Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas básicas: de um novato para um novato


_Matheus_

Posts Recomendados

Dicasdeumnovato_zps50685238.jpg


De um novato para um novato - Autor: _Matheus_

Em primeiro lugar, tenho que logo confessar: não sou um novato. Já joguei a franquia desde o CM 03/04 que era show de bola. Mas me considero um novato porque no meio do caminho parei de jogar. Passei a achar o game difícil e sempre lia guias táticos que me fizeram pensar: se tô lendo verdadeiras bíblias e jogando pouco, não vale a pena.

Mas, oh, não tô dizendo que você não tem que ler nada. Pegar umas dicas aqui e ali enquanto o jogo carrega, no meio daquela aula chata, no intervalo do trabalho, ou, ainda, naquele momento que você está ocioso mas não tanto para abrir o jogo, carregá-lo e jogar uma partida inteira com total atenção e foco.

Recapitulando, me sinto novato porque parei e voltei, de vez, apenas no FM 14, sendo que parei lá pro FM 08 e tentei jogar FM09 e FM 10, sem muito sucesso. Pra quem não jogou FM11-13, as novidades de deixar atributos principais de uma função e/ou posição, tornaram as coisas bem mais fáceis e rápidas. Portanto, há algumas dicas pra quem está aprendendo ou, no meu caso, reaprendendo a jogar.

Primeiro Save: comece com um time ruim

Eu sempre tive uma mania de começar cada versão do jogo jogando no meu time do coração (Cruzeiro). Mas depois que o FM14 fodeu meu save, que ia muito bem por sinal, com aquele maldito bug da Copa do Brasil, eu mudei de ideia.

Então a minha dica é: comece com um time ruim. Eu não sei vocês, mas eu não gosto de falhar jogando com meu time do coração. Até posso e vou falhar, mas não miseravelmente. Portanto, comece com um time de divisão baixa, um time ruim. Não precisa seguir todos os mandamentos de um jogador de LLM (Lower League Management), ok?


Motivos para isso? Você não tem apego de torcedor, logo, não tem nada a perder. Ganhar uma Champions com o Real Madrid é legal, mas não supera começar num time ruim e subir com ele até a primeira divisão. Ou ir conquistando títulos por vários times. Quem jogou o saudoso Elifoot sabe.


Quer mais motivos? Sabendo gerir um time pobre você não só aprende a economizar, como aprende a montar a tática com o que tem em mãos e, com um pouco de sorte/verbas para treinos, pode investir na base. É a faca e o queijo na mão para se dar bem em qualquer outro save.

Contrate um Adjunto

Se você ganhou o FM 15 de um amigo, em um sorteio, se comprou no impulso de uma promoção ou, ainda, se não sabe nada de como gerir um time, contrate um Técnico Adjunto. Ele também é conhecido por Anjo da Guarda. Aperte CTRL+F5 para abrir o campo de pesquisa e digite: anjo da guarda. O FM acha os melhores adjuntos pra você. É brincadeira, mas é uma opção pro FM 2016. :heh:

De todo modo, procure um bom, que encaixe na sua realidade. Os atributos que eu gosto de olhar são:

  • Avaliação da capacidade do jogador (se o jogador é bom atualmente);
  • Avaliação do potencial do jogador (se o jogador vai melhorar no futuro);
  • Man management (aconselhar sobre salários; palestras, etc.);
  • Conhecimento tático (pra dar pitaco);
  • Trabalho com jovens (ele que vai treiná-los e num time pobre ele vai ter grande participação no treino);
  • Algum atributo de treino bom (aí pode ser qualquer um que seu time esteja mais carente, ofensivo, defensivo, tático, mental... quanto mais, melhor);
  • Determinação (aceitável ficar abaixo de 10 em times pobres);
  • Disciplina (um atributo que não olhava tanto mas que reparei* ter algum efeito sobre a qualidade do treino, ou seja, as estrelas);

A lista é opinião minha e está na ordem de importância. Os dois primeiros, eu colocaria no filtro de pesquisa como 15 e os demais 13**, por exemplo. Não achou nada, vai baixando os demais até chegar em 10**. Depois disso abaixa os dois primeiros até chegar em 12**. Preferencialmente livre, hein, galera?! Time pobre não tem grana pra pagar 6 mil euros de rescisão pro time do caboclo.
E mais: comparem o que acharem com o seu adjunto atual (caso tenha). Às vezes o seu é melhor! Se acharem um melhor que ele, pensem na rescisão do seu (a rescisão amigável é pouco menos do que o valor que ele ainda tem pra receber de salário até o final do contrato) e na rescisão do outro (caso esteja empregado). Dependendo, é melhor ficar com o seu ruim e investir a grana da rescisão em salários de jogadores!

