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Dicas básicas: de um novato para um novato


_Matheus_

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De um novato para um novato - Autor: _Matheus_

Em primeiro lugar, tenho que logo confessar: não sou um novato. Já joguei a franquia desde o CM 03/04 que era show de bola. Mas me considero um novato porque no meio do caminho parei de jogar. Passei a achar o game difícil e sempre lia guias táticos que me fizeram pensar: se tô lendo verdadeiras bíblias e jogando pouco, não vale a pena.

Mas, oh, não tô dizendo que você não tem que ler nada. Pegar umas dicas aqui e ali enquanto o jogo carrega, no meio daquela aula chata, no intervalo do trabalho, ou, ainda, naquele momento que você está ocioso mas não tanto para abrir o jogo, carregá-lo e jogar uma partida inteira com total atenção e foco.

Recapitulando, me sinto novato porque parei e voltei, de vez, apenas no FM 14, sendo que parei lá pro FM 08 e tentei jogar FM09 e FM 10, sem muito sucesso. Pra quem não jogou FM11-13, as novidades de deixar atributos principais de uma função e/ou posição, tornaram as coisas bem mais fáceis e rápidas. Portanto, há algumas dicas pra quem está aprendendo ou, no meu caso, reaprendendo a jogar.

Primeiro Save: comece com um time ruim

Eu sempre tive uma mania de começar cada versão do jogo jogando no meu time do coração (Cruzeiro). Mas depois que o FM14 fodeu meu save, que ia muito bem por sinal, com aquele maldito bug da Copa do Brasil, eu mudei de ideia.

Então a minha dica é: comece com um time ruim. Eu não sei vocês, mas eu não gosto de falhar jogando com meu time do coração. Até posso e vou falhar, mas não miseravelmente. Portanto, comece com um time de divisão baixa, um time ruim. Não precisa seguir todos os mandamentos de um jogador de LLM (Lower League Management), ok?


Motivos para isso? Você não tem apego de torcedor, logo, não tem nada a perder. Ganhar uma Champions com o Real Madrid é legal, mas não supera começar num time ruim e subir com ele até a primeira divisão. Ou ir conquistando títulos por vários times. Quem jogou o saudoso Elifoot sabe.


Quer mais motivos? Sabendo gerir um time pobre você não só aprende a economizar, como aprende a montar a tática com o que tem em mãos e, com um pouco de sorte/verbas para treinos, pode investir na base. É a faca e o queijo na mão para se dar bem em qualquer outro save.

Contrate um Adjunto

Se você ganhou o FM 15 de um amigo, em um sorteio, se comprou no impulso de uma promoção ou, ainda, se não sabe nada de como gerir um time, contrate um Técnico Adjunto. Ele também é conhecido por Anjo da Guarda. Aperte CTRL+F5 para abrir o campo de pesquisa e digite: anjo da guarda. O FM acha os melhores adjuntos pra você. É brincadeira, mas é uma opção pro FM 2016. :heh:

De todo modo, procure um bom, que encaixe na sua realidade. Os atributos que eu gosto de olhar são:

  • Avaliação da capacidade do jogador (se o jogador é bom atualmente);
  • Avaliação do potencial do jogador (se o jogador vai melhorar no futuro);
  • Man management (aconselhar sobre salários; palestras, etc.);
  • Conhecimento tático (pra dar pitaco);
  • Trabalho com jovens (ele que vai treiná-los e num time pobre ele vai ter grande participação no treino);
  • Algum atributo de treino bom (aí pode ser qualquer um que seu time esteja mais carente, ofensivo, defensivo, tático, mental... quanto mais, melhor);
  • Determinação (aceitável ficar abaixo de 10 em times pobres);
  • Disciplina (um atributo que não olhava tanto mas que reparei* ter algum efeito sobre a qualidade do treino, ou seja, as estrelas);

A lista é opinião minha e está na ordem de importância. Os dois primeiros, eu colocaria no filtro de pesquisa como 15 e os demais 13**, por exemplo. Não achou nada, vai baixando os demais até chegar em 10**. Depois disso abaixa os dois primeiros até chegar em 12**. Preferencialmente livre, hein, galera?! Time pobre não tem grana pra pagar 6 mil euros de rescisão pro time do caboclo.
E mais: comparem o que acharem com o seu adjunto atual (caso tenha). Às vezes o seu é melhor! Se acharem um melhor que ele, pensem na rescisão do seu (a rescisão amigável é pouco menos do que o valor que ele ainda tem pra receber de salário até o final do contrato) e na rescisão do outro (caso esteja empregado). Dependendo, é melhor ficar com o seu ruim e investir a grana da rescisão em salários de jogadores!

* A minha observação quanto à disciplina é que um treinador com atributo ofensivo 17 pode ser pior, em termos de estrelas, do que um treinador de atributo ofensivo 16 e muito mais disciplina que o primeiro. Pensando, claro, em ambos colocados na função de treinador responsável pela parte ofensiva. E quer saber? Faz todo o sentido, a disciplina faz o pessoal treinar direito, focado, mesmo que as condições sejam adversas. Não deixa de ser um atributo secundário, mas é sempre bom ter isso em mente.

 

** Esses valores são os que eu acho razoáveis para uma liga brasileira. Com certeza numa sexta divisão inglesa a coisa será um pouco mais crítica. Idem para países como Indonésia e outras ligas de baixa expressão.

Olheiros: contrate logo!

Assim que entrar em um time, cheque seus olheiros. Não tem? Contrate! Olheiro é desenvolvimento a longo prazo, principalmente. É planejamento. E time que se planeja vai bem. Mas não para por aí: ele vai te ajudar observando o próximo adversário e te dando informações preciosas de como se programar pra partida.

