fm 2023 Por um norte mais forte - Att 20/11/2023 - Para toda ação uma reação!
-
Similar Content
-
By LC
La Castellane - Marseille - França
É um bairro no 15º arrondissement de Marselha , França. Construído como uma propriedade do conselho modernista na década de 1960 para refugiados franceses da Guerra da Argélia de 1954-1962, agora é o lar de cerca de 7.000 residentes, muitos dos quais são cidadãos franceses de segunda geração. O bairro é atormentado pelo desemprego, tráfico de drogas, prostituição e contrabando de armas.É conhecido por ser o bairro onde cresceu o futebolista Zinedine Zidane .
Meu nome é Karin Laporte. Sou francês e argelino. Meu pai era francês e minha mãe argelina. Eu nasci em Marselha, mais precisamente no Distrito de La Castellane. Um dos bairros mais perigosos de Marselha, junto com os bairros: Azul Marinho, Felix Pyat, AirBel, Os Seixos, Mazarques(la Cayolle-la Soude), Belsunce e Noailles.Minha vida era tranquila até o falecimento do meu pai. Depois disso minha mãe teve que trabalhar para nos sustentar e eu tive que largar a escola no período diurno e passar a estudar a noite. Tinha que arrumar trabalho e por este motivo arrumei um emprego num mercadinho local. Infelizmente acabei arrumando amizades não muito boas e meus amigos ficavam desfilando com relógios, tênis e roupas de marcas. Na época eu tinha duas calças jeans, 2 camisas, sendo uma a camisa do Olympique de Marseille.Clube que sou torcedor. Sofria bullying por causa dessa situação até que quebrei o dente de um dos caras que ficavam me zuando. No dia seguinte 3 caras apareceram no mercadinho, me jogaram dentro do carro e me levaram até a Gangue do Castelho( Era num dos blocos do condomínio aonde eu morava).
- Foi esse moleque que quebrou seu dente Jean Pierre?
- Sim irmão!
- Meu irmão me disse que você quebrou o dente dele. É verdade?
- Sim, quebrei! E não me arrependo, pois seu irmão estava zuando com a minha cara porque sou pobre e possuo apenas duas camisas.
- Isso é verdade Jean Pierre?
- Foi uma brincadeira e não foi apenas eu. Todo mundo estava e ele só quebrou o meu dente.
- Você parecia ser o mais forte. Se quebro seu dente os outros arregam e foge.Não sabia que iria correndo chorar no colo do seu irmão.
- Olha aqui...
- Cala boca Jean Pierre! Gostei de você moleque. É marrento e não demonstrou medo na minha frente.Quer ganhar um dinheiro extra?
- Me desculpe, mas não vou vender drogas para você. Minha mãe me mata. E dela, eu morro de medo.
- Kkkkkkkkk! Moleque eu disse que gostei de você? Rapaz você não precisa vender nada pra mim, basta usar um telefone.
- Como assim?
- Explico! Você trabalha no mercadinho aonde a maioria dos policias do bairro param para beber um café. Basta me avisar se um desses 3 aparecerem lá. Se aceitar eu te passo os nomes. Te pago €200 por semana. Vai ganhar mais do que o dono do mercadinho te paga. Aceita?
- Só para avisar se um desses 3 policiais aparecerem lá?
- Exato!
- Aceito!
- Ótimo! Vou te dar esse celular descartável e manda mensagens direto pra mim.Entendeu? Vou te pagar a semana adiantada.
- Sim, entendi!
E foi o que eu fiz quando aqueles 3 policiais apareceram no Mercadinho. Toda a ação tem suas consequências e isso iria me assombrar até o fim dos meus dias.
*** Save de carreira: Ligas Selecionadas.
*** Países principais: Argélia, Marrocos, Egito,Qatar, Arábia Saudita, Portugal e França.
*** Personagem do save: Karin Laporte.
*** Apenas me divertir com o FM 2023.
-
By Marcolation
APRESENTAÇÃO
Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM.
Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
HISTÓRICO DO CLUBE
O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
O CLUBE NO FM
Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
CONFIGURAÇÕES DO SAVE
Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
-
By Carlos Magno22
Apresentação/ Capítulo 1 I >>> Ir para o Índice
Apresentação
Olá managers, quem vos fala aqui, é o @tricolor de coraçao!
Tive problema com minha conta anterior (apaguei a senha e não recordo mais, nem no "esqueci a senha" dá certo)) e irei continuar a saga o qual se chamava "Por terras tropicalientes" no qual estou rodando a América Central e do Norte por essa conta chamada Carlos Magno, que era uma conta desativada, enquanto aguardo o @Bruno, @Henrique M. ou seja lá quem for reconhecer o pagamento que fiz para virar Membro VIP.
