Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pouco importa se Neymar ganhará a Bola de Ouro um dia


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Citar

 

Pouco importa se o Neymar ganhará a Bola de Ouro um dia

Por Felipe Lobo

Neymar-Brasil-1-1260x710.jpg

Bola de Ouro é um dos prêmios mais prestigiosos do mundo do futebol. Organizado pela revista France Football, condecora o melhor jogador da temporada, em escolha que leva em consideração o voto de dezenas de jornalistas. A honraria foi criada pela publicação francesa em 1956. Até 1994, era exclusivo a jogadores europeus. Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho e Kaká já foram vencedores. E uma conversa incessante que surge a cada potencial craque brasileiro é se ele pode ser melhor do mundo. É a vez de Neymar. Um assunto constante que toma noticiários e perguntas de jornalistas brasileiros ao jogador. E apesar da insistência no assunto, pouco importa se Neymar irá ganhar o troféu. E explico.

LEIA TAMBÉM: Champions League teve os times de mais posse de bola eliminados nas quartas de final

A obsessão brasileira com esse prêmio é tamanha que Robinho tinha o objetivo de ser o melhor do mundo. Nada errado aí, ter objetivos individuais não é nocivo, em geral. Mas passa a ser quando isso se torna mais importante que as conquistas coletivas, porque um pode atrapalhar o outro. E parece que não aprendemos essa lição com Robinho. A história se repete com o assunto repetido incessantemente com Neymar.

Sempre que surgem aqueles boatos ridículos sobre uma possível transferência de Neymar para outro clube europeu, o assunto Bola de Ouro aparece. Como? O argumento que no Barcelona Neymar jamais será o principal jogador, porque há Lionel Messi, e, portanto, jamais levará o prêmio. Por isso, dizem, deveria sair para outro time, como Paris Saint-Germain ou Manchester United (devem surgir mais opções no futuro) para, aí sim, ser o grande nome do e ter chances de vencer.

O problema dessa ideia estúpida é que coloca acima de tudo a Bola de Ouro. Como se isso fosse mais importante que, por exemplo, ser multicampeão no Barcelona. Formar uma parceria memorável com Messi, escrevendo grandes capítulos. Títulos de verdade, coletivos, que entram na sua história. O trio de Neymar com Messi e Luis Suárez já rendeu comparações com alguns dos ataques mais poderosos do futebol em todos os tempos. Já resultou na conquista da tríplice coroa em 2014/15, ano, aliás, que Neymar foi um dos artilheiros da Champions League marcando gols em todos os jogos das quartas de final em diante.

A obsessão é tão grande que se cogitou a possibilidade de Neymar conquistar a Bola de Ouro este ano, pelas boas atuações na segunda metade da temporada. E isso mesmo com Messi e Cristiano Ronaldo fazendo o que fazem. Independente da possibilidade, o grande lance é que a proporção do debate é absurda. Parece que sem isso a carreira de Neymar não estará completa. E estará.

Neymar-Messi-Barcelona.jpg

Andrés Iniesta é um cracaço e nunca ganhou a Bola de Ouro. Nem ganhará. Xavi foi um dos melhores do mundo em determinado momento, não levou o prêmio – embora tenha ficado três vezes entre os indicados – e também não é menos jogador por isso. Franck Ribéry e Arjen Robben jogaram muita bola nos últimos anos e chegaram a conquistar, juntos, a Champions League. Não faturaram nenhuma vez. Wesley Sneijder já fez chover em 2010, liderando a Inter à conquista da tríplice coroa e a Holanda à final da Copa. Até merecia levar o prêmio, mas não levou. Todos continuam sendo jogadores que escreveram histórias incríveis no futebol, que não serão esquecidas.

Quando Neymar chegou ao Barcelona, não foram poucas as vezes que vimos discussões sobre o que ele precisava fazer para ser o melhor do mundo, indo bem pelo Barcelona e conquistando a Copa no Brasil. Uma obsessão que parece tão grande que supera o fato de que se ele fosse campeão do mundo pelo Brasil, em casa, a última coisa que importaria seria se ele ganharia ou não a tal Bola de Ouro e título de melhor do planeta. Isso seria detalhe. O que ficaria marcado mesmo seria a sua conquista em campo, eternizada pelas suas atuações.

