Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por um norte mais forte - Att 23/04/2024- Por enquanto tudo ok!


Carlos Magno22

Posts Recomendados

22 horas atrás, Bruno Alves Manager disse:

Curioso pelo desfecho da temporada, principalmente com os satélites pois o Papão acho que sobe pra B com um pé nas costas

Será? Pela antevisão mostra ter muitos times bons na briga como o Brusque por exemplo. Tomara que suba ne?!

56 minutos atrás, Thiago_Marques disse:

O Love é uma baita contratação. Queria muito ver ele retornando a algum dos clubes da Elite depois dos excelentes campeonatos que teve pelo Brasiliense. Promessa de gol a rodo. 

E o Dankler, meu deus. Senti um arrepio na coluna só de lembrar. Que desastre! Ainda bem que não veio!

Boa sorte com o Papão e o Norte! Muito bom ver essa interconexão entre clubes brasileiros de divisões inferiores. Poucos podem falar que já venceram o Boca na La Bombonera. Que consiga fazer a história se repetir no futuro!

Poisé com quem falo, falam mal desse Dankler. Acho que foi mal pelo Botafogo? Não sei. Mas achei que para uma Série C daria. Contudo de zaga parece estarmos bem por ora. O Zé eu também to curioso para ver se vai render aqui.

Bons tempos que o Papão estava na Série com com "Robigol"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2023 em 20:54, Carlos Magno22 disse:

De fato se clicar nos nomes dos jogadores para verem sua qualidade e seus valores verão que alguns valem bem mais agora. Coisas que não sei bem por que mas por exemplo o Wescley estava avaliado aqui no Papão entre 1 a 1,5 milhões de reais. Ninguém queria de modo algum por esses valores. Foi necessário dar aquela afastada no elenco e vender a qualquer preço para ele se "mancar" que estava fora dos planos do treinador e ainda assim com muita insistência conseguimos negócios com os arábes por menos do que valia. Até ai tudo certo, jogador viaja para a o mundo árabe, assina e "boom"! Passa a valer de 1,2 milhões a 12 milhões de reais. Como assim? Um jogador limitado desses passar a valorizar talvez até 12 vezes? Não faz muito sentido para mim. Será que nossos olheiros avaliam tão mal assim? E por que não ofereceram mais? Só por causa de seu alto salário acima dos 100 mil reais? Seja lá como for a torcida e a Direção acha que recebemos pouco, contudo eu não queria ele nem de graça.

Devo falar bobagem, mas o calculo do valor do jogador leva em conta o status do clube e o salário. E uma outra coisa que é mais achismo ainda é sobre a opção de oferecer o jogador. Acredito que os atributos como adaptabilidade, conhecimento tatico e afins do diretor que fica responsavel são de extrema importancia para que ele ache uma vaga para o jogador em outro lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, boblk disse:

Acredito que os atributos como adaptabilidade, conhecimento tatico e afins do diretor que fica responsavel são de extrema importancia para que ele ache uma vaga para o jogador em outro lugar.

Vou dar uma olhada nisso então! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 04 --- >>> Voltar para o Índice <<< --- >>>Seguir para o Capítulo 06

 

CAPÍTULO 05: A hora de testar é agora!

Mal havia passado o fantasma da estreia (vitória suada sobre o Bragantino- PA) em que eu achei que sofremos muito para vencer, já teríamos o grande clássico RE-PA pela frente, ao menos era na nossa casa dessa vez.

 

image

image4c072497c05c8767.png

 

RODADA 2: PAYSANDU 0X1 REMO

E, antes não fosse talvez, ou pelo menos que não fosse tão cedo um clássico desses.

spacer.png

Numa noite infeliz começamos o ano perdendo para o rival, no nosso melhor momento na partida após uma boa cobrança de falta direta para nossas traves.

spacer.png

A meu ver o empate seria o placar justo. Primeiro tempo totalmente dominado pelo Remo, em que eu dei graças a Deus por não ir para o intervalo atrás do marcador mas no segundo tempo o Remo nem respirar conseguia. Tudo bem que individualmente pooucos foram bem mas no fim a melhor marcação do rival aliado a nossa péssima finalização prevaleceu.

spacer.png

Pagamos caro por nossa ineficiência no ataque e dessa vez infrutífera posse de bola e no fim um ataque veterano com os pontas Zé Love (35), e Robinho (35), além de Marcão (37) mais agudo, com Marcos Vinicius (28) armando mostrou-se bastante pesado, lento e de fácil marcação na hora da definição, principalmente pelas pontas.

Não havia muito tempo para lamentações e nos preparamos para receber outro rival, embora esse bem mais fácil, a Tuna Luso.

 

RODADA 3: PAYSANDU 1X0 TUNA LUSO

 Um amplo domínio mas novamente resultado apertado porém dessa vez a nosso favor.

Samuel-Granada-circulado-em-vermelho-toc

Samuel Granada foi ao fundo, e viu o volante Figueira entrando na área, ele fez o passe e garantimos mais 3 pontos nesse outro teste com Zé Love atuando pela ponta como extremo.

imagecacc220285e43a54.png

Vitória razoável, ainda precisava melhorar a pontaria.

 

RODADA 4: CASTANHAL 0X2 PAYSANDU

Pela 4a rodada resolvemos testar Zé Love como referência, que foi bem porém outros testados como Eltinho e Bruno Alves não agradaram muito.

2x0-sobre-castanhale8629eae60f8bae5.png

Sem contar outra fraca atuação de Marcelo Santos

 

RODADA 5: CAETÉ 0X2 PAYSANDU

Como minha ideia original era Zé atuando como extremo em casa e como avançado interior fora, insisti novamente em usá-lo como ponta.

contra-o-caetee9ce143598525d9c.png

E novamente não funcionou.

 

RODADA 6: PAYSANDU 3X2 AGUIA DE MARABÁ

E para quem abriu 3x0 no primeiro tempo diante do Águia a vitória parecia certa outra vez.

contra-o-aguiaa47aa84db26f8ded.png

Mas um estranho segundo tempo nos fez sacar Mantuan de má atuação na direita para por o experiente Nino Paraiba a fim de segurarmos o resultado.

spacer.png

Quase classificado, pausa para a estreia na Copa Verde.

 

spacer.png

COPA VERDE COM ESTREIA NAS OITAVAS-DE-FINAIS

 

PAYSANDU 1X0 OPERÁRIO (MS)

A primeira fase não precisamos jogar pelo fato de o Paysandu ter vencido a última edição, entre outros critérios. E assim estreamos diante do sul-mato-grossense Operário. Vencemos assim com gol de Nicolas Careca que voltou a atuar bem.

spacer.png

E confesso fiquei surpreso pois não esperava tanto dificuldade para passar por eles.

 

 

image4c072497c05c8767.png

RODADA 7: CAMETÁ 0X3 PAYSANDU

Aproveitamos o nível do estadual para testar um 4-4-2, com ZÉ Love e Marcão juntos no ataque, em que também demos oportunidade para o terceiro goleiro Artur Facas.

spacer.png

Em grande noite de Marcão, o reforço de Caxias do Sul. teve noite memorável.

 

RODADA 8: TAPAJÓS 0X1 PAYSANDU

Mesmo o Tapajós em desespero para não ser rebaixado, isso não era problemas para nós já classificados e assim enviei para campo uma equipes bem desfigurada com jogadores ainda não aproveitados como Fernando Gabriel e João Vieira além de outros da base como Luiz Gustavo, Lucas Marreiro, Júlio Cesar e até mesmo do experiente Douglas Coutinho que finalmente voltava a ativa.

imagea11c66f2d004989f.png

Não me agradou nada a atuação centroavante da base mas Julio Cesar no meio se destacou.

Todavia em meio a tantas mudanças não fomos tão dominadores embora o suficiente para marcar novamente e fazer a melhor campanha da primeira fase em que perdemos apenas o clássico REPA até então na temporada.

image6e3669230c1a6f06.png

spacer.png

Tabelas definidas, iremos enfrentar o Águia de marabá nas quartas de finais.

spacer.png

Se passarmos de fase iremos enfrentar o Cametá ou São Francisco. Chance de outro REPA somente na final se lá chegarmos.

 

spacer.png

COPA DO BRASIL- 3ª eliminatória.

SÃO BERNARDO 0X0 PAYSANDÚ

Pela Copa do Brasil entramos direto na 3a eliminatória diante do complicado adversário São Bernardo. O Remo caiu na 2a eliminatória após passar com dificuldades pelo Santa Cruz por 1x1 pelo critério de ranking e cair para o Vila Nova por 2xO

Mas falando do Papão, lá no ABC paulista, com exceção do atacante Granada que nada fez, os demais jogadores botaram Alex Alves para trabalhar, enquanto o aurinegro paulista tentava nos atingir nos contra-ataques. No fim deixamos de matar o jogo ainda lá.

image08b26af286bb1dde.png

Granada de atacante não funcionou e isso por si só já era motivo de preocupação, essa dificuldade ofensiva.

 

PAYSANDU 3X2 SÃO BERNARDO

Que jogo épico! Quando tudo parecia dar errado foi que tudo acabou dando certo.

