Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Arsenal é quem mais fatura com seu estádio no mundo, segundo estudo


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral
Citar

Com ingresso a R$ 570 e chá a R$ 13, Arsenal é quem mais fatura com estádio no mundo

Publicado em 21/01/2016, 11:00 / Atualizado em 21/01/2016, 11:10
Francisco De Laurentiis, do ESPN.com.br

PAUL GILHAM/GETTY IMAGES
Arsenal Emirates Stadium Sunderland FA Cup Copa da Inglaterra 09/01/2016
Arsenal ganhou R$ 600 milhões com o Emirates Stadium na última temporada

Nesta quinta-feira, a consultoria Deloitte divulgou seu estudo anual sobre os clubes mais valiosos do mundo, com o Real Madrid na liderança. No entanto, um time chama a atenção por sua capacidade de ganhar dinheiro com seu estádio: o Arsenal.

Os Gunners aparecem apenas na 7ª colocação no ranking dos mais valiosos da Deloitte, mas, se for levado em conta apenas o match revenue (ou seja, tudo o que o time arrecada em seu estádio nos dias de jogos), a equipe londrina é a melhor do mundo, batendo até mesmo o Real.

Na última temporada, de acordo com o estudo, o Arsenal faturou incríveis 101,84 milhões de libras (cerca de R$ 600 milhões) com o Emirates Stadium, seja em venda de ingressos ou produtos disponibilizados em sua moderna arena, inaugurada em 2006 e com capacidade para 60.272 torcedores.

O valor que os ingleses conseguiram é maior do que os times que estão no pódio do ranking da consultoria. O Real Madrid, por exemplo, arrecadou 100,12 milhões de libras (R$ 588 milhões), enquanto o Barcelona faturou 90,17 milhões de libras (R$ 530 milhões). Já o Manchester United ficou ainda mais atrás: 87,96 milhões de libras (R$ 517 milhões).

Vele lembrar, inclusive, que Real, Barça e United têm estádios com capacidade maior que o Emirates.

Se comparado com seus outros rivais ingleses, o Arsenal "goleou" ainda por mais: Chelsea (71,84 milhões de libras, ou R$ 422,5 milhões), Liverpool (57,85 milhões de libras, ou R$ 340 milhões), Manchester City (43,98 milhões de libras, ou R$ 258,5 milhões) e Tottenham (41,83 milhões de libras, ou R$ 246 milhões).

Para se tornar o clube que mais fatura no mundo, o Arsenal apostou em uma receita arriscada, mas que deu certo: ingresso e produtos caros, mas que vendem "como água".

O Emirates Stadium é disparado o estádio com ingresso mais caro da Inglaterra: 97 libras, ou R$ 570. O valor bate o West Ham (95 libras, ou R$ 558) e Chelsea (87 libras, ou R$ 511). Só não é o maior da Europa porque o Paris Saint-Germain cobra ainda mais caro.

Já o ingresso mais barato custa 27 libras (R$ 159), acima da média da liga, que é 20 libras (R$ 117,5).

A arena dos Gunners também tem o season ticket (válido para toda a temporada) mais custoso da Premier League: 2.013 libras (R$ 11,8 mil). O valor é bem superior ao do 2º colocado, o Tottenham (1.895 libras, ou R$ 11,1 mil), e ao do 3º, o Chelsea (1.250 libras, ou (R$ 7,3 mil).

O número chega a ser absurdo se comparado ao season ticket mais barato de gigantes europeus como o Bayern de Munique (104 libras, ou R$ 612) e Barcelona (74 libras, ou R$ 435).

Além disso, o clube de Londres ganha muito com a venda de produtos dentro de seu estádio. A camisa oficial, por exemplo, sai a 55 libras (R$ 323,5) - 11% a mais que a média da Premier League -, e 40 libras (R$ 235) para as crianças.

O Arsenal ainda cobra 3,5 libras (R$ 20,6) pela revista do dia do jogo, 3,7 libras (R$ 21,8) pelo pedaço de torta e 2,3 libras (R$ 13,5) pelo chá. Todos os valores são acima da média da liga inglesa.

