Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Braintree Town F.C. | Seguindo na briga | At: 01/04


Marcolation

Posts Recomendados

Em 08/10/2023 em 01:05, Marcolation disse:

PARTIDAS

Assim, se posso dar uma sugestão, achei esse intertitulo aqui não muito necessário. Embaixo dele você tem a barrinha que faz exatamente essa função :) Achei também que o título do tópico podia estar com mais destaque, uma fonte diferente, um sublinhado, enfim. 

Eu também não repetiria a barrinha, ou seja, você colocou a do campeonato uma vez lá em cima, depois eu colocaria todos os jogos direto até a competição seguinte. Se quiser colocar um intertítulo de cada mês, de boa, mas repetir a barrinha a cada mês não acho muito necessário. Tipo, em vez de algo assim... 
 

Citar

 

Setembro - Corrigindo a rota

Header_NLS76f188ef61165926.png

 

- Concord Rangers (F) - 0x1

Depois de um primeiro tempo horroroso em que tomamos o gol na bola parada, fizemos boa segunda etapa, mas erramos todas as chances possíveis e caímos para a vice lanterna.

 


...talvez pudesse ser assim:
 

Citar

 

Setembro - Corrigindo a rota

- Concord Rangers (F) - 0x1

Depois de um primeiro tempo horroroso em que tomamos o gol na bola parada, fizemos boa segunda etapa, mas erramos todas as chances possíveis e caímos para a vice lanterna.

- Chippenham Town (C) - 1x2

 


O começo não foi dos melhores mas é normal pra um início de trabalho, as coisas ainda estão se ajustando, legal que a manutenção da tática ajudou a firmar a equipe mais em cima da tabela. Com quatro pontos de diferença pro primeiro classificado acho que é perfeitamente possível alcançar o pelotão superior, ainda mais com o time em boa fase. Vai que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando que o Tsuru opinou, vou aproveitar para dar a minha também.

Acho que você tem uma hierarquia no seu post que é título-seções-subseções, mas as fontes utilizadas estão brigando entre si.  Você tem o título do post (Buscando a melhor forma), as seções (TRANSFERÊNCIAS, PARTIDAS) e subseções (Agosto - Início de um sonho, Setembro - Corrigindo a rota, 2ª Fase Eliminatória, Jogador do Mês). Se você observar, verá que não há hierarquia entre eles. É preciso estabelecer isso de forma decrescente na minha opinião.

Sobre as maneira de apresentar as partidas. Eu costumo ver duas formas comuns de apresentá-las: a mensal ou por competição. No seu caso, acho que você utilizou uma mistura das duas. Está optando por apresentar as partidas da liga de maneira mensal e as partidas das copas separadamente. Estou enganado? Me parece uma boa opção. Contudo, como eu disse, a hierarquia pouco definida das seções e subseções está prejudicando sua apresentação das partidas. Particularmente também, acho as barras muito grandes. Elas podiam ser muitas vezes de tamanho menor para não chamar tanta atenção e compor melhor dentro do post. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, GG. disse:

Particularmente também, acho as barras muito grandes. Elas podiam ser muitas vezes menores para não chamar tanta atenção e compor melhor dentro do post. 

De acordo. Eu quando uso barrinhas gosto de fazer em tamanho 750 x 40, pode ficar como uma referência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/10/2023 em 08:30, Tsuru disse:

Assim, se posso dar uma sugestão, achei esse intertitulo aqui não muito necessário. Embaixo dele você tem a barrinha que faz exatamente essa função :) Achei também que o título do tópico podia estar com mais destaque, uma fonte diferente, um sublinhado, enfim. 

Eu também não repetiria a barrinha, ou seja, você colocou a do campeonato uma vez lá em cima, depois eu colocaria todos os jogos direto até a competição seguinte. Se quiser colocar um intertítulo de cada mês, de boa, mas repetir a barrinha a cada mês não acho muito necessário. Tipo, em vez de algo assim... 
 


...talvez pudesse ser assim:
 


O começo não foi dos melhores mas é normal pra um início de trabalho, as coisas ainda estão se ajustando, legal que a manutenção da tática ajudou a firmar a equipe mais em cima da tabela. Com quatro pontos de diferença pro primeiro classificado acho que é perfeitamente possível alcançar o pelotão superior, ainda mais com o time em boa fase. Vai que dá.

Em 12/10/2023 em 10:00, GG. disse:

Aproveitando que o Tsuru opinou, vou aproveitar para dar a minha também.

Acho que você tem uma hierarquia no seu post que é título-seções-subseções, mas as fontes utilizadas estão brigando entre si.  Você tem o título do post (Buscando a melhor forma), as seções (TRANSFERÊNCIAS, PARTIDAS) e subseções (Agosto - Início de um sonho, Setembro - Corrigindo a rota, 2ª Fase Eliminatória, Jogador do Mês). Se você observar, verá que não há hierarquia entre eles. É preciso estabelecer isso de forma decrescente na minha opinião.

Sobre as maneira de apresentar as partidas. Eu costumo ver duas formas comuns de apresentá-las: a mensal ou por competição. No seu caso, acho que você utilizou uma mistura das duas. Está optando por apresentar as partidas da liga de maneira mensal e as partidas das copas separadamente. Estou enganado? Me parece uma boa opção. Contudo, como eu disse, a hierarquia pouco definida das seções e subseções está prejudicando sua apresentação das partidas. Particularmente também, acho as barras muito grandes. Elas podiam ser muitas vezes de tamanho menor para não chamar tanta atenção e compor melhor dentro do post. 

Em 12/10/2023 em 10:12, Tsuru disse:

De acordo. Eu quando uso barrinhas gosto de fazer em tamanho 750 x 40, pode ficar como uma referência.

 

Obrigado a ambos pelos comentários. Também já tinha achado a barra de competição grande demais, mas acabei deixando da forma como estava. Agora, redimensionei e acho que ficou bem melhor.

Também refiz parte da hierarquia de títulos e diagramação, acho que ficou mais agradável para ler. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner394d941d721e0748.png


Os famosos altos e baixos


TRANSFERÊNCIAS

Tivemos algumas mexidas no time durante os últimos três meses do ano. Notadamente, tive dificuldade em encontrar o nome certo para a lateral-esquerda, depois que Farrell virou reserva por decepcionar bastante no começo de temporada e pediu para sair no fim de outubro porque queria tempo de jogo. O pedido de transferência foi aceito e fomos correndo atrás de um substituto enquanto ele negociava com o Hednesford.

Primeiro achei um substituto que mata dois coelhos com uma cajadada só - Jordan Aina é ambidestro e joga nas duas laterais, e chegou para ser reserva de ambas ou titular na esquerda, se demonstrasse capacidade em campo. Veio sem contrato, recebendo apenas quando entrar em campo. Já no fim do período dessa atualização, ainda decidi trazer outro nome para o setor, que só jogou uma partida em 2022 e que, espero, será o titular daqui para frente. Vindo de graça do Cheshunt, Luke Warner-Eley também não é lá essas coisas, mas ao menos tem alguma habilidade com a bola nos pés e velocidade razoável.

 

T_Aina90baa1ffe8387e6b.png

T_Warnerd76a4e39af67a02e.png

 

Além da lateral, tive que buscar um atacante para suprir a saída de Blair, lesionado no final de Novembro - precisava de um atacante ou ponta com capacidade para ser titular, e foi o que encontrei em James Constable. Com carreira extensa pela Inglaterra, tendo jogado bastante na League Two e até na League One, é o típico grandalhão, mas não tão veloz como Asante, o que me obriga a mudar um pouco o estilo da dupla de ataque, mas nada que atrapalhe - aliás, pode ajudar, conosco explorando mais as bolas aéreas. Além de tudo é um profissional exemplar, e espero que isso ajude nas mentorias até o fim da temporada.

 

T_Constable9ee50e359ee14cc4.png

 

Header_FACup_60px461bc4459a3df12a.png

3ª Fase de Qualificação

- Enfield Town (C) - 3x0

Asante continuou a boa fase fazendo logo dois gols no 1T, e Blair finalmente tirou a zica com um golzinho chorado no final da partida, tendo que bater no goleiro, na trave, e ainda rolar por cima da linha antes de passar. Mas o que vale é bola na rede, não importa como seja, e passamos de fase com autoridade sobre o time de uma divisão abaixo.


4ª Fase de Qualificação

- Southend United (F)

Partida onde teoricamente éramos azarões, contra uma equipe da National League, mas o Southend era apenas o vice-lanterna no momento. Levamos 2 gols em quatro minutos de partida? Sim. Desistimos por causa disso? Não. Mas também não fizemos nada para merecer a classificação, então demos adeus à FA Cup com a derrota por 0x2.

FACup_Southendf56f96a871456c16.png

 

 

Header_FATrophy_60px667e74aad405ef73.png

2ª Fase Eliminatória

- Brackley (C) - 2x1

O sorteio nos botou contra um time complicado, da National League North, mas que ocupava apenas a 19ª posição de momento por lá, bem abaixo da previsão deles de terminar em 4º. Sobre o jogo, uma lesão me obrigou a tirar o Blair e deslocar o Rush para o ataque bem no início do jogo, e foi ele quem marcou no fim do 1T. Não vou mentir, eles foram muito melhores o jogo todo, meteram três na trave, e parecia que a qualquer momento nossa vantagem iria para o espaço, mas tal qual na Libertadores de 1981 Wright tinha outros planos e meteu um golaço de falta. Ok que na sequência levamos o gol e a tensão ficou igual, mas saímos com a classificação e é isso que importa.

