Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Redução de disciplinas no EM: seria uma solução?


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Presidenciáveis falam sobre redução de disciplinas na escola; entenda

POR SABINE

15/10/14 - 01:16

Quem assistiu ao debate dos candidatos à presidência, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), nesta terça-feira (14), viu que a necessidade de redução de disciplinas no ensino médio foi mencionada, mas não foi explicada. Alguém sabe por que ter menos disciplinas é um dos assuntos da pauta de educação do país?

Hoje, o ensino médio brasileiro tem 12 disciplinas, como as tradicionais matemática, português, biologia e também cursos como sociologia e filosofia, que passaram a ser obrigatórios por lei a partir de 2008.

O que os especialistas em educação dizem é que ter tantas disciplinas assim faz com que os estudantes não consigam se conectar com nenhuma das disciplinas. E com nenhum professor. Ou seja: o professor entra, fala, sai e o aluno fica perdido no meio do conteúdo.

O resultado? É no ensino médio que estão os piores indicadores de educação do país.

As alternativas ao excesso de disciplinas são interessantes. Uma das propostas que o MEC estuda –mas que não foi mencionada no debate dos presidenciáveis– é a unificação de alguns cursos em grupos. Assim, história, geografia, filosofia e sociologia, por exemplo, ficariam juntas em “ciências humanas”. Outros grupos seriam “ciências da natureza”, “matemática e suas tecnologias” e “linguagens”.

É com essa divisão, aliás, que são dispostas as questões no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Há quem diga ainda que o ensino médio poderia ser ainda mais multidisciplinar. Desse modo, biologia e matemática, por exemplo, poderiam ser ensinadas juntas, misturando cálculo e botânica, por exemplo. O problema é que o professor de biologia é formado em uma licenciatura e, quem dá aula em matemática, faz outra licenciatura. Quem vai dar aula de um curso com formato multidisciplinar?

A formação de professores, aliás, vale dizer, nem passou pelo debate dos presidenciáveis. Também não ouvi nada sobre currículo comum nas diferentes etapas de ensino –hoje, o que se ensina na escola é baseado principalmente no conteúdo cobrado em exames como o Enem. Mais: os candidatos à presidência falaram sobre a importância do ensino em período integral, mas não explicaram como farão para ampliar a quantidade de horas de estudos dos estudantes.

‘GAP’ DO ENSINO MÉDIO

Discutir o ensino médio é especialmente importante no Brasil. Apenas 50% dos brasileirinhos que entram na escola simplesmente não terminam o ensino médio. Isso significa que um em dois estudantes do Brasil fica pelo caminho. Isso é grave demais.

O que se diz no Brasil e em outros países, como nos Estados Unidos, onde estou nesse momento, é que o estudante desiste da escola quando não consegue mais acompanhar as aulas. Vai mal em algumas das muitas disciplinas, não recebe assistência, acaba se perdendo e desiste.

O aluno também desiste porque não vê perspectiva depois da escola, não enxerga possibilidades, oportunidades. Ou simplesmente acha a escola chata, fora da sua realidade, irreal, abstrata –e muitas vezes a escola é tudo isso, mesmo.

Em algum momento do debate dos candidatos à presidência, foi mencionado que o ensino médio é responsabilidade dos estados e não do governo federal. É verdade. Mas os indicadores de educação no Brasil estão péssimos e só pioram. É preciso reagir. Cabe ao governo federal definir políticas públicas para melhorar a educação como um todo e cabe à sociedade cobrar os governos e contribuir para que a educação no Brasil suba de nível.

Folha

E aí... o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 57
  • Criado
  • Última resposta
  • Vice-Presidente

Eu acho que se a escola for integral, não tem problema ter as 12 disciplinas. Mas não adianta nada botar o estudante lá o dia inteiro se não tem estrutura, professor é mal pago e mal formado e tantas outras coisas.

A única salvação para esse país é investir na educação de base e pelo visto ninguém quer fazer isso efetivamente. Alocar recursos não é a única coisa que fará a educação do país mudar.

