Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desative o Flash no seu navegador. É para o seu próprio bem.


_Matheus_

Posts Recomendados

Desative o Flash no seu navegador. É para o seu próprio bem.

Sabe o Flash? Talvez você não pense nele há algum tempo. E por uma boa razão! Ele é menos útil e menos relevante do que nunca. Vale a pena pensar nisso uma última vez, enquanto você o desativa no seu navegador web. Veja como e por que você deveria fazer isso.

Mesmo quem nunca ouviu falar do Flash – que se manifesta no navegador sob a forma do plugin Adobe Flash Player ou “Shockwave Flash” – provavelmente o tem instalado no computador, e habilitado no browser. Ela costumava ser vital para coisas como assistir YouTube, mas com a ascensão do HTML5, ele é praticamente inútil, pouco mais do que um local para hackers tentarem invadir seu PC.

Não sou a primeira pessoa a sugerir que você retire o Flash do seu navegador ou o desinstale de vez: na verdade, há uma campanha muito bem-organizada para convencer todos a pararem de usar o Flash, para que ele possa morrer logo. Entre as dezenas de vulnerabilidades no Flash que vêm surgindo ultimamente, e o fato de que hoje em dia ele não oferece quase nenhum benefício para justificar sua existência, eu acho que é hora de um empurrãozinho para matá-lo.

O Flash é inseguro

Provavelmente, você já ouviu falar sobre as vulnerabilidades do Flash. Foram muitas! Só no mês passado, o Adobe Flash sofreu com três brechas zero-day: isso significa que a Adobe tinha zero dias para consertar três grandes falhas de segurança, antes que elas fossem divulgadas e exploradas por pessoas maliciosas. E isso não é novidade: o Flash é cheio de vulnerabilidades desse tipo.

Quando se trata de invadir seu computador através das falhas do Flash, a arma preferida dos hackers é algo chamado de exploit kit. São pacotes de código pequenos e fáceis de usar, atualizados para acompanhar as últimas vulnerabilidades no Flash, Java e Adobe Reader.

Quando um exploit kit encontra você, ele vasculha tudo que você tem habilitado no navegador, e vê se consegue usar falhas conhecidas. Se encontrar alguma, ele a usa para fazer coisas hediondas, como instalar ransomware: um programa malicioso que “sequestra” seus arquivos ao criptografá-los, e só promete revelar a senha caso você pague dinheiro (em bitcoin, por exemplo) a uma organização criminosa.

Isso pode acontecer – e acontece – de outras formas, através de falhas no Java, Adobe Reader, entre outros – mas o Flash é um caminho enorme para se entrar. Basta procurar “Adobe Flash” na National Vulnerability Database, e você vai encontrar mais de 50 vulnerabilidades, quase todas com uma nota 10 de severidade.

Isso não é um perigo teórico; é real. Há alguns dias, um exploit kit foi encontrado no site do famoso chef Jamie Oliver. Ele usava uma falha no Flash. Isso acontece em sites mais universalmente visitados, como o RedTube: ele também escondia um exploit kit secreto, que (obviamente) tinha o Flash como alvo. Incontáveis outros sites - dailymotion.com, theblaze.com e nydailynews.com, por exemplo – passaram algum tempo infectados por uma rede de anúncios que espalhava exploit kits em toda a web.

A Adobe é rápida em resolver esses bugs o quanto antes, mas se você não atualizar imediatamente, você está em apuros. E mais e mais vulnerabilidades continuam aparecendo. É um cenário ruim.

O Flash é irrelevante

Tudo isso seria muito ruim se o Flash fosse importante, mas aqui está a boa notícia: ele não é importante.

Antigamente, o Flash (anteriormente Macromedia Flash e, em seguida, Shockwave Flash) fazia alguns ótimos truques. O software tem 19 anos de idade, e talvez você se lembre quando era legal usá-lo para assistir a pequenos vídeos ou jogar pequenos games online. Anos atrás, o Flash era basicamente a maneira mais importante de se acessar vídeo multimídia e áudio online.