É claro que é incrível ter um jogador brasileiro com a capacidade de chegar a ser considerado o melhor do mundo. Foi motivo de orgulho muitas vezes. Mas essa obsessão pelo prêmio não pode se tornar pressuposto de uma transferência ou mesmo a razão que deixaria Neymar triste a ponto de chorar em campo – algo que se especulou quando o brasileiro derramou lágrimas no gramado após a eliminação nas quartas de final da Champions League diante da Juventus.

Neymar é um jogador muito ambicioso, quer ganhar títulos e já os conquistou em um nível que poucos conseguem. Levou Paulista, Copa do Brasil, Libertadores, Espanhol, Copa do Rei e Champions, para ficar nos principais. Almeja a Copa. E essas devem ser as obsessões de um jogador. Os prêmios individuais virão como consequência de atuações marcantes em grandes campeonatos, sendo decisivo para o seu time. Como Neymar já foi tantas vezes e poderá ser ainda mais.

Alguém dirá que conquistar o prêmio é importante individualmente, porque pode ganhar mais em marketing. Isso é parcialmente verdade. David Beckham se tornou o jogador que mais faturava no planeta e, no máximo, ficou na segunda colocação da Bola de Ouro, superado por Rivaldo em 1999. Além disso, as atuações magníficas de Neymar, por Barcelona e Seleção, o colocam entre os melhores do mundo e já o faz ter contratos enormes. É claro que seria bom ter a Bola de Ouro, mas isso é secundário.

O mês ainda é abril, a temporada europeia se aproxima do fim. Discutir o prêmio a essa altura já é uma chatice. Quando se fala sobre a possível Bola de Ouro de Neymar, mais ainda. Pouco importa se Neymar irá ou não conquistar este troféu. Não o fará mais craque. Nem a sua ausência o diminuirá. Ele é, de longe, o melhor jogador brasileiro atualmente. Tem excelentes companheiros na Seleção e certamente pensa em uma conquista de Copa do Mundo. Dane-se a Bola de Ouro.

Ao ler o texto, o sentimento que ficou foi de gratidão.

A Bola de Ouro mudou as discussões sobre futebol. Agora é irrelevante analisar o jogo, apenas ver as estatísticas e o elenco que ganhou os campeonatos já bastam. A Bola de Ouro não muda o que um jogador fez ou deixou de fazer pelo seu clube durante o ano, mas se ele ganhou ou não esse prêmio individual, o seu ano se tornou fantástico ou um fracasso justamente pela colocação no prêmio.

Os jogadores não tem que ser mais egoístas ou se preocuparem com protagonismo. Em um esporte coletivo, o time é o mais importante. A mentalidade de colocar Bola de Ouro superior a qualquer coisa é altamente fútil, e mostra que tua visão sobre o que é o futebol é distorcida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Só pecou em colocar o Paulista como grande título numa lista de títulos de alguém que ganhou a Champions. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Pois é, compartilho da mesma opinião do colunista.

Esse rótulo "BOLA DE OURO" tornou nossas discussões polarizadas demais. Se você é o cara, meteu "x" gols e ganhou "y" títulos numa temporada, merece todo os louros. Se não conquistou tudo isso, meus pêsames amigão.

Chato, bem chato isso.

Tanto que o prêmio é um só, mas os craques e monstros da bola são vários, a cada ano, a cada década. E não somente uma figura só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É triste como tudo isso funciona. Por um prêmio individual num esporte totalmente coletivo, pelos critérios pra ser considerado e a obsessão em torno desse prêmio, como o Felipe Lobo criticou na matéria.

Além de que é um prêmio injusto, e sempre será. Se você não o ganhou, sinto muito você não é um jogador marcado na história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

E outra coisa: que grandissíssimo babaca esse Cristiano Ronaldo, nessa cornetada ridícula pra cima do Xavi. Na época eu nem lembro de ter visto, fiquei surpreso hoje quando abri o link no post do @Bruno Caetano..

Aliás, nem tão surpreso assim, já que tenho essa ideia do português já há um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bola de ouro é a cereja do bolo? É. Só que sem o bolo (títulos), a cereja (bola de ouro) não tem o que decorar.

Pode até se criticar a mentalidade da bola de ouro na provocação do Cristiano Ronaldo, mas a provocação em si? Gente, esporte em alto nível é isso aí! Sempre vai ter essa troca de farpas, seja de forma mais discreta ou mais dura. Eu até me conformei porque nem é tão nocivo assim. Só pelo que ele gera de atração pro esporte já é bom o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Leho. disse:

E outra coisa: que grandissíssimo babaca esse Cristiano Ronaldo, nessa cornetada ridícula pra cima do Xavi. Na época eu nem lembro de ter visto, fiquei surpreso hoje quando abri o link no post do @Bruno Caetano..