Começamos se lançando ao ataque mas bastou 3 minutos para nosso goleiro e zagueiro se atrapalharem e fazer uma tremenda lambança na qual a bola sobrou para o atacante deles.

spacer.png

Ele driblou ambos e meteu a bola para o gol vazio

Quase meia hora se passou e uma penalidade infantil cometida pelos defensores foi assinalada. Bola para um lado e goleiro para outro.

spacer.png

Era o segundo do São Bernardo.

O goleiro atrás, e o atacante Marcão a frente, sentiram seu dia ruim. O treinador percebendo a apatia de alguns já sacou estes e também Nino Paraiba. Entrava em campo Mantuan, Renan Rocha e Zé Love, alterando a tática do 4-1-1-3-1 para um 4-3-3 sem pontas e com alas avançados, ainda com apenas meia hora de jogo.

WhatsApp-Image-2023-11-15-at-16.52.333b9

O esquema ainda não havia sido testado mas felizmente para essa ocasião ao menos deu certo.

Com apenas 6 minutos do segundo tempo, Mantuan foi ao fundo quase e cruzou na raça para Zé Love de primeira descontar na partida.

Ze-Love-descontab93e49cca7bf6384.png

Pouco tempo depois com Granada sendo rápido pela esquerda, Jeferson parou ele num violento carrinho e foi expulso. Granada deixou tudo igual.

granada-empata2ad68234888b0842.png

Poderia ter optado por Zé Love mas temi excesso de confiança em deixar ele bater.

E foi somente aos 88 que Zé Love, o artilheiro do amor fez o gol da virada num giro e chute rasteiro com pouco espaço e muita raça.

quase-sem-espaco-ele-chuta-rente-a-trave

Era o gol da virada!

Fechamos a casinha num 433 cauteloso e seguramos uma pressãozinha dos aurinegros no final.

em-destaque-os-3-que-foram-malef563ca985

Paysandu, ainda sem saber seu adversário avançou de fase e colocou 2 milhões de reais nos cofres pela passagem de fase.

Parece que não restam dúvidas, Zé não serve direito para ser ponta aberto pelos lados, enquanto Marcão é uma grande incógnita ainda e Granada vai melhor pelas lados de ataque, já quanto a tática sigo com muitas dúvidas.

 

PRÓXIMOS COMPROMISSOS...

Se avançarmos de fases nos torneios poderemos ter jogos até o início de maio, quando estreamos na Série C diante do São José, no gramado sintético deles lá em Porto Alegre, senão serão só mais 4 a 6 jogos.

image6e74c753dbfd2a94.png

Por enquanto do Paysandu é isso.

 

 

image

Bem vamos ver rapidamente como seguem nossos satélites nos estaduais começando pelos 3 clubes que disputarão a Série D esse ano.

 

image

Com apenas 1 rodada para acabar a primeira fase do "Amazonão", o Nacional enfrentará o Amazonas com chance de terminar líder da 1ª fase, onde faz grande campanha até entao.

image0ac4ee34ef6841c6.png

Derrota para o Manaus acendeu o alerta de que pode não ser tão forte assim.

 

image

O Mundão vem sobrando no "Roraimão", embora eu não entendido muito bem a classificação do Abertura onde acabou líder na primeira fase e venceu o Atlético Roraima na final. No encerramento acabou líder de seu grupo enquanto o Baré liderou outro grupo. Provavelmente que façam outra final agora e se vencer novamente essa outra decisão, já seja campeão imagino. E se perder aí pegue novamente Baré, algo assim....de todo modo essa é a classificação geral até o momento.

spacer.png

Ao que tudo indica o "Mundão" caminha para seu oitavo título consecutivo.

 

image.png.1029d094269d5779c3dfcc9f4fa0f941.png

O novato de Rondonia segue fazendo campanha muito firme, ainda imbatível no estado, assim como o tradicional Porto Velho. Com apenas uma rodada para ambos cumprirem tabela em seus grupos a final já esta desenhada.

spacer.png

Só esperar.

Esses 3 clubes acima são clubes que além do estadual irão disputar a Série D nacional nessa temporada ao menos.

 

image

O peixe amapaense é uma das equipes que mais vem decepcionando na temporada. Mas com a chegada de Gabriel Furtado - um atacante que emprestei para o Mundão, não aproveitaram, voltou e foi passado para o Santos - a equipe tem reagido com o jovem marcando 3 gols nos últimos 4 jogos.

spacer.png

Faltando uma rodada para o fim, resta apenas saber quem leva a 4ª vaga para as semifinais.

 

image

O gigante do Acre é outra equipe fora do certame nacional depois de ter perdido o estadual para o Humaitá na última temporada.

A campanha estadual é muito boa com apenas uma derrota para o Vasco acreano na primeira fase, o que permitiu chegar nas semifinais (aqui em grupo nesse estadual).

image81e12667d40fc6e0.png

Pela segunda fase ainda faltam 3 rodadas, o que dá totais condições de buscar esse título.

 

image

Por fim chegamos no Palmas, que para mim é a decepção da temporada, muito pela derrota inesperada para o União Carmolandense e pela goleada para o Tocantinópolis. Há uma rodada do fim da 1ª fase o Palmas corre o risco de não chegar a semifinal.

imagea80aaa9f760c90a8.png

Apesar dos pesares basta um simples empate em Miracema do Tocantins para chegar ás fases decisivas.

image6c54afefef6a1f8e.png

 

<<< Voltar ao Capítulo 04 --- >>> Voltar para o Índice <<< --- >>>Seguir para o Capítulo 06

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 changed the title to Por um norte mais forte - Att 04/12/2023 - Os primeiros testes oficiais
15 horas atrás, Carlos Magno22 disse:

Samuel-Granada-circulado-em-vermelho-toc

Samuel Granada foi ao fundo, e viu o volante Figueira entrando na área, ele fez o passe e garantimos mais 3 pontos nesse outro teste com Zé Love atuando pela ponta como extremo

Acho interessante esse cuidado em tirar um print da jogada, desenhar e relatar kkk

 

 

15 horas atrás, Carlos Magno22 disse:

Por fim chegamos no Palmas, que para mim é a decepção da temporada, muito pela derrota inesperada para o União Carmolandense e pela goleada para o Tocantinópolis. Há uma rodada do fim da 1ª fase o Palmas corre o risco de não chegar a semifinal.

Defendendo o Palmas, o campeonato parece ser uma loucura visto que eles e o Tocantinópolis ficaram bem distantes do lider. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papão indo bem apesar de todos os testes realizados, agora que está concluindo os testes acho que pode vencer o Remo em uma eventual final.

 

Quanto aos satélites, terá que investir mais em atletas na próxima temporada, o ruim é que esses estados, quase todos dão só uma vaga para a D, só para o campeão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2023 em 07:58, boblk disse:

Acho interessante esse cuidado em tirar um print da jogada, desenhar e relatar kkk

 

 

Defendendo o Palmas, o campeonato parece ser uma loucura visto que eles e o Tocantinópolis ficaram bem distantes do lider. 

Obrigado pela observação dos print...ocorre que eu sou ruim de gravar e fazer gif mesmo kkk  mas poisé quanto ao tocantinense o Carmandópolis vem numa campanha incrível. Gostei disso, me fez lembrar tipo aquele ano que o Ituano venceu o Paulista ou que o Novo Hamburgo venceu o gauchão. Esses times as vezes surpreendem.

6 horas atrás, Bruno Alves Manager disse:

Papão indo bem apesar de todos os testes realizados, agora que está concluindo os testes acho que pode vencer o Remo em uma eventual final.

 

Quanto aos satélites, terá que investir mais em atletas na próxima temporada, o ruim é que esses estados, quase todos dão só uma vaga para a D, só para o campeão

Até aqui sim, teste mais forte foi contra o Sport o que me deixou muito esperançoso se jogar assim a Série C. Tomara que Zé Love não seja fogo de palha, que continue a meter gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 05 --- Índice --- >>> Seguir para o Capítulo 07

 

CAPÍTULO 06: Time que está ganhando se mexe?

Um debate que vira e mexe vem a tona: time que está ganhando (não) se mexe? O treinador deve mexer para tentar melhorá-lo ou não sem mexe em time que está ganahndo? A seguir veremos como o Paysandú se saiu nos mata-matas quando o treinador Bonfante resolveu fazer alguns ajustes na tática da equipe pelo Estadual, Copa Verde e  Copa do Brasil.

Será que deu coisa boa ou não?

 

image585f3d11b39908da.pngspacer.pngimage7ee023584017b96a.png

Após terminar a campanha líder na classificação geral, não teríamos hipóteses de pegar o Remo a não ser se ambos chegássemos na final, o que era bem provável até pela história de ambos no estado, onde quase sempre ambos estiveram presentes. O estadual agora iria intercalar jogos com as etapas - também eliminatórias - da Copa Verde e da Copa do Brasil. Sabíamos que independente de quem fosse escolhido seria complicado pela grande chance de ser um adversário da elite.  

Sorteio realizado, não caiu contra equipe da elite (Série A) mas mesmo assim iríamos enfrentar o Sport, uma das melhores equipes da Série B, e eu logo pensei "ferrou de vez, negócio é aproveitar a viagem para Recife no jogo da volta. Pela Copa Verde missão ainda mais difícil, contra o Goiás, atualmente na Série A.

spacer.png

E antes que os jogos começassem ainda tentamos reforçar a equipe com Leonan, do rival Remo, um jogador que poderia fazer todo lado esquerdo, mas sem ter dados completos do olheiro, resolvemos esperar antes de pagar entre 200 mil a 600 mil reais; e, também por um empréstimo do meio-campista Thalisson, do Manaus. O olheiro demorou muito na observação e os negócios acabaram sendo cancelados.

