Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Foto de criança síria morta em uma praia: símbolo do drama migratório


PsychoShow

Posts Recomendados

Pelo menos doze refugiados sírios – cinco deles menores de idade – perderam a vida em dois incidentes enquanto tentavam atravessar a estreita faixa de água que separa a península de Bodrum, na Turquia, da ilha grega de Kos, informou a imprensa local citando fontes das forças de segurança. Os cadáveres das crianças apareceram no início da manhã desta quarta-feira numa praia turca, o que levou a Guarda Costeira a mobilizar várias equipes de salvamento, que conseguiram resgatar seis pessoas das duas embarcações avariadas.

A foto de um dos meninos (não reproduzida nesta matéria para não ferir a sensibilidade do leitor), muito pequeno, foi distribuída pela agência 
Reuters. Na imagem, a criança aparece de bruços numa praia de Bodrum, no sul da faixa asiática da Turquia. Na sequência da reportagem da agência britânica, aparece um policial turco carregando o corpo sem vida do menino. A foto está sendo replicada por muitos usuários das redes sociais com a hashtag #kiyiyavuraninsanlik, algo como “a humanidade se choca contra a costa”. Somente na noite desta terça-feira, os soldados turcos detiveram 100 pessoas que tentavam chegar às ilhas gregas, na maioria em botes infláveis, uma cifra que supera os 2.000 dos últimos sete dias.

O Governo interino da 
Grécia, presidido por Vassiliki Thanou, abordou esta manhã a crise dos refugiados e, segundo anunciou o vice-ministro de Política Migratória, Yannis Mouzalas, chegou-se a um acordo sobre diversas iniciativas para melhorar as condições de vida dos refugiados e “aliviar” os habitantes das ilhas que recebem o grosso desse novo fluxo migratório, embora sem detalhar que tipos de medidas são essas.

Mouzalas afirmou que um Executivo em funções, como o que dirige o país até as eleições do próximo 20 de setembro, não pode resolver a crise migratória enfrentada pela Grécia. Por isso, pediu a intervenção imediata da União Europeia e a “internacionalização” do problema para que seja tratado pela ONU.

Segundo a imprensa local, na quinta-feira chegará à capital grega o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e o comissário europeu para Migração, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, que depois visitarão a ilha de Kos.

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/02/internacional/1441203082_093795.html

 

Aylan-Kurdi-banner.jpg

Eu vi a notícia pelo Independent, que critica duramente a postura do Reino Unido e o David Cameron, primeiro ministro de lá. As fotos estão lá e cara... É triste. Eu coloquei só uma das fotos. Não sei se é porque sou muito sensível com essas paradas, mas eu não consigo olhar pra foto.

Longe de mim fomentar sensacionalismos, mas acho que é o maior fluxo de refugiados desde a 2ª Guerra Mundial. 

Quem quiser ler um pouco mais, até de uma carta aberta cheia de críticas dessa crise que o Independent faz, eis os links:

http://i100.independent.co.uk/article/an-open-letter-to-anyone-who-ever-talked-down-the-refugee-crisis--Wk3nGnnurx?utm_source=indy&utm_medium=top5&utm_campaign=i100

EDIT: O pai da criança foi o único que sobreviveu. Tentou segurar a mãe e os filhos (foram as duas criancinhas da foto no spoiler que morreram) enquanto o bote se despedaçou em mar aberto. 

http://www.independent.co.uk/news/world/europe/aylan-kurdis-story-how-a-small-syrian-child-came-to-be-washed-up-on-a-beach-in-turkey-10484588.html

                                     8569-1g9lvei.jpg
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

A questão da Síria é tão complicada, mas tão complicada que os caracteres desse fórum seriam insuficientes para pesar a situação de todos os lados.

Mas vou tentar direcionar a minha crítica ao principal, embora nem de longe seja o único culpado: o excesso de poder do governo e a luta armada dos opositores que deveriam tentar mudar a situação do país sem pegar em armas. Nenhum governo aguenta quando a população se recusa a aceitá-lo, por mais ditador que seja.

