Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dias contados: Luis Enrique anuncia que não vai renovar com o Barcelona


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Visitante João Gilberto

Dias contados: Luis Enrique anuncia que não vai renovar com o Barcelona
Técnico comunica decisão a elenco e imprensa após goleada sobre o Sporting Gijón

 

Uma bomba caiu no Barcelona após a goleada sobre o Sporting Gijón, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Espanhol: o técnico Luis Enrique anunciou em sua entrevista coletiva que não vai renovar com o clube ao fim da temporada - o contrato termina em 30 de junho. Ele havia comunicado sua decisão ao elenco e dirigentes no vestiário minutos antes de se encontrar com a imprensa.

- Quero acabar essa coletiva de maneira diferente. Anuncio que não serei treinador do Barça na próxima temporada. É uma decisão muito difícil para mim, meditada, muito pensada e acho que tenho que ser fiel e justo ao que penso. Na pré-temporada falei com Albert Soler e Robert Fernández (dirigentes) e lhes disse que havia essa possibilidade. Eles me disseram para que não tivesse pressa. Agora chegou o momento de tomar a decisão - avisou o treinador.

O cansaço é a principal justificativa para Luis Enrique deixar o cargo que ocupa desde meados de 2014:

- O motivo é que em meu trabalho vivo em busca de soluções e isso me dá pouco descanso. Significam poucas horas de descanso, de desconectar - disse o espanhol de 46 anos.

636239972893752282.jpg


Luis Enrique deixará o Barcelona pelo menos com oito títulos em três temporadas à frente do clube: dois Espanhóis, duas Copas do Rei, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da Europa, uma Supercopa da Espanha e um Mundial de Clubes. Ele ainda poderá aumentar o seu currículo caso conquiste o atual Espanhol - briga com Real Madrid e Sevilla - e a Copa do Rei - fará a final contra o Alavés.

Na Champions, o buraco é mais embaixo. O Barcelona foi derrotado por 4 a 0 no jogo de ida e precisará de sua melhor atuação em muito tempo para conseguir a "remontada" sobre o Paris Saint-Germain no próximo dia 8 de março.

- Faltam três meses apaixonantes, estamos numa situação difícil, especialmente em uma competição, mas com a ajuda de todos e se os astros estiverem alinhados, vamos dar a volta por cima. Minha dedicação será plena nesses três meses - afirmou Luis Enrique.

O presidente Josep Maria Bartomeu se pronunciou após a notícia e avisou que o Barça não terá pressa na busca por um substituto:

- Ele comunicou aos jogadores depois do jogo e todo mundo está triste porque nos deu muitos êxitos e ainda pode ganhar mais títulos. Isso não para até 30 de junho. Temos que estar muito felizes pelo trabalho que ele fez até agora, aceitar a sua decisão e desejar que a temporada acabe da melhor maneira, ganhando títulos. Com tranquilidade, normalidade, trabalharemos com toda a discrição, e tentaremos anunciar o substituto no dia 1º de julho. Agora nos cabe focar nos títulos que temos em jogo.

GLOBO ESPORTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
Citar

Luis Enrique nunca terá o reconhecimento que merece

Desde o começo da temporada, era uma aposta segura dizer que seria o último ano de Luis Enrique como treinador do Barcelona. A sensação só foi crescendo com o tempo, assim como a cobrança sobre ele. O auge foi a derrota para o PSG, que evidenciou os problemas da equipe e a dificuldade do treinador em solucioná-los.

Nas coletivas de imprensa prévias aos duelos contra Atlético e Sporting, foram 19 e 20 perguntas, respectivamente, respondidas em 11 minutos. Não há prova maior de como Lucho está de saco cheio da rotina de falar com a imprensa e de ser treinador do Barça, de forma geral.

Treinar esse clube, essas estrelas, é um privilégio para qualquer treinador, mas custa caro. Olhe fotos de Guardiola e do próprio Luis Enrique no momento em que chegaram ao Barcelona e no momento em que saíram. Fisicamente é possível ver um desgaste que vai além do envelhecimento natural de quatro anos. O cansaço é aparente e a pressão, enorme.

“Hoje anuncio a todos que não serei treinador do Barcelona na próxima temporada. É uma decisão difícil, mas meditada e pensada. Tenho certeza e faço o anúncio. Gostaria de agradecer ao clube por toda a confiança. Foram três anos inesquecíveis. O motivo da minha renúncia é a maneira como vivo essa profissão. Isso significa ter poucas horas de descanso. Preciso descansar.”

As palavras do treinador são claras, não há como questionar os motivos. Rakitic disse que o anúncio foi feito antes aos jogadores, mas a decisão parecia óbvia há tempos. O clube poderia fazer o que quisesse para renovar, a decisão sempre seria de Luis Enrique, e não era difícil perceber o final dessa história.

Lucho foi um ídolo como jogador. Sua história com o clube foi praticamente perfeita, o renegado do Real Madrid que brilhou com a camisa azul-grená. Se antes ele já merecia respeito por sua trajetória no Barcelona, isso só aumentou depois de três anos como treinador. Porém, ele nunca será reconhecido como merece.

Tudo porque Luis Enrique nunca foi e nunca quis ser um “purista”. Não colocou La Masia à frente de tudo e de todos, não teve medo de abandonar o estilo de toque de bola incessante quando o jogo pedia outras soluções. Se Guardiola e Tito foram o auge do Cruyffismo, Lucho usou apenas as bases daquela filosofia para construir uma equipe com uma força diferente.