 

Estadual, fase Quartas de finais - Jogo de ida: Águia de Marabá 0 x 2 Paysandu

Pela partida de ida, como sempre fizemos fora de casa até então, fomos com 4-3-3 aberto nas pontas e tripé de meio campo iniciando com equipe quase totalmente reserva, o que foi suficiente para sair de Marabá com 2x0 em grande dia do centroavante veterano Marcão.

WhatsApp-Image-2023-12-05-at-18.10.36133

Outros jogos da rodada de ida.

E assim a classificação ficou bem encaminhada para a semifinal.

 

Copa do Brasil, fase Quarta eliminatória - jogo de ida - Paysandu 4x1 Sport

Recebemos o poderoso Sport de Wagner Love e Diego Souza na ida, pensando que íamos ser goleados mas o que se via em campo deixou muita gente incrédula. Não só vencemos os pernambucanos como fizemos a melhor partida até então na temporada goleando eles com autoridade por 4x2 em grande dia de Nino Paraíba, Robinho, Samuel Granada e Miguel Figueiras.

spacer.png

Primeiro tempo acabou 2x1 com mais dois anotados na etapa final (esqueci de printar, perdão).

Nesse momento do campeonato ainda havia dúvidas entre quem seria o titular na baliza, se Nogueira ou Rocha.

 

Copa Verde, fase Quartas-de-finais - jogo de ida: Paysandú 0 x 1 Goiás

Já dizia um certo treinador (não lembro quem foi) que o medo de vencer pode nos levar a perder. E parece que talvez tenha sido isso mesmo que ocorreu. 

Mas eu respeitei sim o Goiás, talvez até demais por que na minha cabeça eles eram ainda mais difíceis que o Sport por estarem na elite nacional e entrei em campo com postura reativa novamente num 4-3-3 que costuma usar fora, reforçando o meio campo e partindo com mais cautela pro ataque. E o primeio tempo conseguimos segurar o ataque deles e jogar bem de igual para igual.

WhatsApp-Image-2023-12-06-at-21.38.2113d

Problema que parece que a equipe sentiu o desgaste da temporada, ainda mais para um elenco veterano como o nosso (ou seria experiente? rs rs) e a partir das substituições a situação foi cada vez mais desequilibrando e indo a favor do Goiás, até que sofremos uma penalidade no minuto 63 convertida por Lucas Halter que abriu o placar para os esmeraldinos.

WhatsApp-Image-2023-12-06-at-21.53.03-18

É, a situação havia se complicado, mas havia pontos positivos a retirar apesar da má atuação de Douglas Coutinho e Marcelo Santos. Coletivamente vitória justa do Goiás que na defesa portou-se melhor que nós....embora o empate me parece mais justo. Mas quem disse que futebol é sempre justo?

 

Estadual, fase Quartas de finais - Jogo de volta: Paysandu 2x1 Águia de Marabá

Com confiança na passagem após o 2x0 construído em Marabá, quis fazer um novo teste no 4-3-3 mas dessa vez com 3 atacantes na área, em vez de pontas, ou seja um esquema bem ofensivo mesmo, sendo dessa vez com Bruno Alves, Nicolas Careca e Zé Love. Velocidade no lado esquerdo com Kevin e ajuda mais rápida no lado direito já que Nino Paraíba não tem mais tanto o vigor de seus tempos de menino.

WhatsApp-Image-2023-12-06-at-22.37.56-18

Bruno Alves outra vez não fez boa partida na frente mas a equipe mista passou sem dificuldade pelo Águia e com nova vitória, 2x1 sobre eles dessa vez. 

WhatsApp-Image-2023-12-06-at-23.04.4834f

A surpresa da rodada ficou por conta do Castanhal que vem revelando bons talentos no estadual e reverteu o 1x0 sofrido pela Lusa fora de casa, vencendo eles na volta em Castanhal, Pará, por 3x0. 

WhatsApp-Image-2023-12-06-at-22.57.16-1e

Enquanto o Castanhal enfrentaria o Remo, nós enfrentaríamos a equipe sensação do Parazão, o São Francisco do artilheiro Gabriel Carrera.

 

Estadual, fase de Semifinais - Jogo de ida: São Francisco 0x2 Paysandu

Antes desse jogo alguns negócios ocorreram como Eltinho, lateral de 36 anos que recebeu proposta e deixamos assinar com o Brasil de Pelotas. Era renovar ou deixar sair já que estava no último ano. Por ter vários concorrentes na posição deixamos ele sair. Ainda, o meio campista Yure vendido para o mundo árabe nos foi oferecida a opção de vender a clausula de revenda futura.

image2583e4031519c3f4.png

Como ele não estava indo tão bem por lá e nossa situação financeira não está nada confortável aceitamos vende-la recebendo assim mais de 600 mil reais por ele.

Agora sim vamos para o jogo.

Com Marcão em melhor momento técnico que Nicolas Careca ele foi o escolhido para ir para o jogo lá em São Francisco, Pará.

WhatsApp-Image-2023-12-07-at-16.27.35027

A sua boa fase continuou. Samuel Granada abriu o placar e Marcão voltou a balanças as redes. Muito melhor em campo não conseguimos matar o jogo em São Francisco, o artilheiro deles passou em branco e nós saímos de lá com a classificação outra vez encaminhada.

image7a7ec18d7c7156c0.png

Atuação de luxo hoje!

 

Estadual, fase de Semifinais - Jogo de volta: Paysandu 0x3 São Francisco.

Pelo jogo da volta, talvez eu devesse ter respeitado mais o São Francisco. Contudo o jogo estava encaminhado, qualquer derrota simples nos classificaria e mesmo nossa equipe reserva poderia dar conta. Afinal eu queria poupar nossa equipe para ir com tudo para Goiânia reverte o resultado negativo pela Copa Verde.

É possível que tanto eu quanto os escalados estivessem  com a cabeça em Goiás, na lua, em alguma balada da semana...não sei, qualquer lugar menos no jogo. Um vexame inesquecível. De dar dó a atuação da equipe reserva, que totalmente dominada mereceu a eliminação que claro seria muito dolorida para quem pensava em título ao menos estadual.

WhatsApp-Image-2023-12-07-at-16.58.25c9e

Entrando para segurar empate, acabaríamos perdendo de 3x0...."fora o baile" numa efetividade absurda do São Francisco, principalmente do artilheiro do campeonato em frente ao gol de Nogueira. Zé Love até aqui só jogou bem diante do São Bernardo no revés para cima deles na segunda partida e já vem acumulando vaias da torcida. Rafael Oller contratado por empréstimo ao Operário-PR também ainda não mostrou para que veio.

imagec43b03c5adf0e517.png

Triste, mas era preciso recolher os cacos, remontar e já pensar nos próximos confrontos. Para piorar o rival Remo passou pelo Castanhal e foi para a final.

image81a1351cb06ec8d7.png

É, a coisa estava feia para o treinador...

 

Copa Verde, fase Quartas-de-finais - jogo de volta: Goiás 0x0 Paysandu

Em Goiânia a atitude foi outra e jogamos até melhor que o "periquito" (apelido do Goiás) mas não conseguimos sequer levar para as penalidades e acabamos eliminados de mais uma competição.

image9b9109e81e85a29d.png

Triste, hein?! Para piorar ainda teríamos que encontrar algum ânimo para disputar o (humilhante) terceiro lugar.

 

Estadual, fase de disputa pelo 3º lugar - Jogo de ida: Castanhal 0x2 Paysandu

Bem, bora lá sermos profissionais. E com um novo jogador testado no ataque: Douglas Coutinho, que foi bem marcando 2 vezes.

WhatsApp-Image-2023-12-07-at-18.02.59432

Será que seria Douglas Coutinho, outro que só rende no ataque?

 

Estadual, fase de disputa pelo 3º lugar - Jogo de ida: Castanhal 0x2 Paysandu

Jogo da volta na Curuzu. Oportunidade para o 3º goleiro Artur Facas mostrar serviço no gol e Careca receber nova chance no ataque.

image25d4c5a30d1667dc.png

Facas fez boa exibição mas quem finalmente mostrou serviço foi Oller no ataque. Finalmente mesmo!

O Paysandu acaba o torneio em terceiro lugar e se serve-nos de consolo o Remo também veio a perder para o São Francisco...e com requintes de crueldade.

imagec834c6326509d9f6.png

Após empates em São Francisco e no Baenão, o São Francisco foi melhor nas penalidades e conquista seu primeiro estadual da elite em sua história.

Assim o São Francisco entra na história como um dos poucos clubes a bater o trio de ferro Paysandu (49 estaduais); Remo (47); e Tuna Luso (10). Os outros campeões foram o União Esportiva (2 conquistas: 1908 e 1910); o Independente (1) em 2011; e o Cametá (1) em 2012.

 

Copa do Brasil, fase Quarta eliminatória - jogo de volta - Sport 5x0 Paysandu

Se um é pouco, dois é bom...três já é demais. Porém aconteceu....outra vez. Foi tentando de tudo, mas simplesmente "não vimos a cor da bola". Um atropelo.