Se o time adversário faz muitos gols pela esquerda, você faz o que? Manda o seu lateral direito ficar mais recuado. É uma sutileza que muitos deixam passar. Se tomam muitos gols no início do segundo tempo, é essa hora que você vai ir com tudo, depois volta ao jogo normal.
Ainda a curto prazo, o olheiro é quem vai tirar sua dúvida avaliando aquele cara que já tá na sua mira. Talvez o que está no topo da sua lista de reforços pro ataque não é melhor que o que está em terceiro. Mas talvez o segundo da lista, seja realmente o segundo melhor e ainda conta com uma personalidade que condiz com seu elenco, por exemplo.

Não perca dinheiro com rescisão em times pobres. Procure logo os sem contrato, priorizando:

  • Avaliação da capacidade do jogador (se o jogador é bom atualmente);
  • Avaliação do potencial do jogador (se o jogador vai melhorar no futuro);
  • Trabalho com jovens

Já mete um 17 de cara nos filtros de pesquisa e vai abaixando. 15 para a terceira divisão brasileira é excelente. Se for pra escolher um pra abaixar mais, é o último. Se você tiver dois, um que avalia bem a capacidade atual (que vai ser encarregado de pesquisar jogadores pro time atual) e um que avalia bem a capacidade futura (pra avaliar futuras estrelas) talvez seja uma boa saída. É desejável que esse segundo tenha bom trabalho com jovens, no entanto. Tente contratar 2 que sejam bons em ambas as coisas. Conhecimento tático para o olheiro que vai ser encarregado de observar o adversário pode ser uma boa também.

Treino: bota na lomba do adjunto

Eu não sei vocês, mas pra mim é uma das partes que sempre achei mais chata de gerir. Meu primeiro ano no América-MG deixei tudo na lomba do Adjunto. Só mudava o a preparação pré-jogo com base na observação dos olheiros.
Convenhamos, você mal chegou ao time, já tem que se preocupar com o que tem em caixa, com o balanço do fim de temporada, com os jogadores que vai manter, com os jogadores que vai dispensar e ainda tem que ir ao mercado em busca de reforços, preferencialmente gratuitos antes que a concorrência os conquiste. Treino é o de menos, fala sério.
Mas, oh, quando tiver com o time engrenado e sem maiores preocupações, é bom tentar se aventurar por ali. Garanto que o rendimento dos seus atletas vai aumentar se você já notou a demanda do time e sabe do que precisa. Exemplifico: quando vejo que meus jogadores estão embolando com a bola, errando muitos passes, um futebol sofrível de ver até por 1kg de alimento não perecível, eu faço o quê? Treino de controle de bola. Pré-temporada o treino geral tem que ser condicionamento físico.

Mais um pouco de exemplo: o time precisa melhorar a parte ofensiva? Treino ofensivo. Não tem melhorado? Aí parto para o trabalho em equipe/coesão da equipe que nada mais é que o famoso entrosamento. Se já trabalhei a parte ofensiva e nada melhorou, quer dizer que o buraco é mais em baixo. Talvez minha dupla de atacantes não esteja se entendendo muito bem ou meu atacante solitário não está acompanhando o raciocínio dos pontas e meias. É esse tipo de malícia e alteração que você vai pegar com o tempo e que certamente vai te ajudar.

Táticas

Muitos não têm saco por um motivo: sempre que montam uma, se fodem. Outros tantos criticam quem baixa táticas: coisa de noob. Mas ninguém pagou seu jogo pra dar opinião no seu game. Só não vai usar cheat, porque aí é coisa de noob. Vai caçar de jogar um jogo em que você seja bom sem trapaças.
Dito isso, você tem duas opções simples:

  • Montar uma tática básica pro seu time (só posicionamento)

E vai incrementando a tática com uma coisa aqui e outra ali durante as partidas. Uma dica preciosa, é ver os primeiros jogos da temporada no modo completo – põe pra rodar mais rápido, mas um rápido que seja suficiente pra você observar as movimentações de ataque e contra-ataque do seu time e do adversário. Se for pôr no modo completo e for ficar assistindo ESPN enquanto o jogo passa, nem perca seu tempo.

  • Pegar uma tática boa e observar as funções da equipe e de cada jogador pra ir aprendendo.

Tenha em mente que você pode, e deve, modifica-la aos poucos. Veja se suas mudanças vão causar catástrofes ou não. O erro ensina muito. Essa opção, no entanto, tem um contra: você vai ter que comprar jogadores para aquela tática e não fazer uma tática para seus jogadores já que de cara você vai ter certo medo de mudar a tática e reformular o time todo não está nem perto do ideal para times menos afortunados.
Outra dica preciosa: sempre ler um pouco sobre os guias táticos. Por mais que não exista uma verdade única, eles podem te dar uma visão legal do jogo, te fazendo enxergar as coisas por um modo que você não via.

Gerencie informações a serem exibidas

Eis aqui um tópico que poucos comentam. Realmente é bem básico e pode ser trivial para muitos, tão natural quanto respirar. Mas vou ressaltar porque pode ajudar muito.

Na tela do plantel, acima dos marcadores de reservas e suplentes, temos a opção de gerir a visão (view; para quem joga em inglês). Por padrão, o FM já nos dá várias combinações definidas como: Informação Geral, Contrato, Estatísticas (globais ou de determinada competição), entre outras.

