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Atributos de Jogador por "Guide to Fooball Manager.com" em PT-BR


masterlloyd

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Boa noite, galera!

Como havia falado em outro tópico, estava traduzindo a seção de Atributos de Jogador do guidetofootballmanager.com e ela já está pronta. Vale lembrar que os créditos do conteúdo são inteiramente do guidetofootballmanager.com, eu sou responsável apenas pela tradução.

Sintam-se à vontade para fazer quaisquer críticas. Em caso de algum erro de formatação/digitação por favor, me avisem.

Link original: http://guidetofootballmanager.com/players/player-attributes

Espero que façam bom proveito.

 

 

 

Atributos de Jogador

Os atributos de jogadores são divididos em 3 categorias. São os Técnicos (ou Guarda-Redes para os goleiros), Mental e Físicos. São atribuídos valores de 1 a 20 nos atributos, sendo 20 o atributo de elite.

O entendimento de cada atributo em termos de efeito no jogo do jogador e sua interação com outros atributos é muito importante. Abaixo serão listadas explicações de todos os atributos visíveis de jogadores, junto com detalhes de atributos importantes relacionados para cada um. Adicionalmente, os atributos ocultos que cada jogador possui são explicados, com exceção dos atributos ocultos de personalidade, que são explicados separadamente no guia Personalidades de Jogador. Estão listados separadamente também os Atributos Chave para cada função e tarefa de jogador, assim como estão as combinações importantes de atributos usados por jogadores para realizar ações básicas em cada partida.

 

1.0 Avaliação de Habilidade

Spoiler

Como discutido no guia Habilidade de Jogador e Performance [1], os atributos visíveis do jogador são o fator mais determinante na habilidade do jogador. Então é vital ser capaz de avaliar um jogador olhando seus atributos.

Usando um parâmetro bem superficial, um atributo 16 pode ser considerado bom para um jogador de alto nível (ex. Barclays Premier League) ou com 1,5 sendo reduzido para cada liga inferior a esta. Entretanto, é importante notar que enquanto atributos técnicos muito bons são necessários nas melhores ligas do jogo, nas menores os atributos físicos são mais importantes. Jogadores com boa Velocidade, Resistência, e Condição Física Natural podem ser a chave para alcançar o sucesso em ligas menores. Além disso, jogadores com atributos mentais altos, como Determinação, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho são altamente benéficos em todos os níveis.

Os atributos a seguir são aqueles que você deveria prestar uma atenção especial quando define a habilidade de um jogador, devido as suas funções fundamentais em determinar o desempenho dele. Estes são Agressividade, Bravura, Concentração, Criatividade, Determinação, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho, que determinam se um jogador realizará uma ação ou não e Técnica, Antecipação, Compostura e Decisões, que determinam se uma ação é realizada com sucesso. Isso é demonstrado de forma mais clara no guia Combinações de Atributos [2].

[1] Ainda não foi traduzido.

[2] Ainda não foi traduzido.

 

2.0 Atributos Chave e Função do Jogador

Spoiler

Os atributos que são considerados mais importantes para cada função e tarefa de jogador são exibidos no guia Funções e Tarefas [1], junto com alguns movimentos preferidos para cada função.

No jogo, estes atributos chave podem ser vistos clicando no jogador dentro da aba Táticas e depois clicando em Atributos de Jogador. Você também pode ver os atributos de qualquer jogador em destaque utilizando o botão Destacar atributos chave para função no canto superior direito da tela. Isso torna fácil ver quão adequado os atributos daquele jogador são para qualquer função e tarefa.

Entretanto, você também deveria considerar a importância de outros atributos, como os mais apropriados para as Instruções da equipe e Instruções específicas, como explicadas na seção Táticas [2].

[1] Ainda não foi traduzido.

[2] Ainda não foi traduzido.

 

3.0 Explicação dos Atributos de Jogador

3.1 Goleiros

Spoiler

Chutes

O quão longe um goleiro pode chutar a bola, mas não o quão preciso ele é.

Atributos importantes relacionados: Visão de Jogo (para ver os colegas na hora do chute) e Decisões (para escolher quando chutar a bola e onde mirar o chute). Passe e Técnica vão determinar a precisão do chute, mas estes não são atributos visíveis para um goleiro.

Comando de Área

O quão provável o goleiro tentará pegar bolas aéreas lançadas na área, mas não o quão bom ele é fazendo isso.

