Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A união das torcidas turcas contra o autoritarismo do governo virou filme


guaipeca55

Posts Recomendados

Poucas torcidas no mundo são tão fanáticas quanto às de Istambul. Paixão que cria uma atmosfera incrível nos estádios da capital e que resulta também em rivalidades ferrenhas, com inúmeros episódios de violência protagonizados pelo trio de ferro. Mas se a inimizade impera entre os grandes clubes turcos no âmbito esportivo, eles já se uniram, em um dos episódios mais singulares do país. O Istambul United, surgido justamente para combater a opressão do governo durante os protestos na Praça Taksim, em 2013.

Ultras de Besiktas, Fenerbahçe e Galatasaray para enfrentar a repressão policial em Istambul, depois que o governo de Recep Erdogan ordenou o fechamento do Parque Gezi e abusou da violência para silenciar os seus opositores. A tática de guerra dos ultras seguia a mesma, mas desta vez para combater o autoritarismo do presidente e lutar por mais democracia. De certa maneira, o envolvimento dos torcedores acabou diminuindo a liberdade dentro dos próprios estádios, com a criação de sistemas de segurança mais rigorosos. As brigas de 2013 repercutem dois anos depois, com estádios esvaziados em contraposição à decisão do governo.

A história do Istambul United virou tema de documentário. E a excelente produção tem o seu trailer disponível no Youtube. Um vídeo que mostra tanto a paixão quanto o espírito de luta dos torcedores. A produção completa também está à venda no iTunes.

Fonte: Trivela

Bah caras, arrepiei pra CA RA LHO. Muito foda, pena ser em inglês/legendado em inglês. Mas acho que galera vai entender que passa a idéia geral de que perante um inimigo comum, as três maiores e talvez mais violentas torcidas da Europa se uniram pra lutar contra o governo fascista.

E a gente acha que fez algo em 2013...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Beşiktaş e a Çarşı, torcida organizada deles: "[...] Para muitos na Turquia, o Besiktas tem a torcida organizada mais empolgante de todas. A Çarsi tem orientações anarquistas e desde que renunciou ao hooliganismo há alguns anos tem promovido espetáculos nas arquibancada e ações sociais longe delas. Por exemplo, no ano passado organizou campanhas para arrecadação de doações para vítimas de terremotos, além de manifestações contra o racismo."

"O McDonald's tem como cores predominantes o amarelo e o vermelho, que também pintam o escudo e uniformes do Galatasaray. [...] No caso do Besiktas, onde fica o estádio Inönü, a rede norte-americana foi "obrigada" por torcedores do time alvinegro a mudar sua fachada. Diante da pressão, o McDonald's abriu a exceção em seu padrão internacional de arquitetura das lojas e tirou o amarelo e o vermelho."

_46792678_carsi_get466x260.jpg

E aqui no Brasil as organizadas brigando pra entrar com bambu no estádio, fazer amizade com o jogador mais mala do time e servindo de massa de manobra pra presidente que ama o poder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      🗓️ Hoje, 11/06
      ⏰ 16h
      📺 SporTv
      🏟️  Estádio Olímpico (Roma)
       
       
    • Banton
      Por Banton
      Bursaspor Kulübü Derneği ( pronúncia turca:  [buɾsaspoɾ kulyby dæɾneji] ), comumente conhecido como Bursaspor, é um clube esportivo profissional turco localizado na cidade de Bursa, na Turquia. Formada em 1963, as cores do clube são verde e branco, com kits caseiros geralmente apresentando ambas as cores em um padrão listrado.
      Na temporada 2009-2010, o departamento de futebol masculino do Bursaspor venceu o primeiro título da Süper Lig depois de terminar com 75 pontos, um ponto à frente do vice-campeão Fenerbahçe . Bursaspor tornou-se no segundo clube fora de Istambul a conquistar o título da Süper Lig , juntando-se ao Trabzonspor que conquistou o primeiro dos seus seis títulos em 1975-76.
      FILOSOFIA:
      O clube aposta incessantemente nas suas categorias de base e em jogadores turcos mas tem bons olhos para os atletas da América Latina e da região Balcânica.
      LEITURA: 
      Jogadores formados no clube O plantel de 09/10 O curioso estádio dos "Crocodilos Verdes" CURIOSIDADES:
      O Bursaspor em toda sua história teve inúmeros jogadores estrangeiros, mas os brasileiros lideram a lista com 15 jogadores tupiniquins; em seguida vem 13 romenos, 9 bósnios e 8 argentinos. Os Crocodilos Verdes entram na seleta lista de "zebras" assim como Leicester (Premier League), Montpellier (Ligue 1) e Boavista (Liga NOS). ---
       
      UMA NOVA CARREIRA:
      Curtiu a dica? Procurando por mais desafios? Clique aqui e conheça a história de outros clubes espalhados pelo mundo.
    • Douglas.
      Por Douglas.
      Segundo o clube não foi "só" isso.
       