Aliás, nem tão surpreso assim, já que tenho essa ideia do português já há um bom tempo.

Fazendo uma meia defesa do Ronaldo aqui, tem que lembrar que a resposta dele se deu porque o Xavi falou que ele fica putinho porque o Messi tá na frente dele. Exagerou o Ronaldão? Sim, mas tinha sido cutucado pelo Xavi.

Tenho a impressão de que Ronaldo, Xavi Neymar e Messi pensam exatamente igual. A diferença é que o Ronaldo deixa transparecer demais o que ele pensa, o Messi é muito mais comedido e o Neymar ainda tem o Messi como companheiro, então não dá pra dizer que se acha o melhor do mundo. Por isso, dos 3, o Neymar me parece o cara mais inteligente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda acho que para jogadores das grandes seleções, conquistar uma Copa do Mundo continua sendo mais importante que conquistar uma Bola de Ouro. Messi, por exemplo, é um alienígena... Mas acho que se ele não conquistar uma Copa do Mundo, será uma marca pesada em sua carreira.

Talvez isso seja a minha visão seja "abrasileirada", afinal, temos tantos monstros em nossa historia que talvez seja a nossa forma de tentar organizar o panteão dos deuses sagrados do futebol brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Silveira.

Embora eu ache uma estupidez essa visão maniqueísta de CR x Messi, vocês acham que o argentino não tem ambição pessoal? Não fica puto quando o CR ganha a bola de ouro? Porra, o caramba que não.

Se ele não fosse fominha assim, não tinha chegado onde chegou. É natural de atleta alto nível, especialmente esses aí que "banalizam" os títulos coletivos, de tanto que já ganharam. No íntimo dos dois, aposto que vão se sentir maior que o outro pelo número de Bolas de Ouro ganhas...

EDIT

Concordo também com o @Dsmoreira também.

Copa do Mundo é outro nível. Acima da Bola de Ouro até, talvez. Isso porque acontece de quatro em quatro anos, e é, inegavelmente, o mais importante torneio de futebol do mundo.

Entretanto, nem Messi, nem CR ganharão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ZaMBiA disse:

Concordo também com o @Dsmoreira também.

Copa do Mundo é outro nível. Acima da Bola de Ouro até, talvez. Isso porque acontece de quatro em quatro anos, e é, inegavelmente, o mais importante torneio de futebol do mundo.

Entretanto, nem Messi, nem CR ganharão...

Ainda acho cedo pra afirmar isso. Sampaoli assumindo...

EDIT:

Inclusive, acho que deve ter sido difícil para o Messi ver o CR7 ganhando a Eurocopa com Portugal. Afinal, é uma competição mais difícil que a Copa América e Portugal não é favorito como a Argentina é por aqui.

Eu sempre preferi o Messi nessa discussão, mas depois da Eurocopa eu passei a respeitar ainda mais o CR7. A postura desse cara dentro e fora de campo foi MONSTRUOSA. Que líder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
16 horas atrás, Silveira. disse:

Fazendo uma meia defesa do Ronaldo aqui, tem que lembrar que a resposta dele se deu porque o Xavi falou que ele fica putinho porque o Messi tá na frente dele. Exagerou o Ronaldão? Sim, mas tinha sido cutucado pelo Xavi.

Tenho a impressão de que Ronaldo, Xavi Neymar e Messi pensam exatamente igual. A diferença é que o Ronaldo deixa transparecer demais o que ele pensa, o Messi é muito mais comedido e o Neymar ainda tem o Messi como companheiro, então não dá pra dizer que se acha o melhor do mundo. Por isso, dos 3, o Neymar me parece o cara mais inteligente.

Eu vi que ele foi cutucado pelo Xavi sim, mas porra... que resposta mais "quinta série" do caralho, hein? Ele poderia se gabar de 'n' outros motivos, mas especialmente esse da Bola de Ouro é tipo o menininho riquinho que esfrega na cara dos coleguinhas o brinquedinho da moda.

Outra coisa, falar do Catar pro Xavi? HAHAHAHAHAHA, juro que eu conseguir imaginar o robozão Ronaldo fazendo biquinho e esperneando ao proferir essas palavras. Igual uma criança birrenta. Cara, se o Xavi fosse babaca (nesse sentido) do nível do Ronaldo, ele poderia mt bem "quebrar" o português somente com isso: "tenho uma Copa do Mundo champz, jogando o fino, coisa que você nunca terá".

