Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Chape: Uma razão, nossa paixão


Luiz A. Borel

Posts Recomendados

ZXOpRgu.png

kGCtn5M.png

Saves no Brasil nunca me atraíram demasiadamente, até aparecer a Chapecoense no cenário nacional e conquistar a simpatia de vários torcedores dos mais distintos clubes e locais, recebendo apelidos como chapelouca, chapeterror, entre outros, em especial após a vitória por 5 a 0 contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro de 2014, em uma partida com direito a atacante atuando de goleiro no final. Em sua primeira temporada na elite, a equipe conseguiu chegar à Copa Sul-Americana e enfrentar o tradicionalíssimo River Plate, atual campeão continental, e não apenas enfrentar, como fazer frente a equipe argentina, que precisou suar muito para avançar na competição. Já estava inclinado a criar uma história com a Chapecoense desde os meados do ano, mas optei por aguardar o lançamento do FM 2016 e contar um pouco mais de uma das minhas rarar aventuras em terras brasileiras.

Procuro contar um save mais detalhado que os que eu costumo contar, com análises sobre atletas observados e contratados, equipe técnica, esquemas táticos, formação de jogadores, entre outros. A cada temporada concluída será postado um resumo destacando os principais pontos nos posts #2 e #3 do tópico.

Será o meu primeiro save no FM 2016, portanto ele servirá também para me adaptar ao novo jogo. 

eEdoWlC.png

Habilitei apenas as três divisões presentes da base da dados original do Brasil, somadas a adição de jogadores de clubes da divisão principal da América do Sul e do México, com uma base de dados grande (28.990 jogadores). Não sou adepto de ativar muitas ligas simultaneamente, pois prezo pela fluidez do save, principalmente nos momentos de processamento. 

O save terá início em 22/11/2015, data mais próxima da realidade no jogo. 

SOaF8YB.png

TEMPORADA 2016

1.1. CHAPECOENSE ANUNCIA NOVO TREINADOR
1.2. O COMEÇO DO TRABALHO
1.3. REFORMULANDO O PLANTEL – PARTE 1
1.4. REFORMULANDO O PLANTEL – PARTE 2
1.5. COMEÇOU A TEMPORADA – CAMP. CATARINENSE – 1ª FASE
1.6. NÓS SOMOS OS CAMPEÕES!
1.7. DENTRO DO PREVISTO
1.8. CAMPEONATO MALUCO
1.9. VOLTA AO NORMAL
1.10. MELHOR DO QUE O ESPERADO

2. TEMPORADA 2017

2.1. A PROCURA DE REFORÇOS
2.2. PRIMEIRAS AQUISIÇÕES
2.3. TUDO PRONTO... PARA O BI?
2.4. 100%
2.5. TÍTULO RENOVADO
2.6. NA LUTA PELA LIBERTADORES
2.7. DESTINO: LIBERTADORES

3. TEMPORADA 2018

3.1. PLANEJAMENTO
3.2. CHEGOU A HORA
3.3 IMPARÁVEL
3.4. ENCAMINHADO
3.5. ENTRE OS MELHORES
3.6. GUERREIROS
3.7. CHAPECOENSE CONTRATA RICARDO CARVALHO
3.8. PODEMOS SONHAR?
3.9. R DE REVANCHE
3.10. A PASSOS LARGOS...
3.11. CAMPEONATO EM ABERTO
3.12. EMOÇÃO ATÉ O FIM
3.13. NO TOPO DO BRASIL
3.14. COMUNICADO