Infelizmente para nós, a lesão de Blair foi séria e vai tirá-lo de ação por até 5 meses. Na prática, ele fica fora o restante todo da temporada, e só voltaria em um eventual playoff de acesso, coisa que acho difícil chegarmos. É uma pena, visto que finalmente parecia ter encontrado a função certa para ele render, mas decidi terminar o empréstimo e devolvê-lo ao Dag & Red. Durante sua curta passagem por Braintree, o jogador acumulou 8 gols e uma assistência em 23 jogos, com uma classificação média de 6,74.

Lesao_Blair23cdc298066a56342.png


3ª Fase Eliminatória

- Banbury United (F)

Adversário do mesmo escalão que nós, atualmente 10º na National North, e fora de casa, complicado demais e piorou pois aos 10' o Banbury já saiu na frente em escanteio. Demorou para entrarmos no jogo, só na segunda etapa levamos perigo, com duas na trave em sequência no começo da etapa, perdemos uma grande chance com Amantchi perto do fim e aí não teve jeito, fomos eliminados da competição com a derrota por 0x1.

FATrophy_Banbury8e0b92bf13f5eb66.png

 

 

Header_NLSouth_60pxcad5d34f7651b0a7.png

Outubro - Crise instalada

- Dover Athletic (F) - 1x2

Levamos o gol quando éramos melhores, e o empate não veio por capricho da trave estar no caminho de Asante. No 2T tive que mandar o time pro ataque e Rush perdeu grande chance, mas Blair trouxe o empate de pênalti que ele mesmo sofreu e só no final o Dover conseguiu a vitória em gol de falta.


- Worthing (C) - 1x1
Fomos melhores do começo ao fim, perdemos chance atrás de chance, e no fim do jogo não podia deixar de valer a máxima de que "quem não faz, leva". No minuto seguinte empatamos com Amantchi de pênalti, e foi isso.

 

- Eastbourne Boro (F) - 0x2

Fomos mal demais, e o placar foi naturalmente construído com um gol no começo e outro no fim.


- Welling United (C) - 1x1

Quatro jogos sem vencer já é crise? Amantchi deu uma acalmada no problema com um belo gol cedo, e seguramos o resultado mesmo não fazendo uma boa partida, ao menos até os 36' da segunda etapa, quando levamos o gol de fora da área. Ainda levamos bola na trave, mas ao menos 1 ponto levamos.


- Hampton & Richmond (F) - 3x4

Vice-líder fora de casa, já vi esse filme. Levamos o gol cedo e uma avalanche de finalizações do adversário, mas na única chance que tivemos, já no fim do 1T, empatamos com Asante (sempre ele). Asante também ganhou a bola longa no meio-campo no começo da segunda etapa e deixou Blair na boa para virar o jogo, mas depois de levar o empate, marcar mais um com Asante e levar o empate de novo, acabamos levando o golpe final - com os últimos 4 gols acontecendo em um intervalo de 7 minutos, coisa de louco!


Jogador do mês

Kevin Joshua mais uma vez fatura o prêmio simbólico do save, mais por falta de concorrentes mesmo. Apesar de termos vencido apenas uma partida (pela FA Cup), termos levado 12 gols em 7 jogos, e termos caído para perto da zona de rebaixamento, o zagueiro foi basicamente o único ponto de luz na equipe, sendo seguro na maior parte do tempo.

Outubro9ec3ec3e85342abf.png


Novembro - Reencontro com as vitórias

- Farnborough (C) - 2x1

Mesmo saindo atrás, conseguimos empatar com a dupla Rush-Asante funcionando mais uma vez e depois virar em rebote de falta que Muscatt acertou no travessão. Depois disso, foi um festival de chances perdidas de ambos os lados, mas melhor para nós.

 

- Dartford (F) - 1x0

Asante fez mais um, dessa vez com a rotina de escanteio que fiz para o time no fim do último mês, e no fim do 1T os mandantes tiveram um gol anulado bem discutível, mas não tenho nada com isso. Fechamos a casinha, e ainda tivemos o nosso anulado também nos acréscimos da segunda etapa.

 

- Weymouth (F) - 4x1

Com uma pequena mexida nas funções do ataque, Blair parece ter finalmente desencantado: duas chances e dois gols no 1T, e ainda fechou o hat-trick de pênalti. Para variar, Asante também deixou o dele.


- Hungerford (C) - 0x2

Fizemos uma primeira etapa realmente dominante depois de muito tempo, mas falhamos na conclusão, e aí o Hungerford veio com fome (badumts) na segunda etapa e fez logo 3, só que um deles invalidado.


Jogador do mês

Num mês em que levamos 5 gols em 5 partidas, é até estranho destacar o goleiro, mas Jack Sims tem recompensado a confiança do treinador em mantê-lo como titular. Foram muitas defesas importantes, e mesmo nas partidas em que foi mais exigido conseguiu segurar bem as pontas da nossa frágil defesa. Foram 29 defesas no período, sendo que contra o Farnborough foram incríveis 13, e tivemos um xGA de 7,93, levando quase 3 gols a menos do que o esperado no mês.

Novembro4fbf0db65712a1bc.png


Dezembro - Uma verdadeira média dos dois meses anteriores

- Taunton Town (F) - 0x1

Mesmo contra o vice lanterna, fizemos um jogo muito parelho e nada de gol até uma falta lateral para o Taunton no 2T que deu o placar do jogo.


- Oxford City (C) - 3x1

Logo na estreia, Constable já mostrou categoria dando assistência para gol de Asante. Pouco depois a defesa cochilou e permitiu ligação direta do goleiro adversário, mas reagimos no lance seguinte com Rush em novo passe de categoria, esse de Davies. Reynolds fechou o placar no 2T com um belo chute colocado, nos colocando novamente mais perto do Playoff que da zona da degola.

 

- Dulwich Hamlet (C) - 0x2

Num jogo parelho, dois vacilos deram os gols para o adversário no primeiro tempo, e não conseguimos nem diminuir.


- Hemel Hempstead Town (F) - 2x1

Abrimos o placar com Constable após falha bizarra da defesa e amassamos no 1T apesar do placar magro, mas vacilamos no 2T fazendo falta na risca da área que trouxe o empate ao Hemel. Já no fim do jogo, Asante saiu do banco e ganhou disputa no ataque, rolou pro meio e Constable fez o segundo para recuperar a vitória.


- Chelmsford (F) - 0x2

Para fechar o ano, jogo contra nossos maiores rivais, e teremos o tira-teima em Cressing Road logo no ano novo. Começamos a partida com tudo, quase marcando 3 vezes nos primeiros 7' de jogo, mas foi o rival que inaugurou o placar na bola parada aos 12'. O jogo se manteve mais pendendo pra gente daí em diante,  mas só num gol anulado no meio do 2T demonstramos alguma capacidade de buscar o resultado, e pra piorar, em um erro da defesa levamos o segundo gol no fim.


Jogador do mês

O recém-chegado Constable foi uma grande adição à equipe, ainda que seu rendimento tenha sido um verdadeiro "8 ou 80". Em um mês em que tivemos duas vitórias apenas, faz sentido destacar o jogador responsável por uma delas com dois gols, e outra com uma assistência, ainda que nas outras três que disputou tenha ficado com nota de no máximo 6,3.

Dezembro2941a07d6a953b24.png

 

CLASSIFICAÇÃO

Classificacaoa825f977da4eb49c.png

 

Depois do tenebroso mês de Outubro que se seguiu à nossa classificação para a 4ª fase de qualificação da FA Cup no primeiro jogo do mês, é de se admirar que tenha conseguido juntar os cacos e garantir duas vitórias suadíssimas e mais uma goleada no final de Novembro. O time ali parecia azeitado, mas logo que finalmente as coisas pareciam ter começado a funcionar, veio o baque com a lesão do Blair e sua consequente devolução ao Dag & Red.

O time sentiu a perda do atacante, e o seu substituto até fez bonito com dois gols na vitória sobre o Hemel, mas foi assim como seus colegas de time bem mal na maioria dos jogos de dezembro. Por enquanto, a chegada dele acarretou uma mudança na tática, com a dupla de ataque passando a ser de dois Avançados Trabalhadores, com Asante em atacar e Constable em apoiar, mas tenho muito que resolver tanto ofensivamente como defensivamente para a sequência.

Tatica50e49701c4dfd5dd.png

 


ANÁLISE DE DESEMPENHO

Com basicamente metade da temporada jogada, já dá para tirar algumas conclusões sobre a Liga e sobre nosso desempenho até aqui. Somos o time com a 2ª pior média de público da National South, levando apenas 493 presentes por jogo em Cressing Road na liga, o que eu atribuiria à natureza semiprofissional da equipe, não fosse um dado que só percebi depois: apenas dois times da divisão são profissionais, o Dulwich Hamlet (4º colocado) e o Ebbsfleet (5º colocado). Realmente o time não conta muito com apoio de torcida local.

Entrando na parte de desempenho, apesar de termos um ataque muito potente na criação de chances, liderando as estatísticas de xG com (43,69) e sem pênaltis (38,21), pênaltis cobrados (7) e oportunidades criadas (104), também somos uma equipe que falha demais no aproveitamento dessas chances, com a maior diferença entre gols esperados e marcados (-8,69) e ocupando a 18ª colocação na taxa de conversão (10%) de finalizações em gols. Também somos uma equipe dedicada ofensivamente, liderando a liga em Sprints de alta intensidade (2221).