Pronto, argumento refutado. Mas claro, o Xavi é um ser extremamente mais polido e menos arrogante do que o sujeito, então não o fez.

15 horas atrás, ZaMBiA disse:

Embora eu ache uma estupidez essa visão maniqueísta de CR x Messi, vocês acham que o argentino não tem ambição pessoal? Não fica puto quando o CR ganha a bola de ouro? Porra, o caramba que não.

Cara, é ÓBVIO que qualquer jogador a nível mundial sonha e tem a ambição de conquistar prêmios individuais. O Messi com certeza fica puto quando perde pro CR7, o Neymar tá tentando entrar nessa briga e deve ficar frustado ainda, quem nunca ganhou também deve lamentar, enfim... faz parte do alto rendimento.

A questão aqui não é ser ambicioso, a questão é ser babaca. E nisso, o CR7 adora dar umas escorregadas, deixando seu lado "infantil" aflorar quando nego o acua na imprensa, com declarações e tal.

Por outro lado, dá até pra compreender o português, porque numa coisa ele tem razão nessa história: "todo mundo que quer ganhar uma manchete tem que falar de mim." E isso desgasta o cara, não tem como. Uma hora ele perde a linha, como (na minha humilde opinião) acabou perdendo nesse episódio com o Xavi.

 

Poderia ter rebatido de QUALQUER outra maneira, não dessa.

 

 

p.s: o robozão continua sendo um monstro do futebol na minha opinião, mas esse lado psicológico dele me incomoda bastante.
p.s²: o Messi é melhor que ele, hahahahahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
40 minutos atrás, Ichthus disse:

@Leho., dá pra apelidar de "Cristiano Alonso" com essas aí. rsrs

Não entendi, hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Leho. disse:

Não entendi, hahaha.

O ego do jogador português com o piloto espanhol. Nisso sempre achei iguaizinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
53 minutos atrás, Ichthus disse:

O ego do jogador português com o piloto espanhol. Nisso sempre achei iguaizinhos.

Aaaaaaah tá, hahahahaha... putz é verdade. Nunca tinha feito essa ligação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/04/2017 at 09:47, Leho. disse:

(...) 

A questão aqui não é ser ambicioso, a questão é ser babaca. E nisso, o CR7 adora dar umas escorregadas, deixando seu lado "infantil" aflorar quando nego o acua na imprensa, com declarações e tal.

(...) 

Ele pode ser tudo isso, concordo contigo, mas aproveita enquanto tem. Ele é uma das poucas válvulas de escape do futebol politicamente correto dessa década. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
12 minutos atrás, Temujin disse:

Ele pode ser tudo isso, concordo contigo, mas aproveita enquanto tem. Ele é uma das poucas válvulas de escape do futebol politicamente correto dessa década. 

Porra Temuja, me desculpe mas... aproveitar o quê? Se ele (Cristiano) for nossa salvação ao media training chato pra caralho desse "futebol moderno", então que merda que se tornou o futebol, meu amigo.

Uma coisa é ser autêntico, com personalidade e etc, etc pra fugir do senso comum de perguntas e respostas da mídia atual.

Outra coisa é ser babaca.

Ele é um monstro como avante. Isso ninguém vai tirar dele. Acontece que precisa aprender a como se defender também com as palavras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Eu acho as declarações do Ibra, em sua maioria, mais babacas e arrogantes do que a maioria das do CR7. Não estou dizendo que não gosto do Ibra, acho super engraçado o jeito dele de levar o futebol, mas acho meio estranho esses dois pesos e duas medidas quando se trata de Messi e CR, parece que um é o bem e o outro é o mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Leho. disse:

Porra Temuja, me desculpe mas... aproveitar o quê? Se ele (Cristiano) for nossa salvação ao media training chato pra caralho desse "futebol moderno", então que merda que se tornou o futebol, meu amigo.

Uma coisa é ser autêntico, com personalidade e etc, etc pra fugir do senso comum de perguntas e respostas da mídia atual.

Outra coisa é ser babaca.

Ele é um monstro como avante. Isso ninguém vai tirar dele. Acontece que precisa aprender a como se defender também com as palavras.