Muitos fazem uso desses recursos, mas acabam alternando entre uma pré-definição e outra. E aqui está o pulo do gato: é possível personalizar, removendo e/ou adicionando colunas, de modo a reunir as informações mais preciosas de cada visão original. Quem tem intimidade com Excel provavelmente usa muito desse recurso por saber da importância de visualizar tantos dados quanto possíveis em uma mesma tela.

A seguir, está uma imagem da minha visão do plantel, com as informações que julgo serem mais importantes quando estou observando o meu plantel principal. É importante ressaltar duas coisas: você pode usar outra visão para o seu plantel sub-20 e observar outro conjunto de informações; a segunda dica é que, a depender do tamanho do monitor e sua resolução, você poderá usar mais colunas, tantas quanto couberem.

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Plantel Principal: no meu caso, eu uso um monitor de 17" com resolução máxima de 1440x900.

 

Nessa visão tem um pouco de tudo: Posição, idade, país, moral, condição física, aptidão física de jogo (que são coisas distintas), partidas, classificação média, gols, assistências, vezes em que foi melhor em campo, amarelo, vermelho, desempenho geral nos treinos (essa coluna eu considero vital para o plantel sub-20), salário, valor, potencial e capacidade. Parece que a SI mudou a maneira como são compartilhados esses tipos de arquivos, mas aqui está o link com as instruções para instalação. Também publiquei na Steam Workshop mas não sei quanto tempo demora para aparecer por lá.

No meu plantel sub-20 eu retirei a coluna de aptidão física pois não estou muito interessado com o ritmo de jogo, a princípio. Não mais do que as colunas de Posição Treino (treino de nova posição) e Foco (atributo ou conjunto de atributos de uma posição). O desempenho do treinamento é vital, se estiver ruim ou mediano, algo precisa ser mudado e é bom ficar atento a isso.

Em times pequenos, com pouca estrutura, eu acho recomendável deixar cada jovem ou treinando uma posição nova, ou focados em uma determinada função. Isso é treino extra, e fazer ambos pode sobrecarregá-los.

YQnGbgR.png

Plantel Sub-20

 

Aqui está o link dessa visão. Peço que testem se está funcionando dessa forma, senão terá que ser pela Steam Workshop. Lembrando que no FM vocês precisam fazer como na imagem abaixo para importar a visão.

jSvjAfj.png

 

Também gosto de fazer alterações na visão da lista preferencial. Além do potencial e capacidade, coloco o salário atual, status na equipe em que joga (para saber o quão difícil vai ser trazê-lo), o valor do jogador, o valor mínimo da transferência (se está de acordo com o valor de mercado do jogador) e os valores máximo e mínimo de salários que o jogador deve pedir (se está dentro do que posso pagar e condizente com a capacidade atual do jogador).

Além disso, acho importante colocar a coluna de dias que se passaram desde que o relatório foi feito. Aparecem muitos 4-5 estrelas de quando você tinha um plantel fraco de uma divisão abaixo. As coisas mudam e um novo relatório pode se fazer necessário.

 

Rotação do plantel

Uma maneira de fazer rotação no plantel que descobri recentemente, no FM 14, é através do match fitness ou, como mostrado na visão do plantel, através da coluna de Aptidão Física de Jogo. O adjunto quebra um galho, mas eu não entendo bem as escolhas dele para fazer a rotação. Sem falar que por vezes ele acaba colocando um atacante que peguei emprestado para ser titular até na lateral, se for preciso. Se o cara não tá rendendo no ataque, não vai ser na lateral que ele vai ajudar meu time.

Dito isso, eu sempre adiciono a coluna de aptidão física à tela de táticas e táticas pré-jogo (são telas diferentes onde as visões de cada uma não são compatíveis). A condição física de um jogador pode estar 100%, mas se a aptidão física de jogo não estiver, quer dizer que ele está sem ritmo de jogo, está jogando pouco e, dependendo do status dele no plantel, é hora de colocá-lo para jogar.

O que vou dizer a seguir não é para ser levado como uma regra, mas eu faço da seguinte forma: 50-60% coloco para entrar durante a partida. Acima disso, coloco para jogar o jogo todo. Abaixo de 50%, deixo disponível para jogar no reservas (o que não significa que é para mandá-lo para o time reserva, é só deixar disponível). Mas tenha em mente que colocando 11 jogadores com match fitness abaixo de 80-90% pode ser desastroso se o adversário for forte. Portanto, tente manter o equilíbrio colocando 3-4 caras com match fitness inferior a 80%.

Palestras: se não tem moral, é melhor ficar calado

Sobre palestras, se você está sem moral com a equipe, ou se você tem um passado que não justifica o clube em que você se encontra, é melhor ficar calado. Bota na lomba do adjunto, fica não fala nada, mesmo e "deixa acontecer, na-tu-ral-mente", 'eu não quero ver vo-cê perder'.
:fififi:

Olhe os conselhos do adjunto também. Às vezes você tá puto com o time, mas você era o menos favorito e seus jogadores suaram a camisa. Pode estar tudo errado, mas uma palavra de consolo pode "deixar todo mundo verde" (todos reagindo positivamente). E é isso que você quer, esteja na série de 10 jogos sem vencer ou 10 jogos sem perder. Se você perde o controle emocional na crise, você está a um passo de ser demitido ou de falhar miseravelmente, portanto, tenha cautela.

Outra coisa que te ajuda é participar das conferências de imprensa. Pode parecer repetitivo ao logo dos anos, mas é necessário. Isso gera proximidade com os jogadores e proximidade quer dizer que darão atenção aos seus apelos durante as palestras pré, intra e pós jogo.

