Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Cruzamentos não aproveitados


Vascaino37

Posts Recomendados

Ola a todos,

Tenho um save no qual estou treinando o Volta Redonda na Serie C do Brasileiro. Estou no terceiro ano seguido e ate que o meu time joga bem e atende as expectativas da direcao de ficar no meio da tabela. Na primeira temporada e agora nesta, consegui alcancar o G-8.

Enfim, o time ate que joga arrumadinho, mas tem duas situacoes que eu percebo em quase todo jogo e nao tenho conseguido arrumar. Meu time faz muito cruzamentos, mas nao acerta nenhum. Papo de 26 cruzamentos por partida e 1 acerto. Eu nao me incomodo de baixar o numero de tentativas, contanto que o numero de acertos cresca.

Abaixo coloquei minha formacao:

 

spacer.png


Apesar do meu IW ter cruzamento e finalizacoes fracos, meus defesas laterais possuem 12-13 de cruzamento, o que eu acho que para a Serie C nao deve ser tao ruim, corrijam se eu estiver errado. Meu PLF tem finalizacao e cabeceamento por volta de 14 e tem uma aceleracao na base de 12-13, tambem.

Meu IW eh 4.5 estrelas, apesar de ultimamente estar deixando bem a desejar. Como o atributo de cruzamento dele nao e tao alto, eu orientei para cruzar menos, na esperanca do meu lateral compensar na pontaria:
https://fminside.net/players/2-fm-22/19390536-allan-victor
 

Meu AP eh o saudoso Neilton, ex-Santos e Botafogo:
https://fminside.net/players/2-fm-22/19167578-neilton

Meu lateral direito, nao achei o esquerdo no site:
https://fminside.net/players/3-fm-23/19126104-toty

Eu nao dou nenhuma orientacao especifica (ex.: antecipar cruzamentos), inclusive meu time joga com passes curtos e dependendo da mentalidade, eu ajusto o ritmo.

Alguma ideia de como posso melhorar essa equipe?

Se eu deixei de lado alguma outra informacao relevante, me avisem 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo é ao contrário: contratei 2 atacantes com mais de 1,90 e altura, com boa impulsão, um deles tem cabeçada 12 e o outro tem 16, mas o time quase não cruza pra eles. kkkkkkkkkk Mesmo eu botando nas instruções "cruzar mais vezes".

 

Esse FM é foda de vez em quando, viu... kkkkkkkkk

 

Mas assim: experimenta definir o cruzamento para u seu atacante alvo. Será que, por um acaso, os caras não acertam porque estão cruzando para o 2º pau, e o atacante espera no 1º? Dá uma olhada nisso, cara. Talvez seja mais fácil pra eles também se tu botar pra cruzar da linha de fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, pavel said:

(...)

Mas assim: experimenta definir o cruzamento para u seu atacante alvo. Será que, por um acaso, os caras não acertam porque estão cruzando para o 2º pau, e o atacante espera no 1º? Dá uma olhada nisso, cara. Talvez seja mais fácil pra eles também se tu botar pra cruzar da linha de fundo.


Eu pensei nessa possibilidade de eles estarem cruzando pro lugar errado, ainda mais que ele e o unico atacante, talvez seja isso realmente

No caso de configurar o cruzamento, eu preciso alterar a funcao dele pra atacante alvo, ou o jogo vai entender automaticamente que os cruzamentos tem que ser pra ele?

Pq a capacidade do meu atacante como atacante de referencia eh de 2 estrelas so, ai me quebra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Vascaino37 disse:


Eu pensei nessa possibilidade de eles estarem cruzando pro lugar errado, ainda mais que ele e o unico atacante, talvez seja isso realmente

No caso de configurar o cruzamento, eu preciso alterar a funcao dele pra atacante alvo, ou o jogo vai entender automaticamente que os cruzamentos tem que ser pra ele?

