Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[SUGESTÃO] Download de jogos de futebol


Visitante _Biofa

Posts Recomendados

Tem q se definir uma forma legal e organizada de fazer, mas a idéia é ótima!

Tenho aqui no meu pc Flamengo 3x0 Liverpool pelo mundial de 81! Narração do Galvão Bueno e tudo...hehehehe :D

Upa ae :bleh: queria ver muito esse jogo

Poderiamos criar um sub-fórum lá na zona geral ou então um tópico em algum lugar lá (gosto mais da primeira opção) o que acham?

Link para o comentário
  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta
Upa ae :bleh: queria ver muito esse jogo

Poderiamos criar um sub-fórum lá na zona geral ou então um tópico em algum lugar lá (gosto mais da primeira opção) o que acham?

Se derem autorização, upo com certeza! :D

Link para o comentário
eu queria ver São paulo e barcelona. meu pai disse que foi um jogão xD

sempre quis ver esse jogo inteiro tb, só vi os melhores momentos =/

Link para o comentário

Foi discutido na Administração, a idéia agradou a todos, porém vai contra as regras do fórum. Postar um jogo de futebol só com autorização dos clubes ou vídeo com mais de 70 anos. Enfim, seria Warez, e como não é permitido não rola.

Link para o comentário

Bom, como o Harter falou é isso mesmo.

Falei com o Fábio sobre apenas os melhores momentos e gols desses jogos, em breve ele responderá aqui nesse tópico exatamente como é pra esse caso, se for possível, poderíamos fazer assim: melhores momentos e gols desses jogos. Acredito que assim seja mais viável, visto que já temos vídeos esportivos aqui no fórum, que tecnicamente, não são autorizados...

Já já ele virá aqui, :)

Link para o comentário
Visitante Fábio Menezes

Acho que seria últil o pessoal ler toda aquela explicação sobre o porquê de não poder o vídeo na íntegra. Vou resgatar a MP e colocar aqui.

Essa discussão é de direitos autorais.

A lei que trata, inicialmente, do assunto é a que eu estudo: Lei nº. 9.615/1998 ou Lei Pelé. Isso para os jogos entre equipes brasileiras ou em que ao menos haja um time brasileiro atuando na partida. Chama-se direito de arena o que está previsto no art. 42 da Lei Pelé. Mas os parágrafos desse artigo, só explicam acerca daquele instituto. Nada trata do que está sendo discutido aqui no tópico. Por isso não coloquei aqui. Mas quem tiver curiosidade, eis o link da legislação mais abaixo.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9615consol.htm

No caso, o que vocês visam é a distribuição dos jogos por meio de cópias achadas na internet. A Lei Pelé não trata da distribuição de obras coletivas. Quem trata desse instituto é a Lei de Direitos Autorais: Lei nº. 9.610/1998.

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Leis/L9610.htm

O que se precisa saber é se a reprodução, que vocês pegam na internet, é autorizada ou não. Não sendo autorizada, o que vai acontecer é o seguinte: o site responderia pela distribuição de obra coletiva não autorizada e os membros do fórum responderiam pela utilização de obra coletiva não autorizada.

Explicando rapidamente, uma partida de futebol transmitida pela Globo entre São Paulo x Botafogo, a Globo ela tem apenas o direito de transmissão e/ou de retransmissão dessa partida e se atendo apenas aos limites contratuais. Quem detém os direitos autorais desse mesmo jogo são os clubes de futebol São Paulo e Botafogo. Sendo assim, a autorização teria de vir de ambos os clubes e, ainda, da Globo, caso o contrato de direitos de televisivos esteja em vigência e preveja exclusividade àquela emissora.

Ou seja, colocar partidas na íntegra aqui no fórum, é algo extremamente complexo que envolve uma gama de burocracias. E como eu sei que vocês não iriam querer colocar nada no fórum que contenha pirataria, melhor esquecer isso.

E a distribuição de reprodução de uma partida de futebol sem a autorização dos autores, só deixa de ser pirataria depois de setenta anos, a contar de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de sua divulgação. Isto é, se um jogo foi transmitido em 15 de outubro de 1987, somente em 1º de janeiro de 2068 é que seria possível o fórum fazer isso sem necessitar de autorização.

