Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

FIFA confirma risco de Curitiba ficar sem Copa


-Igor

Posts Recomendados

Medidas de urgência são adotadas e FIFA confirma risco de Curitiba ficar sem Copa

Medidas de urgência serão adotadas para que a Copa do Mundo de 2014 aconteça em Curitiba. Uma união entre o Governo Estadual, a Prefeitura de Curitiba e o Atlético Paranaense, por meio de um comitê à parte, irá intensificar as obras na Arena da Baixada. Jérôme Valcke, secretario-geral da Fifa, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (21) que a obra está muito atrasada e a capital paranaense corre risco de ficar sem receber os jogos. “Em três semanas vamos decidir isso”, disse Valcke.

“Estou muito preocupado e o atraso é muito grande. O prazo final será dia 18 de fevereiro. Faremos uma visita e, se não tiver em ordem, Curitiba ficará fora da Copa. Do jeito que está hoje não ficará pronta”, afirmou também o secretário-geral da Fifa.

Segundo Mário Celso Cunha, secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo, Beto Richa e Gustavo Fruet não querem ficar marcados como os governantes que não cumpriram com a palavra. “Agora é hora de muito trabalho e vamos cumprir a palavra”, afirmou. De acordo com ele, o Atlético irá financiar um novo empréstimo junto à Fomento Paraná, que terá como garantia as cotas de televisão da Rede Globo.

Além do novo empréstimo, a contração de novos operários estão entre as medidas.

Banda B

Na real, não sei se rio ou se tenho vergonha.

Mesmo com dinheiro público podem não terminar o estádio.

E o Atlético tá dando como garantia de pagamento as cotas de TV até 2018 HEAUEHAUEHAU

Aqui em Curitiba já até correu a notícia de que se isso se confirme os jogos iam pra Arena do Grêmio, embora eu ache quase impossível isso acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta

Igor

É impossível, a Arena não tem condições de receber jogos, o entorno é um lixo e não respeita as normas da FIFA pra construção...

O que provavelmente vai acntecer é colocarem em outros estádio que já são sede...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que vergonha velho, uma cidade como Curitiba ter esses problemas.

Ser o estádio mais atrasado do Brasil.

Boa Petraglia ! Tu é um otário !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor

É impossível, a Arena não tem condições de receber jogos, o entorno é um lixo e não respeita as normas da FIFA pra construção...

O que provavelmente vai acntecer é colocarem em outros estádio que já são sede...

Pois é, também acho que realocar pra outros estádios já sedes seria mais provável.

Que vergonha velho, uma cidade como Curitiba ter esses problemas.

Ser o estádio mais atrasado do Brasil.

Boa Petraglia ! Tu é um otário !

Na verdade o Petraglia é esperto pra caramba. Otário são os que o veneram.

No mais: Será que vão colocar o teto retrátil como garantia também? hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais provável os jogos serem redistribuidos para outras sedes, a prefeitura não fez praticamente nada no entorno na Arena do Grêmio, no entorno do Beira-Rio a coisa já se arrasta, tiveram 200 anos pra fazer algo, vão entregar um projeto medonho em cima do laço, se entregar.. Isso sem falar que o estádio está lá há décadas. Se dependesse só da Arena era outra história.

Quem se fode é o turista que fez um planejamento em cima de Curitiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais provável os jogos serem redistribuidos para outras sedes, a prefeitura não fez praticamente nada no entorno na Arena do Grêmio, no entorno do Beira-Rio a coisa já se arrasta, tiveram 200 anos pra fazer algo, vão entregar um projeto medonho em cima do laço, se entregar.. Isso sem falar que o estádio está lá há décadas. Se dependesse só da Arena era outra história.

Quem se fode é o turista que fez um planejamento em cima de Curitiba.

Vinny, na volta do Beira-Rio talvez até estejam prontas as coisas, mesmo assim, nem tudo...

Mas as obras de mobilidade no resto, NADA VAI ESTAR PRONTO...

Ridícula a prefeitura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Agora é hora de muito trabalho e vamos cumprir a palavra" = liberação descontrolada de verbas.

E se o estádio não for finalizado a tempo, os cofres públicos serão ressarcidos? Cadê o MP? Tribunal de Contas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que patifaria deslavada essa... e justamente numa das sedes onde se imaginava o contrário.

Ah Léo, convenhamos... Seria muita inocência achar que isso não aconteceria né!?

Só pra complementar:

Intervenção do governo em Curitiba confirma Copa 'estatal'

Após ameaça de exclusão da Arena da Baixada do torneio, prefeito, governador e ministro prometem salvara obra. Enquanto isso, os donos do estádio somem

Sete anos depois das promessas de Luiz Inácio Lula da Silva e Ricardo Teixeira sobre a realização de uma Copa do Mundo baseada nos investimentos da iniciativa privada, fica cada vez mais claro que os discursos do ex-presidente e o ex-cartola não se confirmaram na prática.