Renomeei a saga para "A jornada de Hernan Kingston". É, eu sei, estou meio sem criatividade para o nome e para a arte do banner.
A seguir farei um resumo à vocês da primeira parte e inicio da segunda onde fiz 4 temporadas de uma era ainda muito amadora até então (de São Bartolomeu até Bonaire).
O sistema de potes inicial, e a sua dinâmica:
Bem, o jogo funcionará no formato de potes dinâmicos.
Os potes foram criados baseados no ranking da CONCACAF disponível no FM e serão 5 potes. O primeiro pote terá as 2 melhores ligas. Os outros 4 potes terão 10 equipes cada, totalizando 42 países vinculados a Concacaf.
A ideia inicial era fazer 6 potes de 7 ligas (países) cada, porém desse modo o grupo 3 ia ficar sem nenhum clube que disputa continental, por ser formado apenas por equipes do Caribe. Não tenho certeza mas parece que no Caribe apenas Haiti, Jamaica, Trinidad e Tobago, e Republica Dominicana disputam vagas continentais via um torneio regional.
Desse modo acredito que no pote 5 teremos Belize disputando vaga continental; no pote 4 apenas Nicarágua, e no pote 3 apenas República Dominicana a disputar precisando ainda essa última vencer o torneio do Caribe (que mencionei acima) antes para conseguir a vaga. Acredito ser essa a parte mais difícil do jogo. Logo obrigatoriamente terei de passar por esses 3 países ao menos, ao longo da saga.
O pote 1 foi formado pelos 2 melhores países no ranking da CONCACAF, que atualmente são muito superiores aos demais. O pote 2 foi preenchido pelo 3º ao 12º, e assim sucessivamente.
Ou de outro modo, mais detalhado:
Pote 1: México e Estados Unidos da América Pote 2: Costa Rica , Honduras , Canadá , Guatemala , Jamaica , Trinidad e Tobago Haiti , El Salvador , Panamá , e Ilhas Martinica . Pote 3: Guiana , Porto Rico , Cuba , Suriname , Guiana Francesa , Guadalupe , Antígua e Barbuda , República Dominicana , São Cristóvão e Nevis , e São Vicente e Granadinas Pote 4: Santa Lucia , Curaçao , Granada , Barbados , Aruba , Bermuda , Nicarágua , Bahamas , Bonaire , e Ilhas Cayman . Pote 5: Dominica , Ilhas Virgens Britânicas , Ilhas Virgens Americanas , Ilhas Turcas e Caicos , São Martinho (França) , São Martinho (Países Baixos), Belize , Anguila , Montserrat , e São Bartolomeu . Conforme eu for passando algum país anotarei aqui com um traço sobre ele. Se no momento que estiver lendo já haver algum traçado é sinal de que já passei por ele.
Critérios de transição e objetivo final
Aqui seguirei semelhantemente inspirado no Henrique, porém precisando adaptar a realidade local:
Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, vencendo os torneios nacionais, e participando com Belize ao menos (se realmente não tiver como também participar com os demais) da Concachampions. Objetivo concluído! Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, vencendo os nacionais e passando da fase de grupos da Concachampions com a Nicarágua ao menos (se realmente não tiver também como participar com os demais) até os playoffs. Parcialmente concluído! Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, vencendo os nacionais e conquistar ao menos um torneio do Escudo do Caribe com a República Dominicana, (se realmente não tiver também como participar com os demais), tentando chegar até a Concachampions. Objetivo secundário, passar os playoffs e chegar às oitavas da Concachampions. Em andamento! Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, e conquistar ao menos dois títulos continentais (Concacaf) ou regionais (Caribe) como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CONCACAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental;
Observação: Esses objetivos foram definidos a partir da atual configuração da Concacaf Champions League, Concacaf League e Copa do Caribe. A Copa do Caribe disputada por em 2 grupos de 4 times cada sendo 2 clubes de 4 países no caso Jamaica, República Dominicana, Haiti e Trinidad e Tobago dão uma vaga ao campeão para jogar a Champions; e Liga da Concacaf e a Champions funcionam toda em mata-mata na temporada atual.
Se futuramente o jogo mudar o formato delas e possibilitar a participação de mais equipes fora da América Central, Norte e ampliar a participação caribenha poderemos dificultar esses objetivos e coloca-los mais a ver com o save do Henrique, forçando mais para a disputa continental.
Continuando...