Atributos importantes relacionados: Jogo Aéreo (para alcançar a bola a frente dos atacantes), Jogo de Mãos (para encaixar a bola se ele decidir tentar pegá-la), Tendência de socar a bola (ajuda a saber a chance do goleiro socar a bola), Antecipação (para as bolas aéreas dentro da área e prever movimentos de colegas e oponentes), Bravura (para ter a coragem necessária de se envolver em divididas aéreas), Concentração (para antecipar bem e fazer boas escolhas em todas as situações), Frieza (para ficar calmo e pegar a bola eficientemente, antecipar bem e tomar boas decisões), Decisões (para escolher quando ir até a bola e quando tentar socá-la ou pegá-la), Posicionamento (Para ter uma boa posição inicial), Agilidade (Para ser capaz de mudar de posição facilmente quando necessário), Equilíbrio (para manter o equilíbrio quando estiver se movimentando pela área) e Força (para ganhar a disputa física contra os atacantes).

Comunicação

O quão bem um goleiro se comunica com seus defensores e organiza a defesa, assim colaborando com a estabilidade defensiva.

Excentricidade

O quão propenso um goleiro vai executar ações imprevisíveis e arriscadas, como driblar fora da área, correr para dar combate aos atacantes adversários, ficar com a bola no pé, etc.

Jogo Aéreo

O alcance das mãos do goleiro quando ele pula. É o atributo de goleiros equivalente ao atributo de Impulsão, significando que pular só é relevante para o goleiro quando ele sai da área do pênalti , por exemplo.

Atributos importantes relacionados: Comando de Área (aumenta as chances dele ir numa bola aérea), Jogo de Mãos (encaixar a bola se ele decidir tentar pegá-la), Tendência de Socar a Bola (ajuda a determinar o quão provável o goleiro irá sair aos socos na bola), Antecipação (para se antecipar em bolas altas dentro da área e prever os movimentos dos colegas e oponentes), Bravura (ter coragem para se envolver em divididas aéreas), Concentração (para antecipar bem e fazer boas escolhas em todas as situações), Compostura (para ficar calmo e pegar a bola eficientemente, antecipar bem e tomar boas decisões), Decisões (para escolher quando ir até a bola e quando tentar socá-la ou pegá-la), Posicionamento (Para ter uma boa posição inicial), Agilidade (Para ser capaz de mudar de posição facilmente quando necessário), Equilíbrio (para manter o equilíbrio quando estiver se movimentando pela área) e Força (para ganhar a disputa física contra os atacantes).

Jogo de Mãos

O quão bem um goleiro encaixa a bola em uma defesa ao invés de espalmá-la e criar uma chance dos adversários aproveitarem rebotes. É particularmente útil em condições climáticas chuvosas.

Atributos importantes relacionados: Visão de Jogo (para ver as opções que podem receber o chute) e Decisões (para escolher o momento de chutar a bola e onde mirar o chute). Passe e Técnica irão determinar a precisão do chute mas não são atributos visíveis para um goleiro.

Lançamentos

O quão preciso um goleiro pode lançar a bola para seus colegas de equipe.

Atributos importantes relacionados: Decisões (para escolher onde lançar a bola) e Força (para determinar o quão longe ele pode lançar a bola).

Reflexos

O quão bem um goleiro reage instintivamente aos chutes.

Atributos importantes relacionados: Antecipação (dos chutes a gol para estar preparado para reagir) e Posicionamento (para ter uma boa posição inicial na hora de tentar a defesa).

Saídas

O quão bem um goleiro deixa as traves para tentar pegar bolas livres e enfiadas.

Atributos importantes relacionados: Um para Um (para lidar bem nas situações de um para um depois de sair do gol para encontrar o atacante), Reflexos (para ter uma reação instintiva na hora da defesa se o atacante chutar), Antecipação (dos movimentos e ações do atacante), Bravura (ter a coragem necessária para bloquear a bola e sair nos pés do atacante caso seja necessário), Decisões (para decidir quando é necessário ir até o atacante e como tentar neutralizá-lo), Aceleração (para sair no atacante o mais rápido possível), Agilidade (para ser capaz de mudar de posição facilmente quando necessário), Equilíbrio (para manter o equilíbrio quando estiver se movimentando pela área), Velocidade (para sair no atacante o mais rápido possível).

Tendência de Socar a Bola

O quão frequente um goleiro irá escolher socar uma bola aérea ao invés de tentar pegá-la.

Um para Um

O quão bem um goleiro pode anular adversários em situações de um contra um.

