Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Doze Goles de Futebol Vol II


Jirimias

Posts Recomendados

banner.png

 

 

FORZA, PARMA! 

O documentário

 

#Episódio: Orgulho nacional / Temporada 2019/2020

 

1DINOBAGG.png
 
Janeiro: a perfeição
 
Enquanto os times da Série A buscavam reforçar seus times, o Parma não se moveu na janela de inverno. As únicas movimentações estavam relacionadas aos empréstimos de alguns jovens para ganhar experiência. Mesmo sem reforços, o time principal ganhou novas caras: Baltieri, que já jogara pelo time principal na temporada passada e os novatos Mirco Rufini e Bettini, todos meias ofensivos tiveram oportunidade graças ao rodízio de jogadores.
 
O momento era bastante oportuno para que eu fizesse estas experiências, já que fizemos uma sequência de vitórias importantes e de poucos gols sofridos. Entre os novatos, Ruffini foi quem mais impressionou ao mostrar credenciais para jogar na posição de Antônio Romano.
 
 
janeiro.png
 
 
Fevereiro: Copa da Itália
 
 
Pela primeira vez jogávamos três competições simultaneamente. Além da Série A, o Parma disputava com a Internazionale a vaga para a final da Copa da Itália. O confronto era uma reprise de outra edição da competição, quando o Parma ainda se reconstruía e o pênalti não convertido por Cerri acabou custando a eliminação de sua equipe.
 
Agora eram outros tempos. Forte e audacioso, o Parma de Cerri e Cia foi à Milão e não tomou conhecimento do adversário. Com gols de Castellano, Garufi e Rugani (contra), o Parma levou a melhor batendo os donos da casa por 3-1. A vantagem na primeira partida permitiu a Baggio lançar mão de força total para a segunda partida, já focado no primeiro confronto contra o Real Sociedad, pela Liga dos Campeões. Apesar do começo satisfatório, sentimos as ausências no decorrer da partida e por muito pouco não fomos eliminados. O critério de gols fora nos favoreceu. Na final encontraríamos a Roma, desenganada da série A e ainda com o título perdido na última rodada da temporada passada engasgado na garganta.
 
 
Vantagem na UCL e na Série A
 
 
O Real Sociedad era uma surpresa. A campanha heroica na Liga do ano anterior que garantiu a classificação da equipe para a UCL nesta edição, nem de longe parecia com a campanha atual da equipe, que estava apenas entre os oito primeiros do campeonato espanhol. Mas havíamos de respeitar os líderes do grupo, até porque chegaram até este jogo sem sofrer nenhuma derrota.
 
Isto dava um sabor diferente para nós e não precisamos de muito tempo para mostrar o quanto queríamos seguir na competição. O gol deles quando vencíamos por 2-0 foi um golpe perigoso, que felizmente reagimos marcando mais dois gols selando uma vitória tranquila, uma vantagem confortável que precisávamos fazer valer no jogo de volta.
 
 
sociedad1.png
 
 
Em meio a tantos jogos decisivos não perdemos foco em nenhuma das competições, apesar de considerar um pouco decepcionante a perda de alguns pontos que nos daria maior tranquilidade no Calcio. Mesmo assim, os sete pontos de vantagem para o vice-líder nos dava alguma gordurinha a ser queimada a medida que UCL afunilasse.
 
 
fevereiro.png
 
 
Classificação até a rodada 26
 
 
class26.png
 
bannerpessoaNARRA.png
 
Março: como colocar emoção em um campeonato
 
 
Na véspera do confronto válido pela 26º rodada, o treinador do Milan, Sinisa Mihajilovic, declarou que o nacionalismo empregado por Baggio ao Parma era um erro, já que a experiência de talentos estrangeiros é bastante positiva. É bem verdade que Baggio nunca assumiu ser nacionalista, inclusive contando com alguns estrangeiros no time. Tudo bem que é um número bem inferior à costumeira Torre de Babel dos outros times italianos, mas nem por isso o treinador Cruciati pode ser apontado como um radical. Baggio evitou o confronto com as palavras, a resposta deveria vir a campo e com um onze titulares e seis reservas, todos de nacionalidade italiana, o Parma viajou para Milão. Titulares como Diallo, Lozzano e Alcover deram lugar a Rigione, Bernadeschi e Pasa. Bernardeschi, aliás, aproveitou o surto de seu treinador para marcar um hat-trick. Final do jogo: Itália Cruciati de Dino Baggio 5, Milan 0.
 
Os reservas foram a campo no jogo seguinte contra o Peruggia e protagonizaram uma derrota inesperada, aliás a segunda na temporada. O rodízio não era 100%, não existe nada que seja perfeito nesta terra - resumia Dino Baggio.A recuperação veio na rodada seguinte com vitória dos Cruciatis sobre o Napoli.
 
milan.png
 
 
O campeonato Italiano abria espaço agora para a partida de volta da UCL. Sempre premiando seus torcedores com muita emoção, o Parma viu o adversário reduzir a vantagem de três gols construída no primeiro jogo, ao abrir 2-0. O terceiro gol significava a eliminação dos italianos. O time que não sabia se defender teve que aprender este ofício nos 12 minutos que restavam para o final da partida. O Parma eliminava assim uma das mais bem sucedidas formações da história recente do Real Sociedad. Apesar da classificação, os comandados de Baggio ainda estavam verdes para serem considerados favoritos ao título. Querendo ou não, o Parma ainda era uma surpresa.
 
sociedad2.png
 
 
Se na UCL, o Parma seguia vivo, no campeonato Italiano o time vivia a dramaticidade de prosseguir perdendo ponto contra equipes inferiores. A derrota para o Livorno reduziu a vantagem de seis para três.
 
marco.png
 
 
Era preciso uma reação imediata da equipe, que escalada com seus melhores jogadores recebeu o Chievo e não deu chance para o azar. Em grande noite, Cerri marcou duas vezes, dando indícios de que o homem-gol do Parma estava voltando à boa fase. Com estes dois gols, Cerri bateu o recorde de Willian Bronzoni, tornando-se o maior artilheiro da história do Parma com 81 gols. Isso tudo com apenas 23 anos de idade. (estatística do plantel)
 
 
classifica.png
 
 
Se no Calcio a vantagem voltou a aumentar depois do tropeço dos concorrentes, na Liga dos Campeões, o pessimismo passou a rondar depois do sorteio ter colocado o Chelsea no caminho dos Cruciati. Na verdade, não havia muita escolha para Baggio e Cia, já que estavam entre as oito melhores equipes da competição mais importante do continente.
 
 
semifinal.png
 
 
Perfil do Chelsea:

 

O Chelsea era a equipe mais italiana fora da Itália. Seu treinador, Antônio Conte, estava no quinto ano no comando do clube londrino. Contando com cinco italianos no time principal, entre eles Marco Verrati. Os The Blues lideravam a Premier League, somando um tricampeonato desta competição entre 2016 e 2019. Há oito anos na fila de uma competição europeia o Chelsea se classificou-se em primeiro em um grupo teoricamente mais frágil com Hannover, Shakhtar e Vitória de Guimarães. Na fase de oitavas, os ingleses bateram a Roma por 6-3 no placar agregado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 559
  • Criado
  • Última resposta

O time tem estado maravilhosamente bem dentro do país. No entanto, o jogo sofrido contra a Real Sociedad foi meio que um choque de realidade né? Afinal, foi aquele típico jogo do FM que mal e mal conseguimos respirar e o coração sai pela boca quando surgem alguns lances favoráveis ao adversário além de outras coisas que acontecem com a gente que nem é educado falar aqui. Hahaha.

 

Acho que pelos adversários ainda vivos na UCL o título é quase inviável. E seria um golpe de sorte tremendo se fosse campeão nesse retorno do Parma ao destaque no cenário europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time tem estado maravilhosamente bem dentro do país. No entanto, o jogo sofrido contra a Real Sociedad foi meio que um choque de realidade né? Afinal, foi aquele típico jogo do FM que mal e mal conseguimos respirar e o coração sai pela boca quando surgem alguns lances favoráveis ao adversário além de outras coisas que acontecem com a gente que nem é educado falar aqui. Hahaha.

 

Acho que pelos adversários ainda vivos na UCL o título é quase inviável. E seria um golpe de sorte tremendo se fosse campeão nesse retorno do Parma ao destaque no cenário europeu.

 

Foi sofrido. Eu ainda aposto que enfrentei no segundo jogo o time que terminou em terceiro na Liga Espanhola, mas realmente dá uma assustada. Foi um jogo daqueles em que roemos as unhas haha.

Nem penso em título, tb acho improvável, mas vamos indo até aonde deixarem.

 

 

Que sufoco contra a Real!

 

Acho que precisa ganhar a Copa da Italia para afogar as magoas da UCL

 

Foi mesmo rsrs jogão! 

A copa ia ser uma boa, pode consolar a torcida, além de conseguirmos uma tríplice coroa italiana, se ganharmos a Série A tb. Enfim, estamos na disputa, enquanto há jogo, há esperança. Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner.png

 

 

FORZA, PARMA! 

O documentário

 

#Episódio: Tragicomia (parte I) / Temporada 2019/2020

bannerpessoaNARRA.png

 

1ABRIL.png

 

Todo jogo agora era uma decisão e ter que optar por uma competição ou outra dependia do adversário e do nível do desgaste dos jogadores. Era nítido que o rodízio utilizado durante toda a temporada fez bem ao plantel. Na avaliação física quase todos os jogadores apontava um número acima dos 93% da condição ideal, as exceções ficavam entre os jogadores que retornavam de lesão. Curiosamente, o jogador mais utilizado durante a temporada, Cerri, vivia um grande até mesmo com sua parte física, deixando de lado as lesões frequentes que assolaram sua carreira nos anos anteriores.

 

Para o jogo do Palermo, Cerri estava escalado com nove reservas. Algo arriscado diante de um adversário tradicional que jogaria em casa. Na prática, prevaleceu o poder ofensivo da equipe Cruciati. Cerri marcou dois e seguia batendo seu próprio recorde.

