Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Uma história através do tempo


rsm_rlb

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Espero que consiga dar continuidade a história. Boa sorte e bem-vindo de volta. Vamos ver como se sai no time da água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vem com uma complicação para o trabalho logo de cara, vamos ver como lidará com isso na sequência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2024 em 12:04, Henrique M. disse:

Espero que consiga dar continuidade a história. Boa sorte e bem-vindo de volta. Vamos ver como se sai no time da água.

Estou me esforçando muito pra isso. Sei que no passado larguei todas as histórias que tentei, mas dessa vez meu objetivo é ir até o fim. Dito isso, obrigado pela presença. Sou teu fã desde sempre hahaha'

 

Em 22/03/2024 em 13:01, #Vini disse:

Já vem com uma complicação para o trabalho logo de cara, vamos ver como lidará com isso na sequência. 

Um baita de um problema que trará uma grande dor de cabeça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li hoje os capítulos e devo dizer, acho uma ideia muito bacana essa de pegar uma versão antiga do jogo e simular o futuro com ele.

Estarei acompanhando os próximos passos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2024 em 15:04, Johann Duwe disse:

Li hoje os capítulos e devo dizer, acho uma ideia muito bacana essa de pegar uma versão antiga do jogo e simular o futuro com ele.

Estarei acompanhando os próximos passos.

Eu vi isso no youtube. Um cara simulando desde o 2008 e vendo como ficaria o futebol agora em 2024. Então tive a ideia de criar algo em cima disso.

 

w0JG3K2.png

8n2kbaM.png

Após o Empate com o poderoso PSG no Parque Mbappe, o próximo desafio era o Marseilhe. A diferença entre o time deles e o nosso era clara. O adversário era superior e mesmo com o esforço de nosso melhor ponta, não dava para competir com o atual campeão que acabava por nos humilhar dentro de casa. 

Para o jogo seguinte contra o Toulose, mesmo após nosso Camisa 10 perder duas cobranças de Penalti, ele ainda conseguia converter e garantir nossa vitória. Fabian ainda marcaria nos próximos 2 jogos. O empate contra o Troyes nos deixava alerta pois mais uma vez enfrentariamos o Marseilhe pela Taça. Para nossa surpresa, o adversário vinha com um time reserva para este encontro, já que a Ligue 1 era uma prioridade muito maior e nossa dificuldade frente as penalidades novamente se provou um perigo, com 2 penaltis perdidos em uma derrota por 4x2 nas penalidades.

O duelo contra o Stade Rennais nos trouxe alivio, pois era a segunda vitória de Bityéssi e, naquele momento, o alivio para o grupo que dormiria fora da Zona de Rebaixamento. Já contra o Saint-Etienne era um jogo impossível. Era esperado um massacre no duelo contra um dos competidores diretos pela luta do título, então para nós, a derrota por 1x0 soou como uma vitória, assim como o empate por 1x1 contra o Lyon. 

Por fim, apesar do empate contra o Brestois ter sido decepcionante, as vitórias contra Bordeaux e Tours nos deram mais um novo sonho. Estando 9 pontos a frente da Zona de rebaixamento o grupo vê uma pequena luz tabela acima. Faltando 7 jogos, com 21 pontos em disputa, o grupo passa a sonhar com uma chance ínfima de vaga para a Europa Ligue, com uma diferença de 15 pontos. Dificil? Muito. Impossível? Nem tanto. Podemos sonhar com a subida, sem deixar de lutar contra a descida.

GVkibvq.png

 

Nota do Autor: Eu não lembro exatamente que vagas a Taça da França e a Taça da Liga Francesa dão. Com a informação de que as vagas são dadas de acordo com o campeão das taças, podemos dar a sorte de beliscar uma Euro até mesmo na 8ª posição. Tudo depende de nossa sorte quanto aos demais confrontos.

 

LmFipVD.png

 

Dia 03 de Abril de 2083 – Estádio do Evian*

Bityéssi, Senhor. Um momento. Eu sou olheiro do Lyon e gostaria de fazer uma proposta ao senhor. Faltam poucos jogos para o fim da temporada e precisamos de alguém com garra, bravura e determinação para buscar uma vaga na Champions. Estamos a 9 pontos e cada minuto é crucial. Preciso de uma resposta hoje. Aqui e agora. E então, o que me diz? 

 

jyRknUh.png

 

*O nome do Estádio é Estádio do Evian TG FC. Foi construido em 2019 e conta com uma capacidade de 23.241 assentos.

Editado por rsm_rlb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, pelo horário aqui está certo que fiz uma leitura dinâmica mas mesmo assim fiquei sem entender esse save: Ele começa em 2082 e você irá continua-lo a partir dai? É isso? E o que houve com o mundo e o treinador de 2013 a 2082? Fiquei meio perdido nessa história e seus objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Carlos Magno22 disse:

Vamos lá, pelo horário aqui está certo que fiz uma leitura dinâmica mas mesmo assim fiquei sem entender esse save: Ele começa em 2082 e você irá continua-lo a partir dai? É isso? E o que houve com o mundo e o treinador de 2013 a 2082? Fiquei meio perdido nessa história e seus objetivos.

Sim. Estava no tédio e simulei até 2080 para ver o que aconteceria no futebol. Quando chegou nesse periodo, eu pensei que daria para contar uma história nesse "futuro". Então foi o que eu decidi fazer. O treinador "inicial" ficou desempregado e de férias até esse período. Depois o aposentei. Sobre o mundo, eu pretendo trazer em breve e aos poucos. Minha ideia inicial é trazer os eventos como parte da narrativa. Por exemplo, no próximo post, eu finalizo a primeira temporada na liga francesa e pretendo trazer os acontecimentos dela. Claro que se alguém tiver interesse/curiosidade com algum campeonato específico, eu posso fazer uma postagem especial falando sobre ela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, rsm_rlb disse:

Sim. Estava no tédio e simulei até 2080 para ver o que aconteceria no futebol. Quando chegou nesse periodo, eu pensei que daria para contar uma história nesse "futuro". Então foi o que eu decidi fazer. O treinador "inicial" ficou desempregado e de férias até esse período. Depois o aposentei. Sobre o mundo, eu pretendo trazer em breve e aos poucos. Minha ideia inicial é trazer os eventos como parte da narrativa. Por exemplo, no próximo post, eu finalizo a primeira temporada na liga francesa e pretendo trazer os acontecimentos dela. Claro que se alguém tiver interesse/curiosidade com algum campeonato específico, eu posso fazer uma postagem especial falando sobre ela

