Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Boas práticas de rotação do elenco


EGorges

Posts Recomendados

Oi pessoal

Venho há tempos tentando estabelecer uma boa prática de rotação do elenco. no mundo real, li que o Mourinho foi criticado por usar os titulares em 80% dos jogos e que a média dos demais seri mais baixa.

Li que alguns gostam de ter um time A com os 11 titulares e outro B com 11 reservas ou jovens, usando o B nas fases iniciais de copas.

Como jogo no Brasil, dá para fazer alguma graça nos estaduais e depois nas primeiras fases da Copa do Brasil (isso antes de me classificar para a Libertadores e pular para as oitavas da Copa do Brasil).

Assim fica bem difícil usar o time B durante o ano.

Tenho optado por trocar 3-5 jogadores nos jogos mais fáceis, em casa, contra times inferiores, mas às vezes parece que o time fica carente de coesão.

Mas se não fizer isso, os jogadores ficam reclamando que querem jogar...

Tenho um elenco gigante (113 jogadores), sendo 28 no time principal, 9 no time reserva (mais os que são disponibilizados), 21 no sub-20 e o restante está emprestado.

O que costumam fazer?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, tem tanto tempo que não jogo no Brasil que nem sei mais como gerir o elenco reserva. Eu emprestaria os de 20-24 que não tem capacidade pra jogar pelo titular e venderia os demais. Se não tiver propostas boas por eles, daria pra emprestar até os de 27-29 que certamente estão em seus auges e podem ao menos valorizar em um clube menor. Se o contrato acaba em um ano, nem pensar em renovar pra vender, já vende todos de uma vez por quanto for possível. Diminui a folha e ainda ganha uns trocados, melhor que sair de graça no ano seguinte.

Eu não sou a favor de usar time inteiramente reserva a menos que seus reservas sejam medianos e o adversário seja fraco. Convenhamos, isso é possível em uma parte minúscula da temporada. O que faço pro time titular é jogar com o os melhores jogadores nos jogos difíceis, adversários de mesmo nível ou mais fortes. O resto todo me permito não poupar jogadores, mas literalmente rotacionar o time. Colocar uns 3 reservas numa partida, outros 3 em outras não é nada absurdo e o time não cai tanto de produção. Ao menos não deve cair se você estiver com um elenco bem equilibrado: não adianta ter um elenco com 11 jogadores de 4 estrelas pra mais e 11 de 1,5 estrela no banco, né?

Fazendo a rotação dessa forma, você não só curará as insatisfações, como também dará ritmo de jogo aos reservas para que não cheguem perdendo na corrida quando tiverem que substituir um titular suspenso numa competição importante. E mais, isso pode lhes render boas atuações de tal modo que passem a ser avaliados com mais estrelas de potencial. O que eu percebi é que os atributos não determinam as estrelas de potencial sozinhos. As atuações influenciam muito no reconhecimento do jogador como peça importante e capaz (estrelas) de ajudar a equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu tenho um elenco com 3 jogadores 4 estrelas (Luan, Lincoln e Juan Cazares - Raul e Wallace poderão chegar a esse nível), 6 jogadores com 3,5 estrelas (Raul, Luiz Ramires, Marcelo Oliveira, Marcelo Grohe, Wallace e Leonardo Pesculichi  ) e uns 3 estrelas ( Yuri Mamute, Pedro Rocha e um zagueiro que esqueci o nome. O resto é abaixo disso e há 3 jovens com potenciais para 4 estrelas ou 3,5. 

Inicialmente, eu sofria com com a falta de qualidade do plantel e quase perdi as estrelas. Contudo, aprendi a lidar com a insatisfação dos jogadores colocando todos a jogar, inclusive os garotos. Nas entrevistas, quando eu era perguntando do porque a estrela Tal estava fora, eu dizia que era para descanso e que priorizava a rotação do time. Em todas as entrevistas, eu deixava claro que eu sempre tenho preferência pela rotação. Isso diminuiu a reclamação, mesmo ainda tendo alguns reclamões. ( Maxi Rodriguez por exemplo...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Consegui uma "melhorada" colocando o reserva para jogar 1/3 dos jogos, mas ainda assim em alguns casos ele reclama. Aí eu digo que o titular está em grande fase e ele vai ter que esperar.

Quando os garotos sobem para o time principal, ando procurando colocá-los pelo menos nos fins de jogos "ganhos" e raramente começando. Dá uns 500-1000 minutos por ano (quase 10 jogos inteiros).

E, claro, dei uma boa reduzida no elenco, mas o principal continua com 28.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...