Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gerenciando os treinamentos


Danut

Posts Recomendados

Bom, já faz um tempo que eu não trago nenhuma contribuição aqui para o Fórum, então resolvi fazer a tradução do guia de treinamentos do site Guide to Football Manager. O guia é bem extenso, por isso eu ainda não traduzi tudo. Vou trazer hoje a introdução e a primeira parte, e nos próximos dias pretendo trazer o restante, aí vou atualizando aqui conforme for completando as traduções. 

Antes de passar ao guia, algumas considerações importantes: o guia original foi escrito para o FM15. Houveram alterações na sistemática de treinos do FM15 para o FM16. Até onde eu consegui descobrir, não houveram alterações do FM16 para o FM17. Embora a maior parte do guia seja uma tradução direta daquilo que está colocado na página do Guide to Football Manager, eu busquei complementar com algumas observações pessoais e, nas partes onde houve alteração do FM15 para o FM16, procurei atualizar as informações de modo a que reflitam as alterações que ocorreram, pois o objetivo era trazer um guia aplicável às versões mais atuais do FM. As partes de minha autoria foram devidamente marcadas, o restante é mera tradução.

 

Por fim, como já mencionado, o original pertence ao site Guide to Football Manager, que pode ser acessado através do seguinte link: http://www.guidetofootballmanager.com/

Deixo aqui também meu agradecimento ao Oliver, que gentilmente autorizou a tradução do guia.

 

Índice

  1. Introdução
  2. Treino de equipe
  3. Treino geral
  4. Treino de preparação de jogo
  5. Treino individual
Link para o comentário

1 Introdução

Quando não estão jogando uma partida, descansando ou de férias, seus jogadores passarão seu tempo no campo de treinos do clube. Treino permite aos jogadores manter ou melhorar condição física, familiaridade tática e coesão da equipe. Talvez mais importante, porém, o treino é uma parte fundamental no desenvolvimento dos jogadores, permitindo a eles manter ou melhorar os valores de atributos, aprender novas posições e novos movimentos preferidos.

Você pode controlar cada aspecto do treino em uma das seguintes abas da tela de treinos:

  • Equipe: seus jogadores passarão a maior parte do tempo de treino trabalhando com os demais no treino de equipe, o qual é coordenado pelos seus preparadores e é dividido em treino geral e treino de preparação de jogo.
  • Individual: o restante do tempo está disponível para que os jogadores trabalhem em treinos individuais personalizados.
  • Preparadores: você pode definir preparadores para treinar diferentes grupos de atributos de acordo com suas especializações individuais.

 

Além disso, a aba de visão geral permite que se obtenha um resumo das informações relacionadas ao treino, o que pode ajudar a identificar problemas e a gerenciar o treino do elenco de forma mais efetiva. Por exemplo, é possível ver:

  • informações acerca dos jogos da equipe, que permitem auxiliar no planejamento dos treinos de preparação de jogo;
  • um gráfico do treino geral, que pode ajudar na alocação de tempo de treino para cada foco do treino geral;
  • um gráfico de satisfação da equipe com o treino, que pode lhe alertar sobre problemas que os jogadores tenham com o treino que lhes foi designado;
  • um gráfico de condição física dos jogadores, que pode lhe alertar sobre questões físicas no elenco;
  • um resumo das performances notáveis no treinamento, que pode ajudar a identificar jogadores que estejam tendo desempenho particularmente bom ou ruim no treino;
  • (NT: um quadro com as táticas que a equipe está treinando e sua familiaridade tática, que pode lhe ajudar a identificar se a equipe está adequadamente adaptada ao estilo de jogo que pretende implementar - ao menos, no FM16, não possuo o FM15 e o FM17 para conferir se é igual).

 

A maior parte dos aspectos do treino dos demais elencos (sub-19 e reservas, ou o equivalente na liga em que estiver jogando) são controlados de forma separada na aba de treinos de cada elenco. Isso permite que você ajuste o treino destes elencos a suas necessidades especiais. Alternativamente, você pode delegar o controle dos treinos a um membro do seu staff na aba de responsabilidades, dentro da tela funcionários (NT: mas eu não recomendo fazer isso, a não ser que a ideia seja ficar pouco tempo no clube, a diferença entre cuidar do treino pessoalmente e deixar nas mãos do assistente é enorme no longo prazo).

Dicas de como gerenciar o treino de sua equipe principal serão dadas ao longo deste guia, enquanto que o treino dos juniores é discutido em guia em separado (NT: em princípio, estou traduzindo apenas o guia de treino da equipe principal, mas talvez traduza o outro no futuro).

 

1.1 Benefícios de curto prazo e de longo prazo

O treinamento envolve objetivos de curto e de longo prazo.

No curto prazo, o treino é utilizado para gerenciar a condição física e satisfação dos jogadores, o que geralmente é atingido evitando que os jogadores treinem em cargas muito baixas ou muito altas, e também para preparar os jogadores para os jogos, o que é atingido através do treino de preparação de jogo.

No longo prazo, o treino é utilizado para ajudar no desenvolvimento dos jogadores através do aumento e direcionamento de suas habilidades. Isso é atingido através de três pontos principais:

  • fazer os jogadores trabalharem tão duro quanto possível no treino de equipe (mais especificamente, no treino geral) e no treino individual, idealmente sem sacrificar os objetivos de curto prazo de manutenção da condição física e satisfação ou de preparação do jogo;
  • adequando seu treino geral e treino individual para melhorar áreas deficientes e moldá-los para as táticas utilizadas; e
  • otimizando a qualidade de treinamento através da contratação dos melhores preparadores possíveis, com uma designação eficiente de suas tarefas, e através de melhorias nas instalações de treino, tanto quanto possível.

 

1.2 Desenvolvimento de jogadores

Outros fatores também afetam o desenvolvimento de seus jogadores, em especial a experiência de jogo e as personalidades dos jogadores (NT: no original, há link para guias sobre os temas. Aqui, coloquei o link para o guia existente no fórum sobre personalidades, traduzido pelo Henrique M.).

 

-----

A segunda parte do guia pode ser lida neste post.

Link para o comentário

2 Treino de equipe

O tempo de treino de equipe é dividido entre treino geral e treino de preparação de jogo. No treino geral, os seus jogadores vão trabalhar principalmente seus atributos, enquanto que no treino de preparação de jogo eles trabalharão no ganho de familiaridade tática e podem também trabalhar áreas específicas de sua performance na preparação para o próximo jogo.

É possível utilizar a barra de programa no topo da aba de treino da equipe para ajustar a forma como o tempo de treino é dividido entre o treino geral e o treino de preparação de jogo. Abaixo dessa barra é possível determinar se os jogadores terão descanso antes ou após as partidas. Á sua esquerda, é possível alterar como a equipe gasta seu tempo no treino geral e, à direita, como a equipe gasta seu tempo no treino de preparação de jogo.

O calendário de treinamentos nessa janela permite uma visualização de como o elenco gastará seu tempo de treino durante as próximas três semanas e coloca seus próximos compromissos, possibilitando uma fácil alteração do treino de acordo com os próximos jogos. O calendário também permite a alteração do treino de preparação de jogo para jogos específicos ou do foco do treino geral para semanas específicas.

Na parte de baixo da tela há uma descrição da carga de treino geral da equipe, um indicador do nível geral de satisfação com a carga de treino e uma avaliação da qualidade da infraestrutura de treinos da equipe.

 

2.1 Carga de treinos

A carga de trabalho geral da equipe representa quanto seus jogadores estão sendo exigidos no treino de equipe. Ela é aumentada através das seguintes mudanças (e, portanto, reduzida com as medidas contrárias):

  • Aumentar o nível de intensidade do treino geral;
  • Definir menos tempo de treino de preparação de jogo (e portanto mais tempo de treino geral);
  • Não designar um dia de descanso antes das partidas;
  • Não designar um dia de descanso após as partidas.

 

Quanto mais pesada a carga de treino geral da equipe, mais efetivo será o treino geral e, portanto, mais facilmente você conseguirá melhorar seus jogadores.

No entanto, você pode querer ajustar o desenvolvimento de seus jogadores individualmente através do treino individual (NT: a partir do FM16, todos os jogadores sempre possuem ao menos um treino individual, mas as categorias extras de treino individual continuam opcionais). O treino geral da equipe e o treino individual que venha a ser designado para o jogador são combinados para determinar a carga de trabalho individual. Por conta disso, você pode se ver obrigado a restringir a carga de trabalho geral da equipe de modo a manter as cargas de trabalho individuais em níveis razoáveis, especialmente se forem utilizados focos individuais. Cargas de trabalho individual excessivamente altas podem causar problemas no condicionamento físico e na satisfação dos jogadores.

