Jump to content

Dicas básicas: de um novato para um novato


_Matheus_
 Share

Recommended Posts

Dicasdeumnovato_zps50685238.jpg


De um novato para um novato - Autor: _Matheus_

Em primeiro lugar, tenho que logo confessar: não sou um novato. Já joguei a franquia desde o CM 03/04 que era show de bola. Mas me considero um novato porque no meio do caminho parei de jogar. Passei a achar o game difícil e sempre lia guias táticos que me fizeram pensar: se tô lendo verdadeiras bíblias e jogando pouco, não vale a pena.

Mas, oh, não tô dizendo que você não tem que ler nada. Pegar umas dicas aqui e ali enquanto o jogo carrega, no meio daquela aula chata, no intervalo do trabalho, ou, ainda, naquele momento que você está ocioso mas não tanto para abrir o jogo, carregá-lo e jogar uma partida inteira com total atenção e foco.

Recapitulando, me sinto novato porque parei e voltei, de vez, apenas no FM 14, sendo que parei lá pro FM 08 e tentei jogar FM09 e FM 10, sem muito sucesso. Pra quem não jogou FM11-13, as novidades de deixar atributos principais de uma função e/ou posição, tornaram as coisas bem mais fáceis e rápidas. Portanto, há algumas dicas pra quem está aprendendo ou, no meu caso, reaprendendo a jogar.

Primeiro Save: comece com um time ruim

Eu sempre tive uma mania de começar cada versão do jogo jogando no meu time do coração (Cruzeiro). Mas depois que o FM14 fodeu meu save, que ia muito bem por sinal, com aquele maldito bug da Copa do Brasil, eu mudei de ideia.

Então a minha dica é: comece com um time ruim. Eu não sei vocês, mas eu não gosto de falhar jogando com meu time do coração. Até posso e vou falhar, mas não miseravelmente. Portanto, comece com um time de divisão baixa, um time ruim. Não precisa seguir todos os mandamentos de um jogador de LLM (Lower League Management), ok?


Motivos para isso? Você não tem apego de torcedor, logo, não tem nada a perder. Ganhar uma Champions com o Real Madrid é legal, mas não supera começar num time ruim e subir com ele até a primeira divisão. Ou ir conquistando títulos por vários times. Quem jogou o saudoso Elifoot sabe.


Quer mais motivos? Sabendo gerir um time pobre você não só aprende a economizar, como aprende a montar a tática com o que tem em mãos e, com um pouco de sorte/verbas para treinos, pode investir na base. É a faca e o queijo na mão para se dar bem em qualquer outro save.

Contrate um Adjunto

Se você ganhou o FM 15 de um amigo, em um sorteio, se comprou no impulso de uma promoção ou, ainda, se não sabe nada de como gerir um time, contrate um Técnico Adjunto. Ele também é conhecido por Anjo da Guarda. Aperte CTRL+F5 para abrir o campo de pesquisa e digite: anjo da guarda. O FM acha os melhores adjuntos pra você. É brincadeira, mas é uma opção pro FM 2016. :heh:

De todo modo, procure um bom, que encaixe na sua realidade. Os atributos que eu gosto de olhar são:

  • Avaliação da capacidade do jogador (se o jogador é bom atualmente);
  • Avaliação do potencial do jogador (se o jogador vai melhorar no futuro);
  • Man management (aconselhar sobre salários; palestras, etc.);
  • Conhecimento tático (pra dar pitaco);
  • Trabalho com jovens (ele que vai treiná-los e num time pobre ele vai ter grande participação no treino);
  • Algum atributo de treino bom (aí pode ser qualquer um que seu time esteja mais carente, ofensivo, defensivo, tático, mental... quanto mais, melhor);
  • Determinação (aceitável ficar abaixo de 10 em times pobres);
  • Disciplina (um atributo que não olhava tanto mas que reparei* ter algum efeito sobre a qualidade do treino, ou seja, as estrelas);

A lista é opinião minha e está na ordem de importância. Os dois primeiros, eu colocaria no filtro de pesquisa como 15 e os demais 13**, por exemplo. Não achou nada, vai baixando os demais até chegar em 10**. Depois disso abaixa os dois primeiros até chegar em 12**. Preferencialmente livre, hein, galera?! Time pobre não tem grana pra pagar 6 mil euros de rescisão pro time do caboclo.
E mais: comparem o que acharem com o seu adjunto atual (caso tenha). Às vezes o seu é melhor! Se acharem um melhor que ele, pensem na rescisão do seu (a rescisão amigável é pouco menos do que o valor que ele ainda tem pra receber de salário até o final do contrato) e na rescisão do outro (caso esteja empregado). Dependendo, é melhor ficar com o seu ruim e investir a grana da rescisão em salários de jogadores!

