Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Citar

O comportamento das torcidas é um assunto que, vira e mexe, se torna o centro do debate. No Brasil, passou a ser mais recorrente nos últimos anos, especialmente com a “arenização”, em que os principais clubes começaram a usufruir dos estádios reformados e parte das consequências incutiram sobre as arquibancadas. Não dá para ser tão categórico e dizer que a festa diminuiu completamente. Mas alguns efeitos se escancaram, com o preço dos ingressos cada vez mais exorbitante. Para muitos dirigentes, o consumidor se sobrepõe ao torcedor. Assim, eles não podem se queixar tanto de quem prefere consumir a vitória como um souvenir, ao invés de entender que o velho torcedor sempre esteve ali para servir, e não ser servido.

E se a Premier League costuma ser apontada como um norte para o futebol brasileiro, saiba que nem lá as pessoas andam muito felizes com o comportamento das arquibancadas. Um dos jornais mais influentes do Reino Unido, o Guardian publicou nesta quarta um texto intitulado: “A Premier League precisa lutar contra a maré de torcidas cada vez mais silenciosas”. E o autor, Paul MacInnes, trata de maneira nada amigável o cenário.

“A Premier League retorna e, com ela, a questão sobre qual adjetivo descreve a competição mais precisamente. É a ‘melhor’ liga no mundo, a ‘mais competitiva’ ou simplesmente a ‘mais rica’? Uma descrição frequentemente aplicada, talvez por não ser tão específica, é a de ‘mais empolgante liga no mundo’. Entre em campo em um dia de jogo, entretanto, e você pode ser perdoado por duvidar se este era o caso”, escreve. “As montagens da televisão permanecem cheias de multidões enlouquecidas e os profissionais estrangeiros continuam a falar sobre a atmosfera, mas os torcedores sabem que isso não combina com a realidade. A maior parte dos jogos, na maior parte dos estádios, não é arrebatada pela cacofonia de torcidas apaixonadas. Eles são majoritariamente quietos, lugares frustrados, animados apenas com os gols ou a perseverante perseguição aos árbitros. Torcidas visitantes regularmente abafam o som das mandantes, mas até elas estão se cansando. ‘Isso é uma biblioteca?’ é o canto mais comum nos estádios que visitei nesta temporada”.

MacInnes não prefere generalizar o problema, mas aponta que os próprios torcedores têm as suas responsabilidades. O declínio na participação das arquibancadas é uma preocupação, e as músicas se tornam repetitivas. Acabam se concentrando apenas em fazer graça, quando a representatividade da massa de torcedores costuma ser bem maior. “As torcidas são uma história oral do clube, elas são a expressão da tradição. Talvez mais importante, elas são a contribuição para o sucesso do clube. Uma atmosfera barulhenta ajuda o time dentro de campo”, ressalta.

A explicação para estes efeitos, na visão de MacInnes, se concentra sobre o preço dos ingressos. A entrada para um jogo de futebol na Premier League (e não só lá) tem seu custo mais próximo ao de uma peça de teatro do que o de um filme no cinema. “Quando as pessoas pagam mais dinheiro, elas querem ser entretidas”, diz. E, desta maneira, o sentimento de consumidores que estão lá para serem servidos se propaga. Eles pagaram, não precisam torcer o tempo todo. Mas se acham no direito de vaiar quando o ‘produto’ não atende as suas expectativas. Da mesma forma como não se importam em esvaziar os setores antes do fim do jogo ou após o término do intervalo. A percepção do objetivo daquela multidão vem mudando.

Por fim, MacInnes questiona até mesmo o modelo de carnês de temporada. Segundo a visão do colunista, eles são ótimos para fidelizar o torcedor-consumidor, mantendo as médias de público cada vez mais altas, mas péssimos para atrair novas pessoas às arquibancadas – a variar um pouco mais os espectadores e tornar aquele programa de final de semana mais empolgante, não uma mera obrigação. “Dinheiro não é tudo. A forma dos estádios modernos permite que o ruído se desloque para o ar, ao invés de estremecer as arquibancadas. Há uma ausência das arquibancadas reais; a distração do telefone; inibição humana natural, que não é diluída pelo fácil acesso ao álcool; a escassez de cânticos decentes. E isso sem contar a ideia que a última coisa na Terra que você quer fazer é cantar para os flocos de neve milionários em campo. Há um monte de razões pelas quais as coisas ficaram quietas”, ressalta.