 

Quartas de Final UCL , Londres

 

Em Londres aconteceria em cinco dias a primeira partida do confronto das Quartas de Finais entre Chelsea e Parma. Os Blues eram favoritos, segundo a imprensa e Diego Costa considerado o homem que poderia desequilibrar. Porém não houve desequilíbrio, foi o equilíbrio que fez com que as duas equipes se anulassem e o placar não saísse do zero. Para o Parma, só o lamento de não ter marcado um gol fora sequer, mas levar o jogo para ser definido diante de sua torcida sem nenhuma vantagem a ser superada, merecia uma comemoração.

 

 

1GALA.png

 

Logicamente, não tínhamos tempo para comemorar, nem para descansar. Tínhamos três ou quatro dias entre um jogo e outro, ou melhor entre uma decisão e outra. Para nós, considerados reserva, era a oportunidade de escrever uma página importante na história do clube. Acho que isso me motivou a fazer meu melhor jogo desde que cheguei no Parma. Foi contra o Genoa, quando marquei dois gols e participei de outro e sai de campo tendo o nome gritado pela torcida. - Marco Benassi, meio campista do Parma

 

Narrador: O triunfo do Parma 2 contra o Genoa fazia a Itália se render à força implacável do time de Baggio. Quem poderia pará-los?

A Roma? Não. Os galácticos da Roma até tentaram, mas entraram no hall dos que sucumbiram ao determinado time B do Parma. A cada rodada ficava bem claro que a única equipe que poderia tirar o bicampeonato do Parma era a Juventus, treinada por Mano Menezes.

 

Os favoritos

 

Já estávamos acostumados a lidar com a incredulidade, por isso nem ligávamos se o Chelsea era o nome mais falado pela imprensa européia e mundial. O campo continua sendo o lugar onde se consegue respeito no futebol, sempre acreditei nisso. - Fabio Castellanomeio campista do Parma

 

Narrador: Castellano fazia seu 113º jogo com a camisa do Parma, sem ser de fato jogador do Parma, estava no seu quarto ano emprestado ao clube. Talvez por isso ele entendia bem a dimensão que tinha o gol que ele marcou aos 24 minutos contra os Blues. Castellano e a torcida só não imaginava que outros dois gols viriam acompanhado de uma atuação perfeita de todos os setores. Vitória por 3-0 e vaga garantida na semi-final contra o Arsenal.

 

 

calenda1.png

 

 

O erro

 

Um erro foi crucial para que o Parma perdesse a vantagem contra o Arsenal.  A equipe vencia por 1-0 em noite sem inspiração de Cerri, que perdeu duas chances claras de aumentar a vantagem. Porém, um cruzamento da direita, já nos minutos finais, encontrou Coric livre entre a dupla de zaga, que se preocupou em pedir impedimento que não existia.  O empate faria o Parma decidir sua sorte fora de casa. O retrospecto da equipe fora de casa na fase eliminatória não era bom, e o adversário já havia demonstrado sua força no primeiro jogo.

 

arsenal1.png

 

 

1POUPA.png

 

Pela rodada 34 Parma e Juve fariam uma final antecipada. Para o Parma vencer significava colocar oitos pontos de vantagem sobre seu adversário e praticamente garantir o título na antepenúltima rodada. Para  Juve valia encostar na tabela e aguardar que a sequência de jogo fizesse o restante. Apesar da importância do jogo, Baggio não abriu mão de poupar o time para o segundo jogo contra o Arsenal . Com uma atuação melhor na segunda etapa, o Parma teve que buscar o empate e deixou o campo lamentando as chances perdidas.

 

Sinceramente, fiquei surpreendido ao ver meu nome entre os onze titulares, pois nos últimos jogos eu vinha fazendo parte do segundo time, que disputava a Série A. Estava tendo uma participação importante no time B, mas ainda assim duvidada que seria o titular das fases decisivas da UCL.

 

Aquele jogo contra o Arsenal não sai da minha memória pela forma como tudo ocorreu. Abrimos o placar aos dois minutos. Com treze minutos já marcávamos o segundo e aos 37 fiz o terceiro, quando o placar marcava 2-1. Saímos para o intervalo podendo levar dois gols que estaríamos acostumados. Dizer que poderíamos sofrer dois gols não deveria significar que levaríamos realmente os dois gols. Quando isso aconteceu percebi que meus companheiros estavam desanimados. Os jogadores do Arsenal estavam possuídos, partiam para cima e Buffon segurava as pontas.  Nosso treinador alinhou o time no 4-5-1, para alguns pode ter sido tarde, mas a tempo de parar o time deles e ainda marcarmos o quarto gol. Estávamos na final da Liga dos Campeões - Lozano, meio-campista do Parma, sobre o segundo jogo Arsenal

 

Do jogo da semi-final para o jogo contra a Internazionale apenas dois dias de intervalo. O time B do Parma não conseguiu repetir os feitos passados e acabou sendo dominada pela Inter, ficando evidenciado no placar de 3-0. A derrota fez a vantagem do Parma cair para dois pontos, voltando a acirrar a disputa pelo scudetto a duas rodada do fim. Baggio queria ter deixado o título encaminhado italiano, mas não tinha jeito: em vinte dias a equipe teria quatro jogos decisivos, sendo que três em sete dias: uma verdadeira maratona.

 

 

calenda2.png

 

 

1NEUTRO.png

 

Titulares a campo contra a Roma para decidir a Copa da Itália. O palco era o Estádio Olímpico de Roma, casa tradicional da final da competição, que deveria, conforme regulamento ser um campo neutro. Na edição anterior, o Napoli passou pelo mesmo desafio de bater uma equipe local (Lazio) no estádio que deveria ser neutro. Mas com o Parma, jogar contra quase 70 mil torcedores, sendo a grande maioria torcedores da Roma, a história foi diferente. Nem mesmo o melhor do Parma foi capaz de segurar uma Roma que alimentou a vingança durante toda a temporada até este dia. O título ficou em Roma em uma vitória incontestável dos comandados de Rudi Garcia. 

 

roma.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner.png

 

 

FORZA, PARMA! 

O documentário

 

#Episódio: Tragicomia (parte II) / Temporada 2019/2020

1DINOBAGG.png

 

 

Não podíamos desanimar. Tínhamos pela frente dois jogos da Série A e não podíamos vacilar. Recebemos a Udinese em casa poupando poucos jogadores. Começamos o jogo com aquela força de sempre e colocamos 2-0 no placar. A Udinese aproveitou o nosso desgaste para controlar a segunda etapa e diminuir o placar. Foi preciso aplicar-nos na defesa para segurar o placar até o fim e deixar a tabela do mesmo modo que antes do jogo.

 

Na rodada seguinte tínhamos aquelas coincidências que colocam medo. Acho que sofri de tragicomia neste período: achava cômico esta tragédia anunciada. Nosso adversário era o Pro Vercelli, o mesmo que derrotou a Roma e deu-nos o título quando não acreditávamos mais. Sem riscos de cair, o Vercelli não tinha ambições, exceto premiar sua torcida com uma boa exibição: a mesma condição que há um ano atrás entraram em campo contra o time romano.

Com 13 dias para a final da UCL,decidi não poupar nenhum titular. Apenas Silvestre, lesionado, não viajou para Vercelli. Castellano abriu o placar cobrando falta. O jogo tinha um ritmo frenético, pois o Pro Vercelli queria mesmo ficar marcado como o Estraga Festas. O silêncio do banco de reservas na segunda etapa dizia tudo: o time da casa virou o placar. A Juventus fazia sua parte contra o Chievo, enquanto nossa equipe buscava o gol de empate.

 

Todo mundo brincava comigo nos treinos por nunca ter feito um gol na carreira. Minha posição me permitia chegar próximo do gol, mas sempre optei por servir meus companheiros, além disso, me considero um jogador de marcação, é ali que me destaco mais.

 

Foi quando recebi aquela na esquerda, estava um pouco longe e a bola veio à feição. Pensei em dominar, num milésimo de segundo mudei de intenção e acertei o chute mais certeiro possível. O goleiro deles já tinha defendido bolas incríveis, por isso demorei para comemorar. Cara, até hoje eu comemoro aquele gol. Foi o primeiro em onze anos de carreira, exatamente o gol do título do Parma. - Cristiano Biraghi, lateral do Parma

 

 

calenda3.png

 

 

NARRADOR: Empatados em pontos,  o confronto direto contra a Juventus foi decisivo, uma vez que o saldo de gols, segundo critério de desempate, favorecia o time de Turim. Festa em Parma com o bicampeonato da Liga. Uma curiosidade: Cristiano Biraghi, autor do gol do título, entrou para a história do clube também como a pior disciplina de todas as épocas do Parma, recorde este que pertencia a Fietta, Diretor de Futebol Juvenil do Parma.Como não poderia ser diferente, o Parma foi exaustivamente lembrado nas premiações das Federações daquela temporada:

 

  • Melhor equipe da Série A pela segunda vez seguida;
  • Melhor treinador do ano pela segunda vez seguida;
  • Gol do ano, Geni Alcover;
  • Jogador Italiano por Alberto Cerri;
  • Defensor do ano: Biraghi e terceiro lugar conquistado por Luca Antei;

 

classifica.png

bannerpessoa.png

 

O ambiente 

 

Berlim foi a cidade escolhida para sediar a final da Liga dos Campeões de 2020. O Olympiastadion recebia sua lotação máxima, um pouco de mais de 74 mil presentes, para um confronto encarado por muitos como Davi e Golias. Eu fui cobrir aquele jogo a pedido da TV que eu trabalhava na época. Meu trabalho era fotografar os melhores momentos daquele jogo.

