Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

• Diretor Geral
Postado
Por que o lateral é peça crucial do futebol na atualidade
Posição tem nova mudança e Mundial de Clubes foi o palco da metamorfose

por Guilherme Ramos, para a Trivela
◆ 15/10/2025

laterais.thumb.png.2cc2b9e9bf959defd85b402f2ab927da.png

A evolução do futebol teve diferentes fases: ora mudou com o crescimento dos meias avançados, depois se resinificou com o desenvolvimento dos goleiros. Estamos vivendo outra onda cultural no esporte — e agora, a vez é dos laterais.

Antes, eram negligenciados — o ponta que não vingaria tanto no ataque vira lateral, como foi o caso de Cafu, assim como o zagueiro que sobe um pouco melhor, como acontece com Koundé ou Ronald Araújo. Agora, os melhores pensadores, defensores e criadores estão na posição, mas por quê?

A posição, inclusive, tem sido tema de longo debate na seleção brasileira. Tite tinha ideias claras do que seus laterais tinham que fazer taticamente, e Carlo Ancelotti, que completou apenas seu sexto jogo à frente do Brasil contra o Japão, já usou cinco combinações diferentes de laterais até o momento.

A breve história do lateral no futebol

De forma literal, na história tática do futebol, os laterais são, na verdade, zagueiros. No início do esporte, ainda na segunda metade dos anos 1800, Os full-backs, a tradução para “laterais”, do inglês, eram os últimos jogadores da defesa e atuavam centralizados. Eram os defensores do 2-3-5, a pirâmide, bastante voltada ao ataque, que era a base das formações no início do futebol.

Na pirâmide, os três à frente deles eram os half-backs. O termo acabou se perdeu ao longo dos anos e não conta com tradução literal, mas no contexto atual, poderiam ser considerados meio-campistas. No entanto, foram eles que recuaram e se tornaram zagueiros ao com o passar dos anos, e esse movimento fez os full-backs abriram para os lados do campo.

lahmpep.thumb.png.5fa203ce5814e94e9c3ddd69e7216a86.png
Guardiola e Lahm, dupla que ajudou a moldar o lateral moderno (Foto: Imago)

“Mais de um século depois, a posição evoluiu.”

Deixou de ser o defensor do lado do campo e passou a atacar — característica popularizada pelos laterais brasileiros, principalmente no sucesso durante as Copas do Mundo das décadas de 1970 e 1980.Nomes como Carlos Alberto Torres, Júnior e Cafu se tornaram referência na posição. Mas a era dos laterais velocistas e cruzadores, que dominou até os anos 2010, foi chegando ao fim, principalmente sob o comando de Pep Guardiola.

Foi no Bayern de Munique que Guardiola foi mais radical: jogou sem zagueiros, usando laterais de diferentes formas — como os últimos defensores do time, como alas e, principalmente, no meio-campo.

Foi assim que Philipp Lahm e Joshua Kimmich viraram volantes, e uma sequência interminável de laterais invertidos (aqueles que saem suas posições do lado do campo e atuam no meio) ganhou força. Hoje, quase todo time do alto nível tem um para chamar de seu: Nuno Mendes no PSG, Miles Lewis-Skelly no Arsenal, Reece James no Chelsea, e por aí vai.

O que o lateral moderno precisa fazer?

Para além dos exemplos de laterais invertidos, há um deles que foi além: Marc Cucurella. Com Enzo Maresca, técnico do Chelsea, o espanhol é o estereótipo do “todo-campista”– que geralmente faz alusão àquele volante com diversos dotes técnicos, táticos e físicos.

Cucurella é um coringa: às vezes, atua bem aberto, próximo à linha lateral, e mais avançado, como um ponta, mas que volta para marcar como lateral, na linha de quatro defensores. Outras vezes, é o clássico lateral invertido, que começa aberto, mas forma uma dupla de volantes. Há também os momentos em que atua como terceiro zagueiro na saída de três, ou mesmo como um meia, nos meio-espaços, na linha à frente dos volantes.

cucurella.thumb.png.04e6acb85ae18728bae36795aa4742df.png
Marc Cucurella em jogo do Chelsea (Foto: Imago)

Essa variação foi vista, inclusive, no Mundial de Clubes, um torneio que mostrou as novas ideias dos treinadores do mundo todo sobre a posição. Cucurella atuou de diferentes formas em jogos decisivos contra LA FC, Palmeiras, Fluminense e PSG, por exemplo. Na Juventus, Pierre Kalulu e Lloyd, híbridos de zagueiros com laterais, se tornaram jogadores com liberdade ímpar a partir de uma linha de três.