Atributos importantes relacionados: Reflexos (para ter uma reação instintiva na hora da defesa se o atacante chutar), Saídas (para sair e fechar o ângulo do atacante eficientemente), Antecipação (dos movimentos e ações do atacante), Bravura (ter a coragem necessária para bloquear a bola e sair nos pés do atacante caso seja necessário), Decisões (para decidir quando é necessário ir até o atacante e como tentar neutralizá-lo), Aceleração (para sair no atacante o mais rápido possível), Agilidade (para ser capaz de mudar de posição facilmente quando necessário), Equilíbrio (para manter o equilíbrio quando estiver se movimentando pela área), Velocidade (para sair no atacante o mais rápido possível).

Os atributos Cobrança de Pênaltis, Primeiro Toque e Tiros Livres não foram citados, pois entrarão na parte dos atributos técnicos.

 

3.2 Técnicos

Spoiler

Arremessos Longos

O quão longe um jogador pode arremessar a bola nos laterais e quão preciso ele é nos arremessos longos.

Atributos importantes relacionados: Visão de Jogo (para ver todas as opções disponíveis no arremesso, particularmente se a mira dos laterais está selecionada como mista) e Decisões (para escolher se deve arremessar longe no caso da mira dos laterais estiver especificada como mista e onde mirar o arremesso).

Cabeceio

O quão preciso o jogador é capaz de cabecear a bola em direção ao seu alvo.

Atributos importantes relacionados: Antecipação (de quando a bola chegará), Bravura (para ter a coragem necessária para se envolver em disputas aéreas), Visão de Jogo (para ver a oportunidade de cabecear a bola em uma direção particular assim como outras oportunidades possíveis). Decisões (para escolher como e onde mirar o cabeceio), Posicionamento (para ter uma boa posição inicial), Impulsão (para alcançar bolas mais altas e saltar mais alto que os oponentes) e Força (ajuda a ganhar as disputas aéreas contra os oponentes).

Chutes de longa distância

O quão preciso um jogador é capaz de chutar exatamente onde ele quer, só que de fora da área.

Atributos importantes relacionados: Técnica (melhora a qualidade dos chutes mais difíceis, como os chutes com curva e chutes fortes), Visão de Jogo (ver oportunidades de chute assim como outras oportunidades) e Decisões (escolher quando deve chutar e onde chutar).

Cobrança de Pênaltis

O quão preciso um jogador é capaz de bater um pênalti.

Atributos importantes relacionados: Finalização (melhorar a mira do chute), Frieza (permanecer calmo para bater o pênalti de forma precisa e escolher a melhor forma de batê-lo), Concentração (permanecer focado o suficiente para executar a melhor decisão) e Decisões (escolher onde mirar o chute e como chutá-lo).

Cruzamentos

O quão preciso um jogador é capaz de cruzar a bola para a área no alvo escolhido.

Atributos importantes relacionados: Técnica (melhora a qualidade dos passes mais difíceis, como aqueles com curva na segunda trave), Antecipação (prever os movimentos dos colegas e dos oponentes), Frieza (mantém a calma necessária para cruzar de forma precisa, antecipar bem e tomar boas decisões), Visão de Jogo (ver todas as possibilidades possíveis quando escolher onde mirar o cruzamento se a configuração tática de cruzamentos estiver mista) e Decisões (escolher onde mirar o cruzamento se a configuração tática de cruzamentos estiver mista).

Desarme

O quão bem um jogador é capaz de realizar desarmes em um oponente sem cometer faltas ou ser driblado.

Atributos importantes relacionados: Marcação (marcar bem um oponente ajuda a estar em uma boa posição para executar um desarme o mais rápido possível), Agressividade (vontade de desarmar o oponente), Antecipação (dos movimentos do oponente), Bravura (ter coragem para executar entradas potencialmente perigosas), Frieza (para permanecer calmo o suficiente para executar o desarme de forma eficiente, antecipar bem e tomar a decisão certa), Concentração (permanecer focado para antecipar o adversário na hora certa e tomar a decisão certa).

Drible

O quão capaz um jogador é de controlar a bola enquanto está com ela.

Atributos importantes relacionados: Técnica (melhora a qualidade dos dribles e fintas mais complicados), Antecipação (do movimento dos oponentes), Frieza (mantém a calma necessária para driblar precisamente, se antecipar e tomar boas decisões), Visão de Jogo (para ver a oportunidade de driblar e qualquer outra oportunidade possível), Decisões (escolher quando e onde driblar), Imprevisibilidade (executa movimentos com a bola de forma mais imprevisível), Aceleração (alcança a velocidade máxima mais rápido depois de parar ou quando reduzir a velocidade), Agilidade (mudar de direção rapidamente), Equilíbrio (manter-se estável sem cair) e Velocidade (correr rapidamente com a bola).