Entre uma transição e outra atualizaremos os potes para ver quais ligas subiram e quais ligas desceram de reputação. A princípio estou pensando em jogar com as 14 última ligas jogáveis e todas demais em visualizar apenas, e a medida que subo pelos potes reorganizo. Será que compensa? Também não tenho muito definido com o atualizarei o save, se por mês, temporada, vai depender como flui a coisa. Talvez eu renomeie o save para Aventuras de Hernan Kingston ou a Jornada de Hernan mas a principio vou deixar assim.
Talvez os 3 primeiros potes não tragam tanta emoção mas vai que nos surpreende? Afinal desconheça a competitividade destas e também é necessário para o treinador ir evoluindo com o tempo.
A cada 5 anos independente do país que estiver será revisto a questão de quais países subiram e desceram no ranking para reorganização atualizadas dos potes
O personagem
Nascido em 2003, em Kingston na Jamaica, o personagem principal aqui será Hernan Kingston, 20 anos, jamaicano-mexicano embora registrado jamaicano, filho de Matilde Herrera, uma professora mexicana aposentada separada e que mora na Ciudad del México, torcedora do América-MEX e de um rico aposentado, ex-rapper jamaicano, chamado Jack Bob Marley Kingston, descendente de um dos fundadores da capital jamaicana de mesmo nome (dai a razão primeira de sua fortuna) torcedor do Portmore United, da Jamaica. Seu coração certamente fica dividido para qual torcer.
O Caribe não é um oásis de qualidade com a "redonda" mas Hernan cresceu assistindo Neymar e outros astros e seu avô contava histórias de um certo Ronaldo Nazário e também de um goleiro chamado Navas, de um outro chamado Chilavert e ele foi gostando disso.
Agora aos 18 anos lá estava ele passando férias, quando batendo uma bolinha aqui acolá e alguns contatos importantes o convidaram para treinar alguma das 5 equipes amadoras locais. Ele não tem qualificação nenhuma, embora tenha tentado ser um jogador semiprofissional na Jamaica.
E é aí que somente pela vontade, sem qualificação alguma começa a nossa história, com Hernan se candidatando a todas as 5 equipes de São Bartolomeu.
Liga de São Bartolomeu, uma liga de 5 clubes amadores criado no início dos anos 2000, a pior da Concacaf, onde as equipes se enfrentam 2 vezes ente si em rápidas apenas 8 rodadas.
____________________/ /__________________________________/ /_____________________//_____________________
Capítulo 1
PARTE 1
Entre amadores e semiprofissionais, o pote 5
Bom pessoal, como eu andei perdendo o acesso da outra conta ( @tricolor de coraçao) e nem faço questão de recuperá-la eu acabei tendo que resumir a primeira parte (passagem por 3 países do Pote 5, a saber São Bartolomeu, Ilhas Turcas & Caicos e Belize). Contudo não é fácil resumir umas 4 temporadas sem perder detalhes e ainda encurtar com qualidade o texto. Portanto essa parte, por ser ainda amadora, como está sendo agora que iniciei o Pote 4 ficará minimizada na seção spoiler.
Assim (conforme spoiler acima) terminamos nossa passagem por 3 clubes entre amadores e semiprofissionais, além de termos verificado poucas alterações entre os países ou mesmo entre os potes
FIM DO POTE 5!
_______/ /____________________________________/ /___________________________/ /_____________________________/ /_____
PARTE 2 -
Abrindo o pote 4
Bem, finalizada a passagem pelo Pote 5 devo dizer que acabamos por conseguir uma vaga não muito agradável, no futebol bonairense, quase que a pior do Pote 4, (em Bonaire tem semiprofissionais e amadores) apenas melhor que Ilhas Cayman (só há amadores ali) mas ainda assim semiprofissional.
A descrição sobre como funcionam todas as ligas e o conhecimento sobre os 10 países desse pote irei deixar também em uma seção spoiler para melhor apresentação visual.
.
FALANDO UM POUCO MAIS SOBRE O FUTEBOL DE BONAIRE
.Quanto ao futebol possui apenas uma divisão, a Bonaire League com 10 equipes sendo 7 semiprofissionais e 3 amadoras. No caso apenas Flamingo, Vitesse e Atlético Terá Korá são amadoras. O maior clube no momento é o Real Rincon, a frente do Vespo e do Flamingo, e demais....
Há apenas 2 estádios no município, no caso o Estádio Di Playa com 3000 lugares com piso sintético, e quase todas equipes jogam, e o Estádio Antonio Trenidad, casa do Real Rincón e do Vespo com gramado natural, com 1500 lugares de capacidade.
Estádio di Playa - 3500 lugares
Estádio Antonio Trenidad - 1500 lugares.
Na primeira fase as equipes se enfrentam todas contra todas apenas em turno, no caso 9 rodadas para cada equipe.
No quadro acima está como foi a última temporada. No caso, o VESPO (clube que assumi agora) foi bem mal terminando na 7ª posição.
