Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Capítulo 24 - Do que é feito um campeão (21.04)


#Vini

Posts Recomendados

Não sei nem o que dizer direito.

Eu achei as duas temporadas na elite positivas, mas na anterior o time parecia mais azeitado.

Brigou pela vaga europeia no playoff, mas vieram logo dois times chatos nessa fase. Parece que Zilina, Dunajská Streda, Ruzomberok, Spartak Trnava e o Slovan ainda estão alguns passos à frente do restante, mas consigo ver o Petrzalka começando a sair do bolo dos demais.

Boa sorte para a nova temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a campanha mediana do Artmedia se confirmou na fase final do campeonato. O time teve até chance de conseguir uma vaga na Conference League, mas não conseguiu, confirmando o que foi a temporada, algo regular, sem muito brilho se o desejo era repetir o que aconteceu na temporada anterior. Contudo, repito o que disse anteriormente, o Artmedia é um time em construção, uma construção difícil porque apenas utiliza jovens formados no clube, então a paciência é uma qualidade que precisa ser desenvolvida nessa trajetória e nesse sentido a temporada foi boa na minha opinião.

Muitas vezes achamos que os problemas da equipe podem ser resolvidos com ajustes táticos, mas muitas vezes eles não podem ser resolvidos porque são problemas de qualidade dos jogadores. Essa é uma variável que podemos esquecemos e ao mexer em busca do ajuste tático que resolverá o problema imediato criamos outros problemas. É algo a se levar em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi um ano bom, apesar de mais uma vez sair de mãos abanando. Não correu risco real de rebaixamento, mas também não teve muita chance de competição europeia, exatamente morno.

Sobre as personalidades, eu prefiro o cara que é Alegre, aliás essa é uma personalidade ótima, que significa que o jogador lida bem com pressão. Tendo bons mentores - com Profissionalismo, Determinação e/ou Ambição, consegue evoluir bem. A personalidade ambiciosa também é boa. Prevejo bons frutos dessa fornada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2023 em 21:21, Andreh68 disse:

Deixe aquele que tem entendimento q diga o numero da besta... mas acho que ainda esta cedo para enfrentar Leviatã.

Comparando com a temporada passada pode parecer um pouco frustrante, mas YC e assim mesmo. Tem q se concentrar em azeitar uma base, depois tirar leite de pedra.

Com relacao a mentoria, acho mais seguro se preocupar c aqueles que tem um bom potencial e personalidade e determinacao ruim e focar em 1 ou 2 so. Se so tem sanguessuga ai do vontratando os staffs por personalidade.

Hehe, sim, aos poucos teremos o nosso apocalipse. 

De fato, a ideia é essa mesmo e para a quinta temporada do save, está bom. Já é o segundo ano que estamos na primeira divisão e vamos sobrevivendo. Espero que essa base não sofra tanto assédio de outros clubes e permita a transição para novos nomes. 

É, você tem razão, compensa mais eu focar nos que podem se desenvolver do que tentar por atacado. Vou levar isso em consideração. 

Valeu, André!

Em 24/10/2023 em 21:24, Nismo disse:

Não sei nem o que dizer direito.

Eu achei as duas temporadas na elite positivas, mas na anterior o time parecia mais azeitado.

Brigou pela vaga europeia no playoff, mas vieram logo dois times chatos nessa fase. Parece que Zilina, Dunajská Streda, Ruzomberok, Spartak Trnava e o Slovan ainda estão alguns passos à frente do restante, mas consigo ver o Petrzalka começando a sair do bolo dos demais.

Boa sorte para a nova temporada.

Sim, acho que o efeito surpresa falou mais alto na temporada anterior. Agora somos conhecidos e os grandes não vão dar moleza para gente na Super Liga, com destaque para os times citados por você. 

Precisamos ganhar cancha para, aos poucos, começar a desafiar essa turma.

Valeu, Nismo!

Em 25/10/2023 em 07:58, GG. disse:

E a campanha mediana do Artmedia se confirmou na fase final do campeonato. O time teve até chance de conseguir uma vaga na Conference League, mas não conseguiu, confirmando o que foi a temporada, algo regular, sem muito brilho se o desejo era repetir o que aconteceu na temporada anterior. Contudo, repito o que disse anteriormente, o Artmedia é um time em construção, uma construção difícil porque apenas utiliza jovens formados no clube, então a paciência é uma qualidade que precisa ser desenvolvida nessa trajetória e nesse sentido a temporada foi boa na minha opinião.

Muitas vezes achamos que os problemas da equipe podem ser resolvidos com ajustes táticos, mas muitas vezes eles não podem ser resolvidos porque são problemas de qualidade dos jogadores. Essa é uma variável que podemos esquecemos e ao mexer em busca do ajuste tático que resolverá o problema imediato criamos outros problemas. É algo a se levar em conta.

Sim, olhando no longo prazo, essa foi uma boa temporada, com o time se consolidando e ficando longe do risco de rebaixamento. Rola uma frustração pela campanha anterior sim, porém a base que vem sendo construída ainda pode dar muitos frutos. 

Sobe as mudanças, eu concordo. Por isso, tenho buscado fazer ajustes pontuais, com um recorte temporal maior para entender se a dificuldade do time é passageira, tática ou se é falta de qualidade mesmo. No último caso, o jeito é fazer o melhor com o que se tem.

Valeu, Gilson!

Em 27/10/2023 em 11:40, Marcolation disse:

Foi um ano bom, apesar de mais uma vez sair de mãos abanando. Não correu risco real de rebaixamento, mas também não teve muita chance de competição europeia, exatamente morno.

Sobre as personalidades, eu prefiro o cara que é Alegre, aliás essa é uma personalidade ótima, que significa que o jogador lida bem com pressão. Tendo bons mentores - com Profissionalismo, Determinação e/ou Ambição, consegue evoluir bem. A personalidade ambiciosa também é boa. Prevejo bons frutos dessa fornada.

Sim, um meio termo que frustra, mas ao mesmo tempo significa que estamos nos estabilizando.

Interessante, a primeira vista me pareceu uma personalidade que quando a corda aperta, ele rateia, mas se é o contrário, tanto melhor. Agora vamos tentar encaixar essa sua dica com a do André para potencializar a mentoria. 

Valeu, Marcos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner60b0823e1f09babf.png

O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka

Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas

 

SLONAVT-CUPcedb4053ca5e14f4.png

Iniciamos a primeira eliminatória contra o Liptovsky Hradok, clube sem divisão, e dominamos completamente o duelo, contando com uma ótima atuação de Sefcik (26B) que guardou dois gols e ajudou a resolver tudo antes do intervalo. Agora vamos encarar outro Liptovsky, o Mikulas.

20231029152626_15e2db713e3942790.jpg

 

Slovak-Super-Ligaa85d08b9ba9cabf9.png

Tivemos uma estreia sólida contra o Banska Bystrica, com gol do artilheiro Sefcik (26B). Depois disso, encaramos dois times do top-5 da competição e perdemos (Ruzomberok, 1-2, e Spartak Trnava, 1-3). São resultados duros, mas que demostram a posição em que o clube se encontra atualmente e devemos seguir firmes sem olhar para trás. Sefcik (26B) voltou a marcar contra o Zilina, encerrando uma série de 3 jogos com o placar igualado. 