Mas o Flash emitiu seus primeiros gritos de morte quando Steve Jobs decidiu mantê-lo fora de dispositivos iOS na época inicial do iPhone e iPad. Parte disso era para fazer o conteúdo nos dispositivos fluir através da App Store, não por sites. Mas em uma declaração oficial, Jobs denunciou o Flash por ser ruim em questões de segurança, desempenho e consumo de bateria. Ele resumiu seu argumento desta forma:

“A avalanche de meios de comunicação que oferecem seu conteúdo para dispositivos móveis da Apple demonstra que o Flash não é mais necessário para assistir a vídeos ou consumir qualquer tipo de conteúdo web.”

Na época, isso era meio que um exagero. Mas hoje em dia, é verdade. Um ano após a declaração de Jobs, a Adobe desistiu do Flash para Android, dizendo que concentraria seus esforços no HTML5 para celulares e tablets. O Flash permaneceria apenas em laptops e desktops. O suporte para ele vem caindo desde então. A engine de jogos Unity desistiu dele. O YouTube apresentou uma opção HTML5 e, este ano, tornou-a o padrão. A menos que você ainda veja piadinhas animadas do HumorTadela, o Flash é basicamente inútil.

Eu desativei o Flash ao tentar fazer o Chrome rodar mais rápido. Mesmo depois de mudar para o Firefox, eu o mantive desativado. E não consigo pensar em uma vez que senti falta dele. Os anúncios pop-up não carregam e alguns players de vídeo proprietários reclamam se não encontrarem o Flash. E só.

Você realmente não precisa mais do Flash. Ele só traz problemas.

Como se livrar dele

O Flash existe como um software no seu computador, mas isso não é realmente a parte perigosa. O problema começa quando hackers tem acesso a ele através do plugin do Flash Player no seu browser. Existem várias maneiras de impedir isso, bloqueando-os ao longo do caminho. Aqui estão algumas delas, da mais simples à mais completa.

Instalar uma extensão de navegador que bloqueia o Flash

Há inúmeras extensões desse tipo para cada navegador: algumas se concentram no Flash, outras se estendem a coisas como Javascript também. Eu uso o Flashblock no Firefox. Existe o FlashControl para Chrome e o ClickToFlash para Safari.

Esta solução é particularmente agradável porque você provavelmente já instalou extensões no seu navegador antes, e este é um processo simples. Com elas, você pode clicar em objetos Flash para rodá-los quando quiser, algo conveniente se você precisa usar um serviço de streaming baseado em Flash, por exemplo.

Desative ou limite o Flash nas configurações do seu navegador

Você não precisa de uma extensão, é claro. Cada navegador lhe dá a opção de desativar o Flash completamente, ou configurá-lo para um modo “sempre perguntar”.

No Chrome: vá em Menu > Configurações, desça a página e clique em “Mostrar configurações avançadas…”. Clique em “Configurações de conteúdo” e, na seção Plug-ins, escolha “Clique para reproduzir” ou “Bloquear por padrão”.

Desativar-Flash-Chrome.png

No Firefox: vá em Menu > Complementos e clique em Plugins. Ao lado de Shockwave Flash, selecione “Perguntar para ativar” ou “Nunca ativar”.

Desativar-Flash-Firefox.png

No Internet Explorer 11: para desativar o Flash de vez, clique na roda dentada, depois em Gerenciar Complementos. Na janela que se abre, clique em “Shockwave Flash” e depois em “Desabilitar”.

Desativar-Flash-IE11.png

Para ativar o Flash sob demanda, primeiro clique com o botão direito em “Shockwave Flash” e depois em “Mais informações”. Na janela que se abre, clique em “Remover todos os sites”. Agora o IE vai perguntar se você quer rodar o Flash toda vez que um site pedir.

Desativar-Flash-IE11-passo-1.png

Desativar-Flash-IE11-passo-2.png

No Opera: vá em Menu > Configurações > Sites e, na seção Plug-ins, escolha “Clique para reproduzir” ou “Bloquear por padrão”.