* A minha observação quanto à disciplina é que um treinador com atributo ofensivo 17 pode ser pior, em termos de estrelas, do que um treinador de atributo ofensivo 16 e muito mais disciplina que o primeiro. Pensando, claro, em ambos colocados na função de treinador responsável pela parte ofensiva. E quer saber? Faz todo o sentido, a disciplina faz o pessoal treinar direito, focado, mesmo que as condições sejam adversas. Não deixa de ser um atributo secundário, mas é sempre bom ter isso em mente.

 

** Esses valores são os que eu acho razoáveis para uma liga brasileira. Com certeza numa sexta divisão inglesa a coisa será um pouco mais crítica. Idem para países como Indonésia e outras ligas de baixa expressão.

Olheiros: contrate logo!

Assim que entrar em um time, cheque seus olheiros. Não tem? Contrate! Olheiro é desenvolvimento a longo prazo, principalmente. É planejamento. E time que se planeja vai bem. Mas não para por aí: ele vai te ajudar observando o próximo adversário e te dando informações preciosas de como se programar pra partida.

Se o time adversário faz muitos gols pela esquerda, você faz o que? Manda o seu lateral direito ficar mais recuado. É uma sutileza que muitos deixam passar. Se tomam muitos gols no início do segundo tempo, é essa hora que você vai ir com tudo, depois volta ao jogo normal.
Ainda a curto prazo, o olheiro é quem vai tirar sua dúvida avaliando aquele cara que já tá na sua mira. Talvez o que está no topo da sua lista de reforços pro ataque não é melhor que o que está em terceiro. Mas talvez o segundo da lista, seja realmente o segundo melhor e ainda conta com uma personalidade que condiz com seu elenco, por exemplo.

Não perca dinheiro com rescisão em times pobres. Procure logo os sem contrato, priorizando:

  • Avaliação da capacidade do jogador (se o jogador é bom atualmente);
  • Avaliação do potencial do jogador (se o jogador vai melhorar no futuro);
  • Trabalho com jovens

Já mete um 17 de cara nos filtros de pesquisa e vai abaixando. 15 para a terceira divisão brasileira é excelente. Se for pra escolher um pra abaixar mais, é o último. Se você tiver dois, um que avalia bem a capacidade atual (que vai ser encarregado de pesquisar jogadores pro time atual) e um que avalia bem a capacidade futura (pra avaliar futuras estrelas) talvez seja uma boa saída. É desejável que esse segundo tenha bom trabalho com jovens, no entanto. Tente contratar 2 que sejam bons em ambas as coisas. Conhecimento tático para o olheiro que vai ser encarregado de observar o adversário pode ser uma boa também.

Treino: bota na lomba do adjunto

Eu não sei vocês, mas pra mim é uma das partes que sempre achei mais chata de gerir. Meu primeiro ano no América-MG deixei tudo na lomba do Adjunto. Só mudava o a preparação pré-jogo com base na observação dos olheiros.
Convenhamos, você mal chegou ao time, já tem que se preocupar com o que tem em caixa, com o balanço do fim de temporada, com os jogadores que vai manter, com os jogadores que vai dispensar e ainda tem que ir ao mercado em busca de reforços, preferencialmente gratuitos antes que a concorrência os conquiste. Treino é o de menos, fala sério.
Mas, oh, quando tiver com o time engrenado e sem maiores preocupações, é bom tentar se aventurar por ali. Garanto que o rendimento dos seus atletas vai aumentar se você já notou a demanda do time e sabe do que precisa. Exemplifico: quando vejo que meus jogadores estão embolando com a bola, errando muitos passes, um futebol sofrível de ver até por 1kg de alimento não perecível, eu faço o quê? Treino de controle de bola. Pré-temporada o treino geral tem que ser condicionamento físico.