 

2.2 A qualidade dos treinamentos

A qualidade das infraestruturas do clube e a qualidade dos preparadores (determinada pela capacidade do preparador principal, pela carga de trabalho dos preparadores e pelos atributos de fundo Gestão de Recursos Humanos e Trabalho com Jovens) afeta a qualidade dos treinamentos.

Quanto maior a qualidade do treino, mais provável é que seus jogadores tenham bom desempenho e menos provável é que eles fiquem infelizes no treino. Melhores performances no treino acelerarão a melhoria de jogadores em desenvolvimento e retardarão a perda de atributos dos jogadores mais velhos. A qualidade dos preparadores afeta a performance de treino na área específica do treinamento a que eles estão designados.

 

2.3 Dias de descanso

Você pode designar dias de descanso antes ou após cada jogo. O descanso antes do jogo ocorrerá no dia anterior ao início do treino de preparação de jogo, e não necessariamente no dia imediatamente anterior ao jogo. O descanso após o jogo, por sua vez, ocorrerá sempre no dia imediatamente seguinte ao jogo. Se você não permitir dias suficientes de descanso para seus jogadores então aumentará a probabilidade deles sofrerem problemas físicos ou ficarem insatisfeitos com suas cargas de treino.

Durante a temporada é particularmente recomendável que você dê um dia de descanso aos jogadores após cada partida, já que isso ajudará os jogadores a se recuperarem. Durante a pré-temporada, no entanto, isso não é recomendado. (NT: Para os que jogam no Brasil, eu não recomendo dar descanso durante o estadual, já que ele acaba sendo uma espécie de pré-temporada de luxo. Na minha opinião, vale mais utilizar o estadual para desenvolver os jogadores, rodando o elenco conforme necessário para descansar os jogadores. Em países onde a carga de jogos é menor do que no Brasil ou na Inglaterra, por exemplo, também prefiro jogar o primeiro 1/3 de temporada aproximadamente sem utilizar descanso para os jogadores, permitindo descanso à medida que a temporada avança e os jogadores vão ficando mais cansados).

Dias de descanso antes dos jogos são menos necessários, mas podem ser utilizados se os seus jogadores em geral possuem baixa capacidade física (NT: na minha opinião, se o time precisa de descanso antes dos jogos, a carga de trabalho está alta demais, a não ser que o cansaço seja por conta de uma maratona muito específica de jogos). Alternativamente, você pode designar dias de descanso para jogadores específicos quando necessário, através de determinações individuais (NT: na tela de equipe, clique com o botão direito do mouse no nome do jogador → Treino → Descanso).

 

2.4 Equilibrando o treino de equipe

Você precisará encontrar um equilíbrio entre os objetivos de longo prazo de desenvolvimento de jogadores do treino geral e os objetivos de curto prazo de melhores performances do treino de preparação de jogo – tudo isso ao mesmo tempo em que cuida para não comprometer o condicionamento físico e a satisfação dos jogadores.

Isso é possível através da definição de treino geral de equipe e treino de preparação de jogo da maneira apropriada, o que vai depender das suas preferências individuais em relação ao desenvolvimento de jogadores e de performances da equipe. Isso será discutido nos guias de treino geral e de preparação de jogo.

 

-----

O próximo capítulo do guia, sobre treino geral, pode ser acessado aqui.

Link para o comentário
  • Perissé featured this tópico
Em 16/12/2016 at 10:26, Lourival disse:

Muito bom material! Parabéns e obrigado por compartilhar!!

Valeu pelo elogio. A próxima parte está a caminho - particularmente, acho que agora começam a vir informações mais importantes.

Link para o comentário

3 Treino geral

Durante o treino geral seus jogadores trabalharão principalmente na melhoria de seus atributos. Junto ao foco individual, o treino geral é parte fundamental no direcionamento do desenvolvimento dos jogadores e também afeta a velocidade desse desenvolvimento.

O tempo que cada jogador gasta trabalhando cada atributo depende largamente de suas posições preferidas. Jogadores de posições diferentes possuem programas de treino básicos diferentes, que dão maior ou menor peso aos atributos de acordo com sua importância relativa para a função. Por exemplo, um zagueiro vai trabalhar mais os atributos que são importantes para a parte defensiva do jogo.

Esses programas de treino podem ser modificados através da escolha de um foco principal e do nível de intensidade.

 

3.1 Foco principal

Você pode alterar quanto seus jogadores trabalham em diferentes áreas através da seleção de um foco principal para o treino geral através do menu correspondente.

Estes focos funcionam alterando o peso dado a diferentes atributos no programa de treino de cada jogador. Isso não aumenta a quantidade total de treinamentos ou o quanto os jogadores são exigidos, mas simplesmente aumenta o tempo de treino de certos atributos (ou da coesão da equipe no caso do treinamento de coesão da equipe) ao custo de tempo de treino dos demais atributos.

Os focos e seus efeitos são os seguintes:

  • Equilibrado: nenhuma alteração é efetuada aos programas básicos de treino.
  • Condição: aumenta o peso dado aos atributos Índice de Trabalho, Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Impulsão, Condicionamento Físico Natural, Velocidade, Resistência e Força.
  • Táticas: aumenta o peso dado aos atributos Antecipação, Frieza, Concentração, Decisões e Trabalho em Equipe.
  • Domínio: aumenta o peso dado aos atributos Drible, Primeiro Toque, Cabeceio, Técnica e Imprevisibilidade.
  • Defensivos: aumenta o peso dado aos atributos Marcação, Desarme e Posicionamento.
  • Ofensivos: aumenta o peso dado aos atributos Cruzamentos, Finalização, Chutes de Longa Distância, Passe, Sem Bola e Visão de Jogo.
  • Coesão: aumenta o tempo que os jogadores gastam trabalhando para melhorar a coesão da equipe (tanto no campo quanto fora dele), e diminui o tempo que os jogadores gastam trabalhando para melhorar atributos. O peso dado a cada atributo é o mesmo do programa básico de treinos de cada jogador.

 

3.1.1 O foco de coesão da equipe

O foco de coesão é diferente dos demais focos, uma vez que ele reduz a quantidade de tempo que seus jogadores gastam treinando seus atributos e, portanto, tem um efeito negativo no desenvolvimento dos jogadores. Em vez disso, ele permite que você priorize os efeitos de curto prazo de melhores performances da equipe e moral mais alta.

O foco de coesão pode ser muito útil para algumas semanas se o seu elenco ainda não possui um nível alto de coesão de equipe. Isso é provavelmente o caso após a contratação de um grande número de jogadores em um curto espaço de tempo ou quando seus jogadores retornam aos treinamentos após as férias de final de temporada. No entanto, durante a pré-temporada você pode querer priorizar um período de treino físico intenso, através do uso do foco de condicionamento.

O foco de coesão, contudo, é um foco menos útil quando a coesão da equipe já atingiu um alto nível ou se você quiser se dedicar fortemente ao desenvolvimento dos jogadores. Ele não terá nenhum efeito se a coesão da equipe já estiver no seu nível mais alto (NT: Há um guia específico sobre coesão da equipe e moral dos jogadores no site original. O mais importante, contudo, é saber como verificar a coesão da equipe. Para isso, vá até o perfil de seu assistente, clique no menu “Relatórios” e então em “Reação à palestra”).

 

3.1.2 Escolhendo um foco de treinos

Selecionando um foco apropriado você pode aumentar a prioridade dada ao treinamento de atributos que são importantes para a tática de sua equipe. Desse modo, com o tempo você pode moldar o seu elenco para se tornar mais adequado ao tipo de futebol que eles são instruídos a jogar.

Os focos sugeridos para utilização com os diferentes tipos de jogo explicados no guia de estilos táticos podem ser vistos abaixo (NT: A referência é a outro guia do site, mas acho que dá para saber o que é cada estilo de jogo a partir do nome):

  • Contra-ataque: Defensivos, com um pouco de Condicionamento.
  • Jogar a partir da defesa e Atacar com pontas criativos: Táticas, com um pouco de Ofensivos.
  • Atacar pelos flancos: Ofensivos, com um pouco de Condicionamento.
  • Enfrentar a defesa: Domínio, com um pouco de Condicionamento.
  • Jogar com um jogador alvo: Condicionamento, com um pouco de Ofensivos.

Os focos apresentados acima para cada estilo tático são apenas sugestões e você pode ter a sua própria interpretação. Ademais, os focos apropriados dependerão de como exatamente você implementar seu estilo de jogo.

 

O segundo foco sugerido para cada estilo poderia ser utilizado, por exemplo, por uma semana a cada período de três semanas, utilizando-se do programa semanal de treinos no calendário de treinamentos da equipe.