* A minha observação quanto à disciplina é que um treinador com atributo ofensivo 17 pode ser pior, em termos de estrelas, do que um treinador de atributo ofensivo 16 e muito mais disciplina que o primeiro. Pensando, claro, em ambos colocados na função de treinador responsável pela parte ofensiva. E quer saber? Faz todo o sentido, a disciplina faz o pessoal treinar direito, focado, mesmo que as condições sejam adversas. Não deixa de ser um atributo secundário, mas é sempre bom ter isso em mente.

 

** Esses valores são os que eu acho razoáveis para uma liga brasileira. Com certeza numa sexta divisão inglesa a coisa será um pouco mais crítica. Idem para países como Indonésia e outras ligas de baixa expressão.

Olheiros: contrate logo!

Assim que entrar em um time, cheque seus olheiros. Não tem? Contrate! Olheiro é desenvolvimento a longo prazo, principalmente. É planejamento. E time que se planeja vai bem. Mas não para por aí: ele vai te ajudar observando o próximo adversário e te dando informações preciosas de como se programar pra partida.

Se o time adversário faz muitos gols pela esquerda, você faz o que? Manda o seu lateral direito ficar mais recuado. É uma sutileza que muitos deixam passar. Se tomam muitos gols no início do segundo tempo, é essa hora que você vai ir com tudo, depois volta ao jogo normal.
Ainda a curto prazo, o olheiro é quem vai tirar sua dúvida avaliando aquele cara que já tá na sua mira. Talvez o que está no topo da sua lista de reforços pro ataque não é melhor que o que está em terceiro. Mas talvez o segundo da lista, seja realmente o segundo melhor e ainda conta com uma personalidade que condiz com seu elenco, por exemplo.

Não perca dinheiro com rescisão em times pobres. Procure logo os sem contrato, priorizando:

  • Avaliação da capacidade do jogador (se o jogador é bom atualmente);
  • Avaliação do potencial do jogador (se o jogador vai melhorar no futuro);
  • Trabalho com jovens

Já mete um 17 de cara nos filtros de pesquisa e vai abaixando. 15 para a terceira divisão brasileira é excelente. Se for pra escolher um pra abaixar mais, é o último. Se você tiver dois, um que avalia bem a capacidade atual (que vai ser encarregado de pesquisar jogadores pro time atual) e um que avalia bem a capacidade futura (pra avaliar futuras estrelas) talvez seja uma boa saída. É desejável que esse segundo tenha bom trabalho com jovens, no entanto. Tente contratar 2 que sejam bons em ambas as coisas. Conhecimento tático para o olheiro que vai ser encarregado de observar o adversário pode ser uma boa também.

Treino: bota na lomba do adjunto

Eu não sei vocês, mas pra mim é uma das partes que sempre achei mais chata de gerir. Meu primeiro ano no América-MG deixei tudo na lomba do Adjunto. Só mudava o a preparação pré-jogo com base na observação dos olheiros.
Convenhamos, você mal chegou ao time, já tem que se preocupar com o que tem em caixa, com o balanço do fim de temporada, com os jogadores que vai manter, com os jogadores que vai dispensar e ainda tem que ir ao mercado em busca de reforços, preferencialmente gratuitos antes que a concorrência os conquiste. Treino é o de menos, fala sério.
Mas, oh, quando tiver com o time engrenado e sem maiores preocupações, é bom tentar se aventurar por ali. Garanto que o rendimento dos seus atletas vai aumentar se você já notou a demanda do time e sabe do que precisa. Exemplifico: quando vejo que meus jogadores estão embolando com a bola, errando muitos passes, um futebol sofrível de ver até por 1kg de alimento não perecível, eu faço o quê? Treino de controle de bola. Pré-temporada o treino geral tem que ser condicionamento físico.