Eficacia_Ofensiva362c01c4c44060fb.png


Essa falta de eficiência na conclusão acaba custando muito caro pelo nosso esquema ofensivo, pois ainda não consegui encaixar bem a marcação do time. Somos o 2º time que mais permite passes no último terço (1295), e o que permite mais passes do adversário por ação defensiva (3,6). Ainda assim, somos o 3º time que menos permite finalizações ao adversário (352), o que não significa que nos defendamos bem, pois temos o 10º maior xG contra (33,71), mas somos o 7º que mais levou gols (39), uma diferença de 5,3 gols entre o esperado e o que levamos efetivamente.

Defesaa90da55874900290.png


Uma imagem que resume nossa temporada é a famigerada Tabela xG, que mostra o que deveria ser o campeonato medindo apenas pela qualidade das chances criadas e permitidas. Nesse caso, teríamos a incrível 3ª posição, contra o medíocre 15º que ocupamos hoje. Terei muito trabalho para melhorar nossa conversão e reduzir os gols sofridos até o fim da temporada, se quisermos sonhar com algo além de um meio de tabela.

Tabela_xG97f08169e7097bb3.png

 

 

Estatísticas do Elenco | Avaliação do Trabalho | Visão do Clube | Fornada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to Braintree Town F.C. | Os famosos altos e baixos | At: 13/10
  • Vice-Presidente

Quando vi o mercado de transferências, achei que estaria no quarto superior da tabela, talvez não com facilidades, mas se mantendo ali em cima na briga pelo playoff pelo menos, mas a equipe vai sofrendo com a irregularidade e luta na metade inferior, mesmo que não tenha riscos de cair, ao menos vai servindo de experiência para o treinador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lesão preocupante de Blair e adeus às taças permite concentração máxima na Liga, que está de altos e baixos. Uma montanha russa autêntica de resultados e emoções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz que tenebroso. Pensei que a esta época já teria pego o elevador e que estaria entre os 4 primeiros. Pelo visto vai ter que alterar os treinos e focar nas finalizações. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/10/2023 em 19:34, Henrique M. disse:

Quando vi o mercado de transferências, achei que estaria no quarto superior da tabela, talvez não com facilidades, mas se mantendo ali em cima na briga pelo playoff pelo menos, mas a equipe vai sofrendo com a irregularidade e luta na metade inferior, mesmo que não tenha riscos de cair, ao menos vai servindo de experiência para o treinador.

Acho que a expectativa de fora foi maior do que realmente o time parecia poder alcançar. Claro, trouxe 3 caras que hoje são titulares incontestáveis, um em cada setor do campo, mas ainda assim o time era cotado para a 19ª posição.

Ainda assim, o desempenho está muito abaixo do que deveria. Perdemos jogos que deveria vencer pelo desempenho, empatei outros que poderia vencer, e o contrário aconteceu poucas vezes. Não por acaso, a tabela de xG nos indica como 3º colocado, mas a vida não segue as estatísticas, ao menos no curto prazo. Acho que, ajeitando uma coisa ou outra, ainda dá para recuperar e quem sabe lutar por uma vaga no Playoff.

Se não, ao menos, como você disse, serviu para ganhar experiência.

11 horas atrás, Cadete213 disse:

Lesão preocupante de Blair e adeus às taças permite concentração máxima na Liga, que está de altos e baixos. Uma montanha russa autêntica de resultados e emoções.

Blair infelizmente foi de arrasta pra cima. Como disse na atualização, tive que devolver o jogador, que ficaria entre 3 e 4 meses sem jogar comendo salário, mas penso em tentar contrato com ele para a próxima temporada, se ele não renovar com o Dag & Red.

Altos e baixos totalmente, tomara que a estabilidade venha logo, mas não é um problema tão grande passar uma temporada no meio da tabela, desde que consiga renovar o contrato de treinador ao fim dela.

9 horas atrás, LC disse:

Rapaz que tenebroso. Pensei que a esta época já teria pego o elevador e que estaria entre os 4 primeiros. Pelo visto vai ter que alterar os treinos e focar nas finalizações. Boa sorte na sequência.

Não está nada fácil. Olhando o desempenho no xG, dava mesmo para ter pego o elevador, apesar que acho que estaríamos mais para metade superior do que para top-4.

Os treinos não tem muito o que fazer, são no máximo 3 dias na semana com trabalho, contando com partidas, uma vez que somos semiprofissionais. Vamos ver se a maré vira para o lado do Braintree.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda vou conseguir acabar o 1860, mas aproveitei pra acompanhar do começo.

Quanto as ligas, se animar com o save na EPL pode adicionar outras do continente, mas nao teria ativado as seundas divisões, e certamente teria ativado as das ilhas, incluindo o Eire.

Essa vida de semipro é um inferno de gente levando nossos jogadores e muita instabilidade de elenco.

424 Dinizistico ta dando pra atingir os objetivos. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo um save clássico, geralmente, vemos muitos pegando um elevador rumo à Premier League. Esse não parece que será o seu caso, o seu 4-2-4 tem funcionado  a criação de chances como você mostrou, mas tem falhado na transformação delas em gols. Além disso, carrega os demais problemas históricos da formação tática. 

Nas Copas fez uma particação boa na FA Cup, avançando algumas fases, mas na FA Trophy saiu rápido. Nada a reclamar porque poderá se dedicar no restante da temporada à NLS, onde a equipe poderia estar melhor classificada. Contudo, precisará melhorar também o desempenho fora de casa, onde o Braintree deve ser um dos piores da competição.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Andreh68 disse:

Ainda vou conseguir acabar o 1860, mas aproveitei pra acompanhar do começo.

Quanto as ligas, se animar com o save na EPL pode adicionar outras do continente, mas nao teria ativado as seundas divisões, e certamente teria ativado as das ilhas, incluindo o Eire.

Essa vida de semipro é um inferno de gente levando nossos jogadores e muita instabilidade de elenco.

424 Dinizistico ta dando pra atingir os objetivos. Boa sorte!

Terminar o 1860 não é tarefa fácil. Nem eu mesmo sei se termino ele ou continuo, por enquanto estou numa pausa, focando só nesse novo save.

As ligas, fui com o máximo que imaginei que desse maior competitividade às competições continentais, maior oferta de jogadores e por aí vai. Realmente, talvez faça sentido ativar as Irlandas e o restante do Reino Unido, até para dar mais jogadores ao save, mas não sei o quanto impactaria agora que já iniciei o save sem elas. Por enquanto com as segundas divisões o jogo continua rodando rápido, então vamos ver.

Curiosamente, ainda não tinha perdido jogadores que estão aqui sem contrato - mas também só mantenho nesse estado os mais "dispensáveis". Na próxima atualização, isso já vai me afetar, ainda que de forma reduzida. A maior parte do elenco tem contrato parcial, o que dá mais estabilidade.

O desenho até pode ser, mas está longe da ideia de jogo do Dinizismo. Por enquanto estou gostando, bem ofensivo e dinâmico. Obrigado, André! 

8 horas atrás, GG. disse:

Mesmo sendo um save clássico, geralmente, vemos muitos pegando um elevador rumo à Premier League. Esse não parece que será o seu caso, o seu 4-2-4 tem funcionado  a criação de chances como você mostrou, mas tem falhado na transformação delas em gols. Além disso, carrega os demais problemas históricos da formação tática. 

Nas Copas fez uma particação boa na FA Cup, avançando algumas fases, mas na FA Trophy saiu rápido. Nada a reclamar porque poderá se dedicar no restante da temporada à NLS, onde a equipe poderia estar melhor classificada. Contudo, precisará melhorar também o desempenho fora de casa, onde o Braintree deve ser um dos piores da competição.

 

Pelo meu histórico, acho difícil que venha a pegar um elevador. Talvez você se decepcione com essa temporada, pois as coisas estão começando a encaixar e se aproximar mais das estatísticas em termos de resultado. O 4-2-4 está sendo muito legal de usar, por enquanto estou satisfeito por ter seguido com essa formação, ainda que os resultados iniciais tenham sido inferiores ao que poderia ter conseguido.

Acho que fomos bem nas duas copas, na FA Cup caímos quando apareceu um time de divisão superior à nossa, e no FA Trophy acabamos caindo cedo, mas para um time que está na mesma divisão que a nossa fora de casa. Acho que dava para ter ido mais longe, mas é aquilo, agora podemos focar na liga e melhorar nossa posição que está muito abaixo do esperado. Sobre o desempenho fora de casa, não reparei se estamos tão abaixo assim dos demais, foram 13 pontos conquistados fora de casa em 13 jogos,  aproveitamento de 33,3%. Como já avancei bastante nos jogos, não dá para conferir se isso é tão abaixo assim dos demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner394d941d721e0748.png


Disparada
 

TRANSFERÊNCIAS

Temos um novo Xerife na área. Não, não é um novo zagueiro, mas sim um volante cujo nome é Lamine Sherif. Nossa dupla de volantes vem sendo basicamente José Roberto Wright como armador e Muscatt ou Payne na esquerda como roubador de bolas, mas ambos tem sido bem aquém do esperado. Já faz algum tempo que estou ruminando a ideia de colocar Wright pela esquerda e deixar o volante mais marcador do lado de Davies para cobrir suas subidas, mas não tinha outro volante destro na equipe - agora tenho.