O final desses cincos jogos sem vitória veio contra o Podbrezova, com mas um gol do homem e assim emplacamos outros cinco jogos invictos, com destaque para o jogo contra o Slovan Bratislava. Contra o bicho-papão eslovaco, tivemos um vislumbre que as coisas podem melhorar daqui para frente, após um ajuste tático, soltando um pouco mais a equipe e fazendo com que o time não fique tão encostado contra a parede e isso se refletiu muito bem nessa partida. Fizemos uma boa partida, permitimos menos chances do adversário e ainda criamos algumas chances, tendo o azar de sair com um gol anulado para terminar a partida em 0 a 0.

20231029152614_1e895f5954f5e8f0d.jpg

 

Calendário

20231029152558_12eb7cf893c73fccd.jpg

 

CLASSIFICACAO798c2e2a782fdea3.png

Conquistamos 17 pontos em 11 jogos, com 5 empates em 11 jogos e esse é o fiel da balança neste momento. Se tivéssemos trocado esses 5 empates por duas vitórias e duas derrotas, estaríamos com 21 pontos e colados na briga pela vaga direta na Conference. Com mais 21 jogos por fazer, vamos focar nessa posição para tentar evitar os jogos de playoffs que são uma bela loteria. 

A liderança é do Ruzomberok, que conta com apenas 4 gols sofridos em 11 jogos, mas ainda é seguido por Dunajska Streda e Slovan Bratislava. E nesse momento é o que poderíamos esperar, com poucas partidas disputadas. Mas depois da quebra de invencibilidade dos azuis da capital, todos os times sentiram o cheiro de sangue. 

20231029152657_1f0577fdb774ba7fd.jpg

Estatísticas

 

TATICAd881184762af5247.png

Depois de ver tantas bolas nas costas, resolvi tentar uma outra configuração para zaga e meio. Puxei Krasnovksis (22G) para o meio, fazendo uma linha de 3 e resolvi colocar os zagueiros para defender e cobrir, respectivamente. Assim, espero que consigamos minimizar as enfiadas de bola, que tem sido fatais. 

Outra questão foram as laterais. Na direita, resolvi soltar bem mais o jogador da posição, como Ala Completo, combinando com um construtor de jogo apoiando e o extremo atacando para cruzar muitas bolas para Sefcik (26B). Na esquerda, um lateral mais postado, combinando com um meia central atacando e outro extremo atacando também. São quatro jogadores atacando e vamos ver se as combinações funcionarão. 

Eventualmente, se eu for mexer na tática, provavelmente será para algum ajuste nas pontas. Vamos observando. 

20231029154807_16378ac12b6739575.jpg

 

ELENCO-E-BASE253abf33bed3b6eb.png

O elenco sofreu uma limpa na virada da temporada. Os jogadores da fornada de 2022 a 2024 que não teriam muitas chances no elenco titular, foram liberados aos poucos e assim abriram um espaço na folha, permitindo também que também entrasse uma graninha. Com isso, ficamos com 24 jogadores no elenco no time titular e acho o número ok para 2027-28. Assim, também devo promover menos atletas nessa temporada, pensando em alternativas somente na virada de ano, para substituir atletas que não vão renovar contrato. 

20231029152721_14845d84f0d32f005.jpg

Falando em renovação de contrato, temos muitos jogadores que terão seus contratos encerrados ao final da temporada. Desses, o foco será na renovação dos atletas da base e vamos entender se temos opções na base para substituir aqueles que sairão. Hoje, a distribuição do elenco nas posições é a seguinte:

20231029153008_1beddbba05489df57.jpg

A adição dessa temporada foi Lucas Buchel (24D) na lateral-direita como Ala Completo. Originalmente ponta-direita, ele caiu bem na função e tem apoiado bastante as ações ofensivas, ficando com uma média muito próxima a 7. Duris (25B) é outro que se encontrou em outra posição, saindo também da ponta-direita para o meio-campo e assim encontramos o substituto para Krasnovskis (22G), jogador que até então não contava com um reserva imediato.

Além disso, a boa notícia são os 8 gols em 12 jogos de Sefcik (26B), sinal de que o atleta de 17 anos está correspondendo rapidamente e não deve ser um fogo de palha. 

20231029152847_100ece90e2ff61803.jpg

 

CURTINHASb1367d7baa28bb21.png

Petrzalka apresenta balanço de setembro e prejuízo se mantém.

Chribik lesiona-se e ficará de fora por 3 meses.

Duris (25B), Cernak (23A) e Krasnovkskis (22G) são convocados para a seleção da Eslováquia e Lituânia, respectivamente.

Mentel (22B) é vendido do Grasshoppers para Heindenheim, o clube receberá €175k por 30% da parcela de transferência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas (29/10)

Fez uma temporada muito boa, depois outra mais ou menos, agora parece estar encontrando o equilíbrio. Ainda que tenha empatado bastante, só perdeu duas vezes e o time está bem consolidado no alto da tabela, me parece que tem tudo para entrar na briga pela vaga direta na Conferência.

Sobre a tática, gostei que usou menos instruções e o time está se arriscando menos defensivamente. A combinação de linha alta, mais pressão e contra-pressão, num time ainda sem qualidade para sustentar essa marcação o tempo todo, me parece que estava gerando muitos problemas defensivos incluindo aí as bolas nas costas. 

Eu gostei bastante do seu lado direito, com o Ala Completo ajudando o Extremo e dando largura pro CJA jogar. Só acho que na esquerda você podia fazer o mais simples, eu colocaria um DL Ap com um Ex Ap. O DL cobre bem as subidas do MC-At e com um Extremo com tarefa diferente do outro você cria "camadas" diferentes, põe um ponta aberto que ajuda mais nas transições e dá mais suporte ao meia que sobe mais.

Eu também pensaria em um volante mais preso, que fosse um simples MC-D, o MRB nunca me inspira confiança como primeiro homem de meio.

Vamos vamos Petrojalka que a Europa não é longe não, é logo ali!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece numa tocada mais consistente, especialmente encarando o Bratislava.

Sera que vc improvisaria esses pontas se fosse um save sem restrição de transferencia?

Sabia que iam reclamar do recuperador de bola

eu nao gosto de 3 mcs em linha, mas curto 3 DMs,vai entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vem fazendo uma temporada muito consistente novamente, o que é muito bom para o fortalecimento do Artmedia. Se fosse em um campeonato com uns 20 clubes também estaria perto do meio de tabela, mas pareceria muito mais distante do topo. Sefcik (26B) mostra que por um bom tempo ainda será o centroavante de sua equipe se ninguém surgir na base e se ele não sair do clube. Ainda temos um time inteiro de jogadores que não nasceram na base, mas só com o tempo eles deixaram o clube, faz parte.

Sua preocupação defensiva faz todo o sentido sua equipe marca poucos gols em relação aos gols sofridos. Isso é um problema no qual já vimos em vários saves. Pender a balança positivamente para você em um dos lados fará uma boa diferença na tabela. Vamos ver se a "linha de 3" funcionará para impedir as bolas nas costas, bem como a implementação do Ala Completo (apoiar). Tenho curiosidades para saber se ele não disputará o mesmo espaço do extremo por aquele lado, mesmo com tarefa de apoio por conta da mentalidade dele. Também tenho curiosidade por aquele lado esquerdo com o lateral (defender) e dois jogadores em atacar. O @Tsurujá alertou para os problemas de ocupação de espaço por ali. No geral, acho a equipe pouco equilibrada, mas não duvido que se torne mais marcadora de gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, GG. disse:

O @Tsurujá alertou para os problemas de ocupação de espaço por ali. No geral, acho a equipe pouco equilibrada, mas não duvido que se torne mais marcadora de gols.

Aproveitando aqui o gancho do Gilson, tem outra coisa que me ocorreu e que você pode pensar @#Vini (mesmo que seja pro futuro).

