Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldades com o meio-campo e ataque


Coutoso

Posts Recomendados

Boa noite, pessoal. É o meu primeiro tópico por aqui, se, por ventura, eu estiver postando no lugar errado, me desculpem.

Ademais, só pra deixar claro, não jogo FM desde o FM10. Isso foi mais por conta da faculdade/trampo que tomavam um tempo absurdo da vida e ficava difícil me dedicar a um jogo como o FM, principalmente porque eu gostava/gosto da imersão que o jogo lhe dá. É fora de série perder 4/5/6 horas montando seu time, fazendo contratações, pensando nos sistemas táticos etc. 

Enfim, a engine (AI) mudou bastante e as opções táticas também, mas com o pouco que eu já conhecia do FM10 eu consegui montar um sistema tático defensivo tendo como base o 4-3-3. 

Tô jogando com Blackpool Football Club (gosto pra caralho dos times ingleses pequenos, além da liga ser competitiva pra caralho) e eles, a priori, possuem um cartel legal, acabei não investindo muito, mas consegui uns jogadores (centroavante, lateral/ala direito e meia-central) por empréstimo e passe-livre (sem contrato). Deu um reforço legal. 

Bom, focando na tática: Tô usando o 4-3-3 clássico, mas decidi investir em um sistema mais defensivo, com laterais/alas defensivos que estão cobrindo muito bem e dois zagueiros centrais em modo de defesa (:P). Entretanto o problema encontra-se no meu meio-campo. Na pré-temporada decidi ver todos os jogos de forma completa e percebi o que:

  • a) os gols dos quais levei fora todos de bola área, a defesa consegue ser muito compacta e tem uma excelente reposição (defesa, laterais e até mesmo o meio-campo) nos contra-ataques adversários e marcam muito bem também, principalmente os meus laterais;
  • b) meus meias e os meus atacantes têm muita dificuldade pra jogarem um perto do outro (é o que eu quero, toques rápidos direitos e uma movimentação legal, onde meus atacantes mais velozes possam volta pra trocar passe com os meias e assim tentarem transpor atrás da zaga adversária, e também meu centroavante tem mais liberdade pra procurar espaço pra jogar ali na cabeça-da-área);
  • c) o jogo fica congestionado e muito ruim no meio-campo, principalmente na entrada da área adversária, ali concentra a maior parte da atividade de ataque do meu time, mas o time não evolui dali pra frente, os chutes a gol não acontecem, tão pouco as transposições atrás da zaga adversária, os passes acontecem de forma estranha e os jogadores não procuram espaços.

Logo, a defesa é bem armada e consegue fazer um jogo legal, não levou nenhum gol com a bola no chão e tem uma (digo até impressionante) capacidade de reposição, não sei como, mas tem. Mas o meio-campo é totalmente improdutivo, assim como o ataque. 

Só teve uma partida da qual ganhamos com 3 gols de diferença, fiquei até impressionado. Bom, segue abaixo a minha tática e como os meus jogadores estão distribuídos, bem como as minhas instruções mais específicas. Se puderem me ajudar, agradeço. Outra coisa, teria como me ajudarem nas minhas jogadas de bola parada? :P 

Seguem as imagens da tática e de alguns resultados até agora:

20zqjqd.png

2ry6lo8.png

j8pjix.png

b6ypdz.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o congestionamento no meio, seria melhor alterar a área de ataque da equipe algumas vezes, ou seja, atacar pelas laterais também. É notável que não há amplitude na equipe e isso, consequentemente, ocasiona um congestionamento no meio.

Pra dar amplitude pode colocar pontas ou avançar os laterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yan Perisse, valeu brother! 

Então, eu tive um jogo com um time fraco da minha divisão, e então foi sugerido pelos auxiliares técnicos mudar o estilo de jogo da equipe. Eu coloquei os laterais para jogar e mudei a tática de focar no centro pras laterais. Deu certo, o time ficou bem ofensivo. Ah, e adicionei algumas funções individuais a alguns jogadores chave do sistema tática, deu resultado também.