Mais um pouco de exemplo: o time precisa melhorar a parte ofensiva? Treino ofensivo. Não tem melhorado? Aí parto para o trabalho em equipe/coesão da equipe que nada mais é que o famoso entrosamento. Se já trabalhei a parte ofensiva e nada melhorou, quer dizer que o buraco é mais em baixo. Talvez minha dupla de atacantes não esteja se entendendo muito bem ou meu atacante solitário não está acompanhando o raciocínio dos pontas e meias. É esse tipo de malícia e alteração que você vai pegar com o tempo e que certamente vai te ajudar.

Táticas

Muitos não têm saco por um motivo: sempre que montam uma, se fodem. Outros tantos criticam quem baixa táticas: coisa de noob. Mas ninguém pagou seu jogo pra dar opinião no seu game. Só não vai usar cheat, porque aí é coisa de noob. Vai caçar de jogar um jogo em que você seja bom sem trapaças.
Dito isso, você tem duas opções simples:

  • Montar uma tática básica pro seu time (só posicionamento)

E vai incrementando a tática com uma coisa aqui e outra ali durante as partidas. Uma dica preciosa, é ver os primeiros jogos da temporada no modo completo – põe pra rodar mais rápido, mas um rápido que seja suficiente pra você observar as movimentações de ataque e contra-ataque do seu time e do adversário. Se for pôr no modo completo e for ficar assistindo ESPN enquanto o jogo passa, nem perca seu tempo.

  • Pegar uma tática boa e observar as funções da equipe e de cada jogador pra ir aprendendo.

Tenha em mente que você pode, e deve, modifica-la aos poucos. Veja se suas mudanças vão causar catástrofes ou não. O erro ensina muito. Essa opção, no entanto, tem um contra: você vai ter que comprar jogadores para aquela tática e não fazer uma tática para seus jogadores já que de cara você vai ter certo medo de mudar a tática e reformular o time todo não está nem perto do ideal para times menos afortunados.
Outra dica preciosa: sempre ler um pouco sobre os guias táticos. Por mais que não exista uma verdade única, eles podem te dar uma visão legal do jogo, te fazendo enxergar as coisas por um modo que você não via.

Gerencie informações a serem exibidas

Eis aqui um tópico que poucos comentam. Realmente é bem básico e pode ser trivial para muitos, tão natural quanto respirar. Mas vou ressaltar porque pode ajudar muito.

Na tela do plantel, acima dos marcadores de reservas e suplentes, temos a opção de gerir a visão (view; para quem joga em inglês). Por padrão, o FM já nos dá várias combinações definidas como: Informação Geral, Contrato, Estatísticas (globais ou de determinada competição), entre outras.

Muitos fazem uso desses recursos, mas acabam alternando entre uma pré-definição e outra. E aqui está o pulo do gato: é possível personalizar, removendo e/ou adicionando colunas, de modo a reunir as informações mais preciosas de cada visão original. Quem tem intimidade com Excel provavelmente usa muito desse recurso por saber da importância de visualizar tantos dados quanto possíveis em uma mesma tela.

A seguir, está uma imagem da minha visão do plantel, com as informações que julgo serem mais importantes quando estou observando o meu plantel principal. É importante ressaltar duas coisas: você pode usar outra visão para o seu plantel sub-20 e observar outro conjunto de informações; a segunda dica é que, a depender do tamanho do monitor e sua resolução, você poderá usar mais colunas, tantas quanto couberem.

fihznLW.png

Plantel Principal: no meu caso, eu uso um monitor de 17" com resolução máxima de 1440x900.

 

Nessa visão tem um pouco de tudo: Posição, idade, país, moral, condição física, aptidão física de jogo (que são coisas distintas), partidas, classificação média, gols, assistências, vezes em que foi melhor em campo, amarelo, vermelho, desempenho geral nos treinos (essa coluna eu considero vital para o plantel sub-20), salário, valor, potencial e capacidade. Parece que a SI mudou a maneira como são compartilhados esses tipos de arquivos, mas aqui está o link com as instruções para instalação. Também publiquei na Steam Workshop mas não sei quanto tempo demora para aparecer por lá.