Agora, um ponto que eu sou a favor, é a federalização do ensino. Professor de universidade tem plano de carreira, tem um salário aceitável e ainda se incentiva que o professor crie raízes no lugar que está, pois assim receberá mais. Só que ao fazer isso, algumas coisas terão que sair da esfera de obrigatoriedade da federação, passando a cobrança toda para estados e municípios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gostaria apenas de debater isto em um fórum na zona geral de blablabla em vez disso preferiria debater isto em uma Plataforma Federal em que as coisas tomam proporções reais.

Acho que todas disciplinas possíveis devem ser oferecidas, mas eu não posso defender que os estudantes tenham que se dedicar a todas, isto eu deixo para as outras pessoas opiniões que possam ser mais válidas que a minha de "estudante pode escolher quais fazer e quais não fazer". Pode ser que haja obrigatórias e optativas, como existe hoje em algumas escolas públicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só sei que esse ano veio uma ordem lá da puta que pariu que me fez perder 1 aula de Física,Química e Biologia (que é basicamente genética no 3º ano) pra ter 3 aulas de Inglês por semana que NÃO ADIANTAM porra nenhuma. Da 5º a 8º eu tive uma professora decente de Inglês (desde pequeno eu faço Cultura, então acho que deu pra ter uma avaliação dos professores), que realmente ensinava as coisas. Ensinou a maioria dos tempos verbais (os mais usados), ensinou comparativo,superlativo, dava vocabulário. Não é nada demais, mas pra quem só via isso na escola, é uma base razoável.

Agora, no EM é um lixo. Ao invés de sei lá, dar estratégias de leitura, interpretação de texto, pro povo que não faz curso por fora pelo menos poder acertar algumas questões no ENEM. Não, eles repetem a matéria que foi dada no EF. É sério, é muito cômico. Até dão interpretação de texto, mas é muito jogado, a galera fica perdida. A professora falou que ia passar um filme pra gente e tal. Beleza, ela escolheu A Rede Social. Só que ela passou DUBLADO. DUBLADO. São 3 aulas por semana jogadas no lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só eu achei absurdo querer sacrificar uma matéria tão importante como filosofia? Pq é ela que sobrecarrega a grade de ensino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio da falta de perspectiva. Deve ter algum estudo mas dá pra chutar fácil que os que mais abandonam a escola são os de famílias mais pobres e já estão mais preocupados com trabalho do que com estudo. Atualmente esses só são resgatados pelo EJA e logicamente não é o ideal.

Eu acho que seria interessante pensar como alternativa à grade em tempo integral que algumas aulas fossem opcionais pra que pudessem escolher entre ter aulas mais orientadas a alguma área (laboratório, oficina, etc.) ou fazer um estágio porque aí as duas opções manteriam a pessoa na escola e a segunda seria mais atraente pra quem precisa ajudar com a renda familiar.

Demandaria investimento em várias frentes mas acho que poderia agradar a todos. Tornar o menor aprendiz mais atraente pras empresas agradaria o TEA party e investir em professores e escolas agradaria os sindicatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só sei que esse ano veio uma ordem lá da puta que pariu que me fez perder 1 aula de Física,Química e Biologia(que é basicamente genética no 3ºano) pra ter 3 aulas de Inglês por semana que NÃO ADIANTAM porra nenhuma. Da 5º a 8º eu tive uma professora decente de Inglês (desde pequeno eu faço Cultura, então acho que deu pra ter uma avaliação dos professores), que realmente ensinava as coisas. Ensinou a maioria dos tempos verbais (os mais usados), ensinou comparativo,superlativo, dava vocabulário. Não é nada demais, mas pra quem só via isso na escola, é uma base razoável.

Agora, no EM é um lixo. Ao invés de sei lá, dar estratégias de leitura, interpretação de texto, pro povo que não faz curso por fora pelo menos poder acertar algumas questões no ENEM. Não, eles repetem a matéria que foi dada no EF. É sério, é muito cômico. Até dão interpretação de texto, mas é muito jogado, a galera fica perdida. A professora falou que ia passar um filme pra gente e tal. Beleza, ela escolheu A Rede Social. Só que ela passou DUBLADO.DUBLADO. São 3 aulas por semana jogadas no lixo.

