Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com táticas


luisfernandof

Posts Recomendados

Alguém que tenha um bom coração poderia me ensinar instruir equipes, pelo amor de nosso bom Deus ? Já to cansado de tentar e não conseguir nada, eu coloco o time pra jogar defensivo e perde, atacando perde, contra ataque perde, manter a posse perde, cruzamentos perde... No fm16 passei pela mesma coisa, já to cansado de passar raiva, em todos tópicos e tutoriais que vejo, todo mundo ensina colocar funções, mas ninguém       ensina dar instruções pra equipe/jogadores, o time nunca joga do jeito que eu coloco as instruções... No fm15 era muito mais fácil, eu conseguia fazer o time jogar do jeito que eu queria, consegui ganhar 16 titulos em 3 anos com o manchester united com um 4-2-3-1..

                       Jogador Alv

   Ponta  -  terquatista  -  raumdeuter

... Esse era o esquema do meu ataque, com instruções destinada a fazer o jogo circular para meu atacante, ele era o homem gol, usava o Ibra como Jogador Alv. fazia hart-trick em muitas partidas, ele era o homem gol...

No fm16 e no 17 tentei aplicar esse estilo de jogo e não funcionou...Gostaria muito da ajuda de vocês, no fm14 e 15 joguei em saves com mais de 5 temporadas, no 16 e 17 não consigo passar dos 2 primeiros meses, jogar com táticas baixadas não tem a mesma emoção....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posta aí uma tática que tu tenha montado, print da tela de funções e da de instruções. Aí a gente pode ver o que identifica que esteja errado e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé changed the title to Ajuda com táticas

Tenho um save parado com o Goiás, e vou mostrar em um amistoso contra o Atlético GO.. Levando em conta com o que li no 

E no 

Fiz a seguinte formação:0c38000a4139401b90cff751d1fc26a5.png681fc1498c794b7788a859d2fa3fc9e9.png

Esse é o estilo de jogo que eu acho equilibrado pra esse jogo..Estou indo sem nenhuma instrução indivudal.

 

ae09ca2b988d4277a3fd412f9c045d43.png

Meu auxiliar sugeriu que eu instruísse a equipe a fazer cruzamentos tensos.. Apliquei.

21ab52d1e363449c938aec120cc55040.png

Novamente instruído a jogar com mais passes diretos, achei que seria bom, então apliquei.

52584010669f427bb586280a9a475c90.png

Até o momento o jogo estava assim:

2c796d84a3984b47953cdc9bc200a0ff.png

E o jogo termina assim:

df86ba188745433e9400d53064aced2c.png

4a2b990e5efd4a01b68780c98118da3d.png

1efb3692d7594ebbbdfceeb122f90108.png

Como podem ver na barra azul (Jogo com melhores momentos estendido), o jogo foi tão bom que não teve nenhum momento interessante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você armou seu time basicamente só para se defender, espera o que? AUHEHUEAUHAE

Se o adversário jogar parecido com você não vai sair lance importante nunca mesmo.

Tenta explicar mais ou menos o pq de cada escolha sua nessa tática aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ksksksks... Então, eu gosto de um jogo mais sólido e pensei que tava jogando de maneira equilibrada e não defensiva :( . Eu escolhi uma linha mais profunda por que os laterais iam subir muito, escolhi evitar carrinhos pq não gosto que meus jogadores sejam agressivos e tomem cartões bestas, principalmente quando mais precisa... Passes mais curtos pro time jogar com mais calma, procurar sobreposições pros laterais participarem mais e levar a bola até a areá, pro time não ficar chutando fora da areá, isso me irrita kkkk.. Ta ai um dos meus erros, pelo fato de eu não saber o que to fazendo, eu achei que tava fazendo uma coisa e fiz outra muito diferente, que como vc disse, jogando defesivamente kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então.

O primeiro problema é o que o bstrelow já falou, tua equipe tá muito defensiva. Essa instrução de jogar com a linha defensiva muito baixa não faz sentido com o restante. Veja que tu tá mandando teus laterais para a frente, tá usando dois meio campistas cuja principal função é pressionar o adversário (MRBs), e ao mesmo tempo mandando todo mundo mais para trás no campo. São instruções contraditórias. Se tu quer jogar pressionando os adversários no meio de campo com os MRBs, então eu jogaria com a linha mais alta, justamente para que essa pressão seja efetiva.

