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bruno introvertido

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Football Manager: Atributos de um goleiros

O que há de diferente nos melhores goleiros do Football Manager? Como posso encontrar bons goleiros que se encaixem na minha tática? Essas perguntas são algumas das questões importantes a discutir quando contatar um novo goleiro. Scout de um novo goleiro não é apenas olhar sua capacidade atual e potencial. Como todos os jogadores no Football Manager, os goleiros têm diferentes atributos e habilidades; forças e fraquezas.

O goleiro é uma posição diferente das outras, que requer diferentes conjuntos de atributos de um jogador de campo normal. Os atributos de um goleiro no Football Manager, ajudará com noções básicas sobre as funções de um goleiro, e coincidir com o comportamento que é exigido pela função.

Abaixo aprestaremos as definições para os principais atributos de um goleiro no Football Manager que irá ajudá-los na sua juventude/desenvolvimento do jogador e quando for comprar o seu próprio goleiro de classe mundial, para adequá-lo ao seu estilo de jogo e tática no Football Manager.

 

Football Manager, Atributos chaves para um goleiro – Requisitos de um goleiro para as variadas situações de um jogo

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O goleiro tem um dos principais papéis no futebol, ele deve impedir que a outra equipe marque um gol. Durante cada partida de futebol, há muitas situações diferentes, com que o goleiro precisa lidar. Hoje em dia no futebol moderno um bom goleiro precisa de uma enorme variedade de habilidades e atributos. No Football Manager, eles recriaram esta complexidade através de duas funções no gol, Goleiro (Só defender, abreviado nessa tradução como GD), e Goleiro Líbero (Que apoia o time, e sai quando a defesa não chegar em um possível contra-ataque, abreviado nessa tradução como GL).

No Football Manager, existem três tipos de atributos para goleiro:

Técnica de goleiros (Específicas para goleiros).

Habilidades mentais.

Habilidades físicas.

Mesmo que as duas funções de goleiro sejam diferentes, que atuará diferentemente de acordo com o jogo e as diferentes situações, elas exigirão algumas das mesmas habilidades e atributos. Abaixo nós mostraremos as habilidades necessárias para um bom goleiro de acordo as situações de jogo, marcando os atributos chaves de acordo com a função ser Goleiro ou Goleiro Líbero.

 

Atributos básicos de um goleiro – Defendendo um chute e jogo de mãos


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Imagine a seguinte situação, a equipe adversária está colocando pressão sobre sua equipe. A equipe adversária não te dá descanso, atacando toda hora e você não consegue ganhar o rebote. O goleiro pode ser o único homem para salvar sua pele, e escolher o momento para dar um chute para frente (Leia: Goleiro).

Há quatro atributos importantes, que o goleiro precisar para impedir que o adversário faça um gol em você:

 

Jogo de Mãos – Salvar a bola com segurança (GD e GL)

Durante uma partida, sempre haverá situações em que o goleiro precisa pegar uma bola perdida ou fazer uma defesa segura, pegando a bola na mão, sem perder a posse da mesma. O atributo técnico de “Jogo de Mãos”, determina como ele pode fazer uma defesa segura sem riscos de um possível rebote. Atributo mais alto é igual a menos chances de um erro acontecer, como um rebote. Condições meteorológicas afetam esse atributo, como chuva por exemplo.

 

Reflexos – Baseado em grandes reações perante situações de ação rápida (GD e GL)

Precisa de um bom goleiro, o instinto e a capacidade de reação rápida de fazer uma defesa. Como muitas vezes você não viu um goleiro fazer uma defesa incrível, e você se perguntou como é que ele conseguiu fazer isso?! Um excelente goleiro precisa de bons reflexos. Como na pequena área, com vários jogadores na frente do goleiro e não há visão clara para a bola. Goleiros com Scout alto tem maior tendência a responder ao imprevisível e fazer o extraordinário. Grandes reflexos também é necessário na defesa de pênaltis.

 

Posicionamento – Lugar certo na hora certa (GD e GL)

Para impedir que a outra equipe marque um gol, o goleiro deve colocar-se em uma posição onde ele pode ser capaz de salvar um chute. Um bom goleiro precisa decidir quando e onde ele deve se posicionar e ler a jogada adversária, para ser posicionar no lugar certo na hora certa, isso depende dos atributos; decisão e antecipação.