Não culpo a Europa: é impossível absorver tanta gente em tão pouco tempo. É como imaginar a sua própria casa como está tendo que acudir 5 tios, 7 sobrinhos, 6 irmãos e todas as suas esposas de uma vez só. O que poderia acontecer é cada país absorver um pouco e aí os próprios refugiados colaborarem e não seguir todos para os mesmos países. O próprio povo islandês por exemplo conseguiria absorver milhares desses refugiados como já declararam.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A UE anda pensando em fazer um remanejamento de 160 mil refugiados entre Itália, Grécia e Hungria. Aliás, muita hostilidade por parte da polícia húngara com os refugiados que tentam entrar no país.
Mas a maioria é tudo pra chegar na Alemanha, ao que parece ser a Terra Prometida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A UE anda pensando em fazer um remanejamento de 160 mil refugiados entre Itália, Grécia e Hungria. Aliás, muita hostilidade por parte da polícia húngara com os refugiados que tentam entrar no país.
Mas a maioria é tudo pra chegar na Alemanha, ao que parece ser a Terra Prometida.

Esse é o grande problema e por isso que grandes fluxos migratórios sem planejamento acabam gerando mais problemas do que benefícios.

Há países dentro da própria Europa (Islândia) e em outros lugares como o Canadá que pode muito bem absorver tais pessoas. Mas aí todo mundo quer se concentrar em um lugar só, fomentando ainda mais problemas como favelização, conflitos culturais, xenofobia e tantos outros problemas.

Em menor escala aconteceu no Brasil quando milhares de migrantes nordestinos foram para São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 70 e 80. Um pouco de planejamento e o Centro-Oeste e lugares como Rondônia conseguiriam se beneficiar de boa parte desse deslocamento de pessoas visto que ainda hoje muitas cidades dessas regiões tem falta de trabalhadores em muitas áreas (além de ser polos que estavam e ainda estão em desenvolvimento).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o grande problema e por isso que grandes fluxos migratórios sem planejamento acabam gerando mais problemas do que benefícios.

Há países dentro da própria Europa (Islândia) e em outros lugares como o Canadá que pode muito bem absorver tais pessoas. Mas aí todo mundo quer se concentrar em um lugar só, fomentando ainda mais problemas como favelização, conflitos culturais, xenofobia e tantos outros problemas.

Em menor escala aconteceu no Brasil quando milhares de migrantes nordestinos foram para São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 70 e 80. Um pouco de planejamento e o Centro-Oeste e lugares como Rondônia conseguiriam se beneficiar de boa parte desse deslocamento de pessoas visto que ainda hoje muitas cidades dessas regiões tem falta de trabalhadores em muitas áreas (além de ser polos que estavam e ainda estão em desenvolvimento).

 

Eu acho que a proliferação síria na Alemanha vai ser um pouco parecida com a proliferação turca que começou nos anos 60-70, mas a diferença é que essa foi imposta pelos EUA. 

Aqui eu vivo um exemplo bem claro: sou do Acre, moro na capital e pra cada canto que você anda, encontra um haitiano. Vieram tantos haitianos, principalmente para o interior que o governo teve que assentá-los na capital, devido ao número de haitianos que não paravam de chegar no interior. Fui numa entrevista de passaporte têm umas semanas atrás e o mais se via eram filas de haitianos na PF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a proliferação síria na Alemanha vai ser um pouco parecida com a proliferação turca que começou nos anos 60-70, mas a diferença é que essa foi imposta pelos EUA. 

Aqui eu vivo um exemplo bem claro: sou do Acre, moro na capital e pra cada canto que você anda, encontra um haitiano. Vieram tantos haitianos, principalmente para o interior que o governo teve que assentá-los na capital, devido ao número de haitianos que não paravam de chegar no interior. Fui numa entrevista de passaporte têm umas semanas atrás e o mais se via eram filas de haitianos na PF.

Vários desses haitianos vieram para Cascavel no Paraná trabalhar nas fábricas que tem aqui. Só na rodoviária de Cascavel que eu passei várias vezes esse ano, havia centenas deles que vivem andando pela cidade.

Mas aí foi uma coisa positiva porque eles estão empregados. Aprende o português e respeita a cultura e as leis e todos saem ganhando. 

EDIT: Por sinal, vi agora. Triste, mas verdadeiro.

11885225_412498575613295_481578687040034

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por questão de segurança nacional sugiro que todas as nações tenham redes próprias para resolverem questões internas.

Quais redes próprias você sugere? Fiquei interessado nesse assunto, já que é a primeira vez que ouço falar disso. Acho que você nunca debateu sobre este tema aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

David Cameron se pronunciou e disse que iria assentar sírios em território britânico; por ora apenas 4 mil pessoas (. Chegou até a rotular os refugiados sírios de swarm (formigueiro, enxame).

http://www.independent.co.uk/news/uk/politics/the-4-questions-that-david-cameron-has-yet-to-answer-on-the-syrian-refugee-crisis-10486297.html

4 mil? Que palhaçada. Só pra ficar fazendo carinha bonita lá pra ONU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais redes próprias você sugere? Fiquei interessado nesse assunto, já que é a primeira vez que ouço falar disso. Acho que você nunca debateu sobre este tema aqui!