GETTY
'Ingresso a 64 libras, mas sem os torcedores o futebol não vale um centavo': torcida do Bayern protesta
Torcida do Bayern protestou contra preço do Emirates

Não à toa, os Gunners foram taxados como um time elitista e que afastou o torcedor comum do estádio. Em enquete realizada pelo jornal Metro, um dos mais populares da Inglaterra, 86% dos entrevistados consideraram como "absurdos" os preços cobrados pelo Arsenal no Emirates.

Os preços para visitantes também fizeram fãs de outros clubes reclamarem. Em outubro do ano passado, por exemplo, a torcida do Bayern levou faixas de protesto contra as 64 libras (R$ 376,5, na cotação atual) cobradas para que pudessem assistir ao jogo da Uefa Champions League: "64 libras por um ingresso? Sem torcedores, o futebol não vale um centavo". A atitude ganhou aplausos até mesmo dos apoiadores da equipe da casa.

Os altos valores, contudo, não afastaram o torcedor gunner da arena. Na última temporada, a média de público dos alvirrubros foi de 59.992 torcedores/jogo, quase lotado. Foi o segundo melhor número de todo o campeonato, atrás apenas do Manchester United, que tem um estádio maior: 75.335 torcedores/jogo.

@Roman, prepara teu bolso quando for pra Londres... HAHAHAHAHA. Tá bem salgado assistir as pelejas dos gunners.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É caro, mas não deixa de ser uma sacanagem converter pra real na situação atual.

1 hora atrás, Leho. disse:

@Roman, prepara teu bolso quando for pra Londres... HAHAHAHAHA. Tá bem salgado assistir as pelejas dos gunners.

Pode deixar, quando eu for a Londres significa que tô bem pra caralho. Hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me dá raiva essa mídia brasileira que converte tudo pra Real. Na cotação atual, qualquer peido seja em dolar, euro e ainda mais em libra vai sair um absurdo de caro.

 

Outro ponto: se compararmos o quanto um trabalhador médio precisa trabalhar para comprar um ingresso na Inglaterra e no Brasil, nosso país tá bem atrás. A renda média inglesa fica na casa dos 20 UM/hora (UM = unidade monetária), então com 5 horas de trabalho vc iria num jogo do Arsenal (6 horas, se considerarmos impostos). No Brasil, a renda média (IBGE, 2014) foi de R$ 1052, o que nos dá cerca de 6 UM/hora. O Palmeiras, com ingresso mais caro, cobra em média uns R$ 80, o que faria um torcedor precisar de pouco mais de 13 horas pra pagar. Não que isso torne o preço inglês justo. Apenas mostra que o nosso é MUITO mais injusto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Sim @Giovannivm, mas aí a gente entraria no mérito dos países, poderio econômico, história e etc, etc. Acho que a discussão não é por aí... até porque na própria matéria existe a comparação em libras com os outros clubes ingleses, e também europeus, ou seja, não colocaram apenas os valores na moeda brasileira.

O Arsenal é o 2o ingresso mais caro da Europa, perdendo apenas para o PSG. E o season ticket também fica à frente de Barcelona e Bayern de Munique, por exemplo. Logo, tá caro sim ver as assistências do Özil e os gols do Giroud.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leho. disse:

Sim @Giovannivm, mas aí a gente entraria no mérito dos países, poderio econômico, história e etc, etc. Acho que a discussão não é por aí... até porque na própria matéria existe a comparação em libras com os outros clubes ingleses, e também europeus, ou seja, não colocaram apenas os valores na moeda brasileira.

O Arsenal é o 2o ingresso mais caro da Europa, perdendo apenas para o PSG. E o season ticket também fica à frente de Barcelona e Bayern de Munique, por exemplo. Logo, tá caro sim ver as assistências do Özil e os gols do Giroud.

Ah, sim. Entrei numa questão que não era bem o enfoque da matéria.

Quanto à matéria, não é de hoje que tem havido muitas críticas aos preços de ingressos, não só com o Arsenal, mas em toda a Premier League. Um dos principais argumentos está neste novo acordo de TV. Com tanto dinheiro, os times poderiam abrir mão de parte do dinheiro que eles extraem dos fãs que apoiam nas arquibancadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Giovannivm disse:

Quanto à matéria, não é de hoje que tem havido muitas críticas aos preços de ingressos, não só com o Arsenal, mas em toda a Premier League. Um dos principais argumentos está neste novo acordo de TV. Com tanto dinheiro, os times poderiam abrir mão de parte do dinheiro que eles extraem dos fãs que apoiam nas arquibancadas.