Ok agora ficou mais claro. Bacana tua ideia. Ideias originais são bacanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

w0JG3K2.png

 

Bityéssi se encontrava diante do espelho, encarando o reflexo que lhe devolvia o olhar. As primeiras rugas ao redor de seus olhos testemunhavam os anos de glória e os inúmeros desafios que enfrentara no mundo do futebol. Ali, naquele momento de introspecção, ele se via não apenas como um ex-jogador, mas como um recém-chegado ao obscuro e intricado mundo dos treinadores. Ele refletia sobre as mudanças que poucas décadas traziam para o cenário. Grandes clubes eram apagados da história enquanto clubes nunca vistos surgiam como leões. Décadas? Não. Apenas um milésimo de segundo era o suficiente para mudar o cenário por completo. A mala preta recebida pela Portuguesa e a tragédia com a Chapecoense eram exemplos de coisas que poderiam mudar o rumo de um clube da noite para o dia. 

As memórias afloravam, cada uma carregada com seu peso próprio. Recordava-se dos gritos das multidões, dos momentos de êxtase quando o gol decisivo era marcado, das vaias quando ele perdia um gol feito ou uma penalidade importante, mas também se recordava dos momentos sombrios nos bastidores, onde os interesses escusos e as manipulações obscureciam o brilho do esporte e a ascensão das mídias digitais e das casas de apostas mudavam a forma como o futebol era consumido, permitindo que manipulações e escândalos se tornassem frequentes. Gigantes caiam e outros menores tomavam o controle. A antiga seleção brasileira por exemplo, considerados por muito como a maior seleção da história, faziam 60 anos desde seu último título enquanto sua Coréia do Sul havia conquistado o primeiro título recentemente, diretamente por seus pés. Se perguntassem 50 anos antes, ninguém imaginaria que o Brasil estaria empatado com a itália em copas do mundo e nem quanto tempo isso levaria para acontecer. 

Bityéssi refletia. Ele mesmo havia testemunhado a ascensão de novos heróis e o declínio dos antigos colossos. A forte equipe da Inter de Milão, por exemplo, por muito tempo era uma potência na Itália, mas agora, acumulando e colecionando rebaixamentos, a Inter, apesar do dinheiro, era praticamente uma sombra do que já havia sido, enquanto o Valencia, clube pelo qual jogara por maior parte da Carreira, havia se tornado uma grande potência na Espanha.  

Ele havia pensado que ao se tornar treinador poderia trazer consigo uma mudança, uma nova abordagem, uma luz que dissiparia as sombras que tantas vezes obscureceram o futebol. No entanto, conforme os dias passavam, ele começava a perceber que o mundo dos treinadores não era tão diferente daquele dos jogadores. Negócios escusos existiam para ambos os lados. Torcedores querendo a sua cabeça existia para ambos os lados. Diretoria corrupta disposta a prejudicar jogadores e técnicos com potencial sempre existiriam. As tentações estavam lá, igualmente presentes. A pressão por resultados, as negociações obscuras nos corredores dos clubes, a constante luta entre a ética e a ambição desmedida. Bityéssi se questionava se havia feito a escolha certa ao trocar a aposentadoria dos gramados pela área técnica. 

Enquanto fitava seu próprio reflexo, ele buscava respostas nas linhas marcadas em seu rosto, nos olhos que já viram tantas batalhas, tantos jogos, tantas decisões, tantas quedas e tantas glórias. Será que havia feito a diferença? Será que seu legado como jogador seria mais do que apenas vitórias e derrotas, fracassos, títulos e medalhas? Como treinador ele chegaria aos pés de seu eu jogador?  

Ele então percebia que o futebol era um reflexo da sociedade em constante evolução. Assim como na vida, nada era permanente no mundo do esporte. As mudanças eram inevitáveis, e cabia a cada indivíduo adaptar-se e encontrar seu lugar nesse novo cenário.  

Com um suspiro, Bityéssi encarou seu reflexo com determinação. Ele estava pronto para enfrentar os desafios que o futuro reservava, consciente de que, mesmo em meio à turbulência, o amor pelo jogo permaneceria inabalável. Ele não precisava se importar com que os outros pensavam dele. Ele precisaria apenas confiar em seus instintos e transmitir seu conhecimento e se naquele lugar não fosse o suficiente, então era hora de dar adeus e rumar ao próximo.  

 

wkJ7nl3.png

 

Os últimos jogos do Evian começaram bem. O 2x1 contra Sochaux-Montbeliard, 1x0 contra o Ajaccio e 1x0 contra o Nantes deram esperanças para o grupo. Esperanças de que tudo poderia ser encaminhada para uma heroica classificação para a Liga da Uefa. O problema se deu no confronto contra o Montpellier aonde o time abriu 3x1 de vantagem e acabaram cedendo o empate aos 84 minutos de jogo terminando em um vergonhoso 3x3. Contra o Valenciennes a situação ainda foi pior, com o time abrindo 2x1, tomando uma virada e precisando garantir o empate no último minuto de jogo. Novamente, um 3x3 vergonhoso. A partida contra o Arles-Avignon foi outro vexame, com o time tomando um 2x1 de virada. O grupo só se reergueu no ultimo jogo contra o Lens, que já não valia mais nada. A superioridade em campo só serviu para um cansadíssimo 2x1 em seu último jogo. 

 

CW81VIA.png

 

Após o final da temporada, com o Evian em dificuldades financeiras e mal conseguindo oferecer um salário de renovação para os contratos dos jogadores, Bityéssi acreditava que era hora de novos ares.  Tanto para ele, quanto para a Inter de Milão. O clube italiano que decidia estender a mão graças ao excelente trabalho do técnico ao salvar o problemático Evian do rebaixamento.  A inter que outrora já fora um clube grande na Itália, hoje vive apenas como uma sombra no meio da tabela. Que ventos nos aguardam na Itália? Será que finalmente brigaremos pelo primeiro título? 