As 4 melhores avançam para a semifinal, onde é realizado um novo playoff (quadrangular) também apenas em turno, 3 rodadas por equipe.
Nessa temporada o Real Rincón que já havia feito a melhor campanha da 1a fase voltou a fazer boa campanha e ficar com o título, tornando-se assim o maior campeão nacional da liga com 15 conquistas.
Mas ele vem seguido de perto por 14 conquistas do Juventus, depois temos 11 conquistas do Estrellas, 7 do Vitesse, apenas 2 vezes pelo Vespo, 1 vez pelo SV Uruguay, 1 vez pelo Atlético Terá Korá, 1 vez pelo Flamingo, e 1 vez pelo extinto BES. Arriba Peru e Young Boys por sua vez nunca venceram a liga. Quanto a Copa de Bonaire, foram realizadas apenas 6 edições, no formato mata-mata que teve 3 diferentes bicampeões, no caso Flamingo, Vespo e Real Rincón.
Seria lindo tornarmos o primeiro tricampeão da copa, que tal?
A seguir um gráfico representativo das bandeiras e logomarcas das federações desse Pote 4, e na seção spoiler deixo o comentário sobre os nove demais países restantes e suas respectivas ligas
Falando um pouco sobre o VESPO, de Bonaire
Não consegui vaga num clube que empilha títulos, contudo é copeiro e é o segundo maior clube de lá, SV VESPO. O Vespo com suas 2 taças e 2 ligas em toda história, mesmo assim só fica atrás de Real Rincon na reputação dos maiores clubes e é um dos poucos semiprofissionais. Imagino que há boas chances de título ai. Por enquanto a campanha é boa, embora com poucos jogos e muito amistosos para ocupar o tempo.
A estrutura encontrada na chegada
Enquanto os maiores vencedores são Real Rincón, Vitesse, Juventus e Estrella com cerca de sete a dezesseis ligas cada um desses citados, no momento o Vespo é considerado o segundo maior clube de Bonaire com apenas 2 ligas e 2 copas conquistadas, porém acumula muitos vice-campeonatos e seguidamente tem chegado aos playoffs, mostrando - embora poucas conquistas - ser um clube de força.
Entretanto a última temporada foi muito aquém das expectativas com um vexatório 7º lugar, o qual culminou com o pedido de demissão do treinador interino (agora diretor de futebol jovem) Gijs Rutgers.
Na chegada: Plantel Sênior I Mais 4 sênior I Time B I Finanças iniciais I Projeção financeira I Dinâmica I Hierarquia I Equipe técnica inicial
O grupo inicial e a tática inicial
O grupo inicial de apenas 22 jogadores, era bem enxuto com apenas 16 jogadores no time principal e outros 6 que estavam no time B. Destes 22 apenas 4 tinham mais de 18 anos e eram a nossa espinha dorsal inicial. No caso o nosso vice-capitão e goleiro Alberseeto Cecilia; e o capitão meio campista Alexsander Piard; além do lateral direito Sil Drost e o meio campista Gilbertson Piard. Todos demais jogadores eram muito jovens e de pouca influência no grupo, o que era até bom já que no momento também sou um jovem treinador de apenas 22 anos.
Era preciso reforçar!
Um novo elenco
Com as finanças saudáveis não poupamos esforços em montar uma boa equipe e chegaram nada mais nada menos que 17 reforços nas mais diversas posições.