 

Agilidade – movimentação na área (GD e GL)

Um goleiro precisa ter a velocidade para sair correndo e mudar de posição dentro da área. Agilidade prever o quão bem o goleiro é para iniciar, parar e se mover em direções diferentes, em vários níveis de velocidade. Agilidade é ligado a aceleração, ritmo e equilíbrio.

 

Atributos chaves para um goleiro – Conjunto de jogadas de bola parada


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Não importa o que você vai encontrar, haverá opções para o time adversário marcar um gol, de bola parada como: escanteios, pênaltis e cobrança de falta. O goleiro precisa de atributos técnicos e mentais para lidar com tais situações.

Um cruzamento para o meio da área, de frente ao gol, por exemplo, ou em escanteios. Cobrança de falta pode ser uma situação delicada para o seu goleiro e a defesa como um todo. Desde que o goleiro é o último jogador da linha defensiva, ele tem visão única da situação. Sua visão dos jogadores adversário pode ser valioso em escanteios por exemplo. Ele deve organizar seus companheiros em cobrança de falta e escanteios, instruído seus companheiros para as investidas adversárias. Para lidar com essa situação precisa de um bom goleiro.

 

Comunicação – Organizar a defesa (GD e GL)

Este atributo também é vital sempre que a equipe adversária está com a posse da bola, sendo um atributo básico para goleiros. Precisa de um bom goleiro para instruir seus companheiros de equipe para uma boa interação de um com o outro. Um goleiro com uma boa comunicação, preverá se a linha defensiva irá funciona bem como um todo. É vital ter um bom comunicador, como isso pode garantir melhor estabilidade defensiva no longo prazo.

 

Comando de Área – Agarrando a bola (GD e GL)

Um bom goleiro precisa muitas vezes cuidar da marca do pênalti e reivindicar bolas altas, ou olhar para encarregar-se de situações semelhantes e defender o gol. Classificações mais elevadas é igual a maior parcialidade para reivindicar a bola. Para ter sucesso, ele precisa trabalhar com sua linha defensiva, então ele pegará o espaço e oportunidade para alcançar a bola. Também é vital que ele tenha o alcance e a capacidade aérea para reivindicar a bola

 

Jogo Aéreo – GD alcance dentro da área (GD e GL)

Sempre haverá situações em uma partida onde o goleiro enfrentará bolas altas. O goleiro pode, muitas vezes, pular e também pegar a bola com as mãos, ou bater a bola para longe, antes que o atacante adversário chegue na bola. Capacidade aérea prevê até onde o goleiro pode alcançar a bola com as mãos, quando no ar e também segurar a bola ou socar a bola, para tira o perigo. Um atributo acima 15 pode ser considerado de classe mundial, como ele tenderá a ter sucesso nessas situações.

Você poderia dizer que um goleiro mais alto pode ter uma vantagem em situações áreas, como ele tem o melhor alcance, mas isso também vai depender de seus atributos de “Jogo de Mãos” e “Comando de Área”, bem como a capacidade aérea.

 

Tendência a dar um Soco – Afastamento da bola (GD e GL)

Às vezes até mesmo os melhores goleiros podem precisar socar a bola para longe, para evitar situações perigosas, como pode ser difícil ou perigoso tentar segurar a bola.

Este atributo de goleiro prevê se o goleiro socará a bola ou não, mesmo quando e favorável para segurar nas mãos, um atributo superior basicamente significa que ele terá uma tendência a afastar a bola em chances claras. Este atributo está ligado a todas as situações aéreas, mas fica oculto em situações de escanteios e cobrança de falta (Por causa de cruzamentos aberto) por sua possível semelhança em alguns lances.

Também é vital que o goleiro tenhas as decisões de saber onde é mais favorável para afastar a bola e em que áreas ele deverá agir.