Você usa dois extremos abertos, portanto eles são jogadores que vão essencialmente abrir o campo e atuar na linha lateral, dando largura. Com isso eles naturalmente abrem espaço no centro do campo, espaço esse que você pode por exemplo ocupar com um Mezzala Ap/Organizador Móvel e um MC-At, dois jogadores de muita movimentação e chegada na frente, usando bem o meio. Isso cria problema pra zaga adversária - abre pra marcar os pontas ou fecha pelo meio e deixa os pontas livres?

Nesse caso você deixa o meia central mais defensivo e põe dois laterais mais contidos (podem ser mesmo dois DL Ap). Ou põe os dois laterais pra fecharem pelo meio (defesa ala invertido ou um deles como DL-D com instruções) e transforma esse meia mais recuado em um jogador mais contido, tipo um CJ-Ap mesmo, de forma que ele dê proteção mas também sirva de pivô e apoie os movimentos ofensivos.

Algumas ideias pra te inspirar taticamente 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2023 em 20:27, Tsuru disse:

Fez uma temporada muito boa, depois outra mais ou menos, agora parece estar encontrando o equilíbrio. Ainda que tenha empatado bastante, só perdeu duas vezes e o time está bem consolidado no alto da tabela, me parece que tem tudo para entrar na briga pela vaga direta na Conferência.

Sobre a tática, gostei que usou menos instruções e o time está se arriscando menos defensivamente. A combinação de linha alta, mais pressão e contra-pressão, num time ainda sem qualidade para sustentar essa marcação o tempo todo, me parece que estava gerando muitos problemas defensivos incluindo aí as bolas nas costas. 

Eu gostei bastante do seu lado direito, com o Ala Completo ajudando o Extremo e dando largura pro CJA jogar. Só acho que na esquerda você podia fazer o mais simples, eu colocaria um DL Ap com um Ex Ap. O DL cobre bem as subidas do MC-At e com um Extremo com tarefa diferente do outro você cria "camadas" diferentes, põe um ponta aberto que ajuda mais nas transições e dá mais suporte ao meia que sobe mais.

Eu também pensaria em um volante mais preso, que fosse um simples MC-D, o MRB nunca me inspira confiança como primeiro homem de meio.

Vamos vamos Petrojalka que a Europa não é longe não, é logo ali!

Percebo que o time tem empatado muito, mesmo em outras temporadas. Falta um algo a mais para transformar esses empates em vitórias para colocar o Petrzalka numa parte mais alta da tabela. 

Sim, aquelas várias instruções funcionaram em um contexto específico, mas era preciso se adaptar ao momento. Reduzir essas instruções e simplificar as coisas ajudou muito o time. Quanto às dicas, acho que faz sentido tentar o lado esquerdo mais solto, só não me sinto seguro em usar o DL Ap por causa dos reservas da posição, que já conta com alguém improvisado. E o MRB, tem seu risco, mas ainda está no contexto das melhores funções do Krasnovskis, jogador que não quero tirar do time. Vou pensar direitinho se compensa alterar a função dele.

Vamos lá!

Valeu, Tsuru!

Em 29/10/2023 em 20:57, Andreh68 disse:

Parece numa tocada mais consistente, especialmente encarando o Bratislava.

Sera que vc improvisaria esses pontas se fosse um save sem restrição de transferencia?

Sabia que iam reclamar do recuperador de bola

eu nao gosto de 3 mcs em linha, mas curto 3 DMs,vai entender

O Bratislava é o nosso termômetro. Se conseguirmos competir com consistência contra eles, sei que estarei no caminho certo. 

Com certeza, não. Ou bem menos hahaha

Eu gosto dele, desde que me ajudou a conquistar títulos no Ajaccio. 

Os 3 em linha foi uma forma de permitir que os zagueiros se dividam entre cobrir e defender/bloquear, para evitar as bolas nas costas. Não é uma formação que eu curto também.

Valeu, André!

Em 30/10/2023 em 08:27, GG. disse:

Vem fazendo uma temporada muito consistente novamente, o que é muito bom para o fortalecimento do Artmedia. Se fosse em um campeonato com uns 20 clubes também estaria perto do meio de tabela, mas pareceria muito mais distante do topo. Sefcik (26B) mostra que por um bom tempo ainda será o centroavante de sua equipe se ninguém surgir na base e se ele não sair do clube. Ainda temos um time inteiro de jogadores que não nasceram na base, mas só com o tempo eles deixaram o clube, faz parte.

Sua preocupação defensiva faz todo o sentido sua equipe marca poucos gols em relação aos gols sofridos. Isso é um problema no qual já vimos em vários saves. Pender a balança positivamente para você em um dos lados fará uma boa diferença na tabela. Vamos ver se a "linha de 3" funcionará para impedir as bolas nas costas, bem como a implementação do Ala Completo (apoiar). Tenho curiosidades para saber se ele não disputará o mesmo espaço do extremo por aquele lado, mesmo com tarefa de apoio por conta da mentalidade dele. Também tenho curiosidade por aquele lado esquerdo com o lateral (defender) e dois jogadores em atacar. O @Tsurujá alertou para os problemas de ocupação de espaço por ali. No geral, acho a equipe pouco equilibrada, mas não duvido que se torne mais marcadora de gols.

Sim, é muito importante que o clube se torne um time estável na primeira divisão para garantir que os atletas fiquem o máximo possível por aqui. Sefcik (26B) é um grande achado, principalmente cobrindo a lacuna deixada por Orsula, inclusive melhorando o desempenho do setor. 

É, taticamente são pontos a serem observados, especialmente o lado esquerdo. Por enquanto, quero observar como o time se comportará desse modo para ter mais partidas como referência. Mas a ideia de colocar o MC-At foi para não colocá-lo na direita e deixar o time ainda mais vulnerável. Ainda estou reticente para deixar o extremo-esquerdo em apoiar, porém parece o caminho a seguir para equilibrar o time. 

Valeu, Gilson!

Em 30/10/2023 em 09:07, Tsuru disse:

Aproveitando aqui o gancho do Gilson, tem outra coisa que me ocorreu e que você pode pensar @#Vini (mesmo que seja pro futuro).

Você usa dois extremos abertos, portanto eles são jogadores que vão essencialmente abrir o campo e atuar na linha lateral, dando largura. Com isso eles naturalmente abrem espaço no centro do campo, espaço esse que você pode por exemplo ocupar com um Mezzala Ap/Organizador Móvel e um MC-At, dois jogadores de muita movimentação e chegada na frente, usando bem o meio. Isso cria problema pra zaga adversária - abre pra marcar os pontas ou fecha pelo meio e deixa os pontas livres?

Nesse caso você deixa o meia central mais defensivo e põe dois laterais mais contidos (podem ser mesmo dois DL Ap). Ou põe os dois laterais pra fecharem pelo meio (defesa ala invertido ou um deles como DL-D com instruções) e transforma esse meia mais recuado em um jogador mais contido, tipo um CJ-Ap mesmo, de forma que ele dê proteção mas também sirva de pivô e apoie os movimentos ofensivos.

Algumas ideias pra te inspirar taticamente 😉

Eu confesso que a minha ideia de combinação era sempre ponta fechando pro mezzala abrir um pouco mais. Não tinha me ocorrido essa possibilidade. Vale a pena pensar nisso (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui ler todas as atualizações agora. Achei interessante a saga até o momento, mas sou suspeito a falar porque desde o Baltazar, com seu save em 2015 da vida, tenho prazer em ler esse desafio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2023 em 15:27, boblk disse:

Consegui ler todas as atualizações agora. Achei interessante a saga até o momento, mas sou suspeito a falar porque desde o Baltazar, com seu save em 2015 da vida, tenho prazer em ler esse desafio.