Dando chance a refugados
Refugiados, você quis dizer? Não, refugados mesmos. Entre alguns que realmente buscamos em outros clubes, houve outros que foram refutados e iremos dar uma chance. Foi assim que já vi outros times darem certo como o Grêmio dos anos 90 que contratou o refugado Jardel, que tornar-se-ia goleador do tricolor gáucho naquela época e que também já vi elencos estrelados fracassarem. Veremos os reforços:
Leroy Van Loy: Deu trabalho trazer esse goleiro vinculado ao Atlético Tera Corá. Embora muitos aqui em Bonaire possuam contratos amadores, o que eles gostam é de receber bem por jogo. Leroy receberá 150 reais por presença e mais 30 reais toda vez que atuando não levar gol. Contudo ele vem para ser opção ao titularíssimo Cecilia. Acho que até que tem alguns atributos interessantes para o nível nacional. As outras opções que já estavam aqui eram os jovens Vincent e Giovanni, mas acho que ainda não estão prontos. Nathan de Kaster: Ja contando com 3 estrangeiros no elenco e podendo contar com mais 3, o curaçaense Nathan vem para ser o dono da lateral direita. Nada de excepcional mas parece ter atributos bem equilibrados, principalmente em termos defensivos que é o que se propõe a tática (atacar mais pela esquerda e defender mais pela direita). O atleta estava na 2ª divisão de Curaçao, mostrando como o futebol de lá é mais forte que aqui. Oussama Shindler: Outra opção vinda do Atlético Tera Corá, é o experiente lateral direito Shindler, que infelizmente parece ser só correria. Briga com Sil Drost e Radtake pela vaga de reserva de Nathan. Ou seja, vem mais para quantificar do que qualificar o plantel. Mark Coster: Também penando na parte física mas compensando um pouco em atributos técnicos e mentais, Coster também deu certo trabalho para vencer a concorrência e tirá-lo do Arriba Peru, e olhe que poderá ser titular aqui na lateral direita ainda. Sugentlly Eesterling: Esse lateral esquerdo ao contrário de Mark peca na parte técnica mas parece compensar em qualidade física e mental. Acho que dará boa briga com Roy Van Esch. Iniciou carreira no Real Rincón, e tem passagem pelo SV Uruguay. A sua polivalência em atuar de zagueiro também foi um dos motivos para contratá-lo. Roy Van Esch: podendo atuar em ambos lados da lateral, Roy Van Esch vem para ser opção a Nathan na direita e quem mais vier atuar pelo lado esquerdo. Talvez até venha a ser titular na esquerda já que tem melhores atributos físicos. Tim Bakkenes: Muita brigamos mas enfim conseguimos por empréstimo a contratação do zagueiro Tim, que é vinculado ao SV Uruguay. Provavelmente um de nossos melhores jogadores. Dennis Radstake: Não sei o que esperar do zagueiro Dennis, mas já que o Atlético dispensou e estava livre vamos dar uma chance a ele. Sonny Timermans: horrivel, mas vamos dar uma chance a esse meio campista de bom mental, razoável fisico e fraca técnica, dispensado pelo Young Boys. Robert Frans: na mesma linha o experientíssimo Frans, 34 anos, que fez uma carreira toda no Real Rincon. Quem sabe ele não venha com "sangue nos olhos" querendo provar que ainda pode entregar algo? Davy Van Dalen: embora um meio campista acomodado e lento, esse reforço vindo do Flamingo destaca-se em desarme, marcação. Tem apenas 18 anos e nosso staff acredita que ele tem bastante potencial. Vamos dar-lhe uma chance. Neils Leytens: esse jovem armador, vindo do SV Uruguay, pela sua posição na tática acho que poderá render bem se a sua determinação realmente ajudá-lo. Floris Reinders: para concorrer pro posição trazemos o jovem Floris, por que se depender da sua velocidade nos lados, aí é que estaremos lascados. Jochem Veldman: por outro lado Jochem parece ser uma melhor opção de armador: determinado, líder, decidido, de bom passe e técnico. Só não espere muita coisa dele sem a bola pelo jeito. Mas vai que ele vira nosso quase em extinção "clássico 10"? Adrian Barzey: aleluia! Parece que finalmente alguém de qualidade melhor. Adrian vem para ser titular absoluto, ao menos até acharmos alguém melhor. De bom físico e técnica, talvez peque na parte mental. Fabio Renjaan: rápido e líder, espero que esse atacante vindo do Vitesse, não seja daquelas "enceradeiras" que correm, driblam e...termina por ai. Jaden Van Leeuwen: Não tão rápido quanto o Fabio Renjaan, mas de melhor mental e físico. Provavelmente disputará posição com o prata da casa Calvin Kooistra, de apenas 16 anos. Bônus: se tudo der certo fecharemos com Tree Barry, 29 anos, rápido, técnico e inteligente, o Bahamense é um reforço que irá agregar muito ao grupo se realmente deixar o Renegades FC e fechar conosco.
Primeiros testes
O futebol em Bonaire é estranho, as equipes iniciam a pré-temporada em janeiro e ja terminam em julho. E aí ficam muito tempo paradas, metade de toda temporada. Mesmo assim ali por Dezembro podemos iniciar nossa preparação , ainda sem os reforços com um amistoso interno e uma outra partida contra os profissionais do Gran Valencia da Segunda Divisão da Venezuela. Como o time seria bastante alterado a partir de janeiro, isso não merece muita da nossa atenção.
Bom, se os reforços não animam tanto ao menos os primeiros 4 dos 6 testes foram bons, ainda mais que a Direção permitiu fazer testes com equipes de ligas estrangeiras melhores que a nossa, no caso com clubes de Aruba, Venezuela e Curação.