Escanteios

O quão preciso um jogador é capaz de bater um escanteio no seu alvo.

Atributos importantes relacionados: Cruzamentos (aumenta a precisão do cruzamento), Técnica (aumenta a qualidade dos escanteios mais difíceis, como aqueles direcionados longe do goleiro com curva na segunda trave), Antecipação (prever os movimentos dos colegas e dos oponentes), Frieza (mantém a calma necessária para bater o escanteio de forma precisa, antecipar bem e tomar boas decisões), Criatividade (ver todas as possibilidades possíveis quando escolher onde mirar o escanteio se a configuração tática de escanteios estiver mista) e Decisões (escolher onde mirar o escanteio se a configuração tática de escanteios estiver mista).

Finalização

O quão preciso o jogador é capaz de chutar no local onde mirou o chute a gol.

Atributos importantes relacionados: Técnica (melhora a qualidade dos chutes mais difíceis, como voleios, chutes com curva, chutes fortes e chutes colocados), Antecipação (dos movimentos do goleiro), Frieza (mantém a calma necessária na frente do gol para chutar precisamente e tomar boas decisões, particularmente no um contra um), Criatividade (vê a oportunidade de chutar ou qualquer outra oportunidade possível) e Decisões (escolhe quando chutar, como chutar e onde mirar o chute).

Marcação

O quão bom um jogador é marcando o oponente.

Atributos importantes relacionados: Desarme (ser capaz de roubar a bola eficientemente quando o oponente marcado estiver com a posse), Antecipação (dos movimentos do oponente), Frieza (para permanecer calmo o suficiente para marcar efetivamente e antecipar bem), Concentração (permanecer focado para antecipar efetivamente), Posicionamento (estar numa boa posição inicial ajudará na marcação do oponente) e Força (para ter uma vantagem física sobre o oponente).

Passe

O quão preciso é o passe do jogador.

Atributos importantes relacionados: Técnica (melhorar a qualidade dos passes mais difíceis, como os passes longos e passes com curva), Antecipação (dos movimentos dos colegas de equipe e dos oponentes), Frieza (para permanecer calmo e passar a bola de forma precisa, antecipando as situações e tomando boas decisões), Visão de Jogo (ver as oportunidades de passe, assim como outras possibilidades), Decisões (escolher se deve passar, para quem passar e como passar, incluindo se passará a bola no pé, na cabeça ou enfiada) e Imprevisibilidade (dar passes mais imprevisíveis).

Primeiro Toque

O quão bom um jogador é capaz de controlar a bola quando a recebe.

Atributos importantes relacionados: Técnica (melhora o controle de bolas difíceis), Antecipação (de quando a bola chega), Frieza (mantém a calma necessária para controlar a bola e tomar boas decisões, particularmente se a bola é difícil de dominar), Visão de Jogo (para ver as opções que estarão disponíveis depois de dominar a bola), Decisões (escolhe a melhor hora de dominar a bola e o que fazer depois).

Técnica

O quão bem um jogador é capaz de executar ações técnicas mais complexas, como fazer passes longos, chutes de longa distância, voleios, curva, dominar uma bola difícil e realizar dribles mais difíceis.

Tiros Livres

O quão preciso um jogador é capaz de bater faltas, independente de ser lançamentos para a área ou para dentro do gol.

Atributos importantes relacionados: Passe (melhora a precisão dos passes nas faltas), Chutes de Longa Distância (melhora a precisão das batidas de falta), Técnica (melhora a qualidade das faltas mais difíceis, como aquelas mais distantes, com curva por fora da barreira ou batidas com força), Frieza (mantém a calma necessária para bater a falta de forma precisa, além de antecipar bem e tomar boas decisões), Visão de Jogo (para ver todas as opções de onde mirar a falta) e Decisões (para escolher a melhor forma de bater a falta e onde mirar, particularmente se a mira de faltas estiver mista).

 

3.3 Psicológicos

Spoiler

Agressividade

O quanto um jogador se impõe e se envolve no jogo., não necessariamente indicando o quão violento ou antidesportivo ele é. Estas características são determinadas por atributos escondidos como Maldade e Fair Play [1]. Um jogador agressivo ainda assim deve cometer mais faltas do que um menos agressivo, mas só porque ele vai tentar mais combates.

Atributos importantes relacionados: Desarme (um jogador mais agressivo vai combater mais, particularmente se for um jogador defensivo), Decisões (escolher melhor como se impor nos lances).

Antecipação

Quão bem um jogador antecipa os movimentos e ações dos seus colegas de equipe e oponentes. Uma alta antecipação vai permitir que um jogador reaja mais rápido aos lances, entretanto, ele ainda vai precisar de uma boa posição inicial.