Opa, seja bem-vindo aqui e que bom que gostou do que viu. Eu sempre curtir acompanhar o YC, mas tinha resistido até aqui a encarar o desafio como contador, justamente pelo tempo que dura um save desses. Mas vamos lá.

Valeu, Bob!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner60b0823e1f09babf.png

O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka

Capítulo 9 - Mais uma repescagem

 

SLONAVT-CUPcedb4053ca5e14f4.png

Depois de vencer o Liptovsky Hradok, encaramos outro time da região, o Liptovsky Mikulas e vencemos com um gol madrugador de Spacil, garantindo a vaga para a próxima fase, cujo o adversário foi o Gabcikovo, também vencido, desta vez por uma margem mais ampla, com dois gols de Sefcik (26B) para selar a goleada por 4 a 1.

Assim, chegamos às quartas de final, para encarar o nosso termômetro no país, o Slovan Bratislava. Bem, eu digo que eles são o termômetro porque quando as coisas vão bem, conseguimos perder de pouco ou empatar contra eles. Vitória ainda não aconteceu. Na partida em questão, fomos amassados, contamos com a falha de Cernak (23A) para sair atrás no placar e esse gol determinou os rumos d o jogo. O time alviazul comandou as ações e voltou para o segundo tempo, marcando mais dois, aos 65' e 67' e nos mandando para casa. No fim, mais um título para o gigante. 

20231111184114_1fa8eb6abdd07cf6e.jpg

Calendário | Diagrama

 

Slovak-Super-Ligaa85d08b9ba9cabf9.png

Depois da primeira perna da competição em que fizemos 17 pontos em 11 jogos, garantindo o 5º lugar, começamos o segundo turno com uma vitória e uma derrota fora, para aproveitar uma boa sequência de três jogos em casa, vencendo dois e empatando um. O jogo do empate foi contra o Dunajska Streda, outra pedra no sapato, que nos deu um trabalho enorme. 

Abrimos o placar no final da primeira etapa, com Sefcik (26B) aproveitando belo cruzamento de Spacil e cabeceando entre dois zagueiros. Aos 66', sofremos o empate e nos recuperamos com o artilheiro aos 85', com nova dobradinha com o ponta. No entanto, no lance final, tivemos um pênalti contra meio duvidoso, mas que o adversário não desperdiçou e assim saímos derrotados em uma partida que, para ser bem honesto, merecíamos ter perdido. 

Depois disso, uma sequência de 3 vitórias (2 fora e 1 em casa), dois empates e duas derrotas nos mantiveram na quinta posição. 

20231111184248_1e46d2140bfef4491.jpg

 

Calendário

20231111184151_1e09b7dd30e0d2c4b.jpg

 

CLASSIFICACAO798c2e2a782fdea3.png

Terminamos com 20 pontos nos 11 jogos do returno, fechando a fase regular na quinta posição com 37 pontos, disputando assim mais uma vez a repescagem das competições europeias. Com 28 gols marcados e 23 sofridos, estamos na quarta e quinta posição nos dois quesitos. É um tanto preocupante que dos 28 tentos, Sefcik (26B) tenha marcado 17 deles, o que representa mais da metade deste número, indicando uma dependência dele.

20231111194545_1600ea1cb4cf5d6ab.jpg

 

 

GRUPO-DO-CAMPEA702dad7bdad150e2.png

No grupo de campeão, tivemos uma sequência tenebrosa, em que empatamos duas partidas seguidas por 0 a 0 e esse já era um sinal de alerta, considerando que marcamos poucos gols durante o campeonato. Os sinais de alerta não foram suficientes e emendamos simplesmente uma série de 7 derrotas, incluindo a derrota para o Dunajska Streda, na antepenúltima rodada, que sagrou o time amarelo e azul campeão pela primeira vez da Slovak Super Liga. 

A partida em si não mostrou nada de especial e mais uma vez o adversário dominou as ações (mesmo fora de casa). O gol saiu aos 44', com Krstovic recebendo passe por elevação e driblando o goleiro para marcar o único gol da partida. No fechamento desta fase, completei 200 jogos como treinador. 

20231111184326_1de266a193b2ebcca.jpg

 

Repescagem Europeia

Na repescagem europeia, contra o Zilina, tentamos alguma mudança emergencial para tentar salvar a temporada com a vaga continental, mas isso não aconteceu, inclusive piorou a equipe. Fomos amplamente dominados, tomamos um gol aos 10', após uma cobrança de falta em que Tomko serviu Fila na pequena área para abrir o placar. 

Seguimos irreconhecíveis na partida e eu coloquei o time no ataque na segunda etapa, meio no modo desespero. No entanto, quem marcou novamente foi o adversário, com Tomko recebendo na medida para estufar as redes. Kaplan (27B) entrou no lugar de Sefcik (26B), que fazia uma partida horrível, e diminuiu o placar. Nada mais aconteceu na partida e ficaremos mais um ano sem a vaga europeia. 

20231111184350_153f5d9a9d9f323b4.jpg

Diagrama

 

Calendário

20231111184136_136c317da673455b0.jpg

 

CLASSIFICACAO798c2e2a782fdea3.png

20231111184405_14cf703abb21bb8de.jpg

Estatísticas
 

ELENCO-E-BASE253abf33bed3b6eb.png

No período, não houve saídas, mas acertos para transferências futuras. A primeira - e mais sentida - foi a venda de Sefcik (26B) para o Young Boys, por €700k (sendo €500k à vista e €200k durante 2 anos, além de 50% da próxima transferência). Financeiramente creio até que poderíamos arrancar um pouco mais do time suiço, mas quando o jogador quer sair, nossa margem de manobra se reduz e demos sorte de conseguir um bom valor. As outras saídas foram a custo zero, de Gallo (23D) e Nemec (24G).

20231111184511_1bfd344afb7c2a934.jpg

O elenco vai tendo mais a cara de um YC, com 8 jogadores formados na base após o início do save tendo mais de 1800 minutos jogados (equivalente a 20 jogos) e ganhando experiência no time titular. Seis desses atletas jogaram mais de 30 jogos, ou seja, praticamente a temporada toda. No entanto, no que diz respeito às notas, somente Spacil teve atuações com média acima de 7. Essas derrotas em série no grupo do campeão baixaram bem as notas dos jogadores e deixam o alerta para a próxima temporada. 

Com a venda de Sefcik (26B), vice artilheiro da Slovak Super Ligateremos uma dor de cabeça para 2028-29 visto que precisaremos decidir entre montar um esquema tático sem a figura de um homem-gol ou buscar substitutos para o jovem goleador na base. Kaplan (27B) é mais ponta do que atacante, então estou inclinado a buscar uma alternativa tática. 

A saída de Nemec (24G) indica a necessidade de cuidar da zaga. Não sei se pela via tática ou se conseguiremos pinçar nomes da base para agregar logo de cara. A alternativa poderá ser usar Lihan (24F) como zagueiro e usar os laterais que temos disponíveis no elenco de baixo. 

Elenco67dd4fc019486e8d.png

Desempenho global

 

FORNADA-2028f32b65df665b9e02.png

A fornada deste ano trouxe poucos nomes dignos de nota, mesmo dentre aqueles que assinaram contrato, que foram apenas 5, diferentemente dos usuais 8 que fechamos nas últimas fornadas.

