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Henrique M.

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O Moneyball é uma filosofia muito utilizada pelos esportes americanos e desde o filme "O Homem que mudou o jogo", com o ator Brad Pitt, ganhou adeptos longe do Estados Unidos e o Football Manager não ficou fora dessa, com diversos saves e estratégias de jogo se baseando no estilo. Já falei da existência do estilo em outros artigos e traduções, mas não existe um guia por aqui que fale explicitamente sobre isso e explique como aplicá-lo no jogo.

Os conceitos reais do Moneyball

Ao buscar opiniões sobre o conceito, é evidente que é um assunto que deve ser tratado de forma cautelosa, já que cada pessoa tem um viés diferente na sua análise dos conceitos e teorias que envolvem a filosofia. A filosofia do Moneyball foi uma abordagem pioneira utilizada por Billy Beane no Oakland Athletics, time da Major League Baseball, principal competição de Baseball do planeta. Ela envolve uma abordagem analítica e estatística na contratação de jogadores e construção de um time de sucesso. Essa estratégia é amplamente baseada em informações numéricas sobre performance e contratar jogadores subvalorizados baseados em sua habilidade atual ou potencial. Quando implementada produtivamente, a ideia resultava na aquisição de um jogador bem abaixo do seu real valor de mercado, e ao longo do tempo, descobrir ou lapidar seu verdadeiro potencial, o que representará um grande aumento no seu valor de mercado, aumentando consideravelmente a reputação do jogador dentro do esporte, com a clara opção de vender por uma ampla margem de lucro.

Entretanto, é inocente acreditar que se a filosofia foi um sucesso absoluto no mundo do Baseball, será um sucesso no mundo do Futebol. Claramente, um dos principais fatores do sucesso da filosofia no Baseball se deve ao fato desse esporte ser todo baseado em "bolas paradas", portanto, as estatísticas dos jogadores são bastante precisas. No Futebol, o jogo consiste em bastante fluidez, sorte, tomada de decisões e arbitragem, ou seja, as variáveis entre os esportes são bastante divergentes.  Existe um grande risco para os grandes clubes, no mundo real se eles resolverem contratar apenas baseado em dados estatísticos, principalmente por causa da grande manipulação possíveis em dados estatísticos do futebol e as influências externas. Um exemplo mais recente de sucesso do Moneyball no FM foi a contratação de N'Golo Kante pelo Leicester e obviamente que vamos achar outras histórias semelhantes por aí, mas uma grave lesão ou um problema de adaptação do jogador a Premier League, poderia ter mudado toda a história.

Os conceitos do Moneyball no FM

Porém, em contraste ao Futebol real, o Football Manager é um terreno mais fértil para a aplicação da filosofia. Isso ocorre porquê é muito mais fácil encontrar um jogador de qualidade subvalorizado na database do jogo do que na vida real. Isso ocorre devido aos atributos presentes, os relatórios oferecidos pelos olheiros e a confiabilidade dessas ferramentas em comparação com as variáveis irregulares disponíveis no mundo real e que nem sempre é possível mensurar. Os números estatísticos usados por olheiros na vida real, poderiam ser interpretados como atributos dos jogadores no jogo e então, esses atributos seriam avaliados e você decidiria se o jogador é subvalorizado ou não e se um dia ele será um grande nome do esporte. Tor-Kristian Karlsen, antigo olheiro do Bayer Leverkusen disse:

Citar

“A filosofia deve ser auto-suficiente e contratar jovens jogadores que estão surgindo e demonstrando potencial, geralmente do Brasil, que o Leverkusen pode desenvolver e depois revender”.

Essas palavras definem o modelo básico que pode ser aplicado no Football Manager, já que em termos gerais, o Moneyball é uma filosofia de aplicação básica de economia em cima de transferências. Obviamente, que ao adotar esse tipo de visão, alguns cuidados devem ser tomados com as atuações dentro de campo e não somente no banco. Muitos clubes de futebol converteram para uma abordagem como essa e falharam em obter resultados. No Football Manager, se bem aplicada, sua equipe pode evoluir e destronar as grandes forças do futebol nacional e continental, dependendo da liga escolhida (preferencialmente alguma liga do Top 10).

Estratégias de contratação

O primeiro ponto a ser explorado é nunca perder dinheiro em um jogador, portanto, todo jogador contratado tem que ter potencial de revenda antes que sua valorização comece a cair. Um exemplo de como não proceder seria a contratação de Robin Van Persie, com 29 anos, pelo Manchester United. O time vermelho pagou 24 milhões de libras e assinou um contrato de 4 anos, sabendo que o jogador provavelmente sairia de graça ou por bem menos do que pagaram, mas eles decidiram prosseguir por causa de sua qualidade.

  • Contratar jogadores que estão listados para transferência

Essa talvez seja a melhor brecha econômica presente no jogo, já que jovens de grande qualidade costumam ficar disponíveis por preços ridiculamente baixos. A ideia é contratar esses jogadores, desenvolvê-los e vendê-los quando seus preços estiverem inflacionados.