T_Sherif76d2bd6ec5ba9895.png

 

Nem só de chegadas se faz um time, e também tivemos três saídas da equipe, uma irrelevante, do terceiro goleiro Damian que não tinha contrato. As outras duas foram ambas motivadas pelo desejo dos jogadores por mais tempo em campo, coisa que suas atuações não davam qualquer motivo para receberem. O primeiro foi o zagueiro Anderson, que quando cheguei era considerado titular incontestável, bem, deixou de ser titular e estava muito longe de ser incontestável, com Clements e Jo-Jo sendo os zagueiros em quem depositei mais confiança para formar a dupla com Joshua devido às partidas. O segundo foi o versátil ponta bermudense Clemons, que era teoricamente uma ótima opção para o elenco, mas na prática sempre entrava mal, seja saindo do banco ou começando como titular - vide sua média de 6,56. Para repor a saída do ponta, trouxe outro cara também veterano, o inglês Josh Clarke, que compensa sua falta de velocidade com capacidade técnica.

 

T_Clarkec7588c208fd6e628.png

 


TÁTICA

Como adiantei, fiz uma pequena mas importantíssima mudança tática com a chegada de Sherif à equipe, que foi trocar de lado os volantes. Desde o começo queria um volante em apoiar na esquerda, mas faz mais sentido esse cara ser o armador recuado do que o roubador de bolas. A outra mudança principal foi nas instruções de equipe - ainda quero um jogo mais direto, mas isso agora está refletido no ritmo, que aumenta um pouco, e não no estilo de passe, que volta ao padrão da mentalidade. A própria mentalidade foi reduzida para começar as partidas, refletindo melhor a ideia de jogar no contragolpe, mas costumo usar a Equilibrada quando somos favoritos.

Tatica441c01f633fcaf7d.png

 

Header_NLSouth_60pxcad5d34f7651b0a7.png

Janeiro - Um mês (quase) perfeito

- Chelmsford (C) - 3x2

Saímos na frente de pênalti, mas levamos o empate logo depois, e depois de muito bater conseguimos voltar à frente com Asante pegando rebote de cobrança de falta do Muscatt que acertou a trave. Acabamos vacilando no 2T e permitindo outro empate, só que novamente brilhou a estrela de Asante que fez um belo gol em chute cruzado que garantiu essa baita vitória sobre os rivais.


- Havant & W (F) - 1x1

Mesmo contra o líder do campeonato, não nos deixamos intimidar e criamos duas grandes chances no começo da partida, e foi isso. Depois só deu Havant, e levamos o gol - poderia ser muito mais. Voltamos bem no 2T, conseguimos empatar em uma das nossas duas finalizações na etapa e seguramos o resultado até o fim - e que resultado! Destaque para a estreia de Sherif como titular, chegou num dia, fardou no outro e já foi muito bem.


- Chesnut (C) - 1x0

Perdemos chance atrás de chance na primeira etapa, parecia que não tinha jeito da bola entrar, mas entrou aos 38' com Constable, e claro perdemos mais uma grande chance antes do intervalo, e mais outra logo na volta do vestiário. Era o típico jogo que levaríamos o gol depois de dominar completamente e desperdiçar nossas chances, mas mesmo quando Asante teve chance aos 45' e acertou a trave no um-contra-um com o goleiro, o Chesnut não nos puniu.


- Bath City (C) - 3x1

Com 3 jogos sem perder subimos um pouco na tabela, mas o Bath é candidato à subida. Saímos na frente com Reynolds de pênalti, e já nos acréscimos ampliamos com nosso artilheiro Asante, e não perdemos o controle da partida em momento nenhum, fazendo outro com Asante e o Bath até descontou, mas só isso.


- Tonbridge (F) - 3x0

Depois de dominar completamente a primeira etapa e o começo da segunda, finalmente conseguimos furar o bloqueio adversário com um sem-pulo de primeira de Wright da entrada da área, gol que abriu a porteira para Asante e depois Constable marcarem os seus (o segundo com passe do estreante Clarke).


Jogador do Mês

Enock Asante voltou à forma artilheira com tudo, fazendo 5 gols e dando uma assistência nesse grande mês de janeiro onde "perdemos" pontos apenas contra o forte Havant, que não a toa está empatado em pontos na liderança. Asante só não participou em gols nesse empate, e leva com justiça a honra de jogador do mês - não apenas a do save, como também a da National League South.

Jogador_do_Mes0947344213f3e5ef.png

 

Janeiro34d53b82e9503918.png


Fechamos o mês numa crescente surpreendente, fazendo valer finalmente a superioridade na criação de chances que temos desde o começo da temporada com 11 gols marcados e, vejam só, conseguindo dois clean sheets, exatamente o mesmo número que tivemos na liga nas primeiras 25 rodadas. A mudança tática que a chegada de Sherif deu início parece ter dado resultado, ainda que não seja a única explicação.


Fevereiro - Mantendo a invencibilidade

- Chippenham Town (F) - 0x0

Começamos bem o jogo, mas Reynolds perdeu o primeiro pênalti da nossa equipe na temporada aos 24', o que acabou condicionando a partida. Criamos, criamos, mas nada de gol... pelo menos também não levamos.


- Concord (C) - 1x1

Levamos um gol cedo, o que acabou levando o Concord ainda mais para a defesa. Mesmo assim, criamos algumas chances, a melhor no fim do 1T Constable acertou a trave sem goleiro. Achei que não daria, mas aí em escanteio a bola foi desviada no primeiro pau e sobrou no segundo para Constable pelo menos empatar o jogo.


- Dartford (C) - 3x2

Jogo bem mais igual do que os dois tropeços anteriores, mas saímos na frente com uma rara subida de Sherif, pena que levamos o empate no fim da primeira etapa em escanteio. Na volta do intervalo coloquei Reynolds, que mostrou que não pode ser banco mesmo em má fase dando a assistência para gol de Asante aos 4' de 2T, só que novamente levamos o empate, que resistiu no placar até os acréscimos, quando Asante mais uma vez apareceu para nos salvar - e novamente com passe de Reynolds.


- Welling (F) - 1x1

Estamos invictos a 8 partidas, e começamos com o pé direito mais uma: Reynolds se redimiu do penal perdido antes e marcou aos 25'. Constable teve a chance de matar o jogo, mas desperdiçou e acabamos levando o empate em bola longa.


- Farnborough (F) - 3x2

Reynolds cotinuou sua boa fase ao fazer um belo gol com só 1' de jogo em que ele tabelou com as pernas do adversário, e ainda teve bola salva em cima da linha pelo Farnborough antes de Constable ampliar de cabeça aos 20'. A reação dos mandantes foi imediata, diminuindo também de cabeça aos 25', mas antes do fim da primeira etapa já voltamos a marcar com ele, sempre ele, Enock Asante. Achei que estávamos na boa, mas aí na saída de bola veio o gol do time da casa, depois foi a nossa vez de salvar uma bola em cima da linha, aí voltamos a criar perigo acertando a trave, e já nos acréscimos veio o gol do alívio - meu e de Amantchi, o atacante reserva que vem numa seca impressionante... só que não. Gol anulado. Sorte que ficou por aí mesmo e garantimos mais uma vitória suada.


Jogador do Mês

O nome do mês não poderia ser outro, depois de perder um pênalti que nos custou dois pontos, Lemar Reynolds deu a volta por cima e fez chover com 2 assistências e 2 gols nos últimos 3 jogos do mês, sendo decisivo para mantermos nossa invencibilidade que vem desde o início do ano e já nos deixa como candidatos à subida, a apenas 1 ponto de distância da zona de classificação ao Playoff.

Fevereirobad4718372fc73e3.png

 

Tabela_R3598732bb94133c65a.png



TRANSFERÊNCIAS (DE NOVO)

Devido a janela permanecer aberta durante toda a temporada, acabamos tendo muitas mexidas, que não ficam concentradas em alguns meses. A princípio já estava satisfeito com o elenco depois das mexidas no início do ano, e até poderia colocar as mudanças no elenco que vou apresentar aqui no início da atualização, mas um fato novo apareceu e decidi trazer aqui para ter mais contexto, por ser mais próximo do mês de março. Tivemos duas saídas, ambas inesperadas mas sem tanto impacto, que foram os dois laterais-esquerdos que chegaram nessa temporada sem contrato e que receberam ofertas de outras equipes, de modo que decidi não tentar cobrir - são eles Kai Garande e Jordan Aina. Assim, achei melhor promover Muscatt a lateral-esquerdo titular do que buscar mais um nome, já que qualquer um que entra ali não rende muito e a exigência da posição é baixa, então ao menos mantenho um jogador influente satisfeito.

Agora sim, a entrada. Lembram que na atualização anterior devolvemos Blair do seu empréstimo por conta de uma lesão grave? Bem, como o contrato dele com o Dag & Red terminava em 2023, fui buscar o jogador para quem sabe fazer um pré-contrato com ele, ver como estava a melhora da lesão e etc, mas fui surpreendido, pois o garoto foi dispensado de seu clube e estava livre. Não hesitei e propûs a experiência, e depois de ver que estava sem lesão ofereci um contrato e ele aceitou. Não chega com a mesma pecha de titular que tinha antes, visto que Constable se mostrou um ótimo jogador, mas agora finalmente tenho um reserva confiável para o ataque, que ficará aqui com contrato até a próxima temporada.