É claro que a torcida iria pegar no pé de um treinador que chega e faz mudanças como essa, mas isso não muda o fato de que Luis Enrique foi o treinador perfeito para o momento em que o Barça estava quando ele chegou. Um time sem ideias, preso à Era Guardiola, envelhecido e sem ânimo para voltar ao topo.

GettyImages_612300866.jpg

Lucho manteve a posse de bola e o passe como fundamento básico do estilo de jogo, mas fez o time ser mais direto. Enfrentou a saída de Xavi e fez a transição para uma equipe diferente sem seu maior maestro. Não buscou um jogador com a mesma característica, preferiu adaptar o time a um jogador mais direto, como Rakitic.

Levar o time a um triplete nessa temporada de transição foi um grande feito. O recorde de 39 jogos sem perder e o doblete em seu segundo ano também são uma marca gigante. Podemos questionar a temporada atual, os reforços que chegaram, a forma como a equipe está sendo escalada. Mas nos dois anos anteriores, Luis Enrique foi praticamente impecável para recolocar o Barcelona no topo e libertar o clube das amarras da Era Guardiola.

É o momento certo de sair. Ele está cansado, a imprensa está cansada dele, parte da torcida, mesmo os que não puristas à filosofia de Cruyff, também está se cansando, e os jogadores precisam de alguém que traga ideias novas. Por mais que Lucho esteja tentando mudar o esquema tático, ainda há muito trabalho a ser feito, e um treinador com uma cabeça diferente é mais adequado para isso.

Quem vem depois? Sampaoli, Valverde, Koeman, muitos são e continuarão sendo especulados. O anúncio do novo treinador será feito dia 1º de julho, segundo o presidente. Há tempo para especular, questionar, comentar e cornetar seja qual for a escolha do clube.

Nos próximos três meses, o foco deve ser em tirar o máximo possível dessa temporada. Vencer a Copa do Rei, brigar até o último segundo pelo título espanhol e tentar o milagre na Champions. Vontade da equipe em se despedir de forma honrosa do seu treinador com certeza não irá faltar. Espero que a torcida faça uma grande festa para um homem que chegou como ídolo e sai como lenda do Barcelona.

ESPN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Nunca teve estofo pra comandar um elenco como esse do Barcelona. Pode vir a ter, hoje não tem.

Deu uma sorte ABSURDA de ter um trio de ataque extraterrestre, com Neymar, Suárez e Messi. Quando em campo e motivados, sempre garantiram as vitórias, independente das cagadas ou dá má construção do restante do time. Luis Enrique? Já vai tarde, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Eu duvidava, mas não tem como negar que ele foi bem no Barça. E mesmo que tenha um plantel diferenciado, basta comparar com o trabalho do seu antecessor Tata Martino que parecia ter mais preparo, mas foi um verdadeiro desastre. De qualquer forma, está na hora de sair mesmo. O clube precisa de oxigenação e renovação, inclusive no elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca fui com a cara do Tito e sou daqueles que realmente não vão dar muito reconhecimento pra ele, não. Acho que o Barcelona viveu muito mais dos jogadores dentro de campo que do técnico. Esse é o meu olhar de longe, já que é um clube que não acompanho muito.

Messi, Neymar e Suárez me parece que carregaram o Barcelona no que ele conquistou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
1 hora atrás, Silveira. disse:

[...]

Messi, Neymar e Suárez me parece que carregaram o Barcelona no que ele conquistou.

Ele quem? Tito ou Luis Enrique?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Leho. disse:

Ele quem? Tito ou Luis Enrique?

LUIS! ahhaah! Não sei por qual motivo falei o nome do Tito, sei lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Ligue 1 22/23
      A Ligue 1 de 2022–23, também conhecida por Ligue 1 Uber Eats por motivos de patrocínio, será a 85ª edição do Campeonato Francês de Futebol. Começará em 6 de agosto de 2022 e terminará em 04 de junho de 2023.
       
      REGULAMENTO
       
      ATUAL CAMPEÃO
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES
       
      REBAIXADOS E PROMOVIDOS
       
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      A La Liga de 2022–23 será a 92ª edição da La Liga. Começará em 12 de agosto de 2022 e terminará em maio de 2023. 
       
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
       
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico para a discussão das transferências na janela europeia de meio de ano.
      Algumas das principais transferências até agora foram:
       
      Jude Bellingham - Real Madrid Ilkay Gundogan - Barcelona Kai Havertz - Arsenal Mateo Kovačić - Manchester City Mason Mount - Manchester United James Maddison - Tottenham Marco Asensio - PSG Brahim Diaz - Real Madrid Alexis Mac Allister - Liverpool Moise Kean - Juventus Dominik Szoboszlai - Liverpool Sandro Tonali - Newcastle Iñigo Martinez - Barcelona Joselu - Real Madrid Timothy Weah - Juventus Houssem Aouar - Roma Raphaël Guerreiro - Bayern Konrad Laimer - Bayern Marcus Thuram - Internazionale Christopher Nkunku - Chelsea Kim Min-jae - Bayern Milan Skriniar - PSG Ángel Di María- Benfica Dejan Kulusevski- Tottenham Lucas Hernández - PSG Granit Xhaka - Bayer Leverkusen Manuel Ugarte - PSG Caglar Söyünkü - Atlético de Madrid Arda Güler - Real Madrid César Azpilicueta - Atlético de Madrid Vitor Roque - Barcelona
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Daqui a pouco, transmissão no SBT e no TNT.

×
×
  • Criar Novo...