Atributos importantes relacionados: Sem Bola (para estar bem posicionado ofensivamente), Posicionamento (para estar bem posicionado defensivamente) e Aceleração (reagir mais rápido a um lance).

Bravura

O quão disposto o jogador é para parar os adversários ou ganhar a bola, apesar do risco de lesões.

Atributos importantes relacionados: Agressividade (ter a mentalidade necessária para se envolver nos lances) e Determinação (ter o desejo de vencer cada combate e cada disputa de bola).

Concentração

A capacidade do jogador de permanecer focado e manter seu nível de Antecipação e Decisões durante a partida, afetando diretamente os dois atributos.

Decisões

A capacidade do jogador escolher a melhor opção possível, além de como executá-la e quando executá-la, para beneficiar o time com e sem a bola. É importante para todos os jogadores, mas principalmente para aqueles jogando no centro da zaga e meio campo, já que eles vão interagir mais com a bola e terão maiores opções quando estiverem com a posse.

Atributos importantes relacionados: Antecipação (prever lances e decidir como agir), Visão de Jogo (para ver as opções de ataque disponíveis), Frieza (manter a calma necessária para se antecipar bem e tomar boas decisões), Concentração (manter o foco para antecipar bem e tomar boas decisões através da partida inteira), Imprevisibilidade (executar decisões mais imprevisíveis) e todos os atributos técnicos.

Determinação

É a vontade do jogador em ser bem sucedido em cada ação executada e em cada situação de jogo.

Atributos importantes relacionados: Agressividade (ter a atitude necessária para se envolver nos lances), Bravura (para ter coragem e participar dos lances perigosos) e Índice de Trabalho (para trabalhar duro durante toda a partida).

Frieza (ou Compostura)

O quão bem o jogador joga sob pressão, particularmente quando enfrenta pressão forte do ataque rival ou em uma situação clara de gol. Afeta a Antecipação, Decisões e todos os atributos técnicos.

Imprevisibilidade

O quão propenso um jogador é de realizar uma ação inesperada, uma ação que o oponente não antecipou, como um drible.

Atributos importantes relacionados: Cruzamentos (para cruzar precisamente), Finalização (para chutar precisamente), Cabeceio (para cabecear a bola precisamente), Chutes de Longa Distância (para chutar precisamente), Passe (para passar precisamente), Técnica (para executar jogadas mais técnicas melhor), Antecipação (para antecipar os movimentos de colegas de equipe e adversários), Frieza (para permanecer calmo, antecipar bem e tomar boas decisões), Concentração (para permanecer focado e antecipar bem durante o jogo todo), Visão de Jogo (para ver todas as opções disponíveis) e Decisões (para executar a ação menos esperada caso ela for a melhor dentre todas as possibilidades).

Índice de Trabalho

Quão esforçado um jogador é durante toda a partida.

Atributos importantes relacionados: Agressividade (ter a mentalidade necessária para se envolver nos lances), Bravura (coragem para se arriscar nos lances onde podem lesioná-lo), Determinação (ter a vontade necessária de ser bem sucedido em cada lance envolvido) e Resistência (para manter um alto nível ético por mais tempo).

Liderança

O quão inspirador e motivador um jogador é para seus colegas de equipe. Este é o atributo mais importante para o capitão do time.

Atributos importantes relacionados: Bravura, Determinação, Trabalho em Equipe e Índice de Trabalho também devem ser considerados quando escolher um capitão, assim como muitos outros fatores discutidos no guia Escolhendo um Capitão [2].

Posicionamento

O quão bem o jogador se posiciona defensivamente para lidar contra ameaças de ataque. É equivalente defensivo do Sem Bola.

Atributos importantes relacionados: Antecipação (para ser capaz de prever o que os oponentes vão fazer no ataque) e Decisões (para escolher o melhor posicionamento possível, considerando as possibilidades).

Sem Bola

O quão bem o jogador se movimenta sem a bola tanto para encontrar uma forma de receber a bola em posições perigosas como para criar espaço aos seus colegas de equipe, puxando a marcação e abrindo espaço. É o equivalente ofensivo do Posicionamento.

Atributos importantes relacionados: Antecipação (ser capaz de prever o que seus colegas de equipe vão fazer nos ataques e os movimentos dos oponentes) e Decisões (escolher o melhor movimento no lance).

Trabalho em Equipe

O quão bom um jogador é em tomar decisões que favoreçam mais ao time do que a atuação dele. Por exemplo, pode ser melhor para um jogador tocar a um colega de equipe numa posição melhor do que ele mesmo chutar ao gol. Este atributo afeta diretamente o atributo Decisões.