Ao alternar entre dois focos você pode aumentar o número de atributos aos quais é dada prioridade, embora o resultado final de mudança nos atributos será menos notável. Por conta disso, você pode preferir utilizar apenas um foco se quiser atingir maiores mudanças, mas em um número menor de atributos.

Quanto mais focos forem alternados entre si, menor será o efeito de cada um, e mais próximo o resultado será daquele que seria atingido com a utilização do foco Equilibrado. Assim, sugerimos que você ou utilize o foco Equilibrado ou utilize no máximo dois focos alternativos (além de utilizar o foco de Condicionamento durante a pré-temporada, se desejado, e o foco de Coesão se e quando desejado, conforme discutido acima).

Se você estiver no comando de uma equipe de menor reputação nas divisões inferiores então a utilização do foco de Condicionamento por mais tempo é recomendada, já que os atributos físicos são de maior importância nos níveis mais baixos.

O gráfico de foco do treino geral na tela de visão geral dos treinamentos mostra a porcentagem de tempo que foi gasto em cada foco, o que pode lhe ajudar a gerenciar a divisão desejada entre os diversos focos.

 

3.1.3 A natureza de longo prazo dos focos de treino geral

O desenvolvimento de jogadores é um processo de longo prazo e, em geral, levará cerca de três meses ou mais para que seja possível observar diferenças nos atributos como resultado da utilização de um foco de treino geral. Se você alternar entre dois focos de treino, então demorará ainda mais tempo para que sejam atingidos efeitos observáveis.

 

3.1.4 Atributos que não podem ser treinados

Os atributos aos quais não pode ser dada prioridade através do uso de focos de treino geral são:

  • Escanteios
  • Tiros Livres
  • Arremessos Longos
  • Cobrança de Pênaltis
  • Agressividade
  • Bravura
  • Determinação
  • Liderança

 

Estes atributos também não são treinados como parte dos programas básicos de treino dos jogadores.

No entanto, Escanteios, Tiros Livres, Arremessos Longos, Cobrança de Pênaltis e Liderança podem ser treinados como focos individuais dos jogadores, enquanto alguns atributos também podem aumentar através do uso de tutores (aplicável somente à Determinação) ou através do desenvolvimento baseado em eventos do jogo.

 

3.2 Nível de intensidade

Você também pode escolher quão duro seus jogadores serão exigidos no treino geral escolhendo um nível de intensidade geral através do menu correspondente.

Quanto maior o nível de intensidade (e quanto menos tempo você dedicar ao treino de preparação para o jogo) tanto mais efetivo o treino geral será. No entanto, uma intensidade mais alta (e menos tempo de treino de preparação para o jogo) também resultará em uma carga de treinos da equipe mais alta e, consequentemente, uma carga individual de treinos mais alta para cada jogador.

Idealmente, você deve colocar o nível de intensidade tão alto quanto possível sem que isso cause muitos problemas físicos ou de satisfação com os treinamentos em seus jogadores. O nível apropriado depende de quando treino de preparação de jogo é definido (e, consequentemente, a carga de treino da equipe e a carga de treinos individual resultante), de quanto treino individual você pretende utilizar e das personalidades de seus jogadores.

Em particular, colocar um alto nível de intensidade e uma carga mais alta de treinos da equipe permitirá a você concentrar o treinamento mais efetivamente em moldar os atributos dos seus jogadores de forma apropriada ao seu estilo tático. Isso pode ser particularmente eficiente quando você tiver assumido um novo clube ou alterado o estilo tático. No entanto, você pode se ver obrigado a restringir a quantidade de treino individual de modo a manter as cargas de treino individuais em níveis aceitáveis.

 

3.2.1 Calendário de jogos

Durante períodos de poucos jogos (não mais do que um jogo por semana) você pode querer se aproveitar do tempo extra disponível para o treino geral e da menor necessidade de recuperação da condição física para os jogos para aumentar o nível de intensidade. Esse nível mais alto de intensidade só deve ser utilizado de maneira temporária, contudo, de forma a evitar problemas persistentes com condicionamento físico e satisfação dos seus jogadores.

Ao contrário, durante períodos com muitos jogos (dois ou mais jogos por semana) o seu elenco terá muito menos tempo disponível para o treino geral e a recuperação da condição física. Em particular se você tiver três jogos em uma mesma semana, então é recomendável concentrar-se principalmente na preparação para o jogo e em tentar manter os jogadores em condição para os jogos. Para fazer isso, você pode reduzir temporariamente a intensidade do treino geral ou designar mais tempo para o treino de preparação de jogo – ou uma combinação de ambos.

A intensidade de treinos para cada semana pode ser alterada no calendário de treinamentos, utilizando-se do menu correspondente.

 

 

-----------

A parte seguinte, sobre treino de preparação de jogo, pode ser lida aqui.

Link para o comentário

4 Treino de preparação de jogo

Antes de cada partida os seus jogadores irão se ocupar com o treino de preparação de jogo, durante o qual eles trabalharão em aumentar sua familiaridade tática. Você também pode instruí-los a trabalhar em uma área específica de habilidades para o próximo jogo ou em melhorar a coesão da equipe, através da seleção de um foco principal.

 

4.1 Familiaridade tática

A familiaridade tática representa o entendimento que seu elenco possui de uma tática. Quanto mais alta ela for, melhor será o desempenho da sua equipe quando utilizar a tática em questão. Durante o treino de preparação de jogo os seus jogadores ganharão familiaridade tática com cada uma das táticas que estão definidas para a equipe na tela de visualização geral de táticas (NT: No FM17, há também uma familiaridade individual de cada jogador. Contudo, ela é treinada da mesma forma que a familiaridade da equipe – a única diferença é que com isso jogadores novos e oriundos de uma equipe com outro estilo de jogo terão menos familiaridade com as táticas da sua equipe do que os demais).

Você pode preparar até três táticas dessa forma. Não há limite para o total de táticas salvas – mas apenas as três selecionadas por vez serão treinadas em termos de familiaridade.

O nível geral de familiaridade tática é mostrado em uma barra acima do painel de formações na visualização geral de táticas. Clicar no ícone de informações próximo a essa barra mostrará oito componentes diferentes da familiaridade tática e o nível de familiaridade para cada um deles. Estes elementos são formação, mentalidade, estilo de passe (distância dos passes), liberdade criativa, pressão, marcação, ritmo e largura. O nível de familiaridade para cada um desses componentes pode variar entre 1% (estranha) até 100% (fluído) e juntos eles compõem o nível de familiaridade tática geral.

No entanto, quanto mais táticas forem preparadas tanto menor a velocidade de aprendizado de familiaridade tática para cada uma das táticas. Portanto, se o seu elenco ainda não possuir um alto nível de familiaridade com qualquer tática então é recomendado que você tenha apenas a sua tática principal carregada, de modo que a familiaridade nessa tática seja ganha mais rapidamente. Esse pode ser o caso após você contratar muitos novos jogadores em um curto período de tempo ou quanto seus jogadores voltarem das férias de final de temporada.

As táticas alternativas que você pretende treinar podem ser carregadas quando você estiver satisfeito com o nível de familiaridade tática alcançado em sua tática principal. Especificamente, é recomendado que você espere até que a familiaridade tática atinja o nível fluído em todos os componentes. Além disso, é recomendável utilizar o foco de preparação de jogo de táticas de jogo e designar mais tempo para a preparação de jogo quando aumentando a familiaridade tática da forma discutida acima.

Quando você altera as instruções à sua equipe de forma que altere as instruções táticas relacionadas a um dos componentes da familiaridade tática, o nível de familiaridade tática para aquele componente será reduzido (a não ser que aquela instrução tática em particular já esteja sendo treinada como parte de uma de suas outras táticas). Alterar a sua formação tática (NT: aqui no sentido de 4-4-2, 3-5-2, etc.) alterará o nível de familiaridade tática do componente formação, alterar a mentalidade afetará os componentes mentalidade, ritmo e largura, alterar a formação da equipe (NT: aqui no sentido de estruturada, flexível, fluído, etc.) afetará o nível de familiaridade do componente liberdade criativa e várias instruções à equipe específicas alterarão os níveis de familiaridade de componentes relacionados. Por exemplo, a instrução Mais Passes Diretos afetará a familiaridade tática do componente estilo de passe e, também, em menor grau, os níveis de familiaridade tática dos componentes ritmo e largura. Por outro lado, algumas instruções, tais como Levar a Bola até a Área (que afeta a forma de finalização da equipe), não afetarão nenhum dos componentes da familiaridade tática.

Por conta do exposto, é recomendado não fazer muitas alterações nas instruções à equipe fora dos jogos, de forma a não afetar negativamente a familiaridade tática, especialmente nos períodos em que a familiaridade tática ainda está sendo aprimorada. Você ainda pode fazer alterações nas instruções durante os jogos sem afetar a preparação tática, no entanto, já que as instruções alteradas durante o jogo não serão trabalhadas no treino de preparação para o jogo – a não ser que as alterações sejam salvas e a tática venha a ser carregada após a partida.