Quando Lula e Teixeira apresentaram a candidatura brasileira a sede do Mundial de 2014, falava-se que todos os estádios teriam de ser construídos ou reformados sem auxílio do poder público. Apenas três das doze arenas, porém, são empreendimentos privados, e mesmo essas obras dependem bastante da ajuda estatal, através de financiamentos e incentivos.

A partir desta quarta-feira, uma dessas três obras privadas passará a ser fortemente influenciada pelas três esferas de governo - depois da ameaça da Fifa de exclusão da Arena da Baixada do torneio, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, o governador do Paraná, Beto Richa, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sinalizaram com uma participação direta na condução dos trabalhos para garantir que o estádio não seja removido do calendário do evento. Curiosamente, enquanto as autoridades anunciavam essa interferência, o dono do estádio, o Atlético-PR, não era representado na entrevista coletiva do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na terça-feira.

A placa com o nome do presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia, chegou ser colocada sobre a mesa antes da entrevista de Valcke e dos representantes do Comitê Organizador Local (COL). O lugar reservado ao cartola, porém, não foi ocupado, e o clube não mandou nenhum representante para explicar os atrasos na obra. Visivelmente irritado com a ausência, Valcke falou secamente ao ser questionado sobre quem poderia explicar os atrasos no cronograma. "Não está aqui", afirmou, ao lado secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, do secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, o braço-direito de Aldo Rebelo.

Cunha, representando o governo estadual, falou sobre a formação de um novo comitê gestor para agilizar a construção. "Será um reforço de técnico do governo, da prefeitura e do COL, que ficará permanentemente em Curitiba", disse ele. Cunha fez questão de dizer, porém, que não haverá injeção emergencial de dinheiro público para acelerar as obras, contratando mais operários, por exemplo. "O que pode acontecer é financiamento com as devidas garantias legais. Mas existem alternativas que não envolvem dinheiro", disse, em referência a possíveis patrocínios de empresas privadas que o governo pode ajudar a buscar.

Durante a visita desta terça, Valcke se reuniu com Fernandes, Fruet e Richa para estabelecer um prazo para que Curitiba mostre avanços mais concretos. O estádio precisa avançar bastante até 18 de fevereiro, quando será realizada mais uma inspeção. Luis Fernandes disse que "o senso de responsabilidade" das autoridades das três esferas de governo levaram à adoção das "medidas adicionais" para garantir que o estádio fique pronto. Sobre a criação do comitê gestor da obra, o representante do Ministério do Esporte disse que "a nova governança de parceria vai tocar a obra com a velocidade necessária". Apesar de o Paraná descartar novos investimentos públicos no estádio, Fernandes falou também sobre "garantir o fluxo financeiro necessário para a intensificação da obra", destacando a liberação de 39 milhões de reais em incentivos estaduais, que já estariam previstos. Aldo Rebelo, que não foi à reunião porque teve de ficar em Brasília para receber o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, confirmou a intenção do governo de atuar para fazer a obra avançar. "Conversei com o governador e com o prefeito, e eles me garantiram que todos os esforços necessários para que o estádio esteja pronto a tempo estão sendo feitos", disse o ministro, novamente sem citar o Atlético-PR.

Valcke, que vinha adotando tom bastante diplomático em sua primeira visita ao país no ano de Copa, foi duro ao comentar a situação de Curitiba. "Sejamos francos e diretos: a questão é delicada. A situação atual do estádio não é do nosso agrado. Não é que o estádio está muito atrasado.

É pior: já foge a qualquer bom cronograma de entrega para o uso na Copa do Mundo", disparou o francês. Na hora de falar em possíveis saídas, o cartola voltou a falar só no apoio do governo, aparentando não ter qualquer confiança nos responsáveis diretos pela obra. "É preciso ser positivo e buscar soluções. O secretário Luis Fernandes veio para Curitba antes mesmo da visita para participar de reuniões e buscar soluções", disse. Nesta quarta, Valcke participa da inauguração da Arena das Dunas, em Natal. Será o primeiro dos seis estádios ainda pendentes para a Copa a ser entregue - também com atraso, já que o compromisso do Brasil era concluir todos até dezembro. Na quinta, ele participa de uma reunião do COL no Rio de Janeiro, um encontro que deverá ser marcado por novas cobranças em relação à entrega dos estádios que faltam.

Aldo Rebelo embarcaria rumo a Zurique ainda na terça. Ele cuidaria dos preparativos para a reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, na quinta-feira, na sede da entidade.

Veja

O que me deixa revoltado é isso que está em negrito. Uma obra que será de uso único de uma instituição privada está recebendo rios de dinheiro público. Isso sem falar das histórias da cadeira, em que o Petraglia favoreceu a empresa de um parente...