Atributos importantes relacionados: Antecipação (para prever lances e tomar decisões), Visão de Jogo (ver as opções de ataque disponíveis e decidir a melhor), Frieza (permanecer calmo o suficiente para antecipar bem e tomar boas decisões que beneficiem o time), Concentração (para permanecer focado, antecipando bem e tomando boas decisões que beneficiem o time durante o jogo) e todos os atributos técnicos.

Visão de Jogo

Determina quantas oportunidades um jogador pode ver enquanto está com a bola. Entretanto, o jogador vai necessitar de outros atributos para obter vantagem da oportunidade.

Atributos importantes relacionados: Cruzamentos (para cruzar precisamente), Finalização (para chutar precisamente), Tiros Livres (para bater faltas precisamente), Cabeceio (para cabecear precisamente), Chutes de Longa Distância (para chutar de longe precisamente), Passe (para passar a bola precisamente), Técnica (para executar ações técnicas mais complexas), Antecipação (para prever os movimentos dos colegas e adversários), Frieza (para permanecer calmo, antecipar bem e tomar boas decisões), Concentração (para permanecer focado, antecipar bem e tomar boas decisões), Decisões (para escolher a melhor opção dentre todas as oportunidades vistas) e Imprevisibilidade (para ser capaz de executar uma ação mais inesperada).

 

[1] Dirtiness e Sportsmanship são atributos escondidos que significam, respectivamente “sujeira” e “esportivismo”. Optei por “Maldade e Fair Play” pois definem melhor as duas coisas.

[2] Ainda não foi traduzido.

 

3.4 Físicos

Spoiler

Aceleração

O quão rápido um jogador pode alcançar sua velocidade máxima.

Atributos importantes relacionados: Agilidade (para mudar de direção rapidamente), Equilíbrio (para permanecer firme enquanto corre) e Velocidade (a velocidade máxima do jogador).

Agilidade

O quão bem um jogador pode iniciar, parar e se movimentar em direções diferentes, especialmente enquanto corre com ou sem a bola.

Atributos importantes relacionados: Aceleração (para alcançar a velocidade máxima rapidamente depois de mudar de direção), Equilíbrio (para permanecer equilibrado enquanto muda de direção) e Velocidade (para correr rapidamente depois de mudar de direção).

Condição Física Natural

O quão bem um jogador permanece em forma enquanto está lesionado ou sem treinar, quão facilmente ele pode ganhar ritmo de jogo e quão rápido ele recupera sua condição física depois de lesões ou de jogar partidas. Também determina quanto tempo um jogador pode jogar em sua carreira antes da queda natural dos atributos físicos.

Atributos importantes relacionados: Resistência (quão rápido a condição física piora durante a partida).

Equilíbrio

O quão bem um jogador é capaz de permanecer equilibrado enquanto está sob pressão com a bola, tanto quando evita os oponentes em velocidade e durante combates.

Atributos importantes relacionados: Agilidade (para mudar de direção rapidamente quando necessário), Força (para disputar fisicamente contra investidas dos oponentes).

Força

O quão bem um jogador é capaz de exercer sua força física em um oponente para mantê-lo afastado e ganhar desarmes, bolas aéreas, etc.

Impulsão

O quão alto a cabeça do jogador pode alcançar enquanto pula, ao invés de ser na verdade o quão alto ele pode pular. Isso significa que quanto mais alto o jogador for, mais alto seu atributo de Impulsão será, com diferenças positivas ou negativas de acordo com o quão bem ele pula.

Atributos importantes relacionados: Cabeceio (para cabecear a bola precisamente se vencê-la no ar), Antecipação (de onde e quando a bola vai chegar), Equilíbrio (para permanecer equilibrado enquanto pula), Bravura (para ter coragem e se envolver nas disputas aéreas), Visão de Jogo (pra ver as oportunidades, como por exemplo cabecear a bola numa direção específica), Decisões (para escolher como cabecear a bola e onde mirar o cabeceio), Sem Bola (para estar bem posicionado para cabeceios ofensivos), Posicionamento (para estar bem posicionado para cabeceios defensivos) e Força (para ajudar a vencer disputas aéreas).

Resistência

A quantidade de esforço físico que um jogador pode suportar durante a partida antes da sua condição cair em 1%. Quanto melhor for a condição do jogador, melhor ele vai jogar, portanto, quanto maior for sua Resistência, mais tempo ele vai jogar bem.

