Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

As cotas de televisão dos Estaduais 2017, com até R$ 157 milhões de diferença


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

3 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Você tem razão. Era a campanha de Marketing dos clubes na época. Aí Gilberto, mais um comentário. Aos poucos vai se tornar axioma. Mesmo que nesses comentários haja ataques ad hominem subjacentes.

Não vou estender a discussão.

Não foi um movimento pensado, calculado... Foi uma consequência natural do desenvolvimento dos estados e da comunicação. Flamengo e Corinthians souberam, por conquistas e méritos, arrebatar mais torcedores diante desse cenário. Apenas isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 122
  • Criado
  • Última resposta
31 minutos atrás, Zicogalinho disse:

Eu alego nem falta de conhecimento. Eu alego em meu favor em memória. Em 2002 o Paysandu foi campeão de um copa criada para se jogar lá no Pará e no Nordeste. Eu me lembro muito bem do estádio cheio para apoiar o Paysandu e com orgulho do seu time. Eu não preciso de wikipedia para lembrar qual foi o representante nordestino, inclusive de pernambuco. Qual foi?

 

Foi o Náutico. A Copa dos Campeões foi bem valorizada e o peso era tão grande quanto uma CdB na época, pelos times grandes, inclusive. Ela foi jogada em Belém naquele ano porque tinha sede fixa todo ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Dsmoreira disse:

Não vou estender a discussão.

Não foi um movimento pensado, calculado... Foi uma consequência natural do desenvolvimento dos estados e da comunicação. Flamengo e Corinthians souberam, por conquistas e méritos, arrebatar mais torcedores diante desse cenário. Apenas isso.

Eu sugiro que você estude um pouco mais. Veja que as rádios começaram como difusoras (para um pequeno público LOCAL), para estações de Rádio (Para um maior público Local) para antenas de transmissão (Para um público maior sem ser local, mas não tão distante). Para ter efeito, um sistema de rádio deveria ter um sistema de transmissão via satélite que só aconteceu em 1958 (bem longe das supostas décadas de 30 e 40). Quanto ao caso da TV, o processo de expansão de televisores só veio a se efetivar na década de 60. E um sistema Nacional só podia ser estabelecido via satélite que veio surgir no Brasil na década 70. Já estamos na década de 70. Com Fluminense e teu Atlético sendo campeões.

Não precisa estender a discussão usando a expressão do Gilberto: prego batido e ponta virada que você não sabe NADA de história da comunicação, só ditos vagos.

Eu fui irônico com a expressão que você colocou em Negrito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, RYUxd disse:

Foi o Náutico. A Copa dos Campeões foi bem valorizada e o peso era tão grande quanto uma CdB na época, pelos times grandes, inclusive. Ela foi jogada em Belém naquele ano porque tinha sede fixa todo ano.

Isso. Deixa eu te contar uma história. Eu acompanhei pela TV o jogo entre Náutico e Corinthians e posso dizer que fiquei impressionado como a torcida do Paysandu gritava dando total apoio ao Náutico naquela partida (pode até ser interesse no resultado). Mais que influência da TV foi o aspecto cultural que prevaleceu porque a região Norte tem grande concentração de nordestinos. A lógica da influência televisiva era ter torcida e apoio incondicional ao Corinthians.

Como eu disse, a campanha ajuda na preferência. Como disse Borjalo: não se pode culpar a janela se a paisagem não é boa.

Fui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zicogalinho disse:

Eu sugiro que você estude um pouco mais. Veja que as rádios começaram como difusoras (para um pequeno público LOCAL), para estações de Rádio (Para um maior público Local) para antenas de transmissão (Para um público maior sem ser local, mas não tão distante). Para ter efeito, um sistema de rádio deveria ter um sistema de transmissão via satélite que só aconteceu em 1958 (bem longe das supostas décadas de 30 e 40). Quanto ao caso da TV, o processo de expansão de televisores só veio a se efetivar na década de 60. E um sistema Nacional só podia ser estabelecido via satélite que veio surgir no Brasil na década 70. Já estamos na década de 70. Com Fluminense e teu Atlético sendo campeões.

Não precisa estender a discussão usando a expressão do Gilberto: prego batido e ponta virada que você não sabe NADA de história da comunicação, só ditos vagos.

Eu fui irônico com a expressão que você colocou em Negrito

Tudo o que você disse só confirmou o que eu disse, não me desmentiu rs

Quais são os estados mais populosos do BR? Quais eram os estados mais desenvolvidos economicamente do BR na época? Aonde surgiram os primeiros canais de televisão e de rádio?

