Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O tema da discussão é: quotas de verbas televisivas (novamente)


Dr.Thales

Posts Recomendados

Deixo para começar a conversa, um texto recente do Jornalista e Historiador Odir Cunha, com dados de ibope e algumas análises empíricas:

http://blogdoodir.com.br/2014/08/ibope-dos-clubes-nao-justifica-a-diferenca-brutal-das-cotas-de-teve/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 104
  • Criado
  • Última resposta

Tirando o idealismo de lado, oq de fato pode acontecer? Eu não vejo mudança nenhuma em vista. A globo decide quem será protagonista e quem será coadjuvante nesta novela. E pronto.

A gente que decide se quer assistir a novela ou não. Eu tenho diminuído constantemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que nos próximos anos muita coisa vai mudar quanto a isso... a Globo tá se dando conta que qt mais aumenta a diferença, mais o ibope cai...um campeonato fraco é ruim pra todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Acredito que nos próximos anos muita coisa vai mudar quanto a isso... a Globo tá se dando conta que qt mais aumenta a diferença, mais o ibope cai...um campeonato fraco é ruim pra todos

Pelo que eu li, ela exigiu que o nível técnico do campeonato aumentasse, se não, futebol só na TV fechada.

O que eu acho é, já que fazem tanta questão de privilegiar times com mais audiências, faz que nem a Itália. Lá 1/3 é dividido igualmente, 1/3 é pela colocação final e 1/3 é pelo retorno televisivo que a equipe dá. Acho que balancearia bem a questão e ainda acabaria com o argumento da audiência e dos clubes de massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu li, ela exigiu que o nível técnico do campeonato aumentasse, se não, futebol só na TV fechada.

O que eu acho é, já que fazem tanta questão de privilegiar times com mais audiências, faz que nem a Itália. Lá 1/3 é dividido igualmente, 1/3 é pela colocação final e 1/3 é pelo retorno televisivo que a equipe dá. Acho que balancearia bem a questão e ainda acabaria com o argumento da audiência e dos clubes de massa.

Eu acho que isso só acontece no dia em que não for a CBF o órgão regulador do campeonato. Nunca. Muita gente acomodada, muito clube acomodado, muito presidente de federação estadual tendo a mão molhada.

Tá bom pra todo mundo, só não tá pro torcedor, que tem que ver esse futebol ridículo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Globo tava até cogitando a volta do mata-mata pelo que eu vi. Não sei se totalmente, mas pelo menos uma parte da verba TEM q ser de acordo com o desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Diz a ESPN que eles se reuniram com a CBF e exigiram algumas coisas para valorizar o produto.

Sugeriram que as coisas devem ser como na Copa do Mundo, equipes entram juntos perfiladas e o telão deve passar a partida para o público do estádio.

Ou seja, vamos mexer na perfumaria que o que importa não é interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diz a ESPN que eles se reuniram com a CBF e exigiram algumas coisas para valorizar o produto.

Sugeriram que as coisas devem ser como na Copa do Mundo, equipes entram juntos perfiladas e o telão deve passar a partida para o público do estádio.

Ou seja, vamos mexer na perfumaria que o que importa não é interessante.

E aí, vamos continuar tendo jogos depois da novela, pra agradar a Globo...

Só o horário do jogo ser 21:40 já é um absurdo sem tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, vamos continuar tendo jogos depois da novela, pra agradar a Globo...

Só o horário do jogo ser 21:40 já é um absurdo sem tamanho.

Os jogos já não são 21:40 faaaz tempo amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os jogos já não são 21:40 faaaz tempo amigo.

Pois é, passaram pras 22 já. É o costume antigo de falar 21:40 rsrs.

A globo é uma vergonha. Joga o horário da partida pras 22 horas e começa a transmissão quase que com a bola já rolando... Não faz um pré jogo, não faz nada. Depois reclama de audiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu li, ela exigiu que o nível técnico do campeonato aumentasse, se não, futebol só na TV fechada.

Seria ótimo. Horários melhores, CBF sem essa maldita rede, e os clubes tendo um campeonato justo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já disse aqui uma vez e vou repetir: torço para que sempre os maiores ladrões possíveis estejam comandando os grandes clubes desse país, pois só assim pode ter algum tipo de chance pros outros clubes, pois se for depender da quota, é melhor botar um mata mata entre Corinthians e Flamengo e dar o título pro vencedor, porque não tem graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, passaram pras 22 já. É o costume antigo de falar 21:40 rsrs.