A novidade mais curiosa, no entanto, vem justamente de Guardiola. O comandante do Manchester City variou seus laterais na competição, ora por dentro, formando um 2-3-5, ora por fora, em um 3-1-3-3. E laterais dando amplitude e ultrapassando não têm sido vistos com Guardiola de forma recorrente há muito tempo.

Os meias que viram laterais

Se antes a troca para a posição era mais literal — o ponta que recua ou o zagueiro que abre mais — agora o cenário é outro. Com mais exigências com bola, necessidade de sair da pressão, progredir pelo meio e criar, são os jogadores do meio-campo que têm virado laterais.

No Manchester City é onde encontramos outros exemplos disso: Rico Lewis, meia na base, subiu como lateral, enquanto Matheus Nunes, um meio-campista explosivo, box-to-box, cresceu e vive seu auge desde que chegou ao Etihad agora que se tornou lateral-direito. Mais atrás, há quase 10 anos, Fabian Delph, volante, também chegou a ser lateral no time de Guardiola.

No Liverpool, até mesmo Szoboszlai, que surgiu como um meia-atacante dinâmico e técnico, tem jogado de lateral ocasionalmente. No Real Madrid, Valverde, um todo-campista que já jogou como segundo volante, meia e ponta-direita, também tem sido colocado nessa função — e não tem gostado.

O Chelsea já colocou Caicedo, um volante com rara combinação de técnica, agilidade e explosão física, para ser lateral-direito. Em outro tipo de troca, João Cancelo mudou de lado no City justamente para ser um lateral destro e habilidoso no meio-campo quando invertia.

Da defesa como zagueiro a criação à lá camisa 10

O Brasil de Ancelotti ilustra bem duas funções clássicas dos laterais que, geralmente, são vistas no mesmo time de forma compensatória:

• Na Seleção, o lateral-esquerdo tem sido aquele que, na primeira fase de construção, fica com os zagueiros em uma linha de três, enquanto o lateral-direito é o responsável pelo corredor naquele lado;
  • Isso ocorre por diferentes motivos: criar superioridade numérica na construção (geralmente em 3-2, com os volantes à frente), dar o lado esquerdo do campo a um ponta mais habilidoso e veloz, e permitir que o meio-espaço direito seja reservado ao ponta criativo.

Filipe Luís, atualmente técnico do Flamengo, era exemplo disso: no Rubro-Negro com Paulo Sousa, jogou como zagueiro em uma linha de três, mas que defendia com uma linha de quatro — e, nesse momento, voltava a “ser lateral”, defendendo no lado esquerdo.

Ainda no Brasil, os exemplos mais claros também fazem parte da seleção brasileira. Paulo Henrique, do Vasco, fez sucesso com Fernando Diniz como um jogador com liberdade para sair da lateral e se aproximar do meio. Com Ancelotti, fez gol atacando a profundidade a partir do meio-espaço, como um meio-campista box-to-box.

Vitinho, do Botafogo, é mais tradicional: apoia pelo lado com ultrapassagens, mas também tem condições de atuar mais recuado para ajudar nas primeiras fases de construção — como todo lateral de alto nível precisa saber fazer.

Há também o lateral que praticamente vira meia. No Liverpool, Alexander-Arnold fazia esse papel: caía por dentro na linha de meio-campistas na construção e tinha grande parte das suas ações no meio-espaço direito, região geralmente ocupada pelos meias mais cerebrais. E quem o substitui após sua ida ao Real Madrid é Frimpong, um ala clássico: praticamente um ponta, driblador, que busca a profundidade e chega a entrar na área para criar, mas quase sempre partindo do lado.

“O lateral moderno é isso: sinônimo de polivalência.”