4. TEMPORADA 2019

4.1. PLANEJAMENTO
4.2. POUCOS MOVIMENTOS
4.3. GRUPOS DA LIBERTADORES 2019 SÃO SORTEADOS: BRASILEIROS NÃO TERÃO VIDA FÁCIL.
4.4. OS ADVERSÁRIOS DA CHAPECOENSE NA LIBERTADORES
4.5. ARGENTINO MARCA E CHAPECOENSE ESTREIA COM VITÓRIA
4.5. CHAPECOENSE ATROPELA O OLÍMPIA EM ASSUNÇÃO
4.6. CHAPECOENSE GOLEIA O TRUJILLANOS
4.7. CHAPECOENSE 100%
4.8. CHAPECOENSE ELIMINA O CRUZEIRO E VAI ÀS QUARTAS
4.8. COM GOSTO DE REVANCHE, CHAPECOENSE AMASSA O ATLÉTICO (PR)
4.9. CHAPECOENSE PERDE PARA O RIVER PLATE NA ARGENTINA
4.10. Que de la mano de Montenegro todos la vuelta vamos a dar. ♪
4.11. CHAPECOENSE CONTRATA CARLOS TEVEZ
4.12. CHAPECOENSE EMPATA COM O CHIVAS E SE APROXIMA DO TÍTULO
4.13. CHAPECOENSE SEGURA O CHIVAS, VENCE NOS PÊNALTIS E CONQUISTA A COPA LIBERTADORES
4.14. CHAPECORECORDE
4.15. O MUNDO É NOSSO

 

UHrh6W9.png

TEMPORADA 2016

h9FNPj9.png CAMPEONATO CATARINENSE: Campeão (vs. Avaí);
AAjzyLU.png COPA DO BRASIL: Eliminado nas 8ªs de Final (vs. Flamengo);
AAjzyLU.png CAMPEONATO BRASILEIRO: 6º Colocado

TEMPORADA 2017

h9FNPj9.png CAMPEONATO CATARINENSE: Campeão (vs. Figueirense);
AAjzyLU.png COPA DO BRASIL: Eliminado na 8ªs de Final (vs. Grêmio);
AAjzyLU.png CAMPEONATO BRASILEIRO: 4º Colocado

TEMPORADA 2018

h9FNPj9.png  CAMPEONATO CATARINENSE: Campeão (vs. Criciúma);
AAjzyLU.png  COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA: Eliminado nas 4ªs de Final (vs. River Plate);

h9FNPj9.png  CAMPEONATO BRASILEIRO: Campeão;
LQvfYHZ.png  COPA DO BRASIL: Vice-Campeão (vs. Atlético Paranaense).

 

TEMPORADA 2019

h9FNPj9.png  CAMPEONATO CATARINENSE: Campeão (vs. Avaí);
h9FNPj9.png COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA: Campeão (vs. Chivas);
h9FNPj9.png CAMPEONATO BRASILEIRO: Campeão;
h9FNPj9.png COPA DO BRASIL: Campeão (vs. Atlético Mineiro);
h9FNPj9.png MUNDIAL DE CLUBES: Campeão (vs. Real Madrid).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 412
  • Criado
  • Última resposta

Boa sorte Luiz. Save aparentemente bem interessante, com um time que realmente virou sensação no país. Eu, como colorado que sou, particularmente não tenho boas lembranças da Chape, mas torço pelo seu sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte Luiz. Estarei acompanhando esse seu save. A Chape realmente é um time que está conquistando os brasileiros, mostrando um trabalho sério de uma diretoria competente, que em nenhum momento fez loucuras extrapolando orçamentos. Espero que você mantenha essa consciência financeira, talvez buscando investir mais em apostas que possam dar retorno em campo, para não fugir muito da realidade da Chape. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte Luiz. Save aparentemente bem interessante, com um time que realmente virou sensação no país. Eu, como colorado que sou, particularmente não tenho boas lembranças da Chape, mas torço pelo seu sucesso.

Bem-vindo, LuizH. Agradeço pela torcida, mesmo após aquele fatídico 5-0 (rs). 

Boa sorte Luiz. Estarei acompanhando esse seu save. A Chape realmente é um time que está conquistando os brasileiros, mostrando um trabalho sério de uma diretoria competente, que em nenhum momento fez loucuras extrapolando orçamentos. Espero que você mantenha essa consciência financeira, talvez buscando investir mais em apostas que possam dar retorno em campo, para não fugir muito da realidade da Chape. Abraços!

Bem-vindo, Rafael Paiva. Sem dúvidas, esse é o meu objetivo, vou explicar melhor no próximo post. O clube tem pouco dinheiro, mas sabendo utilizá-lo podemos ser capaz de formar uma equipe melhor que a atual. Vamos procurar um crescimento consciente, sem pular etapas. 