 

Lembro-me de uma simbólica foto tirada dos jogadores do Parma enquanto deixavam o vestiário: estavam descontraídos demais. Pareciam estar em uma realidade paralela considerando que do outro lado estava o poderoso Real Madrid, onde vezes campeão desta competição e que contava com um dos melhores jogadores do mundo, o colombiano Stiwar Ruiz, além de outros grandes nomes como Toni Kross e James Rodriguez. Vice-campeão da Liga, o Real Madrid contava com um grande nome de jogadores veteranos: Cristiano Ronaldo, Fernandinho, Hulk, Gareth Bale, Benzema, Sergio Ramos e Casillas, todos reservas.

 

 

O jogo

 

Durante toda a semana muito se falou que o Parma concentrou-se em treinar bola parada ofensiva, que estatisticamente mostrava-se uma forma eficiente de bater o Real Madrid. Quando você pega uma informação desta e vê com dez minutos de jogo a equipe menor abrir o placar exatamente assim é incrível. Baggio achou o mapa do tesouro. Lembra do Cristiano Ronaldo? Então, ele estava ali na área para empatar a partida. Não era o reserva? Um Cristiano Ronaldo de muleta colocava ainda medo em garotos como Diallo. Ponto para Ancelotti.

 

No segundo tempo, Cristiano Ronaldo estava impossível! Duas bolas na trave e parecia estar em todos os cantos do campo. Como vinho, os trinta e cinco anos faziam o português ficar ainda melhor.

 

Tanto fez que marcou seu gol. Jairzinho chutou forte, Buffon espalmou segundo a cartilha, para o lado, mas encontrou o gajo ali para achar um espaço entre a trave e o goleiro.

Aí entra em cena aquele tipo de jogador que vira herói: Biraghi. O lateral havia marcado o primeiro gol de sua carreira dando o título italiano a sua equipe, agora acertaria outro chute de extrema felicidade e empatar o jogo.

 

Mas o jogo era de Cristiano Ronaldo, o mito, o monstro,  a lenda ou qualquer outro adjetivo que você quiser. "Não jogue a toalha agora" - eu poderia ter dito ao torcedor do Parma. Você já imaginou o Cerri cruzando para a área? Pois é, deve ter sido a primeira vez na carreira, mas foi com a pontaria de um lateral que ele achou Castellano no primeiro pau para empatar a partida de novo. Aliás, Cerri fez sua segunda assistência do jogo.

 

O jogo não se decidiu em noventa minutos e aí veio a prorrogação.O Real já tinha feito suas três substituições e o Parma duas. A terceira substituição do Parma foi Bernadeschi que substituiu Garufi após falta cometida por Fernandinho.Com a substituição, o Parma alinhou no 4-5-1, deixando claro sua preferência pelas penalidades. Quase no fim do jogo, Jairzinho acertou a trave de Buffon. Em seguida, Lozano puxou toda a defesa do Real e chutou por cima. Não teve jeito, penalidades neles.

 

Os penalizados.

 

Cerri abriu a cobrança e fez. Baggio não arriscou deixar para um jogador da base do clube decidir as penalidades. Cristiano Ronaldo abriu a contagem para o Real e não decepcionou. Na segunda série, Lozano e Fernandinho acertaram também para sua equipes. Bernadeschi e Isco também não falharam. Castellano acertou o ângulo, Navas acertou o canto, mas não pegaria bola nem se tivesse mais dez centímetros de braço. Ozan Tufan fez Buffon sair da foto: goleiro no canto, bola no outro. Fred chutou no cantinho, Navas continuava quase pegando. Foi quando Sérgio Ramos foi para a bola. Como um bom zagueiro chutou forte, no meio do gol, mas acima do travessão. Eu nunca escolheria um zagueiro para bater o último pênalti da série regular, principalmente, se ele não fosse um exímio batedor.  Realmente, posso dizer que Ancelotti quis pagar para ver e pagou caro. Festa do Parma. Um dia memorável em que o Davi mais uma vez golpeou o Golias. Parma campeão da Liga dos Campeões.

 

real.png

 

 

Sem palavras para dizer o que eu senti naquele momento. Só tinha que agradecer ao Baggio por confiar a mim a camisa um. Sai do Parma muito jovem, e ter retornado para ganhar um campeonato italiano e uma Champions League valeu toda humilhação que passei quando fui jogado para fora da Juventus. Foi um grande dia, eu me emociono toda vez que lembro. - Buffon, goleiro e capitão do Parma.

 

Eu não marquei nenhum gol, mas ajudei o time dando os passes e até cruzando que nunca foi meu forte. O jogo estava muito complicado para nós, a marcação muito forte e a nossa jogada aérea não funcionava, foi quando decidi sair da área e deu certo. Foi um dia muito especial. - Alberto Cerri, maior artilheiro da história do Parma.

 

Terminava assim a temporada dos sonhos. Qual seria nosso próximo passo? Onde poderíamos crescer? Como continuar sendo competitivos? Qual caminho financeiro seguir? Esta era algumas perguntas que deveríamos responder na temporada seguinte.

 

 

estat.png

 

 

1MINIBANNER.png

 

 

Muitas coisas aconteceram nesta temporada. Primeiramente, o título da UCL foi o auge deste time que foi basicamente formado na Série C, estando jogando desde lá jogadores fundamentais como Romano, Garufi, Castellano, Pasa, Rigione e Cerri. Com o sucesso na Liga dos Campeões ficou mais fácil alcançar outros mercados, e assim entramos no Brasil, mais especificamente, o Corinthians, clube mais rico, de maior reputação do país e com segunda maior torcida. Uma pequena parcela destes torcedores que aderirem ao Parma como segundo time já será benéfico, mas só veremos isso de fato no resultado financeiro da temporada que vem.

 

Um impacto positivo no merchandising foi o nosso amisto contra o Orlando, nos EUA. O mexicano foi responsável por bater o recorde de vendas de camisas do Parma naquele país, sendo nosso principal fonte de marketing no exterior.

 

Algumas coisas avançaram, mas ainda precisam ser aprimoradas. A reputação é algo que pode ser garantida em campo, se repetirmos uma temporada tão fantástica como essa. Já a parte financeira nos obriga a fazer investimentos com cautela, mesmo querendo ter um time ainda mais forte, devemos manter a política que rendeu ao clube um balanço final de €40M, sem contar as receitas televisivas e premiações da UCL que superam o valor total do balanço final. 

 

A questão dos jovens é a mais aguda. Apesar de já notabilizarmos por estar entre os clubes que mais formam jogadores para a Seleção Italiana (este é o foco deste objetivo), terei que incentivar os jovens a desenvolverem na equipe principal, por isso a tendência é que tenhamos mais jovens a partir de agora no time principal. Não posso sair vendendo a torto e direito para não atrapalhar o objetivo que refere à competitividade (reputação), mas a ideia inicial é ter um jovem por posição.

 

 

Supremacia: Cinco temporadas

 

  • Objetivo: Vencer a Liga dos Campeões, (concluído)
  • Consolidar-se entre os dez clubes mais ricos do mundo (24º);
  • Estar entre os dez maiores clubes da Europa (22º)
  • Firmar-se entre os maiores clubes formadores de jogadores do país;
  • Formar parceria de merchandising no exterior (concluído);
  • Expandir o Ennio Tardini (concluído).

 

Finanças

 

1ricos.png

 

 

Reputação

 

reputa.png

 

Merchandising

 

 

merchand.png

 

 

1merchand2.png

 

 

Novo estádio

 

 

estadio.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que banco esse do Real hein!

 

Diria que os outros títulos apagaram a tristeza da final de Roma. Parabéns, temporada mítica, e com emoção!

Os objetivos me parecem bem encaminhados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que banco esse do Real hein!

 

Diria que os outros títulos apagaram a tristeza da final de Roma. Parabéns, temporada mítica, e com emoção!

Os objetivos me parecem bem encaminhados.

Pois é. E pior foi ver Cristiano Ronaldo ainda desequilibrando.

A tristeza foi compensada com a tríplice coroa.

Agora falta pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Tenho que dizer que estou decepcionado com a rapidez que o Parma chegou ao título da Champions League. Obviamente que passa pelos méritos do treinador, mas acho que eu esperava ver mais uns 3 ou 4 anos de lutas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho que dizer que estou decepcionado com a rapidez que o Parma chegou ao título da Champions League. Obviamente que passa pelos méritos do treinador, mas acho que eu esperava ver mais uns 3 ou 4 anos de lutas.

Pois é, tb queria q fosse diferente, porem o FM já não oferece muitos desafios, e olha que tenho tido cuidado em não reforçar o time enquanto os outros não param de contratar, mas não tem como, o FM foi feito para ser superado. Minha motivação agora está nos objetivos que o jogo não pode facilitar.Vou até mudar a abordagem do save visando mais os bastidores que os jogos em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro gostaria de agradecer: muito obrigado! Sou novo aqui no fórum e no mundo do FM (ta baixando aqui ainda) e ler esse seu tópico, me deixou com MUITA vontade de jogar esse jogo. 

 

É incrível a dimensão de realidade que você impôs no seu save, ganhou praticamente tudo, mesmo tendo "começado do zero", PARABÉNS

 

PS. Agradeceria se vocês me passassem umas dicas sobre o jogo privado.. abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro gostaria de agradecer: muito obrigado! Sou novo aqui no fórum e no mundo do FM (ta baixando aqui ainda) e ler esse seu tópico, me deixou com MUITA vontade de jogar esse jogo. 

 

É incrível a dimensão de realidade que você impôs no seu save, ganhou praticamente tudo, mesmo tendo "começado do zero", PARABÉNS

 

PS. Agradeceria se vocês me passassem umas dicas sobre o jogo privado.. abraços!

 

Legal que o save tenha despertado esta vontade. Este detalhe de ter "começado do zero" as vezes é algo que eu esqueço olhando a forma como o save desenrolou, mas é algo que valoriza o sucesso alcançado. Sem contar que todo o save foi feito com gestão responsável, não fiz nenhuma loucura que facilitasse as coisas.