Faz tempo que venho tentando dizer que um monte de moleque irresponsável faz manifestação em uma rede como o facebook sem ter a mínima noção do que faz para criar uma situação de mudança pacífica e inteligente para resolver muitos dos problemas desse país, utilizando tecnologias, não apenas redes mas também aplicativos. Reportar buraco-de-rua para o órgão responsável é um começo.

Crise dos refugiados? Sonho de chegar em outro lugar tipo Europa? Sonho porra nenhuma, eles estavam fugindo do inferno isso sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz tempo que venho tentando dizer que um monte de moleque irresponsável faz manifestação em uma rede como o facebook sem ter a mínima noção do que faz para criar uma situação de mudança pacífica e inteligente para resolver muitos dos problemas desse país, utilizando tecnologias, não apenas redes mas também aplicativos. Reportar buraco-de-rua para o órgão responsável é um começo.

Crise dos refugiados? Sonho de chegar em outro lugar tipo Europa? Sonho porra nenhuma, eles estavam fugindo do inferno isso sim.

Quando se está na porra do fogo cruzado entre extremistas mulçumanos e curdos (como no caso dessa família), sem alimento e remédios? Sim, eles estavam fugindo do inferno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo, esclareceu minhas dúvidas. Vou postar no facebook que a solução pra consertar a crise síria é criar aplicativos! Muito bem pensado. 

Não somente aplicativos

E tecnologias que dispensam ditadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EDIT: Por sinal, vi agora. Triste, mas verdadeiro.

11885225_412498575613295_481578687040034

 

Isso não é verdade.

On Thursday, the UN refugee agency, UNHCR, said the total number of Syrian refugees in Turkey, Lebanon, Iraq, Jordan, Egypt and other parts of north Africa stood at 4,013,000 people.

http://www.theguardian.com/global-development/2015/jul/09/syria-refugees-4-million-people-flee-crisis-deepens

 

One and a half million refugees in a country of around six million inhabitants: that's the equivalent of Germany taking in 20 million refugees. What's more, Jordan is a developing country with few resources; the average income per head here is only a quarter of that in Germany.

http://en.qantara.de/content/jordan-and-the-influx-of-refugees-the-true-samaritans 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, imagina ser refugiado no IRAQUE!!

Esses países ricos que não recebem refugiados passam vergonha. De um lado, por falta da básica decência humana. De outro porque nego prefere pedir refúgio em países com culturas diferentes das suas e que muitas vezes não os querem a ir bater na porta desses países vizinhos. Diz muito sobre eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os que estão no Iraque pode ser por várias razões. Podem não ter tido outra opção, podem nutrir a esperança de voltarem pra casa em breve ou estarem pensando em ir pra outro lugar.

 

A Arábia Saudita é uma vergonha em relação a solidariedade. Isso também foi notado porque o rei está numa visita diplomática:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

A Hungria está para aprovar (ou já aprovou) uma leva de medidas anti-refugiados. A coisa lá anda tão feia, que os refugiados estão organizando uma caminhada rumo a Áustria e Alemanha, para fugir da Hungria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Membros do ISIS se infiltrando na Europa e eles abrindo as portas para sírios intolerantes. Que depois não reclamem quando tudo lá explodir com muçulmanos intolerantes forçarem mais a sua cultura e combaterem infiéis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Membros do ISIS se infiltrando na Europa e eles abrindo as portas para sírios intolerantes. Que depois não reclamem quando tudo lá explodir com muçulmanos intolerantes forçarem mais a sua cultura e combaterem infiéis.

Infelizmente você tem uma leitura correta do que faltam mencionar com relação ao assunto 'refugiados'. Mas também não podemos julgar todos os sírios por causa de uns poucos infiltrados que causam danos ao patrimônio público, social, histórico e ambiental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Membros do ISIS se infiltrando na Europa e eles abrindo as portas para sírios intolerantes. Que depois não reclamem quando tudo lá explodir com muçulmanos intolerantes forçarem mais a sua cultura e combaterem infiéis.

SOCORRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

que post é esse meus amigos? eiauhsieuahsieusaiea

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente você tem uma leitura correta do que faltam mencionar com relação ao assunto 'refugiados'. Mas também não podemos julgar todos os sírios por causa de uns poucos infiltrados que causam danos ao patrimônio público, social, histórico e ambiental.

N4PtXcK.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...