 

Atributos de goleiro – Distribuição de bola

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Ao criar sua tática no Football Manager, você pode ter um estilo de jogo em mente, o que você quer que seus jogadores façam pode ser limitado pela mesma. Não importa o estilo de jogo que você preferiu, os métodos de distribuição de goleiros, dependendo do estilo que você escolher vai depender da camisa Nº1 para o sucesso ou fracasso.

Se você prefere uma tática de posse de bola, seria ridículo deixar o goleiro fazer ligação direta. Não importa o método de distribuição que você prefere, de acordo com seu estilo de jogo, o goleiro precisa de atributos para executar a função com certa qualidade.

Existem três atributos importantes para um goleiro fazer uma boa distribuição de bola:

 

Primeiro toque – Assuma o controle da bola (GD e GL)

Um goleiro (principalmente ser for um Goleiro Líbero) no futebol moderno de hoje, tem que ser dar bem com a bola nos pés. E deve receber os passes feitos dos seus companheiros e saber lidar com eles de forma eficaz. Este atributo é um dos principais para um Goleiro Líbero. Como os jogadores de campo este atributo determinar quão bom ele pode assumir o controle da bola quando receber a posse da mesma, e quão bem ele pode colocá-lo em uma posição útil.

Jogadores com Scout baixo terá dificuldade para controlar a bola com habilidade e pode perder a bola mais rápido, principalmente sobre pressão adversária. O atributo “Decisão” influencia sobre como o goleiro reagirá.

 

Chutes – Passar ou chutar/lançar a bola (GD e GL)

Ao selecionar o estilo de passes e método de distribuição nas instruções de jogador para o seu goleiro, é importante olhar para as habilidades de chute do mesmo. Um atributo bom nesta área vai determinar sua capacidade física de chutar a bola. Quanto tempo ele pode chutar a bola, mas não com precisão. Precisão de goleiros é determinada por um atributo (Passe) que estava oculto e agora e visível na parte de técnica dos goleiros.

Chutar está ligado a criatividade e as decisões, como ele precisa saber quando é mais eficaz lançar uma bola longa e “ver” as oportunidades.

 

Lançamento/arremessos – Precisão dos lançamentos (GD e GL)

Às vezes é mais eficaz atirar a bola rapidamente para um companheiro, que tem espaços para explorar ou pode fazer algo extraordinário. Este atributo determina o quão preciso será um lançamento feito pelo goleiro. Mas lembre-se que ele também precisa de força para distribuir a bola com os braços, para certas distâncias. Isto significa que um jogador de Scout alto, ele fará muitos lançamentos precisos, mas se ele não tem força, ele não será capaz de jogá-lo para qualquer jogador mais longe dele.

Arremessos está vinculado às decisões que ele precisa saber quando e onde é mais eficaz atirar a bola.

 

Goleiros – Fazendo defesas em situações de contra-ataque

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Quando nos referimos a situações de contra-ataque, podemos definir que essa situação acontecerá em quase todos os jogos e a equipe adversária terá a oportunidade de marcar um gol, como eles conseguem sair da linha de impedimento e vem para cima do goleiro com um atacante ou mais.

Algumas equipes têm melhores recursos para conseguir isso e acabam marcando o gol, usando um atacante mais rápido. Enquanto alguns estilos de tática e jogo de sua preferência pode deixa o gol vulnerável para sofrer um possível contra-ataque.

Ser você jogar com uma tática de posse de bola com a mentalidade de ataque, por exemplo, você pode usar uma linha defensiva alta que deixa espaço para o adversário explorar o contra-ataque. O goleiro pode ser o único a te salvar, como defensores costumam serem lentos comparados aos atacantes ou pontas.

 

Os principais atributos necessários de um bom goleiro nestas situações são:

 

Saídas – Pegando a bola (GD e GL)

Se a equipe adversária tenta explorar o espaço atrás da linha defensiva, pode ser vital para seu goleiro moderno (Leia-se Goleiro Líbero), chutar a bola para fora da área e reagir a bolas longas, pegando-as. O atributo “Saídas” determina quão bem o goleiro reagirá a essas situações, ter as habilidades necessárias para sair da área para pegar a bola antes do atacante adversário chegar na bola.

Saídas está ligado a decisões, equilíbrio, aceleração e ritmo.

