aquele algo a mais, não somente anular a cobrança do adversário. Nesse artigo, além de te ensinar como evitar gols de escanteios, iremos demonstrar como você pode transformar cada cobrança do seu adversário em um potencial contra-ataque. Vale lembrar que toda e qualquer configuração depende da qualidade dos seus jogadores em comparação ao nível dos adversários. 

Passo 1: evitar o passe curto

É sempre bom colocar seu jogador mais baixo fora da área, caso ele não seja um dos mais velozes, coloque ele para evitar que seu adversário cobre o escanteio de forma curta e caso cobre, você já tem um jogador na região para impedir um cruzamento ou jogada rápida após a bola ser introduzida em campo.

Passo 2: eliminando oportunidades de gol na pequena área

Coloque um dos seus laterais fechando a primeira trave e não existe uma grande preocupação em se preocupar com o segundo poste, já que ele não é algo visado pelos oponentes. Coloque três jogadores com boa impulsão, altura e cabeceio fechando as oportunidades na pequena área, desde que eles não sejam seus três melhores jogadores nesse quesito.

Passo 3: marcando os jogadores mais altos

Coloque seus zagueiros (costumam ser os mais altos do elenco, além do goleiro) e o terceiro jogador mais alto do clube para marcar os jogadores mais altos do adversário, buscando diminuir a vantagem da altura dos cabeceadores adversários.

Passo 4: Iniciando um contra-ataque através da entrada da sua área

Combine um jogador criativo e capaz de disputar fisicamente uma bola na entrada da sua área, dessa forma ele terá mais chances de recuperar o rebote e iniciar rapidamente uma jogada de contra-ataque do seu time. Se você olhar a imagem abaixo, pode ter uma ideia de como o cenário se desenvolverá:

corner2.png

O meu time foi capaz de afastar a ameaça do escanteio do adversário e rapidamente iniciou um contra-ataque. Payet demarca o jogador do meu time e as setas as eventuais opções de movimentação dos jogadores mais avançados.

Passo 5: Mantendo os defensores adversários ocupados

Deixe o jogador mais rápido da sua equipe mais avançado, pois assim, ele mantém alguns jogadores do adversário recuados para fazer uma eventual marcação e retira jogadores da proximidade da sua área. Além da vantagem óbvia em um contra-ataque veloz, recebendo aquele passe açucarado do jogador que ganhou o rebote e acionou sua movimentação.

LEIA MAIS: Escanteios: Como podem te ajudar a explorar o jogo?

Abaixo segue a configuração dessa estratégia defensiva em uma imagem e também um link para download da rotina (lembre-se de ajustar sua rotina de acordo com o perfil físico e técnico do seu elenco).

5a62106ae5207_Esccia_BolasParadasCantos.thumb.png.04cadb66561490c47ad06d49a608f272.png

Link para download e instruções de instalação e uso: 

Texto traduzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Rotina disponibilizada por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol, através do conteúdo desse guia

Fonte: https://fminside.net/defend-corners-properly/
Banner: @_Matheus_

• Upvote 11

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Leho.

Eu sempre deixei setado os dois laterais fechando a primeira e a segunda trave, mas me surpreendi agora lendo o guia sobre não ser tão necessário assim fechar o 2o poste. Vou apostar nisso, assim ganho mais um marcador.

Gosto de deixar meu centroavante setado na entrada da pequena área também. Tenho tido bastante eficácia nessa rotina, já que meu atacante de referência é alto, forte e mt bom cabeceador, assim consegue afastar quase que sempre esse escanteio adversário que busca o 1o poste.

No mais, se seu clube é o grande favorito da Liga, um dos mais fortes tecnicamente, eu não hesitaria em deixar pelo menos uns 3 atletas (velozes) setados lá na frente, esperando o contra-ataque. Isso prende os adversários no seu próprio campo — como o guia já explicitou — e também te dá uma maior margem numérica no contra-golpe.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Gabriel Kanaan

Como não tenho muita experiência no jogo, algumas vezes até esqueço de explorar esses detalhes, ahhahaha 

Vou testar.

Compartilhar este post

Link para o post
Danut
Em 21.1.2018 at 10:23, Leho. disse:

Eu sempre deixei setado os dois laterais fechando a primeira e a segunda trave, mas me surpreendi agora lendo o guia sobre não ser tão necessário assim fechar o 2o poste. Vou apostar nisso, assim ganho mais um marcador.

O ruim é aguentar o adjunto te falando o tempo inteiro que não tem ninguém setado para marcar a trave, e que tem que arrumar. É um saco.