Atributos importantes relacionados: Índice de Trabalho (determina o quão duro um jogador vai trabalhar, além de influenciar na velocidade que a condição dele vai piorar) e Condição Física Natural (ajuda a determinar a condição inicial do jogador).

Velocidade

O quão alta é a velocidade máxima de um jogador. Ele será levemente mais rápido sem a bola do que com ela.

Atributos importantes relacionados: Aceleração (para alcançar a velocidade máxima mais rápido), Agilidade (para mudar de direção rapidamente enquanto corre), Equilíbrio (para permanecer equilibrado enquanto corre) e Resistência (para manter a velocidade máxima por mais tempo, nas arrancadas e no decorrer da partida).

 

3.5 Atributos Ocultos

Spoiler

Você também deveria estar ciente sobre os seguintes atributos ocultos que afetam o desempenho dos jogadores:

Consistência – quão propenso um jogador é de jogar com toda a sua habilidade nas partidas. Consistência só tem impacto nos atributos técnicos e mentais. Portanto, jogadores com atributos físicos superiores serão menos afetados por uma Consistência baixa.

Maldade – quão propenso um jogador é de tentar quebrar as regras para obter vantagens.

Jogos Importantes– quão bem um jogador lida com grandes jogos.

Propensão a Lesões – quão propenso um jogador é de se lesionar em jogos ou treinos.

Versatilidade – quão bem um jogador vai jogar em posições que não são familiares a ele.

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Show!!

Parabéns, masterlloyd!

Vou ler agora este material, mas tenho uma dúvida: você criará um novo post para cada tópico da tradução? Acredito que juntar tudo em um único tópico seja o ideal.

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Obrigado, Jorudess!

Dá pra juntar sim, caso seja sobre o mesmo tema. Por exemplo, no caso desse guia ainda posso juntar com a parte de Combinações, Personalidades dos Jogadores e Movimentos Preferidos, já que estão juntos e falam sobre jogadores. Aí se for pra mexer com alguma outra coisa, é melhor separar mesmo. Postei o guia num post separado pra ficar mais organizado, deixando aquele pra discutir as traduções, pessoas envolvidas e tals e esse aqui pra discutir sobre o conteúdo mesmo. Claro, se a moderação tiver alguma ideia melhor ou achar que deve apagar o outro, que fiquem a vontade.

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Entendi, masterlloyd,

Segue abaixo um erro que identifiquei até agora:

[...] Usando um guia bem superficial, um atributo 16 pode ser considerado bom para um jogador de alto nível (ex. Barclays Premier League) ou com 1,5 sendo reduzido para cada liga inferior a esta. Entretanto, é importar importante notar que [...]

Editado por Jorudess
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Obrigado Jorudess, já corrigi.

Também substitui a palavra "guia" por "parâmetro", já que fica mais claro.

Abraços

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Boa. Tomei a liberdade de adicionar um recuo aos subcapítulos para tornar mais nítido e organizado.

Sugiro que as próximas atualizações você coloque também neste tópico, pra ficar uma coisa mais centralizada. Aí eu edito o título para torná-lo mais abrangente.

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Ficou ótimo! Formatar não é meu forte :yao:

Vamos ver se mobilizamos o pessoal pra decidir algum outro artigo para ser traduzido, seja algum dos relacionados a esse ou qualquer outro.

Abraços!

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E aí pessoal!

Segue o e-mail que recebi do guidetofootballmanager.com:

Hi Carlos,

Yes, you are welcome to translate content from the guides for fmanager.com.br.

Please let me have links to your translations when you have finished them, along with details of which guides have been translated, so I can put the links on this page:

http://www.guidetofootballmanager.com/language-translations

This will help readers find your translations.

Thanks for asking for permission and good luck with your translations.


Kind regards,

Oliver

Quero saber se é do interesse da moderação do fórum que eu envie esses links. Acho justo porque o conteúdo é deles e acho ótimo porque isso vai gerar relevância para o fórum, já que o site deles é uma das maiores referências no assunto.

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Ficou ótimo! Formatar não é meu forte :yao:

Vamos ver se mobilizamos o pessoal pra decidir algum outro artigo para ser traduzido, seja algum dos relacionados a esse ou qualquer outro.

Abraços!

Masterlloyd,

Você está aguardando a sugestão da galera para decidir o próximo texto a ser traduzido? Eu quero ler o material todo, mas no momento tenho mais curiosidade sobre as Combinações de Atributos. Acredito que este ponto tenha muita influência sobre o desempenho dos jogadores, pois algumas vezes minha zaga já foi furada por jogadores com atributos baixos (em comparação com os outros) e tenho um jogador que se movimenta muito bem dentro do campo, porém não se destaca em nenhum dos atributos ou movimentos preferidos.