Curiosidade besta, mas quem te dá aula?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês irão perder o tempo de vocês discutindo algo sem ter uma forma correta e eficiente de dizer ao Governo no que precisa melhor e poder das seus pitacos. Senão, independentemente de qualquer partido que estiver lá, é só reclamação vã.

Filosofia, pra mim, é ao lado da Matemática a matéria mais importante do EM.

Pra que Filosofia cara? Eu faço curso de Filosofia e olha no que dá. As pessoas não querem aturar estudante de filosofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nego tem que aprender de tudo a partir de certo momento e depois tem que direcionar o caminho dele. No período helênico, tinha uma conjunto de disciplinas chamadas Trivium. Elas consistiam em gramática (português), lógica (filosofia) e retórica (esquecida, mas seria um conjunto das duas). Depois vinha a porra do Quadrivium, com geometria, aritmética, música e acho que ciência/astronomia. As primeiras eram coisas básicas da tua vida. As últimas, mais complexas e que não são usadas corriqueiramente.

Se a gente pudesse adaptar hoje o Trivium + aritmética, o resto que se exploda, parceiro. Nego já viu lá atrás, na puta que pariu, que certas coisas carecem de um direcionamento pra se ensinar. E é LÁ ATRÁS. Hoje nego me pede coisas das mais escrotas possíveis e que não são tão importantes quanto outras. Tão matando a cabeça do aluno.

Em resumo: a partir de certo momento, NO COLÉGIO, o aluno monta o que ele quer fazer. Gosta mais de filosofia? Física que se exploda. Gosta mais de física? Foda-se a geografia. Contanto que se respeite o Trivium.

OBS: posso ter me embananado em alguma coisa porque falei de cabeça. Vai que né... se falei alguma besteira, me corrijam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Só eu achei absurdo querer sacrificar uma matéria tão importante como Filosofia?

Filosofia, pra mim, é ao lado da Matemática a matéria mais importante do EM.

Qual é a grande importância da Filosofia pra vocês num EM? Perguntando na boa... hehe.

Porque eu por exemplo não tive (a Filosofia) na minha grade de EM, e nem por isso achei falta. Aliás, na minha época era bem raro as escolas incluírem a Filosofia na grade, só em algumas particulares mesmo aqui da cidade (não sei como tá hoje). Eu só tive mais o basicão mesmo.

[...] Eu acho que seria interessante pensar como alternativa à grade em tempo integral que algumas aulas fossem opcionais pra que pudessem escolher entre ter aulas mais orientadas a alguma área (laboratório, oficina, etc.) ou fazer um estágio porque aí as duas opções manteriam a pessoa na escola e a segunda seria mais atraente pra quem precisa ajudar com a renda familiar. [...]

Seria uma boa saída mesmo. Já chegamos a debater isso por aqui, de o aluno ter o poder de "montar sua grade" de acordo com suas afinidades entre os grupos de disciplina. Somando essa escolha das grades a algo que o manteria ativo dentro da escola (estágio), acho que conseguiríamos reduzir esse número de alunos desistentes.

[...] No período helênico, tinha uma conjunto de disciplinas chamadas Trivium. Elas consistiam em gramática (português), lógica (filosofia) e retórica (esquecida, mas seria um conjunto das duas). Depois vinha a porra do Quadrivium, com geometria, aritmética, música e acho que ciência/astronomia. As primeiras eram coisas básicas da tua vida. As últimas, mais complexas e que não são usadas corriqueiramente.[...]

Não sabia disso, bacana ter explanado aqui pra gente, Silveira. Só acho que aí passa por uma reforma GERAL do ensino, desde lá no Fundamental, até chegarmos as camadas maiores da educação, como faculdade e pós-graduação. Esse sistema precisa estar PRECISAMENTE integrado desde lá debaixo, pra que nenhum elo se forme fraco demais a ponto de deixar o camarada na mão lá na frente.