  • Contratar jogadores de ligas mais pobres

Um dos grandes determinantes do valor de um jogador é a liga em que ele joga, jogadores atuando no mais alto escalão do futebol normalmente são os melhores avaliados. Portanto, países em desenvolvimento e ligas da periferia da Europa e Leste Europeu se tornam excelentes locais para buscar jogadores, principalmente, se os países já tiverem tradição de revelar talentos.

  • Contratar jovens promessas e desenvolvê-las sem maximizar seu tempo de jogo

Estranhamente, no FM, é possível desenvolver um jogador sem que ele seja titular frequente da sua equipe ao ponto de sermos capazes de vendê-los por grandes lucros mesmo sem eles serem importantes para o time. Contudo, essa opção se torna meio complicada em saves mais curtos, sendo mais interessantes em projetos de longo prazo, já que para que isso ocorra, é necessário que sua equipe tenha excelentes estruturas de treino e categorias de base.

  • Passe a observar as estatísticas do jogador antes de contratá-lo

Falar de Moneyball e não falar de estatísticas individuais é impossível. Além do seu instinto, da análise de atributos, do seu conhecimento prévio e das análises de olheiros, busque observar as estatísticas de um jogador e entender se ele se encaixa no que você planeja, se ele já jogou na sua liga e fracassou, se ele é um jogador capaz de realmente melhorar a forma que você joga, se ele é um jogador eficiente, etc, etc. Ao fazer uma análise estatística mais profunda, você pode direcionar melhor suas necessidades e acabar evitando gastos desnecessários.

Outras diretrizes

  • Controle do orçamento salarial é mais importante do que o gasto com transferências
  • Não entre em um clube e saia vendendo e contratando a esmo
  • Venda seus jogadores na hora certa, 30 anos é o máximo para se lucrar com um jogador
  • Venda qualquer jogador se a oferta é maior do que ele vale
  • Contrate apenas se for estritamente necessário

Conclusão

Se você for um veterano do Football Manager, provavelmente já emprega muita dessas estratégias e muitos vão pensar que é senso comum utilizar desse tipo de estratégia e outros vão finalmente descobrir que aplicavam a filosofia e nem sabiam da existência dela. Além disso, jogadores que buscam implementar uma estratégia de contratação funcional, eficiente e que traga resultados provavelmente estão em clubes pequenos e buscam transformá-los em potências mundiais.

Porém, é inevitável que como o Football Manager é um jogo e é baseado em dados e uma estrutura lógica plausível como a estrutura do Baseball, o Moneyball é uma estratégia que pode trazer muitos frutos no desenvolvimento do seu clube e da sua visão como treinador dentro do jogo.

Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: http://www.thehighertempopress.com/2017/04/adapting-aspects-moneyball-football-manager/
Banner: @_Matheus_

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Ando afastado do FM por falta de tempo e por preguiça hahaha

Mas enfim, li o artigo e achei interessante, porém observei que a maioria das coisas faladas nele eu sempre fiz em meus saves, ficava horas e horas olhando os relatórios dos olheiros, tentando achar um jogador bom e algum time pequeno a preço de banana. A única coisa que sempre fiz foi entrar num time sair vendendo quem eu achava desnecessário no momento. E os que eu não conseguia vender, forçava entrar no time pra tentar valorizar e vender, nem sempre ocorria, mas as vezes dava certo.

Não fala nada sobre o tamanho do elenco principal? Eu observei, com anos jogando, que é preferível ter um elenco pequeno com jogadores polivalentes do que um elenco numeroso... Teoricamente isso gera mais frutos financeiros.

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  • Henrique M. unpinned e featured this tópico

Legal o tópico. Uma coisa que eu acho interessante, é o modelo de negocio que alguns clubes como o Chelsea e o City adotam... de comprar jovens talentos e saírem emprestando. Isso tende a funcionar bem no game tb.

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  • Vice-Presidente
38 minutos atrás, crizeKOS disse:

Legal o tópico. Uma coisa que eu acho interessante, é o modelo de negocio que alguns clubes como o Chelsea e o City adotam... de comprar jovens talentos e saírem emprestando. Isso tende a funcionar bem no game tb.

Só não funciona para o City e para o Chelsea, já que eles não usam os jogadores na equipe e raramente revendem por um alto valor.

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12 horas atrás, Henrique M. disse:

Só não funciona para o City e para o Chelsea, já que eles não usam os jogadores na equipe e raramente revendem por um alto valor.

De Bruyne que o diga, até mesmo Lukaku. É complicado mudar o perfil comprador de Chelsea, City e, mais recentemente, PSG para um perfil formador demanda tempo e mudança drástica da cultura criada no time.