T_Blairce6343da8b0e087a.png


Março - Falhando na hora H

- Hampton & Richmond (C) - 2x0

Passamos um susto com gol anulado do adversário, mas fomos lá e abrimos o marcador no fim do 1T em passe de Reynolds para Constable. Falando em Reynolds, acabamos perdendo o ponta por lesão no começo do 2T (que infelizmente o tira de ação por 1 mês), mas seu substituto Clarke cobrou bem o escanteio em que Asante ampliou. Ainda houve tempo para uma bola na trave de Constable, outra na trave de Asante, que rolou sobre a linha antes da defesa cortar, o que mostra que ficou barato para os visitantes.


- Oxford City (F) - 2x5

O jogo saiu rápido de controle, com um gol em bola nas costas e outro de pênalti. Até metemos uma bola na trave, mas eles ainda ampliaram antes do intervalo. Rush descontou aos 4' da etapa final, dando esperanças, e diminuímos novamente com Asante aos 22', com muito tempo para buscar o empate, só que levamos outro na bola longa e já desconcentrados levamos o golpe final de fora da área.


- Hungerford (F) - 2x0

Saímos na frente em escanteio no começo do jogo com Constable, e fechamos o placar de pênalti com Wright. Vencemos merecidamente, nos recuperamos da goleada sofrida e estamos empatados em pontos com o primeiro time na zona do Playoff.


- Taunton (C) - 1x1

Em casa contra o lanterna, dependendo de vitória para entrar na zona de playoff, tudo para dar errado... com 12' abrimos o placar com Joshua em falta indireta, e criamos algumas outras grandes chances, mas levamos o empate no fim do 1T também na bola parada. Tentamos, tentamos, mas o máximo que deu foi pra acertar o travessão na segunda etapa.


- Weymouth (C)

Mais uma chance de subir para a zona do Playoff em casa e contra um time da zona de rebaixamento. Wright nos colocou à frente de pênalti mas novamente levamos o empate, dessa vez antes dos 10'. No 2T foi vez deles marcarem de pênalti, e parece que nos perdemos depois disso, levando um gol bobo e saindo derrotados sem dar muito trabalho por 1x3.

NLS_Weymouth35e6976ad2c9dff0.png


Jogador do Mês

Difícil indicar alguém como destaque depois de um mês tão agridoce, com a decepção dos últimos dois jogos, mas vou de Diaz Wright, nosso cérebro do meio-campo que é um dos grandes responsáveis pelos recentes resultados positivos e que agora virou também nosso batedor de pênalti oficial (talvez Blair retome esse posto, mas por ser reserva acho difícil).

Marco1caa3c4e98155581.png

 

Classificacao6df3625675d0989b.png


O lado bom de um campeonato longo como as divisões inferiores da Inglaterra é que, mesmo começando mal, temos mais tempo para buscar o melhor desempenho conforme a temporada avança. Infelizmente acabamos vacilando nesse último mês, principalmente nas duas últimas partidas, e não conseguimos ainda alcançar o grupo que disputará o Playoff de acesso. Ainda há tempo, são 6 jogos e 6 decisões em abril, vamos ver se conseguimos voltar ao caminho de sucesso que se apresentou entre janeiro e fevereiro, e que nos ajudou a ser, segundo a tabela xG, não mais o 3º melhor time da liga, mas O Melhor.

Tabela_xG64cb46d67d556d1d.png


Como dizem os treinadores mais cascudos, estatística não ganha jogo. De nada adianta ter o melhor diferencial de xG a favor e contra e não terminar entre os 7 primeiros, coisa que agora é um objetivo factível. Mesmo que tenhamos melhorado bastante, ainda estou incomodado com algumas coisas, tanto defensivamente quanto ofensivamente.

Na parte defensiva, continuamos a sofrer com as bolas nas costas da zaga, e até hoje não encontrei o parceiro ideal para a dupla de zaga com Joshua - Clements e JoJo são irregulares demais, e White que foi o titular no último mês começou a falhar demais depois de um começo animador. Vou aproveitar o fim (finalmente) da janela de inscrição de jogadores no fim de março para buscar um outro nome para o setor, assim como para a lateral-esquerda, em que Muscatt deve se manter titular, mas volta e meia é convocado e não quero ter que lidar com isso em um momento crítico da temporada.

No ataque, Blair chegou mas ainda não mostrou a que veio, parecendo mais a sua versão do começo da temporada do que aquela de pouco antes da lesão, mas pior que isso foi Constable, que caiu demais em março. Vejo a equipe com dificuldade quando tem que propor o jogo, pois buscamos muito um ritmo alto e bolas longas para uma casquinha da dupla de ataque ou a velocidade dos pontas e de Asante, mas contra equipes mais fechadas isso não é tão efetivo - como ficou muito claro nas últimas duas partidas.

Desempenho-Ofensivo77197c623b5e4ca7.png

 

Apesar do viés de baixa, claro que aproveitei o ótimo momento dos dois primeiros meses do ano para buscar uma renovação contratual, que foi aceita pela diretoria. Jack Jackson está garantido à frente do Braintree em 2024.

Bem, agora é concentrar nas 6 rodadas finais, e infelizmente deixamos escapar uma chance de ouro contra dois adversários da parte de baixo da tabela em Cressing Road. Teremos que derrotar alguns clubes bem mais fortes se quisermos terminar a temporada com algo para comemorar.

Abril8da29b1fcd3a5261.png

 


Estatísticas do Elenco | Avaliação do Trabalho | Visão do Clube | Finanças

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to Braintree Town F.C. | Disparada | At: 15/10

A equipe melhorou bastante desde a última atualização  e está bem perto da zona dos playoffs. Faltando ainda 6 jogos eu acredito que possa conseguir a classificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So digo uma coisa

Se vc fosse Galo nao faria piadinha com o Wright 🤣

Pra quem olhava div baixa inglesa com nariz torcido, esta indo bem, tem todas as condições de chegar no Playoff. Eu nas vezes que cheguei, sempre perdi 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LC disse:

A equipe melhorou bastante desde a última atualização  e está bem perto da zona dos playoffs. Faltando ainda 6 jogos eu acredito que possa conseguir a classificação.

O salto foi enorme. Houve um momento que eu já estava dando como certa a chegada ao Playoff, mas aí veio a primeira derrota depois de 11 jogos de invencibilidade, e enfim esses dois últimos jogos, que foram uma tremenda decepção.

Ainda dá para recuperar a forma e chegar lá no top-7, mas vai ser na base da emoção, com um possível confronto definitivo contra o Eastborn em nossa casa na penúltima rodada.

42 minutos atrás, Andreh68 disse:

So digo uma coisa

Se vc fosse Galo nao faria piadinha com o Wright 🤣

Pra quem olhava div baixa inglesa com nariz torcido, esta indo bem, tem todas as condições de chegar no Playoff. Eu nas vezes que cheguei, sempre perdi 😅

Ainda bem que não sou Galo 😉.

Nunca dei muita moral pra Inglaterra no geral, mas estou gostando dessa temporada longa onde mesmo com meses sem vitória ainda tenho chance de acesso.

Como diria o Drew "Ainda bem que eu não sou você", mas tenho um grande receio que não será nessa temporada que poderei disputar o Playoff.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com um novo Sherif na cidade, a equipa entrou numa fase invencível mas assim que sentiu a pressão, vacilou um pouco. Mas nada está perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei bastante dessa versão da tática e os resultados apareceram em campo apesar das oscilações naturais do último mês. A manter essa pegada vai entrar em breve no grupo do mata-mata que é sempre bem traiçoeiro nessas divisões inferiores inglesas.

Uma coisa que aprendi com o tempo e a experiência com o FM é que em geral todo problema tático tem origem nas funções e tarefas, as instruções podem piorar mas geralmente não são a causa direta. Portanto se você ainda sofre com as bolas nas costas é sinal que tem alguma função e tarefa que está atrapalhando - será que não seria esse MRB-D? Será que um volante mais protetor, em vez de um que gravita em torno da bola e sai da posição pra pressionar os adversários, não te daria mais consistência defensiva? Vale a reflexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Braintree conseguiu reagir bem, pena que no último mês o time perdeu pontos que o impediram a entrada na zona de play-off. É claro que ainda dá, mas aí entra o seu histórico no FM. Eu só sei que vai ser imprevisível e é isso que procuro como leitor.

Fiquei surpreso com os gols a partir de lançamentos por cima da sua zaga.  A dupla Jo-Jo tem ótima impulsão e outros atributos devem estar na média da liga e deveria lidar melhor com esse tipo de bola, ainda mais que seu time passou a usar uma linha defensiva mais baixa. Sendo assim, o melhor talvez seja rever os gols para ter a noção clara de como eles ocorreram.

 

Em 13/10/2023 em 12:50, Marcolation disse:

Também refiz parte da hierarquia de títulos e diagramação, acho que ficou mais agradável para ler. 

Ainda acho que você poderia observar a questão do título do tópico. Dê uma olhadinha nos saves do @#Vini @mfeitosa podem ajudá-lo.

 

18 horas atrás, Marcolation disse:

Terminar o 1860 não é tarefa fácil. Nem eu mesmo sei se termino ele ou continuo, por enquanto estou numa pausa, focando só nesse novo save.

Hoje, acho que pende mais para o fim. Ainda mais com você pegando embalo com o Braintree, mas claramente, e não podia ser diferente, essa decisão é totalmente e unicamente sua.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, GG. disse:

Fiquei surpreso com os gols a partir de lançamentos por cima da sua zaga.  A dupla Jo-Jo tem ótima impulsão e outros atributos devem estar na média da liga e deveria lidar melhor com esse tipo de bola, ainda mais que seu time passou a usar uma linha defensiva mais baixa. Sendo assim, o melhor talvez seja rever os gols para ter a noção clara de como eles ocorreram.