O preparador que você designar para a categoria de treino de táticas na aba de preparadores da tela de treinos trabalhará com seu elenco na melhoria da familiaridade tática. Portanto, para assegurar que sua equipe aprimore sua familiaridade tática rapidamente é importante assegurar que há preparador designado para esta categoria de treinamentos.

 

4.1.1 Preparando táticas alternativas

É recomendável preparar duas táticas alternativas em adição à sua tática principal de modo a lhe permitir realizar as alterações táticas apropriadas antes ou durante as partidas sem que a performance da equipe seja muito afetada por conta de uma baixa familiaridade tática. Idealmente, ao menos uma destas táticas deveria usar instruções à equipe diferentes daquelas de sua tática principal e ao menos uma deveria usar uma formação diferente. Juntas, elas devem incorporar as mudanças táticas mais comuns que você faça durante as partidas.

A forma mais simples de fazer isso é preparar três táticas que você acredita que venham a ser úteis em situações diferentes, possivelmente baseadas em três estilos táticos diferentes.

No entanto, uma vez que cada um dos oito componentes da familiaridade tática é aprendido separadamente, em vez da tática ser aprendida como um todo, não é necessário que ambas as – ou mesmo uma das – suas táticas alternativas ser uma tática que você pretenda realmente utilizar nos jogos. Assim, você pode preferir utilizar instruções à equipe contrastantes em cada uma das suas táticas alternativas, já que isso resultará no preparo de um espectro mais amplo de alternativas táticas que podem ser utilizadas de maneira independente quando desejado, mesmo que seja pouco provável que você venha a utilizar todas as instruções selecionadas em uma tática em particular ao mesmo tempo.

Por exemplo, você poderia preparar uma tática alternativa com uma mentalidade mais defensiva, passes mais curtos, largura de jogo mais estreita, um ritmo mais alto e menos liberdade criativa, e outra tática com uma mentalidade mais atacante, passes mais diretos, largura de jogo mais comprida, um ritmo mais baixo e mais liberdade criativa.

 

4.2 Foco principal

O foco do treino de preparação de jogo que você seleciona no menu de foco principal determina em que seus jogadores trabalharão, além da preparação tática, antes de cada jogo. Um foco alternativo para ser usado no lugar do foco de preparação tática pode ser selecionado para cada jogo das próximas três semanas utilizando o menu correspondente no calendário de treinos.

Os focos do treino de preparação de jogo não afetam o tempo gasto com a preparação de jogo ou com o treino geral, e eles não afetam a carga de treinos.

Os focos e seus efeitos são os seguintes:

  • Táticas de jogo: Seus jogadores gastarão mais tempo preparando as táticas carregadas e assim a familiaridade tática melhorará mais rapidamente. O efeito desse foco é cumulativo e fará com que a familiaridade tática aumente até atingir 100%. É recomendado que você utiliza esse como seu principal – e idealmente único – foco enquanto os níveis de familiaridade tática para sua tática principal ainda não estiverem fluídos. O foco também pode ser útil quando aprimorando a familiaridade tática em suas táticas alternativas.
  • Trabalho de equipe: Seus jogadores trabalharão melhorando a sua coesão de equipe em campo e assim a coesão da equipe aumentará mais rapidamente. O efeito desse foco é cumulativo, uma vez que ele fará com que a coesão da equipe aumente até atingir o nível mais alto possível. Ele pode ser útil quando a coesão da equipe ainda não atingiu um nível alto, como explicado abaixo.
  • Posicionamento defensivo: Seus jogadores trabalharão no posicionamento defensivo para o próximo jogo e assim serão capazes de defender mais efetivamente. O efeito desse foco é temporário e vai durar apenas o tempo do jogo em questão.
  • Movimento ofensivo: Seus jogadores trabalharão na movimentação ofensiva para o próximo jogo e assim serão capazes de atacar mais efetivamente. O efeito desse foco é temporário e vai durar apenas o tempo do jogo em questão.
  • Bolas paradas defensivas: Seus jogadores trabalharão na defesa de bolas paradas para o próximo jogo e assim serão capazes de defender escanteios e cobranças de falta mais efetivamente. O efeito desse foco é temporário e vai durar apenas a duração do jogo em questão.
  • Bolas paradas ofensivas: Seus jogadores trabalharão nas bolas paradas ofensivas para o próximo jogo e assim serão capazes de realizar jogadas de escanteio e cobranças de falta ofensivas mais efetivamente. O efeito desse foco é temporário e vai durar apenas a duração do jogo em questão.

 

Todos esses focos produzem benefícios de curto prazo somente e não contribuem para o objetivo de longo prazo de desenvolvimento de um jogador. No entanto, os benefícios dos focos de táticas de jogo e trabalho de equipe duram mais, já que seus efeitos são cumulativos.

 

4.2.1 O foco de trabalho de equipe

O foco de trabalho de equipe pode ser um foco muito útil se a sua equipe ainda não possui um nível alto de coesão da equipe. Como ocorre com a familiaridade tática, esse pode ser o caso após novas contratações ou no retorno após as férias de final de temporada. No entanto, se a familiaridade tática também precisa ser aprimorada, então é recomendado priorizá-la e utilizar o foco de trabalho de equipe posteriormente. Os outros focos podem ser utilizados principalmente para jogos importantes – se utilizados de todo – através da seleção destes focos para os jogos específicos no calendário, enquanto que a coesão de equipe é treinada como foco básico.

Cumpre ressaltar, porém, que o foco de trabalho de equipe é menos útil quando a coesão da equipe já tiver atingido um nível alto, e não terá nenhum efeito quando a coesão da equipe estiver no nível mais alto possível.

 

4.3 Programa

Você pode definir a proporção de tempo do treino de equipe que seu elenco gastará com o treino de preparação de jogo utilizando a barra no painel de programa. Essa barra possui cinco níveis, variando de 50% do tempo sendo gasto em preparação para o jogo (e 50% no treino geral) quando o marcador estiver no canto esquerdo da barra, para 0% de tempo gasto na preparação para o jogo (e 100% para o treino geral) quando o marcador estiver no canto direito da barra.

O calendário de treinamentos mostra uma indicação visual de quanto tempo será gasto com cada tipo de treinos. No entanto, o calendário não mostra a alocação exata de tempo de cada treino. Os dias de treino são divididos entre treino geral e treino de preparação para o jogo, ainda que isso não seja graficamente mostrado no calendário.

Quanto mais tempo você disponibilizar para o treino de preparação de jogo tanto mais rápido sua equipe ganhará familiaridade tática. Por isso, é recomendável aumentar o tempo de treino de preparação de jogo quando a familiaridade tática ainda não estiver fluída.

Quando os níveis de familiaridade tática estiverem descritos como fluídos em cada um dos componentes para cada uma de suas táticas, a quantidade de treino de preparação de jogo pode ser reduzida de modo a não retirar de forma desnecessária tempo do treino geral. Colocar o marcador em 10% de tempo de preparação de jogo (o 4º marcador da esquerda para a direita na barra) deve, em geral, ser o suficiente para manter a familiaridade tática ao mesmo tempo em que permite a sua equipe preparar um foco para o próximo jogo – desde que você não altere as instruções táticas da equipe fora dos jogos. Se você acredita que não é necessário preparar nenhum foco específico para aprimorar a performance no próximo jogo ou para aumentar a coesão de equipe então você pode colocar o marcador temporariamente em 0% de treino de preparação de jogo. Isso permitirá que o treino geral de equipe seja maximizado por um curto período de tempo, até que seja necessário aumentar os níveis de familiaridade tática novamente.

 

-------

A parte seguinte do guia, sobre o treino individual, pode ser lida aqui.

Link para o comentário

Obrigado pelos elogios pessoal (mas lembrando que o material não é meu né, eu só tô traduzindo).

Realmente, a parte de treinamentos não é muito abordada aqui no Fórum. E vi muita gente cometer erros bobos nos comentários sobre ela, tipo achar que o treino de preparação de jogo tem efeito sobre o desenvolvimento dos jogadores, ou que o treino ofensivo ajuda a melhorar o desempenho ofensivo no curto prazo (essa é bem comum, mas não ajuda não, o seu efeito é apenas no desenvolvimento de longo prazo). Por isso achei que, de tudo que tem lá no site original, o guia de treinos é a parte mais importante para trazer para cá.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Pessoal, com algum atraso, segue a parte seguinte do guia de treinamentos. Antes de partir para o guia propriamente dito, um aviso: o site original não atualizou o guia para além do FM15. Algumas coisas do que é tratado aqui mudaram depois disso e não estão contempladas.

