Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Na iminência da eminência


Ricardo Bernardo

Posts Recomendados

“Ah, mas contra o Japão até eu! Quero ver fazer quatro gols na Alemanha!”

Fale a verdade: você ouviu ou leu isso. Pode ter sido seu pai, seu irmão, seu vizinho ou qualquer pessoa na internet que tenha dito ou escrito algo assim, mas o fato é alguém o fez.

Não tem problema, já é rotina para Neymar ter de conviver com críticas de quem mais devia apoiá-lo. Enquanto o mundo inteiro se rende às habilidades do craque, são exatamente os brasileiros – aqueles que deviam se gabar de terem um jogador deste nível – que o desmerecem, sempre tentando achar algum demérito em um feito dele. São eles que acham que é obrigação de algum atacante fazer quatro gols no Japão. Afinal, é obrigação de um moleque de vinte e dois anos ser o quinto maior artilheiro da história da seleção mais vitoriosa existente. Não é?

Obviamente não, mas parece até que sim. Neste ano, Neymar foi obrigado – sim, obrigado – a carregar o peso de uma seleção sem brilho, com um técnico hoje (reitero: hoje) ainda menos brilhante, e em uma Copa do Mundo em sua própria casa. Cumpriu seu papel com louvor, mas ainda há quem diga que não. Claro, se ele não tivesse permanecido estático diante de um bólido colombiano prestes a cravar-lhe o joelho em suas costas, a história teria sido outra! Fraco!

O fato é que o jogador tem vinte e dois anos. Vinte e dois anos. Com essa idade já é cobrado como um veterano e ainda é o bode expiatório de uma síndrome de vira-lata cada vez mais presente. De alguma forma ele incomoda aqueles que deveria agradar, mesmo fazendo mais que o esperado. É o expoente de uma seleção contemporânea de um fenômeno de ufanismo reverso no que tange ao futebol. Aqueles que desistiram da seleção canarinho têm na figura de Neymar uma figura que canaliza tudo de ruim para eles e, assim, procuram colocar defeitos em tudo que o ex-santista faz.

Pode chutar com as duas pernas, mas chuta mal com ambas. Faz gol de falta; falha do goleiro. Faz três gols; o adversário era fraco. Na mesma medida em que brilha, acham fatores para ofuscarem seu brilho. É algo insistente: não importa o que ele faça, sempre o desmerecerão. Toda raiva que têm do Brasil recai sobre ele.

Entretanto, não obstante toda essa reprovação, segue trilhando seu caminho rumo à glória. Mesmo incrivelmente jovem, já figura entre os maiores artilheiros da história da seleção brasileira. Tem 40 gols com o uniforme de seu país e, se mantiver o ritmo – sendo que a tendência é aumentá-lo -, chegará ao topo da lista antes mesmo de completar trinta anos, ultrapassando ninguém menos que o Rei Pelé. Hoje, a falta de um título mundial, do protagonismo no Velho Continente ou de uma bola de ouro ainda dá margem para críticas. Talvez, mesmo sem essa margem, continuem criticando. Mas não importa. Com ou sem críticas, ele seguirá no seu brilhante caminho. Sua consolidação é iminente, é apenas questão de tempo – e o tempo, até aqui, sempre foi amigo de Neymar.

http://www.doentesporfutebol.com.br/2014/10/na-iminencia-da-eminencia/

Estamos vendo um dos maiores jogadores da história do Brasil e não reconhecemos isso, daqui a alguns anos vou ter o prazer de falar pros meus netos que vi Neymar jogar e o quanto ele era incrível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que já faz algum tempo que o Neymar não é mais criticado. Pelo menos na minha volta, não vejo ninguém mais falando mal dele. Claro que boa parte (inclusive eu) acredita que é difícil ele chegar no nível do Messi (mas não impossível), mas hoje é praticamente unanimidade que ele é um craque e tem potencial pra ser até mesmo melhor do mundo.

Sei lá, parece que tô lendo uma matéria de uns 3 anos atrás. Hoje (e principalmente depois da copa) a gente inclusive fala que a seleção é ele + 10.

Ele vai ser cobrado, daqui pra frente, como o craque que ele é. Assim como o Messi, o Ronaldo, que sempre são criticados quando não decidem. Faz parte da vida do jogador, ainda mais estando no Barcelona.

Matéria ultrapassada pra caralho, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que já faz algum tempo que o Neymar não é mais criticado. Pelo menos na minha volta, não vejo ninguém mais falando mal dele. Claro que boa parte (inclusive eu) acredita que é difícil ele chegar no nível do Messi (mas não impossível), mas hoje é praticamente unanimidade que ele é um craque e tem potencial pra ser até mesmo melhor do mundo.

Sei lá, parece que tô lendo uma matéria de uns 3 anos atrás. Hoje (e principalmente depois da copa) a gente inclusive fala que a seleção é ele + 10.

Ele vai ser cobrado, daqui pra frente, como o craque que ele é. Assim como o Messi, o Ronaldo, que sempre são criticados quando não decidem. Faz parte da vida do jogador, ainda mais estando no Barcelona.

Matéria ultrapassada pra caralho, na minha opinião.

cara aqui em São Paulo tem vários amigos que criticam pra caramba ele ainda... muitos palmeirenses, são paulinos e Corintianos

meu tio corintiano roxo odeia ele, falou que ele pipocou na copa e simulou a contusão contra o Japão falou que é facil fazer gol neles e falou que o Messi jogou muito contra Honk gong não sei escrever essa porra kkkkkkk

ainda vejo muito do pessoal que conheço continuar com as mesmas criticas que ele é cai-cai só joga contra time pequeno e tals

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Tenho a mesma opinião do Silveira, e também não vejo mais esse monte de paulada no rendimento do Neymar pelo contrário, o pessoal tem passado a admirá-lo bem mais do que no início da carreira no Santos.

E quanto ao "[...] foi obrigado a carregar o peso de uma Seleção sem brilho [...]", lamentável. Ninguém foi obrigado a nada, só que ele como grande estrela da companhia teve que arcar com esse próprio status que o colocou no Barcelona, por exemplo. É o mesmo papo do Spider Man: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. O cara é um craque puro, obviamente será mais cobrado a decidir do que o David Luiz, por exemplo.

Forçaram demais nessa matéria aí. E olha que o site é bacana, produz sempre bons textos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o autor se baseou nos comentários de sites tipo GE ou no facebook. Nesse tipo de site, o que não falta é nego (nos dias de hoje, sim) dizendo "Neylixo", "fraquinho" "Neymídia" bla bla bla. Esse "Só faz no Japão, quero ver num grande" teve aos milhares no GE. Mas, nesses casos, são adolescentes sem argumentos. Então não sei se faz tanta influência assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...