Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Crise dá origem a ‘jeitinho’ no comércio venezuelano


Pedrods

Posts Recomendados

Crise dá origem a ‘jeitinho’ no comércio venezuelano

Restaurantes ilegais se espalham por Caracas por causa de violência e escassez de alimentos

13/06/2015 - 7:00

2015-824262322-20150612092301342rts.jpg_

O garçom no restaurante clandestino "Ciboulette Prive", em Caracas. A nova tendência toma conta da cidade desde 2014 - REUTERS / STRINGER/VENEZUELA

CARACAS - A violência, a crise econômica e a escassez de alimentos têm tornado cada vez mais comum a existência de restaurantes clandestinos em Caracas, capital da Venezuela. Tal como aconteceu na década de 1990 em Havana, Cuba — quando foram batizados de “paladares” — com a abertura de negócios privados, os estabelecimentos ficam no fundo de casas, e os endereços não são amplamente divulgados por medo de repressão. É tudo muito escondido e a propaganda acontece no boca a boca.

Chefs e proprietários de restaurantes afirmam que é muito difícil manter um estabelecimento de maneira regular no país por causa do controle do governo, da inflação exorbitante e também pela escassez dos alimentos. E, por isso, não existem pratos fixos. A cada noite, uma opção diferente. Os valores também variam por conta da recessão econômica. Os locais são clandestinos, mas oferecem pelo menos uma vantagem ao cliente: o aumento da criminalidade tem forçado as pessoas a procurarem estabelecimentos privados e seguros.

— Ninguém sabe onde estamos até que lhes dizemos. Este é um restaurante ilegal — reconheceu a chef, que pediu para ser identificada apenas como Ana, de 24 anos.

Ela é a dona do Ciboulette Prive, que funciona num jardim, atrás da casa de um parente. O restaurante atende a 16 pessoas, que ficam embaixo de uma mangueira, com obras de arte penduradas e discos de vinil antigos usados como esteiras.

A taxa fixa é de 3 mil bolívares por pessoa — cerca de US$ 7 no câmbio negro ou US$ 475, segundo o mercado oficial. A inflação galopante tirou o poder de compra dos venezuelanos e, numa situação de crise, acaba não sobrando dinheiro para o lazer.

— A Venezuela é um dos locais mais difíceis para se fazer gastronomia — comentou o chef Emiliano, de 21 anos, que também pediu para não ter o sobrenome divulgado.

Segundo o jovem, na tentativa de estocar alimentos para o restaurante clandestino, Emiliano passa horas visitando diferentes fornecedores, devido à escassez generalizada que atinge a economia do país há dois anos. Recentemente, ele comprou carne no valor de 1.660 bolívares o quilo. Há seis meses, custava 600. O aumento faz parte da realidade da Venezuela, onde a inflação anual oficial foi de 69 % no ano passado. E deve aumentar ainda mais. Diante desse quadro, é comum ver nos menus, os preços dos pratos rabiscados e atualizados com frequência pelos garçons.

Muitos destes novos locais cobram em dólar, desrespeitando as leis locais, mas seguindo uma tendência de que a moeda estrangeira é cada vez mais a base das operações. Considerado o pai da ideia dos estabelecimentos escondidos na Venezuela, Eduardo Moreno, de 53 anos, cobra US$ 55 por pessoa, que devem ser pagos, de preferência, através de transferência bancária internacional. O valor ultrapassa três meses de salário mínimo venezuelano. Moreno admite, ainda, fazer contrabando.

— Eu “estou” contrabandista. Trago comida da Índia, França, Indonésia, Espanha. Você não pode ser legal em um país onde tudo é ilegal — revelou Moreno.

O boom dos restaurantes clandestinos acontece em Caracas desde o ano passado. Este novo mercado atrai venezuelanos que têm mais poder de renda e estrangeiros, interessados em experimentar novos sabores, saber das novas tendências gastronômicas ou ainda fugir do circuito dos locais já conhecidos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/crise...o-comercio-venezuelano-16435645#ixzz3d0bRXg00 

© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

 

Sou do Levante, tô com Maduro!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HAHAHHAHAHA Obrigado pelo vídeo, sempre quis saber daonde vinha aquele gif de humanas HUAHUAHUAHUA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me preocupa mais a situação do Brasil que perdeu esses anos todos andando de parzinho com Estados como o da Venezuela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse é o vídeo mais constrangedor da Internet. É impossível lembrar do que está dito na matéria depois de ver esse vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boatos que o cara de azul claro no meio é quem fez a coreografia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu falar sobre o texto em si, ou algo relacionado: faço parte de um cursinho popular para a população de baixa renda. Lá, volta e meia os estudantes se perguntam - e, às vezes, me perguntam - o que leva a massa de uma população a ser ludibriada de tal modo a aceitar/apoiar um governo ditatorial, como aconteceu lá no nazifacismo ou na ditadura no Brasil. Bom, creio que observar o que tem acontecido na Venezuela dá uma ótima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu falar sobre o texto em si, ou algo relacionado: faço parte de um cursinho popular para a população de baixa renda. Lá, volta e meia os estudantes se perguntam - e, às vezes, me perguntam - o que leva a massa de uma população a ser ludibriada de tal modo a aceitar/apoiar um governo ditatorial, como aconteceu lá no nazifacismo ou na ditadura no Brasil. Bom, creio que observar o que tem acontecido na Venezuela dá uma ótima resposta.

 

Você dá aula em cursinho, já deve ter visto o filme "A Onda".

 

Deveria passá-lo aos seus alunos. Lhe garanto que seriam eternamente gratos por isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o nome desse universidade que os malucos estudam?

 

UFPR. :(

 

Conheço alguns dali de vista, da época de Ciências Sociais, embora façam outros cursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UFPR. :(

 

Conheço alguns dali de vista, da época de Ciências Sociais, embora façam outros cursos.

 

Alguma argumentação pra defender essa bosta? Esses caras estudam caralho, não é possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma argumentação pra defender essa bosta? Esses caras estudam caralho, não é possível.

 

Então... Doutrinação do ensino.

 

Brainstorm do professor de historia no ensino fundamental/medio + curso de humanas e BINGO! Temos essa galera aí.

 

Eu tinha um professor (detalhe, numa particular) que pra ele basicamente a culpa de TODO MAL existente no mundo era dos EUA. Resultado? O maluco conseguiu doutrinar a maioria da sala... Complicado demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então... Doutrinação do ensino.

Brainstorm do professor de historia no ensino fundamental/medio + curso de humanas e BINGO! Temos essa galera aí.

Eu tinha um professor (detalhe, numa particular) que pra ele basicamente a culpa de TODO MAL existente no mundo era dos EUA. Resultado? O maluco conseguiu doutrinar a maioria da sala... Complicado demais.

Eu tinha um que era professor de sociologia. Ele não conseguiu me doutrinar, porque não concordava tudo o que ele falava, aí ganhei inimizade... Melhor coisa que eu fiz foi rasgar a camisa com logo "Che Guevara" na cara dele..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esse vídeo não é a prova de que esquerdismo é doença mental, eu não sei mais o que pode ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...