No meu plantel sub-20 eu retirei a coluna de aptidão física pois não estou muito interessado com o ritmo de jogo, a princípio. Não mais do que as colunas de Posição Treino (treino de nova posição) e Foco (atributo ou conjunto de atributos de uma posição). O desempenho do treinamento é vital, se estiver ruim ou mediano, algo precisa ser mudado e é bom ficar atento a isso.

Em times pequenos, com pouca estrutura, eu acho recomendável deixar cada jovem ou treinando uma posição nova, ou focados em uma determinada função. Isso é treino extra, e fazer ambos pode sobrecarregá-los.

YQnGbgR.png

Plantel Sub-20

 

Aqui está o link dessa visão. Peço que testem se está funcionando dessa forma, senão terá que ser pela Steam Workshop. Lembrando que no FM vocês precisam fazer como na imagem abaixo para importar a visão.

jSvjAfj.png

 

Também gosto de fazer alterações na visão da lista preferencial. Além do potencial e capacidade, coloco o salário atual, status na equipe em que joga (para saber o quão difícil vai ser trazê-lo), o valor do jogador, o valor mínimo da transferência (se está de acordo com o valor de mercado do jogador) e os valores máximo e mínimo de salários que o jogador deve pedir (se está dentro do que posso pagar e condizente com a capacidade atual do jogador).

Além disso, acho importante colocar a coluna de dias que se passaram desde que o relatório foi feito. Aparecem muitos 4-5 estrelas de quando você tinha um plantel fraco de uma divisão abaixo. As coisas mudam e um novo relatório pode se fazer necessário.

 

Rotação do plantel

Uma maneira de fazer rotação no plantel que descobri recentemente, no FM 14, é através do match fitness ou, como mostrado na visão do plantel, através da coluna de Aptidão Física de Jogo. O adjunto quebra um galho, mas eu não entendo bem as escolhas dele para fazer a rotação. Sem falar que por vezes ele acaba colocando um atacante que peguei emprestado para ser titular até na lateral, se for preciso. Se o cara não tá rendendo no ataque, não vai ser na lateral que ele vai ajudar meu time.

Dito isso, eu sempre adiciono a coluna de aptidão física à tela de táticas e táticas pré-jogo (são telas diferentes onde as visões de cada uma não são compatíveis). A condição física de um jogador pode estar 100%, mas se a aptidão física de jogo não estiver, quer dizer que ele está sem ritmo de jogo, está jogando pouco e, dependendo do status dele no plantel, é hora de colocá-lo para jogar.

O que vou dizer a seguir não é para ser levado como uma regra, mas eu faço da seguinte forma: 50-60% coloco para entrar durante a partida. Acima disso, coloco para jogar o jogo todo. Abaixo de 50%, deixo disponível para jogar no reservas (o que não significa que é para mandá-lo para o time reserva, é só deixar disponível). Mas tenha em mente que colocando 11 jogadores com match fitness abaixo de 80-90% pode ser desastroso se o adversário for forte. Portanto, tente manter o equilíbrio colocando 3-4 caras com match fitness inferior a 80%.

Palestras: se não tem moral, é melhor ficar calado

Sobre palestras, se você está sem moral com a equipe, ou se você tem um passado que não justifica o clube em que você se encontra, é melhor ficar calado. Bota na lomba do adjunto, fica não fala nada, mesmo e "deixa acontecer, na-tu-ral-mente", 'eu não quero ver vo-cê perder'.
:fififi:

Olhe os conselhos do adjunto também. Às vezes você tá puto com o time, mas você era o menos favorito e seus jogadores suaram a camisa. Pode estar tudo errado, mas uma palavra de consolo pode "deixar todo mundo verde" (todos reagindo positivamente). E é isso que você quer, esteja na série de 10 jogos sem vencer ou 10 jogos sem perder. Se você perde o controle emocional na crise, você está a um passo de ser demitido ou de falhar miseravelmente, portanto, tenha cautela.