Assim, o que vou falar não parece muito intuitivo mas tem algumas coisas no FM que não são. Na realidade usar a linha mais baixa em uma mentalidade mais baixa pode gerar o efeito contrário do que se espera, ou seja, pode facilitar as bolas nas costas da zaga.

Por que? Porque quando você usa linha mais baixa você está tornando seu time menos compacto, está afastando a linha de defesa da linha dos meias, e isso abre espaço para os adversários se movimentarem e trabalharem a bola na sua intermediária. Em vez de marcarem o atacante adversário, sei lá, na própria intermediária, os zagueiros dão mais espaço a ele e passam a marcar mais perto da meia-lua da grande área por exemplo. E com uma mentalidade Cautelosa os mecanismos de pressão e retomada da bola são sempre mais...cautelosos...porque o time marca coletivamente de forma menos agressiva, demora mais a pressionar e dar o bote, deixa o adversário mais tempo com a bola.

Para resumir, recuar a linha pode abrir espaço pra um atacante veloz se movimentar na frente dos zagueiros, que demoram mais a dar combate, e ainda por cima gerar espaço para que um meia talentoso descole uma enfiada de bola certeira para um outro jogador ganhar a jogada em velocidade. Isso pode acontecer por exemplo com times que usam pontas velozes e goleadores atacando por dentro, usando inversões rápidas para pegar a defesa de calça curta.

É isso que está acontecendo? Não sei, é preciso rever os gols pra ter certeza, mas eu sinceramente não estranharia se fosse. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cadete213 disse:

Com um novo Sherif na cidade, a equipa entrou numa fase invencível mas assim que sentiu a pressão, vacilou um pouco. Mas nada está perdido.

Sherif chegou e o time mudou, talvez mais pela mudança tática que a chegada dele iniciou do que pelo jogador em si, mas agora parecemos legítimos candidatos ao Playoff.

Infelizmente, quando a porca torceu o rabo nós entramos em parafuso, fazendo 1 ponto onde tínhamos obrigação de fazer os 6. Vamos ver se ainda conseguimos salvar nessas últimas partidas, ou se ficaremos pelo caminho pensando na próxima temporada.

3 horas atrás, Tsuru disse:

Gostei bastante dessa versão da tática e os resultados apareceram em campo apesar das oscilações naturais do último mês. A manter essa pegada vai entrar em breve no grupo do mata-mata que é sempre bem traiçoeiro nessas divisões inferiores inglesas.

Uma coisa que aprendi com o tempo e a experiência com o FM é que em geral todo problema tático tem origem nas funções e tarefas, as instruções podem piorar mas geralmente não são a causa direta. Portanto se você ainda sofre com as bolas nas costas é sinal que tem alguma função e tarefa que está atrapalhando - será que não seria esse MRB-D? Será que um volante mais protetor, em vez de um que gravita em torno da bola e sai da posição pra pressionar os adversários, não te daria mais consistência defensiva? Vale a reflexão.

Os resultados vieram, e como vieram. Alguns dos problemas continuam aí, e começo a pensar se não estou dando murro em ponta de faca por manter o lateral-direito em atacar, mesmo com ele participando pouco do ataque propriamente dito.

Não acho que o MRB seja a maior causa dessas bolas longas. Já testei outras funções e até tarefas, mas essa parece ser a que me dá maior sustentação defensiva, cobertura e eventualmente uma opção de "reciclar" a posse. Acho que o problema é mesmo na lateral, aliás é ali onde levamos a maior parte das bolas nas costas, e talvez a insistência em querer dar liberdade a um bom jogador esteja custando estabilidade defensiva ao time. Também não descarto a possibilidade de colocar o zagueiro do lado direito em Cobrir, apesar de não ter gostado dos resultados disso nas poucas vezes que testei no FM23.

Outra questão é a pressão. Como temos 4 caras que são basicamente atacantes, qualquer escapada dessa primeira zona de pressão leva ao efeito dominó de os volantes terem que subir, e consequentemente os zagueiros também. De repente a instrução de mais pressão está mais atrapalhando que ajudando nesse sentido, mas fico com receio de mexer nisso, pois no geral a equipe está bem.

Outra instrução é a de "Recuar a linha defensiva", que gostei dos resultados e não acho que seja o problema, continuamos compactos mas com os defensores correndo um pouco para trás quando o adversário tem a bola e atenuando esse tal efeito dominó. Enfim, terei os últimos 6 jogos e quem sabe mais o mata-mata para encontrar uma resposta (ou não) para nossos problemas.

26 minutos atrás, GG. disse:

E o Braintree conseguiu reagir bem, pena que no último mês o time perdeu pontos que o impediram a entrada na zona de play-off. É claro que ainda dá, mas aí entra o seu histórico no FM. Eu só sei que vai ser imprevisível e é isso que procuro como leitor.

Fiquei surpreso com os gols a partir de lançamentos por cima da sua zaga.  A dupla Jo-Jo tem ótima impulsão e outros atributos devem estar na média da liga e deveria lidar melhor com esse tipo de bola, ainda mais que seu time passou a usar uma linha defensiva mais baixa. Sendo assim, o melhor talvez seja rever os gols para ter a noção clara de como eles ocorreram.

 

Ainda acho que você poderia observar a questão do título do tópico. Dê uma olhadinha nos saves do @#Vini @mfeitosa podem ajudá-lo.

 

Hoje, acho que pende mais para o fim. Ainda mais com você pegando embalo com o Braintree, mas claramente, e não podia ser diferente, essa decisão totalmente é unicamente sua.

 

Conseguimos reagir, e agora o time parece mais com o que os números mostravam que deveríamos ser. Ainda somos o time que mais desperdiça chances, considerando o xG, o que é possível que seja explicado pela nossa dupla de ataque ter ambos menos de 10 de finalização, mas melhoramos um pouco tanto ofensivamente quanto defensivamente e isso nos catapultou para a luta pela subida.

Imagino que será mesmo surpreendente, mas ainda não comecei a jogar as próximas partidas.

Sobre as bolas nas costas, sim, a dupla Jo-JoJo é bem alta e se viram bem pelo alto, mas o JoJo tem alternado entre a titularidade e reserva (provavelmente jogue tão mal alguns jogos pelo atributo de  Concentração 5), e mesmo com Clements que também é bem alto ou White, que tem bons mentais, as eventuais bolas nas costas acontecem. A possível explicação está no comentário acima para o Tsuru - levamos muitas bolas nas costas da zaga, e também na lateral-direita. A segunda tenho alguma pista de como resolver, a primeira não tanta.

Segui a sugestão e revi os saves do Vini e do Feitosa, acho que ficou melhor com a fonte maior mesmo. Talvez a diferença fosse maior porque uso letras minúsculas para o título da atualização, em contraste com as seções em caixa alta, mas gostei do resultado do novo tamanho de fonte agora.

Sinceramente não tenho certeza do que será do 1860. Já tinha começado a nova temporada, passei a janela de transferências e uns poucos jogos, mas desanimei e agora estou muito envolvido com esse save do Braintree. Uma decisão final vai ficar pra outra hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Tsuru disse:

Assim, o que vou falar não parece muito intuitivo mas tem algumas coisas no FM que não são. Na realidade usar a linha mais baixa em uma mentalidade mais baixa pode gerar o efeito contrário do que se espera, ou seja, pode facilitar as bolas nas costas da zaga.

Por que? Porque quando você usa linha mais baixa você está tornando seu time menos compacto, está afastando a linha de defesa da linha dos meias, e isso abre espaço para os adversários se movimentarem e trabalharem a bola na sua intermediária. Em vez de marcarem o atacante adversário, sei lá, na própria intermediária, os zagueiros dão mais espaço a ele e passam a marcar mais perto da meia-lua da grande área por exemplo. E com uma mentalidade Cautelosa os mecanismos de pressão e retomada da bola são sempre mais...cautelosos...porque o time marca coletivamente de forma menos agressiva, demora mais a pressionar e dar o bote, deixa o adversário mais tempo com a bola.

Para resumir, recuar a linha pode abrir espaço pra um atacante veloz se movimentar na frente dos zagueiros, que demoram mais a dar combate, e ainda por cima gerar espaço para que um meia talentoso descole uma enfiada de bola certeira para um outro jogador ganhar a jogada em velocidade. Isso pode acontecer por exemplo com times que usam pontas velozes e goleadores atacando por dentro, usando inversões rápidas para pegar a defesa de calça curta.

É isso que está acontecendo? Não sei, é preciso rever os gols pra ter certeza, mas eu sinceramente não estranharia se fosse. 

Acabei perdendo esse comentário pois já estava respondendo quando escreveu, mas é por aí mesmo. Já tive esse problema no 1860, em que ao usar uma pressão alta sem subir a linha de defesa e com contra-pressão, o time avançava quando o adversário passava pela primeira linha de marcação e acabava gerando o efeito dominó com os zagueiros subindo para fechar o espaço da subida dos volantes e levando aquela bola nas costas por dar um passo a frente no momento errado.

Como disse acima, tenho algumas possíveis soluções pra isso, mas acho que a altura da linha defensiva (padrão) e a instrução de "Baixar a linha defensiva" não parecem ser o maior fator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tsuru disse:

Assim, o que vou falar não parece muito intuitivo mas tem algumas coisas no FM que não são. Na realidade usar a linha mais baixa em uma mentalidade mais baixa pode gerar o efeito contrário do que se espera, ou seja, pode facilitar as bolas nas costas da zaga.