Numa liga com City e Chelsea e sabe-se lá o próximo rico? Com o modelo, apesar de caro, dando certo? Não. Melhor continuar assim. Depois os próprios torcedores reclamam que as contratações são fracas e o time não briga por nada. Blá blá blá eterno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
4 horas atrás, Roman disse:

Numa liga com City e Chelsea e sabe-se lá o próximo rico? Com o modelo, apesar de caro, dando certo? Não. Melhor continuar assim. Depois os próprios torcedores reclamam que as contratações são fracas e o time não briga por nada. Blá blá blá eterno.

Eu até compreendo o sucesso desse atual modelo cara, mas não gosto nem um pouco da ideia de ELITIZAÇÃO de um esporte que nasceu entranhado na classe operária. Acho que os organizadores da Premier, juntamente com os CEOs dos clubes ingleses DEVERIAM por obrigação pensar num meio termo entre "elitizar" e "abrir pro povão".

Dá pra fatiar os estádios poxa, dá pra arrumar um espaço pros ingressos mais baratos e caprichar em camarotes ou em espaços mais "nobres", cobrando mais caro por isso. Não precisamos ir aos extremos, mas parece que é bem difícil utilizar o bom senso nesses casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Leho. disse:

Eu até compreendo o sucesso desse atual modelo cara, mas não gosto nem um pouco da ideia de ELITIZAÇÃO de um esporte que nasceu entranhado na classe operária. Acho que os organizadores da Premier, juntamente com os CEOs dos clubes ingleses DEVERIAM por obrigação pensar num meio termo entre "elitizar" e "abrir pro povão".

Dá pra fatiar os estádios poxa, dá pra arrumar um espaço pros ingressos mais baratos e caprichar em camarotes ou em espaços mais "nobres", cobrando mais caro por isso. Não precisamos ir aos extremos, mas parece que é bem difícil utilizar o bom senso nesses casos.

Também acho. Só não acho legal o Arsenal fazer isso sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
2 minutos atrás, Roman disse:

Também acho. Só não acho legal o Arsenal fazer isso sozinho.

Ah sim... isso teria que ser planejado e executado em bloco, assim como eles fazem com as negociações dos contratos de TV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leho. disse:

Eu até compreendo o sucesso desse atual modelo cara, mas não gosto nem um pouco da ideia de ELITIZAÇÃO de um esporte que nasceu entranhado na classe operária. Acho que os organizadores da Premier, juntamente com os CEOs dos clubes ingleses DEVERIAM por obrigação pensar num meio termo entre "elitizar" e "abrir pro povão".

Dá pra fatiar os estádios poxa, dá pra arrumar um espaço pros ingressos mais baratos e caprichar em camarotes ou em espaços mais "nobres", cobrando mais caro por isso. Não precisamos ir aos extremos, mas parece que é bem difícil utilizar o bom senso nesses casos.

Está exigindo bom senso dos times da Premier? Tem certeza que veio no lugar certo? 

Acho meio complicado comparar com as negociações em conjunto nas transmissōes da TV. Querer tabelar preços de ingressos e similares é bem diferente pois mexe diretamente na gestão de cada clube. O modelo dá certo porque tem que compre, então tenta convencer agora os times que é hora mudar isso nivelando para baixo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que nenhum dos times vai querer acabar com isso, já que tem quem pague e estão faturando alto. O controle tem que vir de cima, talvez a ideia de setores pros mais pobres (acho que vários times da Alemanha tem isso). Mas é claro que a Premier League também não vai querer fazer isso; quanto mais dinheiro para seus times, melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
16 horas atrás, Temujin disse:

Está exigindo bom senso dos times da Premier? Tem certeza que veio no lugar certo? 

Acho meio complicado comparar com as negociações em conjunto nas transmissōes da TV. Querer tabelar preços de ingressos e similares é bem diferente pois mexe diretamente na gestão de cada clube. O modelo dá certo porque tem que compre, então tenta convencer agora os times que é hora mudar isso nivelando para baixo. 

Haha é, eu sei que é complicado exigir bom senso desse pessoal, e pior ainda: pedir pra mudarem algo que vem se mostrando tão lucrativo quanto essa "elitização" do futebol inglês.