Mais um pouco de exemplo: o time precisa melhorar a parte ofensiva? Treino ofensivo. Não tem melhorado? Aí parto para o trabalho em equipe/coesão da equipe que nada mais é que o famoso entrosamento. Se já trabalhei a parte ofensiva e nada melhorou, quer dizer que o buraco é mais em baixo. Talvez minha dupla de atacantes não esteja se entendendo muito bem ou meu atacante solitário não está acompanhando o raciocínio dos pontas e meias. É esse tipo de malícia e alteração que você vai pegar com o tempo e que certamente vai te ajudar.

Táticas

Muitos não têm saco por um motivo: sempre que montam uma, se fodem. Outros tantos criticam quem baixa táticas: coisa de noob. Mas ninguém pagou seu jogo pra dar opinião no seu game. Só não vai usar cheat, porque aí é coisa de noob. Vai caçar de jogar um jogo em que você seja bom sem trapaças.
Dito isso, você tem duas opções simples:

  • Montar uma tática básica pro seu time (só posicionamento)

E vai incrementando a tática com uma coisa aqui e outra ali durante as partidas. Uma dica preciosa, é ver os primeiros jogos da temporada no modo completo – põe pra rodar mais rápido, mas um rápido que seja suficiente pra você observar as movimentações de ataque e contra-ataque do seu time e do adversário. Se for pôr no modo completo e for ficar assistindo ESPN enquanto o jogo passa, nem perca seu tempo.

  • Pegar uma tática boa e observar as funções da equipe e de cada jogador pra ir aprendendo.

Tenha em mente que você pode, e deve, modifica-la aos poucos. Veja se suas mudanças vão causar catástrofes ou não. O erro ensina muito. Essa opção, no entanto, tem um contra: você vai ter que comprar jogadores para aquela tática e não fazer uma tática para seus jogadores já que de cara você vai ter certo medo de mudar a tática e reformular o time todo não está nem perto do ideal para times menos afortunados.
Outra dica preciosa: sempre ler um pouco sobre os guias táticos. Por mais que não exista uma verdade única, eles podem te dar uma visão legal do jogo, te fazendo enxergar as coisas por um modo que você não via.

Gerencie informações a serem exibidas

Eis aqui um tópico que poucos comentam. Realmente é bem básico e pode ser trivial para muitos, tão natural quanto respirar. Mas vou ressaltar porque pode ajudar muito.

Na tela do plantel, acima dos marcadores de reservas e suplentes, temos a opção de gerir a visão (view; para quem joga em inglês). Por padrão, o FM já nos dá várias combinações definidas como: Informação Geral, Contrato, Estatísticas (globais ou de determinada competição), entre outras.

Muitos fazem uso desses recursos, mas acabam alternando entre uma pré-definição e outra. E aqui está o pulo do gato: é possível personalizar, removendo e/ou adicionando colunas, de modo a reunir as informações mais preciosas de cada visão original. Quem tem intimidade com Excel provavelmente usa muito desse recurso por saber da importância de visualizar tantos dados quanto possíveis em uma mesma tela.

A seguir, está uma imagem da minha visão do plantel, com as informações que julgo serem mais importantes quando estou observando o meu plantel principal. É importante ressaltar duas coisas: você pode usar outra visão para o seu plantel sub-20 e observar outro conjunto de informações; a segunda dica é que, a depender do tamanho do monitor e sua resolução, você poderá usar mais colunas, tantas quanto couberem.

fihznLW.png

Plantel Principal: no meu caso, eu uso um monitor de 17" com resolução máxima de 1440x900.

 

Nessa visão tem um pouco de tudo: Posição, idade, país, moral, condição física, aptidão física de jogo (que são coisas distintas), partidas, classificação média, gols, assistências, vezes em que foi melhor em campo, amarelo, vermelho, desempenho geral nos treinos (essa coluna eu considero vital para o plantel sub-20), salário, valor, potencial e capacidade. Parece que a SI mudou a maneira como são compartilhados esses tipos de arquivos, mas aqui está o link com as instruções para instalação. Também publiquei na Steam Workshop mas não sei quanto tempo demora para aparecer por lá.

No meu plantel sub-20 eu retirei a coluna de aptidão física pois não estou muito interessado com o ritmo de jogo, a princípio. Não mais do que as colunas de Posição Treino (treino de nova posição) e Foco (atributo ou conjunto de atributos de uma posição). O desempenho do treinamento é vital, se estiver ruim ou mediano, algo precisa ser mudado e é bom ficar atento a isso.