Não é difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, 17octavius disse:

E tem gente que nega o fato do Flamengo possuir torcida terceirizada.

Terceirizada seria falar que a torcida do Flamengo só é grande porque é considerado segundo time em muitos lugares. O pessoal do Nordeste que confirme, mas o pessoal que considera o Flamengo como segundo time é quase irrisório ou nem existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Terceirizada seria falar que a torcida do Flamengo só é grande porque é considerado segundo time em muitos lugares. O pessoal do Nordeste que confirme, mas o pessoal que considera o Flamengo como segundo time é quase irrisório ou nem existe.

Nem existe? Hahaha

Cê tá de sacanagem, só pode

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
49 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Terceirizada seria falar que a torcida do Flamengo só é grande porque é considerado segundo time em muitos lugares. O pessoal do Nordeste que confirme, mas o pessoal que considera o Flamengo como segundo time é quase irrisório ou nem existe.

Não é segundo, desde o início eu digo: é o PRIMEIRO time dos caras. Segundo é o time local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Dsmoreira disse:

Não só nos anos 90.

Rio de Janeiro e São Paulo eram os estados "de destaque" do Brasil durante a expansão da comunicação. Era obvio que os times desses estados, que tinham jogos transmitidos via rádio e posteriormente pela TV com mais frequência, arrebatariam mais torcedores. Eu não tiro o mérito do Flamengo e nem do Corinthians, foram os clubes que perante esse cenário, souberam arrebatar mais torcedores.

Você pode perceber o mesmo movimento, com alguns outros fatores a mais, dentro dos próprios estados. Foram os times das capitais que se transformaram em times grandes.

Falar que a TV/Rádio não influenciaram na distribuição das torcidas é ser muito inocente e não conhecer a realidade de fora "da bolha".

Sim. Citei os anos 90 pois foram anos bons para regiões que hoje são meio esquecidas. Amazonas por exemplo, tinha o Nacional e São Raimundo (esse inclusive foi o maior campeão da extinta Copa Norte) ali na B. O Pará tinha Remo/Paysandu/Tuna representando legal o estado (hoje só existe o Paysandu praticamente), Maranhão tinha o Moto e Sampaio ali na B tbm. E hoje, pelo menos no Pará, mesmo em situação pior, o futebol local é muito mais valorizado do que nessa época. Curiosamente, teve um boom de valorização só lá por 2009 ~ 2010, quando os jogos começaram a passar com frequência. No esportivo do meio dia da rádio, o programa é praticamente 100% noticias do futebol local, e noticiam os outros resultados a titulo de informação mesmo. Que coisa, não?

Em estados com o futebol inexistente desde sempre, tipo Roraima e Amapá, acho que a situação é bem mais complicada.

Citaram aí a Copa dos Campeões. Em 2002, quando o Paysandu foi campeão, um feito histórico pra um time daqui ganhar um campeonato desses, se não me falha a memória, só passaram 4 jogos do Paysandu na TV aberta aqui, justamente contra os 4 grandes cariocas fora de casa.

1 hora atrás, Dsmoreira disse:

Tudo o que você disse só confirmou o que eu disse, não me desmentiu rs

Quais são os estados mais populosos do BR? Quais eram os estados mais desenvolvidos economicamente do BR na época? Aonde surgiram os primeiros canais de televisão e de rádio?

Não é difícil...

Exatamente.

Basta ver que em MG e no RS tem times gigantes mas que fora de suas regiões não atingem nem 10% dos paulistas e cariocas.

1 hora atrás, 17octavius disse:

E tem gente que nega o fato do Flamengo possuir torcida terceirizada.

Cara, quando eu era criança por aqui tinha um moda de comprar a camisa de time dividida. Tipo, a camisa vinha com metade da estampa de um time local, e a outra metade um time carioca ou paulista.

Pena que não achei nenhuma imagem no Google pra mostrar kkkkk.

Mas não é todo caso tbm, tem torcedores que tem como primeiro time sim, e sinceramente, são a maioria. Lá na cidadezinha que nasci, esses dias teve briga de torcida organizada da cidade, torcedores do Palmeiras e Corinthians (pqp).

@Zicogalinho, amigo, desculpa se vc já postou isso e eu deixei passar, mas na sua opinião, por qual motivo brotaram tantos torcedores de times cariocas e paulistas nas outras regiões do Brasil?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto
5 minutos atrás, Kernex disse:

Cara, quando eu era criança por aqui tinha um moda de comprar a camisa de time dividida. Tipo, a camisa vinha com metade da estampa de um time local, e a outra metade um time carioca ou paulista.

Pena que não achei nenhuma imagem no Google pra mostrar kkkkk.