WhatsApp-Image-2023-12-07-at-19.40.344e8

Alan Ruiz, Diego Souza, Rafaele Thierre, Wagner Love, Peglow....nem sei como vencemos eles por 4x1 na vida.

Vida que segue, estamos eliminados de todas competições do 1º semestre e agora só nos resta juntar os cacos para a Série C para ver se subimos.

 

REFLEXOS DO DESASTRE

A minha batata estava "assando".

imageec471f9cd8264b49.png

Não que fosse necessário uma caça as bruxas ou alguém pra por a culpa, mas haviam elementos minando o balneário. E bons jogadores infelizmente, mas de péssimo comportamento. O pior deles, o meia Leandrinho, jogador que se incomodou desde que novos reforços chegaram para o clube.

image6d9d6b4d9af3e7b9.png

Se antes 3 apoiavam e 9 estavam contra, agora mais dois resolveram apoiar.  Bem que vá então ele mas não eu embora daqui.

E como a minha filosofia é simples: "tá incomodado, a porta da rua é serventia da casa e ninguém é maior que a instituição, nem eu, nem o presidente, nem ninguém, talvez apenas sua torcida, razão de ser do Paysandu", não pensei 2 vezes em colocá-lo a venda.

Por sorte logo o Al-Wakra do Catar se interessou, pagou meros 112 mil reais por ele e levou. Que seja feliz por lá!

Ai voce me diria "ah mas por que só isso se agora ele vale de 1,7 milhões de reais a 17 milhões de reais?" Bem, eu também gostaria de saber o por que disso. Fato que aqui mais de 100 mil ninguém dava por ele e ele que vá incomodar em outros pagos, como se diz lá pelo sul brasileiro.

O primeiro semestre foi para esquecer e eu só espero que a Série C que está batendo a porta traga melhores desempenhos para nossa equipe.

 

 

 

image

Para finalizar vejamos rapidamente como estão se saindo nossos clubes satélites nos estaduais.

image

Bem, o Nacional já chega nos dando orgulho ao voltar a ser campeão pelo Amazonas, onde teve apenas 2 derrotas na temporada até então, uma diante do Manaus e numa das finais diante do Operário de Manacapuru.

image8fa92ce89d659e75.png

Jogos do Nacional na 1ª fase

image893bcd44953d2ea8.png

Jogos do Nacional nas quartas-de-finais até a final

Cabe destacar que Igor Fernandes, lateral que emprestamos para lá foi importante nessa conquista marcando um dos gols nas finais. O título não vinha há 8 anos, após grande domínio do Manaus no período. Acredito que com a conquista o Nacional que esse ano está classificado para a Série D, garanta nova participação no certame nacional caso não consiga acesso nesse ano.

 

image

Já o Palmas foi a grande decepção desse 1º semestre (assim como nós também), ao não conseguir empatar com o Tocantins de Miracema e ficar fora até do G4 estadual.

image5ae9541a08132dc2.png

Jogos do Palmas na 1ª fase

Contudo há que se destacar a grande campanha do União Carmolandense na 1a fase como já havia reparado no post passado nosso amigo leitor @boblk e que fui ver, realmente venceram todas até mesmo nosso rival Tocantinópolis.

Na fase mata-mata seguiram invictos apenas empatando uma partida contra o Tocantins de Miracema.

image5ea352bb1083a9cc.png

Jogos do União Carmolandense nas fases finais

Sem calendário nacional para esse ano, o clube tocantinense Palmas fica pela 3ª vez seguida sem conquistar o estadual e também não terá calendário nacional no próximo ano. Decepção hein, Palmas?!  

Já o União, campeão em 1994 renova o título pela 2ª vez na história quase 30 anos depois.

 

image.png.1029d094269d5779c3dfcc9f4fa0f941.png

Em Rondônia, o Real Ariquemes foi eliminado cedo na Copa do Brasil e Copa Verde mas acabou campeão invicto pelo estadual.

image88132e7c372b7bbe.png

Tanto o Real quanto o Porto Velho chegaram invictos para semifinal, mas no fim o Porto acabou eliminado e o Real acabou enfrentou o tradicional Ji-Paraná recém egresso com título na série B estadual. 

imaged02172ad497953ef.png

No fim melhor para o nosso satélite Real  que conquista o bi-campeonato estadual seguido e caso não consiga acesso esse ano no nacional também garante nova vaga nacional.

 

image

Como já era de esperar o Rio Branco chegou forte na 1ª fase do estadual perdendo apenas para o Vasco acreano e empatando com o forte Humaitá. 

image75ba35bec332c9d9.png

Na segunda fase a campanha foi ainda mais forte e assim se classificou para a grande final diante do Humaitá.

image03928aee715ab80c.png

Mas no fim de nada adiantaria tamanha gordura de pontos. A final era em decisão única e o Rio Branco sucumbiu ao perder na casa do rival. Assim a exemplo de 2023, e assim como o Palmas, o Rio Branco também ficará sem calendário nacional para 2024.

 

image

Com campanha cambaleante o Santos-Amapá melhorou muito depois que Gabriel Furtado foi emprestado para o ataque deles e chegou na semifinal até ser derrotado no agregado de resultados iguais na final.

image0cd7d780864acd56.png

image18d9f84b6afcee1b.png

Na ida o Santos perdeu por 1x0, na volta venceu por 2x1, como no agregado ficou 2x2 o regulamento define o Trem como campeão por ter melhor campanha geral. É o tricampeonato consecutivo do Trem, já o Santos há 4anos sem vencer troféu algum ficará outra vez sem calendário nacional para 2024.

 

image

Já o "Mundão" é soberano em Roraima e conquistou seu oitavo título consecutivo pelo estado roraimense.

Ganhou o turno...

imagea366a16c1154224f.png

imagec8e4b8472cc5e325.png

E o returno....

image976f34de4a030575.png

image6b7b1133cf825947.png

As semifinais e a final ocorreram em partidas secas. Destaque para o 8x0 aplicado sobre o rival Rio Negro na semifinal

 

Concluindo o capítulo

Assim as equipes que este ano estão na Série D nacional (Nacional-AM, Real Ariquemes-RO e São Raimundo-RR) no mínimo já se garantem para a próxima edição edição nacional, enquanto as equipes sem divisão nacional (Santos-AP, Palmas-TO e Rio Branco-AC) encerram suas atividades agora e aguardam novo ano para tentar uma vaga para a edição de 2025.

image6c54afefef6a1f8e.png

 

<<< Voltar ao Capítulo 05 --- Índice --- >>> Seguir para o Capítulo 07

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 changed the title to Por um norte mais forte - Att 16/12/2023 - Time que está ganhando se mexe? O fiasquento primeiro semestre!

Depois de tantos bons resultados, tivemos resultados choque contra São Francisco e Sport Recife. Pressão aumenta no nosso treinador mas espero que continue no Paysandu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/12/2023 em 06:47, Cadete213 disse:

Depois de tantos bons resultados, tivemos resultados choque contra São Francisco e Sport Recife. Pressão aumenta no nosso treinador mas espero que continue no Paysandu.

Cara, doeu hein, não esperava tanta decepção. Por mim eu quero ficar, tomara que não me demitam. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 06  -I-  >>> Voltar para o Índice <<<  -I-  >>> Seguir para o Capítulo 08

 

CAPÍTULO 07: Calma, sem pânico!

Belém, Pará, horas depois dos fracassados resultados...

Manoel Conceição, o CEO da Futenorte Investimentos S.A entra "p...da vida" na sala de Bonfante:

MC: Mister Bonfante, me dê uma boa razão para não te demitir? Que desastre foi esse primeiro semestre? A torcida está enfurecida por não termos vencido o estadual...Oh, Céus ao menos o Remo também não venceu...

Eu, Bonfante, comecei gaguejar e quando fui falar quase partimos para as vias de fato...entretanto, ufa, Mauro, seu assessor, na verdade assessor da Futenorte, entrou na sala e me ajudou...

image5d9da65eaa4cc44c.png

MAURO: Senhores, não pude deixar de ouvir essa gritaria, se acalmem, por favor. Nem tudo está perdido, estive compilando alguns dados aqui para apresentá-los de como tem ido nossos atletas nos clubes satélites. Mas antes quero destacar o que tivemos de bom nesse torneio estadual aqui do Paysandu.

Ao ver que o campeão São Francisco não emplacou nenhum jogador na seleção do campeonato fico a pensar se aquela derrota não foi mesmo um ponto muito fora da curva.

imagec6235a156eb25158.png

Eles levaram apenas os prêmios de melhor treinador e de artilheiro.

image399bf19cef1622a8.png

imagebdeab4025e0cd085.png

Bah, Bonfante, você conseguiu ficar fora do pódio? kkkk que coisa

Curioso ainda ver que os melhores jogadores dessa edição foram zagueiros e volantes

image1c1bea292e5570b9.png

E acho que Julio Cezar merecia mais chances nesse estadual.

image2d0164c0e1c86ef3.png

 

MAURO: Bem, do nosso estadual era isso para relatar. Já dos outros satélites vejo que todos emprestados todos tem ido muito bem, es nosso futuro é bom, vocês só precisam ter calma...principalmente você Manoel, está bem?

image5a04d26de165191d.png

 

MC: Ok, segue em frente Mauro, vamos ver o que tem aí

MAURO: Bem, chegaram alguns relatórios de como nossos atletas tem ido nos estaduais onde emprestamos jogadores e eu gostaria de destacar alguns mais relevantes.