Mas em termos de eficiência, acho que o marcador na segunda trave não faz sentido algum mesmo. O da primeira ainda é discutível (eu jogo sem), mas o da segunda não vale.

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
EvandroHL

Me ajudou muito esse tópico aqui, sempre tinha um pouco de dificuldade em achar o posicionamento certo nas bolas paradas. Desde que apliquei esse posicionamento não sofri mais com cobrança de escanteio do adversário, tomei apenas um gol num lance em que a bola ficou pingando dentro da área e sobrou no pé do adversário quase debaixo do gol.

Tem algum tópico parecido com este, ou dicas para se defender das cobranças de falta também?

Compartilhar este post

Link para o post
Yan Perisse
47 minutos atrás, EvandroHL disse:

Tem algum tópico parecido com este, ou dicas para se defender das cobranças de falta também?

Acho muito difícil algum jogador de FM produzir um conteúdo, já que as cobranças de falta geralmente são finalizações e as situadas nas laterais o FM usa o posicionamento setado para os escanteios.

Compartilhar este post

Link para o post
Tsuru
5 horas atrás, Danut disse:

O ruim é aguentar o adjunto te falando o tempo inteiro que não tem ninguém setado para marcar a trave, e que tem que arrumar. É um saco.

Essa parte é chata mesmo. Os adjuntos do FM são muito retardados, a maioria das coisas que eles falam não têm utilidade alguma, principalmente durante os jogos. 

No mais, as dicas desse tópico aqui foram muito boas, aqui estão funcionando legal. 

Compartilhar este post

Link para o post
Leho.
Em 29/01/2018 at 09:52, Danut disse:

(...) O da primeira ainda é discutível (eu jogo sem), mas o da segunda não vale.

Pois é, tava afim de fazer um teste e tirar esse da primeira trave também, só pra "sentir o drama" hahahaha. Porque na verdade, com o meu centroavante fechando a entrada da pequena área, eu já elimino bastante dessa bola no primeiro pau, difícil eu ver meu lateral intervindo.

Compartilhar este post

Link para o post
Camelo_xxt

Cara, sinceramente com essas dicas aí aprendi a defender muito melhor nos encanteios, diminui o número de gols sofridos pela metade praticamente...

Muito obrigado e ótima matéria !  

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Lohan
      Por Lohan
      Pessoal, como o formato do template dos kits 3D mudou no FM18, vamos ficar atualizando aqui os Kits brasileiros que forem sendo lançados a partir de agora

* Brasileirão Serie A (Por @HippieZen) https://www.4shared.com/rar/yBbHzZPlca/Brasileiro_3D_Srie_A_FM18.html? (atualizado 10/01) 
      * Brasileirão Serie B (por @tonybr)  https://www.4shared.com/rar/EyVl3veZca/Brasileiro_3D_Srie_B_FM18.html? (atualizado 10/01) 
      * Brasileirão Serie C  (por @tonybr)  https://www.4shared.com/rar/N86hzBtkca/Brasileiro_Srie_C_FM2018_3D_v2.html (atualizado 16/01) 
      * Brasileirão Serie D 
      * Libertadores 2018 (por @tonybr) https://www.4shared.com/rar/9H-3vkBXca/Libertadores3.html (atualizado 23/02)
      * Campeonato Paulista serie A1 e A2 (por @tonybr) https://www.4shared.com/rar/RNzWI_Ygei/So_Paulo__1_.html  (atualizado 12/02)
      * Campeonato Carioca (Por @tonybr) https://www.4shared.com/rar/a6lzQlimca/3D_online.html (atualizado 28/01)
      * Campeonato Gaucho (Por @Lohan) https://www.4shared.com/rar/qyBSuUC2ei/Rio_Grande_do_Sul__2018_.html?  (atualizado 30 /01) 
      * Campeonato Mineiro (Por @tonybr) https://www.4shared.com/rar/qVQtmLBHca/MG_online.html (atualizado 12/02)

Para quem quiser se juntar no projeto e contribuir na criação dos Kits 3D, esse é o novo formato do layout (clique na imagem para ampliar)

Esse é um exemplo de Kit 3D do Palmeiras

Como fica o Kit 3D do Pameiras ingame

Para termos uma imersão maiors nas partidas 3D, adicionei detalhes nos kits genericos, isso vai fazer com que todos os times que não tenham kits criados pareçam ter escudo, patrocinios na camisa e etc
      DOWNLOAD : https://www.4shared.com/file/JpKaiFk_ca/Generics_Kits_3D_FM2018.html?
      A esquerda temos um exemplo de como vem no jogo e a direita com os detalhes 

INGAME

• LC
      Por LC

02 de Dezembro de 2017 - Aniversário de Dimitri Dzagoyev.