Em times pequenos, com pouca estrutura, eu acho recomendável deixar cada jovem ou treinando uma posição nova, ou focados em uma determinada função. Isso é treino extra, e fazer ambos pode sobrecarregá-los.

YQnGbgR.png

Plantel Sub-20

 

Aqui está o link dessa visão. Peço que testem se está funcionando dessa forma, senão terá que ser pela Steam Workshop. Lembrando que no FM vocês precisam fazer como na imagem abaixo para importar a visão.

jSvjAfj.png

 

Também gosto de fazer alterações na visão da lista preferencial. Além do potencial e capacidade, coloco o salário atual, status na equipe em que joga (para saber o quão difícil vai ser trazê-lo), o valor do jogador, o valor mínimo da transferência (se está de acordo com o valor de mercado do jogador) e os valores máximo e mínimo de salários que o jogador deve pedir (se está dentro do que posso pagar e condizente com a capacidade atual do jogador).

Além disso, acho importante colocar a coluna de dias que se passaram desde que o relatório foi feito. Aparecem muitos 4-5 estrelas de quando você tinha um plantel fraco de uma divisão abaixo. As coisas mudam e um novo relatório pode se fazer necessário.

 

Rotação do plantel

Uma maneira de fazer rotação no plantel que descobri recentemente, no FM 14, é através do match fitness ou, como mostrado na visão do plantel, através da coluna de Aptidão Física de Jogo. O adjunto quebra um galho, mas eu não entendo bem as escolhas dele para fazer a rotação. Sem falar que por vezes ele acaba colocando um atacante que peguei emprestado para ser titular até na lateral, se for preciso. Se o cara não tá rendendo no ataque, não vai ser na lateral que ele vai ajudar meu time.

Dito isso, eu sempre adiciono a coluna de aptidão física à tela de táticas e táticas pré-jogo (são telas diferentes onde as visões de cada uma não são compatíveis). A condição física de um jogador pode estar 100%, mas se a aptidão física de jogo não estiver, quer dizer que ele está sem ritmo de jogo, está jogando pouco e, dependendo do status dele no plantel, é hora de colocá-lo para jogar.

O que vou dizer a seguir não é para ser levado como uma regra, mas eu faço da seguinte forma: 50-60% coloco para entrar durante a partida. Acima disso, coloco para jogar o jogo todo. Abaixo de 50%, deixo disponível para jogar no reservas (o que não significa que é para mandá-lo para o time reserva, é só deixar disponível). Mas tenha em mente que colocando 11 jogadores com match fitness abaixo de 80-90% pode ser desastroso se o adversário for forte. Portanto, tente manter o equilíbrio colocando 3-4 caras com match fitness inferior a 80%.

Palestras: se não tem moral, é melhor ficar calado

Sobre palestras, se você está sem moral com a equipe, ou se você tem um passado que não justifica o clube em que você se encontra, é melhor ficar calado. Bota na lomba do adjunto, fica não fala nada, mesmo e "deixa acontecer, na-tu-ral-mente", 'eu não quero ver vo-cê perder'.
:fififi:

Olhe os conselhos do adjunto também. Às vezes você tá puto com o time, mas você era o menos favorito e seus jogadores suaram a camisa. Pode estar tudo errado, mas uma palavra de consolo pode "deixar todo mundo verde" (todos reagindo positivamente). E é isso que você quer, esteja na série de 10 jogos sem vencer ou 10 jogos sem perder. Se você perde o controle emocional na crise, você está a um passo de ser demitido ou de falhar miseravelmente, portanto, tenha cautela.

Outra coisa que te ajuda é participar das conferências de imprensa. Pode parecer repetitivo ao logo dos anos, mas é necessário. Isso gera proximidade com os jogadores e proximidade quer dizer que darão atenção aos seus apelos durante as palestras pré, intra e pós jogo.

O Henrique traduziu um artigo muito bom sobre palestras no FM 14 e que continua sendo muito útil. Recomendo a leitura.

Contratações iniciais

O novo sistema de olheiros impactou muito as contratações, principalmente na primeira janela. Eles não conseguirão te dar informações relevantes sobre um jogador já na primeiro mês de jogo. Isso dificulta muito porque te induz a se preocupar mais com os olheiros para as próximas janelas, num planejamento a médio-longo prazo. Além disso, você é forçado a direcionar seus esforços observando jogadores que se destacam nas estatísticas de uma equipe ou competição.