Enquanto isso, nessa mesma cidade sede da copa, as viaturas de polícia estão paradas por falta de combustível, os postos de saúde estão sem remédios...

Bom, isso é o Brasil, não dava pra esperar nada de diferente disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor

É impossível, a Arena não tem condições de receber jogos, o entorno é um lixo e não respeita as normas da FIFA pra construção...

O que provavelmente vai acntecer é colocarem em outros estádio que já são sede...

Lixo? Você já foi lá? Respeita as normas da UEFA não da FIFA, que são mais rigidas.

Mas nem quero essa bosta dessa copa no meu estádio, ele ao contrário dos demais não foi construído pra ceder a vontade da FIFA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Ah Léo, convenhamos... Seria muita inocência achar que isso não aconteceria né!?

Que aconteceria acho que todo mundo sabia, eu só não esperava que fosse vir justamente do Paraná, mas sim de alguma sede com pouco apelo do futebol ou da fiscalização do governo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Governo queimou muito dinheiro com essa porcaria.
Não precisava de mais do que 8 sedes.

Deveriam ter dado preferência a estádios privados que estivessem em condições próximas do evento e que precisassem de poucas obras, estádios dos governos estaduais que se se reformados teriam condições, construção de estádios em locais que possuem grande média de público e que certamente trariam retorno no caso de não ter as opções anteriores.

Ficaria muito mais fácil focar nas obras de infraestrutura e transporte, economizariam tempo, trabalho e muito dinheiro com estádios (e esse dinheiro poderia virar metrôs, corredores de ônibus, pavimentação de ruas, melhoria de calçadas, etc.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem tem fotos atuais de como está a Arena da Baixada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca esse estádio fica pronto em fevereiro como deveria ficar...

http://esportes.terra.com.br/atletico-pr/videos/veja-imagens-atuais-da-obra-na-arena-da-baixada,504623.html

Tem a obra pra muito tempo, não tem nada pronto

Nem plantaram o gramado ainda...A FIFA exige que o gramado seja plantado no local...


Olha as fotos abaixo...

Será que apronta até 18/02???

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,com-atrasos-nas-obras-da-arena-da-baixada-curitiba-pode-ficar-fora-da-copa,1121098,0.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esses atrasos em obras são todos propositais... Olha o tempo de planejamento e construção que teve, até parece que não daria tempo.

Nego atrasa de propósito pra chegar aos 45 do segundo tempo ter que fazer obra em estado de "urgência" e gastar o triplo, abrindo mais margem pra desvio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esses atrasos em obras são todos propositais... Olha o tempo de planejamento e construção que teve, até parece que não daria tempo.

Nego atrasa de propósito pra chegar aos 45 do segundo tempo ter que fazer obra em estado de "urgência" e gastar o triplo, abrindo mais margem pra desvio.

Nesse caso eu não sei não cara...Vi uma entrevista do Petraglia, ele reclamava do atraso da liberação do dinheiro do BNDES...E se isso realmente aconteceu eh culpa do estado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Petraglia é um bandido. Esse merece se fuder.

Porto Alegre eé uma vergonha também, tem obra de mobilidade urbana perto de onde moro que tá do mesmo jeito há 1 ano, só atrapalhando mais ainda o trânsito. Nem o próprio entorno do Brio vai ficar pronto (o estádio vai ficar em cima do prazo, querem inaugurar sem terminar a cobertura de lona e sem todos os refletores).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinny

nem adianta cogitar isso cara, não vai ocorrer...

Seria a coisa mais trabalhosa a ser feita, iria gerar custos muito altos pra todo mundo, além de as outras sedes chiarem por POA ter 2 estádios..

1 - O mais provável é que liberem Ctba, os ingressos já foram comercializados e isso acarretaria em milhares de processos...

2 - Caso realmente não tenha como maquiar e fazer em Ctba, vão por 1 jogo em cada sede e já era...


Aliás, eu não entendo o que acontece em Ctba

E aquela história que a FIFA exigia que a grama fosse plantada no estádio??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que de todos os problemas relacionados a Copa aqui em Curitiba, o Petraglia é o menos culpado.

Quando anunciaram que a cidade seria sede da Copa, era outro sujeito que estava no comando do Atlético. E o cara cagou e andou para a organização do torneio enquanto esteve presidindo o time. Quando o Petraglia havia assumido a presidência, haviam muitos pormenores que deveriam ter seido resolvidos pelo presidente anterior e deu no que deu.

Eu sempre fui contra a Copa (e as Olimpíadas) aqui no Brasil pois já era notório que haveriam muitos problemas de organização, embora eu considere que as coisas até evoluíram um pouco. Eu esperava que estivessem bem piores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...