Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Barcelona não conseguiria vencer a Premier League, e quem afirma isso é Piqué


Bruno Caetano.

Posts Recomendados

Trivela_logo-2014.jpg

O Barcelona não conseguiria vencer a Premier League, e quem afirma isso é Piqué

Por Leonardo de Escudeiro

Os campeonatos nacionais europeus deram uma pausa para mais uma data Fifa, e enquanto algumas seleções começam a disputar a repescagem das Eliminatórias para a Euro do próximo ano, outras, já classificadas, se encontram em partidas amistosas. É o caso de Espanha e Inglaterra, que se enfrentam nesta sexta-feira, em Alicante. Pela passagem que teve pelo Manchester United e pelo papel importante que desempenha tanto no Barcelona quanto na Roja, Piqué foi procurado pela imprensa inglesa, e o jornal Telegraph, em especial, fez uma entrevista bacana com o defensor, falando da diferença de estilos entre os dois países, sobre qual caminho a Inglaterra precisaria percorrer para voltar a conquistar alguma coisa e sobre como o Barcelona teria dificuldades em levantar a taça se jogasse na Premier League. Isso mesmo.

Piqué destacou a diferença de estilos de jogo e a adaptação pela qual o time necessariamente precisaria passar para conseguir triunfar na Inglaterra como os motivos pelos quais seria inimaginável mesmo o atual Barcelona, campeão da Champions League, vencer o Campeonato Inglês. “Acho que se o Barcelona ou o Real Madrid fosse para a Premier League, no primeiro ano jogando lá, não há chance de vencer.” Mesmo? “É, eu acho, porque se você vai jogar contra o Stoke fora de casa, ou contra outros tipos de times, é muito difícil. É um debate, poderíamos passar horas falando disso. Se o Manchester United ou o Chelsea for para a Espanha, seria a mesma coisa: sem chances de vencer a liga”, explicou.

O zagueiro do Barça utilizou a liga inglesa também como exemplo para passar uma “lição”: é preciso intercâmbio de ideias para se triunfar no futebol atual: “Lembro que, quando eu cheguei à Inglaterra, muita gente disse que meu estilo de jogo não era para a Inglaterra. Agora isso está mudando. Lembro também quando Fàbregas e Cazorla chegaram à Inglaterra, e as pessoas diziam ‘não, não é o mesmo estilo de jogo’. Mas todos amaram, e agora eles são as estrelas da liga. Acho que, finalmente, os torcedores ingleses precisam aceitar que esse é o jeito como o futebol é jogado em todo o mundo. É verdade que eles amam o jogador box-to-box, mas se você quer conquistar títulos, talvez você tenha que mudar um pouco.”

Piqué tocou no assunto porque, é claro, o Telegraph quis ouvir sua opinião sobre a seleção inglesa e o que vinha faltando para que os Three Lions voltassem a conquistar algum título importante. O defensor destaca a campanha de dez vitórias seguidas da Inglaterra nas Eliminatórias para a Euro, mas fala da falta de estabilidade e da troca constante no núcleo da equipe como dificultadoras do trabalho e aponta a continuidade espanhola como a alternativa.

“Acho que agora eles estão em uma boa sequência. Isso é um bom sinal. Mas acho que, na Inglaterra, o problema sempre foi não haver estabilidade. Para mim, tudo depende das categorias de base. Lembro de quando a seleção espanhola venceu a Euro (em 2008). Antes disso, havia muitas críticas. Venceram a Euro, e então vencemos a Copa do Mundo e a Euro de novo, e havia jogadores, como Andrés Iniesta e Fernando Torres, que trabalhavam juntos desde que tinham 12 ou 13 anos e então estavam conseguindo os resultados na equipe principal”, exemplificou Piqué.

O que confere autoridade para Piqué falar de tal maneira, apontando caminhos para os outros, é a carreira repleta de conquistas que teve até aqui. Foram cinco títulos de La Liga, quatro de Champions League, duas Eurocopas e uma Copa do Mundo, além de uma série de outras vitórias de menor expressão. Um currículo pesado, mas que o zagueiro tenta deixar de lado para manter a motivação no dia a dia: “Na minha vida, nunca imaginei que venceria todos esses torneios. Mas quero vencer mais e tenho uma boa chance de fazer isso. Tenho mais quatro ou cinco anos de carreira. Mas tenho que atuar em alto nível. Se, apenas uma vez, eu disser ‘olha, não quero trabalhar tanto’, então eu vou para o banco. De lá para as arquibancadas. E então para fora (do futebol). Aí está acabado. Você tem uma responsabilidade quando você vence tanto quanto eu venci, tanto quanto os times pelos quais eu joguei venceram. Os torcedores esperam mais.”

Discordo, mesmo na primeira temporada. Claro que o nível de exigência da atuação do time aumentaria para conseguirem ser campeões, mas hoje a diferença de futebol jogado entre o Barcelona e os times da BPL, técnico e taticamente, hoje, é grande. Inclusive, um adendo: a BPL hoje é bem mais equilibrada que prazerosa de assistir. Há jogos (digo clássicos mesmo) terríveis, com pouquíssimos ataques e falta de vontade de vencer. Com exceção do Arsenal (que joga um futebol ofensivo mas é piada pronta), e do City (que também joga fácil mas acha que dinheiro compra tradição), eu não paro pra ver e acompanhar nenhum time inglês hoje, infelizmente. Gostava do Southampton na temporada passada, mas nada que me empolgue. Ver o Bayern bater em um Werder ou Borussia da vida, mas jogando espetacularmente bem, me dá MUITO mais prazer.

PS: O Piqué é mito, talvez o único jogador do Barcelona que tenha uma personalidade tão forte e seja ao mesmo tempo tão amado pelos catalães. Vale a pena ouvir o que ele diz, mesmo que você ache ácido ou incoerente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico para a discussão das transferências na janela europeia de meio de ano.
      Algumas das principais transferências até agora foram:
       
      Jude Bellingham - Real Madrid Ilkay Gundogan - Barcelona Kai Havertz - Arsenal Mateo Kovačić - Manchester City Mason Mount - Manchester United James Maddison - Tottenham Marco Asensio - PSG Brahim Diaz - Real Madrid Alexis Mac Allister - Liverpool Moise Kean - Juventus Dominik Szoboszlai - Liverpool Sandro Tonali - Newcastle Iñigo Martinez - Barcelona Joselu - Real Madrid Timothy Weah - Juventus Houssem Aouar - Roma Raphaël Guerreiro - Bayern Konrad Laimer - Bayern Marcus Thuram - Internazionale Christopher Nkunku - Chelsea Kim Min-jae - Bayern Milan Skriniar - PSG Ángel Di María- Benfica Dejan Kulusevski- Tottenham Lucas Hernández - PSG Granit Xhaka - Bayer Leverkusen Manuel Ugarte - PSG Caglar Söyünkü - Atlético de Madrid Arda Güler - Real Madrid César Azpilicueta - Atlético de Madrid Vitor Roque - Barcelona
    • Douglas.
      Por Douglas.
      Pra quem já se sentiu muito ambicioso por fazer proposta pra jogadores que estavam na Europa e ficaram sem clube, a gente sonha com pouco ainda... 😂
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Daqui a pouco, transmissão no SBT e no TNT.

×
×
  • Criar Novo...