 

 

njGGb2I.png

 

nyLGvkr.png

 

A ligue 1 Francesa é o campeonato com menos surpresas até o momento. Com o poderoso PSG sendo praticamente imparável e levando 49 títulos e tendo praticamente todos os recordes do campeonato, um clube ou outro beliscando uma taça. De seus 49 títulos, 47 foram no período do save com o primeiro sendo na temporada 2012/13. Em todas as vezes que o PSG não levou o título, ele esteve entre as 3 primeiras posições, com a única excessão foi a temporada 2047/48. A taça da França teve menos domínio do PSG que conquistaram 34 títulos, enquanto a taça da liga francesa foram apenas 24 conquistas. Nas três competições, o PSG segue sendo a equipe com o maior número de títulos. O FM2013 não possuia recopas. Por fim, vale mencionar que o PSG conquistou a Champions em duas oportunidades (2049/50 e 2065/66) e um título do Mundial de Clubes (2050)

Spoiler

XrjLWjg.png

 

dI6JLRv.png

 

1n9hJEv.png

 

bnejnoc.png

 

Nota do Autor:

Spoiler

Eu comecei a desenvolver um pequeno plot de antagonismo por parte do Adjunto do Evian, mas infelizmente essa parte foi abandonada por algo maior. Eu não contava com a diretoria me dando um créu e tirando todo o orçamento para contratações e salários. Na pior das hipóteses, eu esperava pode pegar alguns jogadores custo 0 naquela  janela, mas com o rombo financeiro repentino, o maior salário que eu poderia oferecer era 3mil e isso não paga nem uma jovem promessa a custo zero. Então o plot de antagonismo foi engavetado... Por enquanto. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achava que poderia permanecer na França para tentar a sorte em outro médio, mas o projeto de reerguer a Inter é bastante sedutor e ainda se conecta com a carreira prévia como jogador. Estou curioso para ver a sequência. 

No Evian, o extra-campo parece ter afetado a equipe nas rodadas finais e tirou o fôlego na briga pelas competições europeias. Falando nisso, me tira uma dúvida: você só fez a simulação ou pegou uma db mais recente para o jogo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2024 em 10:26, #Vini disse:

Achava que poderia permanecer na França para tentar a sorte em outro médio, mas o projeto de reerguer a Inter é bastante sedutor e ainda se conecta com a carreira prévia como jogador. Estou curioso para ver a sequência. 

No Evian, o extra-campo parece ter afetado a equipe nas rodadas finais e tirou o fôlego na briga pelas competições europeias. Falando nisso, me tira uma dúvida: você só fez a simulação ou pegou uma db mais recente para o jogo?

Não tive propostas da França após o ultimato do Lyon de Agora ou nunca. Preferi encerrar a temporada no Evian e ver como ficaria, mas infelizmente sem dinheiro nem para renovar era inviável continuar. Tirando isso, as propostas eram portugal e Itália, então optei pela Inter. No próximo post vou trazer a situação atual dela e da liga Italiana que tá bem interessante. 

 

Sobre a pergunta, não existe db recente do jogo. Minha ideia inicial era atualizar, mas a preguiça foi muito grande e por conta disso eu decidi simular. Como eu disse no início, alguns jogadores foram criados como Endrick, Vini Jr e Bellingham. Outros eu mudei de clubes, como Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo. Se vier NESSE POST tu vai ver que eu deixei o resultado desses jogadores clicando nos nomes deles. Outra coisa que eu atualizei, foram algumas subidas/decidas, como o Santos na Série B para a primeira temporada (2012)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Evian até que foi bem e termina na 10ª colocação e seria bom continuar. Infelizmente a parte financeira pesou e agora vai para um dos grandes da Itália.

Boa sorte na Inter!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me surpreenderam mais as conquistas desse Stade Brestois. São SAF sera? Incrivel! No mais interessante as conquistas do OM e Lyon! Bons tempos que o dinheiro não mandava tanto no futebol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/04/2024 em 11:47, LC disse:

O Evian até que foi bem e termina na 10ª colocação e seria bom continuar. Infelizmente a parte financeira pesou e agora vai para um dos grandes da Itália.

Boa sorte na Inter!

 

Pois é. Infelizmente o clube está enfrentando um processo de falencia. Não tinha como continuar ali 

 

Em 09/04/2024 em 14:29, Carlos Magno22 disse:

Me surpreenderam mais as conquistas desse Stade Brestois. São SAF sera? Incrivel! No mais interessante as conquistas do OM e Lyon! Bons tempos que o dinheiro não mandava tanto no futebol.

 

Eu confesso que eu não sei nada do campeonato Francês. Mas dando uma pesquisada, parece que o Brestois é o segundo lugar no campeonato Francês

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

w0JG3K2.png

 

eojbOSF.png

BDAad9K.png

A Inter, outrora um time grande da liga italiana atualmente é um time de meio de tabela, arriscando alguns vices eventualmente, mas tendo sua estabilidade entre os lugares 4 a 8. Foram um total de 10 títulos Nacionais no período do Save, sendo o último na temporada 2037/38, dando um total de 45 anos de Jejum. Na taça da Itália, foram 13 títulos, com o último em 2069 (14 anos) e um total de 13 títulos da super taça italiana com a ultima sendo em 2047 (36 anos).

No cenário internacional, a Inter segue desiludida sem levantar nenhum caneco da Champions, seguindo apenas com suas 3 orelhudas, mas tendo chegado a final em duas ocasições: Na temporada 2020/21 foram derrotados por 3x0 para o Grandioso Real Madrid e na temporada 2032/33 sendo humilhados com uma goleada de 5x0 também para o Real Madrid. Na taça Euro por outro lado, foram 3 vitória: 2015, 2029 e 2064 tendo 19 anos sem uma taça. A supertaça só veio em 2015. 

Spoiler

xDq3ktl.png

 

tIhyRvg.png

 

8NFwupv.png

 

Tendo falado de títulos, vamos falar do restante. O clube completa 175 anos de história. O clube continua mandando jogos no GIuzeppe Meaza e tanto os treinamentos quanto as categorias de base são divisões de topo. O clube tem tudo para voltar ao topo da Itália com algumas peças chave para compor o elenco.

 

BwzlVFr.png

 

Spoiler

bzyjqfj.png

 

kBQC2Th.png

 

bwaIOjD.png

GJT1q2P.png

 

ZXCYNcF.png

 

VI72FQG.png

 

O elenco por sua vez parece bom, mas com alguns poréns. O goleito titular, Eugenio Guidotti,  entra em seu último ano de contrato. Por enquanto, ele não tem interesse em renovar por causa do sub-rendimento da equipe. Esperamos mudar isso. O Zagueiro titular, Lorenzo Corcetto está se aposentando. Seu reserva direto, Mario Iriarte está saindo de graça na temporada atual, ao fim do mês vigente  e não seguirá conosco para a temporada 2083/84. Por fim, nosso principal centro-avante, Drissa Bagayoko, está finalizando seu empréstimo e voltará para a frança. Tentarei uma renovação, mas não sei se terei sucesso. 