Cansei de ver isso em João Pessoa:

camisa-Metade-Flamengo-metade-Treze.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Nordeste é meio a meio, tem gente que torce pra Flamengo/ Corinthians/ Vasco/ São Paulo/ Palmeiras igual torce pro time do estado, mas tem gente que torce mais pros times citados do que pro local, alguns preferindo torcer apenas por eles e largando mão dos locais, e raríssimos torcem APENAS para o local. Enfim, chuto que a esmagadora maioria prefere os grandes do Rio-SP que o local, mesmo tendo exceção, e mesmo os times locais tendo tradição dentro do estado (todo mundo que gosta de futebol gosta de CSA ou CRB, nasce já dentro da rivalidade desde que se entende por gente, mesmo não sendo conhecidos no resto do Brasil). 

Reitero o que eu disse aqui em outro tópico: aqui em Maceió não conheço e nunca vi falar de NENHUM torcedor de outro time sem ser esses que citei acima. Minto, já ouvi falar de um ou outro botafoguense/ santista, e só. Times gauchos e mineiros inexistem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 17octavius disse:

Nem existe? Hahaha

Cê tá de sacanagem, só pode

"Nem existe" foi uma expressão irônica, exagerando o que eu disse. Falar que a torcida do Flamengo é terceirizada é inveja ou desinformação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Yan Perisse disse:

"Nem existe" foi uma expressão irônica, exagerando o que eu disse. Falar que a torcida do Flamengo é terceirizada é inveja ou desinformação.

Não tenho inveja nenhuma de clube que depende de emissora para ser grande.

Bom, eu desisto. Não adianta perder meu tempo com quem tem mente fechada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, 17octavius disse:

Não tenho inveja nenhuma de clube que depende de emissora para ser grande.

Bom, eu desisto. Não adianta perder meu tempo com quem tem mente fechada.

Tu faz-me rir, garoto. Não falou um argumento e fala que eu sou mente fechada.

Você pode até dizer que a torcida fora do RJ foi influenciada, mas falar que não seríamos grandes se não fosse uma emissora é louco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yan Perisse disse:

Tu faz-me rir, garoto. Não falou um argumento e fala que eu sou mente fechada.

Você pode até dizer que a torcida fora do RJ foi influenciada, mas falar que não seríamos grandes se não fosse uma emissora é louco.

Olha o tópico inteiro então. Apresentei argumentos e você parece mais fugir deles.

Diga-me: como a torcida do Flamengo é tão grande no Norte/Nordeste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Que isso, gente, Flamengo é Flamengo, tudo que o Flamengo é, emana da aura poderosa do manto sagrado do rubro-negro carioca e da sua lendária e magnética atração natural. Rádio, TV e outros meios da mídia são apenas consequência da poderosa imagem rubro-negra que foi aproveitada e usurpada pela mídia vigente para alienar a população, além de encher os cofres dessas instituições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já falaram, com exceção da Bahia, Pernambuco e Ceará, os demais estados do Nordeste a maioria dos torcedores são mistos. E praticamente, 80% desses torcedores consideram o time local como segundo time do coração. Uma das frases mais emblemáticas para reforçar esse argumento é a do Cássio Cunha Lima (ex- governador da Paraíba) "Pra mim quem vencer está bom pois torço para os dois", em referência ao confronto do Treze contra o Fluminense, pelas quartas da CdBr em 2005

Cresci (meados dos anos 90 - quando comecei a acompanhar futebol) com o meu avô ouvindo os jogos do Campinense no som do carro dele (morávamos no mesmo prédio e todo sábado ou domingo, ele ia para garagem ouvir), mas sempre o locutor tinha que mencionar algo sobre os jogos do Flamengo, Vasco e do Fluminense (não me refiro aos acontecimentos importantes, como gols, por exemplo, mas coisas triviais). Como se eles tivessem a obrigação de narrar esses acontecimentos. E detalhe, os jogos desses 3 times (principalmente os dois primeiros) estavam passando na tv aberta no mesmo horário.

Quando o Flamengo ganhou a Copa do Brasil em 2012 (ou 2013, sei lá). O globo esporte local, passou a semana toda falando sobre essa conquista, a importância desse título e tal. Nessa época meu primo mais novo estava com 6 ou 7 anos. Ele ouviu tanto falar sobre o Flamengo que ficou dizendo que ia torcer para o Flamengo, pq ele era bom, que sempre passava na tv, e tal.

Hoje em dia, esse meu primo deixou o Flamengo de lado (fiquei falando do Treze para ele), mas por causa do Neymar (da mídia está sempre enfatizando o nome dele, que ele é/era a salvação da nossa seleção e tal) está começando a gostar do Barcelona.