No site Guide to Football Manager tem um guia sobre instruções à equipe. Se tu souber inglês, recomendo ler ele (link aqui), que fala sobre todas as instruções existentes muito melhor do que eu poderia falar. Em relação a essa questão da linha defensiva mais baixa, ele diz que ela é útil quando o time possui jogadores com maus atributos para fazer pressão no adversário. Ou seja: justo o contrário do que tu tem se tá jogando com MRBs. E também diz que ela é boa para quando se pretende jogar no contra-ataque, com a força vindo de se explorar os espaços deixados pelo adversário quando tu atraiu ele para o teu campo. De novo, isso me parece bem o contrário do que tu quer com o restante das tuas instruções.

Outro ponto que eu acho problemático na tua tática é que teu atacante está muito isolado. O centroavante é uma função bastante ofensiva, então não dá para esperar que ele participe muito da jogada no terço ofensivo - ele vai estar ali para a conclusão basicamente, mas não vai ajudar muito na transição entre meio de campo e conclusão. Essa é uma parte fundamental do jogo: como tua equipe vai fazer para que a bola que está dominada no meio de campo consiga ser tocada de forma que o time se infiltre na defesa adversária. Para isso, tu vai precisar de jogadores que se apresentem como opções entrando na área. Teu time tem um ponta e um segundo atacante em apoiar. No meio de campo, está todo mundo em apoiar também. Quem é que deve chegar perto do atacante para fazer jogadas com ele?

Para piorar esse problema da infiltração e aproximação do atacante, tu tá usando a instrução "procurar sobreposições". Essa é uma instrução que bastante gente se confunde. O que ela faz, basicamente, é ordenar que teus laterais sejam mais ofensivos, mas que os jogadores mais ofensivos pelos lados fiquem menos ofensivos, de forma a segurar a bola até a passagem do lateral. Ok, tu ganha a passagem do lateral. Mas fica com ainda menos gente que vai tentar alguma jogada de infiltração na área. Basicamente, a única jogada ofensiva da equipe é esperar o lateral passar e aí cruzar para o atacante solitário na área.

Em cima de tudo isso, tem ainda o fato que tu tá usando a formação estruturada. Com essa formação, tua equipe vai jogar com as funções mais claramente distribuídas. Os jogadores de transição, por exemplo, vão participar menos do ataque, ficando mais ocupados só com a transição mesmo. Pode funcionar em algumas situações. Mas a tua equipe praticamente só tem jogadores de transição (função apoiar). Com essa instrução, tu reforça ainda mais que eles devem se ocupar da transição, sem chegar muito para realmente participar do ataque.

Aliás, pequena pausa na parte do ataque para falar sobre a relação da formação estruturada com a tua defesa: a formação estruturada também aumenta a distância vertical do time. Isso pode ser bom para encaixar contra-ataques, mas é terrível para quando se quer pressionar o adversário, já que teus jogadores vão estar mais longe uns dos outros. Ou seja: tu tá mandando teus zagueiros mais para trás (com a instrução de recuar muito a linha defensiva), reforçando que quer essa distância entre as partes do time (com a formação estruturada) e ao mesmo tempo mandando teus meias pressionarem o adversário. O resultado disso provavelmente é que fica um espaço gigantesco entre a tua linha de meio campo e a defesa, que pode muito bem ser explorado. Se tu vai pressionar, essa formação estruturada não é uma boa.

Voltando a falar do ataque, eu faria uma série de modificações. Primeiro, alteraria a função do atacante, colocando ele em alguma função que participe mais do jogo. Atacante recuado, atacante completo, falso 9, são algumas opções que podem ajudar. Assim ele ficaria menos preocupado em só se voltar para o gol e ajudaria a colocar os outros jogadores em condições de finalização também. Depois, modificaria a função de pelo menos um dos pontas. Coloca o segundo atacante ao menos para jogar mais ofensivamente. Talvez o ponta também. Depois, tiraria a instrução de procurar sobreposições - teus jogadores já vão a jogada de ultrapassagem em várias situações, especialmente no lado do segundo atacante. Por fim, modificaria a formação da equipe, de estruturada para flexível/fluída.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda.. Vou ler o link que você mandou e tentar aplicar o que você disse, só mais uma dúvida.. Normalmente eu coloco as funções que se encaixam melhor aos jogadores e ao mesmo tempo dar um certo equilíbrio pro time, assim como li aqui em alguns tópicos, dai eu instruo o time a jogar do jeito que eu quero que jogue.. Acho que to fazendo isso errado, o jeito certo seria eu dar as instruções de acordo com a função de cada jogador ? Como vc disse, MRB pressionam, então talvez eu deveria jogar com uma pressão a mais, certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, luisfernandof disse:

Obrigado pela ajuda.. Vou ler o link que você mandou e tentar aplicar o que você disse, só mais uma dúvida.. Normalmente eu coloco as funções que se encaixam melhor aos jogadores e ao mesmo tempo dar um certo equilíbrio pro time, assim como li aqui em alguns tópicos, dai eu instruo o time a jogar do jeito que eu quero que jogue.. Acho que to fazendo isso errado, o jeito certo seria eu dar as instruções de acordo com a função de cada jogador ? Como vc disse, MRB pressionam, então talvez eu deveria jogar com uma pressão a mais, certo ?