 

Avaliando as funções a coisa já muda de figura. Consigo ver que o ataque é forte, mas o problema de verdade são as duas pontas e como meu estilo de jogo é algo que utiliza bem essa função, é o primeiro foco a reforçar. Por fim, outra questão a destacar são os laterais. Apesar do grupo contar com 2 grandes laterais que cobrem as duas funções no campo, carecemos de reservas. Luca Riboldi é jovem e tem muito o que crescer em campo e teve sua estreia internacional recentemente, O segundo é Andrea Del Santo que já defendeu a seleção Francesa algumas vezes. O terceiro é um lateral esquerdo boliviano chamado Julio César Berindoague que começou a treinar pelo lado direito por causa do principal motivo: Tendo três jogadores atuantes pela esquerda, o clube conta com uma falta de laterais direitos. Então qualquer lesão ou suspensão e desfalca completamente a linha lateral. Por fim, aonde todos vêem um pária, eu vejo um herói. Afastado do elenco principal por estar insatisfeito com a falta de jogos, o Brasileiro Gomes de 25 anos me parece um ótimo candidato para assumir a ponta direita. Então comecei a colocá-lo para praticar, o que o fez me dar um voto de confiança e pedir para continuar no clube.

Spoiler

RyXZ7Ru.png

 

trZodUh.png

 

LBiUekT.png

 

JlHDnUN.png

 

A série A Italiana se encerrou com mais um título da velha senhora, que detêm o recorde de títulos da Série A com 64 canecos. Os maiores destaques vão para o título solitário do Cagliari na temporada 2024/25  e o Brescia surgindo como uma pequena potencia, levantando 14 canecos, todos durante o período do save.  Outros clubes: A Napoli levantou 2 canecos 2030/31 e 2041/42 (4 total), Lazio continuou com os dois que ela já possuia, Palermo levantou 5 canecos 2049/50, 62/63, 67/68, 76/77 e 81/83, Roma com 5 canecos 2016/17, 19/20, 22/23, 27/28 e 53/54. E a maior decepção: Milan. Os rossoneros tiveram sua última taça na temporada 2010/11, periodo que ainda estava fora do Save. Com apenas 4 taças da itália, o único Orgulho do clube rubro-negro da Itália foi seu sub-20 que conquistaram incríveis 20 troféus.

 

Spoiler

mZU3hQx.png

 

kMmE9ou.png

 

HSsIpGY.png

 

bSrLF7W.png

 

Por fim é isso. Peço desculpas pela demora, mas eu fiquei doente e com isso atrazou meu cronograma de post. Ainda essa semana eu trago contratações com pré-temporada que eu queria já ter trago neste post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • leandropatrola
      Por leandropatrola
      Já vasculhei todos os downloads aqui e li sobre os tópicos a respeito de tradução do FM 13
      até baixei de outras versões mas infelizmente não funcionou, se alguém tiver o arquivo LTC do fm13 em português (pode ser o de portugal mesmo)
      por favor compartilhem aqui pq vascuhei os torrents tbm baixei uns 2 ou 3 arquivos mas nenhum deu certo, e a versão q eu tenho tem só em inglês e russo
      obrigado 
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Introdução
      A Sports Interactive é responsável pelo sucesso da série Championship Manager e Football Manager. Apesar de ter perdido o nome na disputa com a Eidos Interactive, antiga distribuidora da série CM, o legado ficou todo com a desenvolvedora. A parceria com a Sega, nova empresa distribuidora inseriu no mercado uma das franquias de maior sucesso do futebol.
      Desde novembro de 2004 foram 14 edições da série Football Manager e em maior ou menor grau, todas fizeram um relativo sucesso. O jogo coloca você no comando de uma equipe de futebol, tomando todas as decisões relativas de um manager de futebol e esse é o grande mote da série. Com tudo, o jogo evoluiu bastante nos últimos 13 anos e meio e uma das mudanças relevantes, mas sempre relegada ao plano de fundo, foi o aumento da importância da comissão técnica no jogo.
      Tendo isso em vista, seguiremos uma análise de quatro edições do jogo, em períodos de cerca de 4 a 5 anos entre cada lançamento para entender como esse processo ocorreu e como você deve encerar a montagem e utilização do seu staff no FM. Passaremos pelo Football Manager 2005, depois pela Football Manager 2009, chegaremos até o Football Manager 2013 e encerraremos com a edição atual, o Football Manager 2018.
      Football Manager 2005
      Tela do staff
      Na primeira edição da série, a tela de staff era bem simplória e apenas informativa. Ela contava apenas com o cargo de cada um, a equipe pela qual a pessoa era responsável, a nacionalidade, a reputação e as informações salarias e de término contratual.

      Perfil do staff
      A tela do membro da comissão técnica era menos informativa, mas ainda hoje, encontramos boa parte dessas informações no perfil de cada um no jogo. Os atributos em sua maioria ainda são quase os mesmos, mas a forma como interagimos com cada um deles mudou. Antigamente não havia uma preocupação com os atributos mentais de cada membro do staff, a única coisa que importava era ter o atributo de treino necessário com o maior valor possível.

      Mensagem do olheiro e relatório
      Os relatórios dos olheiros também eram bem mais simples, uma simples recomendação por escrito se o jogador era ou não era uma boa contratação para o seu clube.

      Tela de treinos
      A parte de treinos era totalmente diferente e contava com algo bastante próximo do que um grupo de jogadores deseja ver no jogo, a opção do treinador decidir os regimes de treinamento durante a semana, decidindo o que vai ser trabalhado em casa sessão.

      Relatório de treinos
      Além disso, não existia uma tela que você pudesse saber qual a qualidade do seu treino, apenas uma informação de como cada jogador estava evoluindo seus atributos, em que tipo de programa de treinos o jogador se encontrava, a opinião do staff sobre o desempenho do atleta nos treinos e a tradicional opção de retreinar a posição de um jogador

      Leia Mais: A arte do retreinamento
      Relatório da equipe
      Por fim, as informações disponíveis e demonstradas pela comissão técnica sobre seu elenco e jogadores eram bem limitadas, com o jogador tendo que se guiar pelos atributos que achava importante por posição, ao invés de confiar no que seu staff dizia.

