Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Banner do Fórum


Visitante F.Vasco

Posts Recomendados

Obs.: Não tem nada a ver com o jogo, só não sei em que parte do fórum postar...

Sem querer ser chato, mas sendo...

Reparem no banner:

banner.png

O pronome "se" foi colocado erroneamente.

A norme culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos.

Seria caso de ênclise, empregada depois do verbo.

Corretamente seria:

"Torne-se um campeão".

Se for desnecessário, peço que apaguem. Só mencionei por ser um banner.

Link para o comentário
  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta
Obs.: Não tem nada a ver com o jogo, só não sei em que parte do fórum postar...

Sem querer ser chato, mas sendo...

Reparem no banner:

banner.png

O pronome "se" foi colocado erroneamente.

A norme culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos.

Seria caso de ênclise, empregada depois do verbo.

Corretamente seria:

"Torne-se um campeão".

Se for desnecessário, peço que apaguem. Só mencionei por ser um banner.

Entendo.

Link para o comentário

1) Vc está certo;

2) MAS em linguagem coloquial, o q é o caso, a forma é aceita;

3) Baita tempestade em copo d'água

4) Se a norma culta fosse exigida nesse fórum, sobrariam, no máximo, uns 32 membros

:heh:

Link para o comentário
1) Vc está certo;

2) MAS em linguagem coloquial, o q é o caso, a forma é aceita;

3) Baita tempestade em copo d'água

4) Se a norma culta fosse exigida nesse fórum, sobrariam, no máximo, uns 32 membros

:heh:

o grande problema é que as vezes o membro novo chega no forum, ve isso, fica tao assustado, que nao volta nunca mais :bleh:

Link para o comentário

@mm:

Nem em linguagem coloquial tá certo. :P

E não é desnecessário, é um dos erros mais comuns (e graves) cometidos no cotidiano. Além disso modificar o banner é rápido, com certeza salvaram o *.psd dele.

@Spada:

Você separou em duas orações, então continua tendo que ser "torne-se".

Link para o comentário
Entendo.

Vc destacou a frase começando com "SE" ali no próprio texto do cara, mas entenda que o SE dele é diferente do SE do banner. Na frase dele, está indicando uma condição, e não o "tal" pronome oblíquo átono.

Já que vc não pode colocar "For-se desnecessário..." :thumbsup:

1) Vc está certo;

2) MAS em linguagem coloquial, o q é o caso, a forma é aceita;

3) Baita tempestade em copo d'água

4) Se a norma culta fosse exigida nesse fórum, sobrariam, no máximo, uns 32 membros

:heh:

Pra mim nunca é demais escrever uma coisa da forma correta, nesses casos de banners e divulgações, e como o Prozac falou, não custa nada. :)

Link para o comentário

Também tinha reparado nisso. E confesso que também me incomodou, um pouco.

Mesmo porque, da forma que está escrito, perde até mesmo a característica de imperativo que a frase deveria ter. Ela perde a força e quase perde o sentido.

Link para o comentário

Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner?

Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise.

Link para o comentário
Vc destacou a frase começando com "SE" ali no próprio texto do cara, mas entenda que o SE dele é diferente do SE do banner. Na frase dele, está indicando uma condição, e não o "tal" pronome oblíquo átono.

Já que vc não pode colocar "For-se desnecessário..." :thumbsup:

Pra mim nunca é demais escrever uma coisa da forma correta, nesses casos de banners e divulgações, e como o Prozac falou, não custa nada. :)

Entendo, vai que cai na UFPR, ao menos acerto hoje. hahahaha

Link para o comentário
Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner?

Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise.

legal.. mas não estamos na Rede Bobo!

e mudar o banner não demora mais que 5 minutos!

Link para o comentário

Tem que mudar o Banner Sm

E obrigado ao criador do tópico por alertar, confesso que nem tinha reparado.

Link para o comentário
Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner?

Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise.

Sotero e sua inocência.

Link para o comentário

Cara, eu reparei que tava estranho, mas nem percebi o erro JASEIJASEIIEASEIEISE.

Mas enfim, por ser um Banner, seria legal que estivesse certo, por mais que seja um detalhe bobo, e que não altera o sentido da frase. Pra quem nota essas coisas, faz diferença, pra quem não nota não faz, acho que não custa nada mudar.

Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner?

Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise.

Sei lá, imagina se o título ficasse "A Lua Disse-me", passaria uma imagem formal demais, e até chata, prum "produto" que deve causar descontração no público, quem é que zoa falando na linguagem padrão da língua?

E que eu saiba, o pronome oblíquo átono não pode ficar no final da frase também.

Link para o comentário
Vc destacou a frase começando com "SE" ali no próprio texto do cara, mas entenda que o SE dele é diferente do SE do banner. Na frase dele, está indicando uma condição, e não o "tal" pronome oblíquo átono.

Já que vc não pode colocar "For-se desnecessário..." :thumbsup:

Pra mim nunca é demais escrever uma coisa da forma correta, nesses casos de banners e divulgações, e como o Prozac falou, não custa nada. :)

:thumbsup:

Link para o comentário
@mm:

Nem em linguagem coloquial tá certo. :P

E não é desnecessário, é um dos erros mais comuns (e graves) cometidos no cotidiano. Além disso modificar o banner é rápido, com certeza salvaram o *.psd dele.

Não disse q está certo, eu não sou louco :P

Apenas disse q em linguagem coloquial, popular, é aceito. ;)

Pra mim nunca é demais escrever uma coisa da forma correta, nesses casos de banners e divulgações, e como o Prozac falou, não custa nada. :)

Eu sei, cara.

Eu sei q há um erro e não fui eu q escrevi, apenas acho q não é algo com importância para 2 pgs de um tópico em debates :heh:

Link para o comentário
Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner?

Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise.

Totalmente diferente as situações...

Leia de novo: "A norme culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos."

No caso a oração não está sendo iniciada com o "me", e o verbo "dizer" não aceita próclise nesse caso. O "A lua me disse" tá certo. Taria errado se fosse "Me disse a lua", aí seria "Disse-me a lua".

Link para o comentário

será q ninguém conseguiu entender o significado do banner?

vejo um falando isso outro aquilo, mas tpw...

o q o banner diz é o seguinte "com football manager" representado com imagem, vc se torna um campeão.

Sendo assim, Com FM se torne um campeão.

e tpw se torne, indica possibilidade e o torne-se é promessa, eis a interpretação da frase.

do mais, o banner em breve será trocado msm para outras novidades, então não tem necessidade de fazer a troca imediata.

Link para o comentário
Se a própria Rede Globo colocou o título da novela como 'A Lua me Disse", qual o problema do banner?

Vale lembrar que uma redação tirou 10 no ENEM com um erro de ênclise.

O pronome só não pode vir antes do verbo no início de frases ou orações, portanto "A lua me disse" está certo.

Bjomeliga ;@

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...