O Henrique traduziu um artigo muito bom sobre palestras no FM 14 e que continua sendo muito útil. Recomendo a leitura.

Contratações iniciais

O novo sistema de olheiros impactou muito as contratações, principalmente na primeira janela. Eles não conseguirão te dar informações relevantes sobre um jogador já na primeiro mês de jogo. Isso dificulta muito porque te induz a se preocupar mais com os olheiros para as próximas janelas, num planejamento a médio-longo prazo. Além disso, você é forçado a direcionar seus esforços observando jogadores que se destacam nas estatísticas de uma equipe ou competição.

Outra implicação imediata é que você não pode - na verdade não deve - fazer uma reformulação imediata do plantel. Sem conhecer os jogadores do mercado, nem que seja através de um save anterior, é muito arriscado trocar um jogador seu por um que você não conhece direito.

 

As recomendações que dou para para primeira janela de transferência são (baseado em times pequenos):

  • Fique atento aos jogadores livres que estejam desejados por mais de um clube; se forem clubes do tamanho do seu (se for da sua liga, olhe a previsão da temporada), provavelmente pode valer a pena a contratação;
  • Peça jogadores livres por experiência. Assim você descobre os atributos do caboclo e os compara com seus jogadores;
  • Seja cauteloso nas contratações e dispensas; raramente um treinador reformula uma equipe inteira logo de cara; e todas equipes que trazem um "pacotão de jogadores" na vida real, não têm grandes chances de sucesso a curto prazo, quando o sucesso vem rápido é exceção.
  • [Adicionado em 29/12/2014] Tal qual na vida real, você pode procurar opções avaliando jogadores que estejam na sua divisão e ver os rumores de transferências. Para isso, clique em Competições e selecione a Liga do seu país (divisão que você joga). Depois, no menu central, clique em Notícias e depois em Rumores de transferências. Lá você pode ver alguns rivais se reforçando, mandar seus adjuntos darem uma conferida e tentar a contratação deles. Uma imagem de explicação.

Conclusões

  • Comece com um time ruim: você não tem nada a perder e não faz uma campanha patética com seu time do coração. Sabendo gerir um time pequeno, você terá sucesso em qualquer time do mundo.
  • Contrate um bom adjunto: ele vai ser seu orientador e mentor, uma verdadeira mão na roda, seu braço direito;
  • Contrate olheiros: são suas pernas no mercado de contratações. Planejamento a médio e longo prazo.
  • Treinos: deixe nas mãos do adjunto se você não sabe muito o que fazer.
  • Táticas: comece a aprender do 0 ou do 100. Monte uma tática básica e adicione funções aos poucos. Ou baixe uma tática que está fazendo sucesso e observe as funções que ela tem. Modifique-a aos poucos, sem medo.
  • Gerencie as colunas de informações nas telas de plantel principal, plantel sub-20, táticas, táticas pré-jogo e lista preferencial para ver as informações mais importantes para cada momento.
  • Faça a rotação do plantel de acordo com o match fitness, não deixando mais que 4 jogadores abaixo de 80% de match fitness escalados como titulares. Com muitos jogadores sem ritmo de jogo em campo, um time mais forte pode te atropelar.
  • Palestras, se ninguém está reagindo bem ou mesmo reagindo às suas palestras, é hora de ficar calado. Se não sabe o que fazer também é hora de ficar calado. Deixe nas mãos do adjunto, mas se ele estiver mal, não faça nada. Ganhe moral com as entrevistas e tente sempre deixar seus jogadores com reações positivas, independente da crise. Mas se jogarem mal na sua concepção e na concepção do adjunto, seja agressivo e diga que não está satisfeito. É possível motivá-los com uma dura também.
  • Contratações: seja cauteloso; observe jogadores desejados por muitos clubes do seu nível e da sua divisão; observe as estatísticas dos campeonatos que participa e das divisões inferiores, pode ter uma boa barganha por lá. Peça jogadores livres por experiência se estiver na eminência de contratá-lo e quiser verificar se ele é realmente um bom reforço.
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  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Gostei muito... Não sou novato e nem aprendi nada de relevante... Mas achei que os novatos irão aprender muito recomendo também o Guia Teórica e Prático sobre o FM do Toggy... Mesmo já sendo experiente, aprendi bastante e ainda não acabei de ler...

E gostei da visão que você criou, salvei a imagem e vou introduzi-la no meu save...

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Gostei muito... Não sou novato e nem aprendi nada de relevante... Mas achei que os novatos irão aprender muito recomendo também o Guia Teórica e Prático sobre o FM do Toggy... Mesmo já sendo experiente, aprendi bastante e ainda não acabei de ler...

E gostei da visão que você criou, salvei a imagem e vou introduzi-la no meu save...

Tô tentando exportar a visão pra steam workshop, mas tô quebrando a cabeça com isso. :S

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Tô tentando exportar a visão pra steam workshop, mas tô quebrando a cabeça com isso. :S

Poisé... Mas achei muito boa a visão, introduzi-lei amanhã...

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  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Diretor Geral

Adicionei uma dica que tenho usado diante da dificuldade de encontrar jogadores através dos olheiros.

Esse é o famoso "chapéu", ou "atravessada" eoaiuehiouaheioa! Nunca me utilizei desse expediente, mas é uma boa dica mesmo. :D

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  • 6 meses depois...

Alguma dica de como gerenciar crise no vestiário? Apesar de a fase ser boa, tem jogadores questionando minhas táticas, meu trabalho

 

Rotação do Elenco, Reuniões de Equipes, boas contratações...