      Como puderam perceber, o staff praticamente só existia na primeira versão do jogo, com tudo sendo bastante misterioso e na base de tentativa e erro para achar a melhor forma de entender seu time, treiná-lo e descobrir novos reforços.
      Football Manager 2009
      Antes de mais nada, já peço desculpas pelas imagens em inglês, mas o meu jogo não tem o idioma português disponível.
      Tela do staff
      Era de se esperar que cinco edições depois algumas mudanças ocorressem nessa área. Contudo, a primeira comparação é de que nada mudou, com a tela de staff permanecendo rigorosamente a mesma.

      Perfil do staff
      Já o perfil do staff ganhou novas informações e novos atributos. Surgiram os atributos de treino de ataque, defesa, físico, mental, tático e técnico na parte de treinamento. Na parte mental, tivemos a transferência de alguns atributos de treino como Fisioterapia e Conhecimento Tático. Além disso, surgiram quais tipos de funções o membro pode e tem desejo em exercer em um clube, além do seu conhecimento de certos países no jogo.

      Mensagem do olheiro
      Uma das modificações nos últimos anos foi a inclusão do relatório do olheiro, apesar disso, as informações que apareciam na caixa de mensagens ainda eram bastante poucas. Ao menos havia um breve informativo sobre o jogador que foi observado.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro foi introduzido entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2009 e ajudou bastante os jogadores a entenderem melhor uma contratação. Obviamente que essa mudança foi gradual, com o sistema de estrelas sendo timidamente inserido no Football Manager 2006 e evoluindo até o relatório.
      LEIA MAIS: Planos de A a Z: Mudando o panorama de um jogo
      No relatório temos uma comparação entre o jogador observado e o melhor do elenco na posição e também com relação aos jogadores da divisão em que o time se encontra. Também fala um pouco sobre a personalidade e os pontos forte e fracos do jogador. Além de encerrar com informações sobre a transferências, como interesse do jogador, preço e salários. Tudo isso sendo fechado com a recomendação final do olheiro, que foi resumido na mensagem recebida na caixa de mensagens.

      Tela de treinos
      Os treinos que começaram mais especializados e roteirizados se tornaram uma questão de ajustes de barrinha e nessa época, muitos treinos como o famoso Masca Training movimentaram a comunidade. Como não havia uma ciência por trás disso, os treinos eram questões de tentativa e erro e por isso, aqueles prontos e testados eram coqueluche na época. O problema disso é que meio que automatiza e facilitava o desenvolvimento dos atributos dos jogadores, facilitando a criação de jogadores com atributos bombados. Esse tipo de situação também só nos obrigava a procurar os preparados com os melhores atributos para cada treino e coloca-los no time. Por fim, o relatório de desempenho nos treinos que antes vinha separado, agora se integrou a com a organização dos treinos.

      Tela de preparadores
      Também tivemos a introdução da divisão de treinos por cada membro do staff, com cada um sendo especialista em uma área de acordo com seus atributos. A medição por estrelas da qualidade do treino também foi imposta durante o período e ficou possível mensurar facilmente a qualidade da comissão técnica na hora do treinamento. Outro ponto importante foi a introdução de treinos e preparados diferentes para a equipe principal e para as categorias de base.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe continuou bastante similar durante esse tempo, mas houve a exclusão da informação sobre quem seriam os piores jogadores da equipe, ficando apenas os melhores por setor da equipe principal e as principais promessas.

      Relatório das palestras
      Porém, com o aumento da importância das palestras de jogo, seja na preleção, no intervalo ou após o jogo, surgiu uma nova ferramenta. De forma rudimentar, seu assistente técnico lhe informava como cada jogador reagiu a suas palestras na partida anterior, permitindo que você pudesse entender melhor como motivar cada jogador.

      Recomendação de jogadores por empréstimo
      Por fim, para quem quisesse pedir recomendações de jogadores disponíveis e acessíveis para o time via empréstimo, poderia solicitar rapidamente ao seu assistente para produzir sugestões para as posições indicadas pelo treinador. Infelizmente, dependendo do nível em que sua equipe se encontrava, não era fácil encontrar, mas era uma ferramenta bastante útil para quem jogava em divisões menos badaladas.

      Com o salto de cinco versões, já começamos a perceber uma maior relevância da comissão técnica dentro do processo, como uma maior especialização nos treinos, a adição de funções novas ao assistente técnico, além de maiores informações fornecidas pela equipe de olheiros.
      LEIA MAIS: Sobrevivendo a sua primeira temporada em 12 passos
      Football Manager 2013
      Andamos agora quatro versões para frente, até o lançamento do FM 2013 no final de 2012. Nessa linha temporal que seguimos, estamos cada vez mais próximos do estado atual da franquia.
      Relatório de boas-vindas
      Logo de cara já temos uma novidade, que é um relatório de observação de boas-vindas dos olheiros, indicando jogadores que podem ser boas contratações para o time. Fornecendo imediatamente um ponto de partida para o seu novo trabalho.

      Tela do staff
      A tela de staff também ganhou uma maior divisão, apesar de inicialmente mostrarem as mesmas informações, observamos uma clara divisão por time principal, reservas e categoria de bases, além de vermos que o aumento na proeminência nas responsabilidades do staff.

      Perfil do staff
      O perfil do staff ainda apresenta a mesma estrutura vista lá no FM 2005, mas com mais informações e tirando o histórico de conselhos, pouca coisa mudou desde o FM 2009.

      Mensagem do relatório do olheiro
      A mensagem do relatório de olheiro ganhou mais corpo e passou a contar com a recomendação de capacidade atual e potencial do jogador, além das informações sobre os valores envolvidos em uma eventual transferência.

      Relatório do olheiro
      O relatório de olheiro ficou mais gráfico e recheado de informações que já saltam imediatamente aos olhos. A estrutura vista anteriormente ainda é similar, mas as informações de posição, melhor função (adveio da mudança nas táticas no FM 2012) e também uma comparação com os melhores atletas da posição no elenco passaram a figurar por aqui.

      Tela de treinos
      Os treinos abandonaram as barrinhas e assumiram a forma como conhecemos hoje, tirando mudanças de estilos e uma ou outra pequena modificação, já são mais de cinco anos que a estrutura é a mesma. Ao invés de decidir as intensidades de cada tipo de treino, agora você pode escolher apenas um foco e a sua intensidade. É possível mudar o treino padrão em determinada semana e a intensidade também. Além disso, temos o treino para jogo, que normalmente antecede cada uma das partidas. E você pode optar por dar descanso aos atletas e depois de cada jogo e também aumentar ou diminuir a carga de treino para jogo.