Outra coisa que te ajuda é participar das conferências de imprensa. Pode parecer repetitivo ao logo dos anos, mas é necessário. Isso gera proximidade com os jogadores e proximidade quer dizer que darão atenção aos seus apelos durante as palestras pré, intra e pós jogo.

O Henrique traduziu um artigo muito bom sobre palestras no FM 14 e que continua sendo muito útil. Recomendo a leitura.

Contratações iniciais

O novo sistema de olheiros impactou muito as contratações, principalmente na primeira janela. Eles não conseguirão te dar informações relevantes sobre um jogador já na primeiro mês de jogo. Isso dificulta muito porque te induz a se preocupar mais com os olheiros para as próximas janelas, num planejamento a médio-longo prazo. Além disso, você é forçado a direcionar seus esforços observando jogadores que se destacam nas estatísticas de uma equipe ou competição.

Outra implicação imediata é que você não pode - na verdade não deve - fazer uma reformulação imediata do plantel. Sem conhecer os jogadores do mercado, nem que seja através de um save anterior, é muito arriscado trocar um jogador seu por um que você não conhece direito.

 

As recomendações que dou para para primeira janela de transferência são (baseado em times pequenos):

  • Fique atento aos jogadores livres que estejam desejados por mais de um clube; se forem clubes do tamanho do seu (se for da sua liga, olhe a previsão da temporada), provavelmente pode valer a pena a contratação;
  • Peça jogadores livres por experiência. Assim você descobre os atributos do caboclo e os compara com seus jogadores;
  • Seja cauteloso nas contratações e dispensas; raramente um treinador reformula uma equipe inteira logo de cara; e todas equipes que trazem um "pacotão de jogadores" na vida real, não têm grandes chances de sucesso a curto prazo, quando o sucesso vem rápido é exceção.
  • [Adicionado em 29/12/2014] Tal qual na vida real, você pode procurar opções avaliando jogadores que estejam na sua divisão e ver os rumores de transferências. Para isso, clique em Competições e selecione a Liga do seu país (divisão que você joga). Depois, no menu central, clique em Notícias e depois em Rumores de transferências. Lá você pode ver alguns rivais se reforçando, mandar seus adjuntos darem uma conferida e tentar a contratação deles. Uma imagem de explicação.

Conclusões

  • Comece com um time ruim: você não tem nada a perder e não faz uma campanha patética com seu time do coração. Sabendo gerir um time pequeno, você terá sucesso em qualquer time do mundo.
  • Contrate um bom adjunto: ele vai ser seu orientador e mentor, uma verdadeira mão na roda, seu braço direito;
  • Contrate olheiros: são suas pernas no mercado de contratações. Planejamento a médio e longo prazo.
  • Treinos: deixe nas mãos do adjunto se você não sabe muito o que fazer.
  • Táticas: comece a aprender do 0 ou do 100. Monte uma tática básica e adicione funções aos poucos. Ou baixe uma tática que está fazendo sucesso e observe as funções que ela tem. Modifique-a aos poucos, sem medo.
  • Gerencie as colunas de informações nas telas de plantel principal, plantel sub-20, táticas, táticas pré-jogo e lista preferencial para ver as informações mais importantes para cada momento.
  • Faça a rotação do plantel de acordo com o match fitness, não deixando mais que 4 jogadores abaixo de 80% de match fitness escalados como titulares. Com muitos jogadores sem ritmo de jogo em campo, um time mais forte pode te atropelar.
  • Palestras, se ninguém está reagindo bem ou mesmo reagindo às suas palestras, é hora de ficar calado. Se não sabe o que fazer também é hora de ficar calado. Deixe nas mãos do adjunto, mas se ele estiver mal, não faça nada. Ganhe moral com as entrevistas e tente sempre deixar seus jogadores com reações positivas, independente da crise. Mas se jogarem mal na sua concepção e na concepção do adjunto, seja agressivo e diga que não está satisfeito. É possível motivá-los com uma dura também.
  • Contratações: seja cauteloso; observe jogadores desejados por muitos clubes do seu nível e da sua divisão; observe as estatísticas dos campeonatos que participa e das divisões inferiores, pode ter uma boa barganha por lá. Peça jogadores livres por experiência se estiver na eminência de contratá-lo e quiser verificar se ele é realmente um bom reforço.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

Gostei muito... Não sou novato e nem aprendi nada de relevante... Mas achei que os novatos irão aprender muito recomendo também o Guia Teórica e Prático sobre o FM do Toggy... Mesmo já sendo experiente, aprendi bastante e ainda não acabei de ler...