20231102200026_1153864e66895e13c.jpg

O destaque fica para Alex (28E), brasileiro de Santo Antônio de Pádua (RJ) que surgiu na fornada de 2028. Em bola, ele não tem nada de mais nos atributos, então foi contratado mais pelo fato inusitado da nacionalidade.

20231111184452_1b4c770490b171d7e.jpg

Kerestes (28A) | Somsak (28B) | Zahradnik (28C) | Pancik (28D)

 

CURTINHASb1367d7baa28bb21.png

Seguimos com prejuízo e agora ele se encaminha para a marca de €1 mi;

Renovei o meu contrato por mais um ano com o Petrzalka e essas são as expectativas da Diretoria;

Jihlava me propôs uma entrevista, que foi prontamente recusada; 

Instalações do clube pioram e não tem previsão de melhora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Capítulo 9 - Mais uma repescagem (11/11)

Sefcik é para manter a todo o custo. A fase final foi um autêntico pesadelo. Mas pronto, para o ano há mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, #Vini disse:

mas tinha resistido até aqui a encarar o desafio como contador, justamente pelo tempo que dura um save desses. Mas vamos lá.

O maior desafio na minha vida de FM foi consegui honestamente a conquista "Valeu o Dinheiro" onde precisa jogar 30 temporadas em um único save. Consegui isso depois de 2 anos no FM 21

 

9 horas atrás, #Vini disse:

Com 28 gols marcados e 23 sofridos, estamos na quarta e quinta posição nos dois quesitos. É um tanto preocupante que dos 28 tentos, Sefcik (26B) tenha marcado 17 deles, o que representa mais da metade deste número, indicando uma dependência dele.

Tem essa forma de encarar e tem a forma e pensar positivamente que é o primeiro "all star" que saiu da categoria de base no save kkkk

 

9 horas atrás, #Vini disse:

foi a venda de Sefcik (26B) para o Young Boys, por €700k

F no chat galera. Agora falando serio, achei uma boa venda por manter 50% dele na próxima venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui lendo achando, o tom ta pessimista demais, o copo ta meio cheio, veja isso e aquilo, mas meu camarada, que fim de temporada horrivel, desde a penultima rodada da temporada regular. Quem ve a demissão do Dorival Jr da virada da temporada passada não consegue entender como vc continuou no cargo 😁

A saida de cefcik tem 3 pontos positivos. O primeiro obvio os 50%, e torcer muito para ele arrebentar nos YB pra ja pular para um escalao superior, o que não é tão certo assim.

A segunda se livrar dum sangue ruim. Era acomodado né? Mudou algo nos treinos e mentorias?

A terceira acabar com a neymaladependencia, o caminho nao era ele, e agora vc tera chances de tirar coelhos mais gordinhos da cartola.

Da uma angustia nas fornadas quando vem ruim ne? Quando nao tem dinheiro sobrando pra melhorar infraestruturas, pode focar no staff, melhora de atributos e personalidades.

Nunca curti esse negocio de dividir a divisao em grupo de campeão e rebaixamento, mas a oportunidade do cara de baixo entrar no playoff da competição continental é muito legal

Segue trabalhando aí, enquanto as expectativas sao baixas ta de boa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da fase final ter sido muito ruim, não vejo a temporada com um olhar negativo. Para quem não pode contratar e precisa montar um time só com jovens, acho que fez uma campanha bastante digna, mas logicamente precisará melhorar se quiser algo mais. No momento, talvez, só a tática consiga fornecer alguns pontos a mais.

Uma pena a venda do artilheiro Sefcik. Se não tiver um substituto à altura, terá muito o que lamentar na próxima temporada. Mas você não tinha muito o que fazer. Veremos o que virá pela frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, erraram a mão no tempero do final dessa temporada. Quantas derrotas seguidas. Deu a impressão de que o time caiu no grupo errado da tabela.

Normalmente nesse momento eu perguntaria qual o plano para a sequência, pois imagino que o treinador queira mudar. Mas nesse caso mesmo sem querer vai ter que mudar, pois ainda teve a venda do Sefcik. Se o time já não marcava muito gol com o artilheiro em campo, agora é que vai ficar difícil. E por ser YC, não dá nem para trazer outro semelhante para realizar o trabalho. 

Por outro lado, talvez essa seja a oportunidade de pensar uma tática diferente. Por vezes quando o time tem um jogador muito artilheiro isso é sinal de problemas no resto da tática, que geram essa dependência excessiva de um jogador só (tipo o Grêmio com o Suarez). De repente é a hora de pensar um esquema strikerless, meias ofensivos de qualidade o time parece ter.

Ainda sobre elenco, legal ver que está começando a ter mais cara de time formado na base. Por outro lado, parece que os jovens ainda não estão no nível necessário para brigar de verdade lá no topo da tabela. Acho natural que ainda leve um tempo para isso. O que preocupa é ver que a nova geração de jovens não promete muito.  

Outra coisa que preocupa é ver que o time continua no prejuízo. Isso dificulta na hora de melhorar as infraestruturas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2023 em 07:34, Cadete213 disse:

Sefcik é para manter a todo o custo. A fase final foi um autêntico pesadelo. Mas pronto, para o ano há mais.

Era o que mais gostaria, infelizmente não foi possível e inclusive creio que a sua saída pode ter ajudado na queda da reta final. 

Valeu, Cadete!

Em 12/11/2023 em 09:21, boblk disse:

O maior desafio na minha vida de FM foi consegui honestamente a conquista "Valeu o Dinheiro" onde precisa jogar 30 temporadas em um único save. Consegui isso depois de 2 anos no FM 21

Tem essa forma de encarar e tem a forma e pensar positivamente que é o primeiro "all star" que saiu da categoria de base no save kkkk

F no chat galera. Agora falando serio, achei uma boa venda por manter 50% dele na próxima venda.

Eu estiquei ao máximo um save meu no FM 17 com o Ajaccio (está aqui nas Histórias Memoráveis), mas foram apenas 20 temporadas. 30 é algo impressionante.

Pois é, essa é a parte legal da coisa. Ver seus moleques chamando a atenção de clubes que disputam campeonatos mais fortes ou competições europeias. E a ideia de manter os 50% é para ver se ele é vendido por uma grana maior e conseguimos tirar a grana boa nessa revenda. 

Valeu, Bob!

Em 12/11/2023 em 10:11, Andreh68 disse:

Fui lendo achando, o tom ta pessimista demais, o copo ta meio cheio, veja isso e aquilo, mas meu camarada, que fim de temporada horrivel, desde a penultima rodada da temporada regular. Quem ve a demissão do Dorival Jr da virada da temporada passada não consegue entender como vc continuou no cargo 😁

A saida de cefcik tem 3 pontos positivos. O primeiro obvio os 50%, e torcer muito para ele arrebentar nos YB pra ja pular para um escalao superior, o que não é tão certo assim.

A segunda se livrar dum sangue ruim. Era acomodado né? Mudou algo nos treinos e mentorias?

A terceira acabar com a neymaladependencia, o caminho nao era ele, e agora vc tera chances de tirar coelhos mais gordinhos da cartola.

Da uma angustia nas fornadas quando vem ruim ne? Quando nao tem dinheiro sobrando pra melhorar infraestruturas, pode focar no staff, melhora de atributos e personalidades.

Nunca curti esse negocio de dividir a divisao em grupo de campeão e rebaixamento, mas a oportunidade do cara de baixo entrar no playoff da competição continental é muito legal

Segue trabalhando aí, enquanto as expectativas sao baixas ta de boa

 

Hahaha que bom que fui passando o tom certo da história. Está feio o negócio. 