Como quero que o guia fique o mais completo possível, optei por manter as informações do guia original e, no que for necessário, adicionei informações atualizadas, deixando bem claro o que é conteúdo produzido por mim e o que é parte do guia original.

 

5 Treino Individual

Além do tempo que passam no treino de equipe, seus jogadores também são capazes de passar tempo trabalhando em seus treinos individuais. Esse treinamento permite que você adapte o programa de treinamentos de cada jogador de forma mais precisa, de acordo com o que você quer para o seu desenvolvimento.

Os tipos de treino individual que podem ser utilizados são o foco de treino individual, o qual é utilizado para dar ao jogar tempo extra de treino para atributos específicos, o treino de nova posição (NT: a partir do FM16 não existe mais o treino de nova posição como algo separado – mais detalhes sobre a questão estão ao final do texto) e o treino de novos movimentos preferidos. Cada tipo de treino individual é opcional e, se selecionado, aumentará a carga de trabalho individual do jogador (NT: O treino de posição/papel, existente a partir do FM16, não é opcional).

A tela de treino individual lista os jogadores de seu elenco no lado esquerdo e mostra um relatório de treinos para o jogador atualmente selecionado no lado direito. O relatório de treino de um jogador também pode ser visto na seção de treinamentos da aba de desenvolvimento de seu perfil.

Cada tipo de treino individual pode ser visualizado e definido utilizando os menus correspondentes, seja no relatório presente na tela de treino individual ou no relatório presente no perfil de cada jogador – com exceção do treino de movimento preferencial, que pode apenas ser definido a partir do relatório no perfil de cada jogador (NT: A partir do FM16 é possível definir treino de movimento preferencial – chamado de “nova ação preferida” a partir do relatório presente na tela de treino individual).

A lista de jogadores também mostra um indicador de performance para cada jogador, quando aplicável. Esse indicador dá uma ideia da performance geral de seus jogadores nos treinamentos, levando em consideração seu desempenho tanto no treino de equipe quanto no treino individual. Um relato mais detalhado da performance do jogador pode ser lido nos relatórios de treino elaborados por sua comissão técnica.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------
 

NT: Como mencionei no texto, o treino de nova posição não existe mais como item separado a partir do FM16. Em seu lugar, temos o treino de posição/papel. Diferentemente dos demais itens do treinamento individual, o treino de posição/papel não é opcional. Todos os seus jogadores treinarão algum papel ou posição. Por padrão, o jogador treina em sua posição natural. Não há foco adicional de atributos nesse caso. É possível, porém, colocar o jogador para treinar um papel específico. Com um papel determinado no treinamento, o jogador focará mais tempo no treino desses atributos.

É importante ressaltar que não há diferença na quantidade de carga de trabalho do jogador entre o foco de treino de posição e o foco de treino de um papel específico. Com o foco de posição, o jogador gasta seu tempo treinando os atributos da maneira definida pelo treino geral da equipe, enquanto que, com o foco de papel, o jogador vai gastar menos tempo treinando os atributos da maneira definida pelo treino geral da equipe e passar parte desse tempo treinando os atributos específicos daquele papel (nota: as informações dessa frase são especulações minhas, não encontrei confirmação).

Assim, é uma boa ideia determinar a cada um de seus jogadores um treino de papel específico, de forma a ter um maior controle sobre quais os atributos que o jogador está desenvolvendo. Observe que nem sempre o melhor papel para o jogador treinar é aquele que ele está sendo utilizado na equipe. Um atacante que seja utilizado como oportunista, em razão de sua incapacidade técnica e de passe, por exemplo, pode ser colocado para treinar como atacante recuado de modo a melhorar os atributos em questão. Além disso, muitos treinadores gostam de colocar os jogadores mais novos – especialmente em times com jovens de maior qualidade – a treinar em papéis que abranjam um maior número de atributos, de modo que o jogador desenvolva as diversas áreas de seu futebol nessa fase.

Como regra geral, porém, pode-se adotar a estratégia de colocar o jogador para treinar o papel no qual se pretende utilizá-lo na equipe.

O aprendizado de uma nova posição acontece quando o jogador é colocado para treinar na posição (ou em um papel dentre os disponíveis na posição) desejada. Assim, colocar um jogador para treinar como Oportunista, por exemplo, fará com que ele aprenda a jogar na posição de atacante, caso ainda não o saiba. A escolha de uma posição nova para o jogador treinar aumenta a sua carga individual de treinamentos.

É importante observar que o jogador não pode aprender completamente uma nova posição apenas com base nos treinamentos. Para que sejam atingidos os graus mais elevados de proficiência na posição, o jogador precisa de minutos de jogo naquela posição.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Meus jogadores estão reclamando do treino físico (insatisfeitos). Alguém sabe como posso resolver?

Outra dúvida...a condição física agora é dividida em dois percentuais, um do lado esquerdo e outro do lado direito na tela de táticas. Os dos meus jogadores estão bons do lado esquerdo mas ruins do direito, e o adjunto fica dizendo que eles não vão aguentar o jogo todo. Alguém sabe como posso resolver?

Obrigado!

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
5 horas atrás, Tsuru disse:

Meus jogadores estão reclamando do treino físico (insatisfeitos). Alguém sabe como posso resolver?

Outra dúvida...a condição física agora é dividida em dois percentuais, um do lado esquerdo e outro do lado direito na tela de táticas. Os dos meus jogadores estão bons do lado esquerdo mas ruins do direito, e o adjunto fica dizendo que eles não vão aguentar o jogo todo. Alguém sabe como posso resolver?

Obrigado!

Tente contratar dois preparadores se tiver só um, isso melhora a qualidade ao mesmo tempo em que diminui a carga de treino. Caso já tenha os dois, o jeito é contratar melhores.

Essa é tipo ritmo de jogo, quanto maior o ritmo de jogo, mais tempo o jogador aguenta em campo. O único jeito é botar para jogar.

Link para o comentário
16 horas atrás, Henrique M. disse:

Tente contratar dois preparadores se tiver só um, isso melhora a qualidade ao mesmo tempo em que diminui a carga de treino. Caso já tenha os dois, o jeito é contratar melhores.

Essa é tipo ritmo de jogo, quanto maior o ritmo de jogo, mais tempo o jogador aguenta em campo. O único jeito é botar para jogar.

Valeu Henrique. Vou ver se contrato preparadores melhores que os dois que estão no clube e boto esses caras pra jogar hehehe

Link para o comentário
Em 31/03/2017 at 00:34, leotavo disse:

Iai cara. Como está a tradução? Eu gostaria de ajudar nisto também. 

Opa, então, eu larguei um pouco esse projeto por preguiça mesmo. Preciso retomar ele, vou ver se faço isso nos próximos dias, pois ainda falta um bom tanto de coisa pra traduzir.

Sobre ajudar, nesse material especificamente fica meio complicado aceitar ajuda, porque o original é pro FM15, eu tô adicionando informações que pesquisei de outras fontes e de experiência própria. Mas se tu quiser mesmo ajudar a traduzir um material legal pro Fórum, manda MP que a gente discute isso, tem outros materiais que acho que vale a pena trazer pra cá e não tenho tempo para traduzir.

 

Em 09/04/2017 at 00:55, Tsuru disse:

Meus jogadores estão reclamando do treino físico (insatisfeitos). Alguém sabe como posso resolver?

Outra dúvida...a condição física agora é dividida em dois percentuais, um do lado esquerdo e outro do lado direito na tela de táticas. Os dos meus jogadores estão bons do lado esquerdo mas ruins do direito, e o adjunto fica dizendo que eles não vão aguentar o jogo todo. Alguém sabe como posso resolver?

Obrigado!

Qualidade do treinamento (preparadores melhores/piores), carga de trabalho dos preparadores (carga adequada/excessiva) e preparador físico dedicado (existência de um no clube/não ter um no clube) são coisas que afetam a satisfação dos jogadores com o treino físico. Deve ser o que o Henrique já falou, mas se não resolver dá uma conferida nos outros dois elementos.

Sobre a condição física é o que o Henrique falou mesmo. A da esquerda é se o cara tá cansado no momento - tipo, jogou essa semana, agora tá cansado. Outra é o preparo dele no geral mesmo - quando volta das férias, o cara tá com o preparo físico meio ruim, tem que jogar pra voltar a estar no topo de sua performance. Em geral, minha pré-temporada tem um monte de amistosos contra equipes pequenas justamente para melhorar esse preparo físico. É a principal função da pré-temporada, em minha opinião. Se já tiver no meio da temporada, coloca os caras para jogar. Se tiver uma folga no calendário (pausa para jogo de seleção e tal), considera marcar um amistoso ali.