Logicamente, solucionar esta equação não é fácil. Há diversos fatores em conta. Para a Premier League, o jogo só deve virar quando o ambiente silencioso nos estádios reverter menos dinheiro – e, sem dúvidas, uma atmosfera adormecida atrapalha a embalagem do produto. Entretanto, cabe aos próprios clubes e torcedores mudarem o cenário antes que o ponto se torne tão crítico assim. Na Inglaterra, há o exemplo de iniciativas isoladas. No Brasil, também. E quando os problemas do modelo se parecem tanto com os problemas que já despontam por aqui, fica mais do que claro que é hora de debater de maneira mais séria, antes que as arquibancadas se transformem de vez em grandes shoppings centers.

Já era hora de alguém se pronunciar sobre isso. Achava que a Premier League continuar-se-ia como um teatro e ninguém expressaria sua insatisfação com a arquibancada virando uma plateia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1.2k
  • Criado
  • Última resposta
7 minutos atrás, Yan Perisse disse:

@Silveira., tá sabendo desses rumores do Belotti melhor? O Goal.com colocou uma notícia onde Arsenal e Liverpão estavam atrás do jogador.

Pelo que sei, o rumor começou com um perfil de twitter relacionado ao TUTTOMERCATO, talvez o pior site do universo quando o assunto é rumor. O Goal deve ter reciclado isso, então muito, mas muito provavelmente não deve ser verdade.

Eu tô esperando algum jornalista inglês respeitável dizer algo, que provavelmente vai ser que é só rumor. Eu continuo achando que o Liverpool vai atrás de um ponta de pode eventualmente jgoar como avante. Não é o caso do Belotti.

E só complementando. Ele é perfil do Klopp. Jogador de time pequeno, novo e possível que seja relativamente barato (com a convocação pra Itália, nem tão barato assim, agora). Só que a fonte faz com que tu tenha quase certeza de que não é verdade isso, tanto pra Arsenal quanto pra Liverpool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chelsea acaba de assumir a liderança depois de vencer o Middlesbrough num jogo disputadíssimo. Diego Costa oportunista como sempre, e partidaças de Hazard e David Luiz. 

Tabela ao final da rodada (faltando apenas West Brom x Burnley, que jogam amanhã):

8fDauhX.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar
 
Após deixar o LA Galaxy, ídolo do Liverpool pendura as chuteiras aos 36 anos, mas diz que pretende seguir ligado aos gramados: "Ainda tenho muito a oferecer ao futebol"

Um dos maiores ídolos da história do Liverpool e um dos grandes nomes do futebol inglês está dando adeus ao futebol. Após deixar o Los Angeles Galaxy ao final da temporada regular da MLS, o meia Steven Gerrard, aos 36 anos, anunciou a aposentadoria dos gramados nesta quinta-feira. Diante das notícias de que poderia estar prestes a pendurar as chuteiras, ele preferiu abreviar as especulações com um comunicado se despedindo.

- Diante das especulações da mídia a respeito do meu futuro, posso confirmar que estou deixando de jogar futebol profissionalmente. Tive uma carreira incrível e quero agradecer por cada momento no Liverpool, na Inglaterra e no LA Galaxy - disse o jogador, citando as três camisas que defendeu ao longo da carreira.

A estreia profissional foi em duelo contra o Blackburn Rovers em novembro de 1998. O resto é história: em 18 anos de Liverpool, foram mais de 700 jogos, muitos deles como capitão, e o título da Liga dos Campeões de 2005, com direito a uma virada incrível contra o Milan na final, como ponto alto. Pela Inglaterra, ele também usou a braçadeira e defendeu a sua seleção em 114 partidas.