       
    • baltazar
      Por baltazar
      E ai pessoal, beleza? Estou de volta no PM e dessa vez vim para ficar por tempo indeterminado. Novamente estou trazendo um save que já fiz por aqui, pegarei um time de um país que escolhi e terei que conquistar tudo que eu conseguir utilizando apenas as categorias de base. Vou fazer o possível para trazer o máximo de informações durante cada temporada, também não irei exagerar nas postagens, elas serão bem resumidas, pois quero escrever o mínimo possível para que as postagens não fiquem muito longas e assim não canse os leitores e nem eu ao escrever, além disso pretendo ao final do save montar um histórico de conquistas, mostrar a evolução da infraestrutura do clube, os melhores jogadores que surgiram bem como imagens do seu desenvolvimento ao decorrer das temporadas ( provavelmente a cada 3-5 anos, vai depender do meu tempo para postar ^^ ). Enfim, é isso, então vamos ao que interessa.
      Introdução 
      Resolvi escolher a Turquia (com todos o jogadores possíveis) pois é um país que possui uma boa reputação, com sua principal liga no top 10 da Europa, além disso seu youth rating é superior ao da Inglaterra, 124 de acordo com esse site, sendo que entre os países europeus, a Turquia fica atrás apenas da Alemanha, Itália, França e Espanha, portanto posso esperar newgens ainda melhores do que naquele save. Na DB oficial a Turquia possui apenas 3 divisões ativas, porém para dificultar ainda mais, baixei o update do claassen o qual adiciona mais 2 divisões, assim irei jogar com um clube da 5ª divisão, o Araban Belediyespor Kulübü . O treinador irá se chamar Emir Berker ( Foto ), ele é turco e começará com nenhum curso e reputação amadora.
      Regras
      Não contratar jogadores ( Usar apenas a base). Contratar apenas staff que tenha 1ª ou 2ª nacionalidade turca (Com exceção dos olheiros). Posso treinar apenas a seleção turca, mas somente depois de eu ter cumprido pelo menos nove dos dez objetivos com o clube e também se ainda não tiverem ganho uma Copa do Mundo. Objetivos
      Conquistar todos os principais títulos nacionais. ( Supercopa | Copa | Liga ) CONQUISTADO  Ter a maior reputação da Turquia. CONQUISTADO  Ser o mais rico do país. CONQUISTADO Possuir a melhor infraestrutura possível. CONQUISTADO Alcançar o maior nível de recrutamento permitido. CONQUISTADO Virar a base da seleção turca. CONQUISTADO Conquistar todos os principais títulos internacionais. ( Supercopa | UEL | UCL | Mundial ) CONQUISTADO Tornar-se o clube com a maior reputação do mundo. CONQUISTADO Revelar um jogador que ganhe a bola de ouro. CONQUISTADO Construir um estádio com capacidade superior a 80 mil pessoas.
    • gabiluh
      Por gabiluh
      Fala pessoal. Estou jogando um save com o Osmanlispor, da Turquia e atualmente estou na temporada 2022/2023.
      Na temporada passada eu recebi uma notícia de que três países haviam entrado na União Europeia (Sérvia, Montenegro e não lembro se era Albânia ou Moldávia) e que as regras para inscrição de jogadores nos campeonatos desses países seriam ajustadas.
      Como a Turquia não faz parte da UE e possui regras com relação a estrangeiros um tanto quanto restritivas demais (14 estrangeiros no elenco inscrito no campeonato, sendo que jogadores com dupla nacionalidade, caso tenham jogado pelo outro país que não a Turquia a partir de 2015 acabam sendo considerados estrangeiros) eu faço duas perguntas para vocês:
      1. Existe a possibilidade de mudança nas regras de inscrição de um campeonato durante o save?
      2. Como ocorreu com a Sérvia e os outros dois países, existe a possibilidade de outros países (Turquia por exemplo) serem aceitos na UE durante o save? E isso mudaria as regras?
       
      Obrigado pela atenção a um cara de 29 anos que conheceu e se inscreveu nesse fórum quando ainda era um adolescente hahahaha
×
×
  • Criar Novo...