 

Em 10/04/2017 at 10:17, xBode disse:

Parabéns @Danut pelo trabalho de tradução, mandou super bem!

Valeu :) Como comentei acima, eu acabei largando um tanto esse projeto. Mas pretendo retomar ele, quero concluir todo o material.

Link para o comentário
10 minutos atrás, Danut disse:

Qualidade do treinamento (preparadores melhores/piores), carga de trabalho dos preparadores (carga adequada/excessiva) e preparador físico dedicado (existência de um no clube/não ter um no clube) são coisas que afetam a satisfação dos jogadores com o treino físico. Deve ser o que o Henrique já falou, mas se não resolver dá uma conferida nos outros dois elementos.

Sobre a condição física é o que o Henrique falou mesmo. A da esquerda é se o cara tá cansado no momento - tipo, jogou essa semana, agora tá cansado. Outra é o preparo dele no geral mesmo - quando volta das férias, o cara tá com o preparo físico meio ruim, tem que jogar pra voltar a estar no topo de sua performance. Em geral, minha pré-temporada tem um monte de amistosos contra equipes pequenas justamente para melhorar esse preparo físico. É a principal função da pré-temporada, em minha opinião. Se já tiver no meio da temporada, coloca os caras para jogar. Se tiver uma folga no calendário (pausa para jogo de seleção e tal), considera marcar um amistoso ali.

Então, sobre qualidade dos preparadores e tal, posso dar uma melhorada quando a temporada acabar...agora no meio, sem dinheiro de transferência nem de salários, vai ser meio complicado. Eu deixei essa questão para a diretoria resolver e me arrependo bastante disso.

Vou checar a questão da distribuição da carga de trabalho e dos preparadores físicos dedicados pra ver se os jogadores param de reclamar.

E tenho seguido mesmo essa dica de marcar amistosos pra dar ritmo de jogo a todos os jogadores, especialmente os reservas, quando tenho uma janela de tempo. Aí aproveito pra observar alguns jovens talentos em ação.

Obrigado pela ajuda Danut!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
Em 17/12/2016 at 13:33, Danut disse:

3 Treino geral

Durante o treino geral seus jogadores trabalharão principalmente na melhoria de seus atributos. Junto ao foco individual, o treino geral é parte fundamental no direcionamento do desenvolvimento dos jogadores e também afeta a velocidade desse desenvolvimento.

O tempo que cada jogador gasta trabalhando cada atributo depende largamente de suas posições preferidas. Jogadores de posições diferentes possuem programas de treino básicos diferentes, que dão maior ou menor peso aos atributos de acordo com sua importância relativa para a função. Por exemplo, um zagueiro vai trabalhar mais os atributos que são importantes para a parte defensiva do jogo.

Esses programas de treino podem ser modificados através da escolha de um foco principal e do nível de intensidade.

 

3.1 Foco principal

Você pode alterar quanto seus jogadores trabalham em diferentes áreas através da seleção de um foco principal para o treino geral através do menu correspondente.

Estes focos funcionam alterando o peso dado a diferentes atributos no programa de treino de cada jogador. Isso não aumenta a quantidade total de treinamentos ou o quanto os jogadores são exigidos, mas simplesmente aumenta o tempo de treino de certos atributos (ou da coesão da equipe no caso do treinamento de coesão da equipe) ao custo de tempo de treino dos demais atributos.

Os focos e seus efeitos são os seguintes:

  • Equilibrado: nenhuma alteração é efetuada aos programas básicos de treino.
  • Condição: aumenta o peso dado aos atributos Índice de Trabalho, Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Impulsão, Condicionamento Físico Natural, Velocidade, Resistência e Força.
  • Táticas: aumenta o peso dado aos atributos Antecipação, Frieza, Concentração, Decisões e Trabalho em Equipe.
  • Domínio: aumenta o peso dado aos atributos Drible, Primeiro Toque, Cabeceio, Técnica e Imprevisibilidade.
  • Defensivos: aumenta o peso dado aos atributos Marcação, Desarme e Posicionamento.
  • Ofensivos: aumenta o peso dado aos atributos Cruzamentos, Finalização, Chutes de Longa Distância, Passe, Sem Bola e Visão de Jogo.
  • Coesão: aumenta o tempo que os jogadores gastam trabalhando para melhorar a coesão da equipe (tanto no campo quanto fora dele), e diminui o tempo que os jogadores gastam trabalhando para melhorar atributos. O peso dado a cada atributo é o mesmo do programa básico de treinos de cada jogador.

 

3.1.1 O foco de coesão da equipe

O foco de coesão é diferente dos demais focos, uma vez que ele reduz a quantidade de tempo que seus jogadores gastam treinando seus atributos e, portanto, tem um efeito negativo no desenvolvimento dos jogadores. Em vez disso, ele permite que você priorize os efeitos de curto prazo de melhores performances da equipe e moral mais alta.

O foco de coesão pode ser muito útil para algumas semanas se o seu elenco ainda não possui um nível alto de coesão de equipe. Isso é provavelmente o caso após a contratação de um grande número de jogadores em um curto espaço de tempo ou quando seus jogadores retornam aos treinamentos após as férias de final de temporada. No entanto, durante a pré-temporada você pode querer priorizar um período de treino físico intenso, através do uso do foco de condicionamento.

O foco de coesão, contudo, é um foco menos útil quando a coesão da equipe já atingiu um alto nível ou se você quiser se dedicar fortemente ao desenvolvimento dos jogadores. Ele não terá nenhum efeito se a coesão da equipe já estiver no seu nível mais alto (NT: Há um guia específico sobre coesão da equipe e moral dos jogadores no site original. O mais importante, contudo, é saber como verificar a coesão da equipe. Para isso, vá até o perfil de seu assistente, clique no menu “Relatórios” e então em “Reação à palestra”).

 

3.1.2 Escolhendo um foco de treinos

Selecionando um foco apropriado você pode aumentar a prioridade dada ao treinamento de atributos que são importantes para a tática de sua equipe. Desse modo, com o tempo você pode moldar o seu elenco para se tornar mais adequado ao tipo de futebol que eles são instruídos a jogar.

Os focos sugeridos para utilização com os diferentes tipos de jogo explicados no guia de estilos táticos podem ser vistos abaixo (NT: A referência é a outro guia do site, mas acho que dá para saber o que é cada estilo de jogo a partir do nome):

  • Contra-ataque: Defensivos, com um pouco de Condicionamento.
  • Jogar a partir da defesa e Atacar com pontas criativos: Táticas, com um pouco de Ofensivos.
  • Atacar pelos flancos: Ofensivos, com um pouco de Condicionamento.
  • Enfrentar a defesa: Domínio, com um pouco de Condicionamento.
  • Jogar com um jogador alvo: Condicionamento, com um pouco de Ofensivos.

Os focos apresentados acima para cada estilo tático são apenas sugestões e você pode ter a sua própria interpretação. Ademais, os focos apropriados dependerão de como exatamente você implementar seu estilo de jogo.

 

O segundo foco sugerido para cada estilo poderia ser utilizado, por exemplo, por uma semana a cada período de três semanas, utilizando-se do programa semanal de treinos no calendário de treinamentos da equipe.

Ao alternar entre dois focos você pode aumentar o número de atributos aos quais é dada prioridade, embora o resultado final de mudança nos atributos será menos notável. Por conta disso, você pode preferir utilizar apenas um foco se quiser atingir maiores mudanças, mas em um número menor de atributos.

Quanto mais focos forem alternados entre si, menor será o efeito de cada um, e mais próximo o resultado será daquele que seria atingido com a utilização do foco Equilibrado. Assim, sugerimos que você ou utilize o foco Equilibrado ou utilize no máximo dois focos alternativos (além de utilizar o foco de Condicionamento durante a pré-temporada, se desejado, e o foco de Coesão se e quando desejado, conforme discutido acima).

Se você estiver no comando de uma equipe de menor reputação nas divisões inferiores então a utilização do foco de Condicionamento por mais tempo é recomendada, já que os atributos físicos são de maior importância nos níveis mais baixos.

O gráfico de foco do treino geral na tela de visão geral dos treinamentos mostra a porcentagem de tempo que foi gasto em cada foco, o que pode lhe ajudar a gerenciar a divisão desejada entre os diversos focos.

 

3.1.3 A natureza de longo prazo dos focos de treino geral

O desenvolvimento de jogadores é um processo de longo prazo e, em geral, levará cerca de três meses ou mais para que seja possível observar diferenças nos atributos como resultado da utilização de um foco de treino geral. Se você alternar entre dois focos de treino, então demorará ainda mais tempo para que sejam atingidos efeitos observáveis.