Começando pelo primeiro teste, recebemos o semiprofissional SV Britânia, um dos maiores e mais vencedores clubes da elite de Aruba. Apesar da expulsão precoce de Quion Karsbaan que talvez tenha distorcido nossa avaliação vimos um jogo bastante pegado a terminar com 6 cartões, contando o vermelho do adversário, e a nossa primeira vitória na pré-temporada.
Porém a nossa Direção não permitia ainda viajarmos para fora de Bonaire e eu queria testar uma tática de contra-ataque. O jeito foi marcarmos o jogo com nosso possível "time B".
Pelos números deu para ver por que seniores eram seniores e reservas eram reservas.
Na sequencia iremos fazer mais um amistoso contra os profissionais do Puerto Cabello da elite da Venezuela e um amistoso contra o amador Indekoor da segunda divisão de Curação.
Vespo 2x1 SV Britania I Reservas do Vespo 1x3 Vespo
Se depender das bancas de apostas o título deverá ficar conosco ou com o Flamingo. Então que venham os próximos jogos!
Conhecendo a nova casa:
E o Vespo começou com tudo a primeira fase terminando na 1ª posição, junto aos outros 3 classificados para o quadrangular final.
Eu já estava mal acostumado. Em Belize eram 36 jogos por ano, chegando a enfrentar 4x por ano o mesmo clube. Aí chego em Bonaire e pah: só 9 jogos? Isso mesmo, produção? Afirmativo e operante, como diriam os militares.
Sim, são apenas 10 clubes e apenas 9 jogos. Não há returno, o torneio é jogado em apenas 6 meses, ou menos se desconsiderarmos a pré-temporada. E depois? Bem, para quem não passar daí tem mais meio ano aí para curtir a vida e trabalhar como pescador, guia, pedreiro e o que mais encontrarem... já que o futebol não é a principal de renda desses atletas que treinam 2, no máximo 3x por semana e jogam oficialmente quase que somente em domingo. com 1 ou 2 rodadas por mês, mais os jogos da Copa que para quem for avançando também não terá mais que 4 jogos por mês. E para quem avançar na Liga aí temos o quadrangular final com os 4 melhores clubes em 3 jogos, sendo 1 por mês.
Fevereiro com mais amistosos que jogos
Well, well,well! Bem, apenas na parte final de fevereiro teríamos as 2 primeiras rodadas da Liga e ai além dos amistosos contra o grande Britânia de Aruba e um jkogo treino com nossos suplentes já comentados no post anterior, ainda deu tempo de fazermos mais 2 amistosos.
Primeiro um amistoso contra o Puerto Cabello da 1a divisão profissional da Venezuela num jogaço que acabou empatado com leve superioridade dos venezuelanos; e por fim um amistoso contra o semiprofissional Indekor da segunda divisão de Curação. E contra esse último também foi um bom teste apesar da derrota de virada por 2x1.
Testes feitos, hora de começar os jogos oficiais.
Em fevereiro estreamos sem tomar conhecimento do Juventus e goleamos eles por 3x0, num jogo bem disputado onde sobrou facilidade para nós e também jogadas ríspidas que resultaram em 8 amarelos distribuídos pelo arbitro da partida. Na sequência fechamos o mês com apertada vitória por 3x2 diante do SV Uruguay numa preocupante desatenção da defesa que tomou 2 gols em 2 chutes enquanto o ataque teve certa dificuldade para garantir a vitória.
Março teve apenas um amistoso, no qual recebemos o Stallion, que mesmo sendo um amador da 3ª Divisão curaçaense, outra vez não conseguimos vence-los, terminando com um frustrante placar zerado apesar de nossa superioridade em campo. Na sequencia nossa campanha continuou boa ao fazermos 7 dos pontos seguintes, diante de Arriba Peru, Estrellas e Real Rincón.
vs. Juventus (C) - vs. Uruguay (F) - vs. Arriba Perú (C) - vs. Estrellas (F) - vs. Real Rincón (C)
Aí veio Abril e com ele uma sequência de mais 4 amistosos e apenas 2 jogos oficiais. Primeiro recebemos o Falcon da 2ª Divisão venezuelana e mantemos nossa invictabilidade contra nossos vizinhos, que dessa vez eram amadores com a vitória por 2x0 em solo bonairense. Placar que se repetiu quando recebeu o Haitian Union, clube amador da 3ª Divisao de Curaçao. Aí goleamos nosso time reserva por 3x0 e conseguimos a façanha de perder para os amadores do Atletiko Salinas, outro amador da 3ª Divisão de Curação, por 2x1 ao testar a tática 4-4-2.