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Valeu. Como citei em outro post, achei que o pessoal acrescentou realismo demais no game. Um simples comentário, o emprego fica a perigo. Está mais difícil

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    • Banton
      Por Banton
      Olá comunidade, aqui quem vos fala nessa introdução sou eu, @Leho., atendendo a um pedido do autor deste guia.
      Produzir e agregar conteúdo é sempre muito bem vindo num fórum como o nosso, dedicado a um simulador que a cada versão se torna mais complexo e que demanda cada vez mais conhecimento pra quem realmente quer se fazer vitorioso dentro dele. Dessa vez foi o nosso ilustre membro @Banton quem nos brindou com mais um material que com certeza vai somar com o que já temos por aqui de interessante, especialmente dentro desse tema das funções táticas do FM.
      Eu já trouxe um guia parecido falando sobre o meio-campo, e o nosso queridíssimo @Tsuru fez algo mais amplo, guias rápidos abrangendo outros setores do campo e que estarão com seus links a seguir. Deixarei tudo aqui abaixo, e logo depois aproveitem a leitura deste mais novo material!
      LEIA MAIS:
      → O guia rápido dos laterais no FM
      → O guia rápido dos volantes no FM
      → Guia: “O Meio-Campo” — by Pairs & Combinations
      → O guia rápido dos meias ofensivos no FM
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      🔵 Avançado Recuado - Apoiar:
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      🟢 Avançado Recuado - Atacar:
      Referência na vida real: Luis Suárez junto à Lionel Messi e Neymar pelo Barcelona é a personificação dessa função. O "Trio MSN" formaram um dos ataques mais letais da história do futebol. E no centro do ataque, estava o uruguaio dando dinâmica ofensiva com a sua intensa movimentação sem a bola. Procurando sempre fazer tabelinhas com seus companheiros de time mas nunca deixando de ser o "El Pistolero" que conhecemos durante sua passagem no Liverpool. Quando usá-lo? Assim como na tarefa apoiar, tem encaixe em qualquer sistema de jogo. Porém, gosto de usá-lo em formações que utilizam apenas um atacante e não dois. É preferível ter ao menos um parceiro de ataque que consiga infiltrar nos espaços que ele cria ao recuar ali no setor do volante adversário. Faz uma boa dupla com um Avançado Interior, Extremo Invertido, Raumdeuter, Trequartista, Médio-Central e Médio-Ofensivo, todos esses, em tarefas de ataque pois ambos são finalizadores e também criativos. Atributos indicados: Os mesmos do Avançado Recuado - Apoiar mas é preciso olhar com carinho para atributos que o ajudam à fazer gols (Cabeceio, Finalização e Compostura). Movimentos Preferidos: Gosto bastante do "Procura fazer Tabelinhas" cujo já explicamos; Bem como "Explora Espaços" fortalecendo ainda mais sua dinâmica no ataque, fazendo com que ele se movimente bastante e busque espaços vazios do campo. O "Remata Colocado" é bem-vindo aqui também, visto que esse tipo de jogador é bastante técnico.  

       🟢 Ponta-de-Lança:
      Referência na vida real: Quem aí se lembra de Sergio Agüero no Manchester City e Pierre Emerick-Aubameyang no Borussia Dortmund? São dois jogadores que ilustram bem o que era essa função que vamos dissecar um pouco mais. Jogadores que gostavam de incomodar a linha defensiva, letais em contra-ataques usando suas incríveis habilidades de drible, técnica e obviamente muita velocidade. São mais finalizadores do que passadores. Quando usá-lo? Preferível utilizá-lo em formações com dois atacantes, sendo um parceiro mais de suporte; Ou então, formações com um MOC (Meia-Ofensivo Central) atrás dele para tirar maior proveito da sua movimentação sem bola. Colocá-lo sozinho lá na frente pode funcionar, mas é preciso haver todo um esquema para isso. Times que jogam em contra-ataques onde os pontas atuam como Extremos pode dar certo também. Atributos indicados: Aqui eu priorizo bastante (Drible, Aceleração, Agilidade, Equilíbrio e Velocidade) pois é um jogador muito vertical. Uma boa movimentação sem bola (Antecipação e Sem Bola) e claro, os atributos de um centroavante goleador (Finalização, Decisões e Compostura). É opcional ter um bom (Cabeceio, Força, Impulsão) caso você queira um jogador mais completo no ataque. Movimentos Preferidos: "Explora Espaços" vai ajudá-lo ainda mais na busca por gols. Fazendo com que ele se movimente bastante. O "Remata Colocado" é a prata da casa. Ronaldo Fenômeno e os jogadores citados faziam muito esse tipo de finalização pois é o "mais efetivo". Passar pelos zagueiros, ficar no mano a mano com o goleiro, bater colocado e balançar o capim do fundo do gol.  