 

3.1.4 Atributos que não podem ser treinados

Os atributos aos quais não pode ser dada prioridade através do uso de focos de treino geral são:

  • Escanteios
  • Tiros Livres
  • Arremessos Longos
  • Cobrança de Pênaltis
  • Agressividade
  • Bravura
  • Determinação
  • Liderança

 

Estes atributos também não são treinados como parte dos programas básicos de treino dos jogadores.

No entanto, Escanteios, Tiros Livres, Arremessos Longos, Cobrança de Pênaltis e Liderança podem ser treinados como focos individuais dos jogadores, enquanto alguns atributos também podem aumentar através do uso de tutores (aplicável somente à Determinação) ou através do desenvolvimento baseado em eventos do jogo.

 

3.2 Nível de intensidade

Você também pode escolher quão duro seus jogadores serão exigidos no treino geral escolhendo um nível de intensidade geral através do menu correspondente.

Quanto maior o nível de intensidade (e quanto menos tempo você dedicar ao treino de preparação para o jogo) tanto mais efetivo o treino geral será. No entanto, uma intensidade mais alta (e menos tempo de treino de preparação para o jogo) também resultará em uma carga de treinos da equipe mais alta e, consequentemente, uma carga individual de treinos mais alta para cada jogador.

Idealmente, você deve colocar o nível de intensidade tão alto quanto possível sem que isso cause muitos problemas físicos ou de satisfação com os treinamentos em seus jogadores. O nível apropriado depende de quando treino de preparação de jogo é definido (e, consequentemente, a carga de treino da equipe e a carga de treinos individual resultante), de quanto treino individual você pretende utilizar e das personalidades de seus jogadores.

Em particular, colocar um alto nível de intensidade e uma carga mais alta de treinos da equipe permitirá a você concentrar o treinamento mais efetivamente em moldar os atributos dos seus jogadores de forma apropriada ao seu estilo tático. Isso pode ser particularmente eficiente quando você tiver assumido um novo clube ou alterado o estilo tático. No entanto, você pode se ver obrigado a restringir a quantidade de treino individual de modo a manter as cargas de treino individuais em níveis aceitáveis.

 

3.2.1 Calendário de jogos

Durante períodos de poucos jogos (não mais do que um jogo por semana) você pode querer se aproveitar do tempo extra disponível para o treino geral e da menor necessidade de recuperação da condição física para os jogos para aumentar o nível de intensidade. Esse nível mais alto de intensidade só deve ser utilizado de maneira temporária, contudo, de forma a evitar problemas persistentes com condicionamento físico e satisfação dos seus jogadores.

Ao contrário, durante períodos com muitos jogos (dois ou mais jogos por semana) o seu elenco terá muito menos tempo disponível para o treino geral e a recuperação da condição física. Em particular se você tiver três jogos em uma mesma semana, então é recomendável concentrar-se principalmente na preparação para o jogo e em tentar manter os jogadores em condição para os jogos. Para fazer isso, você pode reduzir temporariamente a intensidade do treino geral ou designar mais tempo para o treino de preparação de jogo – ou uma combinação de ambos.

A intensidade de treinos para cada semana pode ser alterada no calendário de treinamentos, utilizando-se do menu correspondente.

 

 

-----------

A parte seguinte, sobre treino de preparação de jogo, pode ser lida aqui.

D

 

Em 17/12/2016 at 13:33, Danut disse:

3 Treino geral

Durante o treino geral seus jogadores trabalharão principalmente na melhoria de seus atributos. Junto ao foco individual, o treino geral é parte fundamental no direcionamento do desenvolvimento dos jogadores e também afeta a velocidade desse desenvolvimento.

O tempo que cada jogador gasta trabalhando cada atributo depende largamente de suas posições preferidas. Jogadores de posições diferentes possuem programas de treino básicos diferentes, que dão maior ou menor peso aos atributos de acordo com sua importância relativa para a função. Por exemplo, um zagueiro vai trabalhar mais os atributos que são importantes para a parte defensiva do jogo.

Esses programas de treino podem ser modificados através da escolha de um foco principal e do nível de intensidade.

 

3.1 Foco principal

Você pode alterar quanto seus jogadores trabalham em diferentes áreas através da seleção de um foco principal para o treino geral através do menu correspondente.

Estes focos funcionam alterando o peso dado a diferentes atributos no programa de treino de cada jogador. Isso não aumenta a quantidade total de treinamentos ou o quanto os jogadores são exigidos, mas simplesmente aumenta o tempo de treino de certos atributos (ou da coesão da equipe no caso do treinamento de coesão da equipe) ao custo de tempo de treino dos demais atributos.

Os focos e seus efeitos são os seguintes:

  • Equilibrado: nenhuma alteração é efetuada aos programas básicos de treino.
  • Condição: aumenta o peso dado aos atributos Índice de Trabalho, Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Impulsão, Condicionamento Físico Natural, Velocidade, Resistência e Força.
  • Táticas: aumenta o peso dado aos atributos Antecipação, Frieza, Concentração, Decisões e Trabalho em Equipe.
  • Domínio: aumenta o peso dado aos atributos Drible, Primeiro Toque, Cabeceio, Técnica e Imprevisibilidade.
  • Defensivos: aumenta o peso dado aos atributos Marcação, Desarme e Posicionamento.
  • Ofensivos: aumenta o peso dado aos atributos Cruzamentos, Finalização, Chutes de Longa Distância, Passe, Sem Bola e Visão de Jogo.
  • Coesão: aumenta o tempo que os jogadores gastam trabalhando para melhorar a coesão da equipe (tanto no campo quanto fora dele), e diminui o tempo que os jogadores gastam trabalhando para melhorar atributos. O peso dado a cada atributo é o mesmo do programa básico de treinos de cada jogador.

 

3.1.1 O foco de coesão da equipe

O foco de coesão é diferente dos demais focos, uma vez que ele reduz a quantidade de tempo que seus jogadores gastam treinando seus atributos e, portanto, tem um efeito negativo no desenvolvimento dos jogadores. Em vez disso, ele permite que você priorize os efeitos de curto prazo de melhores performances da equipe e moral mais alta.

O foco de coesão pode ser muito útil para algumas semanas se o seu elenco ainda não possui um nível alto de coesão de equipe. Isso é provavelmente o caso após a contratação de um grande número de jogadores em um curto espaço de tempo ou quando seus jogadores retornam aos treinamentos após as férias de final de temporada. No entanto, durante a pré-temporada você pode querer priorizar um período de treino físico intenso, através do uso do foco de condicionamento.

O foco de coesão, contudo, é um foco menos útil quando a coesão da equipe já atingiu um alto nível ou se você quiser se dedicar fortemente ao desenvolvimento dos jogadores. Ele não terá nenhum efeito se a coesão da equipe já estiver no seu nível mais alto (NT: Há um guia específico sobre coesão da equipe e moral dos jogadores no site original. O mais importante, contudo, é saber como verificar a coesão da equipe. Para isso, vá até o perfil de seu assistente, clique no menu “Relatórios” e então em “Reação à palestra”).

 

3.1.2 Escolhendo um foco de treinos

Selecionando um foco apropriado você pode aumentar a prioridade dada ao treinamento de atributos que são importantes para a tática de sua equipe. Desse modo, com o tempo você pode moldar o seu elenco para se tornar mais adequado ao tipo de futebol que eles são instruídos a jogar.

Os focos sugeridos para utilização com os diferentes tipos de jogo explicados no guia de estilos táticos podem ser vistos abaixo (NT: A referência é a outro guia do site, mas acho que dá para saber o que é cada estilo de jogo a partir do nome):

  • Contra-ataque: Defensivos, com um pouco de Condicionamento.
  • Jogar a partir da defesa e Atacar com pontas criativos: Táticas, com um pouco de Ofensivos.
  • Atacar pelos flancos: Ofensivos, com um pouco de Condicionamento.
  • Enfrentar a defesa: Domínio, com um pouco de Condicionamento.
  • Jogar com um jogador alvo: Condicionamento, com um pouco de Ofensivos.

Os focos apresentados acima para cada estilo tático são apenas sugestões e você pode ter a sua própria interpretação. Ademais, os focos apropriados dependerão de como exatamente você implementar seu estilo de jogo.

 

O segundo foco sugerido para cada estilo poderia ser utilizado, por exemplo, por uma semana a cada período de três semanas, utilizando-se do programa semanal de treinos no calendário de treinamentos da equipe.

Ao alternar entre dois focos você pode aumentar o número de atributos aos quais é dada prioridade, embora o resultado final de mudança nos atributos será menos notável. Por conta disso, você pode preferir utilizar apenas um foco se quiser atingir maiores mudanças, mas em um número menor de atributos.

Quanto mais focos forem alternados entre si, menor será o efeito de cada um, e mais próximo o resultado será daquele que seria atingido com a utilização do foco Equilibrado. Assim, sugerimos que você ou utilize o foco Equilibrado ou utilize no máximo dois focos alternativos (além de utilizar o foco de Condicionamento durante a pré-temporada, se desejado, e o foco de Coesão se e quando desejado, conforme discutido acima).