Menos mal que pela Liga de Bonaire seguíamos bem, e assim com mais uma sofrida vitória onde vi o juiz "caseiro" por sinal assinalar 6 amarelos para a minha equipe apenas, contudo vencemos pelo magro placar de 1x0. Na sequência fechamos o mês estreando nas quartas de finais, onde novamente vencemos o SV Uruguay, em jogo único, dessa vez pelo placar de 2x1 e avançamos para as semifinais.
vs. Atlético Terá Corá (F) - vs. SV Uruguay (C)Copa))
Detalhe que no jogo diante da Copa, testei o mesmo 4-4-2 espelhado na tática do adversário. Apesar de mais uma má atuação dos centroavantes nessa tática, dessa vez deu certo com os demais jogadores a jogarem o suficiente para avançarmos de fase.
Aí teríamos mais umas 3 semanas até nosso próximo compromisso oficial diante do Young Boys. Adivinha o que fizemos? Tooooome amistoso! Etome passar vergonha sem conseguir vencer as equipes de Curaçao. Primeiro fomos goleados em casa por 3x1 do Wishi Marchena, que ao menos era semiprofissional igual a nós, mas da 2ª de Curaçao; e após o jogo que vencemos o Young Boys pela Liga, na sequencia dois empates em 1x1. Primeiro empatamos com o Mahuma, clube semiprofissional da 3ª de Curaçao, depois um empate contra o C-Stars United, esse amador, também da 3ª de Curaçao.
vs. Young Boys (C)
Amistosos que só serviram para não tentarmos mais usar o 4-4-2 em jogos oficiais e para nem dar vontade de passar treinando por Curaçao. No máximo umas férias lá.
Abrimos junho jogando fora de casa com Van de Lawdeen novamente decisivo fazendo nos vencer por 1x0 a equipe do Flamingo. Ah agora vai ter vários jogos ne? Não. Maaaaais amistosos...
vs. Flamingo (F)
Começamos pela derrota de 2x1 para os semiprofissionais do CIU Eagles da 3ª de Curaçao e finalmente tivemos uma goleada, dessa vez de 4x2 para cima dos semiprofissionais do Victory Boys, dessa vez da 1ª de Curaçao. Ao menos vencemos, e vencemos adversários mais fortes dessa vez.
Para fechar mais um amistoso pegado diante dos venezuelanos do Falcon.
Aí abrimos junho mais uma vez empatando amistoso contra um semiprofissional de divisão inferior de Curaçao - para variar.
Na sequencia, fizemos a semifinal da Copa diante do Vitesse na confortável goleada por 3x1.
Sempre decisivo o PLC Van Lawdeen deixou o dele.
De volta a Liga recebemos novamente o Vitesse e ...ao testar o 4-4-2 mais uma vez, novamente um empate, mas o suficiente para garantir assim a liderança geral do torneio, de modo invicto
Até o momento a melhor defesa é nossa e o melhor ataque é do Real Rincón. Foram 10 jogos oficiais e 16 amistosos.
Para as outras 6 equipes eliminadas na metade de Julho, boas férias e ate 2027!
Para nós faltam 3 jogos derradeiros agora diante de Real Rincon, Flamingo e Juventus para o Vespo buscar esse título que não vem há 20 temporadas.
E mais uma final em Setembro pela Copa. Da até para arrumar mais uns amistosos. Melhor não né? Hehe.
Bem galera, não é fácil fazer um resumão do que melhor ocorreu na saga que continuarei nessa nova conta, mas temendo ser excluida aquela narraçao de fatos lá migrei o que de mais importante ocorreu lá para cá.
Seguimos em Bonaire @Cadete213, @Bruno Alves Manager, @Orieomil666, @LC e demais que puderem estar a acompanhar!
>>>Voltar a Apresentação/Capítulo 01 I >>> Ir para o Índice <<< I Ir para o Capítulo 02<<<
-
By mfeitosa
Minhas últimas experiências postando aqui na área tiveram como base desafios do FM como o clássico "YAC" e mais recentemente alguns de vocês me acompanharam na frustração que tive com Cesinha no "Desafio do Diretor", onde enfrentei alguns problemas inesperados.
Dessa vez, retorno com uma proposta mais simples, que é um save de clube sem regras específicas. A ideia aqui é fazer com o Bragança FC o que fizeram com o Torinese-ITA, que é a refundação de um clube que "deixou de existir" em razão de problemas diversos. O Torinese, que originou o Torino em 1906, ressurgiu das cinzas em 2018, trazendo consigo suas cores originais e um escudo remodelado, atuando hoje nas últimas divisões da Itália.
Em abril de 2019, o pouco que restava das origens do futebol de Bragança Paulista/SP foi abalado com o anúncio da parceria firmada entre o Clube Atlético Bragantino e a Red Bull, que assumiu a gestão do clube desde então. A parceria vem trazendo grandes frutos ao clube, tanto dentro quanto fora de campo. O "Massa Bruta" vem sendo cada vez mais protagonista das competições que participa, ao mesmo tempo que suas infraestruturas estão sendo constantemente aprimoradas.