 

Não tenho nenhuma fórmula vencedora, a não ser aquilo que o próprio fórum oferece como material, é com algumas horas de leitura e prática do jogo que vc fica bom neste negócio. :yest:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Temporada! Tudo deu certo! Foi emocionante até o final. Agora os objetivos estão sendo concluidos com rapidez, espero que ponha outros mais difíceis.

Ainda bem que o Parma está agigantando-se rapidamente, isso mostra o potencial do grupo e do treinador e staff.

 

E outra: Põe o Buffon na Staff do clube, ele começou e terminou sua carreira aqui. Auxiliar ou Diretor de Futebol seriam cargo bons para ele.

Tem algum grande craque em sua base?

 

Mal posso esperar pra ver o próximo capitulo

 

Boa Sorte, a próxima temporada te espera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Temporada! Tudo deu certo! Foi emocionante até o final. Agora os objetivos estão sendo concluidos com rapidez, espero que ponha outros mais difíceis.

Ainda bem que o Parma está agigantando-se rapidamente, isso mostra o potencial do grupo e do treinador e staff.

 

E outra: Põe o Buffon na Staff do clube, ele começou e terminou sua carreira aqui. Auxiliar ou Diretor de Futebol seriam cargo bons para ele.

Tem algum grande craque em sua base?

 

Mal posso esperar pra ver o próximo capitulo

 

Boa Sorte, a próxima temporada te espera!

Foi mesmo uma grande temporada, Mito! Não penso em adicionar outros desafios ao save, pois o save não termina com o Parma, tenho que dar seguimento no próximo episódio com outro clube.

Posso dizer que tive sorte de ter acertado mais que errado na hora de contratação, assim mantive uma base que deu certo. O entrosamento ajuda muito no FM.

Buffon já  divide funções de goleiro e treinador de goleiros.

Tem um chamado Menabue, eu apresentei mais atrás, mas vou dar uma ênfase a partir de agora estes jogadores da base.

Vlw pela força!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campeão da Champinons, Bi-Campeão Italiano e Campeão da Supercopa da Itália.

Cara... Me ensina?!

 

 

Parabéns pelos Títulos...

Quase sem relevância para o futebol mundial, que fique bem claro.  :lol2: 

 

 

Agora só achei estranho o Hannover ter alcançado a reputação mundial e o Sabadell ter conquistado a continental.

O Hannover tudo bem, mas o Sabadell... Só com ajuda do FM mesmo, haha!

 

 

Boa Sorte na Continuação... E no próximo capítulo.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li tudo de uma vez aqui, não consegui parar!

Muito bacana o save, tá de parabéns, conseguiu levar o Parma a glória rapidamente.

Ganhar tudo novamente próxima temporada ein, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li tudo de uma vez aqui, não consegui parar!

Muito bacana o save, tá de parabéns, conseguiu levar o Parma a glória rapidamente.

Ganhar tudo novamente próxima temporada ein, boa sorte!

 

 

Obrigado pela leitura, Shotz.

Foi bem rápido mesmo, não é muito bom, mas o que amenizou foi o foco em gestão.

Vamos que vamos, mas acho que a próxima temporada será complicada, quero colocar os jovens pra jogar mais.

 

 

Campeão da Champinons, Bi-Campeão Italiano e Campeão da Supercopa da Itália.

Cara... Me ensina?!

 

 

Parabéns pelos Títulos...

Quase sem relevância para o futebol mundial, que fique bem claro.  :lol2: 

 

 

Agora só achei estranho o Hannover ter alcançado a reputação mundial e o Sabadell ter conquistado a continental.

O Hannover tudo bem, mas o Sabadell... Só com ajuda do FM mesmo, haha!

 

 

Boa Sorte na Continuação... E no próximo capítulo.

Abraços!

 

Nunca tinha conseguido isso, eu acho, mas foi fruto do trabalho desde a Série C. Parece que quero valorizar, mas o entrosamento,  a política de contratar apenas nas posições essenciais, o cuidado em manter os jogadores emprestados até o momento de poder contratá-los, além da sorte dos times não desejarem ficar com eles, tudo isso colaborou. 

Só título pequeno rsrs, foi ma temporada perfeita.

 

Sabadell é cois ado FM mesmo, vem tendo boas campanhas, tipo ficou em 5º na primeira temporada na Série A e depois tem ficado entre os dez primeiros, mas com uma participação discreta na única competição continental que disputou. Enfim, o Fm deu um Up neles

 

Vlw!

 

Galera, vou ver se consigo postar domingo. Estou estudando para concurso, então o tempo de jogo diminuiu. Como quero postar semestralmente, estou esperando juntar os jogos. Vlw!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner.png
 

 


FORZA, PARMA! 

O documentário

 

#Episódio: Deixa os garotos brincarem / Temporada 2020/2021

 
 
 
A imagem dos jogadores correndo com a taça em volta do Olympstadiom vai desfazendo aos poucos e dá lugar à filmagem panorâmica do Estádio do Parma. A câmera agora focaliza o gramado que mais parece um tapete e flagra a sombra de um homem. Logo, a sombra revela um homem jovem que traja camisa da organizada aparecendo por debaixo de um terno. A câmera agora foca nos lábios do homem que sorri e inicia o texto abaixo:
 
 
A casa nova

por Francesco Bruonoro, diretor e idealizador do projeto "Forza, Parma!"
 
 
O tempo passou rápido. Seis anos num piscar de olhos. Nada é como antes. Lembro do dia em que falei como era triste ver o Parma em coma, desonrado e digno de dó. Estou caminhando no gramado do Estádio do Parma, símbolo da reconstrução do Parma, materializada em ferragens e blocos de cimento. Confesso que queria ver o Ennio Tardini restaurado e modernizado, porém a prefeitura barrou a expansão do Ennio Tardini e só nos restou a construção de uma nova arena. Eu votei contra, pois apesar de moderno, não iria nos garantir receita extra, já que tinha a mesma capacidade do Ennio, mas fui voto vencido. De qualquer forma, acharam que um clube da dimensão do Parma precisava de um estádio moderninho.
 
Eu sou o diretor de finanças e por isso me preocupo se vamos gastar dinheiro e não ter retorno. As vezes eu era o único que pensava assim.Apesar da loucura do estádio, nossas finanças não alteraram, fechamos com €40M em caixa e com projeção para dobrar este capital em três temporadas.

 

 

projecao.png

 

 

 Faturamento anual

 

faturamento.png

 

O Estádio do Parma ficaria pronto somente em Julho de 2022, até lá a tendência era ver nossa torcida bater todos os recordes de lotação máxima. Isso se confirmou no primeiro semestre quando atingimos duas lotações máximas na Liga e a média de 22.290 pessoas.
 
 
Recuperando o passado
 
Começávamos a trabalhar as renovações. Cerri foi convocado pela primeira vez para a Seleção Principal da Itália. Depois de muito tempo tivemos um jogador criado no clube vestindo a camisa da seleção principal. Formidável! Mas tínhamos que segurar os melhores, sem esquecer nosso plano de figurar entre os dez mais ricos do mundo. A via é uma mão dupla: se você investe, tem retorno e gastos; se você não investe, não conquista títulos, mas poupa.
 
convocacerri.png
 
 
Tínhamos em mente que deveríamos vender alguns jogadores para fortalecer as finanças aproveitando o bom momento do time. Pensávamos em um ou dois estrangeiro e Hirving Lozano era o predileto. Porém ,fomos surpreendidos por uma proposta espetacular da Juventus por Fred. Quase €35M por um jogador que eles rejeitaram e nós contratamos sem custos na temporada passada. Fred fez 22 jogos, marcou um gol e quatro assistências, o suficiente para agradar o Parma. Negociamos também Ongenda por €4,5M, contratado por €400 mil em 2018, e o titular da Seleção, Luca Antei por mais de €17M. Recebemos quase €57M com estas transferências. (saídas)
 
Na hora de reforçar buscamos trazer ex-jogadores. Jose Mauri representa esta virada do Parma. Negociado por €9,75M quando o clube precisava de dinheiro, foi "repatriado" por um pouco menos.Já Gianluca Minotti foi negociado antes de jogar pelo time principal para o Cesena por €300 mil, e agora está de volta. Quer dizer, mais ou menos, pois o Catania vendeu com a condição de tê-lo emprestado. Gastamos quase €25M adquirindo jogadores. (entradas)

 
josemauri.png    minotti.png
 
 
Quando contratamos o Giovinco anos atrás, líamos algumas piadas sobre o genérico, mas Giuseppe fez calar os críticos, ajudando muito o clube na promoção à Série B. Hoje, conseguimos quase que por honra trazer o verdadeiro Giovinco. Sebastian Giovinco veio do Sunderland por €2,1M, Montelone seria o último reforço do primeiro semestre, porém, a venda do Antei fez com que buscássemos um outro jogador para a defesa, e assim Romagna surgiu como uma excelente alternativa.
 
 
monteloen.png    romagna.png

 

 

Pré-temporada de luxo

 

Além dos valores recebidos em transferências, concentrávamos nossa atenção em outras formas de angariar fundos. A nossa pré-temporada passaria no Brasil, onde fixamos parceria com o Corinthians, e nos Estados Unidos, onde tivemos uma significante venda de camisas no ano anterior. Recebemos ainda €3,2M com os dois vice-campeonatos das Supertaças da Itália e Europa. Fechamos a preparação para a temporada contra o CFR Cluj onde fizemos testes e contemplamos uma atuação perfeita do meia Mirco Menabue, jogador formado pelo clube.

 

pretemp.png

 

 

Campeonato Italiano

 

O Campeonato Italiano nunca deixou de ser uma prioridade, como afirmava alguns cronistas esportivos. O fato de jogarmos com três equipes dentro da competição nacional era somente uma forma de resguardar os jogadores para os momentos mais agudos. A estratégia da temporada que passou deu certo e deveria continuar.

 

Longe de nós também justificarmos os pontos perdidos por conta dos uso dos jogadores da base e por aqueles que não eram tido como reservas, pois sabíamos do potencial de todo aquele conjunto. Tanto é verdade que mesmo poupando jogadores em parte dos 16 jogos do primeiro turno, fechamos o ano na liderança com 7 pontos de vantagem sobre a Lazio e Sampdoria.