• - Aleksei  Romanoff. Que bom que chegou meu amigo. Hoje vamos comemorar o meu aniversário e o excelente trabalho que você tem feito no nosso Torpedo.
      • - Feliz Aniversário meu grande amigo. Vamos beber todas as vodkas possíveis.
      • - Aleksey e a Sasha?
      • - Infelizmente meu irmão ela foi embora. Depois da nossa conversa ela resolveu voltar para o quartel em Sochi e está mais perto da família.
      • - Entendi, mas hoje é dia de comemoração e minha namorada tem uma bela irmã.
      • - Então seu filho de uma boa mãe russa, me apresenta essa sua cunhadinha.
      E bebemos a noite toda. Gritamos pulamos e acabei ficando com a cunhada do Dimitri. No dia seguinte acordei com uma ressaca daquelas e o celular tocando. Era o presidente do Torpedo exigindo a minha presença na sala dele. Levei quase 2 hora para chegar ao Torpedo e ao entrar eu notei o semblante sério de todos. Desde o porteiro até a secretária do presidente. Ela sempre falou comigo e neste dia ela simplesmente me anunciou e não deu uma palavra.

Sala de Reunião do Torpedo Moscow.

• - Bom dia senhor Romanoff. O senhor pode me explicar isso?

• - Olha presidente eu não sei o que dizer sobre isso. Apenas estava comemorando o aniversário do meu amigo e irmão Dimitri. Sei que bebemos muito, mas não lembro de ter feito isso.
      • - Senhor Romanoff. infelizmente eu estou sofrendo pressão por todos os lados, tanto dos patrocinadores, quanto do governo e não me resta outra alternativa senão demiti-lo.
      • - Olha senhor presidente eu não vou ficar aqui implorando pelo meu emprego, mas o senhor está sendo injusto comigo.
      • - Injustiças acontecem senhor Romanoff, mas eu tenho família e preciso administrar um clube. Eu agradeço ao senhor pelos serviços prestados, mas infelizmente eu tenho que tomar essa atitude. E se me permite um conselho Aleksey, seria bom você tirar férias longas e bem longe da Rússia. O departamento financeiro está com seu cheque e mesmo com alguns problemas de finanças eu adicionei um bonus para que o você possa viajar e tentar ser treinador em outro país que não seja a Rússia.

Saí da sala do presidente cuspindo abelhas. Passei nos vestiários e não me despedi de ninguém. Peguei minhas coisa e fui embora. Não podia acreditar no que tinha acontecido e tentava me lembrar do que aconteceu na festa. Liguei para o Dimitri e ele me falou que alguém gritou alto sobre a saída do Mutko e todos pularam e cantaram, inclusive nós dois e as meninas. Quando ele disse isso pensei nas palavras da Sasha e de tudo que ela disse que ira acontecer caso eu não me cuidasse. Infelizmente não dei ouvidos a ela e me ferrei.

29 de Dezembro de 2017 - Apartamento de Aleksey Romanoff.

Recebi diversos pedidos de entrevistas dos jornais locais, mas para evitar maiores problemas eu me neguei a falar. Simplesmente conversei com meu empresário sobre possíveis empregos por outros países da Europa e ele me disse que existiam poucas vagas disponíveis, mas que tentaria algo. Ao fim do dia 18 ele me passou uma relação de 4 clubes aonde a situação na tabela estavam críticas e eu pedi para que ele tentasse um entrevista de emprego em todos eles. Os clubes são:
      Portugal: União da Madeira - 2ª Divisão  - 16ª Posição após 17 jogos e empatado com o Penafiel em números de pontos. Penafiel é o primeiro na zona de descenso.
      Alemanha: MSV Duisburg - 2ª Divisão - 20ª posição após 18 jogos - Na zona da degola.

França: AS Nancy -  2ª Divisão - 14ª posição após 19 jogos - a 4 pontos da zona da degola.
      Inglaterra: Burton Albion - 2ª Divisão - 24ª posição após 26 jogos - Último lugar da Liga.