Espero que você goste. Um abraço.

Boa sorte na Chapecoense. Vou acompanhar e quando possível comentar.

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei a ideia muito boa, já que a Chape foi a sensação da Sul Americana e tem uma característica de ser muito eficiente em casa, fato muito importante para se ter sucesso. Apodi tem que ser titular eterno e entrar pro Hall da Fama da Chape,kkk

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte para o save, Lucho. Espero que adote alguma coisa para impedir o sucesso rápido do save, pois a Chape é simpática, mas o Brasileirão no FM...

Joguei poucas vezes o Brasileirão no FM, então talvez ele possa oferecer mais dificuldades para mim. Não vou colocar nenhum empecilho, mas tentarei fazer as coisas da maneira mais realística possível. Agradeço, Gilson.

Achei a ideia muito boa, já que a Chape foi a sensação da Sul Americana e tem uma característica de ser muito eficiente em casa, fato muito importante para se ter sucesso. Apodi tem que ser titular eterno e entrar pro Hall da Fama da Chape,kkk

Boa Sorte

A Arena Condá será mesmo um dos trunfos da equipe, mas quanto ao Apodi, o salário é muito alto, ainda não sei se será possível mantê-lo na equipe. Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iBlmVRG.png

NOTÍCIAS
12.12.2015   |   Campeonato Brasileiro

Chapecoense confirma novo treinador.

A Chapecoense anunciou nesta manhã que o paraguaio Gustavo Morínigo será o substituto de Guto Ferreira no comando técnico da equipe. O novo treinador assinou contrato por um ano e receberá cerca de R$ 112 mil por mês. 

HNaQIJT.png

Gustavo Morínigo tem apenas trinta e oito anos, sendo três deles como treinador, todos no Nacional (PAR), clube o qual levou até a final da Copa Libertadores em 2014 com um plantel muito mais modesto que a maioria de seus concorrentes. As campanhas com o tricolor fizeram o treinador ser eleito o melhor treinador paraguaio em atividade de 2012 a 2015. 

Nascido em 1977, Morínigo iniciou sua carreira no futebol no Libertad, uma das grandes equipes paraguaias, onde foi meio-campista entre 1996 e 1998. Voltou ao Libertad em 2000 após uma rápida passagem pelo Guaraní. 

Em 2005, fez sua primeira aventura de ir ao exterior e desembarcou no Argentinos Juniors, equipe onde não brilhou, mas curtiu como futebolista e ampliou sua visão futebolística.  Retornou outra vez ao Libertad e aceitou a proposta do Deportivo Cali, onde teve uma breve experiência pelos poucos minutos que atuou. 

Entretanto, era uma das bases da seleção paraguaia, sendo titular na Copa do Mundo da Coréia do Sul e do Japão em 2002 e também na Alemanha em 2006. 

De volta ao Paraguai, jogou por uma temporada no Cerro Porteño, para depois acertar com o Nacional, equipe onde foi titular entre 2007 e 2011, até pendurar as chuteiras. Um ano após a aposentadoria, assumiu o comando técnico do clube, se declarando um profundo admirador de Gerardo ‘Tata’ Martino. Como treinador, conquistou o Torneo Apertura em 2013. 

Gustavo Morínigo será apresentado amanhã (13/12) na sala de imprensa da Arena Condá.

Lineaseparadora.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ItbDOwu.png

14 a 17.12.15   |   Outros

Cheguei à equipe e alguns me olharam com estranheza, afinal, sou um treinador desconhecido para a maioria dos boleiros. Fizemos uma breve reunião no centro do campo, onde me apresentei e determinei que meu objetivo será terminar no meio da tabela do Campeonato Brasileiro.  Os atletas ficaram felizes por partilharem a mesma ambição e garantiram ter a capacidade de cumprir com esse objetivo. Após a reunião, liberei-os para seus períodos de férias.

•    OBJETIVO (2016): terminar no meio da tabela.