Ao longo do comunicado de despedida, o ídolo inglês agradeceu a seus clubes, torcedores, amigos e parentes. Além disso, indicou que seu futuro está relacionado ao futebol.

- Estou empolgado com o futuro e acho que ainda tenho muito a oferecer ao futebol, em qualquer função que eu possa exercer. Vou tirar um tempo para considerar algumas opções e farei o anúncio do próximo estágio da minha carreira muito em breve - anunciou o jogador.

Que dia triste, abigos. Quem viu, viu. Quem não viu, se fodeu. Nunca vi um jogador tão raçudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
2 horas atrás, Yan Perisse disse:

Nunca vi um jogador tão raçudo.

Raçudo você quis dizer CLASSUDO, correto? Hahahahah porque era isso que ele era, "classudo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Leho. disse:

Raçudo você quis dizer CLASSUDO, correto? Hahahahah porque era isso que ele era, "classudo".

Ele era raçudo, classudo, pirocudo, tudo. Achava ele bem completo. Eu disse só o "raçudo" porque são poucos que possuem a raça dele. Mas classe vemos vários por aí que podem chegar perto dele nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foda foi essa passagem pelo LA Galaxy, Rodgers deveria tomar uns cascudo pra deixar de ser panaca. Praticamente expulsou o Gerrard do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Yan Perisse disse:

@Silveira. ou alguém conhece algum site com estatísticas mais aprofundadas da PL?

Os que eu são o www.squawka.com e o whoscored.com

O melhor é o Opta, mas é um serviço pago, coisa pra quem trabalha com análises e tal. É outro esquema. 

Eu acho esses dois os melhores.

Ah, também tem o próprio site da PL com estatísticas.

 

edit:
Mano do céu, jogo difícil e Magic Couts quebrado. DEUS AJUDE que não seja nada muito sério, mas parece ser mesmo porque a pancada foi forte.

Origoso em campo, vejamos o que rola.

E o Stu, que tava cotado pra jogar hoje, machucou também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu com a perna imobilizada, realmente tomara que não seja nada. O Can e o Henderson estão bem nos desarmes e com espaço pra jogar porém o time inteiro tem arriscado muitos cruzamentos e errando passes.

Quando eu não assisto o Liverpool, é espetáculo. Hoje que to de boa, 0 x 0 por enquanto rs ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho, que retranca é essa do Sunderland? Fazia algum tempo que nao via algo do tipo. Teve uma jogada em que o Lovren chute de longe que eu contei 7 jogadores do Sunderland em linha na altura na área.

No mais, o Liverpool está massacrando, tanto é que os zagueiro estão jogando além do grande círculo do campo adversário. Acredito que logo logo deve sair o gol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Liverpool tá completamente sem criatividade, infelizmente. Os dois jogadores de criação (Lallana e Couto) tão fora, os 3 jogadores de meio são mais físicos que criativos, Mané tá mal e o Firmino sozinho não consegue resolver, ainda mais sem espaço pra jogar.

Eu não sei o que o Klopp vai fazer no segundo tempo. Acho que vai ser mais um jogo com 70%+ de posse, pressão pra caralho, mas pode não sair o gol.

A coisa bacana de ver pelo menos é que os dois zagueiros tem MUIITA QUALIDADE pra jogar bola. O Klopp transformou o Lovren de uma maneira absurda. É calmo pra jogar com bola, dá o bote certo e mesmo sob pressão consegue resolver. Essa saída de 3 (que agora virou armação de 3 fuihsAUIFhsafuiSA) do Hendo com os zagueiros é bem legal de ver.

Clyne é um lateral monstruoso defensivamente, e até mesmo na construção de jogo, mas pra definir ele é horroroso. Precisa melhorar muito, mas muito ainda nesse quesito.

 

MANÉ SEU FILHO DA PUTA TU É O PEDRO ROCHA DA SEMANA PELAMOR DE DEUS POR FAVOR PASSA ESSA BIROSCA SEU LIXO EU NÃO VOU AGUENTAR OUTRO JOGO SEM GOL PORQUE UM PUTO NÃO DÁ UM PASSE VAI TOMAR NO CU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah pelo amor de deus, mais outro jogo metendo pau e sem gol, puta que me pariu, como isso me deixa puto.