Mas tive um jogo com uma equipe superior (Bolton, salvo engano) e passei alguns bocados, mas a equipe, com essa formação defensiva, até que se saiu bem. Criamos algumas oportunidades de gol (tive que jogar na defesa/contra-ataque) e até chegamos ao gol em si. Acabamos perdendo essa partida por 2x1 e fomos eliminados do torneio. 

Enfim, tá dando pra sentir a engine agora... Muito tempo sem jogar dá nisso, valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, @Coutoso. Vou tentar te ajudar com a minha humilde opinião. 

a) os gols dos quais levei fora todos de bola área, a defesa consegue ser muito compacta e tem uma excelente reposição (defesa, laterais e até mesmo o meio-campo) nos contra-ataques adversários e marcam muito bem também, principalmente os meus laterais;

Não sei o que sugerir quanto a isso. Os teus defensores possuem boa impulsão?

b) meus meias e os meus atacantes têm muita dificuldade pra jogarem um perto do outro (é o que eu quero, toques rápidos direitos e uma movimentação legal, onde meus atacantes mais velozes possam volta pra trocar passe com os meias e assim tentarem transpor atrás da zaga adversária, e também meu centroavante tem mais liberdade pra procurar espaço pra jogar ali na cabeça-da-área);

A sua formação tática não possui nenhum jogador entre os meias centrais e os atacantes, o que dificulta bastante a aproximação entre os dois setores. Parece ser uma formação para passes diretos, justamente sem a aproximação entre os setores. Caso você queira essa aproximação, acredito que a melhor ideia seja outra formação. Porém, com essa formação, você pode testar o meio de campo com um jogador com tarefa defender e outros dois com tarefa atacar. Dessa forma você terá dois meias que vão se aproximar dos atacantes e um que fará a cobertura necessária para os outros dois. Além disso, você pode trocar as tarefas dos dois atacantes mais recuados para apoiar. Com isso, você estará respeitando o "Princípio 3-2-3".

c) o jogo fica congestionado e muito ruim no meio-campo, principalmente na entrada da área adversária, ali concentra a maior parte da atividade de ataque do meu time, mas o time não evolui dali pra frente, os chutes a gol não acontecem, tão pouco as transposições atrás da zaga adversária, os passes acontecem de forma estranha e os jogadores não procuram espaços.

Nessa questão eu vejo muitos erros seus. A sua formação não possui extremos no setor ofensivo. Além disso, você colocou os dois laterais com tarefas defensivas, o que impedirá que eles subam ao ataque. O problema é que você colocou o comprimento "sem pontas", o que deixará os jogadores muito mais fechados, dificultando a criação de jogadas. Com essa formação, acredito que o ideal seria justamente abrir o comprimento da equipe, para ocupar mais espaços do campo e não concentrar as jogadas apenas pela zona central. Você também marcou as instruções "procurar sobreposições" e "levar a bola até a área", o que tira a agressividade ofensiva da equipe, que manterá mais a posse da bola e tentará menos chutes, cruzamentos e passes nas costas da defesa. Para os jogadores procurarem espaços, você pode marcar a instrução individual "mover-se das posições" para os jogadores que você quer que se movimentem mais e procurem espaços vazios em campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo,acredito que pequenas mudanças de funções sem que haja tantas alterações táticas fariam muito efeito. 

1- Como tu não joga com pontas e teus laterais tem funções defensivas, "Procurar sobreposições" não tem o menor nexo.

2- Para dar mais apoio aos laterais, poderias por o MC defensivo no meio e soltar os outros dois MCs pelos lados.

3- 2 dos teus 3 atacantes estão de maneira defensiva, o que vai tirar a agressividade de um esquema com 3 atacantes, talvez uma melhor escolha de funções para os mesmos te ajude.

4- Outra coisa seria o ritmo contradizente com o estilo de passe e levar a bola até a área. Pelo estilo de jogo que queres propor, poderias jogar com passe misto e retirar a opção de levar a bola até a área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
×
×
  • Criar Novo...