Compareci em todas as entrevistas e posso dizer que na Alemanha eu não entendi muito bem o alemão e como tive que gastar meu inglês eu acredito que não devo ser selecionado, pois a comunicação com os jogadores seria prejudicada. Na França a mesma situação e na Inglaterra eu adorei o clube e por falar fluentemente a língua local seria muito mais fácil. Em Portugal eu também gostei muito do clube e ainda me prometeram um interprete, mas arranho um pouco o português BR.  Aprendi com um jogador que era do Spartak Moscow e ele me falou que brasileiro é igual a formiga, Elas existem em todos os cantos da terra e é verdade.Hoje é sexta-feira, 29 de dezembro de 2017 e recebi a ligação do presidente do meu futuro clube. Neste momento estou indo para o aeroporto e pedi a ele autorização para dar a notícia aos meus amigos e ele autorizou:

***  O Objetivo principal do save é tornar o Romanoff o melhor treinador russo de todos os tempos. A primeira parte do save será a ascensão dele por grandes ligas da Europa e a segunda parte voltar para a Rússia e ganhar a Champions e o Mundial de clubes, de preferência no comando do Torpedo Moscow e para isso eu tenho monitorado o clube. Além de treinar a Seleção Russa para conseguir também ser campeão Mundial.
      *** Me divertir e passar essa diversão para os amigos do fórum.

PS: Depois dos problemas apresentados no save do Torpedo Moscow eu resolvi jogar apenas com as databases oficiais do jogo. Como jogador de FM foi frustrante ver que um save que eu estava adorando fazer foi por água abaixo e sei que usar DB alternativa em início de FM é complicado, mas resolvi usar uma de um nome conhecido no mundo FM. Infelizmente não tive muita sorte e agradeço que foi logo na primeira temporada, mas fica aquele gostinho chato de já ter ouvido aquela frase tão conhecida:

Por este motivo, e porque sou brasileiro e não desisto nunca, aqui estou para apresentar a vocês o meu novo save.

• Gith
      Por Gith

Introdução
      Olá pessoal! Depois de tanto tempo sem contar nada aqui e sem jogar football manager, é chegada a hora de voltar ao forum. Na altura no Stockport fiz minha estreia como escritor, mas por falta de alguns condimentos e de algum tempo o save acabou por não correr da forma que desejava. A desmotivação na altura foi a principal razão do insucesso, ainda que tenha pensado em voltar logo de seguida ao termino do primeiro tópico, acabei por ponderar e decidir que o tempo que tinha poderia levar a um termino prematuro assim como na primeira tentativa. Por isso desde logo é importante falar que atualmente disponho de muito mais tempo e de um trabalho que até facilita devido aos tempos mortos que me deixam ir organizando as postagens. 
      Com a decisão de voltar, foi importante identificar o que tinha corrido menos bem na primeira tentativa e chegando a algumas conclusões. Optei por uma história de um treinador, sabendo que contar a história de um time poderia facilitar na estrutura e cumprimento dos objetivos para o save, mas por outro lado iria me prender demasiado e por isso a ideia de que isso poderia ser desmotivador ao longo do tempo. 
      Como todas as histórias aqui no forum, sabia que tinha de decidir os objetivos de forma ao save poder ter um inicio (motivação) e um fim (cumprimento de todos os objetivos), mas acabei me decidindo por um apenas, assim como o título, acima do céu será a única coisa a atingir, sem grande objectividade mas com um significado mais amplo, indica que pretendo ter uma carreira de treinador com sucesso.
      Base De Dados
      Patch: 18.2.2
      Ligas:
      Jogadores Adicionais: Jogadores de clubes de escalão máximo e Jogadores de reputação nacional (África, América do Sul, América do Norte, Europa).
      Opções marcadas: Não adicionar equipa técnica chave, Desativar disfarce de atributos de jogadores, Impedir uso do editor de jogo.
      Print: Aqui 
      Estilo
      Com a decisão tomada acerca do time (divulgação no próximo post), ficou faltando falar acerca do estilo de postagem, desde logo a história será narrada pelo próprio treinador de forma a facilitar as coisas para o meu lado, poderá ter um pouco de ficção "ali e acula" mas não fiquem à espera de nada de especial, para além disso é bastante provável que traga alguns posts da imprensa local de forma a tornar mais real a narração da história.