Cada time precisa de um estilo e cada treinador tem sua preferência de quais características valoriza nos seus jogadores de lado — se quer um incansável explosivo para subir e descer pelo lado, um criador para atuar como meia, um “xerife” para ser crucial na contrapressão, um controlador para ajudar na construção… ou qualquer outra das diversas funções que o jogador mais importante do futebol precisa atualmente.

Fonte: @Trivela

---

E aí... cêis gostam de ver um monte de zagueiro abrindo pra jogar de lateral, ao melhor estilo Gvardiol?

Hahahaha, confesso que não.

Postado

O inventor da posição "lateral" foi um cara chamado Roberto Carlos. O resto é tentativa frustrada de cópia.

• Diretor Geral
Postado
3 horas atrás, ZMB disse:

O inventor da posição "lateral" foi um cara chamado Roberto Carlos. O resto é tentativa frustrada de cópia.

Disserte mais pra nós.

Postado
2 horas atrás, Leho. disse:

Disserte mais pra nós.

Físico e técnica ímpar.

Extremamente vencedor.

Era construtor de jogadas/ofensivo, quebrando com o paradigma da maioria dos laterais que eram mais defensivos.

Regularidade, uma vez que teve uns dez anos, por baixo, em alto nível - isso na época em que a maioria dos jogadores não eram atletas, propriamente.

Porrada na bola parada (meteu gol olímpico pelos gambás, sem contar aquele gol de falta contra a França que é antológico).

Robertinho era fenômeno demais.

• Diretor Geral
Postado
1 hora atrás, ZMB disse:

[...] Era construtor de jogadas/ofensivo, quebrando com o paradigma da maioria dos laterais que eram mais defensivos.

Ele era construtor? Não lembro do RC caindo por dentro pra construir tanto, minhas lembranças dele são mais no corredor mesmo, indo à linha de fundo e tudo mais. Monstruoso aliás, concordo com todos os adjetivos do teu post.

Mas ainda assim, acho que o RC apesar de tudo não foi um lateral tão disruptivo na questão de extrapolar suas funções. E acho que não é nem por falta de cacoete dele, mas sim do seu contexto de época.

• Vice-Presidente
Postado
Em 02/01/2026 em 10:46, ZMB disse:

Carlos Alberto Torres manda abraços.

• Diretor Geral
Postado
3 horas atrás, Henrique M. disse:

Pois é, hahahahaha... eu nem queria entrar no rolê histórico, mas tem isso aí também.

Postado
Em 04/01/2026 em 17:10, Henrique M. disse:

Só um jogou bola:

R10 no Flamengo, Imperador no Corinthians… Veja reforços que chegaram ...

Postado

Tá aí algo que eu não consigo muito me decidir. Sempre que penso na minha preferência por um lateral, eu considero que velocidade, força e pulmão pra atacar toda hora são o mais importante porque eu gosto mais que o time tenha jogadores de lado velozes, mas aí eu também olho pra um perfil tipo o Kimmich quando joga ali, o Arnold, Cancelo, que são caras que o ponto forte é a técnica, e eu acho muito brabo também ver a qualidade deles nos passes. O Arnold por exemplo, me irritava muito o quanto ele era bom no Liverpool, quando não metia logo um cruzamento direto, o moleque vinha pro meio, puxava pra canhota e ainda acertava um lançamento absurdo brincando, pro Mané ou pro Firmino. Sorte que tá flopando no Real por causa das lesões kkkkk

Agora esse perfil do Guardiola nos últimos anos com zagueiros eu não sou muito fã não. E o louco é que só assim foi que ele finalmente ganhou a Champions em 2023, com Aké e Stones nas laterais. Mas a do ano anterior a esse eu achava mais legal, com Walker e Cancelo por dentro ajudando na construção, a superioridade numérica no meio daquele time era muito grande.

Mas todos devem anotar, porque a verdadeira revolução na lateral, a mudança que será tão absurda que vai superar Cafú, ultrapassando meras 3 finais de Copas seguidas e estabelecendo um novo recorde de 8 finais seguidas jogadas e ganhadas, aquele que chamarão de "o Pelé, só que bom, da lateral direita"; o que fará Leandro Peixe-Frito olhar e falar "fui enfim superado"; o homem que fará Maldini twittar em lágrimas "queria ter jogado como ele joga" são apenas três palavras, oito sílabas, dezoito letras e um sentimento:

Gavi lateral direito

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...