 

Com esta mistura, alcançamos a marca de 11 jogos sem derrotas. Bonazzoli, que substituiu Cerri durante quase todo este período por conta do rodízio dos jogadores era um dos grandes nomes da Série A, marcando 13 gols, quatro jogos escolhidos melhor em campo e melhor média do campeonato (8.10)

.

calcio1.png

 

Liga dos Campeões da Europa

 

A menina dos nossos olhos  continuava ser a UCL. Como defensores do título, buscávamos, quase que por uma questão de honra fazer, uma campanha que não esbarrasse no quesito sorte, como foi muitas vezes apontada a nossa conquista do título na temporada 19/20.

 

Porém, na prática, nossa campanha foi um tanto quanto comum demais. Mesmo assim nos orgulhávamos de ter garantido a vaga  para as oitavas com duas rodadas de antecedência. Não sei se foi por isso, mas acabamos derrotados pelo QPR e tivemos que suar para garantir o primeiro lugar do grupo contra o PSG.

 

Na fase seguinte, estava desenhava um confronto contra os alemães do Schalke, uma das grandes forças do futebol alemão nos últimos anos. Vice-campeão nas últimas duas temporadas do futebol alemão, e segundo colocado naquele ano, jogou em um grupo formado por Liverpool, Rubin e Sparta de Praga.

 

ucl.png

 

 

Campeonato Mundial de Clubes

 

Em dezembro de 2020, viajamos para a Austrália para a disputa do Mundial de Clubes. A premiação de €4M já era por si própria uma excelente motivação para vencermos, mas também estava em jogo a honra de representar a Europa. Para os latinos-americanos a competição da Fifa tem o peso de uma Copa do Mundo, por isso era interessante não deixá-los vencer o torneio.

 

Sem sofrer nenhum gol, batemos Tigres, na semi-final, e o time mais forte da América, o Corinthians, que ainda está procurando pela bola. Romano destruiu na final e garantiu mais este triunfo para o Parma.

 

mundial.png

 

 

Hora dos meninos

 

A temporada 2020/2021 sempre será lembrada como aquela que marcou a carreira dos principais jogadores criados no Collechio. Depois de alguns anos esperando pacientemente uma resposta vinda do nosso trabalho recrutando jovens, finalmente, chegávamos ao lugar ao sol entre os clubes italianos que mais formavam jogadores. Seja entre jogadores de todas as divisões mundiais, seja no fornecimento de jogadores à Seleção Italiana, seja como formados dos clubes da Série A, estávamos sempre entre os dez melhores.

 

 

liderproducao.png

 

 

E o atual time do Parma foi o responsável por ajudar estes números subirem. Onze jogadores daquela equipe eram formados no clube. Jogadores como Buffon, que estendeu sua carreira por mais uma temporada ou Mauri, que retornava ao clube depois da quase falência. Ou como Cerri, considerado um dos melhores atacante italianos ou Mair, apontado como futuro arqueiro da Seleção. Também aqueles jogadores que deixaram de ser promessas como Opara e Beoni. Ou Giuliano, que chegou quando a equipe estava na Série C, e que apesar de não ter saído das peneiras, chegou ao clube tão cedo que tornou cria própria.

 

 

formados.png

 

 

Números da temporada

 

Goleiros

 

goleiros.png

 

Defensores

 

defensores.png

 

Meio campistas:

 

meio.png

 

Atacantes:

 

ataque.png

 

Nota do Autor

 

Olá, pessoal!

 

Bom, tá acabando o fôlego. Esta será a última temporada deste episódio com o Parma, em seguida farei outro dentro deste mesmo tópico. Como muitas já bem pontuaram, tudo aconteceu rápido demais, porém, vejo com bons olhos diante daquilo que foi trabalhado durante todas as temporadas. Longe de querer justificar o sucesso do Parma, até porque este não era um save de títulos, mas sim de gestão, mas é bom poder olhar para as temporadas que passaram e ver que este foi um fruto de negociações sensatas, um tanto de sorte e uma gestão responsável. Sempre fui muito gastador e minha mão coçou para formar um time invencível, mas as experiências de contratar apenas o necessário e apostar nos jovens sobressaiu sobre minhas vontades e valeu a pena.

 

Não trabalhei com os melhores jogadores italianos, ou pelo menos não busquei eles quando estavam no auge, mas sim lapidei, projetei suas carreiras desde a Série C, como foram os casos de Garufi, Romano e Castellanos. Cerri foi um jogador interessante de ser trabalhado, pois era tido como sobra daquele Parma forte e falido. Recuperei o Parma e recuperei o Cerri. É extremamente satisfatório ver no plantel deste Parma, que busca o bicampeonato da Champions e o tri do Italiano, quatorze jogadores que jogaram a Série C.  Este foi o mérito deste episódio: formar uma base e levá-la ao topo, já que normalmente a tendência é formar um time novo a cada acesso e os jogadores de Série C ficam para trás. Além, lógico, da preferência pelo talento nacional, ainda que não fosse uma regra.

 

Pode ter sido decepcionante acontecer tudo de forma rápido, pode soar como algo que foi fácil, mas foram grandes os desafios, principalmente, o de não mudar o foco do save quando várias vezes fui tentado por possibilidades de negócios interessantíssimos como Carlos Fierro, Leandro Paredes, Steerling, entre outros, oferecidos a preço de banana ou com contratos no fim. Apesar disso, a rotina de vencer, vencer, ser bi, tri, tetra é maçante e estraga um pouco o gosto pelo jogo, por isso defini esta como última temporada, onde espero cumprir os dois objetivos faltantes, porém, se eu não conseguir, terminarei satisfeito. Lamento a construção do novo estádio, os €117M vão fazer falta na soma total para clubes mais ricos e que estou tentando compensar vendendo jogadores, no entanto, enfraquecer o time pode custar o objetivo da reputação, enfim, estou entre a cruz e a espada, o que não deixa de ser um ingrediente legal para esta temporada derradeira. Uma boa noite a todos!

 

 

Supremacia: Cinco temporadas

 

  • Objetivo: Vencer a Liga dos Campeões, (concluído)
  • Consolidar-se entre os dez clubes mais ricos do mundo (24º);
  • Estar entre os dez maiores clubes da Europa (22º)
  • Firmar-se entre os maiores clubes formadores de jogadores do país;
  • Formar parceria de merchandising no exterior (concluído);
  • Expandir o Ennio Tardini (concluído).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que campanha impressionante a do primeiro título da UCL. Passar por Chelsea, Arsenal e vencer o Real Madrid nos pênaltis em um jogo com tantas viradas não é fácil pra um vivente. Foi muito bem. Parabéns.

 

Uma pena que essa seja a última temporada com o Parma, mas por outro lado espero ansioso a escolha do próximo desafio desafiante. Boa sorte na árdua tarefa de fechar os últimos dois objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que campanha impressionante a do primeiro título da UCL. Passar por Chelsea, Arsenal e vencer o Real Madrid nos pênaltis em um jogo com tantas viradas não é fácil pra um vivente. Foi muito bem. Parabéns.

 

Uma pena que essa seja a última temporada com o Parma, mas por outro lado espero ansioso a escolha do próximo desafio desafiante. Boa sorte na árdua tarefa de fechar os últimos dois objetivos.

haha não é mesmo. Ainda bem q não sou hipertenso haha.

Eh, acho que o save já atingiu quase tudo o que poderia, e o principal que era erguer o Parma novamente foi feito. Tentar pelo menos conquistar um dos dois objetivos faltantes.

O próximo desafio desafiante é realmente desafiador husahsua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Fierro, não! :happy_grin3:

Nããão, mas que deu vontade de contratar ele, deu,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner.png
 
 

 

FORZA, PARMA! 

O documentário

 

#Episódio: Em xeque / Temporada 2020/2021

 

bannerpessoaNARRA.png
 
A temporada 2020/2021 não traria boas recordações aos torcedores do Parma. A eliminação da Copa da Itália para a Juventus em uma fase inicial da competição foi bastante questionada. A saída de Hirving Lozano para o PSG semanas atrás foi sentida pela equipe assim como a ausência de Cerri e Romano, ambos afastados por lesão. Sem seus principais jogadores, o Parma foi envolvido pela Juventus e o placar de 3-0 acabou por ser simpático diante do futebol deplorável dos Cruciatis.
 
copaitalia.png
 
Se por um lado a eliminação da Copa seria uma marca para aquela geração que deixaria o clube sem conquistar a segunda competição em importância do país, tirar uma competição do calendário favorecia a equipe a concentrar-se nas duas competições mais importantes.
 
Na primeira partida das oitavas, os comandados de Baggio tiveram uma péssima noite de futebol, experimentando uma derrota duríssima. Ainda assim, o placar de 4-0 favorável aos alemães não tiraram o otimismo dos jogadores do Parma, que apostavam em uma reviravolta no Ennio Tardini.
 
O otimismo daria lugar à preocupação antes mesmo do segundo jogo, quando para não dispersar a atenção no Campeonato Italiano, o Parma jogou sem reservas contra a Lazio. Uma derrota naquele jogo deixaria as duas equipes em condições iguais naquele momento, por isso o esforço. Primeiro foi Romano, vítima de uma entrada firme depois de uma partida de excelência. No segundo tempo foi Castellano quem deixou o gramado lesionado com um grave diagnóstico confirmado posteriormente: seis semanas de recuperação, portanto, fora do restante da temporada.O Parma perdia assim seus dos principais jogadores de criação e a bola parada de Castellano.
 