Por que? Porque quando você usa linha mais baixa você está tornando seu time menos compacto, está afastando a linha de defesa da linha dos meias, e isso abre espaço para os adversários se movimentarem e trabalharem a bola na sua intermediária. Em vez de marcarem o atacante adversário, sei lá, na própria intermediária, os zagueiros dão mais espaço a ele e passam a marcar mais perto da meia-lua da grande área por exemplo. E com uma mentalidade Cautelosa os mecanismos de pressão e retomada da bola são sempre mais...cautelosos...porque o time marca coletivamente de forma menos agressiva, demora mais a pressionar e dar o bote, deixa o adversário mais tempo com a bola.

Para resumir, recuar a linha pode abrir espaço pra um atacante veloz se movimentar na frente dos zagueiros, que demoram mais a dar combate, e ainda por cima gerar espaço para que um meia talentoso descole uma enfiada de bola certeira para um outro jogador ganhar a jogada em velocidade. Isso pode acontecer por exemplo com times que usam pontas velozes e goleadores atacando por dentro, usando inversões rápidas para pegar a defesa de calça curta.

É isso que está acontecendo? Não sei, é preciso rever os gols pra ter certeza, mas eu sinceramente não estranharia se fosse. 

Legal a explicação, porém não a vejo como contraintuitva, afinal futebol é cobertor curto. Meu comentário só se referia às bolas por cima da zaga, por isso reforcei a questão da impulsão e da linha defensiva mais recuada que ele está usando. Essa é minha curiosidade para falar a verdade.

Sobre a questão de recuar mais a linha defensiva, acho que pode ocorrer tudo o que você disse, mas também perguntaria se os adversários que ele enfrenta mesmo tendo mais tempo e espaço para trabalhar conseguiriam colocar a bola em um local com menos espaço atrás da linha defensiva. E se conseguissem, um ajuste no goleiro daria conta dessas bolas enfiadas? Eu tenho essas dúvidas. Como são conjecturas, só saberei as respostas no próximo capítulo do save. 

 

2 horas atrás, Marcolation disse:

Os resultados vieram, e como vieram. Alguns dos problemas continuam aí, e começo a pensar se não estou dando murro em ponta de faca por manter o lateral-direito em atacar, mesmo com ele participando pouco do ataque propriamente dito.

Você já tomou sua decisão, mas às vezes, mesmo que um jogador não contribua efetivamente como gostaríamos, pode contribuir com a sua própria movimentação que coloca o adversário em situação de alerta ou até mesmo divide a atenção ao ver um jogador a mais no campo de ataque. Mas é  aquilo aqui, pode fazer falta em outro lugar e essa escolha é sua.

2 horas atrás, Marcolation disse:

Enfim, terei os últimos 6 jogos e quem sabe mais o mata-mata para encontrar uma resposta (ou não) para nossos problemas.

Isso vai ser legal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

A equipe se acertou e por isso, está lutando por um lugar nos playoffs, que seria muito positivo, dado a forma como ocorreu a primeira metade da temporada. E como sabemos, nos jogos eliminatórios, tudo pode acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique M. disse:

A equipe se acertou e por isso, está lutando por um lugar nos playoffs, que seria muito positivo, dado a forma como ocorreu a primeira metade da temporada. E como sabemos, nos jogos eliminatórios, tudo pode acontecer.

Melhoramos muito e os resultados começaram a aparecer. Ir ao Playoff já seria um grande resultado, tanto pela expectativa inicial quanto pela melhoria depois de um 1º turno muito turbulento. Vamos ver se conseguimos dar esse passo.

Se não, ao menos já mostramos que temos o que é preciso para chegar lá na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Marcolation changed the title to Braintree Town F.C. | Seguindo na briga | At: 01/04
  • Marcolation changed the title to Braintree Town F.C. | It’s a bittersweet symphony, this life | At: 08/12

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
       
      Apresentação do save!
      Olá a todos! Embora o FM24 já esteja ai para todos, vou continuar a explorar o FM23, agora numa nova proposta. 
      Enfatizo que a saga "A jornada de Hernan Kingston" continuará a ser postada, mas poderá ser que por vezes eu dedique mais tempo aquela em detrimento desta ou vice-versa, fato que uma coisa não afetará tanto a outra. 
      Continuando a apresentação vamos para o foco dessa história agora que voltarei a fazer save nas ligas brasileiras, que terá o Paysandu como foco desse projeto.

      Primeiramente essa história também será um save para testar algumas curiosidades, pois como todos sabem a região Norte parece ser a região que menos costuma ter clubes na elite e já faz um bom tempo que o Paysandu saiu de lá. Fato é que hoje todas equipes encontram-se da Série C para baixo (Paysandu subiu para a Série B na vida real mas aqui nesse save ele está ainda na Série C). E ainda que com exceção dos estados do Pará e do Amazonas, os demais cinco estados (Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá) nunca tiveram um representante sequer na elite nacional do Brasil.
       
      Funcionamento, regras e objetivos
      Bem pelo fato de eu jogar o FM numa conta compartilhada, ocorreu que o dono da conta tem um editor instalado e isso me possibilita fazer algumas alterações interessantes, mas nada a ponto de ser "roubado" até por que isso tiraria toda a graça da jogatina. E qualquer alteração ocorrida será postada aqui (se e quando houver) e será ainda melhor se for debatida e interagida.
      Mas vamos direto ao ponto: eu irei começar a saga no clube paraense denominado Paysandu Sport Clube por ser considerado o maior clube da região Norte do Brasil segundo me informou o site Google. E a saga funcionará levemente inspirada no grupo City do Manchester City, adaptado para a região Norte brasileira.
       

      Sendo mais específico:
      O Paysandú será o clube mãe O Paysandú possuíra 6 clubes satélites com vínculo permanente, um para cada estado dessa região. O critério para a escolha foi a sua popularidade, tamanho ou recente estado de crescimento na mídia. Os clubes poderão se emprestar qualquer jogador entre si, até mesmo jogadores juniores. Compartilharão conhecimentos de jogadores e de marketing entre si, além de amistosos O Paysandu não interferirá diretamente em questão de Direção dos satélites (não ativei a opção "mesma direção" por medo de se tornar algo automático e fugir do controle da proposta, embora seja tudo um grupo) Os clubes satélites num primeiro momento não receberão renda pelos amistosos (fato se deve por no momento o Paysandú estar em más condições financeiras enquanto alguns clubes como o Nacional- AM estar em situação oposta, aparentemente) mas poderão receber assim que o Paysandu melhorar financeiramente Os clubes só encerrarão contratos com atletas e staffs se não tiverem jogos oficiais nacionais após os estaduais (caso do Santos Amapá por exemplo que joga apenas uns 4 ou 5 meses no máximo de jogos oficiais na 1ª temporada). A princípio não pretendemos adicionar melhores técnicos lá, nem interferir administrativa Quanto ao futuro, não sabemos o que poderá ocorrer  
      Usarei todos os patches oficiais do Brasil Mundiup atualizados até dia 07 de novembro de 2023, portanto ontem, como entre eles o Mod da Libertadores com mexicanos e norte americanos, a copa mundial de clubes como ocorrerá na vida real, e ainda o E-crowd para dar maior realismo sonoro.
      Ainda faremos uma análise anual, cinquenal ou a qualquer tempo se acharmos necessário nos clubes satélites e no clube mãe para ver sua evolução e involução.
      Objetivos
      O que pretendemos verificar com isso?
      Até onde esses clubes satélites conseguem evoluir Se o Paysandu conseguirá ser/manter-se maior que eles Se eles conseguirão chegar/manter-se na elite Manter o Paysandu como maior do norte Manter o Paysandu na elite sendo mais forte que atualmente  
      A princípio é isso!
       