A globo é uma vergonha. Joga o horário da partida pras 22 horas e começa a transmissão quase que com a bola já rolando... Não faz um pré jogo, não faz nada. Depois reclama de audiência.

Vdd mostram as escalações com o jogo já em andamento...vergonha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Os clubes já estão começando a cobrar da Globo quanto aos direitos.

Globo prioriza Corinthians e Flamengo, esquece o Santos e irrita os clubes

Guilherme Costa e Ricardo Perrone

Em meio a debates sobre assuntos como fair play financeiro, atrasos salariais e lei de responsabilidade fiscal do esporte (LFRE), que vai refinanciar dívidas de clubes, o fato é que o cenário econômico não é favorável para muitas equipes brasileiras. Isso avivou discussões sobre o porquê do endividamento e jogou holofotes no modelo de cessão de direitos de mídia. No entanto, esse não é o único fator que preocupa os times na relação com a televisão. A despeito de a maioria ter contrato com a Globo até 2018, há pressão para renegociação. E uma das principais razões é a luta por espaço na TV aberta.

Nas 14 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2014, por exemplo, a emissora exibiu sete jogos do Corinthians para São Paulo (incluindo clássicos contra Palmeiras, Santos e São Paulo). No Rio de Janeiro, foram seis partidas do Flamengo ao vivo (uma delas contra o Fluminense).

A situação é mais próxima de um equilíbrio no Rio de Janeiro, com cinco jogos do Fluminense e quatro do Botafogo na TV aberta. Excetuando-se clássicos contra o Corinthians, o São Paulo teve cinco jogos transmitidos. O Palmeiras só apareceu duas vezes, e o Santos ainda não foi protagonista.

A equipe do litoral é uma das insatisfeitas com o atual modelo. Pelo menos outros sete clubes consultados pelo UOL Esporte também reclamam da falta de espaço na TV aberta. Sobretudo os que não estão no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

"Nós precisamos entender que acabou essa história de que Corinthians e Flamengo dão audiência. Dão p... nenhuma! Quem dá Ibope é quem está na frente e quem disputa títulos. Você acha que alguém vai ver jogos do Flamengo com o time caindo? Você acha que o Flamengo no meio da tabela dá mais resultado para a TV do que o Internacional tentando ser campeão, por exemplo? A Globo deve ter visto isso. Ela se f... quando deu 52% da renda para cinco times. Acabou com a praça da Bahia, vai acabar com a praça de Belo Horizonte e vai detonar todas as outras. A Globo está fragilizada porque a audiência está indo para o c...", disse Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG.

O tom do mandatário alvinegro é mais contundente, mas a tese dele coincide com o que pensam as cúpulas de uma série de outras equipes. Ainda que muitas façam esforço por um bom relacionamento com a Globo, há reclamações constantes sobre o tema. "Precisamos pensar em uma alternativa, sim. A grade tem de ser revista", disse um diretor que pediu para não ser identificado.

Na última quarta-feira (13), o assunto foi abordado em reunião das diretorias dos quatro grandes de São Paulo. A pauta do evento era uma homenagem a Juvenal Juvêncio, ex-presidente do São Paulo, mas os representantes das equipes aproveitaram para falar sobre as cotas de TV.

"Isso foi colocado em uma questão ampla, mas o entendimento é que ninguém quer o que o Corinthians ganha da TV. O que todo mundo defende é que também sejam passados jogos de outros times para São Paulo, até para que o Corinthians possa ganhar um pouco mais com a venda de pay-per-view. No atual sistema, eles praticamente abrem mão dessa receita porque estão na aberta sempre", ponderou José Carlos Peres, diretor-executivo do G4, grupo que organizou o encontro.

O problema é que o Corinthians não abre mão da receita fixa alinhavada com a Globo. E a emissora, para justificar o alto valor investido, quer ter em rede aberta um número maior de jogos dos times que dão mais audiência.

Quando o mercado estava em alta, o tempo maior de exposição tinha efeito direto nos contratos de patrocínio dos clubes. Agora isso não tem acontecido, o que faz algumas diretorias olharem mais para a receita de PPV.

Como o Corinthians não abre mão da receita fixa, porém, o único jeito de aumentar a presença do clube no PPV seria ampliar também os valores desembolsados pela Globo. E discutir isso num momento em que a emissora questiona a viabilidade do futebol como produto, sobretudo pela queda de audiência constante dos últimos anos, parece ser algo pouco provável.

A Globo agendou para este mês uma série de reuniões com clubes para debater o atual momento do futebol brasileiro. No dia 12, representantes de Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense estiveram com executivos da emissora no Rio de Janeiro. Não houve nenhum debate sobre os contratos de direitos de transmissão.