E gostei da visão que você criou, salvei a imagem e vou introduzi-la no meu save...

Link to comment
Share on other sites

Gostei muito... Não sou novato e nem aprendi nada de relevante... Mas achei que os novatos irão aprender muito recomendo também o Guia Teórica e Prático sobre o FM do Toggy... Mesmo já sendo experiente, aprendi bastante e ainda não acabei de ler...

E gostei da visão que você criou, salvei a imagem e vou introduzi-la no meu save...

Tô tentando exportar a visão pra steam workshop, mas tô quebrando a cabeça com isso. :S

Link to comment
Share on other sites

Tô tentando exportar a visão pra steam workshop, mas tô quebrando a cabeça com isso. :S

Poisé... Mas achei muito boa a visão, introduzi-lei amanhã...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • General Director

Adicionei uma dica que tenho usado diante da dificuldade de encontrar jogadores através dos olheiros.

Esse é o famoso "chapéu", ou "atravessada" eoaiuehiouaheioa! Nunca me utilizei desse expediente, mas é uma boa dica mesmo. :D

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Alguma dica de como gerenciar crise no vestiário? Apesar de a fase ser boa, tem jogadores questionando minhas táticas, meu trabalho

Link to comment
Share on other sites

Alguma dica de como gerenciar crise no vestiário? Apesar de a fase ser boa, tem jogadores questionando minhas táticas, meu trabalho

 

Rotação do Elenco, Reuniões de Equipes, boas contratações...

Link to comment
Share on other sites

Valeu. Como citei em outro post, achei que o pessoal acrescentou realismo demais no game. Um simples comentário, o emprego fica a perigo. Está mais difícil

Link to comment
Share on other sites

  • Vice-President

Tópico movido para uma área mais adequada.

Link to comment
Share on other sites

  • _Matheus_ featured this topic

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

  • Similar Content

    • Banton
      By Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA
    • Banton
      By Banton
      Brasil, Bola de Ouro, Exército e Elvis Presley, o que tudo isso tem haver?
       