Tenho muita curiosidade sobre as combinações de atributos, funções, movimentos preferidos, enfim, tudo que me ajude a entender melhor os meus jogadores e decifrar as armas do adversário.

Valeu!

Editado por Jorudess
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Masterlloyd,

Você está aguardando a sugestão da galera para decidir o próximo texto a ser traduzido? Eu quero ler o material todo, mas no momento tenho mais curiosidade sobre as Combinações de Atributos. Acredito que este ponto tenha muita influência sobre o desempenho dos jogadores, pois algumas vezes minha zaga já foi furada por jogadores com atributos baixos (em comparação com os outros) e tenho um jogador que se movimenta muito bem dentro do campo, porém não se destaca em nenhum dos atributos ou movimentos preferidos.

Tenho muita curiosidade sobre as combinações de atributos, funções, movimentos preferidos, enfim, tudo que me ajude a entender melhor os meus jogadores e decifrar as armas do adversário.

Valeu!

Então, Jorudess, esse guia de combinações de atributos que você citou é uma nova aba da seção de jogadores, porém, não tem um conteúdo novo, só atualizaram de forma a separar o guia de atributos do guia de combinações de atributos. Temos os dois guias traduzidos nesse conteúdo aí de cima.

Eu não acho uma boa ideia me preocupar com isso agora, já que temos os dois conteúdos traduzidos e o trabalho seria "apenas" separar um guia do outro. Na minha opiniao o mais importante nesse momento é traduzir novos conteúdos, depois atualizamos esse que já traduzi (por sinal, só foi terminar a tradução e eles mudaram tudo, fiquei meio irritado :kidding: ).

Sugestões?

Editado por masterlloyd
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Alteraram muita coisa?

O que acha de partirmos para os Movimentos Preferidos dos Jogadores? Se não for um conteúdo novo, voto pela tradução de algum material sobre os treinos.

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Na minha opinião sim. Alteraram o suficiente pra eu ter quase o trabalho de uma nova tradução, por isso dei aquela sugestão.

Por mim está ok essa sua sugestão. Vou aguardar alguns dias pra ver se mais gente opina, daí início.

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  • 2 semanas depois...
  • Diretor Geral

E aí pessoal!

Segue o e-mail que recebi do guidetofootballmanager.com:

Hi Carlos,

Yes, you are welcome to translate content from the guides for fmanager.com.br.

Please let me have links to your translations when you have finished them, along with details of which guides have been translated, so I can put the links on this page:

http://www.guidetofootballmanager.com/language-translations

This will help readers find your translations.

Thanks for asking for permission and good luck with your translations.

Kind regards,

Oliver

Quero saber se é do interesse da moderação do fórum que eu envie esses links. Acho justo porque o conteúdo é deles e acho ótimo porque isso vai gerar relevância para o fórum, já que o site deles é uma das maiores referências no assunto.

Pode mandar bala! :yest:

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  • _Matheus_ featured this tópico

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  • Conteúdo Similar

    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • Banton
      Por Banton
      Levar gol de um adversário com 15 de Aceleração, Velocidade e Agilidade mas 9 de Compostura e Finalização Um meia engole seu meio campo com 15 de Passe, Técnica e Primeiro Toque mas com 7 de Decisões, Compostura e Balanço Um zagueiro faz seus atacantes parecerem crianças com 15 de Força, Equilibrio e Impulsão. Pois é, já passei por muitas situações assim. Eu sempre gostei de jogadores inteligentes, então meu grupo preferido foi o Mental. Priorizei sempre o mental dado que é o cérebro quem comanda o corpo. Mas, parece que o FM não entende muito assim. O jogador pode ter 20 de decisões e ainda fazer coisas erradas. Não por ser burro, mas por ser limitado técnico ou fisicamente. 
      E aí, o que vocês consideram mais importante? Priorizam alguns grupos dependendo da função? Por exemplo... Um extremo com um bom físico parece render muito bem mesmo com péssimos atributos técnicos e mentais. É o que eu venho notando nos últimos saves que tenho feito.
    • Matheussilva282
      Por Matheussilva282
      Eu tenho um problema, sempre quando eu tenho um jogador acima de 24 anos que não é mais um jovem e já tá no auge dele, não dá para deixar ele no banco porque ele perde muita atributo, como eu faço para evitar que isso aconteça?
      ou que tipo de atributo que eu tenho que procurar nos jogadores que este atributo em si mostra que ele vai piorar pouco sendo reserva?
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