Pior ainda seria, se as partidas envolverem direito internacional, por haver clubes ou seleções de outras nacionalidades. Eu nem sei qual a legislação aplicável para esses casos. Teria que estudar. Mas o raciocínio é o mesmo. Sem autorização, não tem como estar dentro das leis.

Agora sobre os melhores momentos e gols (flagrantes jornalísticos), deixa eu pegar a lei aqui. Vou dar uma estudada e respondo fundamentando também.

Link para o comentário
Visitante Fábio Menezes

Pelo que eu estou lembrado, a resposta para a pergunta de Neto acerca de poder ou não distribuir os flagrantes jornalísticos aqui no fórum, a resposta está na Lei Pelé mesmo:

Art. 42. Às entidades de prática desportiva pertence o direito de negociar, autorizar e proibir a fixação, a transmissão ou retransmissão de imagem de espetáculo ou eventos desportivos de que participem.

§ 2o O disposto neste artigo não se aplica a flagrantes de espetáculo ou evento desportivo para fins, exclusivamente, jornalísticos ou educativos, cuja duração, no conjunto, não exceda de três por cento do total do tempo previsto para o espetáculo.

Ou seja, se o § 2º do art. 42 da Lei nº. 9.615/1998, que trata do direito de arena, diz que é possível se pegar 3 minutos de uma partida e fazer uma reportagem sem que nada seja devido aos clubes e, conseqüentemente, aos atletas participantes de um espetáculo, então o mesmo deve servir para o Fórum Manager. Distribuir cópias dos melhores momentos de uma partida, não tem problema algum. Mas na íntegra, tem sim.

Abraços!

Link para o comentário
  • Diretor Geral

O difícil é encontrar os melhores momentos. O pessoal geralmente possui o jogo na íntegra, e não melhores momentos/gols. Só se editassem o vídeo como um todo, daí! :)

Link para o comentário
Visitante Fábio Menezes
O difícil é encontrar os melhores momentos. O pessoal geralmente possui o jogo na íntegra, e não melhores momentos/gols. Só se editassem o vídeo como um todo, daí! :)

Opa, aí já vai ser outra figura. Edição de jogo na íntegra não autorizada. Dá uma olhada no art. 29, inciso II que eu citei na página anterior, Leozito.

Abraços!

Link para o comentário

Eu tenho o jogo da final de 94, só que em fita cassete..ahsushasuahs

na época eu tinha 1 ano, ai eu revi a fita há alguns anos atrás e me deu uma raiva do gol que o Romário perdeu na prorrogação...ahuahuahuas

a idéia é muito boa mesmo...

Link para o comentário
  • Diretor Geral
Opa, aí já vai ser outra figura. Edição de jogo na íntegra não autorizada. Dá uma olhada no art. 29, inciso II que eu citei na página anterior, Leozito.

Abraços!

Fudeu mais ainda então! Ahahaha!

Link para o comentário

E ae pessoal, entenderam a situação para o fórum?

- Jogo na íntegra não pode, principalmente que ficasse algo muito "famoso" (se o acervo for enorme), facilmente poderíamos ser descobertos.

- melhores momentos e gols apenas, pode. Mas é como o Léo falou, é mais difícil de ser encontrado...

Valeria a pena utilizar apenas a segunda opção? Se não vale, infelizmente não poderemos implantar nada.

Link para o comentário
Visitante Fábio Menezes
Se alguém quiser baixar Santa Cruz x Coritiba (a batalha do Arruda hahaha):

http://www.coritibafc.com

Baixei ontem via torrent, demorou umas 4 hora só! :D

---

Edit:

Agora que vi o post do Neto ali em cima... Se tiver algum problema fiquem a vontade para editar o meu post.

Mas nesse caso é o que pode blk. Quem tem o direito de autorizar a distribuição desse jogo é o Coritiba ou o Santa Cruz. Se o Coritiba autorizou baixar no próprio site, então não tem nada de errado.

Abraços!

Link para o comentário

Só uma dúvida, se existem tantas leis para exibição de vídeos...como sites como youtube, google vídeos, entre outros ficam na web?

Queria mesmo era ver os dois jogos de Bahia x Inter, na final de 88. :D

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...