 

Um para um – Lidando com o atacante adversário (GD e GL)

Ser a equipe adversária conseguir passa pela sua linha de impedimento, sem ser pega, o goleiro é a única pessoa para impedir o gol adversário. O atacante adversário tem excelente drible e técnica, o que faz dele uma possível ameaça de gol. Um bom goleiro precisa de atributos altos em “Bravura” e “Decisão” para lidar com estas situações.

O atributo do goleiro “Um para um” prediz quão bem o goleiro é para lidar com estas situações, que é parcialmente ligado a velocidade. Uma parte deste atributo é a capacidade do goleiro de evitar uma oportunidade de gol para o adversário, mas também sua capacidade de ler a jogada e prever o que o adversário fará (Leia: Antecipação).

Atributos altos nesse quesito aumentará a tendência do goleiro ganhar a bola com confiança e saber lidar com essas situações em seu beneficio. O goleiro pode precisar de bons reflexos e equilíbrio.

Mesmo com o atacante adversário sendo muito bom, o goleiro terá a tendência de sair bem nessa situação.

Com linha a defensiva mais recuada esse atributo não e tão importante, mas o contrário ele poderá ser o diferencial entre a vitória e a derrota.

 

Excentricidade – Ser imprevisível (GD e GL)

Este atributo de goleiro é o primeiro de todos, principalmente ligado a função de Goleiro Líbero, como eles tendem a jogar em uma área mais ampla do campo (Fora da pequena área).

Este atributo de goleiro pode ser odiado por alguns treinadores, com um goleiro com atributos altos nesta área, ele pode fazer erros “ridículos”. Na verdade este atributo determina uma tendência de goleiros para fazer algo imprevisível e pode ser o atributo que define o estilo do goleiro.

Um bom Goleiro Líbero pode muitas vezes fazer o imprevisível para limpar a bola com eficiência, ou por drible em cima de um jogador adversário que tenta roubar a bola ou correr fora da área para cabecear uma bola lançada. Excentricidade determinará a sua capacidade de agir completamente diferente de todos os outros goleiros. Está vinculado à criatividade, decisões e antecipação.

Alguns podem achar um goleiro com atributos altos nesta área um jogador arriscado, mas pode ser favorável em algumas situações, um goleiro com estatísticas médias para este atributo é bem-vindo.

 

Goleiros – Atributos técnicos

O atributo de técnica para goleiro determina o quão habilidoso é o goleiro. Está relacionada com seus chutes, primeiro toque, arremesso, socar a bola, tiro livre, jogo de mãos, reflexos, criatividade e excentricidade.

Um goleiro com excelente movimentação, reflexos, capacidade aérea e um para um, pode ser um goleiro muito confiável que raramente concede gols, mas o nível de técnica determina ser ele sairá em situações difíceis: chutes difíceis que podem exigir um milagre, como lidar com uma bola em profundidade, como provavelmente ele pode manipular a bola para fazer uma defesa que ele tem que encaixar ela em seus braços.

 

Principais atributos mentais para um goleiro:

Um curto levantamento dos atributos mentais mais importantes para um goleiro.

(Essas descrições são de um artigo complementar, não estão no artigo original só nessa tradução)

 

-Decisões

Decisões refere-se a capacidade de jogadores para tomar decisões corretas na maioria das vezes. Semelhante a antecipação é um atributo importante para todos os jogadores, mas o mais importante para a sua linha defensiva e meio-campo, que vão ter muita posse de bola e ter um número de opções para tomar sua decisão.

Um jogador com bom atributo de decisões também exige concentração e boa expectativa. Este atributo também é importante por conta própria, como é ligada à tomada de decisões em relação à movimentação (Corre para fora da área) e quando fecha ou não o atacante adversário.

 

-Antecipação

É o atributo mais importante para um jogador de futebol, acompanhado de decisões. Antecipação refere-se a uma capacidade dos jogadores para ter uma visão do desenrolar dos acontecimentos e prever o que acontecerá e reagir em cima do lance. Um jogador com excelente antecipação vai ler o jogo melhor e reagir mais rápido ao desenrolar dos acontecimentos. Este atributo tático também é vinculada ao posicionamento sem a bola.