São três pontos interessantes, especialmente o último, que me desafia bastante e me obriga a ser bastante maleável. Isso é bom. 

Sim, é tenso. Principalmente essa falta de grana que não me permite fazer nada para melhorar a situação. As alternativas que você apresentou ainda está um pouco fora do alcance pela pedida salarial dos melhores nomes. Trocar seis por meia dúzia ainda custaria um pouco mais. 

Eu também não, acaba sendo uma coisa para encher linguiça e bater a média de 30 jogos. Agora essa oportunidade do sétimo lugar buscar a vaga continental soa como um título, gosto também. 

Vamos lá!

Valeu, André!

Em 13/11/2023 em 10:24, GG. disse:

Apesar da fase final ter sido muito ruim, não vejo a temporada com um olhar negativo. Para quem não pode contratar e precisa montar um time só com jovens, acho que fez uma campanha bastante digna, mas logicamente precisará melhorar se quiser algo mais. No momento, talvez, só a tática consiga fornecer alguns pontos a mais.

Uma pena a venda do artilheiro Sefcik. Se não tiver um substituto à altura, terá muito o que lamentar na próxima temporada. Mas você não tinha muito o que fazer. Veremos o que virá pela frente.

É digno e foi frustrante. Porém, é importante ter esse olhar mais atento para a tática para tirar o tal leite de pedra. 

Aqui entra o principal desafio e que me empurra para buscar alternativas táticas. Vamos ver o que conseguirei. 

Valeu, Gilson!

Em 13/11/2023 em 11:05, LC disse:

Campanha razoável, mas como disse o GG, vai ter que melhorar se quiser algo a mais. Boa sorte.

Dureza, LC. Precisamos fazer mais. 

Valeu!

Em 13/11/2023 em 20:34, Danut disse:

Rapaz, erraram a mão no tempero do final dessa temporada. Quantas derrotas seguidas. Deu a impressão de que o time caiu no grupo errado da tabela.

Normalmente nesse momento eu perguntaria qual o plano para a sequência, pois imagino que o treinador queira mudar. Mas nesse caso mesmo sem querer vai ter que mudar, pois ainda teve a venda do Sefcik. Se o time já não marcava muito gol com o artilheiro em campo, agora é que vai ficar difícil. E por ser YC, não dá nem para trazer outro semelhante para realizar o trabalho. 

Por outro lado, talvez essa seja a oportunidade de pensar uma tática diferente. Por vezes quando o time tem um jogador muito artilheiro isso é sinal de problemas no resto da tática, que geram essa dependência excessiva de um jogador só (tipo o Grêmio com o Suarez). De repente é a hora de pensar um esquema strikerless, meias ofensivos de qualidade o time parece ter.

Ainda sobre elenco, legal ver que está começando a ter mais cara de time formado na base. Por outro lado, parece que os jovens ainda não estão no nível necessário para brigar de verdade lá no topo da tabela. Acho natural que ainda leve um tempo para isso. O que preocupa é ver que a nova geração de jovens não promete muito.  

Outra coisa que preocupa é ver que o time continua no prejuízo. Isso dificulta na hora de melhorar as infraestruturas. 

Parece eu em alguns dias na cozinha. 

Sim, teremos muitos desafios pela frente e a saída de Sefcik acelerou a busca por alternativas. Talvez se ele não tivesse saído agora o conforto seria grande e as mudanças não aconteceriam no tempo certo.

O caminho aponta o strikerless e, me adiantando um pouco, percebi que ele precisará de ajustes importantes para funcionar. Vai levar tempo.

Eu acho esse ponto bacana e após jogar um pouco mais estou cogitando fazer a ruptura total. Ficar com os que não são da base protege essa galerinha que está chegando e eles precisam ser testados. É um risco, mas preciso ver o que será dessa molecada.

Essa é a parte mais chata. A liga eslovaca gera pouco dinheiro e dependemos exclusivamente das vendas, o que me faz pensar seriamente na ruptura que comentei acima para tentar arrecadar uma grana para buscar essas melhorias. 

Valeu, Danut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner60b0823e1f09babf.png

O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka

Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez

 

SLONAVT-CUPcedb4053ca5e14f4.png

Estreamos na Copa contra o Teplicka, time sem divisão que só serviu para Kaplan (27B) fazer seu nome e inflar seus números com quatro gols na goleada por 6 a 0. Na segunda fase, outra vitória com ampla margem contra o Velke Levare, também fora das divisões jogáveis, desta vez por 3 a 0 e com tripleta de Spacil. 

Chegamos às oitavas para encarar o Zlate Moravce, adversário recorrente do Petrzalka nos últimos tempos. No mesmo ritmo de outras partidas contra equipes de nível igual ou superior, ficamos impotentes perante ao domínio adversário e o gol de pênalti que fizemos aos 37' só serviu para adiar a agonia que foi encerrada com o gol do Zlate aos 80'. Mais uma eliminação precoce.

x-Zlate-Moravceb2a7c9ffbe21244a.png

 

Slovak-Super-Ligaa85d08b9ba9cabf9.png

 

Primeiro Turno

Como mencionado anteriormente, a saída do nosso artilheiro Sefcik (26B) nos colocou em um dilema entre partir para um esquema strikerless ou buscar um substituto para ele. Acabei demorando para definir, tentei as duas alternativas e o preço que pagamos foi caro. 

Fomos vencer apenas na última rodada do turno. Até então, foram 7 empates e 3 derrotas, com 7 gols marcados e 10 sofridos. Ou seja, marcamos poucos gols e também sofremos poucos gols, o que demonstra que a defesa é regular enquanto que o ataque não produz nada e puxa para baixo o desempenho lá atrás. 

A vitória em questão foi contra o lanterna Podbrezova e foi sofrida.

Com 7 oportunidades contra e 4 a favor, a diferença aconteceu na eficácia das finalizações. Um gol no primeiro minuto abriu o nosso caminho e um pênalti trouxe a igualdade. Um passe em profundidade para o mezzala Duris (25B) trouxe a virada e ampliamos com Kaplan (27B) aproveitando rebote. 

Um outro pênalti trouxe apreensão e o 3 a 2, mas já era tarde demais. 

x-Podbrezova66fed7df610a4aa1.png

 

Calendário

Calendario-Turno087a3d656e9c45eb.png

 

Segundo Turno

Aqui fomos um pouco melhores. Um pouco. 

Na primeira metade do segundo turno fizemos 9 pontos em 18 possíveis, com destaque para a vitória sobre o Ruzomberok. Só que na outra parte foram apenas 5, com destaque para a virada sofrida contra o Michalovce. 

Neste duelo, o time estava indo muito bem, dominando as ações e perdendo muitos gols, algo que foi superado com o gol de Duris (25B) no apagar das luzes da primeira etapa. Porém, na volta do intervalo, já sofremos o empate e o adversário passou a igualar em chances criadas. 

O placar parecia que não iria se alterar, até que a zaga deu mole em um cruzamento e Chovanec aproveitou para chutar forte sem chances para Cernak, selando assim uma virada bastante amarga. O time pareceu sentir essa derrota e fechamos com um empate e outra derrota o segundo turno. 

x-Michalovce1fbf3d27b2b594a9.png

 

Calendário

Calendario-Returnocf13f679af892ad6.png

 

CLASSIFICACAO798c2e2a782fdea3.png

Fechamos a primeira fase com 24 pontos, sendo 4 vitórias, 12 empates e 6 derrotas. 