      Tela de treino individual
      As informações de treino passaram a ser divididas entre individual e geral, além da já tradicional tela de preparadores. Na tela individual, você pode definir um foco para o jogador (atributo, nova posição, MPJ e a intensidade), além de acompanhar o desempenho geral do atleta nas sessões de treinamento e a opinião do staff sobre o rendimento do atleta.

      Tela de preparadores
      A tela de preparadores mantém a mesma estrutura do FM 2009, mas ficou mais fácil de ver o nível de cada treinador e modificar as sessões de treino que cada um é responsável. A opção de pedir um relatório sobre atletas disponíveis para empréstimo ainda permaneceu durante essas quatro diferentes versões.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora se tornou muito mais informativo e mais abrangente, avaliando toda a equipe, ao invés de só os destaques. Além disso, o fornecimento de relatórios sobre suas táticas, origem dos gols feitos e sofrido, última partida e outros tipos de estatísticas começaram a surgir com o aumento da importância da análise estatística no futebol mundial.

      Conselhos do staff
      Contudo, as principais mudanças para o aumento da importância do staff começaram a ser implementadas, com a ferramenta de aconselhamento do staff, onde eles começaram a dar pitacos em diversas áreas e passaram a ter um desempenho ativo dentro do jogo. Com isso, os atributos técnicos passaram a ser a única fonte de medição de qualidade de um membro da comissão, com os atributos mentais passando a ter peso importante nessa relação.

      Responsabilidades do staff
      Outra parte importante foi a capacidade de poder dividir as responsabilidades indesejadas com o seu corpo técnico, podendo direcionar atividades que você ainda se acha inexperiente para mexer ou que não se importa tanto ao ponto de microgerenciar tudo.

      Passaram-se nove versões e as versões de 2012 e 2013 começaram a ser um ponto de virada na importância do staff dentro de jogo. Eles passaram a deixar de estar ali por estar e se tornaram parte do seu dia-a-dia como treinador do clube. O que é um ponto positivo, pois essa integração existe e é vital num clube de futebol e com isso, a relevância de passar a investir mais em seu staff aumentou, com mais pessoas dando atenção a outros critérios além das estrelinhas de cada preparador em seus treinos.
      LEIA MAIS: Descobrindo suas fraquezas e construindo um time
      Football Manager 2018
      Chegamos a versão atual e já nota-se o tanto que as funcionalidades e atividades relativas ao staff no jogo se tornaram mais presentes e detalhadas ao longo dos anos e com o Football Manager 2018 não foi diferente, já que na versão anterior inseriram-se novas funções no staff e que foram melhores trabalhadas para a edição atual. Ademais, a presença do Centro Médico e a modificação no funcionamento do sistema de olheiros trouxeram ainda mais impacto à forma com que o treinador se relaciona com seu staff.
      LEIA MAIS: Guia: Movimentos Preferidos do Jogador
      Tela do staff
      A tela de staff mudou de roupagem, sendo dividida nas três categorias vitais para o funcionamento do clube: equipe técnica, de observação de jogadores e departamento médico. Com bastante informações a respeito do preenchimento das vagas, a quantidade de cada tipo de profissionais e uma comparação média da qualidade da comissão técnica com o restante da divisão em que seu clube se encontra.

      Perfil do staff
      A tela do perfil do staff ainda continua estrutura da mesma maneira, apesar de conter mais informações a respeito de cada treinador, contudo, as grandes mudanças ficaram para os atributos. Agora eles são divididos em gestão, treino, olheiros e médico. Assim, cada profissional de determinada área tem seus atributos destacados adequadamente. Também tivemos a inclusão de novos treinos de goleiros, antes eram dois, agora são três. Além disso, cada uma das suas equipes (reservas, juniores, etc) ganhou uma tela própria para que você possa ver quem é o staff em cada uma delas.

      Mensagem do olheiro
      As modificações na forma como os jogadores são observados e a inclusão do analista de dados geraram impactos na forma como você obtém as informações do seu time de olheiros. Anteriormente, os relatórios chegavam nas suas caixas de mensagem, agora, se você delegar a responsabilidade de observação ao olheiro-chefe, apenas quando ele julgar necessário você receberá um relatório. A maioria fica no centro de observação, ou então, na tela de pesquisas ou lista preferencial.

      Relatórios do olheiro e analista de dados
      Os relatórios de olheiros também ficaram mais abrangentes e específicos, com o relatório do olheiro separado do relatório do analista de dados e com a opção de juntar essas duas informações em uma tela só. Obviamente que a gama de informações disponíveis também aumentou, deixando de ser limitado só a um ponto fraco ou forte, listando um perfil mais completo do jogador, para te informar se ele é ou não é uma boa recomendação. Inclusive, para essa versão, foi incluído um sistema de pontuação que vai de 0 a 100 para que você possa ver quão boa aquela contratação pode ser, independentemente da avaliação de CA e PA do atleta.

      Tela de treinos
      A tela de treinos também ganhou mais informações, com a adição de uma tela que reúne as informações generalizadas. A forma como o jogo gere os treinamentos ainda não mudou, apesar de ser uma das sugestões mais frequentes nos fóruns da Sports Interactive. O mesmo segue para as telas de treino individual e de preparadores, com a maioria das modificações sendo apenas para clarificar as informações na tela. Também tivemos a distinção mais adequada dos treinos de cada uma das suas equipes, para que você possa personalizar melhor o treinamento de cada um dos membros do seu staff para tirar o máximo possível em cada nível de futebol.

      Relatório da equipe
      O relatório da equipe agora também contém mais informações, seguindo os rumos tomados nas edições anteriores e incrementando ainda mais a quantidade de informações presentes para o jogador. Até a avaliação do nível do plantel se tornou mais informativa, com diversos comparativos podendo ser feitos, fazendo que você entenda quais são seus melhores e piores jogadores mais rapidamente.

      Conselhos do staff
      Os conselhos do staff também ganharam mais diversidade e o seu controle sobre quando receber essas informações também aumentaram. Temos conselhos táticos, de treino de desenvolvimento de jogadores, de transferências e contratos e da própria comissão técnica. Você pode até decidir quem é o membro mais capacitado para lhe informar nesses diversos tópicos. Além disso, ao acessar a tela do seu elenco, sempre que um conselho estiver disponível, aparece um alerta no canto da tela e ao clicar nele, você pode decidir quais ações tomar, resolvendo rapidamente as pendências do elenco. Vale lembrar que essa funcionalidade está presente em todas as telas que o conselho é válido, não apenas nas telas do elenco.

