Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Montando uma tática através do elenco


Henrique M.

Posts Recomendados

3 horas atrás, Anjo_Ed disse:

E o princípio 3-2-3 ? =p

Na tática, são três jogadores atacando, três defendendo e quatro apoiando. Os dois jogadores que restariam, ele colocou na função de Apoiar. Mesmo assim, o princípio é mais "desrespeitado" pelos mais experientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Anjo_Ed disse:

E o princípio 3-2-3 ? =p

O Princípio 3-2-3 é uma vertente de pensamento e, embora seja muitíssimo confiável, não é uma verdade absoluta e pode ser adaptável. O método que o Henrique mostrou também pode ser adaptável ao princípio 3-2-3, mas o ponto chave é que o que ele mostra no vídeo é voltado pra te dar um norteio ao escolher as formações do time quando não se tem nem ideia de qual formação usar (o que é mais comum se você não estiver com seu time do coração).

Para conciliar ambos, eu faria o seguinte:

1. Montar como o Henrique sugere no vídeo. Assim você tem as melhores funções dos melhores jogadores. E o resto se adapta a eles;

2. Ver se respeita o princípio 3-2-3;

3. Se não estiver respeitando, faça os ajustes necessários deixando as funções espalhadas pelas faixas do campo (não deixe atacar só nos atacantes, apoiar só nos meias e defender só na linha de defesa);

4. Na hora de adaptar funções, faça seu melhor pra não cair o nível da equipe. Se você só tem um jogador que presta, é bom deixar ele fazendo o que sabe de melhor. Se você tem 3 MAC que são os craques do time, não faz mal que um deles não esteja na melhor função dele pra não dar conflito com os demais. O caminho é pelo bom senso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe, eu só dei uma cutucada, pois o princípio 3-2-3 foi bem discutido em outros tópicos. Além disso, vamos discutir, então, essa questão da função apoio. No video, foi colocado 4 apoiadores. A questão é, como saberei que não teremos gente demais apoiando e poucos, de fato, atacando ? O atacante não pode acabar isolado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • _Matheus_ featured this tópico
  • Vice-Presidente
10 horas atrás, Anjo_Ed disse:

Hehehe, eu só dei uma cutucada, pois o princípio 3-2-3 foi bem discutido em outros tópicos. Além disso, vamos discutir, então, essa questão da função apoio. No video, foi colocado 4 apoiadores. A questão é, como saberei que não teremos gente demais apoiando e poucos, de fato, atacando ? O atacante não pode acabar isolado ?

A função atacar quase alinha seus pontas com os atacantes, formando uma linha de três lá na frente. Apoiando, esses jogadores vão compor melhor o meio e caso você decida por uma abordagem de jogo de passes, você sempre terá opções, pois os pontas vão recuar e ajudar na construção do jogo. Sendo assim, como você tem dois jogadores com funções ofensivas, eles vão funcionar como uma dupla de ataque. Na fase de transição, você irá preenchendo bem todos os espaços, tendo o volante para recuar o jogo e recomeçar, os pontas para aumentar a profundidade e um lateral-direito passando para auxiliar na direita. Enquanto a defesa tem ali dois jogadores no miolo da zaga para se preocupar, inclusive um deles sem se posicionar fixamente em campo.

Eu inclusive quando jogo com atacante sombra, ás vezes abdico dessa simetria de ficar um atrás do outro. Boto um jogando pela direita e o outro pela esquerda, para que efetivamente funcione como se realmente tivessem ali um 4-2-4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, interessante. Então, vou pegar minha tática como exemplo para explanarmos essa ideia de apoio/ataque.

FM2016_4231.png

 

 

Na imagem, eu tenho um F9, um Raumdeuter e um ponta. No andar da carruagem, eu troquei os jogadores das pontas por 2 armadores com a função ataque e o Douglas ( que foi trocado ou pelo Leonardo Pisculichi, ou Lincoln, ou Luiz Ramirez ). Além disso, meus alas foram trocador por Laterais automáticos e o Renato trocou de função, foi para o Regista.

Enfim, tu tens um Regista com função apoio, um MAC com função apoio e um F9 com função apoio. Meu MAC ele voltará para compor o meio de campo ? Se eu manter meus MAE/MAD em função ataque, eles nunca voltarão para marcar ? Mesmo que eu marque a opção de marcação específica as laterais adversários ? O F9 não volta para marcar, correto ?

Se isso for verdade, eu não posso colocar jogadores lentos na função apoio, não é verdade ? Se a função Apoio dá a responsabilidade de voltar para marcar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
6 horas atrás, Anjo_Ed disse:

Hum, interessante. Então, vou pegar minha tática como exemplo para explanarmos essa ideia de apoio/ataque.