  • No Acre, o lateral esquerdo Juan Pittbull foi uma das 3 revelações do estadual desse ano

imageb2d19f21935570e4.png

Por fim com relação ao Acre acredito que se tivesse premio para goleiro menos vazado nosso Gabriel Bernard levaria o prêmio, até mesmo pelo fato de ele estar na seleção do campeonato. Juan Pittbul por sua vez não ficou na seleção estadual.

image3f13c9ecb5a001f7.png

 

  • AMAPÁ:

MAURO: Poisé que ano para esse Santos vice campeão! Gabriel Furtado desde que chegou lá, comandou o ataque.

imagea8729ad3d97bfc6e.png

image27eead6dfa97e062.png

image5797a1ffdf00fc07.png

Gabriel Furtado ainda foi o 3º maior goleador e considerando que ele chegou durante o estadual em disputa, é possível que fosse o artilheiro se tivesse chegado desde o início da disputa. Ele fez 10 gols em 8 jogos enquanto o artilheiro Alexandre Coruja do Trem fez 12 gols em 12 jogos e Joelisson, também do Trem, fez 11 gols em 15 jogos.

 

  • Tocantins

No Tocantins nosso melhor jogador emprestado foi Victor Diniz.

image3bac0003a8153e98.png

imageafaeae9a8b22a85f.png

Kanon, do Capital pode até ter sido a revelação desse estadual mas é Victor Diniz quem ficou entre os melhores dessa edição.

 

  • Roraima

O "Mundão" sobrou tanto em Roraima que coloquei 3 artilheiros entre os goleadores, um deles Gustavo, pertence ao Paysandu

imagece70af052f5fbbeb.png

image6a1707c4d195e1c3.png

Gustavo inclusive foi considerado o melhor jogador do torneio mas não foi eleito entre os 11 melhores. Vai entender ne?!

 

  • Rondônia

Em Roraima apenas destacar que Anilson foi a revelação do "Rondonião", atuando pelo Real Ariquemes

imagee11c813285055c55.png

E num caso semelhante a Gustavo, Anilson também não está entre os destaques da temporada.

 

  • Amazonas

Por fim Amazonas. O único estadual onde não chegamos a ter nenhum grande destaque.

 

MAURO: Pois bem, vamos lá. Estaca vendo que Gabriel Bernard tem qualidade aqui para ser nosso terceiro goleiro. Acho que deveríamos chamá-lo de volta do empréstimo ao Real Ariquemes...

MC: Seria uma boa ficarmos com 4 goleiros no elenco principal, não é mesmo treinador Bonfante?

BONFANTE: Por mim o Nogueira pode ir andando a caminho do aeroporto, rodoviária...

MC: Está maluco? Ele é um dos principais jogadores!

BONFANTE: Os números até são bons mas tem falhado em momentos decisivos. Pra mim ele é um dos principais motivos de estarmos nessa pindaíba. Parece que se afeta muito com o que acontece no jogo, para o bem e para o mal. Precisei sacar ele contra o São Bernardo de tão deprimido que estava e contra o São Francisco repetiu a dose de insegurança. Perdi a confiança nele. Vamos apostar em Renan Rocha e Artur Facas que estão mais regulares. Pode devolve-lo para Portugal. Eu mesmo pago a passagem e banco os outros dois.

image179491773f7c9b20.pngimagefe6ed229f2d1fd07.pngimagedce99db5c229185a.pngimagef3b8a36d728c3fe0.png

Matheus Nogueira, 26 anos                                         Renan Rocha, 35 anos                            Artur Facas, 23 anos                        Gabriel Bernard, 22 anos

 

BONFANTE: Até os números dos demais goleiros são melhores:

image250aa72648a5b296.png

imaged5f1c75bbf6c713e.png

Gabriel Bernard, foi vice-campeão estadual acreano. Matheus Nogueira foi devolvido ao Portimonense de Portugal.

MAURO: Ok, treinador. Sugiro que olhe os laterais Eric Vieira, emprestado para a Campinense e Juan Pittbull, emprestado ao Rio Branco. Penso que poderiam ser úteis aqui.

BONFANTE: De fato Juan tem qualidade, mas se for para chamar alguem melhor chamarmos Igor Fernandes, que também fez bom trabalho no Nacional-AM.

imagef5251aa69443de6d.png

MAURO: Certo! Com a saída de Leandrinho também recomendo chamar de volta Victor Diniz...

BONFANTE: ...epa! Mas são características diferentes, Diniz é muito ofensivo. Não seria melhor chamar o Paranhos então?

MAURO: Não se engane, Diniz tem mais qualidade que Paranhos, até mesmo para jogar mais atrás é mais novo e pode se adaptar a jogar mais atrás se for treinado logo ali. Vale mais a pena!

BONFANTE: Ok, chame ele, e vamos começar logo isso.

imagef331cf80e94fdcb6.png

MAURO:  Prosegguindo, para o ataque eu indicaria contratar o artilheiro do campeonato, Gabriel Carrera  ou mesmo o experiente Leandro Cearense, que tem ido bem pelo Caeté ou mesmo o Cleber Pereira, do Itupiranga...

BONFANTE: Não, não Mauro, esses atacantes velhos ou novos, foram bem em suas equipes até, mas seus clubes acabaram rebaixados, se for isso prefiro então que chamem Gabriel Furtado de votla de seu empréstimo ao Santos-AP. Quer saber Mauro, não chame mais ninguém de volta, vamos com esse time mesmo para a Série C, futuramente a gente analisa de novo.

Ah e faz o seguinte ve se o Real Ariquemes, O Nacional e o São Raimundo precisam de alguns desses jogadores emprestados ao Santos, Rio Branco e  Palmas e passa para aqueles três clubes que disputarão a Série D. Se a imprensa estiver certa a gente deve subir para a Série B sem grandes problemas.

image3fd99aca8ebee1d3.png

Também não iremos pagar grandes premiações, nossa situação financeira não permite, por mais que eu gostasse para incentivar a turma.

imageb839002bf5b8cd66.png

 

 

image

Certa vez um torcedor chamado @LC questionou a diretoria do Papão a respeito do controle de seus satélites. Isso tentarei ser melhor explicado abaixo:

Vejamos como fica a situação futura de Rio Branco, Palmas e Santos

image

Começamos pelo Rio Branco, o mais preocupante.

imagedfef714798b58e26.png

Finanças atuais

image14705079c95dee53.png

Projeção sem fechar o clube

Se o Rio Branco não encerrar contratos do roupeiro ao presidente passando pelo campo, a situação fica insustentável.

Se fechar o clube nesses 7 meses parados, talvez consiga recomeçar com uma equipe mais barata.

image0370e54fe9674f94.png

Projeções ao encerrar contratos

Oremos!

 

image

Situação bem diferente vive o Palmas

image510e269c07cb2ae3.png

Finanças atuais

imaged3ee38a65915068d.png

Projeção sem fechar o clube

image602df9e12770e7be.png

Projeções ao encerrar contratos

O clube tocantinense começou o ano com 1,2 milhões e poderá terminar o ano com os mesmo 1,2 milhões praticamente e podendo melhorar ao longo do ano. 

 

image

O Santos talvez seja a equipe mais próspera das três.

image9e5ebc6acf127658.png

Finanças atuais

image18a5b34368bab4d1.png

Projeção sem fechar o clube

image71431de428245fa7.png

Projeções ao encerrar contratos

Projeta se inclusive um pequeno crescimento nas finanças santistas para 2024.

Quanto ao Nacional-AM, Real Ariquemes-RO e São Raimundo-RR não interferiremos pois esses três clubes tem calendário nacional.

image6c54afefef6a1f8e.png

<<< Voltar ao Capítulo 06  -I-  >>> Voltar para o Índice <<<  -I-  >>> Seguir para o Capítulo 08

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 changed the title to Por um norte mais forte - Att 18/12/2023 - Calma, sem pânico!

Em primeiro lugar, gostaria de citar o post anterior que não tinha lido ainda: "PIPOQUEIROS!!" kkkkk

Achei interessante a analise dos jogadores nos satélites, também acho que podem ser úteis na Série C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2023 em 22:35, Bruno Alves Manager disse:

Em primeiro lugar, gostaria de citar o post anterior que não tinha lido ainda: "PIPOQUEIROS!!" kkkkk

Achei interessante a analise dos jogadores nos satélites, também acho que podem ser úteis na Série C.

Bah...triste mesmo, não esperava, mas ao menos foi para o campeão hehe. É, estou vendo, quem sabe Gabriel Bernard, Igor Fernandes....to vendo, obrigado!

Em 19/12/2023 em 09:13, Cadete213 disse:

Porrada neles...eu acredito que esta época será melhor que a anterior.

Tomara! Faremos todo o possível. Por ora não vou contratar mais ninguém. Vamos aguardar ver como o time se sai até a próxima janela que acho que abre la pela metade do primeiro turno por ali

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, acho que já elogiei aqui a quantidade de informações e imagens que você coloca nas atualizações.

Os jogadores emprestados irem todos bem é algo raro. Acho que alguns realmente conseguem ser aproveitados na serie C, mas tem de fazer uma analise com cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, boblk disse:

Primeiramente, acho que já elogiei aqui a quantidade de informações e imagens que você coloca nas atualizações.