Outra implicação imediata é que você não pode - na verdade não deve - fazer uma reformulação imediata do plantel. Sem conhecer os jogadores do mercado, nem que seja através de um save anterior, é muito arriscado trocar um jogador seu por um que você não conhece direito.

 

As recomendações que dou para para primeira janela de transferência são (baseado em times pequenos):

  • Fique atento aos jogadores livres que estejam desejados por mais de um clube; se forem clubes do tamanho do seu (se for da sua liga, olhe a previsão da temporada), provavelmente pode valer a pena a contratação;
  • Peça jogadores livres por experiência. Assim você descobre os atributos do caboclo e os compara com seus jogadores;
  • Seja cauteloso nas contratações e dispensas; raramente um treinador reformula uma equipe inteira logo de cara; e todas equipes que trazem um "pacotão de jogadores" na vida real, não têm grandes chances de sucesso a curto prazo, quando o sucesso vem rápido é exceção.
  • [Adicionado em 29/12/2014] Tal qual na vida real, você pode procurar opções avaliando jogadores que estejam na sua divisão e ver os rumores de transferências. Para isso, clique em Competições e selecione a Liga do seu país (divisão que você joga). Depois, no menu central, clique em Notícias e depois em Rumores de transferências. Lá você pode ver alguns rivais se reforçando, mandar seus adjuntos darem uma conferida e tentar a contratação deles. Uma imagem de explicação.

Conclusões

  • Comece com um time ruim: você não tem nada a perder e não faz uma campanha patética com seu time do coração. Sabendo gerir um time pequeno, você terá sucesso em qualquer time do mundo.
  • Contrate um bom adjunto: ele vai ser seu orientador e mentor, uma verdadeira mão na roda, seu braço direito;
  • Contrate olheiros: são suas pernas no mercado de contratações. Planejamento a médio e longo prazo.
  • Treinos: deixe nas mãos do adjunto se você não sabe muito o que fazer.
  • Táticas: comece a aprender do 0 ou do 100. Monte uma tática básica e adicione funções aos poucos. Ou baixe uma tática que está fazendo sucesso e observe as funções que ela tem. Modifique-a aos poucos, sem medo.
  • Gerencie as colunas de informações nas telas de plantel principal, plantel sub-20, táticas, táticas pré-jogo e lista preferencial para ver as informações mais importantes para cada momento.
  • Faça a rotação do plantel de acordo com o match fitness, não deixando mais que 4 jogadores abaixo de 80% de match fitness escalados como titulares. Com muitos jogadores sem ritmo de jogo em campo, um time mais forte pode te atropelar.
  • Palestras, se ninguém está reagindo bem ou mesmo reagindo às suas palestras, é hora de ficar calado. Se não sabe o que fazer também é hora de ficar calado. Deixe nas mãos do adjunto, mas se ele estiver mal, não faça nada. Ganhe moral com as entrevistas e tente sempre deixar seus jogadores com reações positivas, independente da crise. Mas se jogarem mal na sua concepção e na concepção do adjunto, seja agressivo e diga que não está satisfeito. É possível motivá-los com uma dura também.
  • Contratações: seja cauteloso; observe jogadores desejados por muitos clubes do seu nível e da sua divisão; observe as estatísticas dos campeonatos que participa e das divisões inferiores, pode ter uma boa barganha por lá. Peça jogadores livres por experiência se estiver na eminência de contratá-lo e quiser verificar se ele é realmente um bom reforço.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Gostei muito... Não sou novato e nem aprendi nada de relevante... Mas achei que os novatos irão aprender muito recomendo também o Guia Teórica e Prático sobre o FM do Toggy... Mesmo já sendo experiente, aprendi bastante e ainda não acabei de ler...

E gostei da visão que você criou, salvei a imagem e vou introduzi-la no meu save...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito... Não sou novato e nem aprendi nada de relevante... Mas achei que os novatos irão aprender muito recomendo também o Guia Teórica e Prático sobre o FM do Toggy... Mesmo já sendo experiente, aprendi bastante e ainda não acabei de ler...

E gostei da visão que você criou, salvei a imagem e vou introduzi-la no meu save...