 

TÁAAAAA LAAAAAAAAAAAAAAAAAA CARALHOOOOOOOOOOO PEGA MINHA PORRA SEU FILHO DA PUTA TIME FILHO DA PUTA VÃO SE FODER MALANDRO!

Véi, NÃO TEM AMISTOSO COM O KLOPP fuisahfuiSHFiSAUfhsauIfhusau! A cara dele puto é impagável. Parece que vai morder o outro técnico uSHFIUSAHFuAISFHsafuiA!

 

MILLIE FAVOR MARCAR O 2X0.

obs: se bem me lembro, o time do Milner JAMAIS perdeu um jogo quando ele marca.

 

Uuuuuufaaaa, terminou essa porra. Liverpool precisa MUITO aprender a jogar sem espaço e com 11 adversários atrás da linha da bola. 90% dos jogos dessa temporada serão assim. A gente precisa aprender a abrir o adversário e a trocar de lado com mais velocidade. Esse jogo de cruzamento toda hora eu também acho escroto pra caralho.

Lovren e Matip são ÉPICOS. Eles ficam no mano a mano com os atacantes e qualquer erro deles o adversário sai na cara do gol. Eles são muito importantes.

Can finalmente voltando a jogar bem, embora ainda falte um pouco mais de criatividade no jogo dele. Hoje não teve espaço pra ele ser homem surpresa e precisou mudar o estilo de jogo, ainda mais com a saída do Couto.

78% de posse de bola. É isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incrível como o Mané tem que escolher entre correr e pensar, quando tenta fazer os dois faz cagada. E no lance onde só correu conseguiu o penal, e tenho quase certeza de que se nao acontece o penalti ele ia sair com bola e tudo ou ia chutar todo torto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, bstrelow disse:

Incrível como o Mané tem que escolher entre correr e pensar, quando tenta fazer os dois faz cagada. E no lance onde só correu conseguiu o penal, e tenho quase certeza de que se nao acontece o penalti ele ia sair com bola e tudo ou ia chutar todo torto.

Negócio do Mané  é que ele precisa ser mais regular. Faz um jogo épico e depois faz um jogo onde desaparece e não acerta nada (como hoje). Assim como o Liverpool, ele também tem bastante dificuldade de jogar contra times muito fechados. Quando tem espaço pra correr, um abraço. Só que agora a maioria dos times vão jogar fechados e nos dar a posse. Mané oprecisa ser mais regular. Não precisa fazer todo o dia o que fez contra o Arsenal por exemplo, mas não pode desaparecer tanto.

UFA, ao que parece. Mas acho que vai ficar parado semanas, talvez um, dois meses. Buceta mal lavada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, bstrelow disse:

Incrível como o Mané tem que escolher entre correr e pensar, quando tenta fazer os dois faz cagada. E no lance onde só correu conseguiu o penal, e tenho quase certeza de que se nao acontece o penalti ele ia sair com bola e tudo ou ia chutar todo torto.

Esse lance de correr ou pensar é normal, velho.

Até porque o que consegue fazer os dois ao mesmo tempo, é craque (vide Neymar, Messi, CR...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, -Lucas disse:

Golaço do Eriksen pra abrir o placar. Tottenham marcando pressão e dominando o jogo até agora.

Golaço e o David Luiz no chão dando migué olhando o chute rs ... O Tottenham está bem postando em campo, bom jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra Tottenham vai tomar no meio do teu cu. Olha que gol bizaríssimo. Falha coletiva de marcação. Deixaram a porra dum buraco dentro da grande área vai se foder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dois zagueiros do Pool são fodas demais. Can muito monstro, parece que veio do futsal do Santos.

Agora, que falta faz o Lallana e que falta fará o Lallana com o Little Couto no DM. Se o time sem o Lallana já fica com pouca criativa, imagina com o Adam e o Little Couto no DM? Fodeu.

Em tempo: Tottenham voltou a Tottenhar, vão a merda. Já tava ouvindo a palavra Líderpool.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...