Os jogadores emprestados irem todos bem é algo raro. Acho que alguns realmente conseguem ser aproveitados na serie C, mas tem de fazer uma analise com cuidado.

Acho que sim que já havia elogiado. Estou querendo levar bem a sério essa saga. Talvez como o Paysandu por ser um clube de Série C e estes satélites serem de Série D pra baixo acredito que reforçou a qualidade deles, porém mesmo assim alguns não conseguiram o título, o que me entristeceu um pouco já que novamente não terão vagas nacionais em 2024 e terão de tentar outra vez. É a vida, terão que tentar de novo. A ver se os demais irão bem na D agora. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 07  -I- >>> Voltar para o Índice <<<  -I-  >>> Seguir para o Capítulo 09

 

CAPÍTULO 08: Parece que a maré virou! Será?

Voltando aos velhos modos...

Bem pessoal, já que mudar as instruções das táticas 4-1-1-3-1 e 4-3-3 aberta nas pontas do Paysandu não havia dado certo, nem mesmo a 4-3-3 com 3 centroavante (porém gegenpress em vez de controle de posse essa última), e nem mesmo inventar de usar contra-ataque fora não estava resolvendo....resolvemos voltar ao padrão de controle de posse anterior aos mata-matas.

 

   4-1-1-3-1 com pontas, controle de posse                    4-3-3 com pontas, controle de posse                    4-3-3 sem pontas, 3 CA, gegenpress

imageb1446f15afcaf8a7.png          imagec57da5d4d704c93c.png        imagede92503f205844a5.png

    Clique nesse link para ampliar a imagem                Clique nesse link para ampliar a imagem              Clique nesse link para ampliar a imagem

 

A primeira possivelmente será a tática mais utilizada daqui em diante se tudo correr bem, ela é mais ofensiva, enquanto a segunda é mais indicada para quando enfrentarmos equipes mais fortes enquanto a terceira penso em usar para jogos de maior desespero por resultado como foi contra o São Bernardo na Copa do Brasil. É claro que a depender do jogo poderemos mudar algumas funções e jogadores por questões específicas como suspensão por exemplo ou pela maior qualidade do adversário, enfim...

Dito isso, acrescento ainda que apesar de muitos atletas terem ido bem nos satélites ainda não pegamos nenhum de volta para não inchar mais nosso elenco. Não achamos necessário nesse momento, mas precisamos ficar de olho caso quisermos fazer para que eles não ultrapassem as 7 partidas de um torneio nacional (eu disse nacional, no caso o estadual não conta) e assim por ora prefiramos que os atletas emprestados a Santos, Rio Branco e Palmas reforçassem o Nacional, Real Ariquemes e São Raimundo. Mais adiante volto a falar destes....por ora focamos no Paysandu

 

Boa largada...

Jogar no Brasil é um horror. Possuímos esses engodos chamados "estaduais" que lesionam os atletas de divisões nacionais por uns brucutu de fim de carreira atuando em estadual ou então as longas viagens num país de dimensões continentais quando intercalam torneios nacionais, estaduais, regionais e em certos casos continentais. No caso do Paysandu dia 03 de maio atuamos contra o Sport naquele "baile" de 5x0 que tomamos dos caras e apenas 03 dias depoois (06 de maio) outro jogo a estrear no Campeonato Brasileiro Série C diante do São José, que para piorar ainda seria em um campo sintético.

           image9746669190067d6c.png     imagee6a6497e08b1c636.png

                            Estádio Passo D'areia - Porto Alegre em mau estado                                                                          Time inicial escalado

Ah, que se dane a largada! Pensei. Poupei os jogadores mais cansados e veteranos e priorizei a questão física para estrear nesse torneio. Usando a segunda tática apenas alteramos uma ou outra função devido a mudança de características de alguns jogadores como Marcelo Santos. Atletas como Marcão, Zé Love, Nino Paraíba e Robinho por exemplo foram de início poupados. Porém por ironia do destino o jogo - vejam só - seria decidido por um veterano.

Nicolas Careca fez má estreia a ponto de ser sacado no segundo tempo para a entrada de Marcão. Há um minuto do final do tempo complementar, na cobrança de falta de Digão, a bola bateu na barreira, subiu, e o goleiro do "zequinha" foi encaixá-la no alto mas Marcão estava lá para disputar com raça e ser mais rápido que o arqueiro, quando ele cabeceou para o gol vazio e deu números finais ao confronto.

gol do marcao contra o zequinha.gif 

*Ainda não tenho as manhas e há um delay ao soltar o vídeo mas após alguns segundos do gif aparece o gol, perdoem o operador de vídeo aqui, tentarei melhorar isso hehehe. O mesmo aconteceu para os gols marcados nos links dentro dos textos.

WhatsApp-Image-2023-12-10-at-01.02.31-10

image4eb2668943cae4e6.png

Atuação de luxo e vitória merecida após tanto sofrimento para abrir o marcador.

 

A fila anda...

Após o jogo sentimos que era hora de fazer algumas drásticas mudanças a começar com a venda de Zé Love que estava sobrando no elenco, jogando mal, produzindo quase nada e começando a incomodar todo mundo. Colocamos ele a venda e por sorte logo o Londrina se interessou nele.

image5229db412e8fbbde.png

Com certeza aceitamos sem titubear essa proposta. Negociado ainda em maio ele ainda poderia ser usado até 3 de julho, data da transferência É gente boa, mas flopou aqui, então que aproveite seus últimos momento aqui e que depois vá ser feliz no Paraná.

Até pensamos em pegar Jorge Henrique, 41 anos mas seria temeroso estar cometendo o mesmo erro com Zé Love e abandonamos a ideia. O atleta quarentão até chegou a treinar conosco mas de última hora não apresentamos proposta.

 

Segue o jogo...

Ato contínuo recebemos o Botafogo, da Paraíba, aqui na Curuzu, no Pará. Com equipe mais experiente (a volta daqueles poupados no Passo D'areia) tivemos boa atuação mais uma vez, mas foi necessária a bola parada ofensiva numa falta cobrada para abrir o marcador. Nino Paraíba mandou para a área, Wellington Carvalho e Douglas Coutinho no tumulto tentaram cabeceio, goleiro espalmou e no rebote um gol de oportunismo de Marcos Vinicius para abrir o marcador.

Depois em rápido contra-ataque o lateral Kevin foi ao fundo na ponta esquerda, e em boa trama rasteira com Robinho e Marcelo Santos (volante escalado para pisar na área) o segundo gol dando números finais ao confronto.

56977230_goldeMV.gif.87c960a936a87f3cb24e38f17fcca6db.gif

imaged5c88944613e024f.png

image834ebb51973f5191.pngimaged97bf725e14f231c.png

Eram 2 jogos e 2 vitórias. Haviamos começado bem

Já pela Copa Verde, assim como havia sido no estadual, descobrimos durante a semana que também perdemos para o clube que acabaria campeão.

imagea256f0b35c0c7941.png

Após empatarem sem gols no Serra Dourada, o Goiás foi para a Arena Pantanal em Mato Grosso e carimbou a faixa de campeão ao vencer por 2x1 o Cuiabá. Com isso o Paysandu segue sendo o maior campeão da região com 3 conquistas enquanto o Cuiaba se mantém com 2 e o Goiás conquista sua primeira Copa Verde.

 

O caldo engrossa...

Após 2 boas vitórias tivemos uma "guerra" no Paraná, em díficil jogo diante do Operário, em Ponta Grossa, Paraná, no Germano Kueger.

imagef8e579a003ecb05b.pngimage7f1bf7db7d87059c.png

Santiago Trellez, jogador que nos foi oferecido começo de ano, mas achamos que Zé Love seria melhor...talvez estivéssemos errados. Incomodou muito nossa zaga, principalmente naquela blitz inicial que as equipes da casa costumam fazer. Foi assim que ele sofreu penalti e com frieza converteu abrindo o marcador para o "Fantasma".  O gol de empate seria semelhante ao segundo marcado contra o "Belo" paraibano. O lateral juninho foi a linha de fundo e cruzou para Figueiras (hoje volante pisando na área), ele ergueu bola para Careca que mais rápido que o marcador empatou a partida. A partida foi dura e não passamos do empate dessa vez.

image04491b400696ed4c.png

Invictos, a seguir enfrentaríamos o rival Remo, também em boa fase até então.

imagec7ff1d4a07e59d80.png

Bora enfrentar o "Leão"!

 

...e Clássico atira Papão para a liderança...

Ao contrário do primeiro semestre, dessa vez melhor para o "Lobo" ao vencermos o "Leão" Remo na casa deles, no Baenão.

image70d6b1d7d8241337.pngimage8eb7a3ceebe052e0.png

Em um jogo bastante truncado o gol sairia após uma cobrança de lateral, em jogada construída com tabelas, de Juninho para Figueiras que passou para Granada que viu Careca se infiltrando as costas do marcador. Ele recebe e marca na saída do goleiro para fazer o único gol do clássico e colocar o Papão na liderança do campeonato.

image5315074238d079c6.png

 

Segue o líder...