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Apresentação
      Normalmente não fujo muito de Europa e América do Sul no FM, seja por razões mais técnicas, como uma maior precisão das competições e jogadores, quanto pessoais, por falta de interesse em algum desafio. Entretanto, já há algum tempo nutro a vontade de fazer um save na África. Até criei um na Nigéria no FM 2022 para tentar fazer um desafio da base, entretanto, não vingou. Contudo, a vontade vem se fortalecendo e resolvi executar a ideia neste FM.
      Como a África é um continente com 56 países federados à sua confederação e eu queria aproveitar o máximo desta experiência, resolvi me inspirar em uma ideia do @#Vini, onde ele criou potes de ligas para desbravar o Mar Mediterrâneo na história Mare Nostrum. Ia citar outra pessoa que me recordo vivamente de ter feito algo similar no Brasil com Estaduais, mas como não achei indícios da existência do save, vou deixar só essa "indireta" mesmo. Também tivemos o interessante desafio do @Fujarraem conquistar os 27 estaduais do Brasil, na história Do Oiapoque ao Chuí - O rei dos estaduais, que também utilizou um mecanismo semelhante para definir destinos para o treinador.
      Os potes
      Os potes foram criados baseados no ranking da CAF disponível no FM e serão 6 potes. O primeiro pote é o único que terá menos do que 10 países, pois era uma maneira de fechar os potes de forma harmônica e designar um pote com um desafio mais adequado. Poderia ter limitado por baixo, mas, preferi premiar o topo, ao invés de facilitar na base.
      O pote 1 foi formado pelos 6 melhores países no ranking da CAF e os restantes foram preenchidos pelos 10 países subsequentes no ranking em cada pote até completarmos os 56 países associados à CAF.
      Pote 1: África do Sul , Argélia , Egito , Marrocos , RD Congo  e Tunísia ; Pote 2: Angola , Costa do Marfim , Guiné , Líbia , Nigéria , Quênia , Sudão , Tanzânia , Zâmbia  e Zimbábue ; Pote 3: Botsuana , Congo , Essuatíni , Etiópia , Gana , Mali , Moçambique , Ruanda , Togo  e Uganda ; Pote 4: Benim , Burquina Faso , Camarões , Chade , Comores , Gabão , Gâmbia , Guiné Equatorial , Mauritânia  e República Centro-Africana ; Pote 5: Burúndi , Lesoto , Libéria , Madagascar , Maláui , Maurício , Namíbia , Níger , Senegal  e Seychelles ; Pote 6: Cabo Verde , Djibuti , Eritréia , Guiné-Bissau , Reunião , São Tomé e Príncipe , Serra Leoa , Somália , Sudão do Sul  e Zanzibar ; Para que o sistema de potes acompanhe qualquer desenvolvimento inesperado que possa ocorrer no save, decidi utilizar potes dinâmicos. A cada 5 anos, irei observar o ranking da CAF e atualizar os potes conforme as novas posições dos países. Entretanto, este dinamismo só valerá para os países em que o treinador humano não está presente, para evitar a diminuição de opções em um pote.
      A construção desse sistema de potes trouxe algumas coisas que não esperava, como Senegal e Guiné-Bissau no final do ranking, Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué tão lá em cima e até mesmo Togo e Mali em posições mais intermediárias. Isso demonstra que analisar o futebol de clubes através da ótica das seleções nem sempre é interessante, já que muitas vezes, os melhores talentos desses países saem cedo para a Europa ou tem dupla cidadania europeia e nunca jogaram nesses países.
      Ligas
      Como são 56 países de um continente que tem apenas uma liga oficial no jogo, tive que optar por ligas alternativas e pensei que precisasse só me escorar no MegaPack do Timo, que tenta fazer recriações mais fidedignas, entretanto, Benim, Somália, Sudão e Togo não estavam presentes e tive que recorrer ao Megapack do Bohemio, que já preza menos por formatos reais e mais pela adição das mesmas ao jogo.
      Entendo que é uma proposta arriscada, principalmente porque tive que carregar as 56 ligas simultaneamente para poder adicionar e remover livremente posteriormente, mas, é um risco que estou disposto a correr por essa ideia. Neste momento carreguei todas as ligas e divisões referentes ao Pote 6 como jogáveis e o restante como Ver Apenas e irei alternar conforme avançar potes.
      Critérios de transição e objetivo final
      Não pretendo ganhar todas as 56 ligas do continente africano e nem ser 56 vezes campeão continental, e também acredito que os potes iniciais tem que ter regras mais simples para tentar simular de uma maneira mais orgânica o crescimento de um treinador. Entretanto, decidi estipular um número mínimo de países que tenho que jogar por pote para abrir o nível seguinte. Serão no mínimo 3 países diferentes por pote, à exceção do Pote 1, que deve condizer com a linha final de consagração e será o que terá o requisito de apenas 1 país.
      Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental; Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube; Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League; Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube); Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube); Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental; Como as vagas para as competições continentais da CAF são menores, a participação na mesma inclui a conquista de títulos nacionais, não achei que seria necessário explicitar a conquista dos mesmos para abrir um pote, mas achei por bem explicar aqui este quesito pertinente para a dinâmica do futebol continental africano de clubes.
      Amara Mbayo
      Depois de cuidar da logística do save e dos objetivos por cada pote, era hora da parte mais complicada, criar um alter ego e dar um nome para o save. Tive muitas dificuldades com o nome do save, porque não queria algo clichê que fizesse alusão ao continente africano e também não queria nada que remetesse ao passado, portanto, não achei nada que falasse comigo de uma maneira neutra e interessante, portanto, decidi me apoiar no nome do treinador e fiquei com o nome mais genérico possível.
      Amara Mbayo, nascido em Serra Leoa no dia 26/11/1991, será o responsável por essa odisseia no continente africano. A escolha por Serra Leoa não foi aleatória. O país é o que tem a pior classificação no ranking da CAF e por isso, optei por começar a jornada lá. O treinador não tem experiência e nem licenças prévias e dependerá da boa vontade dos clubes da segunda divisão serra-leonesa para ter um emprego no país. O jogo iniciou no final do ano de 2021, quando começa a pré-temporada que está disponível para os times do país. Eu queria uma data mais intermediária, mas os países que me forneceriam esta opção estavam muito acima no ranking do pote.
      Histórico
      Police ()
      2022: 3º colocado na Segunda Divisão (promovido para a Primeira Divisão), semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2023: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; 2024: 4º colocado na Primeira Divisão, semifinalista da Copa de Serra Leoa; 2025: 4º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 3ª Eliminatória da Copa de Serra Leoa; FC Canchungo ()
      2025/2026: campeão da Primeira Divisão, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; 2026/2027: campeão da Primeira Divisão, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF, eliminado nas quartas-de-finais da Copa de Guiné-Bissau; Nile Eagle FC ()
      2027/2028: Campeão da Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa do Sudão do Sul; 2028/2029: Eliminado na 1ª eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na 2ª Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Waxool FC ()
      2029/2030: 2º colocado na Primeira Divisão, eliminado na segunda fase da Copa da Somália; 2030/2031: 5º colocado na Primeira Divisão, vice-campeão da Copa da Somália, eliminado na fase preliminar da Copa das Confederações da CAF; Orlando Pirates ()
      2031/2032: 2º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 3ª fase da Copa da Namíbia; 2032/2033: 1º colocado na Primeira Divisão, eliminado na 2ª fase da Copa da Namíbia, eliminado nas quartas-de-final da Standard Bank Top 8 Cup; 2033/2034: 1º colocado na Primeira Divisão; vice-campeão da Copa da Namíbia, eliminado nas semi-finais da Standard Bank Top 8 Cup, eliminado na Primeira Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado na Segunda Eliminatória da Copa das Confederações da CAF; Muscat FC ()
      2034/2035: 1º colocado na Primeira Divisão; eliminado na 2ª rodada da Copa da Libéria; 2035/2036: 1º colocado na Primeira Divisão; campeão da Super Copa da Libéria, eliminado na 2º rodada da Copa da Libéria, eliminado na Fase Preliminar da Liga dos Campeões da CAF; 2036/2037: 1º colocado na Primeira Divisão, campeão da Super Copa da Libéria, eliminado nas quartas-de-final da Copa da Libéria, eliminado na 1º Eliminatória da Liga dos Campeões da CAF, eliminado nas quartas-de-final da Copa das Confederações da CAF; AS Racing ()
      2037/2038: em andamento; Índice
      6 meses de muita intensidade; Ambições distintas; Uma realidade diferente; Police contrata Bangura; Consolidado como 4ª força; Mais uma, ou a última, temporada na força policial? Eterno 4º colocado; Leões, águias e lobos; Um time de contratações; Nós temos o Super Umaro; Pesadelo burocrático; Nem Sadio, nem Garrincha, George é o melhor Mané! O adeus à Costa Oeste; Uma nova joia do Nilo; Mais um atacante consagrado; A chegada à Mogadíscio; Mbayo contra Mogadishu City Club; Sem dar sopa pro azar; O martírio do amadorismo; Uma despedida melancólica; No multiverso dos Piratas de Orlando; Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube; Estrangulamento financeiro; Melhor ou pior que a encomenda? Encorpando o elenco; O Antonio Conte serra-leonino; Saqueando o Young Africans; Como água e óleo; Um cenário parecido com o da Namíbia; Ajustes no Mbayoball; Um novo predador no ecossistema; Os anseios da juventude; Uma derrota que mudou o campeonato; Uma turnê internacional de despedida?; Uma zebra felina; Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5;
    • Herr Jones
      Por Herr Jones
      Apresentação:
      Olá, amigos! Espero que estejam todos bem, com saúde e desfrutando da vida. Andei um pouco sumido daqui porque tive uma série de problemas que surgiram, causando uma montanha russa que de emoções na vida que torna ela mais divertida. Entre altos e baixos da existência, a parte mais importante é a saúde mental que, aqui, sempre esteve bastante em alta (risos). Então, aproveitando que mesmo com pouco tempo eu ainda tive meus momentos para seguir com um save, decidi que compartilharia um aqui com vocês para aproveitar meu recesso entre quadrimestres na universidade para tirar um pouquinho as caras dos livros e, ainda assim, exercitar minha escrita.
      Para esta carreira que pretendo compartilhar por aqui vou fazer algumas coisas diferentes das anteriores: a primeira é nos termos do próprio jogo, pois utilizarei uma skin que prioriza as informações estatísticas em detrimento dos atributos que, por sua vez, são introduzidos de uma forma diferente – em 5 estágios. A skin, aliás, conseguiu devolver a animação para jogar FM já que torna as coisas um pouco mais desafiadoras ao mesmo tempo que mantêm elas interessantes; a segunda diferença é meramente cosmética, em termos de narrativa, pois a personagem principal – e quem irá comandar os clubes – é uma treinadora mulher. Criei uma história de fundo um tanto quanto clichê, mas que pode (e vai, como vocês verão) se conectar em alguns pontos com o próprio save.
      Ligas Carregadas:

×
×
  • Criar Novo...