Desativar-Flash-Opera.png

No Safari: vá em Menu > Preferências, clique no ícone Segurança e depois em Gerenciar configurações de site. Selecione o Flash e, na caixa “Quando visitar outros sites”, selecione “Perguntar”.

Desinstale o Flash do seu computador por completo

Esta é a opção nuclear. É também bastante desnecessária; ela é a menos fácil de fazer, a mais difícil de reverter, e não resulta em nenhum benefício adicional. Mas se você estiver a fim, então beleza: aqui estão os links para desinstalar o Flash no Windows e no Mac. Se você está no Linux, provavelmente já sabe como fazer isso.

***

Uma vez que você tenha adotado uma solução, você corta uma via de ataque por hackers praticamente sem qualquer custo. Você ainda pode ativar o Flash para coisas específicas em sites confiáveis, e não se expor em sites estranhos.

Não se engane: desativar o Flash não torna você invencível. Hackers estão constantemente usando outros plugins, às vezes mais essenciais, para tentar invadir e usar seu computador. Ainda é importante manter o seu navegador atualizado, assim como o Java – outra fonte de dores de cabeça – para limitar a ação de hackers.

Mas desativar o Flash é algo simples e útil; você ficará muito melhor sem ele. E se todos nós desistirmos juntos do Flash, ele pode morrer de vez – e não haverá necessidade de ativá-lo de vez em enquanto.

Arte por Michael Hession, postagem por Gizmodo (notícia completa com linkagens para outras postagens sobre as vulnerabilidades do Flash entre outras)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas bloquear o flash não significa que não dá mais pra ver vídeos? Comfas? YT é uma das coisas que eu mais uso no PC. Ou estou falando merda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas bloquear o flash não significa que não dá mais pra ver vídeos? Comfas? YT é uma das coisas que eu mais uso no PC. Ou estou falando merda?

Não. A matéria explica um pouco. Hoje o flash é usado muito pra charges, humortadela, essas coisas que não fazem mais o sucesso de antigamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas bloquear o flash não significa que não dá mais pra ver vídeos? Comfas? YT é uma das coisas que eu mais uso no PC. Ou estou falando merda?

O Youtube já roda vídeos em HTML5 faz um tempo, pode ficar sussa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou meio cabaço com essas paradas, mas eu desativei aqui como instruiu a matéria, peguei o complemento do Firefox e talz. Mesmo assim, o YT parou de funcionar pra mim. Adicionei ele meio que numa opção de lista-branca que o complemento tem, mas acho que fica até redundante.

:pkface:

De qualquer maneira, desativei. Boa dica mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Sou meio cabaço com essas paradas, mas eu desativei aqui como instruiu a matéria, peguei o complemento do Firefox e talz. Mesmo assim, o YT parou de funcionar pra mim. Adicionei ele meio que numa opção de lista-branca que o complemento tem, mas acho que fica até redundante.

:pkface:

De qualquer maneira, desativei. Boa dica mesmo.

Também tive que fazer a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • marcss.35
      Por marcss.35
      Mods de placar do Football Manager 2021
      Trata-se de uma coleção de Mods que mudam o nome curto (seis letras) do time no placar para o nome normal do time conforme mostrado nas tabelas e habilita os logotipos do time também.
      Existem quatro versões do mod, uma que muda os nomes da equipe, adiciona os logotipos, mas não usa as cores da equipe, e três que alteram os nomes da equipe e usam as cores da equipe com um desses apenas logotipos de habilitação, a segunda habilitando ambos os kits e logotipos e o terceiro kits de habilitação e logotipos sobrepostos.
       
