Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

STJ suspende processos sobre uso de imagem relacionados ao jogo Football Manager


Renan RS

Posts Recomendados

STJ suspende processos sobre uso de imagem relacionados ao jogo Football Manager

 

Em decisão proferida na quarta-feira (25), o presidente da Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Paulo de Tarso Sanseverino, acatou o pedido da Sega Corporation e determinou a suspensão de todos os processos, individuais ou coletivos, que tratam de indenização por danos morais e uso indevido de imagem de profissionais de futebol no jogo Football Manager.

Estão suspensos não apenas os processos em curso, mas também os que tramitam nos Juizados Especiais e aqueles pendentes de juízo de admissibilidade da petição inicial.

A suspensão foi solicitada pela empresa produtora do jogo, a Sega, tendo em vista que o tema é alvo de incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR) instaurado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) em 1º de junho de 2021.

Segundo o TJ-SP, somente no Estado tramitam mais de mil ações pedindo indenização pelo uso da imagem de atletas no jogo, o que dá uma boa dimensão de quanto o tema é polêmico.

O tema será analisado pelo tribunal paulista em diferentes aspectos. Entre eles, saber se a lesão aos direitos de atletas e técnicos seria permanente em razão da revenda contínua dos jogos ou se a prescrição teria como termo inicial a data de lançamento oficial dos jogos.

Além disso, o TJ-SP vai definir se houve demora dos jogadores em ajuizar as demandas indenizatórias, causando à Sega a expectativa de que a fabricação e exploração dos jogos foi tolerada pelos mesmos.

Por fim, ainda vai definir se há violação ao direito de imagem, uma vez que há apenas menção aos jogadores e técnicos, não havendo representação física dos mesmos, mas apenas informações de domínio público, como data e local de nascimento, posição em campo, quando começou a jogar, remuneração, personalidade e reputação.

Em sua decisão, o ministro Paulo de Tarso alegou que o próprio TJ-SP já indicava a existência de divergências internas no julgamento de ações semelhantes sobre o tema, o que levou o tribunal a instaurar um IRDR. Como seria do interesse público solucionar a questão, decidiu pela solução uniforme de todos os processos. Com essa medida, passam a ser apreciadas apenas tutelas de urgência.

“As demandas isomórficas que redundaram na instauração do IRDR pelo TJSP e as que tramitam perante Tribunais de outros estados ostentam alto grau de similitude, pois a Sega figura como ré em todas elas”, afirmou.

Com a decisão do STJ, a suspensão vai vigorar até o trânsito em julgado do IRDR. No TJ-SP ainda não há data certa para julgamento do IRDR, pois o processo aguarda manifestação do Ministério Público.

---

Será que vamos ter FM2022 liberado pra vender no Brasil novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
18 horas atrás, jonnyjones81 disse:

Seguramente não.

Poderia desenvolver mais sobre? Não entendi mt bem as implicações (ou não) do que diz a matéria em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/09/2021 em 21:39, Renan RS disse:

Com a decisão do STJ, a suspensão vai vigorar até o trânsito em julgado do IRDR. No TJ-SP ainda não há data certa para julgamento do IRDR, pois o processo aguarda manifestação do Ministério Público.

Não acho que vão arriscar voltarem a vender antes dessa decisão final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/3/2021 at 4:21 PM, Leho. said:

Poderia desenvolver mais sobre? Não entendi mt bem as implicações (ou não) do que diz a matéria em si.

Cara, é o seguinte: atualmente existem muitos processos que discutem as mesmas questões de direito. Veja que as perguntas que aparecem ali na matéria (é caso de lesão permanente ou ela se encerra no dia de lançamento do jogo; houve aceitação tática por parte dos jogadores, que só reclamaram muito tempo depois; há violação dos direitos de imagem ou não) são todas perguntas que dizem respeito ao direito em si, independentemente de detalhes de cada caso individual.

Por exemplo, digamos que o tribunal decida que a violação ao direito de imagem só é contada no dia de lançamento da primeira versão do jogo em que cada pessoa aparece, e que eventual prazo pra se pedir indenização conta a partir desse dia. Pro jogador A pode ser que esse dia foi 10 anos atrás, e aí ele não pode mais ser indenizado porque passou o prazo já. Pro jogador B pode ser que foi nessa última versão do FM, e aí ele ainda tem direito a ser indenizado. O caso individual tem diferenças práticas, mas a questão de fundo é a mesma (quando é que se começa a contar o prazo pra pedir a indenização?).