Cara, muitas das figuras autênticas, com personalidade e etc, etc pra fugir do senso comum de perguntas e respostas da mídia atual que idolatramos flertam um pouco com a babaquice, faz parte hahauhaha. Ou vai dizer que Romário mandar um "Pelé calado é um poeta" foi símbolo da maturidade? O próprio Ibra lembrado pelo Henrique é outro exemplo. 

Esquece o Ronaldo jogador e foca só no media player. Agora substitui ele da equação por qualquer outro jogador Nutella e não teríamos metade dessa rivalidade com o Messi. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Bruno Caetano. unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • bstrelow
      Por bstrelow
      Ligue 1 22/23
      A Ligue 1 de 2022–23, também conhecida por Ligue 1 Uber Eats por motivos de patrocínio, será a 85ª edição do Campeonato Francês de Futebol. Começará em 6 de agosto de 2022 e terminará em 04 de junho de 2023.
       
      REGULAMENTO
       
      ATUAL CAMPEÃO
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES
       
      REBAIXADOS E PROMOVIDOS
       
    • Ibarra
      Por Ibarra
      Olá Pessoal,
      Venham conhecer a minha coleção de uniformes para o FIFA onde vcs se quiserem podem baixar tranquilamente e colocarem dentro do seu jogo...
      Ferramentas para colocar os uniformes no jogo:
      https://www.fifaeditortool.com/
       
      Video a ensinar como faz para colocar e até criar os kits:
       
    • felipevalle
      Por felipevalle
      Senhores y senhores,   Mundial de clubes começando. E do confronto de hoje, pode sair o possível adversário do Real. A depender, se caso vença o Seattle na fase seguinte.   Já no caso do Fuderosaum, só teremos uma ideia melhor lá para o dia 4, em que ocorre outro embate, dessa vez entre o Casablanca y o Hilal.
    • Aleef
      Por Aleef
      Intercontinental foi um torneio entre times sulamericanos x times europeus, mas foi suspensa, porém....
      A Conmebol e a UEFA se uniram contra a possibilidade de ter Copa do Mundo a cada dois anos, a "Finalíssima" foi um evento criado contra a Copa do Mundo. Ambas as entidades tiveram reuniões sobre a possibilidade da volta da competição mas ainda não chegaram ao consenso envolvendo as equipes. Entretanto, hoje tivemos novidades.
      Finalíssima Feminina realizada na Europa (entre a campeã da Copa América x Eurocopa) Intercontinental sub20 será realizado em território sulamericano (Peñarol x Benfica). Essa competição inclusive será em Montevideo no dia 21 de agosto Torneio Final Four (campeões e vice-campeões de futsal sulamericanos e europeus) será realizado na Argentina nos dias 16 e 18 de setembro Claro, até ontem não existia a possibilidade da volta do torneio. Mas aparentemente essa ideia está sendo amadurecida principalmente com a FIFA querendo a Copa do Mundo a cada dois anos e a Superliga envolvendo os grandes times da Europa.
      → Há conversas também envolvendo Brasil e Argentina em participar da Liga das Nações: https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2022/06/02/conmebol-e-uefa-anunciam-versao-feminina-da-finalissima-e-intercontinental-sub-20.ghtml
      → O Corinthians já vem brigando sobre a possibilidade de ter um Mundial Interclubes Feminino há algum tempo.
      → Em 2017 a Conmebol começou a agir nos bastidores para que o Intercontinental pudesse voltar com ida e volta e criaram um escritório junto com a UEFA para pôr o plano em prática. Um patrocinador que está disposto a por a Finalíssima é o Qatar, fecharia por 10 anos a parceria com ambas as entidades e seria neutro o território. Pelo que saiu na mídia (fonte abaixo) o plano é:
      Campeão da Copa América x campeão da Eurocopa Campeão da Libertadores x campeão da Champions League  Campeão da Sulamericana x campeão da Europa League https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2021/09/30/super-copa-intercontinental-de-clubes-entra-na-pauta-de-uefa-e-conmebol.htm
       
      Só lembrando que no orçamento da FIFA não há verba para o próximo Mundial Interclubes. Dependendo dos patrocinadores, a UEFA e a CONMEBOL vão bater no peito e vão criar sozinhos sem chancela da FIFA.
    • ZMB
      Por ZMB
      A final (Chelsea x Palmeiras), que é o que importa, vai rolar amanhã (sábado, 12 de fevereiro), às 13h30m, com transmissão da Band.
      Palpites?
×
×
  • Criar Novo...