• 2sakakibara
      Por 2sakakibara

Introdução
      Olá, amigos do FManager. Venho lhes trazer minha primeira saga, espero que seja interessante para vocês. São sim objetivos ousados, de longo prazo, e que não envolvem apenas um clube, o que torna essa saga bem rara (e difícil), penso eu. Vou tentar ao máximo cumprir todos os objetivos, e nos próximos posts, o contexto para essa história ficará bem melhor explicado. Nessa saga, pretendo utilizar dois gêneros textuais: a crônica, onde farei relatos contextualizados de alguns acontecimentos, e o texto descritivo, onde vou expor números, resultados, opiniões e outros aspectos pertinentes sobre a temporada, todos sempre em primeira pessoa. O foco principal é o texto, então não utilizarei imagens em excesso nas minhas postagens. Boa leitura, amigos!
      Dados do Jogo
      Versão: 18.2.2
      Ligas Selecionadas: Todas (Jogáveis), exceto Hong Kong, Índia, Malásia, Cingapura e National League North/South (Inglaterra).
      Número aproximado de jogadores: 159.000
      Tamanho da Base de Dados: Pequena
      Data e Local de Início: Early Preseason (Junho 2017) - Hungria
      Formação inicial do treinador: Licença Nacional C, Jogador profissional (local), Início sem emprego

Observação: Não foi utilizada qualquer espécie de editor, nem táticas alheias ou criadas previamente.
      Objetivos Primários
      Desenvolver a infraestrutura (training facilities) de um clube húngaro (Good) Desenvolver o recrutamento de juniores (youth recruitment) de um clube húngaro (Established) Desenvolver o junior coaching de um clube húngaro (Good) Ter um jogador formado no clube convocado pela seleção da Hungria Desenvolver a infraestrutura de dois clubes húngaros Desenvolver o recrutamento de juniores de dois clubes húngaros Desenvolver o junior coaching de dois clubes húngaros Objetivos Secundários
      Título da OTP Bank Liga (1ª Divisão da Hungria) Título da Magyar Kupa (Copa da Hungria) Disputar a Europa League Disputar a Champions League
    • EduardoSofiate
      Por EduardoSofiate

ALESSANDRO DEL PIERO - CRAQUE FORA DE CAMPO
      Olá pessoal, gostaria de iniciar o tópico explicando sobre esse save/história que vou compartilhar com vocês e como ele irá acontecer. Farei com total empenho e capricho e espero de coração que vocês gostem. Meu nome é Eduardo e me apresento como um apaixonado pelo futebol italiano, torcedor fanático da Juventus e fã incondicional do protagonista deste save. Desde quando a ESPN adentrou minha casa em 2001, acompanho futebol italiano e vendo os jogos da Juventus, Alessandro Del Piero se tornou meu grande ídolo e me fez amar não só a Juventus que por centenas de vezes ele defendeu, mas também o esporte. Tenho a grata felicidade de compartilhar com vocês que em 2014 meu sonho se tornou realidade e o conheci pessoalmente, no Rio de Janeiro durante a Copa do Mundo, e pude conversar, tirar fotos e autógrafos do meu grande ídolo. E agora realizarei outro desejo que é criar um save com ele.

Jogo FM desde quando era CM, na versão CM 00/01 e não joguei pouquíssimas versões apenas durante alguns anos da minha faculdade. No FM 2009 iniciei aqui nesse fórum uma história e não pude terminar pois o save travou e agora iniciarei novamente e farei de tudo para que os objetivos se cumpram.

SOBRE O SAVE
      A ideia do save é contar a história do jogador recém aposentado Alessandro Del Piero iniciando sua carreira como treinador. Os objetivos a longo prazo são grandiosos, por isso quando planejei o save, pensei em inicia-lo não com time de divisões muito baixas, e sim um time mediano já na Serie A, onde Del Piero teria a oportunidade de iniciar sua carreira. Sou torcedor da Juventus, porém tenho grande apreço pela Atalanta Bergamasca, e gostaria de iniciar o save treinando a Atalanta e traçando os seguintes objetivos:

Objetivos a Curto Prazo (Atual temporada): Classificar novamente a Atalanta para a Liga Europa.
      Objetivos a Médio Prazo (Entre 2ª e 3ª temporada): Montar um elenco formado apenas com jogadores de nacionalidade italiana* e classificar o clube à UCL.
      Objetivos a Longo Prazo (A partir da 3ª ou 4ª temporada): Treinar a Juventus ou Seleção Italiana (A oportunidade que vier primeiro) e vencer a UCL ou Copa do Mundo. 
      * Ainda a decidir se o elenco será montado com jogadores natos na Itália ou se também com jogadores com segunda nacionalidade italiana. (O que acham?).
      Agradeço a todos que se dispuseram a ler o post inicial e gostaria de saber o que acham sobre a ideia do save e se devo mudar algo?
      Já estou preparando a primeira postagem, muito obrigado e até lá!