Nessas situações, o direito prevê um mecanismo que é o incidente de resolução de demandas repetitivas. Em vez de ter mil processos diferentes em que se discute a mesma coisa (com todos os custos envolvidos, e ainda o risco de que cada processo resulte em uma resposta diferente pra uma mesma pergunta), o que se faz é ordenar que todos os processos que envolvem essas mesmas questões sejam suspensos, e um único processo vai ser julgado pelo Tribunal. Nesse processo único o Tribunal vai responder as perguntas de direito ali. A partir dessa resposta daí sim continuam os processos individuais, pra ver os efeitos práticos para cada caso.

Pegando o exemplo ali, se o Tribunal decide que cada jogador pode ser indenizado se entrou com a ação em até 5 anos depois de ter aparecido no jogo a primeira vez, aí cada caso individual vai ver se aquele jogador tá dentro desse prazo e aí se tem direito a indenização ou não. Mas não pode depois o jogador tentar no seu processo individual dizer que o prazo é de 10 anos, ou a empresa dizer que é de 3 anos, ou qualquer coisa assim. Essas questões são decididas nesse processo aí do Tribunal, e os demais só aplicam.

 

Isso também significa que não tem qualquer chance do jogo voltar a ser vendido no Brasil até que esse processo chegue ao fim. A suspensão que tá no título da matéria não é no sentido de "interrompemos os processos, acabou, pode seguir vendendo o jogo numa boa". É no sentido de "esses processos vão ficar parados esperando a resposta do processo principal, e aí quando ele tiver decidido é que vamos saber o que vai acontecer".

 

Espero que tenha dado pra entender. Qualquer coisa eu tento explicar de outro jeito, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Eu tava quase pedindo pra você desenhar, mas aí o último parágrafo salvou a lavoura:

2 horas atrás, Danut disse:

[...] É no sentido de "esses processos vão ficar parados esperando a resposta do processo principal, e aí quando ele tiver decidido é que vamos saber o que vai acontecer".

Hahahaha, valeu brow! Excelente explanação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • guaipeca55
      Por guaipeca55
      Fala galera, seguinte.
      Estou com um save idos de 2026, indo pra temporada 26/27, porém no dia 26/06/2026 não consegue gravar. Ultimo save estava pro dia 18/06/2026 e quando vai tentar a gravação automática, simplesmente aparece a mensagem que "não consegue mais gravar". Tentei tirar férias, ele crasha qdo tenta passar pelo dia.

      Uso BR Mundi UP. Alguém sabe pq desse bug? Não queria perder esse save
    • Banton
      Por Banton
      COLETÂNEA COM AS MELHORES DICAS PARA INICIAR UMA NOVA CARREIRA:
       
       WEST HAM  2001: UM FURACÃO NO BRASIL   A CONSTELAÇÃO DE PALERMO   O CLUBE DE INIESTA   A "QUASE" POTÊNCIA   DEPORTIVO ALAVÉS   A BENÇÃO DE ROBERT ENKE   HEREENVEEN: OS SUPER-FRÍSIOS   ZEMANLÂNDIA   LES CIEL ET MARINE   UM GIGANTE ADORMECIDO   MONTPELLIER HSC  BELENENSES  BURSASPOR  ARGENTINOS JUNIORS  PALESTINO  PESCARA  PLAZA COLONIA  BOHEMIANS PRAHA  ARIS THESSALONIKI  EL NACIONAL  INSTITUTO AC  CSA  THE NEW BRIAN CLOUGH  LOS ANDES  CSKA SOFIA  AUXERRE
    • raiel
      Por raiel
      Olá todos sou novo aqui, queria perguntar uma coisa, alguem sabe aonde eu conseguiria um database de 16, que eu consiga abrir no editor do fm22 para poder utilizar os jogadores de 2016 que infelizmente nao resistiram ao acidente do avião, nos dias atuais.
      desde já muito obrigado
       
    • Banton
      Por Banton
      Eu estou procurando conteúdos sobre traits e achei legal esse aqui de um fórum. Se alguém quiser traduzir e trazer para cá ou fazer algo inspirado, eu tenho certeza que seria de agrado para muita gente.
      Dá até pra gente discutir alguns, por exemplo: Avançado Interior eu gostaria de Remate Colocado, pois ele está vindo da Esquerda para Direita. Mas ao mesmo tempo, se ele for jogar na direita já não faz sentido. Enfim. Dá pra discutir também no tópico criado.
      Fica a sugestão aí:
      [Community Challenge] Traits/PPMs For Different Roles! | FM Base (fm-base.co.uk)
×
×
  • Criar Novo...