       🟢 Ponta-de-Lança Fixo:
      Referência na vida real: Edinson Cavani no PSG e Erling Haaland no Manchester City são exemplos perfeitos dessa função bastante específica. Aqui é o verdadeiro camisa 9 que conhecemos. Aquele jogador que quando você precisa de gols, é ele quem você contrata. Figurinha carimbada nas artilharias dos campeonatos que disputam. Quando a bola não chega, ficam apagados na partida. Mas num piscar de olhos, em um vacilo da defesa, eles voltam a brilhar. Quando usá-lo? Em formações com dois atacantes, onde o seu parceiro de ataque seja mais criativo. Ou então em um sistema estruturado onde apenas ele seja o principal foco de bolas enfiadas ou cruzamentos. Essa função é bastante específica e se não for bem utilizada, você verá o jogador tendo notas baixas. A bola precisa chegar até ele e não o contrário. A tática tem de ser bastante específica, com muitos jogadores criativos espalhados pelo campo, para que ele possa brilhar. Atributos indicados: Obviamente, atributos de finalização (Cabeceio, Finalização, Compostura, Decisões), bem como os de movimentação sem bola, para ele conseguir recebê-las e já chutar pro gol (Primeiro Toque, Antecipação, Sem Bola). Também é muito útil (Aceleração, Agilidade e Velocidade) para os baixinhos ou então (Equilíbrio, Força e Impulsão) para jogadores mais altos. É preferível (Técnica) se você não quiser vê-lo chutando apenas de bico. Movimentos Preferidos: "Explora Espaços" vai fazê-lo se movimentar um pouco mais do que a função permite. "Remata Colocado" já que esse tipo de atleta sempre vai procurar vencer a linha de impedimento e sair cara a cara com o goleiro. Mas também temos a opção de "Remata com Força" para jogadores menos técnicos e que tem um alto atributo de Força.  

      🔵 Jogador Alvo - Apoiar:
      Referência na vida real: O bom e velho "centravantão". Alto, não muito habilidoso com a bola, nem mesmo rápido. Mas um perigo no jogo aéreo e terror dos zagueiros. Vai fazer o pivô na base da força física. Quando usá-lo? Uma das funções que está em "extinção" na elite do futebol moderno. Mas Olivier Giroud (cujo foi campeão por onde passou) está aí para nos provar que há como sobreviver nas revoluções que o esporte tem. Esse papel é muito específico e restrito à times que jogam mais defensivamente. É aquele jogador que vai pegar o chutão do zagueiro ou disputar a sobra ali no meio-campo. Vai fazer o pivô e esperar o time subir. É muito útil atuando ao lado de um Ponta-de-Lança ou Ponta-de-Lança Fixo. Fazendo a dupla padrão do 4-4-2. Como homem solitário, também funciona. Mas precisa ser superior fisicamente aos zagueiros e volantes adversários para conseguir tirar maior proveito. Atributos indicados: Aqui é meio óbvio, né? Atributos para disputa no alto (Cabeceio, Primeiro Toque, Agressividade, Bravura, Determinação, Trabalho em Equipe, Equilibrio, Força e Impulsão). Mas se você quer mesmo um Giroud da vida, procure também por (Passe, Técnica, Decisões e Visão de Jogo). Vão ser determinantes para a criação de jogadas. Movimentos Preferidos: O galã francês extremamente subestimado faz o trabalho sujo dos sonhos de muitos técnicos lá no ataque, portanto, um movimento preferido ideal para este tipo de jogador seria o "Procura fazer Tabelinhas". Como ele segura a bola no ataque ou faz a parede clássica de pivô, é essencial que tenha esse movimento preferido. Também gosto de "Rematar com Força" para fazer bom uso do atributo Força e também o "Joga de Costas para a Baliza". Isso vai fortalecer esse estilo de jogo mais voltado para bolas longas e contra-ataques.  

       🔵 Jogador Alvo - Atacar:
      Referência na vida real: Finalmente exemplos brasileiros, hein? Hoje no futebol sul-americano, dois caras que cumprem muito esse papel é o Pedro no Flamengo e o Pablo Vegetti no Vasco. É o camisa 9 clássico do futebol sulamericano. Alto, forte e que fica sempre à espera de um cruzamento. Quando usá-lo? Quando se há uma equipe que tenha muitos bons cruzadores nas laterais, pontas e bons passadores no meio-campo até mesmo na zaga. Monte uma equipe com a instrução "Cruzar antecipadamente" e "Cruzamentos Largos". Veja a magia acontecer. Obviamente, se você gosta de sistemas de posse de bola, essa função aqui não é muito útil. Estamos falando daquele estilo de jogo "Kick & Rush" dos ingleses. E já que estamos falando do Brasileirão, um estilo de jogo à lá Atlético Mineiro em 2013 com o Jô cumprindo esse papel no ataque. Atributos indicados: Atributos para disputa no alto (Cabeceio, Primeiro Toque, Agressividade, Bravura, Determinação, Trabalho em Equipe, Equilibrio, Força e Impulsão) e não podemos esquecer, dos atributos para o jogador poder finalizar jogadas (Finalização, Antecipação, Compostura, Decisões, Sem Bola). Movimentos Preferidos: Aqui não tem muito segredo. É "Rematar com Força" na veia. Mas se o seu centroavante tiver uma boa técnica assim como o Pedro, podemos pensar em "Remata Colocado". Mas realmente, gosto mais da primeira opção para este arquétipo.  

       🔵 Avançado Completo - Atacar:
      Referência na vida real: Chuta de longe? Sim! Sabe fazer pivô? Sim! Tem bom cabeceio? Sim! Tem boa finalização? Sim! Sabe driblar? Sim! Sabe passar a bola? Sim! O cara faz tudo, amigo. Ele é o coração do ataque e eleva o piso de quem joga consigo naquele setor. As maiores referências para mim deste tipo de jogador são Harry Kane e Robert Lewandowski. O Cristiano Ronaldo ali da Juventus e do retorno ao Manchester United cabe aqui também. Quando usá-lo? Essa função só aparece disponível quando o atleta tem um CA acima de 125. Ou seja, não é qualquer um que pode exercê-la. Afinal, como o próprio nome já diz, ele é completo. Então ele faz tudo e tudo muito bem. Encaixa em qualquer sistema. Mas com a tarefa de Ataque, seu foco é maior em fazer gols. Portanto, ainda precisa do time passando a bola. Gosto bastante desse jogador na formação 4-3-3. Atributos indicados: Tudo que for de atacante. Tudo mesmo. Pois ele é uma mistura entre Ponta-de-Lança com Jogador Alvo. Mas, na tarefa Ataque, priorize atributos de finalização (Cabeceio, Finalização, Primeiro Toque, Técnica, Antecipação, Compostura, Sem Bola). Movimentos Preferidos: Se você leu tudo até aqui, então fica ao seu critério. Mas o trio "Rematar Colocado", "Explora Espaços" e "Procura fazer Tabelinhas" é fantástico, viu?  