FM2016_4231.png

 

 

Na imagem, eu tenho um F9, um Raumdeuter e um ponta. No andar da carruagem, eu troquei os jogadores das pontas por 2 armadores com a função ataque e o Douglas ( que foi trocado ou pelo Leonardo Pisculichi, ou Lincoln, ou Luiz Ramirez ). Além disso, meus alas foram trocador por Laterais automáticos e o Renato trocou de função, foi para o Regista.

Enfim, tu tens um Regista com função apoio, um MAC com função apoio e um F9 com função apoio. Meu MAC ele voltará para compor o meio de campo ? Se eu manter meus MAE/MAD em função ataque, eles nunca voltarão para marcar ? Mesmo que eu marque a opção de marcação específica as laterais adversários ? O F9 não volta para marcar, correto ?

Se isso for verdade, eu não posso colocar jogadores lentos na função apoio, não é verdade ? Se a função Apoio dá a responsabilidade de voltar para marcar...

Ele voltará para buscar a armação de jogadas e consequentemente irá recuar quando a equipe perder a bola, porque ele é o principal responsável pela armação. Eles podem fazer pressão no ataque sobre os laterais, mas em determinados momento da partida eles vão ficar lá com o atacante esperando a bola. Se seu time estiver todo recuado, todos os seus jogadores recuam, mas numa situação normal, eles vão ficar mais avançados. O Falso Nove irá ficar trocando de posição entre o meio-campo e o ataque, mas geralmente, o atacante costuma ficar lá no círculo central esperando bolas, mesmo quando a equipe está sendo pressionada.

Eu não falei que dava a responsabilidade de marcar, eu falei que eles recuam mais para ajudar na transição, mesmo assim, a função apoiar aumenta a faixa de atuação do jogador, marcar, teoricamente, todos os jogadores marcam, o que muda é a faixa de campo em que eles efetivamente fazem a marcação e a pressão antes de desistir do jogador. E também vai da sua filosofia de jogo, quanto mais ofensiva, menos preocupação defensiva.

Só achei estranho você jogar com 2 armadores. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

YZXc89H.gif

To jogando com o Milan, Fiz essa tática olhando um pouco o seu vídeo, e claro, com minha experiência. Creio fazer um time que controle o jogo, que tenha boa saida de bola e saiba usar todas as opções de jogo, de um jeito equilibrado,

"Bacca é a nossa arma mortífera no ataque. Jogando como um completo atacante, pois tem bom chute, físico e técnica. Mas a escolha da tática foi essa por termos muitos meio campistas centrais, e poucos meias atacantes. Com Bonaventura e Honda com bons atributos pra atacante nos lados. Bacca é o único atacante que tem grande destaque. E Claro, precisava dos laterais apoiando os Segundos Atacantes, além de ter um volante pra saida de bola, recuperador de bolas, no qual Kucka não é natural dela, mas faz muito bem o papel. Só fiz um teste, empatamos em 2x2, mas em inicio de temporada a parte fisica fica meio a desejar. Vamos ver como a tática se sairá ao decorrer da temporada."

 

Editado por MitoMitologicoh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique M.

 

Que nada, eu jogo com 3 Armadores, sendo 1 de apoio e 2 de ataque. Ainda tem o regista que também é um armador mais defensivo. 

Funciona bem, principalmente para circular a bola e fazer cruzamentos ou toques rápidos para sobreposição. Geralmente, os dois armadores extremos do campo são os caras que aparecerão na área e fazer o gol. No meu esquema atual, o Juan cazares, Maximiliano rodriguez, lincoln são os caras que mais entram na área para finalizar ou cruzar. E é bem  comum vê-los fazendo 2-1 com os alas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 05/02/2016 at 15:59, Anjo_Ed disse:

@Henrique M.

 

Que nada, eu jogo com 3 Armadores, sendo 1 de apoio e 2 de ataque. Ainda tem o regista que também é um armador mais defensivo. 

Funciona bem, principalmente para circular a bola e fazer cruzamentos ou toques rápidos para sobreposição. Geralmente, os dois armadores extremos do campo são os caras que aparecerão na área e fazer o gol. No meu esquema atual, o Juan cazares, Maximiliano rodriguez, lincoln são os caras que mais entram na área para finalizar ou cruzar. E é bem  comum vê-los fazendo 2-1 com os alas..

Botei uma tática com 3 meias centrais recentemente em prática e gostei dos efeitos de dois armadores em campo. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Henrique M. disse:

Botei uma tática com 3 meias centrais recentemente em prática e gostei dos efeitos de dois armadores em campo. hahaha

Hehehe, Falei, mais posse de bola, mais passes profundos, controle de bola. 