Por outro lado, é inegável que o clube perdeu a sua identidade. Além do nome e do escudo modificados, as cores alvinegras deram lugar ao vermelho da empresa de energéticos, bem como o mascote que anteriormente era um Leão, hoje dá lugar ao chamado "Toro Loko" da Red Bull. O Leão, que inclusive é representado em frente ao Estádio Nabi Abi Chedid através de uma escultura de madeira maciça, ainda existe, mas claramente perdeu o protagonismo para o touro avermelhado. Nem mesmo o tradicional Nabizão vai escapar desse processo e perderá espaço assim que a "Arena Red Bull" for inaugurada.
Uniformes inspirados nos originais do Bragança e Bragantino, e na história da cidade
Mas nem sempre o futebol de Bragança Paulista se resumiu ao Bragantino. Se hoje apenas um clube existe na cidade oficialmente, diversos outros ficaram pelo meio do caminho e o principal deles sem dúvida foi o Bragança Futebol Clube (ou Bragança Foot-Ball Club, fundado em 30 de julho de 1916), equipe alvinegra que viria a originar o "Massa Bruta" após uma série de desentendimentos em 1927, algo parecido com o que aconteceu na Juventus em 1906, quando dissidentes da La Vecchia Signora viriam a criar o Torino FC junto ao Torinese. E assim como ocorreu na Itália, a rivalidade entre os clubes tornou-se gigantesca.
Infelizmente, o Bragança FC nunca se profissionalizou e fechou as portas em 1948. Mas se o velho clube alvinegro ressurgisse das cinzas, como um sopro das raízes do futebol de Bragança Paulista para acalentar o coração daqueles que nunca se conformaram com a parceria do único clube profissional da cidade com uma empresa austríaca de enérgicos? E se esse clube em algum momento pudesse rivalizar com o Red Bull Bragantino?
Embora a ideia do save seja rivalizar com o Red Bull Bragantino, isso deve demorar um bocado para acontecer. O "novo" Bragança FC que será criado iniciará na última divisão do futebol paulista e para isto utilizarei a última versão do Brasil Mundi UP para o Football Manager 2023. A forma como o Alvinegro Bragantino será incluído no save será melhor detalhada nas próximas atualizações, bem como a criação do "Dérbi de Bragança".
Como base de dados complementar, as seguintes ligas foram carregadas como jogáveis: Brasil (todas) e demais países da América do Sul (2ª divisão e acima), divisões de elite de países da América do Norte (EUA e México), Ásia (Arábia Saudita, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Japão e Catar), África (Egito e Marrocos) e Europa (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal).
Para o save, resolvi dividir os objetivos em duas categorias, Rivalidade e Históricos, pois também não quero que o save se resuma 100% a rivalizar com o Red Bull Bragantino.
RIVALIDADE:
Manter uma vantagem nos confrontos diretos contra Red Bull Bragantino e Red Bull Bragantino II; Ultrapassar o Red Bull Bragantino em reputação ou finanças; Conquistar mais títulos que o Red Bull Bragantino. HISTÓRICOS:
Conquistar o Campeonato Paulista, repetindo o feito do Bragantino em 1990; Conquistar o Brasileirão Série A, superando o feito do Bragantino em 1991 (foi vice); Conquistar uma competição continental, superando o feito do Bragantino em 1992 (participação na Copa Conmebol); Ter jogadores convocados pela Seleção Brasileira, como aconteceu com Mauro Silva, Gil Baiano e Sílvio em 1991. Além desses objetivos, terei como premissa no save a atenção pela gestão do clube, tentando sempre evitar que o Bragança FC tenha prejuízos financeiros (principalmente com a folha salarial), mas também fazendo os investimentos necessários para que a infraestrutura sempre esteja sendo aprimorada. Em paralelo, também pretendo investir no desenvolvimento de jogadores na base do clube.
O nosso técnico em "O Dérbi de Bragança" será Manuel Pierotti, uma referência e homenagem ao primeiro capitão da história do Bragança Futebol Clube, segundo o blog História do Futebol. No save, o nosso Pierotti nasceu no aniversário do clube, em 30 de julho, e foi adicionado sem qualificações e experiência anterior de "Futebolista Amador", fazendo jus às origens do Alvinegro Bragantino.
-
By Henrique M.
Apresentação
Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
Os potes
Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
Ligas
Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
Critérios de transição e objetivo final
Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
Amara Mbayo
Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
Histórico
Police ()
2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: em andamento; Índice
6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude;
-
Recommended Posts