Os 18 gols marcados e 21 sofridos mantiveram a tônica do primeiro turno de uma relação baixa entre gols marcados e sofridos, demonstrando a dificuldade do time em criar chances e aproveitá-las. Estamos a 7 pontos da zona de repescagem para a segunda divisão, então a tendência é escaparmos do rebaixamento. E é só. 

Primeiro-Turno49036e535a01a540.png

 

 

GRUPO-DO-REBAIXAMENTO43d61b42292625c2.pn

No grupo de rebaixamento pela segunda vez em quatro temporadas de Slovak Super Liga, o time sentiu o baque. 

Começamos com 7 pontos e o time pareceu se cansar de disputar o grupo de rebaixamento. Foram 3 empates e 1 derrota, sendo que o último desses jogos foi o empate contra o Dunajska Streda, nossa pedra no sapato. 

Abrimos o placar apesar de não jogar bem e sofremos o empate em cinco minutos. O time foi se cansando, foi cedendo espaço ao adversário e virada veio aos 88'. Ainda houve tempo para um último suspiro para o empate aos 90', mas a minha impressão foi que ali o time deu a temporada por encerrada. Até vencemos mais um jogo, mas as últimas duas rodadas foram patéticas e selamos com duas derrotas um campeonato bastante melancólico. 

x-Dun-Streda6a4ebbb4ea59516f.png

 

Calendário

Calendario-Grupo-Rebaixamento6282bd02a56

 

CLASSIFICACAO798c2e2a782fdea3.png

Classificacao-Grupo-Campeao84afc6f0fa83f

Estatísticas


 

ELENCO-E-BASE253abf33bed3b6eb.png

No período, houve apenas a saída de Hrdina (26A), que vinha insatisfeito pela falta de oportunidades e quando a proposta do Skalica veio fico difícil recusar. No entanto, essa saída me fez pensar em como o aproveitamento dos jovens estava sendo feito. No começo da temporada também houve a aposentadoria de Privrel, zagueiro que vinha perdendo espaço gradativamente, mas ainda assim foi um dos caras do time nas primeiras temporadas e merece os agradecimentos. 

Privrel0521d5ea7f790121.png

Spacil é o nome que geralmente ocupa o lado direito do campo e ele é incontestável. Mas será mesmo? Não vale a pena iniciar uma reformulação e dar mais espaço aos jovens?

Foi com esse pensamento que fechei a temporada. 

 

Dessa vez, tivemos 9 jogadores com minutagem superior a 1800, sendo 5 deles oriundos da base. Essa queda talvez seja explicada pelas lesões de Kovac (25D) e Vesely (24A), além da opção por um esquema strikerless, que exige um MAC, posição que ainda não temos prospectos tão interessantes. 

De novidades, tivemos Petrus (26F) e Janic (26G). O primeiro me chamou a atenção pelos atributos minimamente razoáveis e o cruzamento 12. Enquanto que o segundo demonstra um bom nível de agressividade, impulsão e desarme. Ambos com 18 anos. Vejo Petrus à frente de Cech (25E) por uma veia mais ofensiva e essa disputa por posição indica que podemos vender Petrisak, Kachnic e Kohut, que tornou se o recordista de jogos pelo Petrzalka, agora com 212 atuações pelo time. 

Janic-26Gc329d729b3f859d7.png

O meio-campo é dominado pelos jogadores da fornada e deve continuar assim com Patrik Mudry (27C) sondando seu espaço e agora com Roman Danko (27H) buscando seu lugar ao sol. Sem contar os nomes dessa fornada, que contam com prospectos nesse setor.

Inclusive, vale o destaque para o quanto Krasnovskis (22G) cresceu desde sua entrada no time titular. De um cara que parecia ser o sétimo melhor de sua turma a uma referência no elenco e destaque na seleção nacional, agora agraciado com o seu primeiro gol pela Lituânia.

Krasnovskis2777870d1f5e2b14.png

Outro ponto a ressaltar é que um dos esteios da posição, o outrora ponta e agora meia Duris (25B) fez o favor de ir pra balada em dia de jogo e nos deixou na mão. É a primeira vez que isso me acontece e será a última. Pelo menos com ele. 

Na segunda linha de meio-campo, com os pontas e MAC, o cenário parece um pouco mais complicado. Temos Vesely (25A) consolidado no lado esquerdo, enquanto que no lado oposto ainda não vimos um nome da base reclamando seu espaço e Spacil acaba sendo o principal nome do setor. 

O meia ofensivo central ainda não apareceu forte em nossas fornadas e Danko pode ser esse cara para a temporada que vem. E seguiremos com a incógnita no ataque, visto que Kaplan (27B) parece mais adaptado às pontas. 

Elenco7ddedb49fb715305.png

Isso posto e após começar a reler o save "Boston City FC Brasil" começo a me perguntar se não é a hora de reformular profundamente esse time e abrir espaço para os jovens jogadores, tentando ainda arrecadar um dinheiro com as vendas para reduzir ou zerar o déficit e começar a buscar junto à diretoria o início de obras de melhoria na infraestrutura. 

Finalizamos a quarta temporada na primeira divisão e essa foi nossa pior colocação. Talvez seja o momento de chacoalhar as coisas. 

 

Tática

A tática refletiu um elenco perdido com a saída de seu maior artilheiro recente e de um período que dará espaço a uma transição. Essas indecisões, o entendimento de qual é o lugar do Petrzalka na pirâmide eslovaca desaguou num esquema defensivo no segundo turno, focado em estancar a sangria causada pela indecisão. 

Rendeu pontos e evitou um rebaixamento que seria terrível, mas é preciso mais. Para a temporada que vem, o objetivo é também uma reformulação completa aqui que mostre um pouco mais o elenco que temos hoje e o que queremos ser no futuro.

Esquema-tatico-inicial806f0b9cfd8a2e73.p

*instruções alteradas ao longo da temporada

O relatório ao final da temporada mostrou um pouco disso. Quando uma equipe é dominada no primeiro tempo e domina o segundo indica a necessidade de correr atrás do resultado. Para olhar o copo cheio, podemos aproveitar e construir o elenco a partir das atuações de Riznic - meia, Chribik - zagueiro e Buchel (24D) - lateral-direito.

Relatorio-Analistac11cbd7c3b1c0be8.png

 

FORNADA-20293aa62b96578d2ee3.png

A fornada de 2029 foi econômica em bons prospectos, mas acredito que isso já deve-se ao fato do elenco estar mais consolidado na primeira divisão e pela evolução dos nomes que vieram antes. 

Fornada15ea1e22b8fa179b.png

De qualquer forma, os nomes mais interessantes vieram para o meio-campo. Os volantes são Varga (29E) e Janic (29D), e o meia-atacante é Nosko (29B). 

E é dele que quero falar. Com alto índice de trabalho em equipe, personalidade equilibrada, boa aptidão física, técnica e outros bons atributos mentais, creio que seja o cara a incluir de cara no elenco principal para fixar a ideia do esquema strikerless. O único porém é que ele tem 15 anos apenas e precisaremos esperar até outubro desse ano para poder contar com ele. 

20231118115837_152e1fe3435c715cf.jpeg

Horvath (29A) | Urban (29C) | Janic (29D) | Varga (29E)

 

CURTINHASb1367d7baa28bb21.png

Consórcio adquire o Petrzalka após embargo de transferências e injeta €80k de imediato (uau), reduzindo o prejuízo.