Acho que não ficou claro, mas o tom da minha sugestão uns posts acima foi algo mais emocional, passional, querendo ver o futebol pra todo mundo. Não opinei de forma racional, pensando na gestão. É foda você olhar pra torcida e ver somente um tipo de pessoa, aquelas palminhas pra qualquer lance besta e blá blá blá. Me enche os olhos ver a "muralha amarela" fervendo em jogos do Dortmund, com sinalizadores, aquele monte de gente pulando e tudo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas quem vai querer tirar dinheiro do bolso com um ingresso caro desse e o estádio cheio? Queria ver que conselho iria aprovar.

Mesma reclamação que eu faço do Palmeiras, mas enquanto os estádios estiverem enchendo é quase utopia querer dirigente preocupado com pobre no estádio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Sim @Camilo, por isso disse ali acima que é mais um desejo meu de torcedor, de ver o esporte sendo pra todos. Óbvio que enquanto o dinheiro estiver entrando e o negócio estiver bem sucedido, ninguém vai pensar em reduzir o valor dos ingressos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui ver um Arsenal x Boca Juniors no Emirates em 2011 e gastei "míseras" 25 libras pra ver o jogo. Isso que naquela época a Libra custava só 4 pila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Primeira Divisão do Campeonato Inglês de Futebol da temporada 2022–2023 será a 121ª edição da principal divisão do futebol inglês (31ª como Premier League).
      A partir da temporada 2022-23, os clubes poderão fazer cinco substituições em vez de três em três ocasiões durante o tempo de jogo e no intervalo, em linha com o restante das seis principais ligas europeias (Bundesliga, Ligue 1, Eredivisie, La Liga e Serie A). Também haverá uma pausa no meio da temporada para a Copa do Mundo FIFA de 2022 no Catar, com a última partida disputada no fim de semana de 12 a 13 de novembro de 2022 e a primeira partida após a Copa do Mundo disputada em 26 de dezembro de 2022, após o Mundial Final da Copa em 18 de dezembro.
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão:
       
      Últimos campeões:
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      A Primeira Divisão do Campeonato Inglês de Futebol da temporada 2023–2024 será a 122ª edição da principal divisão do futebol inglês (32ª como Premier League). Abrirá o campeonato a partida disputada por Burnley e Manchester City, em Burnley, na sexta-feira (11 de agosto de 2023), equipes atuais campeãs da Championship e da Premier League, respectivamente. 
       
      Regulamento:
       
      Atual campeão:
       
      Últimos campeões:
       
      Promovidos e rebaixados:
       
      Equipes:
       
    • Leho.
      Por Leho.
      COMMUNITY SHIELD 2023 🏆

       
      Hoje, às 12h de Brasília
      Transmissão: ESPN e Star+
      ---
      Jogo pra abrir a temporada 23/24 na Inglaterra. Amasso do City, sim ou claro?
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico para a discussão das transferências na janela europeia de meio de ano.
      Algumas das principais transferências até agora foram:
       
      Jude Bellingham - Real Madrid Ilkay Gundogan - Barcelona Kai Havertz - Arsenal Mateo Kovačić - Manchester City Mason Mount - Manchester United James Maddison - Tottenham Marco Asensio - PSG Brahim Diaz - Real Madrid Alexis Mac Allister - Liverpool Moise Kean - Juventus Dominik Szoboszlai - Liverpool Sandro Tonali - Newcastle Iñigo Martinez - Barcelona Joselu - Real Madrid Timothy Weah - Juventus Houssem Aouar - Roma Raphaël Guerreiro - Bayern Konrad Laimer - Bayern Marcus Thuram - Internazionale Christopher Nkunku - Chelsea Kim Min-jae - Bayern Milan Skriniar - PSG Ángel Di María- Benfica Dejan Kulusevski- Tottenham Lucas Hernández - PSG Granit Xhaka - Bayer Leverkusen Manuel Ugarte - PSG Caglar Söyünkü - Atlético de Madrid Arda Güler - Real Madrid César Azpilicueta - Atlético de Madrid Vitor Roque - Barcelona
    • Leho.
      Por Leho.
      Pra quem não foi pra esbórnia e/ou tá "vivo" agora de manhã hahahaha, tem esse jogaço agora. Bora!
      ⏰ 9h30
      🏟️ Emirates Stadium
      📺 ESPN Br
      🗣️ Stuart Attwell 
      📃 Escalações:

×
×
  • Criar Novo...