Se você estiver no comando de uma equipe de menor reputação nas divisões inferiores então a utilização do foco de Condicionamento por mais tempo é recomendada, já que os atributos físicos são de maior importância nos níveis mais baixos.

O gráfico de foco do treino geral na tela de visão geral dos treinamentos mostra a porcentagem de tempo que foi gasto em cada foco, o que pode lhe ajudar a gerenciar a divisão desejada entre os diversos focos.

 

3.1.3 A natureza de longo prazo dos focos de treino geral

O desenvolvimento de jogadores é um processo de longo prazo e, em geral, levará cerca de três meses ou mais para que seja possível observar diferenças nos atributos como resultado da utilização de um foco de treino geral. Se você alternar entre dois focos de treino, então demorará ainda mais tempo para que sejam atingidos efeitos observáveis.

 

3.1.4 Atributos que não podem ser treinados

Os atributos aos quais não pode ser dada prioridade através do uso de focos de treino geral são:

  • Escanteios
  • Tiros Livres
  • Arremessos Longos
  • Cobrança de Pênaltis
  • Agressividade
  • Bravura
  • Determinação
  • Liderança

 

Estes atributos também não são treinados como parte dos programas básicos de treino dos jogadores.

No entanto, Escanteios, Tiros Livres, Arremessos Longos, Cobrança de Pênaltis e Liderança podem ser treinados como focos individuais dos jogadores, enquanto alguns atributos também podem aumentar através do uso de tutores (aplicável somente à Determinação) ou através do desenvolvimento baseado em eventos do jogo.

 

3.2 Nível de intensidade

Você também pode escolher quão duro seus jogadores serão exigidos no treino geral escolhendo um nível de intensidade geral através do menu correspondente.

Quanto maior o nível de intensidade (e quanto menos tempo você dedicar ao treino de preparação para o jogo) tanto mais efetivo o treino geral será. No entanto, uma intensidade mais alta (e menos tempo de treino de preparação para o jogo) também resultará em uma carga de treinos da equipe mais alta e, consequentemente, uma carga individual de treinos mais alta para cada jogador.

Idealmente, você deve colocar o nível de intensidade tão alto quanto possível sem que isso cause muitos problemas físicos ou de satisfação com os treinamentos em seus jogadores. O nível apropriado depende de quando treino de preparação de jogo é definido (e, consequentemente, a carga de treino da equipe e a carga de treinos individual resultante), de quanto treino individual você pretende utilizar e das personalidades de seus jogadores.

Em particular, colocar um alto nível de intensidade e uma carga mais alta de treinos da equipe permitirá a você concentrar o treinamento mais efetivamente em moldar os atributos dos seus jogadores de forma apropriada ao seu estilo tático. Isso pode ser particularmente eficiente quando você tiver assumido um novo clube ou alterado o estilo tático. No entanto, você pode se ver obrigado a restringir a quantidade de treino individual de modo a manter as cargas de treino individuais em níveis aceitáveis.

 

3.2.1 Calendário de jogos

Durante períodos de poucos jogos (não mais do que um jogo por semana) você pode querer se aproveitar do tempo extra disponível para o treino geral e da menor necessidade de recuperação da condição física para os jogos para aumentar o nível de intensidade. Esse nível mais alto de intensidade só deve ser utilizado de maneira temporária, contudo, de forma a evitar problemas persistentes com condicionamento físico e satisfação dos seus jogadores.

Ao contrário, durante períodos com muitos jogos (dois ou mais jogos por semana) o seu elenco terá muito menos tempo disponível para o treino geral e a recuperação da condição física. Em particular se você tiver três jogos em uma mesma semana, então é recomendável concentrar-se principalmente na preparação para o jogo e em tentar manter os jogadores em condição para os jogos. Para fazer isso, você pode reduzir temporariamente a intensidade do treino geral ou designar mais tempo para o treino de preparação de jogo – ou uma combinação de ambos.

A intensidade de treinos para cada semana pode ser alterada no calendário de treinamentos, utilizando-se do menu correspondente.

 

 

-----------

A parte seguinte, sobre treino de preparação de jogo, pode ser lida aqui.

Danut, então pelo que li no treino geral eu vou focar no que mais vai me ajudar em relação a minha tática certo? ex: na minha tatica eu uso sair jogando a partir da defesa e uso pontas criativos... então como tem ai vou focar em táticas/ofensivos no meu treino geral... mas em relação a divisão, eu uso 3 semanas usando taticas/ofensivos e 1 semana de foco equilibrado? eu entendi dessa forma, estou certo?

Link para o comentário
4 horas atrás, Leoc disse:

Danut, então pelo que li no treino geral eu vou focar no que mais vai me ajudar em relação a minha tática certo? ex: na minha tatica eu uso sair jogando a partir da defesa e uso pontas criativos... então como tem ai vou focar em táticas/ofensivos no meu treino geral... mas em relação a divisão, eu uso 3 semanas usando taticas/ofensivos e 1 semana de foco equilibrado? eu entendi dessa forma, estou certo?

Faz sentido focar naquilo que é mais útil para a tua tática, porque assim tu vai desenvolver um pouco mais os atributos dos teus jogadores que são importantes para esse tipo de jogo. Não é obrigatório, mas é uma boa ideia sim.

Agora, quanto à divisão, o autor do guia sugere que se utilize no máximo 2 focos por vez, porque senão os efeitos serão muito pequenos - precisa de tempo treinando cada foco para ser possível notar a diferença. Então eu tiraria fora o foco equilibrado, nesse teu caso. Treinaria Táticas duas semanas, depois duas semanas ofensivos, depois duas táticas, e assim vai. Nesses focos teu time também vai treinar os atributos que estão no foco equilibrado, só vai treinar menos eles. E vai melhorar mais nessas partes mais ofensivas.

A não ser que tu tenha vários jogadores mais de defesa que são jovens de potencial e tu queira melhorar eles, aí eu escolheria um dos dois focos anteriores (táticas ou ofensivos) e alternaria com o foco equilibrado. Mas só um deles daí, deixando o outro de fora.

Espero que tenha dado para entender, se não só fala de novo que eu tento explicar melhor.

Link para o comentário
Em 2017-5-9 at 13:30, Danut disse:

Faz sentido focar naquilo que é mais útil para a tua tática, porque assim tu vai desenvolver um pouco mais os atributos dos teus jogadores que são importantes para esse tipo de jogo. Não é obrigatório, mas é uma boa ideia sim.

Agora, quanto à divisão, o autor do guia sugere que se utilize no máximo 2 focos por vez, porque senão os efeitos serão muito pequenos - precisa de tempo treinando cada foco para ser possível notar a diferença. Então eu tiraria fora o foco equilibrado, nesse teu caso. Treinaria Táticas duas semanas, depois duas semanas ofensivos, depois duas táticas, e assim vai. Nesses focos teu time também vai treinar os atributos que estão no foco equilibrado, só vai treinar menos eles. E vai melhorar mais nessas partes mais ofensivas.

A não ser que tu tenha vários jogadores mais de defesa que são jovens de potencial e tu queira melhorar eles, aí eu escolheria um dos dois focos anteriores (táticas ou ofensivos) e alternaria com o foco equilibrado. Mas só um deles daí, deixando o outro de fora.

Espero que tenha dado para entender, se não só fala de novo que eu tento explicar melhor.

e voce particularmente... segue esse tipo de filosofia em seus treinamentos? ou deixo equilibrado o ano inteiro?

Editado por Leoc
Link para o comentário
1 minuto atrás, Leoc disse:

e voce particulamente... segue esse tipo de filosofia em seus treinamentos? ou deixo equilibrado o ano inteiro?

No time principal eu costumo deixar em equilibrado, até porque raramente desenvolvo equipes que mantenham um mesmo estilo tático por muitos anos. Aí não vejo sentido em treinar mais um tipo de jogo sendo que na outra temporada vamos jogar em um tipo de jogo completamente diferente.

Nas equipes de base eu treino basicamente físico e controle de bola, pois outro texto que li defendia que era o mais adequado para jogadores nessa idade. Não está no guia que trouxe para cá, e não tenho certeza se realmente faz diferença. Mas é o que tenho seguido.

 

EDIT: A não ser que eu esteja em divisões inferiores, aí treino mais físico na equipe principal também, porque físico é fundamental em divisões inferiores.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...

Sanou várias dúvidas que eu tinha e também confirmou algumas suspeitas.
Conteúdo excelente e essencial, obrigado pelo trabalho na tradução/adaptação do texto Danut.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
×
×
  • Criar Novo...