Então, falar que a mídia não ajuda a fomentar essa paixão pelos times de fora, mesmo com exemplos contrário, pra mim, é querer tampar o sol com uma peneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Dsmoreira disse:

Tudo o que você disse só confirmou o que eu disse, não me desmentiu rs

Quais são os estados mais populosos do BR? Quais eram os estados mais desenvolvidos economicamente do BR na época? Aonde surgiram os primeiros canais de televisão e de rádio?

Não é difícil...

Estamos na década de 70 até termos uma rede de TV em expansão nacional. Isso só vai acontecer bem depois. E nesse período já temos os times de massa. Você disse que Flamengo e Corinthians se aproveitaram desse momento. Qual momento? Nada. Eu conheço bem a história do meu Clube e sei como ele adquiriu popularidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, João Gilberto disse:

Não é segundo, desde o início eu digo: é o PRIMEIRO time dos caras. Segundo é o time local.

Não. É primeiro e às vezes não há segundo time local. O que ocorre é que você torce pro time local e torce pro Flamengo. Essa é outra parte. E tem a parte que você cita que o segundo time é o local, mas eu vejo isso como a porcentagem mínima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Henrique M. disse:

Que isso, gente, Flamengo é Flamengo, tudo que o Flamengo é, emana da aura poderosa do manto sagrado do rubro-negro carioca e da sua lendária e magnética atração natural. Rádio, TV e outros meios da mídia são apenas consequência da poderosa imagem rubro-negra que foi aproveitada e usurpada pela mídia vigente para alienar a população, além de encher os cofres dessas instituições.

Para o momento atual isso é verdade. Mas para o que você pretende dizer é falta de conhecimento. Naqueles períodos 70 e 80 e até 90, quando o Flamengo já tinha a sua torcida consolidada, a mídia não enchia os cofres com futebol. A globo nem teve interesse na década de 80 assim. Veja o que Eurico disse sobre a primeira briga com a Globo. Quem transmitia os campeonatos locais (Rio)era a Manchete. No Brasileiro a gente não teve culpa se naquela década ganhamos mais do que os outros. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Kernex disse:

Citaram aí a Copa dos Campeões. Em 2002, quando o Paysandu foi campeão, um feito histórico pra um time daqui ganhar um campeonato desses, se não me falha a memória, só passaram 4 jogos do Paysandu na TV aberta aqui, justamente contra os 4 grandes cariocas fora de casa.

Claro. Até hoje é assim, Globo só transmite jogo dos cariocas. Nunca neguei isso. Você viu o caso que citei do Náutico. Se houvesse essa influência, com certeza todos estavam torcendo pelo COR.

16 horas atrás, Kernex disse:

@Zicogalinho, amigo, desculpa se vc já postou isso e eu deixei passar, mas na sua opinião, por qual motivo brotaram tantos torcedores de times cariocas e paulistas nas outras regiões do Brasil?

São alguns fatores, na minha opinião. O primeiro é o que defendo o tempo inteiro é o fator evidência. Quando o time está em evidência o cara se sente à vontade para torcer para tal time. A prova disse, como experiência, foi a quantidade  de torcedores que apareceram com a camisa do Palmeiras depois do bi de 93-94 (antes Palmeiras não ganhava porra nenhuma e você não via ninguém com a camisa do time). A prova maior foi uma matéria exibida pela própria Globo de um grupo de torcedores fãs do SP naquele periodo da era Muricy. O próprio pessoal aqui comentou como pessoas estão passando a torcer pelo Barcelona.

Outro fator é que somente esses times chegavam nas finais de Brasileiros. Então quem não tinha time para torcer acabava optando pelos times do Eixo. E não existia a quantidade de campeonatos brasileiros como hoje B, C,D para você incentivar o time local. Era série A e um tal de acesso ou coisa parecida. As finais mostram isso:

80 - Um time carioca na final 81 um time Paulista 82 - Um time carioca na final 83 - Um time do Rio e SP 84 - Dois times do RJ 85 - Um time do RJ e outro do Paraná 86 - Dois times de SP- 87 - Um time do rio e outro de RS 88 - BA e RS - 89 - RJ e SP - 90 dois de SP 91 - Dois de SP, 92 - Dois do RJ 93 - SP - 94 SP 95 - RJ e SP 96 - SP e RS 97- RJ e SP, 98 - SP - 99 -SP e por aí vai.

Somente em 89 com a copa do Brasil, os times locais ganharm alguma visibilidade.