      Responsabilidades do staff
      Com uma grande quantidade de funcionários, ocorre um aumento de responsabilidades. E a tela de delegação de tarefas aumentou bastante entre a sua implementação e a atual versão. Isso permite uma maior adaptação do treinador ao seu estilo de jogo e pode ajudar até a reduzir o tempo gasto com o gerenciamento desses detalhes no jogo.

      Centro de observação
      A forma como interage-se com os olheiros também mudou, com a equipe de observação tendo orçamento próprio e a possibilidade de comprar pacotes de informações sobre jogadores que envolvem diversos escalões do futebol (normalmente ligados ao alcance atual do clube) e que são divididos entre pacote sênior (para os jogadores já consolidados) e pacote de jovens.

      Centro Médico
      E com as necessidades físicas do futebol moderno aumentando a cada vez mais, foi adicionado o centro médico, uma tela que lhe fornece informações sobre a condição física dos jogadores e como está o desgaste dele. Isso ajuda a prevenir lesões e manter seu elenco bem-conservado para as partidas mais importantes da temporada.

      É notável o aumento exponencial de funcionalidades ligadas ao staff entre o Football Manager 2005 e o Football Manager 2018 e como não podia deixar de ser, a própria importância de ter uma comissão técnica de qualidade e que você possa confiar.
      Conclusão
      Tendo tudo isso em vista, essa é uma parte do jogo em que não se pode negligenciar mais, com eles sendo fundamentais para o desenvolvimento dos seus atletas, para o entendimento do funcionamento da sua equipe e até mesmo para diminuir as chances de erros bobos no planejamento da temporada.
      LEIA MAIS: O Guia do FM 2018: 16 dicas essenciais
      Por isso, não negligencie essa parte do jogo e aproveite que agora o orçamento salarial para o staff é separado do seu orçamento salarial para jogadores, sendo assim, você não precisa deixar de reforçar seu elenco para encorpar seu staff. Com tamanha importância, ter um staff em que você possa confiar pode ser vital nos resultados finais do seu time e influenciar a forma como seu save está indo.
      Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Banner: @_Matheus_
    • GG.
      Por GG.
      O "Princípio 323": como distribuir tarefas por um time
      Por ggpofm

      O Football Manager (FM) é um jogo envolvente. A possibilidade de atuar como um treinador que comanda e/ou influencia várias áreas de um clube é cativante, mas sabemos que muitos dos que estão dando os primeiros passos no FM se sentem um pouco perdidos em vários aspectos do jogo, inclusive naquele momento de colocar o time em campo.
      Para tentar ajudar quem é iniciante no FM, resolvi contribuir com um texto sobre a distribuição de tarefas na formação tática um time. Espero que as ideias que serão apresentadas possam ajudá-lo de alguma forma, mas tenha em mente que elas não são uma receita de bolo e nem a solução para todos os seus problemas. É fundamental a leitura de outros textos que abordam outros aspectos do jogo e também a compreensão de que o jogo simula o futebol e como tal, muitos acontecimentos em campo ocorrem de forma ocasional.
      Desde o FM 2010, a Sports Interactive (SI) introduziu o “Criador de Táticas” com objetivo de facilitar o trabalho de quem vai controlar um time. Com ele é possível organizar de forma intuitiva como um time se estruturará taticamente para as partidas. Mesmo assim, um dos aspectos do “Criador de Táticas” que podem gerar confusão para quem está dando os primeiros passos no mundo do FM é a definição das tarefas dos jogadores.

      As tarefas no FM
      No FM há seis opções de tarefas: defesa, apoio (suporte), ataque, cobertura, bloqueio e automática. Para algumas funções existe apenas uma tarefa, como por exemplo, o Primeiro Volante, que possui somente a tarefa defender. Para outras existem quatro tarefas, como por exemplo a função de Meia Central, com as tarefas de defesa, apoio, ataque e automática. Enfim, para cada posição em campo é possível escolher algumas funções e cada uma delas possui um número de tarefas pré-definidas pelo FM.
      Escolher bem as tarefas de um time permitirá que ele se torne equilibrado em campo, mantendo seus três setores (defesa, meio-campo e ataque) conectados, facilitando que os jogadores desenvolvam o modelo de jogo pretendido.
      Para o que nos interessa precisamos apenas nos concentrar nas tarefas básicas do FM: as tarefas de defesa, apoio e ataque. O motivo para isso é que as tarefas de bloqueio e cobertura são na realidade adaptações da tarefa defender, enquanto a tarefa automática reúne as três tarefas fundamentais (defesa, apoio, ataque) em uma só. Os mais experientes fazem uso da tarefa automática de forma precisa, mas para quem está iniciando eu acredito que é mais educativo controlar as tarefas que cada jogador executa em campo em determinado momento de uma partida, do que deixar que a inteligência artificial do jogo controle isso por conta própria.
       
      O que é o “Princípio 323”
      E como essas três tarefas devem ser distribuídas por um time? Quantas tarefas de defesa um time precisa ter? E quantas de apoio e ataque? Todos os jogadores de defesa devem ter tarefas de defesa e os jogadores de ataque devem ter tarefas de ataque?
      As respostas para essas e outras questões estão no que eu batizei de “Princípio 323”. A primeira vez que eu vi essa ideia apresentada de forma clara foi no “Tactical Theorems and Frameworks 09” (TT&F 09), dos idealizadores do “Criador de Táticas”, Richard Claydon (wwfan) e Gareth Millward (Millie).
      Todo time deve ter jogadores que foquem seu jogo intensivamente na defesa (tarefa defender), jogadores que foquem seu jogo intensivamente no ataque (tarefa atacar) e aqueles que jogam de forma mais equilibrada nas duas tarefas (tarefa apoiar). Para os autores do TT&F 09, para um time alcançar o equilíbrio tático é preciso que entre os 10 jogadores de campo exista o mínimo de três jogadores com tarefa defender, dois jogadores com tarefa apoiar e três jogadores com tarefa atacar.
      Sendo assim, quando se distribui as tarefas seguindo o “Princípio 323” entre os 10 jogadores de campo de um time, oito terão que estar distribuídos como a forma enunciada acima, enquanto a tarefa dos outros dois jogadores que sobraram serão designadas de acordo com a postura que for adotada em um determinado momento da partida.
      A partir desse princípio, os desdobramentos são lógicos. De forma geral, se em algum momento da partida o objetivo é atacar serão necessários mais jogadores com tarefas ofensivas e se em outro pretende-se defender, haverá necessidade de mais jogadores com tarefas defensivas. A conclusão para uma proposta defensiva, uma equilibrada (neutra) e uma ofensiva, a distribuição de tarefas entre os 10 jogadores de campo será a seguinte:
        Postura defensiva: cinco com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura equilibrada: três com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar;
      Postura ofensiva: três com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e cinco com tarefa atacar.
        Observe que em todas as três propostas acima sempre existe o mínimo proposto pelo “Princípio 323”, ou seja, três jogadores com tarefa defender, dois de apoio e três com tarefa atacar.
      Espero que não, mas alguém pode imaginar que as tarefas de defesa devem ser dadas aos defensores, as tarefas de apoio aos meio-campistas e as tarefas de ataque aos atacantes. Nada mais equivocado!
      Para um time alcançar o equilíbrio tático, evitando-se que a defesa, o meio-campo e o ataque fiquem desconectados, é preciso misturar as tarefas pelos três setores de um time para que exista movimento entre eles. Por isso, não basta saber a quantidade de tarefas necessárias em um time. É importantíssimo saber distribuí-las pelos três setores do time.
       