 

 

-Concentração

É vital para seres humanos e mais ainda para jogadores de futebol. Para colocar um bom desempenho durante toda a partida isso exigirá do jogador alta concentração. Este atributo refere-se a uma concentração do jogador em uma base de tempo por jogo, onde os jogadores com alta concentração serão capazes de concentrar-se melhor por mais tempo e responder as jogadas durante o começo, meio e fim do jogo. Jogadores com baixa concentração é mais propensos a cometer erros em momentos cruciais no jogo (a famosa pipocada).

 

-Frieza

Não é apenas a capacidade do jogador de manter a cabeça fria em situações estressantes, mas também sua estabilidade mental e, particularmente, quando está com a posse da bola. Um jogador com alta frieza normalmente manterá a calma ao aparecer uma oportunidade clara de gol, sob muita pressão ele tomará uma decisão inteligente em benefício da equipe.

Este atributo será importante para a seus atacantes, mas também para os defensores que precisa manter a calma quando o time adversário está botando uma forte pressão sobre você, e tomar uma decisão inteligente para tirar a bola do adversário ou chegar a botina ala Pepe.

 

-Bravura

É principalmente sobre o quão comprometido é o jogador. Jogadores mais corajosos correrão o risco de lesões em situações onde um jogador com menos coragem iria. Carles Puyol é um exemplo de um jogador com muita bravura, um jogador que vai entregar tudo em cada situação e estabelecer a postura para a equipe.

Um jogador corajoso também vai precisar de agressividade e determinação para entrar com tudo nas jogadas, nas situações certas, evidentemente.

 

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Créditos: Tópico Oficial Passion4FM Tópico Auxiliar Passion4FM

Tradução: Bing (Algumas partes)

Revisões Feitas Por; @bruno introvertido e @Yan Perisse

Imagens: Banner feito por @Yan Perisse | Imagens In Game: Capturadas e editadas por @bruno introvertido

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Versão em PDF

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2 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Ficou muito bom, @bruno introvertido. Com certeza irá ajudar vários membros, ótima iniciativa.

Eu pense nisso, quando resolvi traduzir (leia Bing) este artigo para ajudar principalmente os que nunca jogaram FM.

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  • 4 semanas depois...
5 minutos atrás, Danut disse:

Poxa, não tinha visto esse tópico ainda. Excelente explicação dos atributos, que bom que trouxeram o material para cá :)

Obrigado

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  • _Matheus_ featured this tópico
  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...

Desculpem subir esse tópico antigo, porém to com uma dúvida em relação aos jovens goleiros no FM 2016: é possível fazer com que atributos como Comunicação e Comando de Área sejam evoluídos quando se treina algum atributo psicológico? Porque nos treinos específicos do goleiro não tem essa opção de treinar Comunicação, nem Comando de área.

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      Por Danut
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      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
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      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
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    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Eu estou procurando conteúdos sobre traits e achei legal esse aqui de um fórum. Se alguém quiser traduzir e trazer para cá ou fazer algo inspirado, eu tenho certeza que seria de agrado para muita gente.
      Dá até pra gente discutir alguns, por exemplo: Avançado Interior eu gostaria de Remate Colocado, pois ele está vindo da Esquerda para Direita. Mas ao mesmo tempo, se ele for jogar na direita já não faz sentido. Enfim. Dá pra discutir também no tópico criado.
      Fica a sugestão aí:
      [Community Challenge] Traits/PPMs For Different Roles! | FM Base (fm-base.co.uk)
    • adriano roberto
      Por adriano roberto
      Instalação:
      Vá até C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2024\data\database\db\2400\dbc\permanent
      Delete os arquivos de licença: BrazilKits e todos com o nome licensing. Faça isso em todas as pastas
      Após o download, instale o arquivo em: Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2024\editor data
       
      Só funciona com novos saves.
      Essa é uma versão beta, tendo em vista que o editor apresenta um bug quanto a edição dos kits, ja reportado no fórum da SI. O arquivo será atualizado constantemente durante todo o ano.
      Atenção: Isso não adiciona kits ao seu jogo. Apenas corrige as cores dos clubes e o estilo dos kits
       

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