Eu, por outro lado, pedi ao auxiliar técnico, André Luiz, um relatório do plantel e VTs de algumas partidas do clube na última temporada para dar um primeiro parecer sobre contratações e saídas. 

Assisti às partidas selecionadas, li os relatórios e cheguei a algumas conclusões. 

lOg6T1N.png

Não renovaríamos com nenhum dos doze atletas atualmente emprestados da equipe, como Apodi, que recebe R$ 210 mil por mês, e Ananias, que recebe R$ 145 mil. Além deles, também considerei como dispensáveis: Cléber Santana (R$ 107,5m p/m), Thiego (R$ 107,5m p/m) e Richarlyson (87,5m p/m), considerando que seus salários são altos em comparação com o que podem oferecer a equipe. A expectativa era que essas saídas liberassem 1,047 milhões do orçamento salarial mensal da equipe (R$ 1,929 milhões). 

Dos que permaneceriam, o centroavante Bruno Rangel, de 34 anos, é o principal nome da equipe, enquanto Hyoram, de 22, a principal promessa. 

Após a definição sobre as continuidades do plantel principal, foquei na busca por três ou quatro olheiros. Acertamos com os colombianos Faustino Asprilla e Mauricio Serna, e com os argentinos Sebastián Pait e Carlos Mac Allister. Os quatro ficaram encarregados de observar atletas na Colômbia, no Equador, na Argentina e no Uruguai. 

Necessitávamos de um lateral-direito, um lateral-esquerdo, um zagueiro e dois meio-campistas ao menos. Com base nos relatórios dos olheiros, selecionei alguns nomes que despertaram o meu interesse.

•    Paulo Ferrari – D/Ala (D) – 33 anos (Custo Estimado: R$ 530 mil a 1,1 milhões); 
•    Mauricio Gómez – D/Ala (D) – 23 anos (Custo Estimado: R$ 0)
•    Matías Cahais – D (EC) – 27 anos (Custo Estimado: R$ 300 mil a 640 mil);
•    Lucas Mareque – D/Ala (E) – 32 anos (Custo Estimado: R$ 85 mil a 180 mil);
•    Luccas Claro – D (C) – 24 anos (Custo Estimado: R$ 2,2 milhões a 4,5 milhões);
•    Salustiano Candia – D (C) – 32 anos (Custo Estimado: R$ 520 mil a 1,1 milhões);
•    Ignacio Canuto – D (C) – 29 anos (Custo Estimado: R$ 0)
•    Fabián Vargas – VOL, MC (C) – 35 anos (Custo Estimado: R$ 57,5 mil a 120 mil);
•    Andrés Cubas – VOL – 19 anos (Custo Estimado: Indefinido);
•    Marcinho – MC/MA (C), CA (C) – 31 anos (Custo Estimado: R$ 0);
•    Marcos Melgarejo – MC/MA (DE) – 29 anos (Custo Estimado: R$ 1,1 milhões a 2,35 milhões);

Essa lista é apenas inicial. A procura por atletas continuará sendo realizada pelos olheiros, no Brasil e nos países vizinhos. A lista contém um número maior de estrangeiros devido ao fato dos olheiros serem estrangeiros, entretanto, a partir da observação do Brasil será possível adicionar mais nomes nacionais, até pelo limite de cinco estrangeiros. 

Recebemos propostas por Cléber Santana (R$ 445 mil – Jaguares e Xolos Tijuana) e Richarlyson (R$ 210 mil – M. Tel-Aviv). As propostas foram aceitas.

A nossa pré-temporada terá início em 01/01 e contará com sete partidas amistosas, com três delas em solo paraguaio, contra equipes da 2ª Divisão. Serão oportunidades para os atletas se adaptarem as táticas que vamos trabalhar inicialmente e se entrosarem, mas isso é assunto para o próximo post. 

vdcgtji.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já estava esperando por esse save que foi prometido no Boteco, um grande save. O elenco era aquele tradicional de equipes médias que brigam pela manutenção ou meio da tabela, mas já estava na hora de mudar isso. Uma boa lista de interesse, confesso que gostei de todos. Desejo sorte à Morínigo que não veio do Nacional à toa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse save é muito interessante. Espero que Morínigo tenha sucesso em seu primeiro trabalho no Brasil. Boa sorte!