       🔵 Avançado Completo - Apoiar:
      Referência na vida real: Depois de tanto escrever, estou cansado. E ainda falta mais três funções. Eu confesso à vocês que nunca usei o Avançado Completo na tarefa de Apoiar mas acredito que pareça muito com o que o Adriano Imperador foi durante seu auge na Internazionale. Um jogador que fazia tudo porém dando mais suporte para Zlatan Ibrahimovic e Christian Vieri ser a estrela da equipe. É por isso que ele não fez tantos gols. Mas ajudava e muito na construção das jogadas. O mesmo podemos falar sobre Edin Dzeko durante toda sua carreira. Lá no Wolfsburg, fez dupla com o brasileiro Grafite. No Manchester City, onde é lenda, também fazia muito esse papel de criador de jogadas. Não tem a mesma mobilidade que o Didico. Quando usá-lo? Essa função deveria se chamar "L'Imperatore" em homenagem à lenda da Inter e do Flamengo. Cabe em qualquer estilo de jogo, mas tem que ter um jogador com maior ímpeto ofensivo. O Zlatan Ibrahimovic no Milan de Stefan Pioli seria ideal para se ter uma ideia de como usá-lo aqui. Atributos indicados: É a mesma coisa da tarefa em Atacar, porém, procure por atributos mais altos em criação de jogadas. (Cabeceio, Drible, Passe, Primeiro Toque, Técnica, Decisões, Imprevisibilidade, Visão de Jogo, Trabalho de Equipe, Equilíbrio, Força). E de preferência ser rápido também é interessante, né? (Aceleração, Agilidade, Velocidade). Movimentos Preferidos: Aqui cabe muito bem um "Procura fazer Tabelinhas", "Vem Buscar Jogo" e "Tenta Desmarcar Colegas Regularmente" por ser um jogador mais criativo. Mas se você tem aquele newgen de 1,90, do mesmo arquétipo que o Adriano e deseja emular seu estilo de jogo. Busque "Corre com a bola frequentemente" para induzir o jogador a driblar mais e carregar mais a bola, "Remata com Força" e "Remates de Longe" para enfim, né? Não vou me estender aqui. Vai ver os highlights dele!  

       🔵 Falso 9:
      Referência na vida real: A função que fez um efeito borboleta no futebol, nos deu talvez o melhor time da história do esporte, talvez o maior atleta do esporte depois de Pelé e também um dos maiores técnicos da história. O Falso 9 popularizado por Lionel Messi no Barcelona de Pep Guardiola campeão de tudo e todos. O Roberto Firmino no Rock & Roll de Jürgen Klopp com Mohamed Salah e Sadio Mané também fez a função voltar à tona esse papel.  Quando usá-lo? O Falso 9 é um meia-atacante que joga no ataque. Mas a sua função é recuar para o meio-campo, puxando os zagueiros e fazendo assim que os dois pontas entrem no lugar que ele criou espaço. Dito isso, você precisa ter dois pontas que saibam finalizar. Acho que não existe outra formação perfeita do que 4-3-3 ou 3-4-3 com dois Avançado Interior em Atacar. Também gosto do Falso 9 no 4-4-2 simulando ali o papel que o Dennis Bergkamp do Arsenal. Lembrando sempre: o Falso 9 é um meia-atacante, então seu meio-campo não necessariamente, precisa ter armadores no meio-campo. E sim jogadores que consigam aproveitar os espaços que ele cria. Tal como Andrés Iniesta no Barcelona ou Georginio Wijnaldum no Liverpool. Atributos indicados: Como ele é originalmente um meia-atacante "improvisado" no ataque, então, temos que olhar para atributos criativos (Drible, Passe, Primeiro Toque, Técnica, Antecipação, Compostura, Decisões, Sem Bola, Trabalho de Equipe, Visão de Jogo) mas não deixando de lado os finalizadores (Finalização e Remates de Longe). Eu gosto muito de jogadores mais rápidos para essa função, então são bem-vindos também: (Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Velocidade). Movimentos Preferidos: Gosto muito do "Vem buscar o Jogo" para fortalecer a movimentação de recuar, "Procura fazer Tabelinhas" para fortalecer a troca de passes entre os jogadores mais ofensivos e "Tenta Desmarcar Colegas Regularmente" para ele poder dar aquelas enfiadas de bola. Uma coisa que eu não recomendo fazerem, mas eu faço, é "Procura o passe ao invés de tentar o Gol". Porquê o Falso 9 nas antigas engines tinha o costume de chutar de longe sempre que possível. Acabei pegando gosto dele passar a bola do que finalizar e funciona muito bem para mim. Mas lembrando, não recomendo. Isso já é algo pessoal.  