Uma base sólida de umas 3 matérias mais importantes, e a partir disso segmentar em "braços" mais específicos, mas ainda mantendo outras disciplinas comuns à todos. Gosto dessa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Léo

Na época eu não dava valor, me arrependo, ela ao meu ver, estimula o raciocínio crítico, pelo menos eu vejo assim, ajuda a tentar compreender melhor as coisas, e a gente usa ela no dia-a-dia porque ela envolve praticamente tudo. Posso estar falando uma bosta enorme, mas penso assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a grande importância da Filosofia pra vocês num EM? Perguntando na boa... hehe.

Porque eu por exemplo não tive (a Filosofia) na minha grade de EM, e nem por isso achei falta. Aliás, na minha época era bem raro as escolas incluírem a Filosofia na grade, só em algumas particulares mesmo aqui da cidade (não sei como tá hoje). Eu só tive mais o basicão mesmo.

No Ensino Médio é bom que tenha, mas não chega a ser necessário ainda no Ensino Fundamental.

Saber pensar é um pré-requisito para tomar decisões certas na vida e lidar com o mundo de forma menos displicente de sabedoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

@Léo

Na época eu não dava valor, me arrependo, ela ao meu ver, estimula o raciocínio crítico, pelo menos eu vejo assim, ajuda a tentar compreender melhor as coisas, e a gente usa ele no dia-a-dia porque ela envolve praticamente tudo. Posso estar falando uma bosta enorme, mas penso assim.

Então, "saber pensar", ter raciocínio lógico apurado e etc, etc etc eu concordo que seja de suma importância pro desenvolvimento intelectual do sujeito, agora o problema é: QUEM vai passar isso à criança e, principalmente, COMO ele vai fazer isso, saca?

Porque quando me falam de "Filosofia" logo me vem à mente várias indagações, pensamentos, perguntas que nunca levam a nada e etc, etc etc... Então se for pra colocar um professor bosta que vai ficar só nesse tipo de assunto bosta e desestimulando os adolescentes mais do que eles já são desestimulados, aí pode parar. Meu medo é esse, a qualidade e o "caminho" dessa aula; tem que ser algo mt bem planejado, com um corpo docente bem preparado pra poder envolver esses adolescentes que até aqui nunca tiveram aulas filosóficas decentes. E pra envolver um adolescente a ponto dele ficar animado e engajado numa aula, NOS DIAS DE HOJE não é nada fácil, por isso minha dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, "saber pensar", ter raciocínio lógico apurado e etc, etc etc eu concordo que seja de suma importância pro desenvolvimento intelectual do sujeito, agora o problema é: QUEM vai passar isso à criança e, principalmente, COMO ele vai fazer isso, saca?

Porque quando me falam de "Filosofia" logo me vem à mente várias indagações, pensamentos, perguntas que nunca levam a nada e etc, etc etc... Então se for pra colocar um professor bosta que vai ficar só nesse tipo de assunto bosta e desestimulando os adolescentes mais do que eles já são desestimulados, aí pode parar. Meu medo é esse, a qualidade e o "caminho" dessa aula; tem que ser algo mt bem planejado, com um corpo docente bem preparado pra poder envolver esses adolescentes que até aqui nunca tiveram aulas filosóficas decentes. E pra envolver um adolescente a ponto dele ficar animado e engajado numa aula, NOS DIAS DE HOJE não é nada fácil, por isso minha dúvida.

Estudei em escola pública meu ensino médio todo. Tive aulas de filosofia, e cara, que inutilidade sem fim. Não pelo assunto, mas pelo método de ensino e pela desmotivação total de professor. Não sei como é hoje. Lá se vão quase 18 anos que fiz meu EM.

Então é +- isso que tu falou. Não tiro a importância de se estudar filosofia. Mas será que está sendo estudado mesmo no ensino médio? Ou é só mais uma matéria para encher linguiça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque quando me falam de "Filosofia" logo me vem à mente várias indagações, pensamentos, perguntas que nunca levam a nada e etc, etc etc... Então se for pra colocar um professor bosta que vai ficar só nesse tipo de assunto bosta e desestimulando os adolescentes mais do que eles já são desestimulados, aí pode parar. Meu medo é esse, a qualidade e o "caminho" dessa aula; tem que ser algo mt bem planejado, com um corpo docente bem preparado pra poder envolver esses adolescentes que até aqui nunca tiveram aulas filosóficas decentes. E pra envolver um adolescente a ponto dele ficar animado e engajado numa aula, NOS DIAS DE HOJE não é nada fácil, por isso minha dúvida.