No entanto, quem foi a campo tentou compensar as ausências com esforço, que culminou em grandes momentos da equipe. para quem precisada marcar cinco gols, o tempo passava rápido demais. O goleiro alemão, Fahrman crescia frente aos atacantes do Parma, minando a cada defesa a confiança do adversário. No segundo tempo, aproveitando um contra-ataque, o golpe de misericórdia. Cobrança de falta perfeita para bater Brignolli. O único gol da partida, suficiente para decretar a eliminação precoce dos atuais campeões da Liga dos Campeões.
 
ucl.png
 
 
Era impossível dizer que a equipe seria a mesma depois dos infortúnios, por isso até mesmo a conquista da Série A esteve em xeque algumas vezes. Estava nítido o abatimento dos jogadores do Parma, que deixavam escapar pontos importantes, porém, incapazes de tirar o tricampeonato da equipe de Baggio.
 
seriea.png
 
 
Classificação Final
 
seriaclass.png
 
Resumo da temporada
 
geral.png
 
 
Já fora dos gramados, o clube não conseguiu alcançar os dois objetivos propostos. A equipe terminou a temporada em 17º pelo ranking de clubes da FIfa (reputação), e acusou o golpe da construção do estádio ao observar uma queda no ranking dos clubes mais ricos, apesar de fechar o ano com um lucro de €111M, que só não foi maior porque a equipe deixou de ganhar as premiações que conquistou no ano anterior.
 
menosrico.png
 
Mas longe de ser uma tristeza, o Parma estava sólido financeiramente e campeão nas quatro linhas. Conhecido como o clube mais italiano da Itália, o Parma jamais voltaria a ver a falência bater a sua porta. O modelo de gestão implantado pelos torcedores tornou-se exemplo para diversos clubes do mundo inteiro.
 
 
FIM DO ESPISÓDIO: FORZA, PARMA!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinganças do FM. Quando algo vai bem demais numa temporada acaba indo muito mal na próxima! Que zica!

Parabéns pelo save, desfrute o descanso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinganças do FM. Quando algo vai bem demais numa temporada acaba indo muito mal na próxima! Que zica!

Parabéns pelo save, desfrute o descanso!

Pois é, acho que perdi o foco do jogo e fixei o olhar em fazer dinheiro,

Vlw! Mas o save continua, só muda o tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Doze Goles de Futebol Vol II
  • guigasparotto featured this tópico
  • GG. unfeatured e locked this tópico
  • guigasparotto unlocked this tópico
  • GG. locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • rafagaucho
      Por rafagaucho
      Boa Tarde!
      Peço desculpas por criar um tópico novo para realizar o questionamento, mas pesquisei e não encontrei resposta.
      As últimas atualizações são compatíveis para o FM15?
      Caso negativo, onde posso encontrar as últimas atualizações compatíveis?
      Obrigado!
    • Shoto
      Por Shoto
      Eae, então, vou ser rapido

                                               ALGUEM AINDA JOGA FM 2015

      MANDA MENSAGEM AI EMBAIXO
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apresentação pessoal
      Desafio lapidando vencedores desafio-lapidando-vencedores , lapidando-vencedores-um-incentivo-a-mais      Já há algum tempo tenho me dedicado mais a saves tipo LLM(com alguma flexibilidade, algumas regras ao meu ver são um pouco exageradas), sempre privilegiando as categorias de base. Esse desafio no fórum me incentiva a ser ainda mais "ousado".
      O ressurgimento do Uralan - Na virada do século, eu brincava muito num site tipo manager online chamado www.soccersim.com, onde os jogadores eram todos "regen". Eu tinha assumido o Uralan, time do qual nunca havia ouvido falar. Nele havia um atacante de nome Afanasy Stiatchkov. Com o tempo minha memória pode estar exagerando um pouco, mas o cara era monstro. Foi artilheiro da Europa umas 4 vezes, artilheiro russo praticamente todas temporadas. Fui campeão russo umas 5 vezes em 7 anos, e campeão chegamos em fases avançadas da champions umas 2 vezes. Mesmo velho e com seus atributos caindo, o cara mantinha a performance. Depois que comecei a jogar FM mais a sério, comecei a procurar pelo time, mas nunca tive a oportunidade de dirigi-lo, já que o time faliu e foi extinto DUAS vezes! Agora no 2015 vou ter a chance pela primeira vez. Além do time ter sido recriado do zero novamente, ainda em situação amadora, foi publicada uma extensão da liga Russa contendo a quarta divisão. Soccersim - figuras grandes
      Nações escolhidas - Rússia / jogável até a 3a div B(equivalente a 4a divisão) Início - Rússia 2014 Opções avançadas - adicionar jogadores a equipes jogáveis demais não marcadas por default - config inicial Database - grande, com todos os jogadores russos e baseados na Rússia, todos os jogadores de seleções e de reputação continental, jogadores dos principais clubes da Europa e América do Sul - 57.000 jogadores - database Expansão da liga Russa disponível na Steam Workshop, mais edição dos uniformes e estádio; Clube escolhido - Uralan. Não fiz como sugerido no desafio mas não fugi ao espírito dele. O Uralan não existia no campeonato passado, foi criado do nada, é como se tivesse sido promovido. Além disso é time com pior reputação e pior previsão de colocação pela mídia. Criei um treinador para ocupar o cargo de treinador e imediatamente o aposentei. Depois criei meu treinador como desempregado e me inscrevi para entrevista de emprego.
      Técnico sem qualificação, jogador de futebol amador   Ser campeão russo Vencer a Champions League Seguir as orientações do desafio lapidando vencedores, não contratar jogadores, somente utilizar a base. Ter um jogador artilheiro da Europa Se for demitido o save acaba Ser treinador do Barcelona após ser pelo menos campeão russo
       
      Prefácio 
      Ivan Afanasyevitch  13/02
      Afanasy Stiatchkov pt1 14/02
      Afanasy Stiatchkov pt2 15/02

      Capítulo 1 - 2015
      O renascimento 15/02
      A estreia 20/02
      Ultras! 22/02     
      E o pau comeu 26/02
      Primeiro turno 01/03
      Intertemporada 03/03
      Segundo turno 05/03  
      O primeiro vôo 07/03    
      Ode à torcida 08/03

      Capítulo 2 - 2016
      Tempestade a vista 12/03
      Bonança  19/03
      Bom anfitrião 26/03
      Déjà vu 28/03
      Olhar para trás 29/03

      Capítulo 3 - 2017 
      Rapadura é doce... 03/04
      Bungee jumping 11/04
      O elástico rompeu...14/04
      Adeus segundona? 16/04
      Xeque! 18/04
      Xeque-mate! 20/04

      Capítulo 4 - 2018
      On the wings of a dream 26/04
      Asas de cera 02/05
      Fracassos... não está fácil para ninguém 11/05

      Capítulo 5 - 2019
      De volta para a casa 14/05
      Um bom começo, mas foi só isso? 25/05
      Um sonho que passou... 26/05
      Ser ou não ser? 01/06
      Flying high again16/06

      Capítulo 6 - 2020
      No quartel de Abrantes  21/06
      Tudo como dantes! 23/06
      Foi quase! Quase??? 02/07

      Capítulo 7 - 2021
      Recomeço 30/07
      Parece, mas não é 31/07
      A vida não é um passeio no bosque 10/08

      Capítulo 8 - 2022
      Você pode vergar um pinheiro se tentar aos poucos 11/08
      Nem tudo que brilha é ouro  29/08
      Seu cotovelo está próximo, mas nem por isso você consegue mordê-lo 05/09
      #Pep no Linha 07/09
      Primeiras fornadas, o que aconteceu?   09/09

      Capítulo9 - 2023
      Adeus também foi feito para se dizer 19/09
      Se forçares um tolo a rezar, ele tanto machucará sua testa quanto os dedos dos pés de outros 28/09
      A testa abriu 13/10

      Capítulo 10 - 2024
      Começar de novo! 17/10
      Vassoura nova varre diferente 19/10
      São somente flores, os frutos virão depois 22/10
      Acredite, mas se certifique! 24/10
      Via Crúcis em 12 estações tempos AKA desastres acontecem 26/10
      Via Crúcis em 12 estações tempos - 2a parte 28/10
      Um pássaro é reconhecido pelo seu vôo 03/11

      Capítulo 11 - 2025
      O mais difícil é começar, depois fica fácil 07/11
      A língua solta é um tesouro para o espião 24/11
      Um turno em silêncio. (A língua solta é um tesouro para o espião) 28/11
      O medo tem olhos grandes 30/11
      Sem esforço não se tira um peixe de um lago raso 04/12
      Sem esforço não se tira um peixe de um lago raso pt.2 05/12

      Capítulo 12 - 2026
      Ovos não ensinam a galinha 10/12
      Bravo frente a um cordeiro, um cordeiro frente a um bravo pt1 11/12
      Bravo frente a um cordeiro, um cordeiro frente a um bravo pt2 15/12
      Bravo frente a um cordeiro, um cordeiro frente a um bravo pt3 17/12
      Outubro Vermelho 18/12
      Um turno para trás 21/12
      Long and winding road 07/01
      8 jogos, 7 pontos! 11/01
      Acima da linha d´água 12/01

      Capítulo 13 - 2027
      Fundação 14/01
      Em marcha 21/01
      Uma locomotiva chamada Bonatini 24/01
      Da água para a Vodka 25/01
      A marvada castiga 30/01
      Feliz aniversário! 12/02

      Capítulo 14 - 2028
      Antes tarde do que nunca 02/10
      Não só as arvores têm raízes 04/10
      Vamos voltar às nossas ovelhas 07/10
      O que é bom para um russo, é a morte para um alemão 21/10
      O inverno passou... 04/11
      ...mas o frio ficou 07/11
      ...mas o frio ficou, parte II 09/11

      Capítulo 15 - 2029
      A volta do filho pródigo 11/11
      Um bom começo é metade da batalha 13/11
      Um velho amigo é melhor que dois novos 16/11
      Do que os ricos e os felizes 18/11
      Capítulo 16 - 2030
      Da Champions! 19/11
      A primeira panqueca sempre tem caroços. 21/11
      Moer água em um pilão 23/11
      Dominnnngo, eu vou ao Maracanãããã.... 25/11
      As galinhas são contadas no outono 28/11
      Tudo está bem, quando acaba bem 03/12

