By
Henrique M.
O Moneyball é uma filosofia muito utilizada pelos esportes americanos e desde o filme "O Homem que mudou o jogo", com o ator Brad Pitt, ganhou adeptos longe do Estados Unidos e o Football Manager não ficou fora dessa, com diversos saves e estratégias de jogo se baseando no estilo. Já falei da existência do estilo em outros artigos e traduções, mas não existe um guia por aqui que fale explicitamente sobre isso e explique como aplicá-lo no jogo.
Os conceitos reais do Moneyball
Ao buscar opiniões sobre o conceito, é evidente que é um assunto que deve ser tratado de forma cautelosa, já que cada pessoa tem um viés diferente na sua análise dos conceitos e teorias que envolvem a filosofia. A filosofia do Moneyball foi uma abordagem pioneira utilizada por Billy Beane no Oakland Athletics, time da Major League Baseball, principal competição de Baseball do planeta. Ela envolve uma abordagem analítica e estatística na contratação de jogadores e construção de um time de sucesso. Essa estratégia é amplamente baseada em informações numéricas sobre performance e contratar jogadores subvalorizados baseados em sua habilidade atual ou potencial. Quando implementada produtivamente, a ideia resultava na aquisição de um jogador bem abaixo do seu real valor de mercado, e ao longo do tempo, descobrir ou lapidar seu verdadeiro potencial, o que representará um grande aumento no seu valor de mercado, aumentando consideravelmente a reputação do jogador dentro do esporte, com a clara opção de vender por uma ampla margem de lucro.
Entretanto, é inocente acreditar que se a filosofia foi um sucesso absoluto no mundo do Baseball, será um sucesso no mundo do Futebol. Claramente, um dos principais fatores do sucesso da filosofia no Baseball se deve ao fato desse esporte ser todo baseado em "bolas paradas", portanto, as estatísticas dos jogadores são bastante precisas. No Futebol, o jogo consiste em bastante fluidez, sorte, tomada de decisões e arbitragem, ou seja, as variáveis entre os esportes são bastante divergentes. Existe um grande risco para os grandes clubes, no mundo real se eles resolverem contratar apenas baseado em dados estatísticos, principalmente por causa da grande manipulação possíveis em dados estatísticos do futebol e as influências externas. Um exemplo mais recente de sucesso do Moneyball no FM foi a contratação de N'Golo Kante pelo Leicester e obviamente que vamos achar outras histórias semelhantes por aí, mas uma grave lesão ou um problema de adaptação do jogador a Premier League, poderia ter mudado toda a história.
Os conceitos do Moneyball no FM
Porém, em contraste ao Futebol real, o Football Manager é um terreno mais fértil para a aplicação da filosofia. Isso ocorre porquê é muito mais fácil encontrar um jogador de qualidade subvalorizado na database do jogo do que na vida real. Isso ocorre devido aos atributos presentes, os relatórios oferecidos pelos olheiros e a confiabilidade dessas ferramentas em comparação com as variáveis irregulares disponíveis no mundo real e que nem sempre é possível mensurar. Os números estatísticos usados por olheiros na vida real, poderiam ser interpretados como atributos dos jogadores no jogo e então, esses atributos seriam avaliados e você decidiria se o jogador é subvalorizado ou não e se um dia ele será um grande nome do esporte. Tor-Kristian Karlsen, antigo olheiro do Bayer Leverkusen disse:
Essas palavras definem o modelo básico que pode ser aplicado no Football Manager, já que em termos gerais, o Moneyball é uma filosofia de aplicação básica de economia em cima de transferências. Obviamente, que ao adotar esse tipo de visão, alguns cuidados devem ser tomados com as atuações dentro de campo e não somente no banco. Muitos clubes de futebol converteram para uma abordagem como essa e falharam em obter resultados. No Football Manager, se bem aplicada, sua equipe pode evoluir e destronar as grandes forças do futebol nacional e continental, dependendo da liga escolhida (preferencialmente alguma liga do Top 10).
Estratégias de contratação
O primeiro ponto a ser explorado é nunca perder dinheiro em um jogador, portanto, todo jogador contratado tem que ter potencial de revenda antes que sua valorização comece a cair. Um exemplo de como não proceder seria a contratação de Robin Van Persie, com 29 anos, pelo Manchester United. O time vermelho pagou 24 milhões de libras e assinou um contrato de 4 anos, sabendo que o jogador provavelmente sairia de graça ou por bem menos do que pagaram, mas eles decidiram prosseguir por causa de sua qualidade.
Contratar jogadores que estão listados para transferência
Essa talvez seja a melhor brecha econômica presente no jogo, já que jovens de grande qualidade costumam ficar disponíveis por preços ridiculamente baixos. A ideia é contratar esses jogadores, desenvolvê-los e vendê-los quando seus preços estiverem inflacionados.
Contratar jogadores de ligas mais pobres
Um dos grandes determinantes do valor de um jogador é a liga em que ele joga, jogadores atuando no mais alto escalão do futebol normalmente são os melhores avaliados. Portanto, países em desenvolvimento e ligas da periferia da Europa e Leste Europeu se tornam excelentes locais para buscar jogadores, principalmente, se os países já tiverem tradição de revelar talentos.
Contratar jovens promessas e desenvolvê-las sem maximizar seu tempo de jogo
Estranhamente, no FM, é possível desenvolver um jogador sem que ele seja titular frequente da sua equipe ao ponto de sermos capazes de vendê-los por grandes lucros mesmo sem eles serem importantes para o time. Contudo, essa opção se torna meio complicada em saves mais curtos, sendo mais interessantes em projetos de longo prazo, já que para que isso ocorra, é necessário que sua equipe tenha excelentes estruturas de treino e categorias de base.
Passe a observar as estatísticas do jogador antes de contratá-lo
Falar de Moneyball e não falar de estatísticas individuais é impossível. Além do seu instinto, da análise de atributos, do seu conhecimento prévio e das análises de olheiros, busque observar as estatísticas de um jogador e entender se ele se encaixa no que você planeja, se ele já jogou na sua liga e fracassou, se ele é um jogador capaz de realmente melhorar a forma que você joga, se ele é um jogador eficiente, etc, etc. Ao fazer uma análise estatística mais profunda, você pode direcionar melhor suas necessidades e acabar evitando gastos desnecessários.
Outras diretrizes
Controle do orçamento salarial é mais importante do que o gasto com transferências
Não entre em um clube e saia vendendo e contratando a esmo
Venda seus jogadores na hora certa, 30 anos é o máximo para se lucrar com um jogador
Venda qualquer jogador se a oferta é maior do que ele vale
Contrate apenas se for estritamente necessário
Conclusão
Se você for um veterano do Football Manager, provavelmente já emprega muita dessas estratégias e muitos vão pensar que é senso comum utilizar desse tipo de estratégia e outros vão finalmente descobrir que aplicavam a filosofia e nem sabiam da existência dela. Além disso, jogadores que buscam implementar uma estratégia de contratação funcional, eficiente e que traga resultados provavelmente estão em clubes pequenos e buscam transformá-los em potências mundiais.
Porém, é inevitável que como o Football Manager é um jogo e é baseado em dados e uma estrutura lógica plausível como a estrutura do Baseball, o Moneyball é uma estratégia que pode trazer muitos frutos no desenvolvimento do seu clube e da sua visão como treinador dentro do jogo.
Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: http://www.thehighertempopress.com/2017/04/adapting-aspects-moneyball-football-manager/
Banner: @_Matheus_
Recommended Posts
Archived
This topic is now archived and is closed to further replies.