É realmente importante ter um professor que saiba levar a matéria.

Filosofia (ao menos como matéria escolar) é o exercício do raciocínio lógico. Não é pra obter respostas mesmo na aula e sim pra estimular a análise, a formulação de perguntas..

No ensino fundamental acho desnecessário mas no ensino médio seria importante como contraponto ao modelo do resto das matérias onde tudo tem uma resposta certa. Ensinar a construir um raciocínio lógico sem se basear somente em regras fixas e, além de organizar as próprias idéias, entender as idéias dos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experiência boa seria tirar a Filosofia do currículo de um país desenvolvido que esta disciplina deu certo e ver se os futuros adultos teriam devempenhos menores em diversas circunstâncias.

Mas Disciplina Filosofia é algo que tem de ser bem aplicado. O cara não pode ficar falando muito, se ele for inteligente coloca textos menores, trechos, não falar muito, fazer atividades reflexivas de 15 minutos ao final das aulas, resposta de no mínimo 5 linhas ou 2 parágrafos. É preciso aplicar raciocínio lógico como:

Sócrates é homem.

Todo homem é político.

Logo, Sócrates é político.

Coisas simples da lógica arcaica (aquela primeira antes de todas) que pode ser que dê ao aluno uma noção menos abestada de lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho Filosofia desde a 5ª série, e sinceramente, acho bem desnecessário. Textos gigantes com palavras que a maioria dos alunos nunca ouviu falar, as aulas são uma bosta e ninguém presta atenção. Parece que tá lá só pra encher linguiça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho RELIGIÃO velho, RELIGIÃO!

Nunca tive aula de filosofia, mas assim como em todo matéria, o que faz a aula ser produtiva é a capaxidade do professor e o empenho do aluno.

Cara, eu tenho RELIGIÃO velho, RELIGIÃO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu tenho Filosofia desde a 5ª série, e sinceramente, acho bem desnecessário. Textos gigantes com palavras que a maioria dos alunos nunca ouviu falar, as aulas são uma bosta e ninguém presta atenção. Parece que tá lá só pra encher linguiça.

Cara, eu tenho RELIGIÃO velho, RELIGIÃO! [...]

Olha aí, esse é meu medo e é disso que trata (não completamente) o tópico: matérias INÚTEIS. No meu EM não tive esse tipo de matéria, mas na grade acadêmica tive sim aulas que não me acrescentaram me nada como profissional da saúde.

E a julgar pelo post do Guiguido, parece que essas aulas continuam ineficientes ao extremo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu postei um esboço de uma proposta de como seria algo próximo ao que considero ideal no fórum, mas o negócio sumiu :(.

Se não me falha a memória, a base ficaria em torno de 6 disciplinas:

1) Português

2) Inglês

3) Ciências Biológicas

4) Ciências Exatas e da Terra

5) Ciências Humanas e Sociais

6) Matemática Básica e Lógica

Seriam as aulas regulares no período da manhã (que seria das 9h até as 13h). No período da tarde seria uma grade mais variável e prática/interativa que entre outras disciplinas teria Redação, Matemática Aplicada... além do espaço para tirar dúvidas das disciplinas da manhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Henrique. Porra, nego de 17 anos não faz nada da vida. Aula manhã e tarde seria o ideal. Escola pública com aula de tarde e noite ainda sobraria a manhã pra fazer um estágio. Aí não precisa reduzir matérias. Noções de finanças deveria ser implementado a curto prazo. Noções de direito e economia a médio prazo.

Mais pra frente, daria pra reduzir carga horária de matérias que você não são tão relevantes pra sua formação. Mas aí é coisa pra quando professor receber bem e tiver incentivo pra ter mais trabalho e desafio mental no dia a dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...