Outro fator, por mais estranho que pareça, principalemente nordeste, é o fator cor da camisa. Eu já vi muito torcedor dizer que torce para Campinense, Flamengo, Sport, CAP, Vitória. E outros dizerem que torcem para Treze, Cor, Botafogo, CAM. Quando um desses times jogam você passa a ser torcedor desses times.

Outro fator é o fator cultural - Alguns caras saíram do Nordeste e foram morar em grandes centros e voltaram torcendo para os times do eixo. Experiência própria: Tinha um amigo que saiu do NE e foi para SP e voltou torcedor do COR. Eu não sei que porra fizeram com a cabeça dele ou o que deram para beber. Só sei que ele dizia é Coringa Mano e pronto.

Se o fator influência da TV fosse esse os caras só torceriam para os times do RJ, mas já vi gente dizendo que torce para o Leicester. TV só irradia a evidência do time.

Essa é minha opinião amigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Aqui no Nordeste é meio a meio, tem gente que torce pra Flamengo/ Corinthians/ Vasco/ São Paulo/ Palmeiras igual torce pro time do estado, mas tem gente que torce mais pros times citados do que pro local, alguns preferindo torcer apenas por eles e largando mão dos locais, e raríssimos torcem APENAS para o local. Enfim, chuto que a esmagadora maioria prefere os grandes do Rio-SP que o local, mesmo tendo exceção, e mesmo os times locais tendo tradição dentro do estado (todo mundo que gosta de futebol gosta de CSA ou CRB, nasce já dentro da rivalidade desde que se entende por gente, mesmo não sendo conhecidos no resto do Brasil). 

Reitero o que eu disse aqui em outro tópico: aqui em Maceió não conheço e nunca vi falar de NENHUM torcedor de outro time sem ser esses que citei acima. Minto, já ouvi falar de um ou outro botafoguense/ santista, e só. Times gauchos e mineiros inexistem aqui.

Maceió eu conheço porque passei um ano lá. Lá não tem essa de COR, Vas, SP. A maioria é esmagadora torcedora do Flamengo. Lá tem Bar do Flamengo, Cabeleleiro do Flamengo (é o nome dos estabelecimentos mesmo!). Restaurante Rubro-Negro e por aí vai. Maceió coloca mais pessoas flamenguistas no estádio que JP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • FelipeRodr
      Por FelipeRodr
      Olá, estou editando as regras do Brasil, para fazer novas divisões do br, no entanto, me deparei com uma questão
      Se eu editar as regras do zero, perco todos os formatos de competições do pais, tendo q recria-los, (leva tempo mas da pra fazer) ...porem n consigo colocar o formato do paulistão que consiste em 4 grupos de 4, sendo q os do msm grupo n se enfrentam, apenas se passarem para as quartas. e se eu copiar as regras atuais, n consigo editar os estaduais e as series A,B e C...impossibilitando meu interesse de alterar qualquer coisas nestas ligas, incluindo premiações.
      Gostaria de saber se alguem ja dominou pelo menos um pouco o editor avançado pra poder fazer as regras reais dos estaduais do zero?
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico único dedicado aos campeonatos estaduais do Nordeste para esse ano de 2022.
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Tópico destinado aos jogos e acontecimentos na competição.
       
      Regulamento:

      Transmissão:


       
      Duração (previsão): 25 de janeiro a 3 de abril. 
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico destinado aos jogos e acontecimentos na competição.
       
      REGULAMENTO:
       
      PARTICIPANTES:
      TIMES P J V E D GP GC SG % 1 América-MG   0 0 0 0 0 0 0 0 - 2 Athletic Club   0 0 0 0 0 0 0 0 - 3 Atlético-MG   0 0 0 0 0 0 0 0 - 4 Caldense   0 0 0 0 0 0 0 0 - 5 Cruzeiro   0 0 0 0 0 0 0 0 - 6 Democrata-GV   0 0 0 0 0 0 0 0 - 7 Patrocinense   0 0 0 0 0 0 0 0 - 8 Pouso Alegre   0 0 0 0 0 0 0 0 - 9 Tombense   0 0 0 0 0 0 0 0 - 10 URT   0 0 0 0 0 0 0 0 - 11 Uberlândia   0 0 0 0 0 0 0 0 - 12 Villa Nova - MG   0 0 0 0 0 0 0 0 - ---

    • Leho.
      Por Leho.
      Tópico destinado aos jogos e acontecimentos na competição.
       
      📆 de 23 de Janeiro a 3 de Abril
      📜 Regulamento:
       
      🔰 Clubes Participantes e Grupos definidos:

       
      📺 Transmissão:
×
×
  • Criar Novo...