Tô tentando exportar a visão pra steam workshop, mas tô quebrando a cabeça com isso. :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô tentando exportar a visão pra steam workshop, mas tô quebrando a cabeça com isso. :S

Poisé... Mas achei muito boa a visão, introduzi-lei amanhã...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Diretor Geral

Adicionei uma dica que tenho usado diante da dificuldade de encontrar jogadores através dos olheiros.

Esse é o famoso "chapéu", ou "atravessada" eoaiuehiouaheioa! Nunca me utilizei desse expediente, mas é uma boa dica mesmo. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Alguma dica de como gerenciar crise no vestiário? Apesar de a fase ser boa, tem jogadores questionando minhas táticas, meu trabalho

 

Rotação do Elenco, Reuniões de Equipes, boas contratações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu. Como citei em outro post, achei que o pessoal acrescentou realismo demais no game. Um simples comentário, o emprego fica a perigo. Está mais difícil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • _Matheus_ featured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bruno Nascimento
      Por Bruno Nascimento
      Boa noite! Começando um save que me promete muito trabalho e muitas horas.

      Pegando a moda de grupos empresariais que tem vários times, resolvi trazer uma ideia parecida pro FM. 

      1ª Temporada >  Adicionar Um treinador desempregado com moral global e licença Pró (o mais top) pra ser o Primo Rico da Família. O Time que assumir vai ser o time 01
      2ª Temporada > Adiciona OUTRO treinador desempregado com a moral mediana. assim que assumir um time teremos o time 02
      3ª Temporada> Adicionar OUTRO treinador com moral marginal e sem licença desempregado tbm. o time que assumir temo o primo pobre da Família.

      e por ai vai se der coragem de assumir mais times sempre adicionando 1 treinador a mais por temporada.

      Admito que alguns momentos com os times montados vai precisar por de férias cravando a tática e escalação pra conseguir dar tempo de arrumar todas as casa. MASS é assim tbm nos grupos de times, os donos não são 100% focados só em 1 time. Logo vou ter que ter uma comissão técnica a altura de umas férias de vez em quando.

      Quem Animar Acompanhar da um Sinal ai que dou continuidade.
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • Banton
      Por Banton
      Os verdadeiros nerds do esporte bretão conhecem o nome de Eric Cantona. Talvez não sua história por completo, mas suas loucuras dentro de campo. Mais conhecido pela voadora no torcedor racista ou então pela língua afiada na Europa após sua aposentadoria, o ídolo do Manchester United teve seu início em um clube pequeno chamado Auxerre. E desde lá, já mostrava a rebeldia que tanto amamos e que falta no futebol moderno.
       

      A moda das "vintage shirt" ou "retro jersey" está na moda. Confesso que sou novo, mas essa do Auxerre, sempre me pegou muito. Lembra um pouco aquela mística da Fiorentina com a Nintendo. Ah, óbvio, se você é contra jogadores todos tatuados, usando luva, cabelo descolorido e etc etc... A culpa toda é de um dos pioneiros, senão o primeiro: Djibril Cissé. A grande promessa francesa que não conseguiu vingar nos grandes palcos, mas na "Ligue Ã" deitava e rolava.
       

      Auxerre ficou mais de 11 anos sem frequentar a primeira divisão até subir ano passado. Em 2022/2023, a torcida pode comemorar finalmente a subida mas durou pouco. Pois logo foram rebaixados. Porém, enquanto escrevo este texto, estão em 2º colocado e brigando para subir novamente. Imagina a paciência do torcedor do clube?
      Se você pensou que este senhor carismático da foto é apenas um torcedor, está enganado. Ele tem documentário e tudo. Chama-se Guy Roux e você terá de superá-lo nesse desafio, pois ele transformou o Auxerre de um time amador para um clube campeão na França, revelando inúmeros jogadores famosos. De Cantona à Cissé, de Sagna à Mexes. As categorias de base do clube são sensacionais.
       
      Vamos de leitura?
      - A cidadezinha, a lenda no banco, a reviravolta: 25 anos do fantástico título do Auxerre no Campeonato Francês;
      - Jogadores atuais e aposentados formados no clube, a quantidade de atletas de elite surpreende;
      - Os 80 anos de Guy Roux, a lenda que treinou o Auxerre por mais de quatro décadas;
      - Auxerre: Do nada ao topo, pelas mãos de um homem;
      - Craque Imortal - Cantona.
×
×
  • Criar Novo...