Renovei o meu contrato por dois anos com o Petrzalka e essas são as expectativas da Diretoria;

O Dunajska Streda me propôs uma entrevista, que foi prontamente recusada; 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez (19/11)

esse momento agua de salsicha é bom pra rodar bastante, desenvolver, testar. De vez em quando meta alguem de CA, esse nosko mesmo,

tem jogador que e fraco de atributo e estrela mas na hora do vamos ver entrage.

Um pouco mais de diversao na proxima temporada

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem o artilheiro a vida complicou e muito. Alguns desses muitos empates poderiam dar vitória, se tivesses aquele finalizador para resolver o jogo. Mas é continuar a preparar o futuro da equipa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time claramente sentiu a saída do Sefcik. Há situações onde a equipe se ajeita naturalmente, não foi o caso aqui e os resultados mostram isso. Ao menos conseguiu se manter na primeira divisão sem (tanto) drama nas últimas rodadas.

Sobre a tática, senti falta de um segundo atacante, um AI Ap pra apoiar o Sombra - ou então poderia ser um ponta goleador (AI At) com o MAC como segundo atacante/armador. Da forma como está agora só o AS tem responsabilidade de chegar na área e finalizar e deve ficar sobrecarregado.

Também achei meio arriscado colocar um Regista num time ainda sem tanta solidez defensiva - se você quer usar volante mais solto, imagino eu que um MD Ap com instruções individuais pode dar conta do recado.

Assim como o André, te desejo uma próxima temporada mais divertida 😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas temporadas difíceis.

Meu comentário pode ser aquele tipo de papo "engenheiro de obra pronta", mas a impressão que dá é que, na anterior, ainda com Sefcik liderando o ataque, a equipe começou a bater no teto dela (vide a fase final tenebrosa), e nessa, sem Sefcik e buscando se adaptar, já sentiu a diferença e caiu bastante de produção.

Sabemos que saves de base levam mais tempo pra dar resultados, mas quero ver como serão as temporadas só com a base. Talvez precise de mais umas temporadas e fornadas pra encontrar o time e o estilo de jogo ideal, mas quando encaixar... sai da frente.

Boa sorte para a próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka - Capítulo 24 - Do que é feito um campeão (21.04)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
       
      Apresentação do save!
      Olá a todos! Embora o FM24 já esteja ai para todos, vou continuar a explorar o FM23, agora numa nova proposta. 
      Enfatizo que a saga "A jornada de Hernan Kingston" continuará a ser postada, mas poderá ser que por vezes eu dedique mais tempo aquela em detrimento desta ou vice-versa, fato que uma coisa não afetará tanto a outra. 
      Continuando a apresentação vamos para o foco dessa história agora que voltarei a fazer save nas ligas brasileiras, que terá o Paysandu como foco desse projeto.

      Primeiramente essa história também será um save para testar algumas curiosidades, pois como todos sabem a região Norte parece ser a região que menos costuma ter clubes na elite e já faz um bom tempo que o Paysandu saiu de lá. Fato é que hoje todas equipes encontram-se da Série C para baixo (Paysandu subiu para a Série B na vida real mas aqui nesse save ele está ainda na Série C). E ainda que com exceção dos estados do Pará e do Amazonas, os demais cinco estados (Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá) nunca tiveram um representante sequer na elite nacional do Brasil.
       
      Funcionamento, regras e objetivos
      Bem pelo fato de eu jogar o FM numa conta compartilhada, ocorreu que o dono da conta tem um editor instalado e isso me possibilita fazer algumas alterações interessantes, mas nada a ponto de ser "roubado" até por que isso tiraria toda a graça da jogatina. E qualquer alteração ocorrida será postada aqui (se e quando houver) e será ainda melhor se for debatida e interagida.
      Mas vamos direto ao ponto: eu irei começar a saga no clube paraense denominado Paysandu Sport Clube por ser considerado o maior clube da região Norte do Brasil segundo me informou o site Google. E a saga funcionará levemente inspirada no grupo City do Manchester City, adaptado para a região Norte brasileira.
       

      Sendo mais específico:
      O Paysandú será o clube mãe O Paysandú possuíra 6 clubes satélites com vínculo permanente, um para cada estado dessa região. O critério para a escolha foi a sua popularidade, tamanho ou recente estado de crescimento na mídia. Os clubes poderão se emprestar qualquer jogador entre si, até mesmo jogadores juniores. Compartilharão conhecimentos de jogadores e de marketing entre si, além de amistosos O Paysandu não interferirá diretamente em questão de Direção dos satélites (não ativei a opção "mesma direção" por medo de se tornar algo automático e fugir do controle da proposta, embora seja tudo um grupo) Os clubes satélites num primeiro momento não receberão renda pelos amistosos (fato se deve por no momento o Paysandú estar em más condições financeiras enquanto alguns clubes como o Nacional- AM estar em situação oposta, aparentemente) mas poderão receber assim que o Paysandu melhorar financeiramente Os clubes só encerrarão contratos com atletas e staffs se não tiverem jogos oficiais nacionais após os estaduais (caso do Santos Amapá por exemplo que joga apenas uns 4 ou 5 meses no máximo de jogos oficiais na 1ª temporada). A princípio não pretendemos adicionar melhores técnicos lá, nem interferir administrativa Quanto ao futuro, não sabemos o que poderá ocorrer  
      Usarei todos os patches oficiais do Brasil Mundiup atualizados até dia 07 de novembro de 2023, portanto ontem, como entre eles o Mod da Libertadores com mexicanos e norte americanos, a copa mundial de clubes como ocorrerá na vida real, e ainda o E-crowd para dar maior realismo sonoro.
      Ainda faremos uma análise anual, cinquenal ou a qualquer tempo se acharmos necessário nos clubes satélites e no clube mãe para ver sua evolução e involução.
      Objetivos
      O que pretendemos verificar com isso?
      Até onde esses clubes satélites conseguem evoluir Se o Paysandu conseguirá ser/manter-se maior que eles Se eles conseguirão chegar/manter-se na elite Manter o Paysandu como maior do norte Manter o Paysandu na elite sendo mais forte que atualmente  
      A princípio é isso!
       
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
    • Herr Jones
      Por Herr Jones
      Apresentação:
      Olá, amigos! Espero que estejam todos bem, com saúde e desfrutando da vida. Andei um pouco sumido daqui porque tive uma série de problemas que surgiram, causando uma montanha russa que de emoções na vida que torna ela mais divertida. Entre altos e baixos da existência, a parte mais importante é a saúde mental que, aqui, sempre esteve bastante em alta (risos). Então, aproveitando que mesmo com pouco tempo eu ainda tive meus momentos para seguir com um save, decidi que compartilharia um aqui com vocês para aproveitar meu recesso entre quadrimestres na universidade para tirar um pouquinho as caras dos livros e, ainda assim, exercitar minha escrita.
      Para esta carreira que pretendo compartilhar por aqui vou fazer algumas coisas diferentes das anteriores: a primeira é nos termos do próprio jogo, pois utilizarei uma skin que prioriza as informações estatísticas em detrimento dos atributos que, por sua vez, são introduzidos de uma forma diferente – em 5 estágios. A skin, aliás, conseguiu devolver a animação para jogar FM já que torna as coisas um pouco mais desafiadoras ao mesmo tempo que mantêm elas interessantes; a segunda diferença é meramente cosmética, em termos de narrativa, pois a personagem principal – e quem irá comandar os clubes – é uma treinadora mulher. Criei uma história de fundo um tanto quanto clichê, mas que pode (e vai, como vocês verão) se conectar em alguns pontos com o próprio save.
      Ligas Carregadas:

×
×
  • Criar Novo...