Tu tem que equilibrar as coisas. As funções dos jogadores precisam fazer sentido com as instruções à equipe. Por onde tu começa é uma questão de gosto pessoal: tem gente que prefere adaptar as instruções às funções que os jogadores exercem bem, tem gente que prefere adaptar as funções às instruções que quer usar. Mas as duas coisas precisam se conectar, né. No teu caso tem uma inconsistência entre a forma de jogar da equipe e as funções escolhidas - um é defensivo e voltado para contra-ataque, o outro é ofensivo e voltado para pressão. Um dos dois tu precisa mudar - qual, é escolha tua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com base no que vc disse e no que comecei ler do link que mandou, fiz outro teste, dessa vez uma tática mais ofensiva:

7be29f11b9604727860681ffd13152ce.png

d32ea7302ffa4b748414ece9bf4f7b75.png

e67b9c22732240e5ad496452452848db.png

Senti uma melhora no time, principalmente no meio campo, os meio campistas participaram mais do jogo, deram mais passes do que antes, senti o time jogando bem, mas no começo, apesar de jogarmos melhor, o ataque deles foram bem mais efetivo, aos 15 do segundo tempo que senti meu ataque funcionando, acredito que pelo cansaço do adversário... Talvez eu tenha errado em algo, infelizmente to sem tempo agora, mas assim que chegar em casa, vou terminar de ler o link por completo, que por sinal tá sendo uma mão na roda, e volto aqui pra mostrar se eu consegui vencer na vida ou não kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danut Cara, eu te amo <3 você salvou a minha vida kkkkkk

Depois de ler o artigo do site que me passou, eu acho que finalmente consegui entender o que cada instrução faz, como faz e o que preciso pra que ela seja feita, que no caso são os jogadores e suas habilidades.. Sendo assim decidi tentar mais uma vez.

2f318c69d025457690c7d9fa206be3a0.png

4690f3eed2344f99b84fe687ac5201de.png

Com algumas instruções individuas de acordo com o jogador que jogue na posição, tipo marcação apertada, chutar menos, driblar mais ou menos... E o resultado foi surpreendente

4bca49d56e5e4504873c8d9d02d3e7f4.png

cb1ff06cd1294b26961a71c7447f34d7.png

884f72d187ef4eeeb865b042dd15e5a6.png

Acabamos por tomar um gol no escanteio, por não ter mexido na parte de bolas paradas, inclusive os únicos 2 chutes a gol deles, foram em bolas paradas... Meu time jogou de forma magnifica, não deixando o time deles terem espaço para chutar pro gol, conseguimos anular o ataque deles... A transição que meu time fazia, me deixou boquiaberto, o que era apenas um 4123, quando atacava os seg. atacante, viam pra dentro, formando um 433 sem pontas, e os laterais faziam o papel de ponta... Já na defensiva o time se fechava por completo, formava uma especie de 4222, fechando o time todo, como eles estavam jogando pelo meio, eu fechei meu time pelo meio e eles ficaram sem espaço pra finalizar e assim fazer o gol... Enfim.. Tudo fluiu muito bem, você me ajudou muito e espero agora conseguir jogar fm novamente sem nenhum outro problema...Fica a dica pra quem tem as mesmas dificuldades que eu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que ótimo que tu conseguiu resultado com as mudanças. Esse site do Guide to Football Manager tem muito material excelente. É para favoritar e ir consultando aos poucos, quando se tem tempo.

Acho que essa tua nova tática está mais equilibrada do que a anterior. Tomara que consiga obter resultados daqui para a frente também. E, quando enfrentar dificuldades, espero que agora dê para fazer mudanças para melhorar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Danut disse:

Que ótimo que tu conseguiu resultado com as mudanças. Esse site do Guide to Football Manager tem muito material excelente. É para favoritar e ir consultando aos poucos, quando se tem tempo.

Acho que essa tua nova tática está mais equilibrada do que a anterior. Tomara que consiga obter resultados daqui para a frente também. E, quando enfrentar dificuldades, espero que agora dê para fazer mudanças para melhorar :)

Já favoritei, sempre que tiver um tempo livre vou dar uma lida, não li só o artigo das instruções, também li a mentalidade e formação da equipe... Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
×
×
  • Criar Novo...