Pq a capacidade do meu atacante como atacante de referencia eh de 2 estrelas so, ai me quebra

Cara, faz um teste colocando ele como atacante alvo, e definindo os cruzamentos pra irem pra ele. Mesmo que seja 2 estrelas, ele pode melhorar na função, se tu botar ele pra treinar daquele jeito. E se tu fizer 20 cruzamentos, acertar 14, e desses 14, 9 forem certinho na cabeça do atacante, e desses 9, 5 ele mandar pro gol, e desses 5, 2 entrarem, acho que tá bem melhor do que o 1 que estava funcionando, né? rs

 

Mas são ideias, só. Confesso que nunca joguei muito baseado em cruzamentos (só nos escanteios), e só agora no meu save atual, resolvi testar o lance de ter uma dupla alta. Mas nem mudei muito o time, e eles quase não jogam, pq o esquema que montei agora (até parecido com o teu), está funcionando muito bem, e o baixinho que joga de centro avante está metendo muito gol. Mas de vez em quando um dos grandões entra e aproveita uns cruzamentos. Só que, como falei, meu time quase não cruza, mesmo eu mandando eles fazerem isso com frequência. Não consigo, simplesmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. mudou o título para Cruzamentos não aproveitados
  • 8 meses depois...
Em 28/07/2023 em 05:04, Vascaino37 disse:

Apesar do meu IW ter cruzamento e finalizacoes fracos, meus defesas laterais possuem 12-13 de cruzamento, o que eu acho que para a Serie C nao deve ser tao ruim, corrijam se eu estiver errado. Meu PLF tem finalizacao e cabeceamento por volta de 14 e tem uma aceleracao na base de 12-13, tambem.

Boa noite, meu querido. Primeiramente, eu queria te recomendar leitura do Guias do Centro Tático (clique no sublinhado) para você aprender mais sobre o jogo. O Football Manager não é igual o FIFA, a gente precisa estudar bastante para chegar em um nível bom. Eu jogo isso há 9 anos e ainda tem coisas que não conquistei no game; Portanto, é válido sempre estar lendo. Voltei a jogar FM recentemente, vi esse post e decidi fazer um comentário pois eu também estou relendo todos os artigos criados pelos colegas.

 

1 - INEFICIÊNCIA?

Desde que eu acompanho futebol, sempre vi que cruzamentos são ineficientes e uma forma fácil de entregar a bola para o adversário, visto que você tem que combater contra uma defesa postada ou então disputar a bola na velocidade. A chance de você ser eficiente nesse tipo de criação de jogadas é muito baixa. Há times que conseguem sim fazer uso bem de bolas alçadas na área, mas o futebol hoje pede verticalidade.

Portanto, eu diria que esse número é "normal". O que pode estar atrapalhando, é a forma como esses cruzamentos estão sendo feitos. E aí, a gente entra no segundo ponto.

 

2 - TÁTICA:

Em 28/07/2023 em 05:04, Vascaino37 disse:

spacer.png

Não gosto de me basear pelo RMT quando construo as minhas táticas porquê depende dos próprios jogadores e seus atributos. Mas só se olhar a sua tática, já me diz que o adversário fecha o meio e também foca o jogo contra você, pelo meio. Pois é o seu ponto forte ofensivamente e seu ponto fraco defensivamente. Tem um buraco no meio de campo onde o Shadow Striker não vai cobrir.

- Tá, Banton, mas o quê isso tem haver com os cruzamentos serem ineficientes?

Provavelmente, quem tem mais condições de fazer cruzamentos, são seus laterais. Então o time adversário fecha a casinha e dificulta a sua vida. Acredito eu que esses cruzamentos são a partir da linha de fundo dado pelo "overlapping" dos dois lados. Portanto, o problema dessa ineficiência na minha visão, é a sua tática.

3 - QUAL É A SOLUÇÃO?

De verdade? Nem eu sei, meu camarada.

É como eu disse no primeiro ponto... Cruzamentos na minha concepção, são ineficientes desde que você saiba quando utilizá-los. E isso pede jogadores que saibam jogar a partir dessa forma. Um centroavante com bom cabeceio e altura, pontas ou o meia-atacante que tem boa antecipação, velocidade para pegar a defesa desprevenida e bons cruzamentos para alçar a bola no camisa 9. Laterais que saibam cruzar e tenham boa técnica e decisões, para escolher o melhor cruzamento e a hora para fazer isso.

Dito isso: Se a sua equipe está tendo resultados com essa tática, pouco importa os cruzamentos, visto que sua tática não é feita para isso. Ela tende naturalmente a focar um jogo vertical e de toques rápidos na "mea cancha" do adversário. Agora, se você não está obtendo sucesso, talvez seja a hora de mudar as coisas, pois nitidamente a IA já aprendeu como a sua equipe joga e não é tão difícil de anular assim.

Football Manager é atributos e nas versões atuais, os de velocidade são o que comandam. Então é isso. Espero ter ajudado em algo, sei que o post é antigo, mas vale a pena mais uma vez, ressaltar a importância de não só a leitura, como também estudar o esporte em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...