Aliás, o Roger, Técnico do Grêmio, trabalha com essa ideia de 2 ou 3 armadores. Eu utilizava dois pontas no início dessa tática, contudo, o máximo que esses pontas faziam eram tentar a linha de fundo e cruzar, o que nem sempre é suficiente. Com mais armadores, mais criatividade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • Matheussilva282
      Por Matheussilva282
      Estou DESESPERADO!!! tinha um save que estava em 2027, e sem querer, salvei um novo sobre ele no FM móbile, o que faço??? Tem como recuperar?
    • marcss.35
      Por marcss.35
      Mods de placar do Football Manager 2021
      Trata-se de uma coleção de Mods que mudam o nome curto (seis letras) do time no placar para o nome normal do time conforme mostrado nas tabelas e habilita os logotipos do time também.
      Existem quatro versões do mod, uma que muda os nomes da equipe, adiciona os logotipos, mas não usa as cores da equipe, e três que alteram os nomes da equipe e usam as cores da equipe com um desses apenas logotipos de habilitação, a segunda habilitando ambos os kits e logotipos e o terceiro kits de habilitação e logotipos sobrepostos.
       
      Mod de nomes de equipe com logotipos
      Esta versão muda para os nomes normais da equipe e adiciona o logotipo também.
        BAIXAR NOMES DE EQUIPE + MOD LOGOS
      Mod de nomes e cores de equipe com logotipos
      Esta versão muda para os nomes normais da equipe e muda as cores para usar as cores da equipe, enquanto também adiciona o logotipo da equipe.
      BAIXAR NOMES DE EQUIPE, CORES + MOD LOGOS Nomes e cores das equipes com logotipos e kits de cada um dos mods laterais
      Esta versão muda para os nomes normais da equipe e muda as cores para usar as cores da equipe, enquanto também adiciona o logotipo da equipe e o kit da equipe a cada lado do nome da equipe.
        BAIXAR NOMES DE EQUIPE, CORES, KITS, MOD DE LOGOS
      Nomes e cores de equipes com mod sobrepostos de logotipos e kits
      Esta versão muda para os nomes normais da equipe e muda as cores para usar as cores da equipe, enquanto também adiciona o logotipo da equipe e o kit da equipe sobrepostos.
      BAIXAR NOMES, CORES, KITS + MOD DE SOBREPOSIÇÃO DE LOGOS   Instruções de instalação:
      Caso deseje aplicar na skin FM21 padrão descompacte o arquivo na pasta chamada panels localizado em:
      Windows: \ Documentos \ Sports Interactive \ Football Manager 2021 \
      MAC: \ Library \ Application Support \ Sports Interactive \ Football Manager 2021 \

      Se você estiver usando uma skin de terceiros, pode ser necessário colocar a pasta panels dentro da pasta da skin que está usando;
      Windows: \ Documents \ Sports Interactive \ Football Manager 2021 \ skins \ <nome do skin> \
      MAC: \ Library \ Application Support \ Sports Interactive \ Football Manager 2021 \ skins \ <nome do skin> \
      Se o Mod não funcionar com a sua skin ou se a sua skin já tiver modificado esses arquivos, você precisará verificar as Instruções Avançadas abaixo, pois precisará editar os arquivos para que funcione com o tema.

      Instruções para modificações personalizadas e avançadas podem ser encontradas no link:
      https://sites.google.com/site/michaeltmurrayuk/fm2021/skin/fm21-scoreboard-mods
       
      Termos de Redistribuição:
      Você é livre para postar este conteúdo em seu site, desde que:
      1. Não é vendido ou está atrás de um acesso pago.
      2. Você não o anuncia como exclusivo do seu site.
      3. Meu nome de usuário e endereço de blog estão incluídos: http://michaeltmurrayuk.blogspot.co.uk/
      4. Se for um link para o meu trabalho, forneça um link para a página de download em vez do link de download, pois o link de download pode mudar.
      Se você tiver alguma dúvida, o melhor lugar para perguntar é no Skinning Hideout nos Fóruns Oficiais da SIGames, onde posso ser encontrado na maioria dos dias.
       
    • Respeita Meu Manto
      Por Respeita Meu Manto
      Se tiver algum tópico no fórum onde estejam discutindo o assunto, por favor unam esse tópico ao já existente, mas acho essa discussão interessante e quis trazer pra cá, hoje vi uma postagem que um amigo compartilhou da Folha de SP sobre o padrão do descobrimento que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e ontem foi pichado em inglês com a seguinte frase "velejando cegamente por dinheiro, a humanidade está se afogando em um mar escarlate", recentemente tivemos aqui no Brasil a estátua do Borba Gato sendo incendiada, tanto um caso como o outro, a justificativa é a mesma "reescrever a história", a pergunta que deixo é, qual a sua opinião? Esse pessoal tem razão ou não passam de vândalos? 
    • _Biofa
      Por _Biofa
      Fala rapaziada, tem alguém aqui(provavelmente tem) que trabalhe com programação aqui?
       
      Estou começando a estudar a vera, nãoe stou trabalhando somente para estudar e me reinserir no mercado de trabalho. Estou aprendendo React, já tenho um conhecimento basico de JS e vou começar um bootcamp em Agosto agora sobre React/Backend com Node, etc. 
       
      Queria trocar ideia sobre assuntos do mercado e de aprendizado. tem alguem ai?
×
×
  • Criar Novo...