      Capítulo 17 - 2031
      Father, father... I look up to you! 17/01
      Acima de tua cabeça não consegues pular 28/01
      Não se trocam cavalos na travessia 18/02
      O que aconteceu, já foi. 20/02
      Hoje não, hoje não! Hoje sim? Hoje SIM!!?? 23/02
      Cicatrizará antes de seu casamento 26/02

      Capítulo 18 - 2032
      Juntando as forças 10/03
      Quando um lagostim subir a montanha e assoviar 12/03
      Aconteceu, eu vi. A cabra comeu o lobo. 28/03
      Nem peixe nem carne(n. do a. - medíocre). 01/04
      Um bom trabalho fala por si. 05/04
      Quem se queimou com leite quente sopra a água gelada. 07/04
      Vai ter festa la na rua! 19/04

      Capítulo 19 - 2033
      Quanto mais tens, mais queres. 26/04
      A igreja está perto, mas a estrada está sob a neve, o bar está longe, mas vou com cuidado. 27/04
      Foi pegar lã mas voltou tosqueado. 21/07
      Forje o ferro enquanto ainda está quente. 24/07
      Tudo a seu tempo. 28/07 
      De uma ovelha magra pelo menos um punhado de lã. 29/12
      Capítulo 20 - 2034
      O trabalho nâo é um lobo. Ele não correrá para a floresta. 02/01
      Nem tudo que brilha é ouro. 05/01
      Um cão preto não fica branco se você lavar bastante. 10/01
      Sem sofrimento não há aprendizado. 18/01
      Não culpe o espelho pela sua cara feia. 21/01
      Mãe Rússia 24/01
      Capítulo 21 - 2035
      Vá devagar e irá mais distante. 26/01
      Parece mas não é. Episódio II. 30/01
      Uma esposa ruim leva a casa a falência, uma sela ruim machuca o cavalo. 31/01
      Não há heróis que não tenham experimentado tristeza. 08/02
      Não pergunte ao Mal, pois ele responderá. 09/02
      Para os espertos, a sorte acontece uma vez, para os habilidosos, duas vezes. 12/02
      Se a mão trabalha, a boca também. 22/02

      Capítulo 22 - 2036
      Não importa a distância, siga pela estrada; não importa quantos anos tenha - leve a garota. 27/02
      Melhor que ser o rabo do elefante, é ser a cabeça do camelo. 05/03
      Aquele que joga contra si mesmo nunca perde. 12/03

      Capítulo 23 - 2037
      O cobre de qualidade não enferruja; filhos e parentes da mãe não se esquecem.14/03
      Aquele que ama a terra natal derrota o inimigo mais facilmente. 16/03
      Não se pode confiar no inverno. 18/03
      Aquele que não tem desejo, não tem força também. 22/03
      O sol sempre brilha, e aprender é mais doce que o mel e açúcar. 24/03
      A arrogância estraga uma pessoa, o muito branco rapidamente se suja. 17/04 
      Meça sete vezes, corte uma. 03/05 

      Capítulo 24 - 2038
      Com as barbas de molho. 10/05  
      Um(?) Torpedo vindo em nossa direção! 14/05 
      Até o último minuto! 17/05 
      A árvore que cresce na borda da floresta é resiliente. 23/05 
      Uma palavra é suficiente para o homem certo. Um chicote é suficiente para um bom cavalo. 26/05  
      Capítulo 25 - 2039
      E agora Josef? 31/05 
      E agora? A Sibéria ora. 16/07 
      Tem coelho nessa cartola?  27/07 
      Capítulo 26 - 2040
      A água corta a pedra. 02/08 
      Um texugo corajoso é melhor do que um touro atrasado. 15/08 
      Genghis Khan. 07/10  
      Os pensamentos no trono, a bunda na lama. 13/10 
      Capítulo 27 - 2041
      Siddhartha 26/12 
      Se tornar um mestre ou um homem morto (ou vai ou racha). 01/01
      Você não pode escapar do seu destino. 09/01
      Panqueca! Fuck! Blin! 17/01
      Deus ama a trindade. 28/01
      Nada é eterno sob a lua (O sol da manhã não dura o dia inteiro). 06/02
      Não importa o quanto o sapo pule, tudo está em sua própria poça. 08/02
      Onde nem Makar levaria suas vacas.  11/02  
      A morte é melhor para o homem que a vergonha. /  Quando um peixe morre, os ossos permanecem; quando um homem morre, a honra permanece. 12/02 
      Epílogo
      Somente quem nada faz não comete erros. 26/02

      Classificação nos torneios disputados
    • Leho.
      Por Leho.
      Fala comunidade, beleza? Tô trazendo pra vocês aqui em primeira mão minha primeira tradução de um conteúdo sobre FM. Sempre consumi muito esse tipo de material aqui no fórum (mas não somente), porém nunca havia contribuído com nada nesse sentido. Eis que chegou a hora, haha!
      Pra abrir os trabalhos eu resolvi traduzir um capítulo de um guia bem maior e que já deve ser conhecido por alguns de vocês, o "Pairs & Combinations". O autor escreveu lá em 2015, detalhando setor por setor, as melhores formas de setarmos as funções e tarefas de cada jogador de nossas equipes (além de outras coisas). Em 2020 ele meio que lançou uma "atualização" desse guia, se adequando às mudanças que o jogo trouxe de lá pra cá.
      Eu peguei então esse último e escolhi um setor que eu particularmente amo e acho FUNDAMENTAL num time de futebol: o meio-campo. Existem muitas dúvidas, discussões e informações a se compartilhar bem interessantes nessa área do campo, por isso fiz essa escolha e agora vos apresento este capítulo!
      p.s: agradeço já de antemão nosso querido @Henrique M., pela força moral hahaha e por se dar ao trabalho de revisar tudo, e também ao miguxo @_Matheus_ pela arte do banner acima. Valeu lindos!
       
      O “Meio-campo” (by Pairs & Combinations)
      (The Central Midfield)
      O meio campo central é a sala de máquinas de uma equipe, o núcleo cerebral criativo, é onde as decisões se tornam realmente coisa séria. Boas decisões nesse setor do campo ganham jogos, decisões ruins perdem jogos, simples assim. Entenda-se como meio-campo central todas as linhas de posicionamento possíveis: defensivas, centrais e de ataque. Há muitas variáveis possíveis neste setor e suas escolhas serão significativamente afetadas pelo seu estilo de jogo. Um meio-campo central geralmente precisa fornecer os seguintes pilares:
      Segurança defensiva; Dinamismo; Controle técnico e de criatividade. Segurança defensiva
      Este é um termo bastante amplo. A primeira coisa que você precisa entender é como vai se defender: em geral é uma escolha entre pressionar o adversário ou manter sua formação. Obviamente que existem muito mais detalhes do que isso, mas das duas, uma: ou você está pressionando o adversário para justamente diminuir seu espaço (de jogo) ou você está preocupado em montar uma barreira sólida para evitar que ele transpasse e alcance sua meta. Isso não quer dizer que você também não possa ter um meio termo entre as duas coisas.
      Ao invés de ser taxativo aqui e dizer "você não pode isso, você não pode aquilo", prefiro “recomendar fortemente” que sempre se tenha uma função defensiva neste setor. O Dinamismo e o Controle técnico e de criatividade não são só providos por este setor, existem outras posições que também podem contribuir nesse sentido, já a segurança defensiva deve ser tratada como prioridade nesta região do campo, é inegociável.
      Abaixo está um quadro com um resumo rápido de suas opções de função para os meio-campistas e onde elas se encaixam melhor, se nos sistemas de pressão ou nos mais estruturados:
      Função (tarefa DEFENDER)
      Sist. Pressão
      Sist. Estruturado
      Trinco


      Médio Defensivo


      Pivô Defensivo


      MRB


      CJR


      Médio Centro


      Você pode notar que o Trinco e o Meio-campista Recuperador de Bolas (MRB) são as únicas funções que realmente são adequados para apenas um único tipo de sistema defensivo. O Trinco foi projetado para proteger o espaço onde especialmente o “camisa 10” adversário (meia-ofensivo) flutua, de modo que, por sua natureza ele não saia pra pressionar; se ele for colocado dentro de um sistema de pressão é provável que acabe deixando lacunas ao não manter pressão sobre o seu marcador. Já o MRB é o inverso completo disso: ele não apenas protege o seu espaço designado como também sai para pressionar e com isso negar espaço aos adversários, o que significa que, em um sistema mais estruturado, ele abandonará sua formação original quebrando assim sua estratégia de posicionamento tático.
      Existem opções de funções defensivas disponíveis em ambas as zonas do meio-campo: defensiva e central. Normalmente, sistemas de pressão vão dispor de mais jogadores em posições avançadas do campo. Já os sistemas mais estruturados vão fazer o contrário: espalhar jogadores em zonas mais recuadas. Assim como as funções e tarefas de cada jogador, a formação de sua equipe pode desempenhar um papel muito importante dentro da sua estratégia em se defender. Um 4-1-4-1 tem uma forma defensiva naturalmente compacta, com um Médio Defensivo posição entrelinhas - isso significa que você pode se dar ao luxo de ser um pouco mais aventureiro com suas funções e tarefas, se desejar. Se você utilizar apenas dois meias no setor de meio-campo, considere ser um pouco mais defensivo nesses quesitos. Você só não pode delegar a um único meio-campista central todo o trabalho defensivo no meio-campo, essa situação deve ser evitada sempre que possível.
      Dinamismo
      Essa é outra questão que é afetada pela forma como seu time joga. Se você costuma jogar no espaço das entrelinhas, você precisará de bons carregadores de bola e que gostem de ir até a linha de fundo. As equipes com estilo de jogo mais direto podem ser menos dependentes das chegadas até a entrada da área adversária (zona do pênalti), porém podem precisar de jogadores que possam oferecer uma ameaça com chutes de longa distância e/ou que recuperem essa bola nos arredores da grande área. Já uma equipe baseada na posse da bola pode estar mais focada no trabalho melhor dessa posse, mas ainda assim precisará de movimentações eficazes para fornecer-lhe linhas-de-passe e apoiar esse trabalho com a bola - essas movimentações podem ser um pouco menos agressivas, mas ainda são necessárias para aproveitar boas chances dentro do jogo.
      A posição dos jogadores interfere nos tipos de movimentações que eles fazem. Normalmente, os jogadores que se movimentam a partir de posições mais recuadas do campo têm maior probabilidade de produzir ataques agressivos em direção ao gol, enquanto que aqueles que já se encontram em posições mais avançadas no terreno de jogo costumam apostar em investidas mais curtas, mais próximo ao gol ou em posições laterais.
      Alguns de seus jogadores podem ser aqueles que quebram agressivamente as linhas, indo além dos atacantes. Outros podem ser aqueles que acompanham seu time, cobrindo grandes distâncias para estar sempre presentes em todo o campo. Vamos denominar o primeiro grupo de meias “velocistas” e o segundo grupo de meias “de resistência”.
      Função (tarefa)
      Resistência
      Velocista
      Médio Defensivo (apoiar)