Eu também espero. Agradeço.

Já estava esperando por esse save que foi prometido no Boteco, um grande save. O elenco era aquele tradicional de equipes médias que brigam pela manutenção ou meio da tabela, mas já estava na hora de mudar isso. Uma boa lista de interesse, confesso que gostei de todos. Desejo sorte à Morínigo que não veio do Nacional à toa.

O elenco estava com um número alto de jogadores com salário alto e que não dariam o retorno esperado, por isso decidimos por reformulá-lo. A lista de interesses é apenas um ponto de partida, pois cada contratação será feita com base em muita observação para não correr riscos de "perder dinheiro". Agradeço.

A Chapecoense é com certeza o time mais simpático da elite brasileira. Boa sorte com eles (:

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Genial o escudo do Deportivo "Caliguazú".

A sequência de amistosos é bastante boa, mas o resultado com alguns times como o Bréscia pode enganar. De qualquer forma boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Genial o escudo do Deportivo "Caliguazú".

A sequência de amistosos é bastante boa, mas o resultado com alguns times como o Bréscia pode enganar. De qualquer forma boa sorte.

Serão partidas importantes para adaptação a tática, por isso optei por enfrentar adversários de menor nível. Os resultados estarão em segundo plano, mas a ideia é, obviamente, vencer. Agradeço, Vitor.

Não poderia deixar de acompanhar. Além de ser um desafio bastante interessante, a organização é incrível.

Parabéns e boa sorte!

Agradeço, Luan.

boa sorte ao time q nunca caiu hahahaha

Agradeço.

Já caíram, no Camp. Catarinense. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UYt6zWI.png

O primeiro contratado foi Marcos Melgarejo, com quem eu trabalhei no Nacional. É um meio-campista que pode atuar com a mesma qualidade nos dois flancos do campo, com uma técnica refinada. Gastamos R$ 1,9 milhões para contratá-lo, com os pagamentos divididos em uma parte à vista e outra em parcelas mensais. 

Um dos meus principais alvos de contratação era do defensor Luccas Claro, mas sabíamos que seria uma transferência que custaria muito, mas concretizá-la por R$ 2,75 milhões me deixou muito contente. Luccas é um atleta com potencial de melhora e que pode, no mínimo, dobrar esta valorização. Seu ponto fraco é a impulsão, o que para um defensor “baixo” (1,79m) pode ser ruim, mas colocá-lo-ei em um regime de treinos para melhorá-la o mais rápido possível.

09W8NC4.png
LUCCAS CLARO FOI APRESENTADO NO DIA 03/01

Mesmo com a chegada de Luccas, ainda necessitávamos de outro defensor. Acabei optando por Ignacio Canuto, de 29 anos, que estavam sem clube desde que deixou o León (MEX). Apesar da idade, é um jogador que também pode dar retorno financeiro ao clube. O argentino atuou no país em 2012, quando fez quatorze partidas pelo Figueirense, onde não foi muito bem, e ele tem uma enorme vontade de demonstrar na Chape que o rival cometeu um erro. 

Com o miolo da defesa fechado, fui atrás de um meio-campista. Chegamos a negociar com o colombiano Vargas, mas o valor exigido por seu empresário dificultou o acerto. O plano B foi Marcinho, de 31 anos, que também estava sem clube. Sua exigência salarial foi muito baixa (R$ 44 mil p/m), o que ajudou muito na conclusão da negociação. 

Ainda necessitávamos de outro meio-campista, mas ainda mais de laterais. Fiz uma aposta na juventude nesse setor com a contratação por empréstimo de Nicolás Tripichio, lateral-direito argentino de 20 anos pertencente ao Vélez, por duas temporadas, e para a lateral-esquerda, Caju, também de 20 anos, pertencente ao Santos, que também ficará na Chape por duas temporadas. 