      Brasil:
      Ao todo em sua história, 25 jogadores brasileiros vestiram a camisa do clube. O Brasil é o país com a maior quantidade de estrangeiros passadas no campeonato búlgaro quanto no time. Atualmente tem um único nome que é o Gustavo Busatto. O jogador tupiniquim com mais gols é Fernando Karanga (Naturalizou-se búlgaro) com 31 gols.
      Está liberado no save:
      Contratar muitos jogadores brasileiros para a equipe; Trazer "funções brasileiras" na tática como o Ala Completo [arquétipo "Brazilian Fullback"] e o Segundo Volante por exemplo; Ser uma porta de entrada para atletas brazucas na Europa como o Shakthar Donestk faz. Bola de Ouro:
      O CSKA-Sofia é clube formador de grandes talentos, dentre eles, está Hrsto Stoichkov - ganhador do prêmio "Bola de Ouro" em 1994, atuando pelo Barcelona. A conexão com o Brasil é tão grande, que posteriormente, Romário e Stoichkov dividem os grandes palcos na Catalunha.
      Além do maior jogador da história da Bulgária e detentor de uma estátua de bronze na instituição, o time também revelou ao mundo um dos grandes jogadores dos anos 2000, o atacante Dimitar Berbatov - Um dos jogadores mais subestimados do século.
      Tente no save:
      Revelar um ou vários miúdos maravilhas ao futebol e trazer de volta a Bulgária para o cenário esportivo; Utilizar a função Trequartista na tática em homenagem aos dois grandes talentos revelados no clube. Elvis Presley e Exército Búlgaro:
      A torcida entoa um trecho da música "It's Now or Never" da lenda americana do Rock quando os jogadores entram em campo - Isso aqui só foi para chamar atenção da leitura;
      Uma curiosidade que eu não sabia é que CSKA significa "Central Sports Klub Army" ou seja, as equipes que carregam este nome, são clubes do exército.
      Sugestão no save:
      Contratar apenas jogadores búlgaros; Utilizar apenas as categorias de base. A passagem de Hrsto Stoichkov no Barcelona certamente trouxe aprendizados. Assim como Johan Cruijff levou a cultura do Ajax para à Catalunha, será sua vez de fazer o mesmo, agora no esquecido país do leste europeu. UMA NOVA CARREIRA:
      Curtiu a dica? Procurando por mais desafios? Clique aqui e conheça a história de outros clubes espalhados pelo mundo.
    • Bigode.
      By Bigode.
      Tópico já habitual a cada nova versão, com o intuito de ser utilizado para indicações de contratações para seus respectivos times.
    • CCSantos
      By CCSantos
      Olá pessoal da Saves e Desafios!
      Saiu um vídeo do Zealand, onde ele indica um time de cada país jogável no FM23. Inspirado nesse vídeo, decidi também uma lista (essa bem mais encorpada, onde raramente teremos um único clube sugerido - algumas ligas asiáticas e a liga da Letônia) com sugestões de clubes.
      Além disso, a ideia é deixar uma lista mais atualizada com a do ótimo tópico montado pelo @Banton, o 'Projeto: Uma Nova Carreira', tópico feito em 2018. Por isso a ideia do nome 2.0 para o tópico.
      As sugestões pegaram como base a DB oficial do FM23, logo, alguns times podem não ser acessíveis em outras versões anteriores do FM (caso do Saint Louis e de boa parte dos times mexicanos, por conta da restrição de acesso/rebaixamento).
      Os parâmetros que usei foram:
      Equipes que não são favoritas ao título nacional; Equipes que não conquistam títulos nacionais faz um bom tempo; Equipes que estão em divisões inferiores; Equipes que tenham passado por um período de glórias em sua história; Equipes que são 'underdogs' contra grandes potências em suas cidades; Equipes que se reconstruíram ou foram fundadas por torcedores; Equipes que tenham ligações com algum tipo de comunidades estrangeiras (basicamente times suecos). Também fugi de boa parte dos palpites óbvios, e que sempre são citados - caso do St Pauli na Alemanha, por exemplo.
      ÁSIA:
      Austrália: Adelaide United (Romário e Cássio jogaram lá) e Sydney FC (Yorke e Kazu Miura jogaram lá)
      China: Guangzhou Evergrande
      Coreia do Sul: Ansan e Gimcheon (equipes militares), Geongnam e Jeonnam Dragons;
      Hong Kong: Eastern e Kitchee (Diego Forlán jogou lá)