Em contrapartida, Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esporte, foi cobrado publicamente em reunião que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) promoveu com clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro. O propósito do evento era discutir a LRFE, mas dirigentes aproveitaram a tribuna para falar sobre cotas de TV. Marco Polo del Nero, que assumirá em 2015 o comando da entidade nacional, pediu que eles elaborassem uma proposta conjunta para revisão do atual formato.

Na prática, com exceção de Corinthians e Flamengo, clubes querem mais dinheiro da TV e mais jogos exibidos ao vivo em rede aberta. Contudo, o atual formato do futebol brasileiro, com contratos sendo negociados individualmente, é um impeditivo para as duas coisas.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/08/15/exposicao-em-tv-aberta-motiva-nova-discussao-entre-times-brasileiros.htm

Se vai dar em alguma coisa não sei, mas pelo menos eles estão insatisfeitos com o modelo de negócio e com as cobranças indevidas da Globo quanto ao produto.

Já li notícias que o presidente do São Paulo tentou articular um novo C13, muitos clubes já se mostraram contra a ideia. Ou seja, ninguém deve estar afim de criar uma liga, que seria um fator importante para a valorização do Brasileiro. Meu sonho criem essa liga e que copiem o modelo de venda da Premier League, sem exclusividade. Aí acirraria a concorrência entre as emissoras e sempre seriam colocados os melhores jogos possíveis por rodada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito complicado falar, a receita que o Flamengo e o Corinthians geram é absurdamente superior ás demais. Acho que cada clube deveria negociar livremente seu contrato, com a emissora de sua preferência, mais ou menos o que acontece em Portugal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito complicado falar, a receita que o Flamengo e o Corinthians geram é absurdamente superior ás demais. Acho que cada clube deveria negociar livremente seu contrato, com a emissora de sua preferência, mais ou menos o que acontece em Portugal.

Aguardo dados que confirmem/comprovem o que negritei acima (uma vez que, se você leu o primeiro texto desta discussão, verá que o IBOPE destes dois clubes citados por você, não é superior, na média, que 15% da média de IBOPE dos demais clubes).

(não que seja relevante pra discussão, que é exatamente contrária à essa, de que teria que ser vendida quota de TV por uma liga, coletivamente, e ter critérios distributivos desta negociação parecida com o que ocorre em campeonatos consagrados, como Premier League e Bundesliga - desculpe pela secura das palavras, mas querer tomar como parâmetro as negociações televisivas do campeonato português, chega a ser cômico, com todo o respeito)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, as receitas do Camp Português se assemelheam beeem mais as do Brasileirão. Não compare a da Premier League não, aquilo ali são valores absurdamente altos.

Enfim, pelas ultimas pesquisas que vi, os números do Flamengo e Corinthians eram absurdamente superiores, se isso mudou eu não sei, depois vou ler o 1º texto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, as receitas do Camp Português se assemelheam beeem mais as do Brasileirão. Não compare a da Premier League não, aquilo ali são valores absurdamente altos.

Enfim, pelas ultimas pesquisas que vi, os números do Flamengo e Corinthians eram absurdamente superiores, se isso mudou eu não sei, depois vou ler o 1º texto.

E quem aqui tá comparando a questão de valores, sobretudo, valores absolutos?!

Estamos discutindo os modelos, não os valores.

Números de Flamengo e Corinthians eram absurdamente superiores. Quais números?! Números sobre o quê?! Absurdamente superiores se comparados a que ou a quem?! Juro que ainda não compreendi, Edu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Números eu digo de Ibope, e comparados com a outros times.

Repito o que eu disse, cada um deve ser livre para fazer sua escolha de fechar o contrato que achar mais conveniente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, as receitas do Camp Português se assemelheam beeem mais as do Brasileirão. Não compare a da Premier League não, aquilo ali são valores absurdamente altos.

Enfim, pelas ultimas pesquisas que vi, os números do Flamengo e Corinthians eram absurdamente superiores, se isso mudou eu não sei, depois vou ler o 1º texto.

Comparar o campeonato portugues com o brasileiro signfica comparar o Santos com o Vitória de Setubal e o Inter ao Maritimo...

Sâo comparações descabidas, Portugal é do tamanho do Espirito Santo e só existem 3 clubes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Números eu digo de Ibope, e comparados com a outros times.

Repito o que eu disse, cada um deve ser livre para fazer sua escolha de fechar o contrato que achar mais conveniente.