      MRB (apoiar)


      Segundo Volante


      Organizador Móvel


      Médio Central (apoiar)


      Médio Central (atacar)


      Médio área-a-área


      Carrilero


      Mezzala


      Médio Ofensivo (apoiar)


      Médio Ofensivo (atacar)


      Avançado Sombra


      Jogadores que avançam agressivamente ao ataque (velocistas) podem se beneficiar de um companheiro “de cobertura” (resistência), para protegê-lo caso o time perca a posse de bola e tome o contra-ataque. Um exemplo dessa combinação seria o Segundo Volante junto do Trinco, justamente porque ambos estão posicionados mais defensivamente, porém o Segundo Volante avança bastante, enquanto o Trinco lhe cobre as costas.
      Controle Técnico e de Criatividade
      Assim como na questão do Dinamismo, você pode alcançar essa atribuição em outros setores diferentes do meio-campo central, mas a primeira pergunta que você precisa se fazer é: como seu time vai jogar? Se você joga num estilo mais direto, com apenas dois meias centrais, eles podem precisar priorizar outros aspectos de um desempenho no meio-campo. Já estilos que priorizam a posse quase sempre requerem pelo menos um meia que possa fornecer esse trabalho técnico e criativo no centro do campo.
      O controle técnico pode ser fornecido em diferentes áreas do meio-campo. Um Regista por exemplo, tem total liberdade para receber a bola fora da defesa, flutuar no espaço (lateral e verticalmente) e fazer passes-chave ou que quebrem as linhas do meio-campo adversário. Um Trequartista faz a mesma coisa só que no terço final do terreno, deambulando pelo espaço, esperando para finalizar a gol ou passar, ou até mesmo servir de opção para tabelinhas (um-dois).
      Além disso, você pode utilizar vários jogadores de criação para tentar oferecer controle técnico em várias áreas do campo. Dessa forma, um Construtor de Jogo Recuado e um Construtor de Jogo Avançado por exemplo podem permitir que seu time jogue com passes progressivos até chegar ao ataque, tentando dominar o espaço em todos os setores do jogo - isso pode ser especialmente útil se o adversário for um time mais forte que o seu, onde você teria o controle da posse evitando assim ser atacado.
      O controle técnico não diz respeito somente aos jogadores que gostam de dar passes em progressão ou enfiadas de bola ao ataque, diz respeito também sobre jogadores que gostam de ditar o ritmo de jogo com o passe dentro da construção das jogadas, procurando encontrar constantemente seus companheiros em posições mais avançadas e também sobre aqueles que procuram carregar a bola. Você vai notar que um meio-campista poderá se encaixar em várias dessas categorias diferentes, desempenhando mais de uma função dentro da equipe.
      Função
      Passador
      Driblador
      CJR


      Regista

      🔶 (parcialmente)
      Organizador Móvel

      🔶
      CJA


      Trequartista


      Enganche


      Mezzala

      🔶
      Médio Ofensivo


       A criatividade não é aplicada apenas no trabalho com a posse, mas também sem a bola: o movimento dos jogadores que vão até o fundo do campo, caem pelos lados ou exploram os espaços entrelinhas podem tirar os oponentes de sua posição original ou criar superioridade numérica em outras áreas. O Trequartista faz muito movimento lateral, além de simplesmente deambular pelo campo ofensivo. Isso pode ajudar a criar uma superioridade numérica nos flancos, por exemplo. Já o Enganche ficará mais restrito na zona onde originalmente ocupa o clássico “camisa 10” (centralizado, bem próximo da grande área), sem executar movimentos laterais. Como já discutimos, isso pode atrair oponentes, liberando colegas de equipe nos espaços criados a partir disso. O grande “porém” com relação ao Trequartista e Enganche, comparado a um CJA por exemplo é que embora o movimento sem bola deles seja mais interessante (oferecendo uma transição ofensiva mais ágil), geralmente eles não oferecerão muita contribuição defensiva, o que pode se tornar um desafio pra quem opta por um sistema de pressão no adversário. Você precisará levar isso em consideração ao escolher o restante das funções dentro de sua formação, pois pode ser necessário selecionar mais dois jogadores mais defensivos para balancear esse sistema.
      Considere também o impacto que um jogador pode ter no ritmo de jogo da sua equipe. Jogadores criativos, mas mais diretos aumentarão esse ritmo - o que pode não ser a melhor opção se você estiver jogando com um estilo de controle da posse. Por outro lado, um passador mais cadenciado (um CJA, por exemplo) provavelmente não vai fornecer um bom suporte para uma equipe que joga com transições rápidas, enfrentando uma boa retranca. Na verdade, não existe o certo e o errado nessas decisões e construções da equipe, porém todas as suas escolhas com relação a estilo, formação, funções e tarefas devem se complementar, para não haver conflito entre elas.
      Meias centrais que “abrem” o campo
      Alguns meias centrais também precisam ter alguma responsabilidade pela largura do jogo da equipe. Isso é muito observado numa estrutura com três meias centrais e passa-se a ser quase que fundamental quando a formação alinha 4 meio-campistas no setor.
      Aliás, jogar com 4 meias centrais é uma clara estratégia para dar consistência ao setor, se valendo de uma superioridade numérica para fortalecer ainda mais a proteção à defesa. Obviamente que essa superioridade precisa oferecer uma boa dose de criatividade e movimentos ofensivos, além é claro de trabalhar duro defensivamente também, oferecendo um certo equilíbrio para compensar a falta de jogadores de lado de campo nos sistemas que não utilizam esse tipo de jogador.
      Todavia, (utilizar 4 meias) é um ótimo recurso para preencher a área mais importante do campo, com jogadores que oferecerão tanto uma estabilidade defensiva, quanto uma superioridade numérica ofensiva também. As maneiras mais óbvias de formatar o setor com esses 4 jogadores são a formação em diamante (VOL, 2 MCs e MAC) e a formação “BOX” ou “caixa” (2 VOLs e 2 MACs).
      É importante enfatizar aqui que a largura é algo que você precisa considerar dentro de seu sistema de jogo, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Assim, você pode prover largura para seu sistema com seus laterais/alas avançando de forma bastante agressiva ou pode também utilizar movimentos laterais de funções centrais dos meias, como o Trequartista (que flutua para os flancos), o Mezzala (que provém amplitude de jogo com e sem a bola), ou um Carrilero, que vai subir e descer no setor entre os espaços livres. Por mais que você goste da estratégia de posse de bola ou de dominar o meio, você precisa de largura em seu estilo de jogo, mesmo que seja apenas para espaçar seus adversários e criar mais espaço para jogar. As funções que você escolhe em um meio-campo como esse também dependem do estilo de jogo que você gosta de usar (de posse, sem a bola, com dribles, forma mais defensiva e etc).
      Meias centrais que provém Largura
      CARRILERO ✔️
      MEZZALA ✔️
      TREQUARTISTA ✔️
       Existem algumas opções para você configurar o meio-campo “BOX” (ou o da caixa): com dois pares de jogadores no meio-campo de ataque, na faixa central ou mais defensivo. Uma maneira simples de escolher as funções e tarefas aqui é lembrar: você precisa de um par mais defensivo e um par mais ofensivo de jogadores. Traga essa decisão de volta às funções essenciais de um meio-campo: segurança defensiva, dinamismo e controle técnico e de criatividade.
      Em um meio-campo diamante, o MAC corre um alto risco de ser “excluído” do jogo, para que isso não aconteça você possui duas saídas: você pode usá-lo para atrair oponentes e depois explorar o espaço que eles vão gerar em suas costas (por exemplo usando um Enganche ou um CJA na tarefa Suporte), ou pode garantir que ele tenha um bom movimento lateral ou vertical para se desmarcar dos adversários ou até mesmo atraí-los com ele. Um Trequartista flutua para as laterais do campo, e um Avançado Sombra tende a avançar agressivamente. Você também pode considerar o Médio Atacante, que pode realizar movimentos verticais e laterais, dependendo da situação.
      Uma função adicional das formações de meio-campo com quatro jogadores é que elas permitem selecionar um número maior de funções específicas. Por exemplo: um Regista ou um CJR pode se beneficiar da ajuda defensiva adicional de companheiros de equipe, enquanto o MRB pode se sentir à vontade para pressionar em busca da bola, sabendo que existem outros companheiros em posições mais recuadas para lhe cobrir, caso ele esteja exposto.
       
      Texto traduzido e adaptado por Leho. para o FManager Brasil. Capítulo extraído do volume "Pairs & Combinations - The Ultimate Guide", de autoria do membro Llama3, registrado no fórum da SI.
      Fonte: https://community.sigames.com/topic/513829-pairs-combinations-the-ultimate-guide-released/
      Revisão: @Henrique M.
      Banner: @_Matheus_
×
×
  • Criar Novo...