      “O Princípio 323” na prática
      Não tenho a intenção de apresentar imagens de várias formações táticas e sugestões de distribuição de tarefas porque não é meu desejo transformar o “Princípio 323” em algo a ser seguido às cegas e sem nenhuma reflexão por parte de quem irá usá-lo. Se pelo “Princípio 323” tenho um modelo a ser seguido que “exige” o mínimo de três jogadores com tarefa de defesa, três de apoio e três com tarefas de ataque, espero que ao distribuir as tarefas pelos setores de um time, você pare, pense e consiga distribuí-las de forma racional, lembrando-se que durante os 90 minutos de partida existem vários momentos diferentes e que, talvez, em cada um deles seu time precise de uma distribuição de tarefas diferente para conseguir jogar de forma equilibrada.
      Mesmo assim, vou apresentar um exemplo simples com uma formação que já foi muito usada no FM, o 4-4-2 inglês. Como você deve saber, essa formação tática utiliza os três setores em linha (quatro defensores, quatro meio-campistas e dois atacantes).


      Como toda e qualquer formação tática, ela só funcionará bem se conexões foram criadas entre os setores e por isso, o 4-4-2 inglês precisa de defensores que se aproximem do meio-campo ou que o ultrapasse, de meio-campistas que ajudem a defesa, de meio-campistas que ajudem o ataque e atacantes que ajudem o meio-campo.
      Seguindo as diretrizes do “Princípio 323” uma das maneiras possíveis de distribuir as tarefas do 4-4-2 inglês é a seguinte:

      Como é possível ver acima, existem três jogadores com tarefas defensivas (dois zagueiros e um meio-campista central), dois com tarefas de apoio (um meio-campista central e um atacante) e três com tarefas de ataque (um atacante e dois meio-campistas laterais). Também existem os dois laterais para os quais as tarefas não foram definidas.
      Determinadas escolhas parecem óbvias, mas outras nem tanto. O meio-campo é sempre problemático porque ele precisa executar várias atividades simultâneas. Ele é o setor que conecta a defesa e o ataque, mas também precisa proteger a defesa e se aproximar do ataque para não deixá-lo isolado. Por isso é comum que se tenha as três tarefas distribuídas por ele.

      Como é possível ver na imagem, existe um meia-central com tarefa defender que será o jogador mais recuado do meio-campo e que auxiliará na proteção da defesa, dois meio-campistas laterais que procurarão chegar ao ataque e um meia-central com tarefa de apoio que ajudará na ligação defesa e ataque.
      No ataque, há outro jogador com uma tarefa que não parece óbvia, o atacante com tarefa apoiar.

      Ele é responsável por impedir que o ataque se desconecte do restante da equipe, por isso ao receber a tarefa de apoio ele fica mais recuado. É um tarefa parecida com a do meia-central com tarefa defender que é o responsável por impedir que o meio-campo se desconecte da defesa.
      Observe que as ideias apresentadas no “Princípio 323” estão presentes no 4-4-2 inglês apresentado. O mínimo exigido pelo “Princípio” foi respeitado e as tarefas foram distribuídas entre os três setores do time garantindo que eles fiquem conectados e que exista movimento entre os jogadores desses setores.
      Ainda restam dois jogadores que fazem parte de um tipo de reserva: os dois laterais. Eles se adaptam dependendo do que se queira em determinado momento de uma partida.
      Se a ideia é que a defesa fique postada e resista à pressão do adversário, os laterais serão colocados com tarefa defender.


      Se quiser que os laterais vão à frente em busca de criar sobreposições e superioridade numérica no campo ofensivo, eles devem ser colocá-los com tarefa atacar.

      E se o objetivo é que eles subam ao ataque, mas de forma paciente, sem se descuidar da defesa, os laterais devem ter tarefas de apoio.


       
      As variações no “Princípio 323”
      Com esse exemplo do 4-4-2 inglês não quero dizer que outras combinações de tarefas não são possíveis. Isso depende do elenco de que se dispõe e também do modelo de jogo que se pretende jogar.
      Por usar há vários anos o “Princípio 323”, consigo manejá-lo com maior flexibilidade, inclusive “desrespeitando-o” algumas vezes, como por exemplo, ao usar apenas dois jogadores com tarefa de ataque em vez do mínimo de três que o princípio pede.
      Outros autores também sugerem combinações diferentes. Por exemplo, The Hand of God sugere no artigo “The Mentality Ladder: A Practical Framework for Understanding Fluidity and Duty” três jogadores com tarefa defender, dois com tarefa apoiar e três com tarefa atacar. Já o Llama3 em seu artigo “Pairs and Combination: The Complete Guide” sugere como regra que um time tenha três jogadores com tarefa defender, quatro com tarefa apoiar e três com tarefa atacar.
      A minha sugestão para quem está começando é que o ideal é seguir as ideias aqui expostas à risca e só quando a compreensão sobre como funcionam as dezenas de variáveis do FM se tornar maior, que se flexibilize o “Princípio 323”.
      Agora é com você. Boa diversão!
       
      Download da 1ª parte em pdf
      Download da 2ª parte em pdf
×
×
  • Criar Novo...