      Mod de nomes de equipe com logotipos
      Esta versão muda para os nomes normais da equipe e adiciona o logotipo também.
        BAIXAR NOMES DE EQUIPE + MOD LOGOS
      Mod de nomes e cores de equipe com logotipos
      Esta versão muda para os nomes normais da equipe e muda as cores para usar as cores da equipe, enquanto também adiciona o logotipo da equipe.
      BAIXAR NOMES DE EQUIPE, CORES + MOD LOGOS Nomes e cores das equipes com logotipos e kits de cada um dos mods laterais
      Esta versão muda para os nomes normais da equipe e muda as cores para usar as cores da equipe, enquanto também adiciona o logotipo da equipe e o kit da equipe a cada lado do nome da equipe.
        BAIXAR NOMES DE EQUIPE, CORES, KITS, MOD DE LOGOS
      Nomes e cores de equipes com mod sobrepostos de logotipos e kits
      Esta versão muda para os nomes normais da equipe e muda as cores para usar as cores da equipe, enquanto também adiciona o logotipo da equipe e o kit da equipe sobrepostos.
      BAIXAR NOMES, CORES, KITS + MOD DE SOBREPOSIÇÃO DE LOGOS   Instruções de instalação:
      Caso deseje aplicar na skin FM21 padrão descompacte o arquivo na pasta chamada panels localizado em:
      Windows: \ Documentos \ Sports Interactive \ Football Manager 2021 \
      MAC: \ Library \ Application Support \ Sports Interactive \ Football Manager 2021 \

      Se você estiver usando uma skin de terceiros, pode ser necessário colocar a pasta panels dentro da pasta da skin que está usando;
      Windows: \ Documents \ Sports Interactive \ Football Manager 2021 \ skins \ <nome do skin> \
      MAC: \ Library \ Application Support \ Sports Interactive \ Football Manager 2021 \ skins \ <nome do skin> \
      Se o Mod não funcionar com a sua skin ou se a sua skin já tiver modificado esses arquivos, você precisará verificar as Instruções Avançadas abaixo, pois precisará editar os arquivos para que funcione com o tema.

      Instruções para modificações personalizadas e avançadas podem ser encontradas no link:
      https://sites.google.com/site/michaeltmurrayuk/fm2021/skin/fm21-scoreboard-mods
       
      Termos de Redistribuição:
      Você é livre para postar este conteúdo em seu site, desde que:
      1. Não é vendido ou está atrás de um acesso pago.
      2. Você não o anuncia como exclusivo do seu site.
      3. Meu nome de usuário e endereço de blog estão incluídos: http://michaeltmurrayuk.blogspot.co.uk/
      4. Se for um link para o meu trabalho, forneça um link para a página de download em vez do link de download, pois o link de download pode mudar.
      Se você tiver alguma dúvida, o melhor lugar para perguntar é no Skinning Hideout nos Fóruns Oficiais da SIGames, onde posso ser encontrado na maioria dos dias.
       
    • cheirador
      Por cheirador
      Desde o FM 2016, não se pode mais ajustar a sua pasta data no menu Preferências.
      Esse recurso foi removido porque aparentemente causava confusão entre os usuários. No entanto, ainda é possível ajustar o local da sua pasta se você não quiser no local padrão. Mas agora você precisa adicionar uma linha de comando às opções de lançamento do jogo .
      Para fazer isso, siga as instruções abaixo:
      - Vá para o Steam -> Biblioteca -> Jogos.
      - Localize o Football Manager 20xx e clique com o botão direito do mouse no jogo.
      - Selecione 'Propriedades'
      - Clique em 'Definir opções de inicialização ...'
      - Copie o seguinte na caixa de diálogo: --user_data_location = "<path>"
      - Na seção <path>, digite o caminho exato que deseja que a pasta seja gerada (ou seja, D/E/F...:\Usuários\etc.
      Então, por exemplo, se você quisesse que seu local de dados do usuário fosse G:\Sports Interactive\ Football Manager 20xx
      Você adicionaria o seguinte texto à caixa de diálogo:
      --user_data_location = "G:\Sports Interactive\Football Manager 20xx"