       🔵 Camisa 10 / Trequartista:
      Referência na vida real: Defender? Não. Deixa eu guardar minhas energias pro ataque e verás a magia acontecer. Basicamente, esse é o Trequartista. Uma função muito utilizada no futebol italiano, especialmente no futebol antigo. Quando usá-lo? Se você não ligar para pressionar a saída de bola do adversário, esse é o cara. É uma espécie de "Atacante Completo" misturado com "Falso 9". Não espere muitos gols dele, pois é um jogador mais criativo. Espero gols de outros companheiros de time. A sua função primária é criar jogadas apesar de também ter capacidade de finaliza-las. Estamos falando de um jogador polivante aqui. Encaixa-se em qualquer sistema. Talvez menos em sistemas onde exige-se uma pressão na saída de bola do adversário. Porém, precisa de um companheiro mais vertical. Seja um Ponta-de-Lança ou Ponta-de-Lança Fixo num 4-4-2 ou então em uma equipe que conte com Avançado Interior, Raumdeuter ou Avançado Sombra para fazer uma dupla com ele no ataque.  Atributos indicados: Muito parecido com o Falso 9, porém um pouco mais ofensivo, então temos que olhar para atributos criativos (Drible, Passe, Primeiro Toque, Técnica, Antecipação, Compostura, Decisões, Sem Bola, Trabalho de Equipe, Visão de Jogo) mas não deixando de lado os finalizadores (Finalização e Remates de Longe). Eu gosto muito de jogadores mais rápidos para essa função, então são bem-vindos também: (Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Velocidade). Movimentos Preferidos: Gosto muito do "Explora Espaços" para dar mais ênfase as suas movimentações sem bola em busca de espaço vazio na defesa adversária, "Procura fazer Tabelinhas" para fortalecer a troca de passes entre os jogadores mais ofensivos e "Tenta Desmarcar Colegas Regularmente" para ele poder dar aquelas enfiadas de bola. Gosto também de "Remata Colocado" aqui, visto que é um jogador com muita técnica e mais ofensivo que o Falso 9.  

       🔵 Avançado Trabalhador (Todas as Tarefas):
      Referência na vida real: A função mais moderna do futebol é aquele centroavante chato que fica pressionando, incomodando o tempo inteiro a zaga adversária para não haver a saída de bola tão priorizada hoje em dia. Temos vários exemplos, tanto no futebol brasileiro quanto na europa. A minha primeira lembrança antes dessa modernização é o lendário Samuel Eto'o na Internazionale de Mourinho. Quando usá-lo? Se você for usar em tarefa Atacar, ele vai atuar parecido com o Jamie Vardy no Leicester. Um jogador raçudo que dá a vida no ataque para recuperar a posse de bole. Gabriel Barbosa e Gabriel Jesus também entram aqui, porém são jogadores mais técnicos. Encaixam em qualquer sistema possível. Mas precisam de alguém para municiá-los, visto que sua função ainda é fazer gol. Já com a tarefa Apoiar, temos Lars Stindl sendo improvisado como atacante no Gladbach, algo que deu muito certo durante um período e o mais icônico de todos é o Diego Costa no Atlético de Madrid e especialmente no Chelsea. Inimigo número 1 dos defensores e detentor de muitos cartões amarelos. Porém, conseguia tirar a concentração dos jogadores adversários com seu jogo. A tarefa Defensiva eu nunca utilizei e acho que não é necessário ter alguém com essa tarefa lá na frente. Uma apoiar já basta. Atributos indicados: Esse tipo de jogador ou ele é forte (Força, Equilíbrio), ou ele é rápido (Aceleração, Agilidade e Velocidade). Mas mesmo assim, ambos precisam ter qualidades de um jogador raçudo e que ajuda na defesa. (Bravura, Antecipação, Agressividade, Concentração, Índice de Trabalho, Determinação, Trabalho de Equipe, Resistência). Se você quer realmente dar importância à defesa aqui, então vamos de (Desarme, Marcação, Posicionamento) em pelo menos 9 cada um. E obviamente, os atributos de finalização tantas vezes citados. (Cabeceio se for alto; Finalização, Compostura, Decisões, Sem Bola). Movimentos Preferidos: Acho que fica ao critério de cada um os movimentos preferidos. Não é uma função que eu utilize muito apesar de ser apaixonado por atacantes raçudos e que conseguem forçar a defesa tomar uma decisão errada por ser chato. Talvez "Não faz entrada de carrinhos" seria interessante para evitar amarelos, afinal, seu jogador é atacante e não tem tantos atributos bons para dar um carrinho.
    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • Bruno Nascimento
      Por Bruno Nascimento
      Boa noite! Começando um save que me promete muito trabalho e muitas horas.

      Pegando a moda de grupos empresariais que tem vários times, resolvi trazer uma ideia parecida pro FM. 

      1ª Temporada >  Adicionar Um treinador desempregado com moral global e licença Pró (o mais top) pra ser o Primo Rico da Família. O Time que assumir vai ser o time 01
      2ª Temporada > Adiciona OUTRO treinador desempregado com a moral mediana. assim que assumir um time teremos o time 02
      3ª Temporada> Adicionar OUTRO treinador com moral marginal e sem licença desempregado tbm. o time que assumir temo o primo pobre da Família.

      e por ai vai se der coragem de assumir mais times sempre adicionando 1 treinador a mais por temporada.

      Admito que alguns momentos com os times montados vai precisar por de férias cravando a tática e escalação pra conseguir dar tempo de arrumar todas as casa. MASS é assim tbm nos grupos de times, os donos não são 100% focados só em 1 time. Logo vou ter que ter uma comissão técnica a altura de umas férias de vez em quando.

      Quem Animar Acompanhar da um Sinal ai que dou continuidade.
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
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