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  • Vice-Presidente
Em 07/10/2017 at 14:04, Léo R. disse:

Ando afastado do FM por falta de tempo e por preguiça hahaha

Não fala nada sobre o tamanho do elenco principal? Eu observei, com anos jogando, que é preferível ter um elenco pequeno com jogadores polivalentes do que um elenco numeroso... Teoricamente isso gera mais frutos financeiros.

Deveria retornar, FM é vida, cara.

Não, porque é meio secundário (quase pessoal, eu diria) e tem mais haver com seu estilo de gestão, se você dá tempo de jogo para todo mundo, dá para lucrar mais tendo um elenco maior, por exemplo.

Em 09/10/2017 at 00:10, davidreisc disse:

De Bruyne que o diga, até mesmo Lukaku. É complicado mudar o perfil comprador de Chelsea, City e, mais recentemente, PSG para um perfil formador demanda tempo e mudança drástica da cultura criada no time.

O City até está com esse plano, comprou o Girona para servir de ponte para os atletas jovens contratados serem testados em alto nível. O Chelsea parece não ter muito interesse em mudar isso e o PSG nem se fala. hahaha

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Gosto muito disso, desde o FM12 eu só contrato jogadores menores de 25 anos, com um potencial bom, e que vai me render um grande lucro. Isso funciona muito jogando em Portugal.

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  • 6 meses depois...

Gosto muito desse filme e nunca tinha pensado em utilizar esse método para o FM. Com certeza está na minha lista de saves a se fazer!!

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   No caso de  Billy Beane e seu analista (matemático), apenas contratou jogadores pelas suas estatísticas e de acordo com o que podia pagar. Não levou em consideração idade, se seria possível revender, construiu o seu time se baseando apenas na matemática e estática de cada jogador.

   Trazendo para o futebol (FM) seria mais ou menos assim:  (levando em consideração a estatística da 1 e 2 divisão do pais selecionado) 

    Esqueça a maior parte dos atributos

    Goleiro - (o que menos levou gol, pegou penais, defendeu 1x1) 

    Lateral - o que na estatística (não atributo) fez mais cruzamentos certos, que mais chegou na linha de fundo 

     Zagueiro que teve mais desarmes nas suas estatísticas

    Meio campo que deram mais passes certo nas suas estatísticas

    Atacante com mais finalização certas   

 

    Billy Beane pegou os melhores jogadores que estatisticamente faziam bem suas funções,  o rebatedor que tinha mais rebatidas certas na bola, o corredor que fazia mais corridas certas

o arremessador que errava menos e colocou eles juntos 

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Curioso. É o que sempre fiz, ao menos quando jogo em divisões inferiores. Os destaques em cada quesito importante pra mim, se estiverem em fim de contrato eu vou atrás.

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    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
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      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • jelucck77
      Por jelucck77
      só falta alguem que manja pra fazer seria bacana ter na nossa lingua kkkk
      Criar uma tradução para o Football Manager 2023 no idioma português brasileiro envolve alguns passos importantes. Embora não seja possível realizar a tradução diretamente no jogo, você pode utilizar ferramentas externas para modificar o conteúdo textual. Aqui está um guia básico para criar uma tradução:
      1. Obtenha as ferramentas necessárias:
      - Baixe um editor de arquivos de texto, como o Notepad++ ou o Sublime Text, que permita editar os arquivos de idioma do jogo.
      - Faça o download do arquivo de idioma original do Football Manager 2023, que contém todas as strings de texto a serem traduzidas. Normalmente, esses arquivos são distribuídos pela comunidade do jogo.
      2. Localize os arquivos de idioma:
      - Localize os arquivos de idioma do jogo. Eles podem estar em uma pasta específica dentro do diretório de instalação do Football Manager 2023.
      3. Abra e edite os arquivos de idioma:
      - Abra os arquivos de idioma com o editor de texto escolhido.
      - Localize as strings de texto em inglês que precisam ser traduzidas.
      - Substitua as strings em inglês por suas traduções em português brasileiro. Certifique-se de manter a formatação e a estrutura original.
      4. Salve os arquivos traduzidos:
      - Salve os arquivos de idioma traduzidos com extensão .xml (ou a extensão adequada usada nos arquivos do Football Manager) em uma pasta separada para facilitar a instalação.
      5. Teste a tradução:
      - Crie uma cópia de segurança dos arquivos originais do jogo antes de substituí-los.
      - Copie os arquivos de idioma traduzidos para a pasta correta do Football Manager 2023.
      - Inicie o jogo e verifique se as traduções foram aplicadas corretamente. Faça ajustes adicionais, se necessário.
      É importante observar que a criação de uma tradução pode ser um processo complexo e demorado, especialmente se você não tiver experiência prévia com edição de arquivos de idioma. Além disso, sempre respeite os direitos autorais do jogo e verifique se a comunidade do Football Manager permite e apoia a criação e distribuição de traduções não oficiais.
      Recomendo pesquisar fóruns e comunidades online dedicados ao Football Manager para obter mais informações, orientações e apoio de outros jogadores que possam ter experiência na criação de traduções.
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



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