São apenas 4 jogos, e embora eu perceba um início de dependência no centroavante Nicolas Careca estamos na liderança por enquanto

imagef62de05bbd1e5b07.png

Faltam mais 15 rodadas para acabar a primeira fase e a busca por mais um centroavante segue a todo vapor mas por ora sem novidades

                         image6c54afefef6a1f8e.png

<<< Voltar ao Capítulo 07  -I- >>> Voltar para o Índice <<<  -I-  >>> Seguir para o Capítulo 09

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 changed the title to Por um norte mais forte - Att 24/12/2023 - Parece que a maré virou!
Em 24/12/2023 em 20:10, Carlos Magno22 disse:

Jogar no Brasil é um horror. Possuímos esses engodos chamados "estaduais" que lesionam os atletas de divisões nacionais por uns brucutu de fim de carreira atuando em estadual ou então as longas viagens num país de dimensões continentais quando intercalam torneios nacionais, estaduais, regionais e em certos casos continentais

Jogo muito pouco no Brasil por questão de data Fifa + Jogos foderem meu calendario, mas sobre a questão dos estaduais, para os times no FM não seriam bons para dar chances aos mais novos de desenvolverem? 10 ou mais jogos bons para jogar aquele menino de 15-20 anos para pegar uns minutos em campo.

 

Em 24/12/2023 em 20:10, Carlos Magno22 disse:

Até pensamos em pegar Jorge Henrique, 41 anos mas seria temeroso estar cometendo o mesmo erro com Zé Love e abandonamos a ideia. O atleta quarentão até chegou a treinar conosco mas de última hora não apresentamos proposta.

Atleta de 41 anos é loucura. Iria fazer protesto para derrubar esse professor pardal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Cadete213 disse:

Sem dúvida um bom início, mas tem aí uns relvados que, minha nossa...nem sei o que dizer.

Welcome to Brazil! rs rs terríveis mesmo, o Grêmio reclamou muito esse ano de jogar naquele campo esburacado do São José. Parece uma roça pronta pra plantar batatas kkk obrigado, vamos ver se o bom ritmo continua

1 hora atrás, boblk disse:

Jogo muito pouco no Brasil por questão de data Fifa + Jogos foderem meu calendario, mas sobre a questão dos estaduais, para os times no FM não seriam bons para dar chances aos mais novos de desenvolverem? 10 ou mais jogos bons para jogar aquele menino de 15-20 anos para pegar uns minutos em campo.

 

Atleta de 41 anos é loucura. Iria fazer protesto para derrubar esse professor pardal.

Eu também andei evitando fazer saves no Brasil por algum tempo por isso mas me bateu a vontade de jogar em terra nacional ultimamente. Bah tenho uma tremenda dificuldade de usar jovens da base, questão de desconfiança na hora grande, além que acho muita fraca ainda a base. Pretendo usar mais a base quando o Paysandu estiver mais estruturado. No momento vou continuar a confiar mais nos meus bruxos pra ver se a gente sobe. Ah, ainda bem que não trouxe o quarentão então hehe obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image5988c2ea3746077f.png

<<< Voltar ao Capítulo 08   -I-   >>> Voltar ao Índice   - I -   >>> Seguir para o Capítulo 10

 

CAPÍTULO 09: Será que demos no teto?

Um primeiro "bom momento"...

Bem, entramos em junho com boa entrada de grana devido as taças disputadas no primeiro semestre, pena que provavelmente isso se degradará até o final do ano tendo apenas Série C em vista agora. Pior ainda se não conseguirmos o acesso. Para piorar temos muitos jogadores com idade avançada no plantel que não renovamos contrato e não sei se devo renovar. Espero que ninguém oferte pré-contrato por eles por enquanto.

 

- Paysandu 1x0 Aparecidense

Em campo a equipe seguiu bem no mês de junho. Começamos por receber a goiana Aparecidense na Curuzu.

image9b793a47e142e891.pngimageeb5034b942b46010.png

image0a09125bf929f04b.png

Uma rápida trama logo aos 4 minutos entre os meio-campistas Rickson (mais recuado) e Marcelo Santos (entrando de supressa na área) abriu o marcador. A equipe muito pressionou mas não conseguiu ampliar. Alguns poucos sustos mas no mais uma vitória tranquila até.

 

- América 3x2 Paysandu

Nossa primeira derrota pela Série C viria no escaldante calor de Rio Grande do Norte na Areia das Dunas para o tradicional América. Viu @Cadete213, as vezes também jogamos em bons gramados hehe!

image07e77e56b1fd2a72.pngimage994e1a6dded8a590.png

imageb74a96532440966c.png

Os 10 primeiros minutos foram equilibrados mas um gol cedo, logo aos 4 minutos devido a um pênalti infantil cometido por Rodrigo Filemon e um segundo gol aos 7 minutos ampliado por Renan Gorne colocaram cedo o Papão na roda. Bela trama do Mecão aliás que você confere clicando nesse link. A reação foi rápida com Bruno Alves descontando aos 13 após Nicolas Careca ter tido boa visão para lança-lo às costas da defesa e anotar o 1x2. Também bela situação de gol.

638467796_FootballManager20232023-12-2818-32-18.gif.f6fc206c35f5aa5ac79e992867ddf8f7.gif

E mesmo jogando menos que os mandantes, empatamos aos 39 quando Robinho cobrando falta levantou na área e Figueiras empatou ao anotar de casa. 2X2 no primeiro tempo. Encorajados ainda mais após a expulsão de um do time adversário fomos para cima e colocamos bola na trave. Seria a virada. O Papão foi melhorando no jogo mas mesmo assim com um a mais, acabou cedendo o gol da derrota em que o Mecão colocou lá onde dorme a coruja.

870182156_WhatsAppVideo2023-12-28at19_16_30.gif.1433a2f20802601e36039091a5960446.gif

Chegou atrasado hein, Artur Facas?

Com o resultado caímos para a quarta posição ainda dentro do G8 classificatório.

Houve críticas pesadas a alguns jogadores como Rafael Oller, Nino Paraíba, Artur Facas e Dalberto. Centroavante que ainda não mostrou a que veio após retorno de lesão.

image2a95be1f5f876462.png

Nota-se ainda uma dificuldade de entrosamento apesar dos bons resultados, talvez devido a grande rotação que o treinador Bonfante gosta de fazer. Mas o que incomodou mais o treinador foi alguns atletas como Dalberto não aceitarem críticas construtivas. Seria necessário por um tempo afastar outro jogador do elenco (Dalberto). Victor Diniz, Eric Vieira e Digão também seriam afastados por um tempo até as coisas se acalmarem.

Contudo durante a semana chamei Dalberto, tivemos uma conversa, ele entendeu e foi reintegrado a equipe. Talvez as 2 partes tenham se desentendido um pouco e no calor do momento as coisas acontecem.

 

- Paysandu 2x1 Figueirense

Contra o Figueirense, adversário pesado que já debutou por anos na elite, era outro jogo perigoso e ameaçava ser complicado. Ainda mais quando em rápido contra-ataque a linha de impedimento falhou e Andrey disparou para abrir o marcador logo aos 6 minutos. O Papão estava todo no ataque após cobrança de escanteio, demorou voltar e saímos na pior.

image9b793a47e142e891.pngimagef06966dfdb787cc1.png

image19a04f7a611c7055.png

Aos poucos o Papão se reencontrou no jogo e tomou conta do jogo, mas seria necessária a bola aérea outra vez para decidir o jogo. Primeiro com Douglas Coutinho aos 23 empatando de cabeça após cobrança de escanteio de Nino Paraíba. Depois aos 51 Nino Paraíba cobrando falta lançou a bola na área e o zagueirão Paulão testou de cabeça para virar o marcador.

 

- Paysandu 3x1 Manaus

Para fechar o mês de Junho talvez tenha sido esse diante do Manaus o jogo mais tranquilo dos últimos quatro.

image9b793a47e142e891.pngimageaed9d39dfaa3fbd3.png

image81e6327a7589788c.png

Primeiro Nino Paraíba foi a linha de fundo, cruzou e Nicolas Careca abriu o marcador aos 7 minutos. Cinco minutos depois, pressão na saída de bola do Manaus com Marcos Vinicius desarmando...a bola vai para Samuel Granada lançar diagonalmente Nicolas Careca que driblou o goleiro e ampliou. Aos 25 foi o Papão que falhou a saída de bola com Marcelo Santos e o Manaus cresceu na partida. Mas aos  37 cobrança de falta de Nino Paraíba resulta em mais um gol de cabeça de Miguel Figueira. Pensa num cabra bom pra fazer gol de cabeça esse meio campista! Segundo tempo foi só administrarmos e sair de campo com outra vitória. Líder outra vez!

imageddc34fdd7a7648d4.png

Os 4 jogos de julho nesse link

Quase meio campeonato decorrido, o momento era muito bom!

 

...um segundo momento "não muito bom"

Era bom até demais para acreditar! E aí o Papão resolveu se complicar...

 

- Paysandu 2x0 Floresta

Em grande dia de Nicolas Careca, primeiro ele recebeu de Samuel Granada aos 12 e mandou para o gol mas o juiz marcou irregularidade. Seria um golaço!

image9b793a47e142e891.pngimage00dcb4764e776f20.png

imaged33da3f0a749a869.png

Contudo não apagaria seu grande dia. Aos 53 Nino Paraiba cruzou e Nicolas Careca finalizou para abrir o marcador. Tres minutos depois Nino Paraíba (poisé toda vez ele, fazer o que né?) cobrou escanteio (sim ele cobra escanteio, falta, cruza...só não corre para a área marcar gol kkk) e Niiiiicolas Careca de cabeça deu números finais.