      India: MHDN FC (tradicional Mohammedan, um dos times de maior torcida do País)
      Indonésia: Persipura
      Malásia: Selangor
      Indonésia: Young Lions (é um time que você não pode contratar jogadores acima dos 23)
      ÁFRICA:
      África do Sul: Swallows FC (sua origem é o Moroka Swallows, no 23 ele está na 1ªDivisão, mas nas versões anteriores, chega a subir da 3ªDivisão; é um dos mais tradicionais do País)
      AMÉRICA DO NORTE:
      Canadá: Atlético Ottawa e Valour
      EUA: Saint Louis (franquia nova) e Charlotte
      México: Atlante (chegou a ser campeão da ConcaChampions), Dorados de Sinaloa (Maradona treinou lá), e Toros Neza (tem que deixar passar a 1ªtemporada no FM23; chegou a ter Bebeto no elenco)
      AMÉRICA DO SUL:
      Argentina: Deportivo Maipú, Gimnasia de Jujuy e Chaco for Ever
      Chile: Cobreloa, Santiago Morning e Audax Italiano;
      Colômbia: Envigado, Once Caldas e Cúcuta Deportivo;
      Peru: Atlético Grau e Sport Boys;
      Uruguai: Plaza Colonia, Defensor Sporting e Rampla Juniors.
      EUROPA:
      Alemanha: Union Berlin, Magdeburg, Duisburg e Ingolstadt (Unterhaching pode surgir na segunda temporada no FM23);
      Áustria: Austria Klagenfurt, Wolfsberger e Vienna FC;
      Bélgica: Cercle Brugge, Molenbeek, RFC Liège e La Louvière;
      Bulgária: CSKA 1948 e Litex;
      Chéquia: Ceske, Brno, Dukla Praga;
      Croácia: Varazdin, Lokomotiva Zagreb, Cibalia;
      Dinamarca: Velje, Frem, Aarhus Fremad;
      Escócia: Ross County, Hibernian, Hamilton, FC Edinburgh;
      Eslováquia: Zilina, Trnava, Petrzalka e Presov;
      Eslovênia: Koper, Olimpija Ljubiliana;
      Espanha: Getafe, Oviedo, Ibiza, Mirandés, Deportivo, Unionistas de Salamanca, Cultural Leonesa, Murcia, Numancia, Nástic Tarragona, Compostela, Gimnástica, Getxo, Gernika, Olot, Terrassa, Manresa, Hércules, Lleida, Xerez, Recreativo de Huelva.
      Finlândia: Honka, Lahti;
      França: Toulouse, Clermont Foot, QRM, Saint-Etienne, Caen, Guingamp, Nancy, Sedan, Red Star e Dunkerque;
      Grécia: Aris Salonika, Levadeiakos, Volos, Larisa, Iraklis, Veroia e Aigaleo;
      Holanda: Excelsior, Sparta Rotterdam, De Graafschap, VVV-Venlo e Willem II;
      Hungria: Vasas, Puskás Akademia, Ujpest e Gyor;
      Inglaterra: Brentford, Luton, Rotherham, Bristol Rovers, Wycombe, Ipswich, Portsmouth, Bolton, Charlton, Derby County, Leyton Orient, Salford, Crewe, Notts Co, Oldham, Wrexham, York, Oxford City;
      Irlanda: Bohemians, St's Pats Athletic, Cobh Ramblers;
      Irlanda do Norte: Crusaders, Glentoran, Bangor;
      Islândia: Fram, KR;
      Israel: Ashdod, Hapoel Ramat-Gan;
      Itália: Spezia, Cremonese, Venezia, Como, Reggina, Perugia, Piacenza, Novara, Pro Vercelli, Vicenza, Triestina, Alessandria, Siena, Reggiana, Cesena, Avellino, Foggia, Pescara, Messina (e pelo que vi, o Chievo Verona sobe se deixar passar a 1ªtemporada no FM23 - vi isso no fórum oficial, na parte de desafio de base);
      Letônia: Liepava;
      Noruega: Rosenborg, Viking Stavanger, Odd, Bryne, Stat, Moss;
      País de Gales: Newtown, Cardiff Met Uni, Cefn Druids e Llanelli;
      Polônia: Widzew Lodz, Raków, Wisla Cracóvia, Tychy, Ruch;
      Portugal: Casa Pia, Farense, Estrela da Amadora SAD, Belenenses, Vitória Setúbal, Alverca, Académica Coimbra, Fabril do Barreiro, Leça, Olhanense;
      Romênia: Universatea Craiova, Arges, Universatea Cluj, Rapid Bucaresti, Otelul Galati, Ripensia e Dinamo Bucareste;
      Suécia: Hacken, Kalmar, Dalkurd, Östersunds, Örgryte, Örebro, Örebro Syrianska, Västra Frolunda, Assyriska, Aramesk Syrianska e Syrianska;
      Suiça: Servette, Sion, Bellinzona, Thun e Neuchatel Xamax;
      Turquia: Sivasspor, Antalyaspor, Altinordu, Genclerbirligi, Altay, Göztepe, Diyarbekir Spor, Kocaelispor, Ankara Demirspor;
      Ucrânia: Lyiv, Metallist, Obolon.
      E a quem interessar:
      Belarus: Minsk, Gomel;
      Rússia: Rostov, Torpedo Moscow, SKA Khabarovsk, Ufa e Arsenal Tula.
      Tem mais alguma sugestão? Comente, e fique a vontade!
    • Henrique M.
      By Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
×
×
  • Create New...