      Então, sua caixa "Opções de Lançamento" deve ser algo assim para o Football Manager 20xx:
      fmxx_savinglocation_launchbox.jpg.ba2f3d
      Tenha em atenção que esta localização da pasta já deve existir no seu disco rígido antes de definir a opção de lançamento, então, quando você iniciar o FM, o jogo gerará automaticamente as subpastas necessárias (como saves e skins). 
      Se for feito corretamente, o conteúdo do seu Local de Dados de Usuário personalizado deve ser algo assim depois de ter executado o jogo com a opção de inicialização definida:

      fmxx_savinglocation_folders.thumb.jpg.cd
      Observe também que, se você tiver alguma coisa já criada no jogo com o conjunto de localização padrão (como salvar jogos, listas restritas ou táticas), você precisará copiar os itens manualmente para sua nova localização.
      Para redefinir o seu local de dados do usuário para a posição padrão, você só precisa excluir a linha de comando e no próximo reinício do FM, o jogo voltará a usar a localização padrão. (Novamente, você precisará copiar manualmente sobre qualquer arquivo existente da sua localização personalizada antiga para o local padrão para que eles sejam lidos pelo jogo).
      ------------
      Esse conteúdo foi retirado de "[FM17][GUIDE] How To Locate or Move Your User Data Location", do fórum do Sports Interactive. Apenas adaptei e traduzi as frases.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Para corrigir os nomes de times e ligas não-licenciadas (além disso, esse procedimento habilita as seleções da Alemanha e do Japão), primeiro, você deve fazer o download do name fix abaixo.
      Download: https://www.fmscout.com/a-fm18-real-names-license-fix.htm Faça a extração dos arquivos e copie-os para a sua área de transferência Vá até a pasta C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2018\data\database\db\1810\lnc\all no Windows e até a pasta /Users/username/Library/Application Support/Steam/SteamApps/common/Football Manager 2017/data /db/1810/lnc/all no MAC. Delete os arquivos fake.lnc, lic_dan_swe_fra.lnc e nleague.lnc. Cole-os arquivos que você extraiu no lugar do que você deletou Vá até a pasta C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2018\data\database\db\1810\edt\permanent no Windows e até a pasta /Users/username/Library/Application Support/Steam/SteamApps/common/Football Manager 2017/data /db/1810/edt\permanent no MAC. Delete o arquivo fake.edt P.S: Não é necessário iniciar um novo save, basta sair (ou recarregar) o seu save atual.
      Se preferir, confira um tutorial em vídeo:
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      A solução é simples:
      Para Windows:
      apagar os arquivos Brazil_kits.dbc, forbidden_names e Licensing2.dbc da pasta C:\Program Files (x86)\Steam\steamapps\common\Football Manager 2018\data\database\db\1810\dbc\permanent

      Para MAC:
      apagar os arquivos Brazil_kits.dbc, forbidden_names e Licensing2.dbc da pasta  /Users/username/Library/Application Support/Steam/SteamApps/common/Football Manager 2018/data /database/db/1810/dbc/permanent
      P.S: Serve para qualquer patch, é só entrar na pasta que o novo patch criou e deletar os mesmos arquivos.
      Segue abaixo um vídeo tutorial explicando como realizar o procedimento:
       
    • rsm_rlb
      Por rsm_rlb
      Galera, meu pc tá começando a não aguentar mais e daí to pensando em vender ele e arrumar um novo. Então gostaria da ajuda da galera que entende mais de configurações que eu. Minha meta é um pc pra jogar o Shadow of War, Injustice 2 e o novo Dragon Ball Figther (não que eu vá comprar eles agora, porque estão muito caros!)
      Sai mais vantagem pegar um pc montado nessas lojas que oferecem esse suporte (Kabum, Pichau, TeraByte, etc) ou comprar as peças e eu mesmo ir montando? (Sim, eu sei montar)
      Li que os pc's da AMD costumam sair bem mais em conta, mas eu não tenho a menor ciencia dos processadores da AMD.
      Vi este aqui, achei bacana. Presta? http://www.blueskyinfo.com.br/bs-gamer-amd-fx-8300-3-3ghz-16mb-8gb-ddr3-hd-1tb-400w-rx-560-4gb.html
×
×
  • Criar Novo...