 

- Volta Redonda 0x0 Paysandu

Momento ótimo na temporada, me rendeu até uma renovação contratual, problema começou quando saímos outra vez da Curuzu...a começar pelo jogo no estado carioca, no estádio Raulino de Oliveira, casa do Volta Redonda.

image0211fbac0cfb08c5.pngimageec753408cd3a810a.png

image63bedc415d40e5b7.png

Talvez a pior atuação do ano e assim saímos da liderança...

WhatsApp-Image-2023-12-11-at-00.24.12020

O "Voltaço" por outra lado empurrou a lanterna para o Brusque e respira um pouco mais aliviado.

 

- Paysandu 1x1 Náutico

De volta a Curuzu, não faziamos grande partida mas com cerca de meia hora de jogo, Rickson lançou N. Careca para passar como quis pelo goleiro e abrir o marcador. Bastava segurar e estávamos segurando...mas aí Filemon, ai ai Filemon...

image9b793a47e142e891.pngimaged4eb300166586c37.png

imagec6c2381a0c286b62.png

Sim, Filemon novamente fez mais um pênalti infantil e tomamos empate. Duro entregar um jogo em que dominamos com sobras.

Nem preciso dizer que teve multa né?

Sem confiar em Rafael Oller por suas más atuações na ausência de Samuel Granada, tentamos Matheus Indio e adivinhem? Tomamos mais um chapéu do rival Remo, sim ele preferiu assinar pelo rival.

 

- Ypiranga 1x1 Paysandu

E bora pro sul outra vez. Para o Colosso da Lagoa em Erechim, outro belo estádio assim como o Raulino e a Arena das Dunas. Tá ok, talvez não seja assim tão belo esse, mas imponente para uma equipe de série C e boa representativide no sul do País.

image785e88981896560b.pngimage8eed3f5bd690d022.png

image58e871318521b155.png

Mais uma bola parada. Cobrança de falta de Robinho alçado para área, Careca disputa no alto e sobra pra Filemon que cabeceia pro gol. Parece que a multa fez bem hehe. O jogo era feio, normal na Série C, daqueles truncados, faltosos, mas iamos segurando mais 3 pontos, até que Harrison arriscou de fora da área e fez um golaço com a bola indo em curva morrer nas redes fora do alcance de nosso goleiro. Era mais um empate.

 

-  Paysandu 1x1 Altos

Algo precisava ser feito e de volta a Curuzu resolvi testar novamente o 4-3-3 com 3 centroavantes para ver se melhorava o ataque, fazendo mais que tomava.

image9b793a47e142e891.pngimage71d75357a2b7bf71.png

imagefdbe9da2d9f915af.png

Hoje Nino Paraíba não estava na escalação inicial, afinal os veinho cansam né? hehe, mesmo assim o filme se repetia com Digão no seu lugar, ele cruzou e Dalberto (hoje no lugar de Careca) abrindo o marcador de cabeça. Finalmente Dalberto mostrando serviço...

Maaaassss, sempre tem um mas, e ai tomamos outro empate, ainda no primeiro tempo. Novamente de penalti, dessa vez nos acréscimos. Se eu já não estava gostando de Oller, ele ainda resolve ser expulso e complica nossa reação. Era o quarto empate seguido nos últimos cinco jogos...quarta vez cedendo empate...

Parece que o problema maior ainda é a zaga mesmo.

 

- CSA 1x0 Paysandu

Ato seguinte, fomos para Maceió, no Rei Pelé, enfrentar o CSA, rival do CRB.

E dessa vez foi nós que sofremos com bola aérea mas bola áerea do CSA no caso. Junior Toddynho foi ao fundo cruzou e Vanegas abriu o marcador com pouco mais de 15 minutos. Não seguramos a blitz dos mandantes dessa vez.

image7a055a9e0901a94c.pngimage26de0e4e6012b637.png

image2fa135a8ce0940c9.png

Em mais um jogo truncado, amarrado, feeeeio mesmo...melhoramos após o gol tomado mas acabou assim mesmo com mais um jogo sem sabermos o que é vencer.

Seguimos no G8 mas agora há 5 jogos do fim estamos com a classificação ameaçada.

WhatsApp-Image-2023-12-13-at-00.34.16-18

Nova crise no vestiário. Marcelo Santos afastado, Juninho também. E Igor Fernandes ainda sem 7 jogos no "Naça" pela Série D, pode ocupar sua vaga.

image3c98ec16497e2445.png

imageead8c821fe1932f8.png

A coisa está tensa na Curuzu.

E a pergunta que fica no ar: "será que o Papão deu no seu teto"?

image6c54afefef6a1f8e.png

<<< Voltar ao Capítulo 08   -I-   >>> Voltar ao Índice   - I -   >>> Seguir para o Capítulo 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 changed the title to Por um norte mais forte - Att 28/12/2023 - Será que damos no teto?
11 horas atrás, Carlos Magno22 disse:

Seria necessário por um tempo afastar outro jogador do elenco (Dalberto). Victor Diniz, Eric Vieira e Digão também seriam afastados por um tempo até as coisas se acalmarem.

Esses já são bons nomes para se pensar em não renovar. Já procurar no mercado substitutos com personalidade melhor é o ideal.

 

11 horas atrás, Carlos Magno22 disse:

Sim, Filemon novamente fez mais um pênalti infantil e tomamos empate. Duro entregar um jogo em que dominamos com sobras.

Como anda a nota média do Filemon?

 

11 horas atrás, Carlos Magno22 disse:

"será que o Papão deu no seu teto"?

Próxima temporada vejo como o momento de procurar novos jogadores, principalmente mais novos, porque me parece ser desgaste fisico atrapalhando o time.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para criticar está logo toda a gente disponível. Equipa caíu numa espiral de empates, acabando com uma derrota, mas muito perto do topo. Muito equilíbrio que dá mais ânimo à liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2023 em 06:21, boblk disse:

Esses já são bons nomes para se pensar em não renovar. Já procurar no mercado substitutos com personalidade melhor é o ideal.

 

Como anda a nota média do Filemon?

 

Próxima temporada vejo como o momento de procurar novos jogadores, principalmente mais novos, porque me parece ser desgaste fisico atrapalhando o time.

Sim, concordo embora eu apostasse muito no Victor Diniz pro futuro, espero que seja só uma pequena turbulência.

Se possível a idéia é fazer uma grande renovação ano que vem já que 15 jogadores passam dos 30 anos, mas é aquilo, ir levando em banho maria o plantel pra não queimar o grupo e perder a mão. Quero pensar nisso só no final do campeonato.

Quando ao Filemon tá bem até, média 6,99.

Em 29/12/2023 em 08:06, Cadete213 disse:

Para criticar está logo toda a gente disponível. Equipa caíu numa espiral de empates, acabando com uma derrota, mas muito perto do topo. Muito equilíbrio que dá mais ânimo à liga.

Sim , não podemos desanimar. Estou a fazer umas intervenções aqui. Zé Love foi vendido, Marcão está negociando empréstimo com um satélite e só me restou Nicolas Careca. Embora ainda seja nossa referência, notei uma acomodação por falta de sombra para brigar pela posição, então a ver aqui se contrato ,ais 2 jovens centroavantes por empréstimo antes da janela fechar. Se tudo der certo teremos boas novidade até o próximo post, assim eu espero. Ah, Marcelo Santos também brigamos aqui e a corda vai arrebentar pro lado, estou chutando ele lá pro mundo árabe se tudo der certo. Temos que cortar as ervas daninhas...que ano atribulado, oh céus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Carlos Magno22 changed the title to Por um norte mais forte - Att 23/04/2024- Por enquanto tudo ok!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
    • Herr Jones
      Por Herr Jones
      Apresentação:
      Olá, amigos! Espero que estejam todos bem, com saúde e desfrutando da vida. Andei um pouco sumido daqui porque tive uma série de problemas que surgiram, causando uma montanha russa que de emoções na vida que torna ela mais divertida. Entre altos e baixos da existência, a parte mais importante é a saúde mental que, aqui, sempre esteve bastante em alta (risos). Então, aproveitando que mesmo com pouco tempo eu ainda tive meus momentos para seguir com um save, decidi que compartilharia um aqui com vocês para aproveitar meu recesso entre quadrimestres na universidade para tirar um pouquinho as caras dos livros e, ainda assim, exercitar minha escrita.
      Para esta carreira que pretendo compartilhar por aqui vou fazer algumas coisas diferentes das anteriores: a primeira é nos termos do próprio jogo, pois utilizarei uma skin que prioriza as informações estatísticas em detrimento dos atributos que, por sua vez, são introduzidos de uma forma diferente – em 5 estágios. A skin, aliás, conseguiu devolver a animação para jogar FM já que torna as coisas um pouco mais desafiadoras ao mesmo tempo que mantêm elas interessantes; a segunda diferença é meramente cosmética, em termos de narrativa, pois a personagem principal – e quem irá comandar os clubes – é uma treinadora mulher. Criei uma história de fundo um tanto quanto clichê, mas que pode (e vai, como vocês verão) se conectar em alguns pontos com o próprio save.
      Ligas Carregadas:

×
×
  • Criar Novo...