zuIlySW.png  MARCOS MELGAREJO |  LUCCAS CLARO  | IGNACIO CANUTO  | MARCINHO | NICOLÁS TRIPICHIO  | CAJU

Enquanto o elenco vai sendo construído, a equipe disputa amistosos para adaptação tática, com o comando do meu auxiliar técnico. Acabamos por perder as partidas contra a Desportiva (0-1) e contra o Boavista (0-2), em partidas onde não atuamos mal, mas cometemos três pênaltis que resultaram nos gols dos rivais. Contra o Grande Bréscia, vencemos, 2 a 0, com uma boa atuação. Não vou tecer comentários táticos por ora, mas antes do início da temporada comentarei um pouco mais sobre os esquemas que temos trabalhado nos treinos.

gfchCx4.png

Estabeleci alguns alvos que estarão em observação nos próximos dias para o meio-campo e para o ataque.

•    Rodrigo Bentancur  – MC (DC) – 18 anos (Custo Estimado: Indefinido);
•    Henry León  – VOL, MC (C) – 32 anos (Custo Estimado: R$ 157 mil a 385 mil);
•    Rodriguinho  – MC/MA (C) – 27 anos (Custo Estimado: R$ 1,85 milhões);
•    Gonzalo Di Renzo  – MA (DE), CA (C) – 20 anos (Custo Estimado: Indefinido);
•    Hernán Hechalar  – MA (EC), CA (C) – 27 anos (Custo Estimado: R$ 182 mil a 390 mil);
•    Pablo Becker  – MA (DC), CA (C) – 22 anos (Custo Estimado: Indefinido);

Como podem perceber, a minha procura é por um centroavante com mais mobilidade, pois com Bruno Rangel e Túlio de Melo não necessitamos de outro homem de área. O meu favorito é Pablo Becker, que tem seu vínculo com o Rosário Central próximo do fim e poderia vir sem custos.

O diretor, Mauro Luís Stumpf, contratou o meio-campista Gustavo Marmentini, por empréstimo, junto ao Atlético (PR). Uma opção boa para compor elenco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentre as contratações, apreciei a do Marcinho, salário acessível e tem qualidade, vamos ver o desempenho em campo.

Em relação ao Luccas Claro, creio que com uma pesquisa mais profunda poderia encontrar zagueiros de maior qualidade e com um investimento menor.

Por fim, a questão dos alvos. Gostei do Becker, mas o receio é a força e qualidade no passe, mas de quebra tem bons atributos no quesito "ousadia e alegria".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escolheu o time mais simpático da atualidade, boa sorte!

Bons reforços, mesclando experiência e juventude, que trarão um ganho de qualidade interessante.

Acho que tem condições de ficar na parte de cima da tabela.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentre as contratações, apreciei a do Marcinho, salário acessível e tem qualidade, vamos ver o desempenho em campo.

Em relação ao Luccas Claro, creio que com uma pesquisa mais profunda poderia encontrar zagueiros de maior qualidade e com um investimento menor.

Por fim, a questão dos alvos. Gostei do Becker, mas o receio é a força e qualidade no passe, mas de quebra tem bons atributos no quesito "ousadia e alegria".

Foi uma aquisição com potencial para ter um enorme custo/benefício. É um atleta experiente, com boa técnica e polivalente. Espero que corresponda às minhas expectativas.

Talvez, mas acredito que não, ao menos no Brasil, não. Procurei por outros nomes, que custariam dentro dessa faixa de preço, mas não encontrei nenhum que pudesse dar o retorno que acredito que o Luccas vá dar. 

É um jogador bem técnico, com potencial, e que custaria pouco, podendo dar um retorno excelente para o clube. Teríamos sim que trabalhar para ele melhorar sua força e a resistência para que aguente a maratona que é a temporada brasileira. 

Escolheu o time mais simpático da atualidade, boa sorte!

Bons reforços, mesclando experiência e juventude, que trarão um ganho de qualidade interessante.

Acho que tem condições de ficar na parte de cima da tabela.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa ideia para um save... Chapecoense também é carrasca do meu flu. Estou curioso como vai enfrentar os poderosos da elite brasileira... boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Chape: Uma razão, nossa paixão
  • guigasparotto featured this tópico
  • guigasparotto unfeatured this tópico
  • GG. locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
×
×
  • Criar Novo...