Então os números que você viu estão equivocados, ou você está equivocado quanto aos números que você viu.

Pois os números de IBOPE de Corinthians e Flamengo não são nem 15% maiores que os demais clubes grandes, ou seja, nem mesmo o IBOPE justifica que ganhem mais que o dobro que a maioria dos outros times da série A.

Tudo bem, respeito o direito de você achar que seja melhor que cada time negocie seu próprio contrato.

E o que eu estou tentando dizer aqui, é justamente o contrário: a criação de uma Liga, que venda o produto Brasileirão, seria mais atrativo, mais benéfico e tenderia a valorizar as verbas televisivas com o tempo, e fazendo a partilha de forma mais isonômica e com critérios esportivos, tenderia, também, a elevar o nível do nosso futebol.

Além, lógico, de acabar com o monopólio da Globo e com esses horários de jogos ridículos que temos...

Claro, você tem o direito de discordar, mas ficaria feliz de saber o motivo pelo qual discorda - pra não parecer uma discordância simplesmente por discordar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então os números que você viu estão equivocados, ou você está equivocado quanto aos números que você viu.

Pois os números de IBOPE de Corinthians e Flamengo não são nem 15% maiores que os demais clubes grandes, ou seja, nem mesmo o IBOPE justifica que ganhem mais que o dobro que a maioria dos outros times da série A.

Tudo bem, respeito o direito de você achar que seja melhor que cada time negocie seu próprio contrato.

E o que eu estou tentando dizer aqui, é justamente o contrário: a criação de uma Liga, que venda o produto Brasileirão, seria mais atrativo, mais benéfico e tenderia a valorizar as verbas televisivas com o tempo, e fazendo a partilha de forma mais isonômica e com critérios esportivos, tenderia, também, a elevar o nível do nosso futebol.

Além, lógico, de acabar com o monopólio da Globo e com esses horários de jogos ridículos que temos...

Claro, você tem o direito de discordar, mas ficaria feliz de saber o motivo pelo qual discorda - pra não parecer uma discordância simplesmente por discordar.

Para não haver situações como essa, sempre que os clubes negociam juntos, um tempo depois aparecem varios dirigentes falando um monte sobre.

Se cada clube negociasse seu contrato, como já falei, teriam autonomia para fazer o contrato nos moldes que bem entendessem e penso que o desequilíbrio não seria tão grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para não haver situações como essa, sempre que os clubes negociam juntos, um tempo depois aparecem varios dirigentes falando um monte sobre.

Se cada clube negociasse seu contrato, como já falei, teriam autonomia para fazer o contrato nos moldes que bem entendessem e penso que o desequilíbrio não seria tão grande.

Se a negociação fosse feita pela Liga, e distribuída com critérios pré-estabelecidos, critérios objetivos, justos e claros, qual seria o motivo de reclamações?!

O futebol nacional só teria a ganhar com isso.

Ou discorda desse ponto de vista também?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para não haver situações como essa, sempre que os clubes negociam juntos, um tempo depois aparecem varios dirigentes falando um monte sobre.

Se cada clube negociasse seu contrato, como já falei, teriam autonomia para fazer o contrato nos moldes que bem entendessem e penso que o desequilíbrio não seria tão grande.

Reclamações sempre existirão...

Quanto ao segundo parágrafo. Na minha visão, essa negociação individual faz o efeito contrário. Times como Corinthians e Flamengo têm um poder de barganha enorme, logo, podem pedir um valor estratosférico. Em compensação, equipes menores (incluo junto aí os times de POA e BH) se vêm de mãos atadas, pois acabam tendo que aceitar um valor ridiculamente menor para seus jogos serem transmitidos e consequentemente terem essa verba da TV.

E como sabemos, nenhum dirigente do País (os outros 18 clubes da Série A) tem culhão pra bater de frente com a Globo e simplesmente não fechar acordo nenhum com eles, deixando ela com direito de transmissão de apenas dois clubes.

E o que isso significa? A criação de uma liga independente de clubes. O que, infelizmente, parece ser utopia para nossa realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

A questão é que se a Globo não fechar com os outros 18 clubes, ela vai estar dando dinheiro para transmitir 2 jogos do Brasileiro, Flamengo x Corinthians. Se houvesse coragem das outras 18 equipes, funcionaria ou até umas 15 ou 16, menos que isso não adiantaria. Daí era só as outras equipes venderem o jogo para outra emissora de uma maneira adequada e a Globo ficaria chupando dedo. Mas aqui é Brasil, então, vai ficar só na vontade mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...